BR102016010617A2 - caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível para processo cíclico de abastecimento de bebidas - Google Patents

caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível para processo cíclico de abastecimento de bebidas Download PDF

Info

Publication number
BR102016010617A2
BR102016010617A2 BR102016010617A BR102016010617A BR102016010617A2 BR 102016010617 A2 BR102016010617 A2 BR 102016010617A2 BR 102016010617 A BR102016010617 A BR 102016010617A BR 102016010617 A BR102016010617 A BR 102016010617A BR 102016010617 A2 BR102016010617 A2 BR 102016010617A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
box
bottles
central
faces
returnable
Prior art date
Application number
BR102016010617A
Other languages
English (en)
Inventor
Vlamir Da Silva Rigo
Original Assignee
Vlamir Da Silva Rigo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vlamir Da Silva Rigo filed Critical Vlamir Da Silva Rigo
Priority to BR102016010617A priority Critical patent/BR102016010617A2/pt
Publication of BR102016010617A2 publication Critical patent/BR102016010617A2/pt

Links

Landscapes

  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)
  • Stackable Containers (AREA)

Abstract

caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível para processo cíclico de abastecimento de bebidas, pertencente ao campo dos recipientes para armazenamento ou transporte de artigos ou materiais, tais como garrafas, se refere a uma caixa com alça removível destinada ao armazenamento e auxílio no transporte de garrafas retornáveis de 300 ml de cerveja entre outras, em quantidade de 15 unidades, tanto cheias como vazias, dentro de um ciclo previamente planejado de abastecimento de bebidas envazadas, no qual a caixa contendo garrafas cheias é transportada da fábrica ao distribuidor, para que o consumidor troque por sua caixa contendo garrafas vazias, que por sua vez é transportada do distribuidor para a fábrica, afim de ser processada e abastecida, para retornar ao ciclo; tais caixas podem ser transportadas em veículos utilitários de qualquer porte e não machucam os ombros dos carregadores.

Description

"CAIXA TRANSPORTADORA DE GARRAFAS RETORNÁVEIS COM ALÇA REMOVÍVEL PARA PROCESSO CÍCLICO DE ABASTECIMENTO DE BEBIDAS".
CAMPO DA INVENÇÃO
[1] A presente invenção, pertencente ao campo dos recipientes para armazenamento ou transporte de artigos ou materiais, tais como garrafas, refere-se a uma caixa com alça removível destinada ao armazenamento e auxílio no transporte de garrafas retornáveis em quantidade de 15 unidades, tanto cheias como vazias, dentro de um ciclo previamente planejado de abastecimento de bebidas envazadas, no qual a caixa contendo garrafas cheias é transportada da fábrica ao distribuidor, para que o consumidor troque por sua caixa contendo garrafas vazias, que por sua vez é transportada do distribuidor para a fábrica, a fim de ser processada e abastecida, para retornar ao ciclo. Tais caixas podem ser transportadas em veículos utilitários de qualquer porte e não machucam os ombros dos carregadores.
[2] Mais particularmente, a presente invenção permite facilitar o transporte para devolução de garrafas retornáveis de 300mL de cerveja entre outras, inclusive para mulheres, sendo passível de ser colocada dentro do veículo.
[3] Tem-se, portanto, no presente pedido de patente, uma caixa especialmente projetada e desenvolvida para obter enorme praticidade no ciclo de abastecimento de bebidas envazadas e que traz grandes vantagens, tanto em sua utilização como em sua fabricação.
[4] É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar uma caixa com alça removível transportadora de garrafas retornáveis de 300mL de cerveja entre outras para processo cíclico de abastecimento de bebidas envazadas com baixos custos para sua exeqiiibilidade industrial, porém aliado aos requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congêneres.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[5] Como é de conhecimento popular, o comércio em distribuidores e mercados agrega grande rotatividade dos produtos e demanda o uso de diversos tipos de recursos para a sua acomodação e transporte desde o local até a residência dos consumidores. Os recursos mais conhecidos são caixas, sacos e sacolas, de papel ou plásticas.
[6] Desta forma, os próprios consumidores aplicam o uso de sacolas, no intuito de facilitar o transporte de limitada quantidade de produtos. No caso de compras mais volumosas, a prática é a contratação de serviço de entrega em domicílio, que oferecem caixas plásticas para inserção, proteção e transporte de produtos. Em último caso, as mercadorias são dispostas diretamente no porta-malas de veículos automotivos particulares ou contratados, tais como o serviço de táxi.
[7] Similarmente, outros recursos são utilizados para o transporte de mercadorias desde o campo ou da indústria até os distribuidores e/ou mercados. Neste caso são aplicáveis caixas e/ou paletes, de madeira ou de plástico, projetadas para o acondicionamento geral ou específico de mercadorias.
[8] Com o advento de novos processos industriais de fabricação, o meio técnico desenvolveu meios retornáveis de transporte de mercadorias, adotando elementos portáteis e reaproveitáveis, o que permitiu a diminuição dos custos e perdas associadas ao dano a embalagens de produtos.
[9] No caso particular das bebidas, a reciclagem de embalagens fez parte do dia-a-dia dos fabricantes e consumidores de bebidas por muitos anos, haja vista que as garrafas de vidros eram as únicas embalagens aplicadas ao seu armazenamento e que, devido ao seu custo e baixa tecnologia de fabricação, essas eram retornáveis à fábrica de bebidas, a fim de serem higienizadas e envazadas novamente, retornando aos distribuidores e mercados.
[10] Ao passar os anos e o surgimento de processo de fabricação de embalagens mais econômico, o uso de garrafas retornáveis diminuiu devido à praticidade, facilidade de utilização e descartabilidade das novas embalagens, em sua maioria poliméricas. No entanto, o apelo para a reciclagem e diminuição de geração de residuos que a sociedade tem procurado nos últimos anos tem estimulado o meio produtivo a desenvolver formas de uso de embalagens retornáveis competitivas com as embalagens descartáveis, para o armazenamento e venda de bebidas.
[11] Ocorre que, no caso de garrafas de reduzida quantidade, o aproveitamento de garrafas ainda não foi implementado, visto que as bebidas vendidas neste tipo de garrafa são dispostas em embalagens de papelão não retornáveis e descartáveis. Com isso, torna-se dificil estabelecer formas de reutilizar tais tipos de garrafas por parte dos fabricantes, os quais assumem que a indústria do vidro que se responsabilizem para reaproveitar tais garrafas como matéria-prima.
[12] Todavia, com a crescente venda de bebidas nesse formato de embalagem e a preocupação ambiental ligada ao uso excessivo uso de embalagens descartáveis surgiu à necessidade de reutilizar também esse tipo de garrafa, criando e desenvolvendo um modelo de caixa retornável que permite o armazenamento, transporte e disponibilização de garrafas de forma a torná-las retornáveis. SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[13] De forma a sanar estas limitações foi desenvolvido a presente patente intitulada de "CAIXA TRANSPORTADORA DE GARRAFAS RETORNÁVEIS COM ALÇA REMOVÍVEL PARA PROCESSO CÍCLICO DE ABASTECIMENTO DE BEBIDAS", que se refere a uma caixa com alça removível destinada ao armazenamento e auxilio no transporte de garrafas retornáveis, preferencialmente de 300mL e em quantidade de 15 unidades, tanto cheias como vazias, dentro de um ciclo previamente planejado de abastecimento de bebidas envazadas, no qual a caixa contendo garrafas cheias é transportada da fábrica ao distribuidor, para que o consumidor troque por sua caixa contendo garrafas vazias, que por sua vez é transportada do distribuidor para a fábrica, a fim de ser processada e abastecida, para retornar ao ciclo. Tais caixas podem ser transportadas em veiculos utilitários de qualquer porte e não machucam os ombros dos carregadores.
[14] Tais caixas reúnem diversas características desejadas para uma caixa destinada ao acondicionamento e ao transporte de garrafas retornáveis, e que seja manipulável por parte dos fabricantes de bebidas, distribuidores, mercados e consumidores.
[15] Outra característica da caixa, objeto da presente patente, é a capacidade de serem empilhadas, tanto em paletes de lOOOmm x 1200mm, que comportam 9 pilhas contendo 15 caixas. Para os consumidores, as alças são facilmente removíveis e as caixas empilháveis, por ser mais resistente e permitir que o usuário organize verticalmente os produtos no porta-malas de veículos ou em sua residência, em dispensas ou armários.
[16] Outra característica importante é o fato de possuírem alça central, que facilita o seu transporte em machucar as mãos do usuário, que poderão empunhá-la usando apenas uma das mãos.
[17] Tais caixas também oferecem a possibilidade de serem higienizadas, ou seja, de material capaz de ser lavado.
[18] Assim, a presente patente foi projetada visando obter uma caixa com menor número de peças possível, convenientemente configuradas e arranjadas para permitir que desempenhe suas funções com eficiência e versatilidade inigualáveis, atendendo ao propósito para o qual foi concebida.
[19] Apresenta-se no presente pedido de patente, uma caixa com alça removível destinada ao armazenamento e auxílio no transporte de garrafas retornáveis com todas as qualidades estéticas e funcionais, projetado e desenvolvido segundo as mais modernas técnicas, possibilitando dessa maneira a sua mais adequada utilização durante o ciclo de reutilização de garrafas retornáveis.
[20] Seu formato permite que se obtenha um excelente nível de funcionalidade, oferecendo uma caixa com alça removível destinada ao armazenamento e auxílio no transporte de garrafas retornáveis que possui grande durabilidade, tendo sido criado, principalmente, para serem produzidas a partir de plástico reciclado, reciclável e durável.
[21] É de se compreender assim que o utensílio ora apresentado é extremamente simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exeqüibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade diferenciada sobre os modelos de caixa conhecidos.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[22] A seguir, para melhor entendimento e compreensão de como se constitui a "CAIXA TRANSPORTADORA DE GARRAFAS RETORNÁVEIS COM ALÇA REMOVÍVEL PARA PROCESSO CÍCLICO DE ABASTECIMENTO DE BEBIDAS", que aqui se pleiteia, apresentam-se os desenhos ilustrativos anexos, onde se vê: [23] A FIG. 1 - mostra uma vista em perspectiva súpero-frontal e lateral da caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível, ilustrando a disposição da alça posicionada transversalmente e sob aberturas alongadas dispostas na região súpero-central das laterais da caixa.
[24] A FIG. 2 - Mostra uma vista frontal da caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível.
[25] A FIG. 3 - Mostra uma vista em perspectiva súperolateral e frontal da caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível, ilustrando a disposição da alça, vista por outro ângulo.
[26] A FIG. 4 - Mostra uma vista lateral da caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível, ilustrando a região central de uma das arestas laterais, configurada para servir de empunhadura das mãos, durante o transporte da caixa, caso o usuário prefira empunha-la por debaixo.
[27] A FIG. 5 - Mostra uma vista superior da caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível, ilustrando a disposição transversal da alça, sobre o espaço para encaixe de garrafa contido no centro da caixa.
[28] A FIG. 6 - mostra uma vista inferior da caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível, ilustrando o reticulado da região inferior da caixa.
[29] A FIG. 7 - mostra uma vista em perspectiva inferior da caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível, ilustrando o entorno perimetral de encaixe da região inferior da caixa, que se encaixam no entorno interno da borda superior da caixa.
[30] A FIG. 8 - mostra uma vista em perspectiva súpero-frontal e lateral de um conjunto de caixas transportadoras de garrafas retornáveis com alça removível, ilustrando a disposição das caixas quando empilhadas, após a remoção das respectivas alças.
[31] Cabe ressaltar que estas figuras são meramente representativas, podendo apresentar variações, desde não fujam do inicialmente requerido.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[32] De acordo com a figura 1, a caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível, objeto da presente patente, em sua forma construtiva, é constituída de uma estrutura prismática retangular monobloco (1), ou caixa, cuja estrutura reticulada central possui entorno formado por duas faces laterais menores (2) e duas faces laterais maiores (3).
[33] As faces menores (2) são diferentes (figuras 2, 3 e 4), as quais ostentam superiormente uma abertura ovalar, cujo contorno (2a) e superfície retangular adjacente (2b) inferiores estão recuadas para dentro da estrutura (1) (figura 3) , em relação ao contorno superior (2c) e superfície súperolateral (2d), cuja abertura, logo abaixo da superfície retangular adjacente (2b), pode ostentar rebaixo trapezoidal (2e) , tendo altura limitada no mesmo nível que a aresta inferior da superfície retangular adjacente (2b), ou rebaixos semi-foliares (2f), que consequentemente formam projeções voltadas para dentro da estrutura (1).
[34] Conforme ilustra a figura 4, as faces maiores (3) ostentam face central côncava (3a), cujo perímetro central e inferior prevê faces curvas (3b), contíguas às arestas da estrutura plano-reticulada (4) contidas na face inferior da estrutura reticulada central, enquanto que entre as superfícies planas extremadas (3c) e dita face central côncava (3a) estão dispostos rebaixos semi-foliares (3d), que consequentemente formam projeções (3e) voltadas para dentro da estrutura (1), tendo altura limitada à aresta superior da face central côncava (3a) e superfícies planas extremadas (3c) (Figura 3).
[35] 0 encontro interno das faces menores (2) e faces maiores (3) ostentam projeções abertas triangulo-semícirculares (3f) , enquanto que o perímetro superior da estrutura prismática retangular monobloco (1) ostenta um rebordo retângulo-anelar (3g).
[36] Próximo ao perímetro superior e de forma centralizada estão dispostas aberturas ovalares (3h), de perímetro superior reforçado, através das quais estão introduzidas respectivas as fisgas (6) contidas nos extremos de uma alça (7) arcada monobloco, de forma que esta sustente toda a estrutura prismática retangular monobloco (1) (Figuras 1 a 3).
[37] A estrutura reticulada central ostenta quinze espaços tubulares (figura 5) , distribuídas sequencialmente em forma de delta, de três em três espaços, sendo que onze espaços tubulares (5a) frontais e laterais de formato semicircular-semi hexagonal e quadro espaços tubulares (5b) centrais e hexagonais, sendo seus elementos verticalmente projetados e transversalmente solidários a estrutura plano-reticulada (4) (figura 6), formada por uma estrutura planar dotada de reforços lineares (4a) (figura 9), alternados por aberturas circulares centrais (4b), distribuídas de forma que seus centros coincidam com os vértices dos espaços tubulares (5a) e (5b), por aberturas semicirculares perimetrais (4c), distribuídos ao longo do perímetro da estrutura plano-reticulada (4) e por ressaltos (4 d) quase contíguos linearmente aos rebaixos semi-foliares (3 d) e encontro das faces laterais menores (2) e maiores (3), e as face laterais menores (2), formando rebordo e ressaltos (8) (figura 7) que se encaixam firmemente por dentro do rebordo retângulo-anelar (3g) de outra caixa (1) similar, quando empilhadas (figura 8).
[38] Dita estrutura prismática retangular monobloco (1), ou caixa, é passível de incorporar garrafas retornáveis dentro de seus quinze espaços tubulares (5a) e (5b), preferencialmente de 300mL, tanto cheias como vazias, dentro de um ciclo previamente planejado de abastecimento de bebidas envazadas, no qual dita caixa (1) contendo garrafas cheias é transportada da fábrica ao distribuidor, para que o consumidor troque por sua caixa (1) contendo garrafas vazias, que por sua vez é transportada do distribuidor para a fábrica, a fim de ser processada e abastecida, para retornar ao ciclo, sendo tais caixas passíveis de serem transportadas em veículos utilitários de qualquer porte, empilhadas verticalmente e higienizadas.
[39] Pode-se assim, constatar através do exposto que a "CAIXA TRANSPORTADORA DE GARRAFAS RETORNÁVEIS COM ALÇA REMOVÍVEL PARA PROCESSO CÍCLICO DE ABASTECIMENTO DE BEBIDAS" caracteriza-se como um utensílio de grande utilidade, apresentando todas as qualidades práticas e de funcionalidade que justificam plenamente o pedido de patente como Privilégio de Invenção.
[40] Enquanto a presente solicitação foi descrita com referência à modalidade pretendida acima, será aparente aos versados na técnica que outras modificações na composição e detalhes de processo podem ser realizadas aqui, sem que se distancie do espírito e escopo do requerido, como fica bem definido na reivindicação anexa.
REIVINDICAÇÕES

Claims (2)

1. "CAIXA TRANSPORTADORA DE GARRAFAS RETORNÁVEIS COM ALÇA REMOVÍVEL PARA PROCESSO CÍCLICO DE ABASTECIMENTO DE BEBIDAS", caracterizado por ser constituída de uma estrutura prismática retangular monobloco (1), ou caixa, cuja estrutura reticulada central possui entorno formado por duas faces laterais menores (2) e duas faces laterais maiores (3), sendo que as faces menores (2) são diferentes, as quais ostentam superiormente uma abertura ovalar, cujo contorno (2a) e superfície retangular adjacente (2b) inferiores estão recuadas para dentro da estrutura (1), em relação ao contorno superior (2c) e superfície súperolateral (2d), cuja abertura, logo abaixo da superfície retangular adjacente (2b), pode ostentar rebaixo trapezoidal (2e), tendo altura limitada no mesmo nível que a aresta inferior da superfície retangular adjacente (2b), ou rebaixos semi-foliares (2f), que consequentemente formam projeções voltadas para dentro da estrutura (1); as faces maiores (3) ostentam face central côncava (3a), cujo perímetro central e inferior prevê faces curvas (3b) , contíguas às arestas da estrutura plano-reticulada (4) contidas na face inferior da estrutura reticulada central, enquanto que entre as superfícies planas extremadas (3c) e dita face central côncava (3a) estão dispostos rebaixos semi-foliares (3d), que consequentemente formam projeções (3e) voltadas para dentro da estrutura (1), tendo altura limitada à aresta superior da face central côncava (3a) e superfícies planas extremadas (3c); o encontro interno das faces menores (2) e faces maiores (3) ostentam projeções abertas triangulo-semicirculares (3 f), enquanto que o perímetro superior da estrutura prismática retangular monobloco (1) ostenta um rebordo retângulo-anelar (3g) , enquanto que próximo ao perímetro superior e de forma centralizada estão dispostas aberturas ovalares (3h), de perímetro superior reforçado, através das quais estão introduzidas respectivas fisgas (6) contidas nos extremos de uma alça (7) arcada monobloco, de forma que esta sustente toda a estrutura prismática retangular monobloco (1); a estrutura reticulada central ostenta quinze espaços tubulares, distribuídas sequencialmente em forma de delta, de três em três espaços, sendo que onze espaços tubulares (5a) frontais e laterais de formato semicircular-semi hexagonal e quadro espaços tubulares (5b) centrais e hexagonais, sendo seus elementos verticalmente projetados e transversalmente solidários a estrutura plano-reticulada (4), formada por uma estrutura planar dotada de reforços lineares (4a), alternados por aberturas circulares centrais (4b), distribuídas de forma que seus centros coincidam com os vértices dos espaços tubulares (5a) e (5b), por aberturas semicirculares perimetrais (4c), distribuídos ao longo do perímetro da estrutura plano-reticulada (4) e por ressaltos (4d) quase contíguos linearmente aos rebaixos semi-foliares (3d) e encontro das faces laterais menores (2) e maiores (3), e as face laterais menores (2), formando rebordo e ressaltos (8) que se encaixam firmemente por dentro do rebordo retângulo-anelar (3g) de outra caixa (1) similar, quando empilhadas.
2. "CAIXA TRANSPORTADORA DE GARRAFAS RETORNÁVEIS COM ALÇA REMOVÍVEL PARA PROCESSO CÍCLICO DE ABASTECIMENTO DE BEBIDAS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por dita estrutura prismática retangular monobloco (1) ser passível de incorporar garrafas retornáveis dentro de seus quinze espaços tubulares (5a) e (5b), preferencialmente de 300mL, tanto cheias como vazias, dentro de um ciclo previamente planejado de abastecimento de bebidas envazadas, no qual dita caixa (1) contendo garrafas cheias é transportada da fábrica ao distribuidor, para que o consumidor troque por sua caixa (1) contendo garrafas vazias, que por sua vez é transportada do distribuidor para a fábrica, a fim de ser processada e abastecida, para retornar ao ciclo, sendo tais caixas passíveis de serem transportadas em veículos utilitários de qualquer porte, empilhadas verticalmente e higienizadas.
BR102016010617A 2016-05-11 2016-05-11 caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível para processo cíclico de abastecimento de bebidas BR102016010617A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016010617A BR102016010617A2 (pt) 2016-05-11 2016-05-11 caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível para processo cíclico de abastecimento de bebidas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016010617A BR102016010617A2 (pt) 2016-05-11 2016-05-11 caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível para processo cíclico de abastecimento de bebidas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102016010617A2 true BR102016010617A2 (pt) 2016-11-29

Family

ID=57472237

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102016010617A BR102016010617A2 (pt) 2016-05-11 2016-05-11 caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível para processo cíclico de abastecimento de bebidas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102016010617A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3812996A (en) Bottle carrying case
US8607981B2 (en) Grocery transport reusable container
US7322475B2 (en) Nestable crate for containers
US9266646B2 (en) Cutlery utensil dispensing package
US7699184B2 (en) Bottle carrier
US8746453B1 (en) Double-handle, stackable, pourable product container
US9637302B2 (en) Economically improved plastic bottle and package system
US20080035637A1 (en) Self-supporting liquid container for boxless storage, shipping and display
US20130240401A1 (en) Stackable, pourable product container
US4892207A (en) Bottled water container
US7036666B2 (en) Beverage tray with de-stacking pads and improved stacking detents
US20040256280A1 (en) Display tray and lid
US20160332776A1 (en) Stackable, pourable product container
BR102016010617A2 (pt) caixa transportadora de garrafas retornáveis com alça removível para processo cíclico de abastecimento de bebidas
US2995272A (en) Beverage bottle receptacle
BR112015001204B1 (pt) Contêiner para líquidos
CN213567201U (zh) 一种化妆品瓶加工用转运箱
JPH04267742A (ja) かよい箱
MXPA02000139A (es) Bandeja de baja profundidad, encajable en otra, para recipientes de fluidos.
JP2004182334A (ja) 液体を入れる容器の底部を上底にし,取手を付け,更に側面を多角形にして重ね置きや持ちやすくなるよう工夫したプラスチク容器。
ITMI20030190U1 (it) Recipiente accatastabile
KR102008071B1 (ko) 빈병 수거용 바구니
JP6139922B2 (ja) 容器
JPH05662U (ja) 集積包装用ラツク
EP3124390A1 (en) Bottle crate with removable divider element

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: anticipated publication
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2519 DE 16/04/2019.