BR102017018102A2 - Processo de filtração e separação de goma resina de pinos - Google Patents

Processo de filtração e separação de goma resina de pinos Download PDF

Info

Publication number
BR102017018102A2
BR102017018102A2 BR102017018102-2A BR102017018102A BR102017018102A2 BR 102017018102 A2 BR102017018102 A2 BR 102017018102A2 BR 102017018102 A BR102017018102 A BR 102017018102A BR 102017018102 A2 BR102017018102 A2 BR 102017018102A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
separation
gum
resin
equipment
filtration
Prior art date
Application number
BR102017018102-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Pinto Da Rocha Jorge Ferreira Jose
Original Assignee
Resinas Brasil Indústria E Comércio Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=62599167&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR102017018102(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Resinas Brasil Indústria E Comércio Ltda filed Critical Resinas Brasil Indústria E Comércio Ltda
Priority to BR102017018102-2A priority Critical patent/BR102017018102A2/pt
Publication of BR102017018102A2 publication Critical patent/BR102017018102A2/pt

Links

Landscapes

  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)

Abstract

trata-se a presente patente de invenção, de um processo de filtração e separação de goma resina de pinos, pertencente a área química, particularmente um processo através de decanters e ou centrífugas que promove a de filtração e separação de pinos por gravidade, densidade e rotação, cujas operações podem ser normais, bi ou tri operativas, podendo ainda o processo ser realizado de modo estacionário ou móvel. a invenção apresenta um processo de filtração e separação de goma resina de pinos, fundamentado na centrifugação e decantação acelerada em linha contínua e ou batch, esta separação é realizada em fases, que utiliza a força centrífuga dos materiais a serem processados, com esta força centrifuga, separam-se os materiais por densidade, a atuação da força centrífuga atua sobre o material a ser processado, separando sólido-sólido, sólido-liquido e líquido-líquido, o produto passa ainda por um equipamento e depois é submetido a alto giro. outras etapas se seguem de transporte interno no equipamento, como secagem da umidade e alteração de velocidades do material que recebem um tratamento térmico, separando de uma mesma vez os materiais componentes no equipamento em 3 fases: resina limpa, impurezas e água.

Description

(54) Título: PROCESSO DE FILTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE GOMA RESINA DE PINOS (51) Int. Cl.: C09F 1/00 (73) Titular(es): RESINAS BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA (72) Inventor(es): JOSE PINTO DA ROCHA JORGE FERREIRA (74) Procurador(es): BEERRE ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA.
(57) Resumo: Trata-se a presente patente de invenção, de um processo de filtração e separação de goma resina de pinos, pertencente a área química, particularmente um processo através de decanters e ou centrífugas que promove a de filtração e separação de pinos por gravidade, densidade e rotação, cujas operações podem ser normais, bi ou tri operativas, podendo ainda o processo ser realizado de modo estacionário ou móvel. A invenção apresenta um processo de filtração e separação de goma resina de pinos, fundamentado na centrifugação e decantação acelerada em linha contínua e ou batch, esta separação é realizada em fases, que utiliza a força centrífuga dos materiais a serem processados, com esta força centrifuga, separam-se os materiais por densidade, a atuação da força centrífuga atua sobre o material a ser processado, separando sólidosólido, sólido-liquido e líquido-líquido, o produto passa ainda por um equipamento e depois é submetido a alto giro. Outras etapas se seguem de transporte interno no equipamento, como secagem da umidade e alteração de velocidades do material que recebem um tratamento térmico, separando de uma mesma vez os materia(...)
1/8
PROCESSO DE FILTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE GOMA RESINA DE PINOS [01] Trata-se a presente patente de invenção, de um processo de filtração e separação de goma resina de pinos, pertencente a área química, particularmente um processo através de decanters e ou centrífugas que promove a de filtração e separação de pinos por gravidade, densidade e rotação, cujas operações podem ser normais, bi ou tri operativas, podendo ainda o processo ser realizado de modo estacionário ou móvel (transportado e ou incorporado em veículos).
[02] O invento atende ao mercado de resinas naturais ou não e em geral derivados de breu, o qual possui uma demanda atual por produtos de qualidade superior ao do processo utilizado atualmente.
[03] As indústrias atualmente beneficiam a seiva de árvores, de diferentes maneiras para seus processos industrias. Ao ser extraída a seiva da árvore, esta normalmente está contaminada com diversos tipos de impurezas como: insetos, poeiras, areia, galhos, cascas e outros, além disso observa-se água na composição das seivas de árvores, que podem ser naturais, advindas de intemperes, adicionadas pela operação, e outras formas. Ocorre que para o beneficiamento desta seiva, é necessário separar a seiva bruta da seiva pura, os contaminantes e a água, em proporções razoáveis para a fabricação de produtos derivados de atividades de agronegócio, também pode ser adotado a filtragem a posteriori com esse novo equipamento.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA [04] Atualmente na obtenção de uma goma filtrada e ou resina, são utilizadas filtragens com ou sem terra diatomita ou outros insumos.
[05] Breu, terebintina e resinas são produtos obtidos através da extração de goma de árvores de pinho (Pinus), e outras com seiva. Nestas
Petição 870170061814, de 24/08/2017, pág. 5/16
2/8 árvores são feitas estrias e, assim como por exemplo o látex nas seringueiras, de onde a seiva goma é proveniente destas estrias e colheita.
[06] A goma obtida dos pinheiros (Pinus) é então destilada, onde separam-se as frações leves (mais voláteis) e pesadas (menos voláteis) da goma. A fração leve é conhecida como terebintina e esta é rica em alfa-pineno e beta-pineno, que são produtos utilizados, por exemplo, na produção de óleo de pinho, para o uso em produtos de limpeza. São também utilizados no segmento de fragrâncias, dentre outras finalidades. A fração pesada é conhecida como breu (colofônia), que à temperatura ambiente se apresenta como um sólido de cor amarelada a âmbar. O breu é composto principalmente de ácidos resínicos, nos quais se destacam os ácidos Abiético, Pimárico, Levopimárico, Palústrico, Isopimárico, Deidroabiético e Neoabiético, os quais possuem, em sua estrutura, ligações duplas passíveis de sofrer oxidação do ar e levando ao escurecimento da cor do breu e seus derivados em suas aplicações industriais.
[07] Atualmente todo processo fabril, para fabricação de resinas advinda da seiva natural de árvores , em especial o Pinos (in natura, lavada, beneficiada e ou tratada) que sejam destinadas a fabricação de resinas e derivados (resinas, resinas naturais, breu, terebintina, óleos e outros derivados), é realizado com filtração simples (processo atual utilizando filtro placas com e sem elemento filtrantes, filtro simples com e sem pressão, filtros bags e outros similares), o conceito atualmente consiste em passar o elemento a ser filtrado por um determinado elemento e ou área filtrante e reter passo a passo os contaminantes e ou o contrário. O modelo atual se baseia pela retenção dos tamanhos de partículas, ou seja, passagem ou não de um determinado produto por uma determinada área com pressão ou sem pressão.
[08] No entanto, tais processos apresentam inconvenientes como
Petição 870170061814, de 24/08/2017, pág. 6/16
3/8 utilização de terra diatomita e outros elementos, há a necessidade da decantação da água, diminuindo a produção de goma resina filtrada.
[09] Assim, a presente patente de invenção tem como objetivo a utilização direta da goma filtrada, que se mostra uma excelente alternativa, pois, não necessita de tempo de drenagem nos tanques de armazenamento da goma filtrada, não se utilizará o elemento filtrante (terra diatomita), ainda sendo este um resíduo ambiental, se aumentará ainda mais a qualidade dos tratamentos de efluentes com a qualidade de água de processo que será reaproveitada, diminuindo os consumos de produtos químicos para o tratamento de efluente.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO [10] A presente invenção apresenta um processo de filtração e separação de goma resina de pinos, fundamentado na centrifugação e decantação acelerada em linha contínua e ou batch, esta separação é realizada em fases, que utiliza a força centrífuga dos materiais a serem processados, com esta força centrifuga, separam-se os materiais por densidade, a atuação da força centrífuga atua sobre o material a ser processado, separando sólidosólido, sólido-liquido e líquido-líquido, o produto passa ainda por um equipamento e depois é submetido a alto giro. Outras etapas se seguem de transporte interno no equipamento, como secagem da umidade e alteração de velocidades do material que recebem um tratamento térmico, separando de uma mesma vez os materiais componentes no equipamento em 3 fases: resina limpa, impurezas e água.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO [11] O processo de filtração e separação de goma resina de pinos (para todas as espécies e subespécies, como exemplo, Elliotti, tropical caribéa, Tropical Bahamenses, Resinífera, Pátula e outras), onde se utiliza
Petição 870170061814, de 24/08/2017, pág. 7/16
4/8 equipamentos verticais e/ou horizontais, simples, duplos ou triplos, compreende as seguintes etapas:
1. - adiciona-se de 85 - 90% de goma resina a um malaxador junto de 12 14% de terebintina;
2. - inicia-se a agitação mecânica com rotação entre 80 e 150 rpm por 10 a 20 minutos e adiciona-se vapor via stripper, na ordem de 4 a 7 kgs de pressão média por hora;
3. - aquece-se o malaxador (através de eletricidade, óleo térmico, etc.) elevando-se a temperatura até 90°C;
4. - após atingir as condições acima, a goma é transferida para o crivo rotativo;
5. - em seguida a goma passa pelo processo de homogeneização onde é bombeada para um tanque de cerca de 20m3, onde permanece sob agitação constante entre 50 e 70 rpm e aquecimento entre 70 e 90°C, por 10 a 20 minutos;
6. - após checado todos os parâmetros e condições (homogeneização e estabilização da temperatura em 80°C e agitação a 60 rpm constante para a filtração), inicia-se a alimentação da máquina decanter centrífugo com o material homogeneizado;
7. - a filtração consiste em separação de fases por densidade, onde o material homogeneizado passa pelo equipamento que possui uma rotação constante em dois eixos centrais, ao entrar a goma base composta de resina, terebintina, água e impurezas, sob a rotação do equipamento, faz com que ocorra uma separação de fases, o princípio e a separação por densidade (peso especifico do material), desta forma ocorrem 3 fases de separação:
7.1.- a primeira fase líquida-liquida: separa-se a água da impureza e da resina (seiva filtrada + Terebintina), sendo que a água e captada em um recipiente e
Petição 870170061814, de 24/08/2017, pág. 8/16
5/8 a goma resina filtrada em outro, propiciando o envio da Goma Resina filtrada no equipamento a destilação sem necessidade de drenagem em cubas;
7.2. - a segunda fase líquida-sólida: separam-se as impurezas em uma câmera e esta desprende-se sendo retirada do equipamento em base sólida, a água que sai neste estágio sai muito mais límpida com menos impureza o que permite uma melhor eficiência no tratamento de efluentes;
7.3. - a terceira fase sólido-sólido: separam-se os sólidos de maior densidade dos de menor densidade e toda esta operação ocorre dentro do equipamento que permite a separação pelo peso específico do material, assim temos a terebintina que é um óleo de cadeia fina e os ácidos abiéticos semi separados o que proporciona um melhor rendimento na etapa posterior de destilação;
8. - em seguida o material da primeira e segunda fase são acondicionados em tanque de recebimento e o da terceira fase coletado por uma esteira e acondicionado em recipiente como tanques quadriculares ou cilíndricos de acondicionamento, em diversos modelos, dependendo da necessidade de armazenagem;
9. - após esse processo os materiais dos tanques de recebimento são transferidos e armazenados para o processo de destilação e transferência para tratamento de efluente.
[12] Através do processo acima descrito, obtém-se os seguintes resultados:
- Goma Resina Filtrada (Terebintina + Ácidos Abiéticos) de excelente qualidade para destilação;
- Água Contaminada, porém de melhor qualidade para o tratamento de efluentes, economizando gastos com tratamento, e evetitando danos a natureza;
- Resíduo Solido de impurezas, com menos contaminação, podendo ser
Petição 870170061814, de 24/08/2017, pág. 9/16
6/8 devolvido ao campo sem prejudicar o meio ambiente e ou retrabalhado em sistema de compostagem.
EXEMPLO DE OBTENÇÃO [13] A seguir será apresentado um exemplo de obtenção do invento, com o intuito de ilustrar a viabilidade prática, sem limitar a abrangência do invento.
EXEMPLO [14] O processo de filtração e separação de goma resina de pinos do tipo Elliotti compreendeu as seguintes etapas:
1. - adicionou-se de 86% de goma resina a um malaxador junto de 14% de terebintina;
2. - iniciou-se a agitação mecânica com rotação de 90 rpm por 10 minutos e adicionou-se vapor via stripper, na ordem de 5 kgs de pressão média por hora;
3. - aqueceu-se o malaxador através de eletricidade, elevando-se a temperatura até 90°C;
4. - após atingir as condições acima, a goma foi transferida para o crivo rotativo;
5. - em seguida a goma passou pelo processo de homogeneização onde foi bombeada para um tanque de cerca de 20m3, onde permaneceu sob agitação constante de 60 rpm e aquecimento de 80°C, por 10 minutos;
6. - após checado todos os parâmetros e condições (homogeneização e estabilização da temperatura em 80°C e agitação a 60 rpm constante para a filtração, iniciou-se a alimentação da máquina decanter centrífugo com o material homogeneizado;
7. - a filtração consistiu em 3 fases de separação:
7.1.- a primeira fase líquida-liquida: separou-se a água da impureza e da resina (seiva filtrada + Terebintina), sendo que a água foi captada em um
Petição 870170061814, de 24/08/2017, pág. 10/16
7/8 recipiente e a goma resina filtrada em outro, propiciando o envio da Goma Resina filtrada no equipamento a destilação sem necessidade de drenagem em cubas;
7.2. - a segunda fase líquida-sólida: separou-se as impurezas em uma câmera e esta desprendeu-se sendo retirada do equipamento em base sólida, a água que saiu neste estágio saiu mais límpida e com menos impurezas permitindo uma melhor eficiência no tratamento de efluentes;
7.3. - a terceira fase sólido-sólido: separou-se os sólidos de maior densidade dos de menor densidade e toda esta operação ocorreu dentro do equipamento que permitiu a separação pelo peso específico do material, assim tivemos a terebintina que é um óleo de cadeia fina e os ácidos abiéticos semi separados o que proporcionou um melhor rendimento na etapa posterior de destilação ;
8. - em seguida o material da primeira e segunda fases foram acondicionados em um tanque de recebimento e o da terceira fase foi coletado por uma esteira e acondicionado em recipiente como tanques quadriculares ou cilíndricos de acondicionamento, em diversos modelos, dependendo da necessidade de armazenagem;
9. - após esse processo os materiais dos tanques de recebimento foram transferidos e armazenados para o processo de destilação e transferência para tratamento de efluente.
[15] Através do exemplo acima descrito, obteve-se os seguintes resultados:
- Goma Resina Filtrada (Terebintina + Ácidos Abiéticos) de excelente qualidade para destilação;
- Água Contaminada, porém de melhor qualidade para o tratamento de efluentes, economizando gastos com tratamento, e evetitando danos a natureza;
Petição 870170061814, de 24/08/2017, pág. 11/16
8/8
- Resíduo Solido de impurezas, com menos contaminação, podendo ser devolvido ao campo sem prejudicar o meio ambiente e ou retrabalhado em sistema de compostagem.
VANTAGENS OBTIDAS COM O INVENTO [16] Com o processo assim obtido, obteve-se as seguintes e extraordinárias vantagens:
- O processo permite atender ao mercado de resinas e derivados de goma resina de pinos, breu e terebintina e também atende outros processos de resina de forma geral;
- Não necessita a utilização de terra diatomita e outros elementos;
- Elimina o tempo de decantação da água;
- Aumenta a produção de goma resina filtrada; e
- Facilita a industrialização da limpeza, filtragem e industrialização de goma de pinos e seus derivados, assim como o retirada de água da mesma.
[17] A abrangência da presente patente de invenção, não deve ser limitada ao exemplo, mas sim, aos termos definidos nas reivindicações e seus equivalentes.
Petição 870170061814, de 24/08/2017, pág. 12/16
1/2

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÃO
    1.- PROCESSO DE FILTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE GOMA RESINA DE PINOS, para todas as espécies e subespécies, como Elliotti, tropical caribéa, Tropical Bahamenses, Resinífera, Pátula e outras, onde se utiliza equipamentos verticais e/ou horizontais, simples, duplos ou triplos, caracterizado por compreender as seguintes etapas:
    1. - adiciona-se de 85 - 90% de goma resina a um malaxador junto de 12 14% de terebintina;
  2. 2. - inicia-se a agitação mecânica com rotação entre 80 e 150 rpm por 10 a 20 minutos e adiciona-se vapor via stripper, na ordem de 4 a 7 kgs de pressão média por hora;
  3. 3. - aquece-se o malaxador através de eletricidade ou óleo térmico, elevandose a temperatura até 90°C;
  4. 4. - após atingir as condições acima, a goma é transferida para o crivo rotativo;
  5. 5. - em seguida a goma passa pelo processo de homogeneização onde é bombeada para um tanque de cerca de 20m3, onde permanece sob agitação constante entre 50 e 70 rpm e aquecimento entre 70 e 90°C, por 10 a 20 minutos;
  6. 6. - após checado todos os parâmetros e condições (homogeneização e estabilização da temperatura em 80°C e agitação a 60 rpm constante para a fíltração), inicia-se a alimentação da máquina decanter centrífugo com o material homogeneizado;
  7. 7. - a fíltração consiste em separação de fases por densidade, onde o material homogeneizado passa pelo equipamento que possui uma rotação constante em dois eixos centrais, ao entrar a goma base composta de resina, terebintina, água e impurezas, sob a rotação do equipamento, faz com que ocorra uma
    Petição 870170061814, de 24/08/2017, pág. 13/16
    2/2 separação de fases, o princípio e a separação por densidade (peso especifico do material), desta forma ocorrem 3 fases de separação:
    7.1. - a primeira fase líquida-liquida: separa-se a água da impureza e da resina (seiva filtrada + Terebintina), sendo que a água e captada em um recipiente e a goma resina filtrada em outro, propiciando o envio da Goma Resina filtrada no equipamento a destilação sem necessidade de drenagem em cubas;
    7.2. - a segunda fase líquida-sólida: separam-se as impurezas em uma câmera e esta desprende-se sendo retirada do equipamento em base sólida, a água que sai neste estágio sai muito mais límpida com menos impureza;
    7.3. - a terceira fase sólido-sólido: separam-se os sólidos de maior densidade dos de menor densidade e toda esta operação ocorre dentro do equipamento que permite a separação pelo peso específico do material, assim temos a terebintina que é um óleo de cadeia fina e os ácidos abiéticos semi separados;
  8. 8. - em seguida o material da primeira e segunda fase são acondicionados em tanque de recebimento e o da terceira fase coletado por uma esteira e acondicionado em recipiente como tanques quadriculares ou cilíndricos de acondicionamento;
  9. 9. - após esse processo os materiais dos tanques de recebimento são transferidos e armazenados para o processo de destilação e transferência para tratamento de efluente.
    Petição 870170061814, de 24/08/2017, pág. 14/16
    1/1
BR102017018102-2A 2017-08-24 2017-08-24 Processo de filtração e separação de goma resina de pinos BR102017018102A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102017018102-2A BR102017018102A2 (pt) 2017-08-24 2017-08-24 Processo de filtração e separação de goma resina de pinos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102017018102-2A BR102017018102A2 (pt) 2017-08-24 2017-08-24 Processo de filtração e separação de goma resina de pinos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102017018102A2 true BR102017018102A2 (pt) 2018-02-14

Family

ID=62599167

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102017018102-2A BR102017018102A2 (pt) 2017-08-24 2017-08-24 Processo de filtração e separação de goma resina de pinos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102017018102A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN113058498A (zh) * 2021-03-29 2021-07-02 滨州学院 一种进料机械自动化混合装置

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN113058498A (zh) * 2021-03-29 2021-07-02 滨州学院 一种进料机械自动化混合装置

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11458415B2 (en) Extractor and related methods
KR101142928B1 (ko) 음식물 쓰레기 탈리액으로부터 유분 및 슬러지를 분리하는 장치
WO2019128023A1 (zh) 一种农田地膜回收处理工艺
RU2014140183A (ru) Способ выделения каучука из выдержанных брикетов и выдержанные брикеты, содержащие растительный материал из растерий, не являющихся гивеей
US20090126719A1 (en) Method for processing sugar cane filter cake mud and extracting component products
WO2019201314A1 (zh) 处理含油含水物质的方法和装置
CN101575371B (zh) 一种以单宁处理蚕茧加工废水及回收丝胶蛋白的方法
CN107847891B (zh) 从农产品中提取皂苷的方法
BR102017018102A2 (pt) Processo de filtração e separação de goma resina de pinos
CN108619324A (zh) 从鲜茶叶中精提高纯度茶多酚方法
JP6557102B2 (ja) ポリイソプレンの製造方法
BR102019014837A2 (pt) Limpeza de micela após extração
US1800336A (en) Method of removing oil from olives and other fruits
CN107759467A (zh) 一种提高迷迭香脂溶性抗氧化剂中鼠尾草酸含量的制备方法
CN107500433B (zh) 辣根加工中废水的净化处理及有用物质的回收方法
CN107686199A (zh) 紫菜加工废水的循环综合利用系统及技术方法
CN208747907U (zh) 一种污泥处理装置
CN105349267A (zh) 稻米油废白土中油脂的回收装置及处理工艺
CN108104184A (zh) 淤泥除杂系统
JP2005120193A (ja) ポルフィランの抽出方法および製造方法
Brocken 15 Case study: Spiral plate technology for totally dewatering algae alive
CN205999228U (zh) 垃圾渗滤液处理系统
CN204684792U (zh) 用于快速高效降低盐酸乙脒母液中氯化铵含量的装置
JPH09192531A (ja) 汚染土壌の浄化方法
BRPI1002765A2 (pt) processo de purificação de óleos vegetais mediante retirada de sólidos por centrifugação na fase miscela

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SOCER RB INDUSTRIA E COMERCIO LTDA (BR/SP)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]