BR102016014684A2 - Fans for a gas turbine engine - Google Patents

Fans for a gas turbine engine Download PDF

Info

Publication number
BR102016014684A2
BR102016014684A2 BR102016014684A2 BR 102016014684 A2 BR102016014684 A2 BR 102016014684A2 BR 102016014684 A2 BR102016014684 A2 BR 102016014684A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
trunnion
fan
platform
retaining member
segment
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“VENTILADORES PARA UM MOTOR DE TURBINA A GÁS” Campo da Invenção [001] A presente matéria se refere, de modo geral, a um ventilador para um motor de turbina a gás, ou, mais particularmente, a recursos redundantes de retenção de pá de ventilador para um ventilador para um motor de turbina a gás.
Antecedentes da Invenção [002] Um motor de turbina a gás, de modo geral, inclui um ventilador e um núcleo dispostos em comunicação fluida um com o outro. O núcleo do motor de turbina a gás geral inclui, em ordem de fluxo de série, uma seção de compressor, uma seção de combustão, uma seção de turbina, e uma seção de exaustão. Em operação, um fluxo de ar é fornecido do ventilador para uma entrada da seção de compressor na qual um ou mais compressores axiais comprimem progressivamente o ar até que o mesmo alcance a seção de combustão. O combustível é misturado com o ar comprimido e queimado dentro da seção de combustão para fornecer gases de combustão. Os gases de combustão são direcionados da seção de combustão para a seção de turbina. O fluxo de gases de combustão através da seção de combustão aciona a seção de combustão e é então direcionado através da seção de exaustão, por exemplo, para a atmosfera. Em configurações particulares, a seção de turbina é acoplada mecanicamente à seção de compressor por um eixo que se estende ao longo de uma direção axial do motor de turbina a gás.
[003] O ventilador inclui uma pluralidade de pás que têm um raio maior que o núcleo do motor de turbina a gás. O ventilador e a pluralidade de pás são acionados tipicamente pelo eixo. Cada lâmina na pluralidade de pás pode ser fixada a um mecanismo de munhão, o mecanismo de munhão, por sua vez, fixado a um disco. O mecanismo de munhão é giratório em relação ao disco para permitir uma variação de passo da pluralidade de pás.
Consequentemente, o mecanismo de munhão pode ser fixado ao disco com o uso de vários rolamentos e outras estruturas acompanhantes.
[004] Para aumentar a segurança do motor de turbina a gás, os componentes a jusante do ventilador são projetados com a possibilidade em mente de que o sistema de fixação que fixa o munhão ao disco possa falhar. Entretanto, tal configuração pode diminuir a eficácia do motor de turbina a gás. Por exemplo, um peso maior da blindagem adicionada à fuselagem do motor de turbina a gás pode reduzir a eficácia do motor de turbina a gás.
[005] Consequentemente, um ventilador para um motor de turbina a gás que tem um ou mais recursos para capturar o munhão e a lâmina fixados ao mesmo no caso de uma falha de um sistema de fixação que fixa o munhão ao disco seria benéfico. Adicionalmente, um ventilador para um motor de turbina a gás que tem um recurso de fixação mais redundante para capturar o munhão e a lâmina que não interfira com a operação ou montagem do ventilador seria particularmente útil.
Descrição Resumida da Invenção [006] Os aspectos e as vantagens da invenção serão apresentados em parte na descrição seguinte, ou podem ser óbvios a partir da descrição, ou podem ser aprendidos através de prática da invenção.
[007] Em uma realização exemplificativa da presente revelação, um ventilador para um motor de turbina a gás é fornecido. O ventilador inclui uma pá de ventilador e um mecanismo de munhão que inclui um munhão e um sistema de fixação primário. A pá de ventilador é fixada ao munhão. O ventilador também inclui um disco que tem um formato geralmente anular e que inclui um segmento de disco. O segmento de disco tem um colar. O munhão se estende pelo menos parcialmente através do segmento de disco e é fixado ao segmento de disco com o uso do sistema de fixação primário. O ventilador também inclui um membro de retenção fixado ao colar do segmento de disco e que inclui um meio para capturar o munhão caso o sistema de fixação primário falhe.
[008] Em outra realização exemplificativa da presente revelação, um ventilador para um motor de turbina a gás é fornecido. O ventilador inclui uma pá de ventilador e um mecanismo de munhão. O mecanismo de munhão inclui um munhão e um sistema de fixação primário. O munhão inclui uma plataforma para fixação à pá de ventilador, sendo que a plataforma tem uma superfície externa. O ventilador também inclui um disco que tem um formato geralmente anular e que inclui um segmento de disco. O munhão se estende pelo menos parcialmente através do segmento de disco e é fixado ao segmento de disco com o uso do sistema de fixação primário. O ventilador também inclui um anel de retenção que tem um formato geralmente anular e que inclui um membro de retenção que define um canal de suporte auxiliar com a superfície externa da plataforma do respectivo munhão. O ventilador também inclui pelo menos um recurso de retenção posicionado no canal de suporte auxiliar.
[009] Em ainda outra realização exemplificativa da presente revelação, um motor de turbina a gás é fornecido. O motor de turbina a gás inclui um motor principal e um ventilador com passo variável em comunicação mecânica com o motor principal. O ventilador inclui uma pá de ventilador e um mecanismo de munhão que tem um munhão e um sistema de fixação primário. A pá de ventilador é fixada ao munhão. O ventilador também inclui um disco que tem um formato geralmente anular e que inclui um segmento de disco. O segmento de disco inclui um colar e o munhão se estende pelo menos parcialmente através do segmento de disco e é fixado ao segmento de disco com o uso do sistema de fixação primário. O ventilador também inclui um membro de retenção fixado ao colar do segmento de disco e que inclui um meio para capturar o munhão caso o sistema de fixação primário falhe.
[010] Essas e outras funções, aspectos e vantagens da presente invenção serão mais bem entendidas com referência às descrições e reivindicações anexadas em seguida. Os desenhos anexos, que são incorporados e constituem parte desse relatório descritivo, ilustram realizações da invenção e, juntamente com a descrição, servem para explicar os princípios da invenção.
Breve Descrição das Figuras [011] Uma revelação completa e permissiva da presente invenção que inclui o melhor modo da mesma, direcionada a uma pessoa de habilidade comum na técnica, é apresentado no relatório descritivo, que faz referência às Figuras anexas, nas quais: A Figura 1 é uma vista em corte transversal esquemática de um motor de turbina a gás de acordo com uma realização exemplificativa da presente matéria; A Figura 2 é uma vista em perspectiva de um ventilador com passo variável do motor de turbina a gás exemplificativo da Figura 1 de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação; A Figura 3 é uma vista em perspectiva explodida de um segmento de disco, um mecanismo de munhão e um membro de retenção de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação; A Figura 4 é uma vista em perspectiva do segmento de disco e do mecanismo de munhão exemplificativos da Figura 3; A Figura 5 é uma vista em perspectiva do segmento de disco e do mecanismo de munhão exemplificativos da Figura 3, junto com o membro de retenção exemplificativo da Figura 3 instalados; A Figura 6 é uma vista em corte transversal lateral do segmento de disco e do mecanismo de munhão exemplificativos da Figura 3, junto com o membro de retenção exemplificativo da Figura 3 instalados; A Figura 7 é uma vista em corte transversal de topo de uma porção de fixação do segmento de disco exemplificativo da Figura 3 e do membro de retenção exemplificativo da Figura 3; A Figura 8 é uma vista em perspectiva de um segmento de disco e de um mecanismo de munhão de acordo com outra realização exemplificativa da presente revelação; A Figura 9 e uma vista em perspectiva do segmento de disco e do mecanismo de munhão exemplificativos da Figura 8, com um membro de retenção de acordo com outra realização exemplificativa da presente revelação instalados; A Figura 10 é uma vista em corte transversal lateral do segmento de disco e do mecanismo de munhão exemplificativos da Figura 8, junto com o membro de retenção exemplificativo da Figura 9 instalados; A Figura 11 é uma vista frontal de um anel de retenção de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação; A Figura 12 é uma vista em corte transversal em perspectiva do anel de retenção exemplificativo da Figura 11; A Figura 13 é uma vista em perspectiva de um segmento de disco e de um mecanismo de munhão de acordo ainda com outra realização exemplificativa da presente revelação; A Figura 14 é uma vista em corte transversal lateral do segmento de disco e do mecanismo de munhão exemplificativos da Figura 13, junto com o anel de retenção exemplificativo das Figuras 11 e 12 instalados; e A Figura 15 é uma vista em corte transversal esquemática de uma fenda de carregamento do anel de retenção exemplificativo das Figuras 11 e 12.
Descrição Detalhada da Invenção [012] Será feita referência agora em detalhes às realizações da invenção, um ou mais exemplos os quais são ilustrados nos desenhos anexos. A descrição detalhada usa designações numéricas e de letra para se referir aos recursos nos desenhos. As designações semelhantes ou similares nos desenhos e a descrição foram usadas para se referir às partes semelhantes ou similares da invenção. Conforme usado no presente documento, os termos “a montante” e “a jusante” se referem à direção relativa em relação ao fluxo de fluido em uma trajetória de fluido. Por exemplo, “a montante” se refere à direção a partir da qual o fluido flui, e “a jusante” se refere à direção para a qual 0 fluido flui.
[013] Agora, em referência aos desenhos, em que numerais idênticos indicam os mesmos elementos ao longo de todas as Figuras, a Figura 1 é uma vista em corte transversal esquemática de um motor de turbina a gás de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação. Mais particularmente, para a realização da Figura 1, o motor de turbina a gás é um motor a jato de turboventilador com alto desvio, referido, no presente documento, como “motor de turboventilador 10”. Deve ser observado, entretanto, que o motor de turboventilador 10 retratado na Figura 1 e descrito abaixo se dá apenas a título de exemplo, e que realizações da presente revelação podem ser incorporadas em outros motores de turbina a gás também (como motores de um turboventilador sem duto).
[014] Conforme mostrado na Figura 1, o motor de turboventilador 10 exemplificativo define uma direção axial A-ι (que se estende em paralelo a uma linha de centro longitudinal 12 fornecida para referência) e uma direção radial Ri. Em geral, o turboventilador 10 inclui uma seção de ventilador 14 e um motor de turbina principal 16 disposto a jusante da seção de ventilador 14.
[015] O motor de turbina principal 16 exemplificativo retratado de modo geral inclui um revestimento externo substancialmente tubular 18 que define uma entrada anular 20. O revestimento externo 18 reveste, em relação de fluxo em série, uma seção de compressor que inclui um intensificador ou um compressor de baixa pressão (LP) 22 e um compressor de alta pressão (HP) 24; uma seção de combustão 26; uma seção de turbina que inclui uma turbina de alta pressão (HP) 28 e uma turbina de baixa pressão (LP) 30; e uma seção de bocal de exaustão a jato 32. Um eixo ou bobina de alta pressão (HP) 34 conecta de modo acionado a turbina de HP 28 ao compressor de HP 24. Um eixo ou bobina de baixa pressão (LP) 36 conecta de modo acionado a turbina de LP 30 ao compressor de LP 22.
[016] Adicionalmente, para a realização retratada, a seção de ventilador 14 inclui um ventilador com passo variável 38 que tem uma pluralidade de pás de ventilador 40 acopladas a um disco 42 em um modo separado. O disco 42 pode ter um formato geralmente anular sobre a direção axial A-ι, conforme será discutido abaixo. As pás de ventilador 40 se estendem para fora a partir do disco 42 de modo geral ao longo da direção radial Ri. Cada pá de ventilador 40 também é giratória em relação ao disco 42 sobre um eixo geométrico de passo P em virtude das pás de ventilador 40 que são acopladas de modo operacional a um membro de atuação adequado 44 configurado para variar coletivamente o passo das pás de ventilador 40 em conjunto. As pás de ventilador 40, o disco 42 e o membro de atuação 44 são giratórios juntos sobre o eixo geométrico longitudinal 12 pelo eixo de LP 36 ao longo de uma caixa de engrenagens de potência 46. A caixa de engrenagens de potência 46 inclui uma pluralidade de engrenagens para reduzir a velocidade rotacional do eixo de LP 36 a uma velocidade mais eficaz de ventilador rotacional 38.
[017] Adicionalmente, as pás de ventilador 40 são acopladas de modo operacional a um dispositivo de correção de passo 48 (por exemplo, um dispositivo de contrapeso ou um dispositivo de travamento de passo adequado) ao longo do membro de atuação 44 de modo que o dispositivo de correção de passo 48 é tido como remoto (isto é, não acoplado diretamente) da pluralidade de pás de ventilador 40. O dispositivo de contrapeso 48 pode ter qualquer configuração adequada que permita que o dispositivo de contrapeso 48 a funcionar conforme descrito no presente documento (por exemplo, a não estar acoplado diretamente às pás de ventilador 40). Entretanto, em outras realizações exemplificativas, qualquer outro dispositivo de correção/contrapeso de passo adequado 48 pode ser usado.
[018] Ainda em referência ao motor de turboventilador 10 exemplificativo da Figura 1, que inclui o ventilador com passo variável 38, o disco 42 do ventilador com passo variável 38 é coberto por um concentrador frontal giratório 50 contornado de modo aerodinâmico para promover um fluxo de ar através da pluralidade de pás de ventilador 40. A seção de ventilador 14 exemplificativa inclui adicionalmente um revestimento de ventilador ou nacela externa 52 anular que circunda circunferencialmente o ventilador 38 e/ou pelo menos uma porção do motor de turbina principal 16. Deve ser observado que a nacela 52 pode ser configurada para ser suportada em relação ao motor de turbina principal 16 por uma pluralidade de ventoinha de orientação de saída 54 separadas circunferencialmente. Ademais, uma seção a jusante 56 da nacela 52 pode se estender por uma porção externa do motor de turbina principal 16 de modo a definir uma passagem de fluxo de ar de desvio 58 entre as mesmas.
[019] Durante a operação do motor de turboventilador 10, um volume de ar 60 entra no turboventilador 10 através de uma entrada associada 62 da nacela 52 e/ou seção de ventilador 14. Na medida em que o volume de ar 60 atravessa as pás de ventilador 40, uma primeira porção do ar conforme indicado pelas setas 64 é direcionada para a passagem de fluxo de ar de desvio 58 e uma segunda porção do ar conforme indicado pela seta 66 é direcionada para o compressor de LP 22. A razão entre a primeira porção de ar 64 e a segunda porção de ar 66 é normalmente conhecida como uma razão de desvio. A pressão da segunda porção de ar 66 é, então, aumentada conforme a mesma é direcionada através do compressor de alta pressão (HP) 24 e para a seção de combustão 26, na qual a mesma é misturada com combustível e queimada para fornecer gases de combustão 68.
[020] Os gases de combustão 68 são direcionados através da turbina de HP 28 na qual uma porção de energia térmica e/ou cinética proveniente dos gases de combustão 68 é extraída por meio de estágios sequenciais das ventoinhas de estator da turbina de HP 70 que são acoplados ao revestimento externo 18 e às pás de rotor da turbina de HP 72 que são acopladas ao eixo ou bobina de HP 34, o que, dessa forma, faz com que o eixo ou bobina de HP 34 gire, o que, dessa forma, suporta a operação do compressor de HP 24. Os gases de combustão 68 são, então, direcionados através da turbina de LP 30 na qual uma segunda porção de energia térmica e cinética é extraída dos gases de combustão 68 por meio de estágios sequenciais das ventoinhas de estator da turbina de LP 74 que são acopladas ao revestimento externo 18 e à turbina de LP rotor pás 72 que são acopladas ao eixo ou bobina de LP 36, o que, dessa forma, faz com que o eixo ou bobina de LP 36 gire, o que, dessa forma, suporta operação do compressor de LP 22 e/ou a rotação do ventilador 38.
[021] Os gases de combustão 68 são direcionados subsequentemente através da seção de bocal de exaustão a jato 32 do motor de turbina principal 16 para fornecer impulso propulsivo. Simultaneamente, a pressão da primeira porção de ar 64 é aumentada substancialmente conforme a primeira porção de ar 64 é direcionada através da passagem de fluxo de ar de desvio 58 antes de sofrer exaustão de uma seção de exaustão do bocal de ventilador 78 do turboventilador 10, o que também fornece impulso propulsivo. A turbina de HP 28, a turbina de LP 30 e a seção de bocal de exaustão a jato 32 definem pelo menos parcialmente uma trajetória de gás quente 80 para direcionar os gases de combustão 68 através do motor de turbina principal 16.
[022] Referindo-se agora à Figura 2, o ventilador 38 será descrito em maiores detalhes. A Figura 2 fornece uma vista em perspectiva do ventilador 38 do motor de turboventilador 10 exemplificativo da Figura 1. Para a realização exemplificativa retratada, o ventilador 38 inclui doze (12) pás de ventilador 40. Entretanto, em outras realizações, o ventilador 38 pode ter qualquer contagem de pás adequada. Por exemplo, em outras realizações adequadas, o ventilador 38 pode ter pelo menos oito (8) pás de ventilador 40, pelo menos doze (12) pás de ventilador 40 ou pelo menos dezoito (18) pás de ventilador 40. Cada pá de ventilador 40 é fixada ao disco 42 com o uso de um mecanismo de munhão 90. Mais particularmente, o disco 42 inclui uma pluralidade de segmentos de disco 92 que são acoplados de modo rígido em conjunto ou moldados integralmente juntos em um formato geralmente anular (por exemplo, um formato poligonal). Cada pá de ventilador 40 é acoplada a um segmento de disco respectivo 92 com o uso de um mecanismo de munhão 90 respectivo. Para a realização retratada, cada mecanismo de munhão 90 inclui um munhão 94 e um sistema de fixação primário 96. Adicionalmente, cada munhão 94 inclui uma plataforma 98 para fixação a uma respectiva dentre as pás de ventilador 40 e um eixo 100 (vide Figuras 3, 6) que se estendem pelo menos parcialmente através de um respectivo dentre os segmentos de disco 92. Conforme será discutido em maiores detalhes abaixo com referência às Figuras 5 e 6, o munhão 94 é fixado ao segmento de disco 92 com o uso do sistema de fixação primário 96.
[023] Os mecanismos de munhão 90 facilitam a retenção de sua pá de ventilador 40 associada no disco 42, ou segmento de disco 92, durante a operação do ventilador 38 e a rotação do disco 42. Mais especificamente, cada mecanismo de munhão 90 facilita o fornecimento de uma trajetória de carga de uma pá de ventilador 40 respectiva a um segmento de disco 92 respectivo para a carga centrífuga gerada pelas pás de ventilador 40 durante a rotação sobre o eixo geométrico da linha de centro do motor 12. Adicionalmente, o mecanismo de munhão 90, ou, ao invés disso, seu sistema de fixação primário 96, facilita a rotação de uma pá de ventilador 40 respectiva em relação ao disco 42 sobre um eixo geométrico de passo P.
[024] Referindo-se agora à Figura 3, um segmento de disco 92 individual e o mecanismo de munhão 90 são retratados juntos a um membro de retenção 102 de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação. Mais particularmente, a Figura 3 fornece uma vista em perspectiva explodida de um segmento de disco exemplificativo 92 e um mecanismo de munhão 90, junto com um membro de retenção 102 de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação.
[025] Cada mecanismo de munhão 90 define de modo geral uma direção axial A2, uma direção radial R2, e uma direção circunferencial C2. A direção axial A2 do mecanismo de munhão 90 pode ser substancialmente paralela ao eixo geométrico de passo P discutido acima, e, assim, pode ser substancialmente paralela à direção radial Ri definida pelo motor de turboventilador 10 exemplificativo da Figura 1. Adicionalmente, conforme declarado, o mecanismo de munhão 90 inclui de modo geral o munhão 94 e o sistema de fixação primário 96, sendo que o munhão 94 inclui de modo geral a plataforma 98 e o eixo 100. A plataforma 98 do munhão 94 define uma fenda axial em forma de calda de andorinha 104 que se estende de modo geral ao longo da direção radial R2 do mecanismo de munhão 90 para o recebimento de uma cauda de andorinha 106. A cauda de andorinha 106 é retratada como um componente individual para clareza, entretanto, na prática, a cauda de andorinha 106 pode ser uma porção embutida integral de uma pá de ventilador 40 (isto é, uma base da pá de ventilador 40). Mais particularmente, para a realização retratada, a fenda 104 define uma extremidade externa 105 ao longo da direção radial R2 do mecanismo de munhão 90 de modo que a cauda de andorinha 106 possa deslizar para a fenda 104 definida na plataforma 98. Entretanto, deve ser observado que, em outras realizações exemplificativas, a pá de ventilador 40 pode ser fixada ao disco 42 ou ao segmento de disco 92, de qualquer modo adequado. Por exemplo, em outras realizações exemplificativas, o mecanismo de munhão 90 pode incluir um munhão do tipo mastro, em que o eixo do munhão se estende essencialmente para e forma uma armação da pá de ventilador 40. Com tal realização exemplificativa, o eixo do munhão pode ser formado integralmente com pelo menos uma porção da pá de ventilador 40. Adicional ou alternativamente, o mecanismo de munhão 90 pode incluir um munhão com capacidade para receber uma base com pinos de uma pá de ventilador 40. Com tal realização, um pino pode ser estendido através de uma abertura no munhão 94 que se alinha com uma abertura em uma base da pá de ventilador 40.
[026] Ainda em referência à realização da Figura 3, o sistema de fixação primário 96 inclui de modo geral: uma porca de acoplamento 108; um suporte de rolamento inferior 110; um primeiro rolamento de contato de linha 112 (que tem, por exemplo, um anel de rolamento interno 114, um anel de rolamento externo 116 e uma pluralidade de rolos 118); um anel de encaixe 120; um retentor de chave arqueado 122; uma chave segmentada 124; um suporte de rolamento 126; e um segundo rolamento de contato de linha 128 (que tem, por exemplo, um anel de rolamento interno 130, um anel de rolamento externo 132 e uma pluralidade de rolos 134). Conforme também pode ser visto na Figura 6, discutido em maiores detalhes abaixo, nas realizações exemplificativas retratadas, o primeiro rolamento de contato de linha 112 está orientado a um ângulo diferente do segundo rolamento de contato de linha 128 (conforme medido a partir de um eixo geométrico de linha de centro de rolos 118 em relação à direção axial A2, e a partir de um eixo geométrico de linha de centro de rolos 134 em relação à direção axial A2). Mais especificamente, os rolamentos de contato de linha 112, 128 são pré-carregados um contra o outro em uma disposição face a face (ou duplex), em que os eixos geométricos de linha de centro são orientados substancialmente perpendiculares um ao outro. Deve ser observado, entretanto, que em outras realizações exemplificativas, os rolamentos de contato de linha 112, 128 podem ser dispostos, em vez disso, em conjunto de modo a serem orientados substancialmente em paralelo um ao outro.
[027] Adicionalmente, para uso como rolamentos 112, 128, pelo menos os tipos a seguir de rolamentos de elementos rolantes do tipo de contato de linha são contemplados: rolamentos de rolo cilíndricos; rolamentos de impulso de rolo cilíndrico; rolamentos de rolo afunilado; rolamentos de rolo esférico; rolamentos de impulso de rolo esférico; rolamentos de rolo de agulha; e rolamentos de agulha de rolo afunilado. Quando em conjunto, a porca de acoplamento 108 é engatada de modo rosqueado ao segmento de disco 92 de modo a sanduichar os componentes restantes do mecanismo de munhão 90, ou, ao invés disso, o sistema de fixação primário 96, entre a porca de acoplamento 108 e o segmento de disco 92, o que, desse modo, retém o mecanismo de munhão 90 fixado ao segmento de disco 92. Deve ser observado, entretanto, que em outras realizações exemplificativas, o sistema de fixação primário 96 do mecanismo de munhão 90 pode incluir adicional ou alternativamente qualquer outro tipo adequado de rolamento. Por exemplo, em outras realizações exemplificativas, o mecanismo de munhão 90 pode incluir rolamentos de bola rolante ou qualquer outro rolamento adequado. Adicionalmente, ainda em outras realizações exemplificativas, qualquer outro sistema de fixação primário 96 adequado pode ser fornecido para fixar o munhão 94 ao segmento de disco 92.
[028] Referindo-se agora também às Figuras 4 a 6, o ventilador 38 também pode incluir um membro de retenção 102 fixado a um colar 140 do segmento de disco 92 (vide Figuras 5 e 6). A Figura 4 fornece uma vista em perspectiva do segmento de disco exemplificativo 92 e do mecanismo de munhão 90; a Figura 5 fornece uma vista em perspectiva do segmento de disco exemplificativo 92 e do mecanismo de munhão 90, junto com um membro de retenção 102 de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação instalados; e a Figura 6 fornece uma vista em corte transversal lateral do segmento de disco exemplificativo 92, do mecanismo de munhão 90 e do membro de retenção 102.
[029] O membro de retenção 102 é configurado para se fixar ao colar 140 do segmento de disco 92, sendo que o colar 140 se estende de modo geral ao longo da direção axial A2 para longe de um corpo 141 do segmento de disco 92. Mais particularmente, para a realização retratada, o colar 140 do segmento de disco 92 inclui uma pluralidade de fendas de fixação 142 que se estendem de modo geral ao longo da direção axial A2 do mecanismo de munhão 90 e para dentro ao longo da direção radial R2 do mecanismo de munhão 90. Adicionalmente, o colar 140 do segmento de disco 92 define uma pluralidade de fendas de carregamento 144 que também se estendem de modo geral ao longo da direção axial A2 do mecanismo de munhão 90 e para dentro ao longo da direção radial R2 do mecanismo de munhão 90. As fendas de carregamento 144 se estendem substancialmente ao longo de todo um comprimento do colar 140 do segmento de disco 92 ao longo da direção axial A2, enquanto as fendas de fixação 142 se estendem a menos de todo o comprimento do colar 140 do segmento de disco 92 ao longo da direção axial A2. Adicionalmente, as fendas de carregamento 144 e as fendas de fixação 142 são separadas ao redor do colar 140 de modo geral ao longo da direção circunferencial C.
[030] Conforme pode ser visto, por exemplo, na Figura 3, o membro de retenção exemplificativo 102 inclui uma pluralidade de dentes 146 que se estendem para dentro ao longo da direção radial R2 do mecanismo de munhão 90. Cada um dos dentes 146 tem uma geometria complementar às fendas de fixação 142 e às fendas de carregamento 144, de modo que cada um dos dentes 146 pode deslizar de modo geral ao longo da direção axial A2 através das fendas de carregamento 144 e para as fendas de fixação 142. Consequentemente, 0 membro de retenção 102 pode ser fixado ao colar 140 do segmento de disco 92 movendo-se o membro de retenção 102 de modo axial e circunferencialmente em relação ao colar 140 do segmento de disco 92. Mais particularmente, o membro de retenção 102 pode ser fixado ao colar 140 do segmento de disco 92 do seguinte modo: Primeiro, os dentes 146 do membro de retenção 102 podem ser alinhados às fendas de carregamento 144 do colar 140 do segmento de disco 92. O membro de retenção 102, então, pode ser movido ao longo da direção axial A2 de modo que os dentes 146 do membro de retenção 102 deslize através das fendas de carregamento 144 do colar 140 do segmento de disco 92. O membro de retenção 102 pode ser, então, girado sobre a direção circunferencial C2 de modo que os dentes 146 sejam, então, alinhados às fendas de fixação 142 no colar 140 do segmento de disco 92. Então, o membro de retenção 102 pode, então, ser movido em uma direção oposta ao longo da direção axial A2 de modo que os dentes 146 sejam posicionados pelo menos parcialmente dentro das fendas de fixação 142. Uma vez que em posição, um membro de travamento 148 pode ser posicionado ao redor de pelo menos uma porção de uma superfície externa do colar 140 do segmento de disco 92 para manter o membro de retenção 102 em posição (vide Figura 6).
[031] Referindo-se brevemente agora à Figura 7, que fornece uma vista em corte transversal de topo do colar 140 do segmento de disco 92 e do membro de retenção 102, quando o membro de retenção 102 estiver instalado, cada um dentre a pluralidade de dentes 146 é posicionado em uma respectiva dentre a pluralidade de fendas de fixação 142 para fixar o membro de retenção 102 ao colar 140 do segmento de disco 92. Deve ser observado, entretanto, que em outras realizações exemplificativas, o membro de retenção 102 pode ser fixado ao colar 140 do segmento de disco 92 de qualquer modo adequado. Por exemplo, em certas realizações exemplificativas, cada fenda de carregamento 144 e fenda de fixação 142 adjacente pode ser conectada para formar uma fenda “em formato de J” de modo geral. Adicional ou alternativamente, o membro de retenção 102 pode ser engatado de modo giratório ao colar 140 do segmento de disco 92. Por exemplo, o membro de retenção 102 e o colar 140 do segmento de disco 92 pode, cada um, definir as porções rosqueadas correspondentes.
[032] O membro de retenção 102 retratado nas Figuras 3 a 6 também inclui um meio para capturar o munhão 94 caso o sistema de fixação primário 96 falhe ou caso o eixo de munhão 100 falhe. Consequentemente, o membro de retenção 102 retratado nas Figuras 3 a 6 e configurado como um recurso de fixação redundante para fixar o munhão 94 do mecanismo de munhão 90 ao disco 42, ou, mais particularmente, ao colar 140 do segmento de disco 92.
[033] Para a realização exemplificativa das Figuras 3 a 6, o meio para capturar o munhão 94 incluído com o membro de retenção 102 é um lábio 150 que se estende para dentro ao longo da direção radial R2 sobre a plataforma 98 do munhão 94. Mais particularmente, a plataforma 98 do munhão 94 define uma borda externa 152 ao longo da direção radial R2. O lábio 150 do membro de retenção 102 se estende ao redor da borda externa 152 da plataforma 98 do munhão 94 e para dentro sobre a borda externa 152 da plataforma 98 do munhão 94 ao longo da direção radial R2. Para a realização retrata, o lábio 150 é um único lábio contínuo 150 que se estende inteiramente ao redor da borda externa 152 da plataforma 98 do munhão 94, com a exceção de uma abertura 154 definida pelo membro de retenção 102 (discutido abaixo com referência à Figura 5). Entretanto, em outras realizações exemplificativas, o lábio 150 pode ter qualquer outra configuração adequada. Por exemplo, em outras realizações exemplificativas, o lábio 150 pode ser, em vez disso, uma pluralidade de lábios individuais 150 que se estendem ao redor da borda externa 152 da plataforma 98 do munhão 94 e para dentro sobre a borda externa 152 da plataforma 98 do munhão 94 ao longo da direção radial R2.
[034] Para a realização retratada, o lábio 150 do membro de retenção 102 não faz contato com a plataforma 98 do membro do munhão 94 quando o sistema de fixação primário 96 está em operação apropriadamente. Consequentemente, o membro de retenção 102 não suporta substancialmente o munhão 94 do mecanismo de munhão 90 a não ser que o sistema de fixação primário 96 ou o eixo de munhão 100 falhe. Por exemplo, caso um ou mais componentes do sistema de fixação primário 96 ou o eixo de munhão 100 falhe durante a operação do ventilador 38, o munhão 94 e a pá de ventilador 40 fixada se moverá para fora do segmento de disco 92 ao longo da direção axial A2 do mecanismo de munhão 90 (devido pelo menos em parte à força centrífuga na pá de ventilador 40). O lábio 150 do membro de retenção 102 então fá contato com a borda externa 152 da plataforma 98 do munhão 94, que captura o munhão 94 e impede que o munhão 94 se mova para mais longe do colar 140 do segmento de disco 92. Deve ser observado que conforme usado no presente documento, “não suporta substancialmente o munhão 94” se refere ao suporte de menos de dez por cento de quaisquer forças no munhão 94 durante a operação normal do ventilador 38 (por exemplo, antes de qualquer falha do sistema de fixação primário 96 ou do eixo de munhão 100).
[035] Notavelmente, o membro de retenção exemplificativo 102 retratado não pode interferir na operação normal ou na montagem do ventilador 38. Por exemplo, o membro de retenção 102 retratado inclui recursos que permitem que a pá de ventilador 40 seja fixada à plataforma 98 do munhão 94 subsequentemente à instalação do membro de retenção 102. Mais particularmente, o membro de retenção 102 é assimétrico sobre a direção axial A2 do mecanismo de munhão 90. Por exemplo, o membro de retenção 102 retratado se estende menos de trezentos e sessenta graus ao redor da plataforma 98 do munhão 94 sobre a direção axial A2 do mecanismo de munhão 90. Dessa forma, o membro de retenção 102 define uma abertura 154 sobre a extremidade externa 105 da fenda 104 definida na plataforma 98 do mecanismo de munhão 90. A cauda de andorinha 106 retratada nas Figuras 3 a 6, que pode ser, em certas realizações exemplificativas, uma base da pá de ventilador 40, pode ser instalada na fenda 104 definida na plataforma 98 do munhão 94 através da abertura 154 no membro de retenção 102 subsequente ao membro de retenção 102 que foi instalado.
[036] Deve ser observado, entretanto, que o meio exemplificativo para capturar o munhão 94 incluído com o membro de retenção 102 retratado acima com referência às Figuras 3 a 6, se dá apenas a título de exemplo. Por exemplo, referindo-se agora às Figuras 8 a 10, outro meio exemplificativo para capturar o munhão 94 incluído com um membro de retenção 102 é fornecido.
[037] O mecanismo de munhão 90, o segmento de disco 92 e o membro de retenção 102 exemplificativos retratados nas Figuras 8 a 10 podem ser configurados substancialmente do mesmo modo que o mecanismo de munhão 90, o segmento de disco 92 e o membro de retenção 102 exemplificativo retratados nas Figuras 3 a 6 e discutidos acima. Consequentemente, a quantidade igual ou similar pode se referir a componentes iguais ou similares. Por exemplo, o membro de retenção exemplificativo 102 retratado é assimétrico sobre uma direção axial A2 do mecanismo de munhão 90, que define uma abertura 154 que prevê a instalação de uma cauda de andorinha 106, como uma base de uma pá de ventilador 40. Adicionalmente, para a realização retratada, o membro de retenção 102 exemplificativo é fixado ao colar 140 do segmento de disco 92 posicionando-se uma pluralidade de dentes 146 do membro de retenção 102 em uma pluralidade de fendas de fixação 142 definidas no colar 140 do segmento de disco 92. Adicionalmente, o munhão 94 exemplificativo é fixado ao segmento de disco 92 com o uso de um sistema de fixação primário 96.
[038] Entretanto, para a realização exemplificativa retratada nas Figuras 8 a 10, a plataforma 98 do munhão 94 inclui uma superfície externa 156 ao longo da direção radial R2 do mecanismo de munhão 90. A superfície externa 156 da plataforma 98 do munhão 94 define um primeiro rebaixamento 158 que se estende de modo geral ao longo da direção circunferencial C2 do mecanismo de munhão 90 e para dentro ao longo da direção radial R2 do mecanismo de munhão 90. Adicionalmente, para a realização retratada, o meio para capturar o munhão 94 incluído com o membro de retenção 102 é um segundo rebaixamento 160 definido por uma superfície interna 162 do membro de retenção 102 e pelo menos um recurso de retenção posicionado pelo menos parcialmente no primeiro rebaixamento 158 e pelo menos parcialmente no segundo rebaixamento 160. O segundo rebaixamento 160 se estende de modo complementar ao primeiro rebaixamento 158. Mais particularmente, o segundo rebaixamento 160 definido pela superfície interna 162 do membro de retenção 102 se estende de modo geral ao longo da direção circunferencial C2 do mecanismo de munhão 90 e para fora ao longo da direção radial R2 do mecanismo de munhão 90. Conforme se dá do modo mais claro possível, por exemplo, na Figura 10, o primeiro rebaixamento 158 definido na superfície externa 156 da plataforma 98 e o segundo rebaixamento 160 definido na superfície interna 162 do membro de retenção 102 são adjacentes um ao outro ao longo da direção radial R2 e alinhados um com o outro ao longo da direção axial A2. O primeiro rebaixamento 158 e um segundo rebaixamento 160 juntos definem um canal de suporte auxiliar 164.
[039] Ademais, para a realização retratada, o pelo menos um recurso de retenção inclui uma pluralidade de rolamentos de esfera 166. A pluralidade de rolamentos de esfera 166 posicionada dentro do canal de suporte auxiliar 164 pode ser conectada por uma membrana, como uma membrana ou gaiola elastomérica ou plástica adequada, para, por exemplo, auxiliar na instalação dos rolamentos de esfera 166 no canal de suporte auxiliar 164 e garantir que os rolamentos de esfera 166 permaneçam em uma posição desejada dentro do canal de suporte auxiliar 164. A pluralidade de rolamentos de esfera 166 pode ser posicionada dentro do canal de suporte auxiliar 164 subsequente à instalação do membro de retenção 102. Mais particularmente, uma vez que o membro de retenção 102 tenha sido fixado ao colar 140 do segmento de disco 92, a pluralidade de rolamentos de esfera 166 pode ser inserida através da abertura 154 definida pelo membro de retenção 102 e para o canal de suporte auxiliar 164. Uma tampa ou outro recurso similar (não mostrado) pode ser posicionado no canal de suporte auxiliar 164 adjacente à abertura 154 para garantir que a pluralidade de rolamentos de esfera 166 permaneça posicionada dentro do canal de suporte auxiliar 164 durante a operação do ventilador 38.
[040] Os rolamentos de esfera 166 podem definir um diâmetro ao longo da direção radial R2 que é substancialmente igual a uma largura do canal de suporte auxiliar 164 ao longo da direção radial R2. Deve ser observado que, conforme usado no presente documento, termos de aproximação, como “aproximadamente” ou “substancialmente”, se referem a estar dentro de uma margem de erro de dez por cento. Como com a realização exemplificativa descrita com referência a Figuras 3 a 6, o meio exemplificativo para capturar o munhão 94 incluído com o membro de retenção 102 é configurado de modo que o membro de retenção 102 não suporta substancialmente o munhão 94 a não ser que o sistema de fixação primário 96 do mecanismo de munhão 90 ou o eixo 100 do munhão 94 falhe.
[041] Deve ser observado, entretanto, que em outras realizações exemplificativas, qualquer outro recurso de retenção adequado pode ser posicionado no canal de suporte auxiliar 164 definido pelo membro de retenção 102 e a plataforma 98 do munhão 94. Por exemplo, em outras realizações exemplificativas, o recurso de retenção pode ser um membro semirrígido cilíndrico posicionado no canal de suporte auxiliar 164. Adicionalmente, o recurso de retenção pode ser formado por um material metálico ou um material não metálico, como cerâmico ou material compósito não metálico. O cerâmico ou materiais compósitos não metálicos podem ser desejável em certas realizações devido a certas propriedades mecânicas, como um peso reduzido em comparação a aço. Adicionalmente, embora, para a realização retratada, o canal de suporte auxiliar 164 define um formato em corte transversal circular, em outras realizações exemplificativas, o canal de suporte auxiliar 164 pode definir adicional ou alternativamente define um formato em corte transversal não circular, como um formato quadrado ou outro formato poligonal.
[042] Adicionalmente, deve ser apreciado que, em outras realizações exemplificativas, outros meios para capturar o munhão 94 incluído com o membro de retenção 102 podem ser fornecidos. Por exemplo, em outras realizações exemplificativas, a superfície externa 156 da plataforma 98 pode definir um primeiro rebaixamento que se estende em uma direção substancialmente linear, como substancialmente perpendicular à direção radial R2 (em oposição a ser circunferencialmente ao redor da superfície externa 156). Com tal realização, o meio para capturar o munhão 94 incluído com o membro de retenção 102 pode ser um segundo rebaixamento definido através de pelo menos uma porção do membro de retenção e um pino substancialmente cilíndrico posicionado pelo menos parcialmente no primeiro rebaixamento e o segundo rebaixamento. Mais particularmente, com tal realização, o primeiro rebaixamento pode definir um sulco substancialmente cilíndrico com o segundo rebaixamento e o pino pode ser posicionado dentro do sulco.
[043] Adicional ou alternativamente, ainda em outras realizações exemplificativas, o meio para capturar o munhão 94 incluído com o membro de retenção 102 pode ser uma combinação de uma ou mais das realizações descritas acima. Por exemplo, o meio para capturar o munhão 94 incluído com o membro de retenção 102 pode ser uma combinação da realização descrita acima com referência às Figuras 3 a 6 e a realização descrita acima com referência às Figuras 8 a 10. Por exemplo, o membro de retenção 102 pode incluir um lábio 150 e pode incluir também um ou mais recursos de retenção posicionados em um canal de suporte auxiliar 164 definido com a plataforma 98 do munhão 94.
[044] Será feita referência agora, de modo geral, às Figuras 11a 14, que retratam um membro de retenção 102, ou mais particularmente, um anel de retenção 168 que inclui uma pluralidade de membros de retenção 102, de acordo com outra realização exemplificativa da presente revelação. A Figura 11 fornece uma vista frontal do anel de retenção exemplificativo 168; a Figura 12 fornece uma vista em corte transversal em perspectiva do anel de retenção exemplificativo 168; a Figura 13 fornece uma vista em perspectiva de um mecanismo de munhão 90 e o segmento de disco 92 de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação; e a Figura 14 fornece uma vista em corte transversal lateral do mecanismo de munhão 90 exemplificativo e o segmento de disco 92 da Figura 13, junto com o anel de retenção exemplificativo 168 retratado nas Figuras 11 e 12 instalado.
[045] O mecanismo de munhão 90 exemplificativo e o segmento de disco 92 retratado nas Figuras 13 e 14 pode ser configurado substancialmente do mesmo modo que o mecanismo de munhão 90 exemplificativo, segmento de disco 92, e do membro de retenção 102 retratado nas Figuras 8 a 10 e discutido acima. Consequentemente, a quantidade igual ou similar pode se referir a componentes iguais ou similares. Por exemplo, o mecanismo de munhão 90 exemplificativo de modo geral inclui um munhão 94 e um sistema de fixação primário 96, o sistema de fixação primário 96 que fixa o munhão 94 ao segmento de disco 92. Adicionalmente, o munhão 94 do mecanismo de munhão 90 exemplificativo retratado inclui uma plataforma 98 que define uma fenda 104 que se estende de modo geral ao longo da direção radial R2 do mecanismo de munhão 90 para fixação à cauda de andorinha 106, como pode ser em certas realizações exemplificativas à base de uma pá de ventilador, como a pá de ventilador 40.
[046] Entretanto, para a realização retratada, o membro de retenção exemplificativo 102 é configurado como parte de um anel de retenção 168 que tem uma pluralidade de membros de retenção 102. O anel de retenção exemplificativo 168 retratado tem um formato complementar ao disco 42. Mais particularmente, conforme mostrado na Figura 11, o anel de retenção 168 tem um formato geralmente anular, por exemplo, sobre uma direção axial Ai do motor de turboventilador 10 (vide Figura 1). Adicionalmente, conforme pode ser visto na Figura 14, cada um dos membros de retenção 102 do anel de retenção 168 são posicionados para fora do segmento de disco respectivo 92, por exemplo, ao longo da direção radial R1 do motor de turboventilador 10 (Figura 1) ou ao longo da direção axial A2 do mecanismo de munhão 90.
[047] Cada um dos membros de retenção 102 do anel de retenção 168 é configurado para capturar um munhão 94 respectivo do mecanismo de munhão 90 caso o sistema de fixação primário 96 de tal mecanismo de munhão 90 ou o eixo 100 do munhão 94 falhe. Mais particularmente, para a realização retratada, cada membro de retenção 102 define um canal de suporte auxiliar 164 com uma superfície externa 156 da plataforma 98 do respectivo munhão 94. Mais particularmente, a superfície externa 156 da plataforma 98 do munhão 94 define um primeiro rebaixamento 158 e uma superfície interna 162 do membro de retenção 102 define um segundo rebaixamento 160. O primeiro rebaixamento 158 e o segundo rebaixamento 160 juntos definem o canal de suporte auxiliar 164. Adicionalmente, pelo menos um recurso de retenção é posicionado no canal de suporte auxiliar 164 definido entre o membro de retenção 102 do anel de retenção 168 e a plataforma 98 do respectivo munhão 94. Em certas realizações exemplificativas, o pelo menos um recurso de retenção e o canal de suporte auxiliar 164 podem ser configurados substancialmente do mesmo modo que o pelo menos um recurso de retenção e o canal de suporte auxiliar 164 descritos acima com referência às Figuras 8 a 10. Por exemplo, na realização retratada, o pelo menos um recurso de retenção é configurado como uma pluralidade de rolamentos de esfera 166 conectados por uma membrana, como uma membrana plástica ou elastomérica. Entretanto, em outras realizações, o pelo menos um recurso de retenção e o canal de suporte auxiliar 164 podem ter alternativamente qualquer outra configuração adequada.
[048] Para a realização exemplificativa retratada, cada membro de retenção 102 do anel de retenção 168 é formado integralmente como uma única unidade, isto é, não aparafusada ou conectada de modo removível de outro modo. Adicionalmente, para a realização retratada, o todo do anel de retenção 168 é formado integralmente como uma única unidade, isto é, não aparafusada ou conectada de modo removível de outro modo. Por exemplo, o anel de retenção 168, que inclui cada um dos membros de retenção 102, pode ser formado integralmente como uma única unidade por fundição, moagem, etc. Com tal configuração, o anel de retenção 168 pode ser formado de modo que não existam linhas de costuras ou junturas definidas no mesmo. Alternativamente, uma ou mais das porções do anel de retenção 168 podem ser formados integralmente por soldagem. As configurações acima podem ser feitas para um anel de retenção 168 mais durável e mais resistente.
[049] Um anel de retenção 168 de acordo com a presente revelação pode ser instalado antes ou após o munhão 94 do mecanismo de munhão 90 ser fixado ao segmento de disco 92. Por exemplo, um anel de retenção 168 de acordo com a presente revelação pode ser instalado completamente a partir de um lado para frente do disco 42. Tal configuração pode permitir que o anel de retenção 168 seja instalado após o disco 42 ser instalado, ou pode permitir que o anel de retenção seja instalado ou reparado sem a remoção do disco 42. Mais particularmente, em certas realizações, o anel de retenção 168 pode ser posicionado primeiro ao redor do disco 42, de modo que cada membro de retenção 102 seja posicionado para fora de um segmento de disco respectivo 92. O munhão 94 de cada mecanismo de munhão 90 pode ser, então, fixado a um segmento de disco respectivo 92 com o uso de um sistema de fixação primário 96 respectivo. Uma base de uma pá de ventilador 40 respectiva (por exemplo, a cauda de andorinha 106) pode ser posicionada, então, na fenda 104 da plataforma 98 do respectivo munhão 94. Notavelmente, já que os um ou mais recursos de retenção não foram posicionados nos canais de suporte auxiliares 164 nesse ponto, cada membro de retenção 102 respectivo pode ser movido ao longo da direção axial A2 do respectivo mecanismo de munhão 90 para expor a fenda 104 na plataforma 98 do munhão 94 e permitir que a cauda de andorinha 106 seja inserida.
[050] Uma vez que a cauda de andorinha 106 tenha sido inserida, os um ou mais recursos de retenção podem ser instalados no canal de suporte auxiliar 164. Referindo-se, agora brevemente, também à Figura 15, cada membro de retenção 102 inclui uma fenda de carregamento 170 para inserir o pelo menos um recurso de retenção no canal de suporte exemplificativo. Por exemplo, a fenda de carregamento 170 pode se estender a partir do primeiro rebaixamento 158 na superfície interna 162 do membro de retenção 102, para fora ao longo da direção radial R2 do mecanismo de munhão 90 até uma superfície externa 172 do respectivo membro de retenção 102 do anel de retenção 168. Uma tampa ou outra estrutura similar (não mostrada) pode ser posicionada na fenda de carregamento 170 após os um ou mais recursos de retenção terem sido instalados.
[051] Adicionalmente, antes ou após os um ou mais recursos de retenção estarem instalados nos respectivos canais de suporte auxiliares 164, o anel de retenção 168 pode ser fixado ao disco 42. Por exemplo, o anel de retenção exemplificativo 168 retratado inclui um braço de suporte 174 que se estende de modo geral ao longo da direção axial A2 do mecanismo de munhão 90 (vide Figura 14) para fixação ao disco 42, particularmente a cada segmento de disco 92. Por exemplo, o braço de suporte 174 exemplificativo do anel de retenção 168 retratado inclui uma pluralidade de aberturas 176 para receber um parafuso ou outro mecanismo de fixação mecânico que fixa o braço de suporte 174 aos segmentos de disco 92. Em certas realizações, o anel de retenção 168 pode incluir pelo menos uma abertura 176 por segmento de disco 92 do disco 42.
[052] Deve ser observado, entretanto, que em outras realizações exemplificativas, o anel de retenção 168 não pode ser fixado diretamente ao disco 42. Por exemplo, em outras realizações exemplificativas, a pluralidade de membros de retenção 102 pode ser configurada para suportar um membro de retenção 102 individual (e o munhão 94 com uma pá de ventilador 40 fixada ao mesmo) no caso de uma falha de um sistema de fixação primário 96 respectivo.
[053] Um anel de retenção de acordo com a presente revelação pode capturar um munhão de um mecanismo de munhão no caso de uma falha do sistema de fixação primário ao mecanismo de munhão. Ademais, um anel de retenção de acordo com a presente revelação pode capturar adicionalmente um munhão de um mecanismo de munhão no caso de uma falha de uma porção de um segmento de disco de um disco da presente revelação.
[054] Esta descrição por escrito utiliza os exemplos para revelar a invenção, inclusive o melhor modo, e também possibilita que qualquer pessoa versada na técnica pratique a invenção, inclusive produza e use quaisquer dispositivos ou sistemas e execute quaisquer métodos incorporados. O escopo patenteável da invenção é definido por meio das reivindicações, e pode incluir outros exemplos que ocorram àqueles versados na técnica. Tais outros exemplos são planejados para estarem dentro do escopo das reivindicações se incluírem elementos estruturais que não os diferem a partir da linguagem literal das reivindicações ou se eles incluírem elementos estruturais equivalentes com diferenças insubstanciais a partir das linguagens literais das reivindicações.
Reivindicações

Claims (10)

1. VENTILADOR (38) PARA UM MOTOR DE TURBINA A GÁS, caracterizado pelo fato de que o ventilador (38) compreende: uma pá de ventilador (40); um mecanismo de munhão (90) que compreende um munhão (94) e um sistema de fixação primário (96), sendo que a pá de ventilador (40) é fixada ao munhão (94); um disco (42) que tem um formato geralmente anular e que compreende um segmento de disco (92), sendo que o segmento de disco (92) tem um colar (140), sendo que o munhão (94) se estende pelo menos parcialmente através do segmento de disco (92) e é fixado ao segmento de disco (92) com o uso do sistema de fixação primário (96); e um membro de retenção (102) fixado ao colar (140) do segmento de disco (92) e que inclui um meio para capturar o munhão (94) caso o sistema de fixação primário (96) falhe.
2. VENTILADOR (38), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de munhão (90) define uma direção axial (A), em que o munhão (94) inclui uma plataforma (98) para fixação à pá de ventilador (40), e em que o membro de retenção (102) se estende menos de trezentos e sessenta graus ao redor da plataforma (98) do munhão (94) sobre a direção axial (A).
3. VENTILADOR (38), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de munhão (90) define uma direção radial (R), em que o munhão (94) inclui uma plataforma (98) para fixação à pá de ventilador (40), em que a plataforma (98) do munhão (94) define uma borda externa (152) ao longo da direção radial (R), e em que o meio para capturar o munhão (94) incluído com o membro de retenção (102) é um lábio (150) que se estende ao redor da borda externa (152) da plataforma (98) do munhão (94) e para dentro da borda externa (152) da plataforma (98) do munhão (94) ao longo da direção radial (R).
4. VENTILADOR (38), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o lábio não faz contato com a plataforma (98) do membro do munhão (94) quando o sistema de fixação primário (96) estiver em operação apropriadamente.
5. VENTILADOR (38), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de munhão (90) define uma direção radial (R) e uma direção circunferencial (C), em que o munhão (94) inclui uma plataforma (98) para fixação à pá de ventilador (40), em que a plataforma (98) do munhão (94) inclui uma superfície externa (156) que define um primeiro rebaixamento (158) que se estende de modo geral ao longo da direção circunferencial (C), e em que o meio para capturar o munhão (94) incluído com o membro de retenção (102) é o segundo rebaixamento (160) definido por uma superfície interna (162) do membro de retenção (102) que se estende ao longo da direção circunferencial (C), e pelo menos um recurso de retenção posicionado pelo menos parcialmente no primeiro rebaixamento (158) e no segundo rebaixamento (160).
6. VENTILADOR (38), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de munhão (90) define, adicionalmente, uma direção axial (A), em que o primeiro rebaixamento (158) e o segundo rebaixamento (160) são adjacentes um ao outro e alinhados ao longo da direção axial (A), e em que o primeiro rebaixamento (158) e o segundo rebaixamento (160) juntos definem um canal de suporte auxiliar (164).
7. VENTILADOR (38), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro de retenção (102) não suporta substancialmente o munhão (94) a não ser que o sistema de fixação primário (96) falhe.
8. VENTILADOR (38) PARA UM MOTOR DE TURBINA A GÁS, caracterizado pelo fato de que compreende: uma pá de ventilador (40); um mecanismo de munhão (90) que compreende um munhão (94) e um sistema de fixação primário (96), sendo que o munhão (94) inclui uma plataforma (98) para fixação à pá de ventilador (40), sendo que a plataforma (98) tem uma superfície externa (156); um disco (42) que tem um formato geralmente anular e que compreende um segmento de disco (92), sendo que o munhão (94) se estende pelo menos parcialmente através do segmento de disco (92) e é fixado ao segmento de disco (92) com o uso do sistema de fixação primário (96); um anel de retenção (168) que tem um formato geralmente anular e que compreende um membro de retenção (102) que define um canal de suporte auxiliar (164) com a superfície externa (156) da plataforma (98) do respectivo munhão (94); e pelo menos um recurso de retenção posicionado no canal de suporte auxiliar (164).
9. VENTILADOR (38), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a superfície externa (156) da plataforma (98) do munhão (94) define um primeiro rebaixamento (158), em que o membro de retenção (102) inclui uma superfície interna (162) que define um segundo rebaixamento (160), em que o primeiro rebaixamento (158) e o segundo rebaixamento (160) são adjacentes um ao outro e estão alinhados um com o outro, e em que o primeiro rebaixamento (158) e o segundo rebaixamento (160) definem, juntos, o canal de suporte auxiliar (164).
10. VENTILADOR (38), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o ventilador (38) define uma direção radial (R), em que o disco (42) inclui, adicionalmente, uma pluralidade de segmentos de disco (92), em que o anel de retenção (168) inclui, adicionalmente, uma pluralidade de membros de retenção (102), e em que cada um dos membros de retenção (102) está posicionado para fora de um segmento de disco respectivo (92) ao longo da direção radial (R).

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11053812B2 (en) Trunnion retention for a turbine engine
BR102016006000A2 (pt) motor de turbina a gás
US9909451B2 (en) Bearing assembly for supporting a rotor shaft of a gas turbine engine
BR102016027300A2 (pt) Retaining housing and gas turbine motor
BR102016026710A2 (pt) Motores de turbina a gás
US8714916B2 (en) Variable vane assembly for a turbine compressor
BR102016020126A2 (pt) caixa de engrenagens planetária e motor
BR102016025000A2 (pt) Variable filling fan for a propulsion device
BR102016023380A2 (pt) Variable step ventilator for a gas turbine engine
US10443412B2 (en) Variable pitch fan pitch range limiter
BR102016021746A2 (pt) Propulsion device and gas turbine motor
BR112012025186B1 (pt) hélice sem carenagem para turbomáquina e turbomáquina
BR102016025309A2 (pt) motor de turbina a gás, dispositivo de atuação para um motor de turbina a gás e dispositivo de atuação
BR102016028923A2 (pt) Gearbox and gas turbine engine
JP2017089627A (ja) 中心線に取り付けられた油圧ピッチ変更機構アクチュエータ
EP3236018B1 (en) System for an improved stator assembly
BR102018068279A2 (pt) Motor de turbina a gás
BR102016025772A2 (pt) bocal giratório para uma palheta de um motor de turbina a gás
BR102016015937A2 (pt) conjunto e alojamento de mancal e motor de turbina a gás
BR102016005720A2 (pt) sistema para resfriamento de um envoltório de turbina
BR102016026445A2 (pt) Gas turbine motor
BR102016014684A2 (pt) Fans for a gas turbine engine
US8784053B2 (en) Fan shield and bearing housing for air cycle machine
US10661910B2 (en) Aircraft comprising a turbine engine incorporated into the rear fuselage comprising a system for blocking the fans
US12134971B2 (en) Trunnion retention for a turbine engine