BR102017012819A2 - Integrated weight deduction system - Google Patents

Integrated weight deduction system Download PDF

Info

Publication number
BR102017012819A2
BR102017012819A2 BR102017012819A2 BR 102017012819 A2 BR102017012819 A2 BR 102017012819A2 BR 102017012819 A2 BR102017012819 A2 BR 102017012819A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
purchase
user
point
supplier
integrated weight
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

SISTEMA INTEGRADO DE DEDUÇÃO DE PESO
[01] Trata-se a presente patente de invenção, de um novo sistema integrado de dedução de peso, pertencente ao setor técnico de eletrônica, mais especificamente, trata-se de um sistema conectado a internet que é capaz de deduzir o peso de um determinado produto, gerar o ponto de compra para aquele produto com determinado contexto e perfil de consumidor e acionar a empresa fornecedora para fazer a venda do produto. O sistema tem como objetivo resolver um problema recorrente em todas as localidades e consumidores que precisam controlar estoques em suas residências como é o caso de produtos como: gás de cozinha, ração para animais, água em galão, barril de chopp, entre outros. A vantagem competitiva desse sistema se encontra na capacidade de entregar valor para os dois clientes, tanto usuário quanto fornecedor. Dessa maneira, o sistema toma-se importante não só na capacidade de prever ponto de compra, mas também na entrega estratégica desses dados ao fornecedor do produto.
[02] Atualmente não há um sistema interconectado para resolver o problema do ponto de compra do consumidor final a partir de um dispositivo de dedução de peso em tempo real. Entretanto há alguns dispositivos de medição de peso, porém sem integração.
[03] No caso de mecanismo de medição, faz parte do estado da técnica um dispositivo chamado “Ding”, somente hardware, que permitia informar quando o botijão estava vazio, sem previsões, sem conexões a internet e ligado a pilhas que forneciam energia para os avisos sonoros e circuitos, com isso, apresentando vários inconvenientes que inviabilizaram sua comercialização.
[04] Na área de previsão existem sistemas que tentam adivinhar quando o cliente ficará sem determinado produto para acioná-lo a partir desse ponto. Esses sistemas muitas vezes atuam sobre grandes regras gerais e possuem as variáveis essenciais desta metodologia: taxa de consumo do cliente, seu perfil específico e relacionamento direto e integrado com o fornecedor.
[05] Para relacionar-se com o fornecedor existem alguns aplicativos para pedir botijões de gás, assim como há dispositivos para solicitar comida. Estes conectam os usuários (consumidores) às revendedoras de gás de cozinha. O app é feito para Android e iPhone e permite a compra do botijão no revendedor mais próximo. Os revendedores são cadastrados por meio de um credenciamento que é pago mensalmente. Indústrias também já entraram no mercado, mas nenhuma solução foi capaz de fechar o processo incluindo a medição.
[06] Entre os dispositivos, podemos destacar o documento BR102012010910-7 de 30/03/2012, referente à “Captador de peso com monitoramento automático de gás GLP, transmissão de dados e telefone integrado”, que segundo seu resumo, trata-se de um equipamento composto por carcaça anti-faísca (1), balança com células de carga (8), teclado a prova d’água (3), telefone integrado na placa eletrônica, alto falante a prova d’água (9), microfone a prova d’água (10), display (2), antena integrada na placa eletrônica, sensor de vibrações interno, botões de acionamento manual a prova d’água (Pedir Gás, Pedir Agua, Telefonar) (4), (5), (6), placa eletrônica interna (11), GPS no Sim Card, rodas para fácil deslocamento (7), bateria e cabo de energia com adaptador “T”. O equipamento tema as funções de captar o peso do botijão através da balança com células de carga (8), fazer a tara automática do vasilhame para detectar o peso líquido contido no botijão, acompanhar o consumo de gás glp através do peso, transmitir informações de consumo diário, peso e localização onde o equipamento está instalado, receber informações, disponibilizar informações no display digital (2), emitir bips sonoros, receber ligações eletrônicas, realizar ligação eletrônica, realizar auto atendimento através do sistema URA (Unidade de Resposta Audível ou similar) digitando no teclado (3), e pedir gás (5) ou água mineral (4) pressionando os botões com suas descrições. O equipamento fará o monitoramento do consumo do gás glp no botijão e quanto estiver no final da carga avisará o fornecedor cadastrado que entrará em contato com o consumidor e disponibilizará informação do final da carga no display.
[07] Assim, foi desenvolvido o sistema integrado de dedução de peso, o qual compreende quatro partes: 1.- dispositivo medidor IoT que tira medições que são usadas em servidor; 2.- circuito de recebimento e dedução de peso; 3.- circuito de definição de ponto de compra; 4,- ferramentas de integração com fornecedor. O sistema funciona como um fluxo entre as três partes na com a informação fluindo do dispositivo para os servidores e vice-versa. O dispositivo é sempre responsável por capturar as medições de peso através de circuito eletrônico que utiliza células de cargas e placas de interface wi-fi para se comunicar com um servidor. Esse servidor recebe as informações, colocam em um contexto, deduzem o peso através da medição auferida e adicionam a um banco de dados. Cada nova entrada gera um processamento do algoritmo de determinação de ponto de compra. O algoritmo é mutável em relação às regras que definem o ponto de compra para cada cliente. Dessa forma, em certo ponto da operação, o algoritmo pode ditar que o ponto de compra dentro de um contexto e perfil de um cliente seja de 20%, desconsiderando o erro de medição e erro de previsão, e em outro usuário com perfil e contexto diferentes esse percentual seja de 5% desconsiderando erros de medição e previsão. Por fim, atingindo o ponto de compra, um terceiro software entre em funcionamento para informar, através de sistemas integrados, um determinado fornecedor. Essa operação funciona como um disparo de pedido de venda para o fornecedor, podendo realizar a venda e todos seus desdobramentos a partir desse momento.
[08] Os dados gerados são então minerados, processados e transformados em informações úteis para os fornecedores. Essas informações úteis possuem valor econômico suficiente para o fornecedor pagar por essa prestação de serviço a seus clientes.
[09] A presente invenção será melhor compreendida através da figuras que de modo esquemático representam: Figura 1: vista esquemática do sistema integrado de dedução de peso;
Figura 2: vista em perspectiva do dispositivo medidor;
Figura 3: vista em perspectiva do dispositivo medidor, com a tampa.
[10] De acordo com as figuras apresentadas, o sistema integrado de dedução de peso é constituído de um dispositivo medidor (1) formado por uma base de plástico (10) ou carcaça, montada sobre rodízios (11) a qual tem previstas pelo menos duas células de carga (12) que suportam até 50 kg por célula; e no centro da base de plástico (10) é prevista uma caixa (13) que centraliza os circuitos que recebem da células de carga (12) uma corrente elétrica que é amplificada através de um circuito HX711 e a informação é passada para um chip ESP onde um script faz o processamento da leitura e envia a um Banco de Dados (BD) usando uma rede wi-fi, bluetooth ou GSM disponível, dependendo da aplicação utilizada. O dispositivo é alimentado através de baterias para ser energizado ou através de alguma fonte de energia disponível.
[11] Um algoritmo no Bando de Dados (BD) faz o recebimento dos dados a um contexto e faz a dedução do peso, compensando os fenômenos e variáveis identificadas no contexto como: cidade, perfil do usuário, demografia, tempo de utilização do dispositivo, temperatura ambiente, nível de tensão da bateria e outros aspectos físicos que influenciam no funcionamento do sensor de carga. A dedução do peso é realizada através da conversão dos dados digitais recebidos, passando por cálculo criado para esse fim. As informações são armazenadas no Banco de Dados (BD), para posterior mineração de dados.
[12] Uma vez registrado o dado de consumo do usuário, um cálculo de determinação de ponto de compra é iniciado. Para determinar o ponto de compra o algoritmo compara diversas informações, são elas: capacidade da logística do fornecedor, endereço do usuário, nível de consumo do cliente, intervalos de confiança para capacidade de logística e nível de consumo, erros de previsão, erros de medição, padrão de consumo. Se o ponto de compra acontece, então um software de integração com o fornecedor é iniciado, senão o algoritmo apenas se retro-alimenta.
[13] Quando um gatilho de compra é disparado, conforme acordo comercial com o fornecedor e configuração do usuário, uma confirmação de compra é encaminhada para o usuário. Uma vez confirmada, um pedido de venda é emitido através do sistema gestor do fornecedor.
[14] Relatórios que compilam as informações capturadas com o usuário estarão disponíveis em tempo real para os fornecedores. Além dos relatórios, o serviço oferecido também fornece informações úteis de alto valor econômico como consumo previsto para os próximos dias, através da reversão do algoritmo de determinação de ponto de compra.
[15] Com o sistema integrado de dedução de peso, o fornecedor contrata os serviços da empresa e uma vez adquirido o dispositivo, o usuário o configurará na sua rede de internet wi-fi doméstica, usando um aplicativo para celulares que se comunica com o dispositivo através de servidores. O aplicativo em si é substituível por implementação de REST APIs.
[16] O dispositivo fará a primeira leitura e começará a enviar a informação para o Banco de Dados (BD), montando um loop feedback que determinará seus comportamentos de leitura (por exemplo, quantas leituras por segundo, quantos envios por segundo, método de hibernação, leitura em tempo real) e os envios desses dados ao Banco de Dados (BD).
[17] Através de uma interface o usuário poderá ter o feedback a respeito do consumo que ele faz e seus estoques. Essa interface poderá ser fornecida pela empresa ou pelo fornecedor, dependendo dos acordos econômicos. Se for oferecida pelo fornecedor, essa interface se comunicará com os serviços da empresa consumindo uma REST API de exibição de dados aos clientes.
[18] O usuário voltará a utilizar o serviço no momento que seu ponto de compra é atingido. Nesse instante ele poderá confirmar a compra através de sua interface de uso. No momento que o usuário recebe o pedido de compra sugerido, ele poderá receber adicionalmente produtos recomendados, como forma de aumentar o ticket médio. Uma vez confirmada a compra, o ciclo de utilização do produto se encerra para o usuário.
[19] O fornecedor além de gerar vendas através do serviço, terá disponível uma interface e API de utilização para consumir os dados e relatórios. Os dados serão fornecidos diretamente através de integração com sistemas de Business Inteligence ou exportação em tabelas. Os relatórios poderão conter informações como previsão de pedidos nos próximos 30, 60, 90, 365 dias bem como tendências de consumo.
[20] O sistema integrado de dedução de peso, assim concebido, traz enormes vantagens como: Vantagem ao usuário: - Conveniência: permite saber quando o produto acabará possibilitando ao consumidor a condição de planejamento e automatização de suas rotinas; - Produtividade: É muito mais fácil reagir do que iniciar. Reagir a uma push notification avisando que o produto acabará permitirá ao consumidor concluir essa tarefa sem se desgastar, tomando a compra significantemente mais simples e, portanto, convertendo muito mais; - Automático: A tendência de automatização é forte. Não há mais quem não pense em deixar os problemas menores no automático para viver a vida de verdade. Colocar essa despesa no automático não só será útil, como será obrigatório;
Vantagens para a empresa fornecedora: - Efeitos no Market-share: - Diferenciação: Oferecer serviço onde todo mundo oferece produto; - Fidelização: Garantir uma experiência tão satisfatória em serviço para diminuir a elasticidade da demanda; - Modelo de negócios: Competitividade. Fica menos importante o preço, partindo para um ambiente de competição em qualidade de serviços versus cobrança; - Exploração de um novo canal de vendas; - Efeitos na aquisição de Big Data para fins de inteligência de mercado: - Big Data: Desenvolvimento de novos insights e direcionamento para um perfil de cliente e consumo muito mais detalhado; - Plataforma: Agregar novas idéias que poderíam surgir para melhorar a forma de adquirir o produto; - Efeito logística: - Roteirização: Inteligência com base me demanda futura prevista por modelo de análise preditiva; - Rastreabilidade do produto e estoques distribuídos: Acuracidade em prever e controlar onde está o produto e de que forma estão sendo usados por clientes além de conhecer os estoques que estão sendo consumidos pelos usuários a fim de estabelecer melhores políticas comerciais de compra e venda.
[21] A abrangência da presente invenção, portanto, não deve ser limitada a sua aplicação, mas sim, apenas aos termos definidos nas reivindicações e seus equivalentes.
REIVINDICAÇÕES

Claims (6)

1. - SISTEMA INTEGRADO DE DEDUÇÃO DE PESO, constituído de um dispositivo medidor (1) formado por uma base de plástico (10) ou carcaça, montada sobre rodízios (11) a qual tem previstas pelo menos duas células de carga (12) que suportam até 50 kg por célula, caracterizado por no centro da base de plástico (10) ser prevista uma caixa (13) que centraliza os circuitos que recebem da células de carga (12) uma corrente elétrica que é amplificada através de um circuito HX711 e a informação é passada para um chip ESP onde um script faz o processamento da leitura e envia a um Banco de Dados (BD) onde um algoritmo faz o recebimento dos dados a um contexto e faz a dedução do peso, compensando os fenômenos e variáveis identificadas no contexto; uma vez registrado o dado de consumo do usuário, um cálculo de determinação de ponto de compra é iniciado e para determinar o ponto de compra o algoritmo compara diversas informações e se o ponto de compra acontece, então um software de integração com o fornecedor é iniciado, senão o algoritmo apenas se retro-alimenta; quando um gatilho de compra é disparado, conforme acordo comercial com o fornecedor e configuração do usuário, uma confirmação de compra é encaminhada para o usuário; uma vez confirmada, um pedido de venda é emitido através do sistema gestor do fornecedor.
2, - SISTEMA INTEGRADO DE DEDUÇÃO DE PESO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo envio para o Banco de Dados (BD) ser através de uma rede wi-fi, bluetooth ou GSM disponível.
3 - SISTEMA INTEGRADO DE DEDUÇÃO DE PESO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo dispositivo ser alimentado através de baterias para ser energizado ou através de alguma fonte de energia disponível.
4,- SISTEMA INTEGRADO DE DEDUÇÃO DE PESO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo contexto ser: cidade, perfil do usuário, demografia, tempo de utilização do dispositivo, temperatura ambiente, nível de tensão da bateria e outros aspectos físicos que influenciam no funcionamento do sensor de carga.
5 - SISTEMA INTEGRADO DE DEDUÇÃO DE PESO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelas informações para determinar o ponto de compra comparar: capacidade da logística do fornecedor, endereço do usuário, nível de consumo do cliente, intervalos de confiança para capacidade de logística e nível de consumo, erros de previsão, erros de medição, padrão de consumo.
6 - SISTEMA INTEGRADO DE DEDUÇÃO DE PESO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo sistema gestor do fornecedor gerar relatórios que compilam as informações capturadas com o usuário, disponíveis em tempo real para os fornecedores, além disso o serviço oferecido também fornece informações úteis de alto valor econômico como consumo previsto para os próximos dias, através da reversão do algoritmo de determinação de ponto de compra.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10846780B2 (en) Order quantity and product recommendations based on sensor data
US10986475B1 (en) Consumable product storage system that monitors product consumption
JP2005112499A5 (pt)
US20150379463A1 (en) Systems and Methods for a Receptacle and Related Devices
US10083577B2 (en) Sensor systems and methods for analyzing produce
KR20160052516A (ko) 생산물 통합 관리 서비스 방법 및 시스템
KR20160031849A (ko) 생산물 통합 관리 서비스 방법 및 시스템
JP2018165963A (ja) 発注管理装置、発注管理方法及び発注管理システム
US20180240124A1 (en) Warranty tracking system
WO2012144186A1 (ja) 保証期限決定装置および保証期限決定方法
Shi et al. Optimal ordering and pricing policies for seasonal products: impacts of demand uncertainty and capital constraint
US10522959B2 (en) System and method for metered public electrical wall charger
JP6013385B2 (ja) 電力量計、及び電力量計の検定システム
CN109089417B (zh) 用于通知用户关于产品消耗的预估时间的方法和系统
CN112784316B (zh) 电器设备和电器设备管理方法、设备、存储介质
US11023855B1 (en) Managing electronic requests associated with items stored by automatic replenishment devices
JP2014174755A (ja) 消費電力計測装置、消費電力計測方法、及び消費電力計測プログラム
US20180144288A1 (en) System for inventory management
BR102017012819A2 (pt) Integrated weight deduction system
TW201241763A (en) Cosmetic factory system and equipment with intellectual decision ability
US10970773B2 (en) Smart cap and/or handle
JP2016093098A (ja) 電力使用量管理装置およびプログラム
JP2009245219A (ja) 個人用電子決済端末、該端末を用いるリコメンド情報生成システム、同生成方法及び同生成プログラム
TWI452536B (zh) 桶裝瓦斯配送及管理方法
CN110163764A (zh) 保费支付处理方法、装置与存储介质