BR102016004478A2 - Pneumatic suspension with conjugated spring aligned side to the roller - Google Patents

Pneumatic suspension with conjugated spring aligned side to the roller Download PDF

Info

Publication number
BR102016004478A2
BR102016004478A2 BR102016004478A2 BR 102016004478 A2 BR102016004478 A2 BR 102016004478A2 BR 102016004478 A2 BR102016004478 A2 BR 102016004478A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
spring
suspension
pneumatic
pneumatic suspension
air
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

SUSPENSÃO PNEUMÁTICA COM MOLA CONJUGADA ALINHADA LATERALMENTE À CARRETA
BREVE DESCRIÇÃO
[001] Trata a presente solicitação de patente de invenção de um inédito SUSPENSÃO PNEUMÁTICA COM MOLA CONJUGADA ALINHADA LATERALMENTE À CARRETA"configurado por uma suspensão pneumática (tipo fole) que é contornada por uma mola helicoidal que somente atuará mediante algum problema no sistema pneumático, ocasião em que o peso da carga recai sobre dita mola possibilitando o deslocamento da carreta normalmente, estando as suspensões alinhadas à lateral externa do chassi o que proporciona maior estabilidade ao conjunto.
CAMPO DE APLICAÇÃO
[002] A presente invenção pertence ao segmento de veículos de cargas pesadas, mais especificamente a suspensões de carretas e semirreboques. CONVENCIMENTO
[003] É sabido pelos técnicos no assunto que as carretas e semirreboques são fortemente exigidos nas estradas, e que requisitos como segurança, conforto e estabilidade estão de certa forma diretamente ligados ao bom funcionamento da suspensão. Em grande parte, as estradas percorridas por estes tipos de veículos são precárias, o que resulta em um elevado índice de quebra e demanda um alto grau de manutenção em praticamente todas as partes dos veículos principalmente nas suspensões.
[004] São conhecidas as suspensões mecânicas que utilizam simplesmente feixes de molas e as suspensões pneumática, essas mais modernas, na qual as molas convencionais são substituídas por balões de ar. Em ambos os modelos, a função do dispositivo é suportar a carga e absorver a energia gerada pelas deformidades encontradas nas pistas de rolamentos, energia essa que também tem parcela absorvida pelos pneus.
[005] As suspensões pneumáticas vêm ganhando espaço no segmento de transporte, principalmente no transporte de cargas frágeis e pesadas, uma vez que propicia uma série de benefícios como, por exemplo, a regulagem da altura da carreta/ veículo em relação a pista de rolamento, melhor absorção dos impactos, menor custo de manutenção (não necessita de lubrificação das articulações), etc. No entanto, na eventualidade de um vazamento de ar, a referida suspensão pneumática ficará sem nenhuma sustentação e a carga não encontrará batente obrigando a parada do veículo e, por conseguinte da viagem. Para que isso não ocorra, a manutenção dos foles deve se dar numa frequência alta. Qualquer contato da bolsa inflável com os outros componentes pode ocasionar rasgos, vazamentos e perda de eficiência do sistema. Mesmo com manutenções frequentes, fatores externos como pedras e objetos pontiagudos podem danificar as bolsas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[006] No atual estado da técnica são antecipados alguns documentos de patentes que se referema suspensões. Dentre eles merece destaque, o documento PI 0302177-7, intitulado "Módulo de Amortecedor de Mola Pneumática com Ajuste de Amortecimento com Base na Carga Interna" - trata de um conjunto de suspensão que inclui um amortecedor que possui um alojamento cheio de fluido hidráulico. Uma mola pneumática é sustentada no amortecedor e a mola pneumática inclui uma bexiga cheia de ar. Um conjunto de válvula é circundado pelo alojamento de fluido e pela bexiga. O conjunto de válvula está em comunicação com o fluido hidráulico e o ar. O ar manipula a válvula e ajusta o fluxo do fluido hidráulico através do amortecedor para ajustar o amortecimento com base na carga do veículo experimentada na mola pneumática.
[007] O documento acima utiliza recurso pneumático com hidráulico ao contrário do documento ora pleiteado que usa pneumático com mola (mecânico), portanto sendo total mente distinto.
[008] O M U 7603407-0, intitulado "Disposição Introduzida em Suspensão Pneumática" - descreve um sistema de suspensão pneumática, ideal para ser utilizada em caminhões para transporte de cargas frágeis, reboques, semirreboques, trens e qualquer outro veículo de transporte, que utiliza elastômero para flexibilizar e evitar quebras em pontos de torsão. O elastômero proporciona flexibilidade ao movimento normal da suspensão, sem deformar a estrutura durante seu trabalho, e tem a função de evitar tensões ou torsões de todo o sistema durante o trânsito normal ou sub esforço.O modelo proposto inclui nas zonas críticas polímeros de última geração (puarlon).
[009] A solução acima melhora a resistência do material (polímero) e assim aumenta a vida útil do mesmo, mas mesmo assim, com a borracha reforçada não garante 100% que não sofrerá danos por impacto el ou por algum objeto pontiagudo.
[010] O PI 9811075-6, intitulado "Feixe de Molas Híbrido e Sistema de Suspensão para Suportar um Eixo em um Veículo" - compreende um elemento de lâmina primário dotado de um primeiro módulo de elasticidade, uma superfície de tensão e uma superfície oposta de compressão. Pelo menos uma camada de material compósito é substancialmente paralela e ligada com a superfície de tensão do elemento de lâmina primário com pelo menos uma segunda camada de material compósito ligada com a superfície de compressão.
[011] O documento acima utiliza recurso mecânico, ou seja, o feixe primário com recurso polimérico nele aderido com o objetivo de otimizar a absorção de impacto ao contrário do documento ora pleiteado que usa pneumático com mola (mecânico), portanto sendo totalmente distinto.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[012] O objetivo da presente invençãoé propor uma suspensão que tenha o funcionamento pneumático como principal e na falta ou falha dessa passa a atuar a mola de conceito mecânico conjugada à primeira.
[013] Também é objetivo da presente invenção posicionar os foles da suspensão lateralmente ao chassi o que proporciona mais estabilidade ao conjunto.
DA INVENÇÃO
[014] Refere-se a presente invenção a uma“SUSPENSÃO PNEUMÁTICA COM MOLA CONJUGADA ALINHADA LATERALMENTE À CARRETA”compreende uma suspensão do tipo fole em cujo contornoda borracha se pronuncia uma mola helicoidal, que somente atuará mediante falta e/ ou falha do sistema pneumático.
[015] Com a falta ou falha desse sistema a tendência da carga é recair sobre a mola que se encontra em repouso numa cota pouco abaixo do raio de ação do sistema de pneumático. Assim, o veículo tem condições de continuar o deslocamento e/ ou movimento normalmente. Os foles conjugados com as molas são posicionados à linha lateral do chassi da carreta, o que proporciona maior estabilidade ao conjunto veículo.
VANTAGENS DA INVENÇÃO
[016] Em suma, a presente invenção apresenta como vantagens mais preponderantes: V Redundância na segurança - qualquer dano no sistema pneumático, o sistema mecânico passa a atuar imediatamente; V Maior estabilidade do veículo evitando possíveis tombamentos; S Maior confiabilidade; V Simplicidade construtiva; s Fácil implementação; s Ótima relação custo x benefício.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[017] A invenção será, a seguir, descrita em uma realização preferencial, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa: Figura 1: Vista em perspectiva de uma suspensão pneumática com mola conjugada alinhada lateralmente à carreta, com detalhe ampliado da suspensão pneumática com mola conjugada.
Figura 2: Vista em perspectiva explodida da suspensão pneumática com mola conjugada.
Figura 3: Vista frontal em corte da suspensão pneumática com mola conjugada.
Figura 4: Vista lateral de uma carreta mostrando corte lateral da suspensão pneumática com mola conjugada.
Figura 5: Vista superior de uma carreta mostrando corte superior da suspensão pneumática com mola conjugada.
Figura 6: Vista lateral em corte da suspensão pneumática com mola conjugada, mostrando atuação do sistema pneumático.
Figura 7: Vistaem corte lateral da suspensão pneumática com mola conjugada, mostrando atuação do sistema mecânico (mola).
Figura 8: Vista em perspectiva de um cavalo com uma carreta com a suspensão pneumática com mola conjugada, mostrando uso.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[018] 0“SUSPENSÃO PNEUMÁTICA COM MOLA CONJUGADA ALINHADA LATERALMENTE À CARRETA” se refere a uma suspensão (S) que no contorno do foledo sistema pneumático (1) utiliza uma mola (2) numa cota (X) pouco inferior que permanece em stand by até que dito sistema pneumático (1) falte ou falhe, ocasião em que a carga força a carcaça superior (3) da suspensão para baixo e sobre a mola (2) que passa a atuar, assim não havendo necessidade de parada do veículo, que tem a estabilidade melhorada pelo fato da suspensão (S) pneumática conjugada com mola estar posicionada lateralmente a linha externa (4) do chassi (C) da carreta (5).
[019] Mais particularmente, a invenção consiste de uma suspensão (S) que no contorno do fole, que abriga o sistema pneumático (1), é instalada uma mola (2) helicoidal de atuação mecânica, que tal o referido fole permanece enclausurada entre a carcaça superior (3) e a carcaça inferior (6) que abrigam os componentes necessários ao seu funcionamento, sendo que a mola (2) guarda uma cota (X) el ou distanciamento em relação a carcaça inferior (6), o suficiente para que não interfira no funcionamento da suspensão pneumática (1) que é a principal. A suspensão de mola, ou seja, a mecânica é secundária permanece em stand by e só atuará se, porventura houver alguma falha na suspensão pneumática (1) que cause o esvaziamento do fole e, por conseguinte, pela ação da gravidade o peso da carga ou mesmo da própria carroceria exercerá uma força descendente que obrigará a carcaça superior (3) vencer a cota (X) e fazer batente na parte de cima da mola (2).
[020] Assim, não haverá necessidade de interrupção do percurso do veículo e parada do mesmo. Para que a carcaça superior (3) faça esse pequeno percurso há um ponto de pivotamento axial (7) que viabiliza essa torção. Outrossim, a carcaça inferior (6) é solidaria e fixa aos eixos (8) de rolamento da carreta, tendo as panelas (P) de apoio concêntricas às panelas (P) da carcaça superior (3), o que garante o bom funcionamento da suspensão. Por fim, a suspensão (S) pneumática (1) conjugada com mola (2) é estrategicamente posicionada lateralmente a linha externa (4) do chassi (C) da carreta (5), e assim por aumentar a largura de atuação proporciona maior estabilidade ao veículo dificultando substancialmente o tombamento do mesmo principalmente em situações sob carga quando da passagem em desníveis na pista de rolamento.
[021] Tendo, portanto, sido descrita e ilustrada a melhor forma de realização atualmente contemplada para a concretização da presente inovação, no entanto, é para ser compreendido que, a presente invençãonão está limitada aos aspectos práticos da realização atualmente preferida, ilustradamente descrita, e que todas e tais modificações e variações devem ser consideradas como estando englobadas dentro do espírito e escopo da inovação.
REIVINDICAÇÕES

Claims (2)

1) “SUSPENSÃO PNEUMÁTICA COM MOLA CONJUGADA ALINHADA LATERALMENTE À CARRETA” caracterizado por no entorno do fole do sistema pneumático (1) ser instalada uma mola (2) helicoidal de atuação mecânica;tanto o fole do sistema pneumático, que funciona como suspensão principal, quanto a mola (2), que funciona como suspensão secundária, permanecem enclausurada entre a carcaça superior (3) e a carcaça inferior (6); a mola (2) guarda uma cota (X) e/ ou distanciamento em relação a carcaça inferior (6).
2) “SUSPENSÃO PNEUMÁTICA COM MOLA CONJUGADA ALINHADA LATERALMENTE À CARRETA” de acordo com a reivindicação 1 caracterizado peia suspensão (S) pneumática (1) conjugada com mola (2) estar posicionada lateralmente a linha externa (4) do chassi (C) da carreta (5).

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7832508B2 (en) Walking beam suspension for tracked vehicle
ES2845148T3 (es) Dispositivo de resorte para la suspensión de un automóvil
ES2924405T3 (es) Suspensión de vehículos
BR112012029168B1 (pt) Rolamento lateral completo para uso em carro vagão de carga ferroviário tipo-rolamento
ES2429767T3 (es) Suspensión de vehículo de doble hoja con un elemento de resorte en forma de J
EP2994369B1 (en) Suspension device for tracked vehicle
ES2704981T3 (es) Conjunto de válvula de control de altura para sistemas de eje/suspensión
ES2331990T3 (es) Sistema de control de muelles neumaticos para eje de elevacion de vehiculo.
ES2352113T3 (es) Suspensión de rueda para un vehículo sobre ruedas.
US20190359269A1 (en) A tracked vehicle comprising a tiltable suspended track assembly
WO2015067104A1 (zh) 气囊提升桥结构板簧悬架系统和具有其的汽车
US6752406B2 (en) Highway/rail trailer axle/suspension lift assembly
BRPI1013235B1 (pt) Suspensão de veículo e veículo
CN104002632A (zh) 一种汽车及其板簧悬架总成
ES2333869T3 (es) Dispositivo de chasis de vehiculo automovil.
US20080284123A1 (en) Suspension air spring lift kit
AU2002307353A1 (en) Lift axle suspension
CN102616246A (zh) 一种转向架转臂式轴箱定位装置
BR112019006820B1 (pt) Mecanismo de centralização/amortecimento de direção para um sistema de eixo/suspensão de veículo de trabalho pesado direcionável
KR101244535B1 (ko) 화물차량의 독립식 현가장치
ES2890728T3 (es) Tren de rodaje con un único par de ruedas izquierda y derecha independientes y medios de tope laterales, y vehículo ferroviario de piso bajo asociado
CN201415597Y (zh) 卡车驱动桥空气悬架
BR112012029166B1 (pt) Rolamento lateral inferior de dois estágios de atrito de peso vazio para uso em carro vagão de carga ferroviário
BR112020003012A2 (pt) barra para conjuntos de suspensão de sistemas de suspensão/eixo de veículo de serviço pesado
BR102016004478A2 (pt) Pneumatic suspension with conjugated spring aligned side to the roller