BR102015033001A2 - método para fornecer uma visualização global, e, sistema de conhecimento situacional - Google Patents

método para fornecer uma visualização global, e, sistema de conhecimento situacional Download PDF

Info

Publication number
BR102015033001A2
BR102015033001A2 BR102015033001A BR102015033001A BR102015033001A2 BR 102015033001 A2 BR102015033001 A2 BR 102015033001A2 BR 102015033001 A BR102015033001 A BR 102015033001A BR 102015033001 A BR102015033001 A BR 102015033001A BR 102015033001 A2 BR102015033001 A2 BR 102015033001A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
data
situational
user
situational knowledge
aircraft
Prior art date
Application number
BR102015033001A
Other languages
English (en)
Inventor
David Wendell Thompson
Gregory John Small
James Lee Cantrell Jr
Mark Hester
Original Assignee
Boeing Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Boeing Co filed Critical Boeing Co
Publication of BR102015033001A2 publication Critical patent/BR102015033001A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q50/00Information and communication technology [ICT] specially adapted for implementation of business processes of specific business sectors, e.g. utilities or tourism
    • G06Q50/40Business processes related to the transportation industry
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q10/00Administration; Management
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D45/00Aircraft indicators or protectors not otherwise provided for

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Business, Economics & Management (AREA)
  • Human Resources & Organizations (AREA)
  • Marketing (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Strategic Management (AREA)
  • Tourism & Hospitality (AREA)
  • Economics (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Entrepreneurship & Innovation (AREA)
  • Operations Research (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Primary Health Care (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)
  • Alarm Systems (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)

Abstract

método para fornecer uma visualização global, e, sistema de conhecimento situacional. um método para fornecer uma visualização global em tempo real de conhecimento situacional de operações de companhia aérea é fornecido. o método é implementado utilizando um sistema servidor de conhecimento situacional em comunicação com sistemas clientes e fontes de dados. o método inclui reunir uma pluralidade de dados de conhecimento situacional a partir de uma pluralidade de fontes de dados incluindo dados em tempo real, atualizar os dados de conhecimento situacional baseado em uma ou mais regras de negócio, ampliar os dados de conhecimento situacional atualizados e determinar se gerar um ou mais alertas baseado nos dados de conhecimento situacional ampliados.

Description

“MÉTODO PARA FORNECER UMA VISUALIZAÇÃO GLOBAL, E, SISTEMA DE CONHECIMENTO SITUACIONAL” FUNDAMENTO
[001] O campo da presente descrição se refere genericamente à visualização de informação de companhia aérea, e mais especificamente, ao fornecimento de uma visualização global de operações de companhia aérea.
[002] Empresas tais como companhias aéreas precisam conhecer a localização de sua aeronave e o estado e aeronave individual em uma frota, no solo e no ar. Portanto, existe uma necessidade por ter conhecimento situacional preciso em tempo real de todos os aspectos das operações da companhia aérea em qualquer parte do mundo para ser capaz de tomar decisões informadas e precisas. Conhecimento situacional se refere a um modelo mental internalizado do estado atual do ambiente de voo e forma uma “imagem” integrada que a característica central de organização a partir da qual ocorre toda a tomada de decisão e ação. Informação necessária pode incluir a localização de cada aeronave, o programa de voo para cada aeronave e o programa de manutenção para cada aeronave. Outras informações desejadas podem incluir detalhes a respeito de cada localização de aeroporto para cada aeronave, tal como as capacidades de manutenção do aeroporto ou proximidade para a aeronave, por exemplo, no caso de uma situação de emergência.
[003] Atualmente companhias aéreas podem apenas ser capazes de determinar uma e outra informação fragmentada necessária a partir da grande quantidade de dados disponíveis. Portanto, um operador deve acessar diversos sistemas para obter conhecimento situacional em tempo real ou em ambientes próximos a tempo real. Adicionalmente, alguma informação atualmente pode apenas estar disponível através de interação humana, tal como chamar um agente da companhia aérea em um portão em um aeroporto para determinar se um caminhão de combustível está estacionado junto à aeronave. Melhorar o conhecimento situacional de aeronave irá permitir tomada de decisão informada e rápida para manter ou restabelecer operações normais de companhia aérea.
SUMÁRIO
[004] Em um aspecto, um método implementado por computador para fornecer uma visualização global em tempo real de conhecimento situacional de operações de companhia aérea é fornecido. O método é implementado utilizando um sistema servidor de conhecimento situacional em comunicação com sistemas clientes e fontes de dados. O método inclui reunir uma pluralidade de dados de conhecimento situacional que incluem dados em tempo real a respeito de voos, aeronave e aeroportos, atualizar por meio do sistema servidor de conhecimento situacional os dados de conhecimento situacional baseado em uma ou mais regras de negócio, ampliar por meio do sistema servidor de conhecimento situacional atualizado os dados de conhecimento situacional baseado em dados históricos, e determinando se gerar um ou mais alertas baseado nos dados de conhecimento situacional ampliados.
[005] Em outro aspecto, um sistema de conhecimento situacional usado para fornecer uma visualização global em tempo real de operações de companhia aérea é fornecido. O sistema servidor de conhecimento situacional inclui um processador acoplado a um dispositivo de memória. O processador é programado para reunir uma pluralidade de dados de conhecimento situacional a partir de uma pluralidade de fontes de dados incluindo dados em tempo real a respeito de voos, aeronave, e aeroportos, atualizar os dados de conhecimento situacional baseado em uma ou mais regras de negócio, ampliar os dados de conhecimento situacional atualizados baseado em dados históricos, e determinar se gerar um ou mais alertas baseado nos dados de conhecimento situacional atualizados.
[006] Em ainda outro aspecto, pelo menos um meio de armazenagem legível por computador não transitório, que tem instruções executáveis por computador incorporadas nele é fornecido. Quando executadas por pelo menos um processador, as instruções executáveis por computador fazem com que o pelo menos um processador reúna uma pluralidade de dados de conhecimento situacional a partir de uma pluralidade de fontes de dados incluindo dados em tempo real relativos a voos, aeronave e aeroportos, atualizar os dados de conhecimento situacional baseado em uma ou mais regras de negócio, ampliar os dados de conhecimento situacional baseados em dados históricos, interpretar alertas baseado em dados atuais e históricos, receber um perfil de usuário incluindo um papel de usuário associado com um usuário a partir de um sistema cliente, determinar um subconjunto de dados de conhecimento situacional atualizados associados com o perfil de usuário baseado no papel de usuário, e transmitir o subconjunto determinado dos dados de conhecimento situacional atualizados para o sistema cliente. O sistema cliente é configurado para exibir o subconjunto dos dados de conhecimento situacional atualizados para o usuário.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[007] A figura 1 é um exemplo de conjunto de interfaces de usuário para exibir conhecimento situacional de uma companhia aérea incluindo uma visualização global e séries de visualizações aprofundadas.
[008] A figura 2 é um diagrama de blocos simplificado de um sistema para fornecer conhecimento situacional de operações de companhia aérea de acordo com um exemplo da presente descrição.
[009] A figura 3 ilustra um exemplo de configuração de um sistema cliente mostrado na figura 2 de acordo com um exemplo da presente descrição.
[0010] A figura 4 ilustra um exemplo de configuração de um sistema servidor mostrado na figura 2 de acordo com um exemplo da presente descrição.
[0011] A figura 5 é um fluxograma de um método para gerar e exibir informação integrada de operações de companhia aérea em tempo real para fornecer conhecimento situacional para um usuário utilizando a interface de usuário mostrada na figura 1 e o sistema mostrado na figura 2.
[0012] A figura 6 é um fluxograma de um processo para reunir informação de conhecimento situacional como está mostrado na figura 5.
[0013] A figura 7 é um fluxograma de um processo para categorizar alertas criados por meio de interpretar dados de conhecimento à vista de dados históricos como está mostrado na figura 5.
[0014] A figura 8 é um fluxograma de um processo para exibir os conjuntos de dados de conhecimento situacional específicos de um usuário como está mostrado na figura 5.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0015] As implementações descritas aqui são relativas a sistemas e métodos para fornecer conhecimento situacional de operações de companhia aérea. Mais especificamente, um sistema servidor de conhecimento situacional recebe dados em tempo real a respeito de voos, aeroportos e aeronave a partir de uma pluralidade de fontes de dados. O sistema servidor de conhecimento situacional coleta dados em tempo real para gerar uma imagem completa da companhia aérea como dados de conhecimento situacional. O sistema servidor de conhecimento situacional correlaciona os dados de conhecimento situacional com regras de negócio e dados históricos, e então determina se existe qualquer potencial ou impactos de programa vigente para criar alertas para usuários. Se o sistema servidor de conhecimento situacional detecta um alerta, o sistema servidor de conhecimento situacional inclui o alerta com dados de conhecimento situacional apresentados para os usuários e transmite o alerta para recuperação de interrupção. Em alguns exemplos, recuperação de interrupção pode ser um departamento da companhia aérea, enquanto em outros exemplos recuperação de interrupção pode ser um sistema de computador avançado. O servidor de conhecimento situacional filtra os dados de conhecimento situacional baseado em entrada de usuário de modo que dados responsivos são mostrados para o usuário. O sistema servidor de conhecimento situacional apresenta os dados de conhecimento situacional para o usuário em uma pluralidade de visualizações que permitem ao usuário observar em uma visualização global de operações da companhia aérea, isto é, no mundo todo, bem como “aprofundada” para ver dados selecionados para a aeronave individual em diversas localizações, aeroportos específicos, e localizações com aeroportos. Desta maneira, esta visualização geral combinada com capacidade de aprofundamento, permite ao usuário acessar de maneira eficiente dados para manter ou restabelecer operação normal de uma frota de aeronaves.
[0016] Estão descritos aqui sistemas de computador tal como sistema servidor de conhecimento situacional e sistemas de computador relacionados. Como descrito aqui, todos tais sistemas de computador incluem um processador e uma memória. Contudo, qualquer processador em um dispositivo computador referido aqui pode também se referir a um ou mais processadores, onde o processador pode estar em um dispositivo de computação ou uma pluralidade de dispositivos de computação atuando em paralelo. Adicionalmente, qualquer memória em um sistema computador referido aqui pode também se referir a uma ou mais memórias, onde as memórias podem estar em um sistema de computação ou uma pluralidade de sistemas de computação atuando em paralelo.
[0017] Como aqui utilizado, um processador pode incluir qualquer sistema programável que inclui sistemas utilizando microcontroladores, circuitos de conjunto de instrução limitada (RISC), circuitos integrados de aplicação específica (ASICs), circuitos lógicos, e qualquer outro circuito ou processador capaz de executar as funções descritas aqui. Os exemplos acima são apenas exemplos, e assim não são projetados para limitar de qualquer modo a definição e/ou o significado do termo “processador”.
[0018] Como aqui utilizado, o termo “banco de dados” pode se referir ou a um corpo de dados, um sistema de gerenciamento de banco de dados relacionai (RDBMS) ou a ambos. Como aqui utilizado, um banco de dados pode incluir qualquer coleção de dados incluindo bancos de dados hierárquicos, bancos de dados relacionais, bancos de dados de arquivos simples, bancos de dados relacionado a objeto, bancos de dados orientados para objeto, ou qualquer outra coleção estruturada de registros ou dados que são armazenados em um sistema computador. Os exemplos acima são apenas exemplos, e assim não são projetados para limitar de qualquer modo a definição e/ou o significado do termo banco de dados. Exemplos de RDBMSs incluem, porém não estão limitados para incluir, Banco de Dados Oracle®, MySQL, IBM® DB2, Servidor Microsoft® SQL, Sybase®, e PostgreSQL. Contudo qualquer banco de dados pode ser utilizado que possibilite os sistemas e métodos descritos aqui. (Oracle é marca comercial registrada de Oracle Corporation, Redwood Shores, Califórnia; IBM é uma marca comercial registrada de International Business Machines Corporation, Armonk, New York; Microsoft é uma marca comercial registrada de Microsoft Corporation, Redmond, Washington; e Sybase é uma marca comercial registrada de Sybase, Dublin, Califórnia.
[0019] Em um exemplo, um programa de computador é fornecido, e o programa é incorporado em um meio legível por computador, daqui em diante referido como um sistema. Em um exemplo, o sistema é executado em um sistema de computador único, sem requerer uma conexão a um computador servidor. Em outro exemplo, o sistema está sendo operado em um ambiente Windows® (Windows é uma marca comercial registrada de Microsoft Corporation, Redmond, Washington). Em ainda outro exemplo, o sistema é operado em um mês o ambiente de mainframe e um ambiente de servidor UNIX® (UNIX é uma marca comercial registrada de X/Open Company Limited localizada em Reading, Berkshire, United Kingdom). O aplicativo é flexível e projetado para operar em diversos ambientes diferentes sem comprometer qualquer funcionalidade principal. Em alguns exemplos o sistema inclui diversos componentes distribuídos entre uma pluralidade de dispositivos de computação. Um ou mais componentes pode estar na forma de instruções executáveis por computador incorporadas em um meio legível por computador.
[0020] Como aqui utilizado um elemento ou etapa descrito no singular e precedido com a palavra a ou um, deveria ser entendido como não excluindo os elementos plurais e ou etapas no plural, a menos que tal exclusão esteja explicitamente descrita. Além disto, referências a exemplo ou um exemplo da presente descrição, não são projetados para serem interpretados como excluindo a existência de exemplos adicionais que também incorporam os aspectos descritos.
[0021] Como aqui utilizado, os termos software e firmware são intercambiáveis e incluem qualquer programa de computador armazenado na memória para execução por um processador, incluindo memória RAM, memória ROM, memória EPROM, memória EEPROM, e memória RAM não volátil (NVRAM). Os tipos de memória acima são apenas exemplos e assim não são limitantes aos tipos de memória utilizáveis para armazenagem de um programa de computador.
[0022] Além disto, como aqui utilizado, o termo “tempo real” se refere a pelo menos um de proximidade no tempo para um da ocorrência de eventos associados, o tempo de medição e coleta de dados predeterminados, o tempo para processar os dados, e o tempo de uma resposta do sistema para os eventos e o ambiente. Estas atividades e eventos podem ocorrer substancialmente de maneira instantânea.
[0023] Os sistemas e processos não estão limitados aos exemplos específicos descritos aqui. Em adição, componentes de cada sistema e cada processo podem ser tomados práticos independentemente e separado de outros componentes e processos descritos aqui. Cada componente de processo também pode ser utilizado em combinação com outros pacotes e processos de montagem.
[0024] A figura 1 é um exemplo estabelecido de interfaces de usuário 100 para exibir conhecimento situacional que uma companhia aérea incluindo uma visualização global 101 e séries de visualizações aprofundadas. Interfaces de usuário 100 incluem visualização global 101 de um mapa global 102 para exibir uma visualização geral global de conhecimento situacional de uma companhia aérea no mapa global 102. A visualização global 101 apresenta rotas de voo ativas 104, posições em tempo real de aeronave 106 (também conhecida como aeronave) em rotas de voo ativas 104, e aeroportos de interesse 108. No exemplo rotas de voo ativas 104 são baseadas em planos de voo arquivados. No exemplo posições em tempo real de aeronave 106 são baseadas em informação a partir da aeronave, por exemplo, transmissões ADS-B ou fontes independentes, por exemplo a partir de radar de solo ou a partir de rastreamento por satélite.
[0025] A interface de usuário 100 também fornece outras visualizações de itens de interesse; estas visualizações adicionais incluem uma visualização de mapa de área 110, uma visualização de aeroporto 112, uma visualização de aeronave 122 e uma visualização de portão 132. A visualização de mapa de área 110 é uma aproximação em visualização de área de mapa global 102 que apresenta rota de voo 104, aeronave 106 e aeroportos 108 dentro de uma aproximação na área de mapa 103 do mapa global 102. Em alguns exemplos a visualização global 101 é dividida em uma pluralidade de áreas de mapa predeterminadas 103. Em outros exemplos o usuário pode selecionar uma área de mapa 103 no mapa global 102, por exemplo, aproximando para uma área selecionada no mapa global 102 para abrir na visualização de mapa de área 110.
[0026] A visualização de aeroporto 112 abre quando um usuário seleciona um aeroporto 108 de uma das outras visualizações. A visualização de aeroporto 112 apresenta informação a respeito do aeroporto selecionado 108, incluindo um mapa de aeroporto 114, instalações de manutenção 116, instalações de aeroporto 118, e uma lista de aeronaves 120 que estão atualmente no aeroporto 108. Instalações de manutenção 116 podem incluir uma lista de todos os hangares no aeroporto 108 e se cada um está aberto ou fechado. As instalações de aeroporto 118 podem incluir detalhes a respeito de pontes telescópicas no aeroporto 108, quaisquer NOTAMs (informação para aviadores) relacionadas ao aeroporto 108, ou uma listagem de portões e se cada um está disponível ou ocupado, o tempo de espera atual no ponto de verificação de segurança, e se existe uma área de alfândega de aeronave internacional no aeroporto 108. A lista de aeronaves 120 pode incluir uma lista de aeronaves 106 no solo no aeroporto 108, por exemplo, aquelas aeronaves 106 que precisam passar por alfândega internacional e aquelas aeronaves 106 que passaram alfândega internacional.
[0027] A visualização de aeronave 122 abre quando um usuário seleciona uma aeronave 106 a partir de uma das outras visualizações. A visualização de aeronave 122 apresenta informação específica de aeronave para a aeronave selecionada 106 incluindo uma imagem 124 da aeronave 106, informação da aeronave 126, informação de voo 128 e informação de manutenção da aeronave 130. A informação de aeronave 126 pode incluir número de cauda, modelo principal e menor, o número total de assentos, número de assentos em cada seção, e localização atual da aeronave 106. Informação de voo 128 pode incluir aeroportos de partida e de destino, países sendo sobrevoados ETA prevista e ETA programada para a aeronave 106. Informação de manutenção 130 inclui itens MEL (lista de equipamento mínimo) importantes atuais, próxima manutenção programada para a aeronave 106 incluindo tipo, data, e localização, o número máximo de horas antes que manutenção seja requerida, e número máximo de pousos antes que manutenção seja requerida.
[0028] A visualização de portão 132 fornece informação específica de portão do aeroporto para o portão selecionado, incluindo uma imagem atual 134 de uma aeronave 106 no portão, suporte de solo 136, estado da aeronave em tempo real 138, e estado da tripulação em tempo real 140. Suporte de solo 136 pode incluir informação a respeito de alimentação, combustível, água e serviços de bagagem, e o estado atual para cada um (por exemplo no portão, não no portão). O estado da aeronave 138 pode incluir a atividade de manutenção (isto é, nenhuma ou tempo de completação programado), uma lista de itens importantes MEL (lista de equipamento mínimo), e a quantidade de combustível a bordo. Estado da tripulação 140 pode incluir informação para cada membro da tripulação designado para o próximo voo, tal como localização atual de cada membro da tripulação, por exemplo, no aeroporto ou em outro voo, ou se cada membro da tripulação está atualmente com permissão legal (“legal”) para voar, e o número de horas antes que um membro da tripulação não tenha permissão (“ilegal”) para voar.
[0029] As diferentes visualizações são interconectadas de modo que um usuário pode apenas ver a informação desejada selecionando itens na visualização atual de usuário. A partir da visualização global 101 a interface de usuário 100 permite a um usuário selecionar uma área de mapa 103, uma aeronave 106 ou um aeroporto 108, para abrir visualização de mapa de área 110, visualização de aeronave 122, e visualização de aeroportos 112, respectivamente. A partir da visualização de área de mapa 110 um usuário pode selecionar uma área de mapa menor, uma aeronave 106, ou um aeroporto 108 mostrado na visualização de mapa de área, para abrir a visualização de mapa de área 110, visualização de aeronave 122 e visualização de aeroporto 112, respectivamente.
[0030] Na visualização de aeroporto 112 o usuário pode selecionar a área de mapa associada 103 para ver a área ao redor do aeroporto 108. O usuário pode também selecionar um portão do aeroporto selecionado 108 para acessar a visualização de portão 132. O usuário pode também selecionar uma aeronave 106 na lista de aeronaves 120 para acessar a visualização de aeronave 122 para aquela aeronave 106. O usuário pode também selecionar a visualização global 101.
[0031] Na visualização de aeronave 122 o usuário pode selecionar a área de mapa associada 103 para ver a visualização de mapa de área 110 da área ao redor da aeronave selecionada 106. Adicionalmente, na visualização de aeronave 122 o usuário pode selecionar o aeroporto mais recentemente partido 108, o aeroporto de destino 108 ou o aeroporto no qual a aeronave selecionada está atualmente em 108 para acessar a visualização de aeroporto 112 para aquele aeroporto 108. Adicionalmente, o usuário pode acessar a visualização de portão 132 a partir da visualização de aeronave 122 se um portão associado com a aeronave selecionada 106 está mostrado. O usuário pode também selecionar a visualização global 101.
[0032] Na visualização de portão 132 o usuário pode acessar a visualização de aeronave 122 para a aeronave 106 no portão. O usuário pode também selecionar a visualização de aeroportos 112 para o aeroporto 108 associado com o portão.
[0033] Através desta pluralidade de visualizações um usuário é capaz de acessar a informação a respeito do estado atual de voos, aeroportos, aeronave e a companhia aérea como um todo. O usuário ganha uma visualização geral sobre as operações atuais da companhia aérea enquanto sendo capaz de aprofundar para informações de detalhes como necessário.
[0034] A figura 2 é um diagrama de blocos simplificado de um sistema para fornecer conhecimento situacional de operações de companhia aérea de acordo com um exemplo da presente descrição. O sistema 200 inclui um sistema servidor de conhecimento situacional 212 configurado para fornecer informação em tempo real a respeito de voos 104, aeronave 106 e aeroportos 108 (mostrado na figura 1) para um usuário melhorar o conhecimento situacional do usuário. Como descrito abaixo em mais detalhe, o sistema servidor de conhecimento situacional 212, é configurado para receber uma pluralidade de dados atuais a partir de uma pluralidade de fontes de dados 222 incluindo dados em tempo real a respeito de voos 104, aeronave 106 e aeroportos 108, gera dados de conhecimento situacional a partir da pluralidade de dados atuais, atualiza os dados de conhecimento situacional baseado em uma ou mais regras de negócio, receber a partir de um sistema cliente 214 (também conhecido como um dispositivo de computação cliente) um perfil de usuário incluindo um papel de usuário associado com um usuário, determina um subconjunto dos dados de conhecimento situacional atualizados associado com o perfil do usuário baseado no papel do usuário, e transmite para o sistema cliente 214 o subconjunto determinado de informação onde o sistema cliente 214 é configurado para exibir o subconjunto de informação para o usuário.
[0035] No exemplo, sistemas clientes 214 são computadores que incluem um navegador de rede ou um aplicativo de software que possibilita a sistemas clientes 214 acessar sistema servidor de conhecimento situacional 212 utilizando a Internet ou outra rede de computador. Mais especificamente, sistemas clientes 214 são acoplados em comunicação com a Internet ou outra rede de computador através de diversas interfaces, incluindo, porém, não limitadas a, pelo menos uma de uma rede tal como a Internet, uma rede de área local (LAN) uma rede de área ampla (WAN) ou uma rede digital de serviços integrados (ISDN), uma conexão discada, uma linha assinante digital (DSL), uma conexão de telefone celular e um modem a cabo. Sistemas clientes 214 podem ser qualquer dispositivo capaz de se comunicar com o sistema servidor de conhecimento situacional 212 incluindo, porém, não limitado a um computador de mesa, um computador laptop, um assistente digital pessoal (PDA), um telefone celular, um telefone inteligente, um “tablet”, um “phablet”, ou outro equipamento conectável baseado em rede.
[0036] Um servidor de banco de dados 216 é acoplado em comunicação com um banco de dados 220 que armazena dados. Em um exemplo o banco de dados 220 inclui dados de conhecimento situacional, perfis de usuário, regras de negócio e dados históricos. Regras de negócio podem incluir, por exemplo, tarefas definidas pelo usuário requeridas para serem realizadas na aeronave 106 desde o pouso até a decolagem, quantas horas restantes cada membro de tripulação de cabine tem permissão para estar em serviço, regulamentos da aeronave e regulamentos da companhia aérea. Informação histórica pode incluir, por exemplo, rotas passadas para cada aeronave, tempos de retomo em cada aeroporto, alertas passados, e aspectos passados com cada aeronave e aeroporto. Em alguns exemplos, o banco de dados 220 é armazenado de maneira remota do sistema servidor de conhecimento situacional 212. Em alguns exemplos o banco de dados 220 é descentralizado. No exemplo, uma pessoa pode acessar o banco de dados 220 através de informação de sistemas clientes 214 registrando no sistema servidor de conhecimento situacional 212 como descrito aqui.
[0037] Uma ou mais fontes de dados 222 são acopladas em comunicação com o sistema servidor de conhecimento situacional 212. Como descrito em detalhe abaixo, a uma ou mais fontes de dados 222 fornece informação substancialmente em tempo real a respeito dos voos 104, aeronave 106 e aeroportos 108 que o sistema 200 está monitorando. Fontes de dados 222 incluem qualquer método ou dispositivo que possa fornecer informação atualizada para o sistema servidor de conhecimento situacional 212. Fontes de dados 222 podem ser baseadas em solo ou fontes baseadas no ar. Exemplos de fontes de dados 222 podem incluir, porém não estão limitadas a, informação de voo automatizada a partir da aeronave 106, informação introduzida por um agente no portão, verificações de entrada eletrônicas a partir de operários de manutenção ou tripulação de solo, câmaras que observam portões individuais, e qualquer outra fonte de informação que fornece informação para o sistema servidor de conhecimento situacional 212 que permita a ele operar como descrito.
[0038] A figura 3 ilustra um exemplo de configuração de sistema cliente 214 mostrado na figura 2 de acordo com um exemplo da presente descrição. O dispositivo computador usuário 302 é operado por um usuário 301. O usuário 301 interage com o dispositivo computador usuário 302 através da entrada 320 e saída de mídia 315. A entrada 320 é fornecida para o processador 305 para executar instruções. O dispositivo computador usuário 302 pode incluir, porém não está limitado a sistemas clientes 214 e fontes de dados 222 (ambos mostrados na figura 2). O dispositivo computador usuário 302 inclui um processador 305 para executar instruções. Em alguns exemplos, instruções executáveis são armazenadas em uma memória 310. A memória 310 é qualquer dispositivo que permite informação tal como instruções executáveis ou dados de transação serem armazenados e recuperados. A memória e 310 pode incluir um ou mais meios legíveis por computador. O processador 305 pode utilizar uma interface de comunicação 325 acoplada em comunicação a um dispositivo remoto tal como um sistema servidor de conhecimento situacional 212 (mostrado na figura 2). A interface de comunicação 325 pode incluir, por exemplo, uma rede com fio ou sem fio, adaptador de rede e/ou um transmissor-receptor de dados sem fio para utilização com a rede de telecomunicações móvel. O processador 305 pode fornecer informação para o usuário 301 através de pelo menos uma saída de mídia 315.
[0039] A entrada 320 recebe entrada a partir do usuário 301. O usuário 301 pode utilizar a entrada 320 para, sem limitação, selecionar e/ou introduzir um ou mais itens para fornecer informação de conhecimento situacional adicional. A entrada 320 pode incluir, por exemplo, um teclado, um dispositivo de apontar, um mouse, uma caneta, um painel sensível ao toque, por exemplo uma almofada de toque ou uma tela de toque, um dispositivo de entrada biométrico e/ou um dispositivo de entrada de áudio. A entrada 320 pode ocorrer através de uma interface de usuário. Uma interface de usuário pode incluir entre outras possibilidades um navegador de rede e/ou um aplicativo cliente. Navegadores de rede possibilitam a usuários tal como o usuário 301 exibir e interagir com mídia e outra informação tipicamente embutida em uma página de rede ou um local de rede. Um aplicativo cliente permite ao usuário 301 interagir com, por exemplo, sistema servidor de conhecimento situacional 212. Um dispositivo de entrada 320 pode também funcionar como um dispositivo de saída de saída de mídia 315.
[0040] O processador 305 executa instruções executáveis por computador para implementar aspectos da descrição. O processador 305 pode incluir uma ou mais unidades de processamento, por exemplo, em uma configuração multi-núcleos. Em alguns exemplos o processador 305 é transformado para um microprocessador de finalidade especial executando instruções executáveis por computador ou sendo programado de outra maneira. Por exemplo, o processador 305 pode ser programado com instruções tal como ilustrado na figura 8.
[0041] Estão armazenadas na memória 310, por exemplo, instruções legíveis por computador, utilizadas pelo processador 305 para fornecer uma interface de usuário para o usuário 301 através da saída de mídia 315 e, opcionalmente, receber e processar entrada 320. Por exemplo, pelo menos um de memória 310 e processador 305 pode ser armazenado por um serviço em nuvem.
[0042] A saída de mídia 315 é qualquer componente capaz de transportar informação a partir do processador 305 para o usuário 301. Em alguns exemplos a saída de mídia 315 inclui um adaptador de saída (não mostrado) tal como um adaptador de vídeo e/ou um adaptador de áudio. O adaptador de saída é acoplado operacionalmente ao processador 305 e operacionalmente acoplado a um dispositivo de saída tal como um dispositivo mostrador (por exemplo, um tubo de raio catodo (CRT), mostrador de cristal líquido (LCD), mostrador diodo emissor de luz (LED) ou mostrador de tinta eletrônica) ou um dispositivo de saída de áudio (por exemplo ou um alto-falante ou fones de ouvido). Em alguns exemplos a saída de mídia 315 é configurada para exibir uma interface gráfica de usuário, (por exemplo, um navegador e/ou um aplicativo cliente) para o usuário 301. Uma interface gráfica de usuário pode incluir, por exemplo, um mapa global com voo atual, informação de aeronave e aeroporto, ou uma imagem de uma aeronave com informação situacional correndo sobre a aeronave com seus itens de voo e manutenção. A saída de mídia 315 pode também funcionar como um dispositivo de entrada 320.
[0043] A figura 4 ilustra um exemplo de configuração de sistema servidor de conhecimento situacional 212 mostrado na figura 2 de acordo com um exemplo da presente descrição. O sistema servidor 401 pode incluir, porém não está limitado a sistema servidor de conhecimento situacional 212 e servidor de banco de dados 216 (mostrado na figura 2). O sistema servidor 401 também inclui uma interface de comunicação 415 para interagir com sistemas clientes (mostrado na figura 2), processador 405 para executar instruções que podem incluir uma ou mais unidades de processamento (por exemplo em uma configuração multi-núcleos), memória 410 para instruções legíveis por computador, e interface de armazenagem 420 para comunicar com o banco de dados 434.
[0044] A interface de comunicação 415 é capaz de se comunicar com um dispositivo remoto tal como outro sistema servidor 401 sistemas clientes 214 e fontes de dados 222 (todos mostrados na figura 2). Por exemplo, a interface de comunicação 415 pode receber solicitações a partir de sistemas clientes 214 (mostrado na figura 2) através de interface de comunicações (mostrado na figura 3) que pode receber dados a partir de fontes de dados (mostrado na figura 2).
[0045] O processador 405 executa instruções executáveis por computador para implementar aspectos da descrição. Em alguns exemplos o processador 405 é transformado em um microprocessador de finalidade especial executando instruções executáveis por computador ou sendo programado de outra maneira. Por exemplo o processador 405 é programado com instruções tal como ilustrado nas figuras 5-8. O processador 405 pode também ser acoplado operacionalmente à memória 410. O processador 405 pode também ser acoplado operacionalmente ao banco de dados 434. Em alguns exemplos o processador 405 é acoplado operacionalmente ao banco de dados 434 através da interface de armazenagem 420.
[0046] A memória 410 é qualquer dispositivo que permite informação tal como instruções executáveis e/ou dados de transação serem armazenados e recuperados. Existem por exemplo armazenados na memória 410 instruções legíveis por computador utilizadas pelo processador 405. Por exemplo, pelo menos um de memória 410 e processador 405 pode ser armazenado por um serviço em nuvem.
[0047] A interface de armazenagem 420 é qualquer componente capaz de fornecer ao processador 405 acesso ao banco de dados 434. A interface de armazenagem 420 pode incluir, por exemplo, um adaptador de ligação de tecnologia avançada (ATA), um adaptador ATA serial (SATA), um adaptador de interface de sistema de pequeno computador (SCSI), controlador RAID, um adaptador SAN, um adaptador de rede, e/ou qualquer componente que forneça ao processador 420 acesso ao banco de dados 434.
[0048] O banco de dados 434 é qualquer hardware operado por computador adequado para armazenar e/ou recuperar dados tal como, porém, não limitado a dados associados com o banco de dados 220 (mostrado na figura 2). Em alguns exemplos o banco de dados 434 é integrado no sistema servidor 401. Por exemplo, o sistema servidor 401 pode incluir um ou mais drives de disco rígido como banco de dados 434. Em outros exemplos o banco de dados 434 é externo ao sistema servidor 401 e pode ser acessado por uma pluralidade de dispositivos computadores servidores 401. Por exemplo, o banco de dados 434 pode incluir uma rede de área de armazenagem (SAN), um sistema de armazenagem ligado à rede (NAS) e/ou diversas unidades de armazenagem tal como discos rígidos e/ou discos de estado sólido em um sistema redundante de configuração de discos econômicos (RAID).
[0049] A figura 5 é um fluxograma de um método 500 para gerar e exibir informação integrada de operações de companhia aérea em tempo real para fornecer conhecimento situacional para um usuário. Gerar informação de operações de companhia aérea em tempo real é realizado por fontes de dados 222, sistema servidor de conhecimento situacional 212 e banco de dados 220 (mostrado na figura 2). Usuários são dotados de informação de conhecimento situacional através do sistema cliente 214 (mostrado na figura 2) utilizando interfaces de usuário 100 (mostrado na figura 1).
[0050] No exemplo, o fluxograma começa definindo o conjunto de dados de conhecimento situacional 502 por meio do sistema servidor de conhecimento situacional 212. O conjunto de dados de conhecimento situacional 512 define que dados são coletados. No exemplo o conjunto de dados de conhecimento situacional 502 pode ser fornecido por um ou mais usuários ou administradores do sistema servidor de conhecimento situacional 212 (mostrado na figura 2) e pode ser pré-definido antes da ativação do sistema servidor de conhecimento situacional 212, mudado enquanto o sistema servidor de conhecimento situacional 212 está operacional, ou ambos.
[0051] O sistema servidor de conhecimento situacional 212 reúne dados de conhecimento situacional 514 a partir de uma pluralidade de fontes de dados 222 (mostrado na figura 2). No exemplo, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 recebe dados atuais que incluem dados em tempo real a respeito de voos 104, aeronaves 106 e aeroportos 108 a partir de uma pluralidade de fontes de dados 222. Os dados atuais podem incluir, porém não estão limitados a informação requerida para interfaces de usuário 100 (mostrado na figura 1). O sistema servidor de conhecimento situacional 212 analisa os dados atuais recebidos para gerar dados de conhecimento situacional baseado em aplicar os dados atuais ao conjunto de dados de conhecimento situacional.
[0052] O sistema servidor de conhecimento situacional 212 correlaciona os dados de conhecimento situacional com uma ou mais regras de negócio 506. Regras de negócio podem incluir, porém não estão limitadas a, tarefas definidas pelo usuário requeridas para serem realizadas na aeronave 106 do pouso até a decolagem, quantas horas restantes cada membro de tripulação de cabine é permitido estar em serviço, regulamentos da aeronave e regulamentos da companhia aérea. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 interpreta os dados situacionais à vista de dados históricos 508 para determinar qualquer padrão correspondente. Por exemplo, se a aeronave 106 no aeroporto 108 leva 45 minutos para retomar (desembarcar passageiro, serviço, embarcar passageiros), e a aeronave tem apenas 22 minutos restantes no programa antes que deva partir do aeroporto 108, então isto impacta na programação, isto é interrupção, levanta um alerta para recuperação de interrupção.
[0053] Se quaisquer alertas são levantados depois de interpretar os dados da informação de conhecimento situacional, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 transmite um alerta para recuperação de interrupção 512. Em alguns exemplos o sistema servidor de conhecimento situacional 212 transmite uma mensagem e-mail para um ou mais usuários associados com recuperação de interrupção. Em outros exemplos, o alerta pode ser uma ou mais mensagens de texto, uma mensagem eletrônica para um sistema computador de recuperação de interrupção, uma notificação “instantânea” que aparece em um ou mais mostradores de computador, ou qualquer outro método de notificação que forneça a funcionalidade como descrita aqui.
[0054] O sistema servidor de conhecimento situacional 212 aplica um perfil de usuário para cada usuário ativo ao conjunto de dados de conhecimento situacional 514 para determinar cada subconjunto específico de usuário, de dados de conhecimento situacional. Cada perfil de usuário define um papel de usuário para o usuário associado, que inclui limitações nos dados que o usuário correspondente pode acessar. Por exemplo, o sistema 200 monitora diversas companhias aéreas (isto é, a companhia aérea A, companhia aérea B, companhia aérea C) onde as companhias aéreas podem estar em competição uma com a outra. Se o perfil de usuário de A indica que o usuário A trabalha para a companhia aérea A então o sistema servidor de conhecimento situacional 212 filtra o conhecimento situacional para determinar o subconjunto dos dados de conhecimento situacional que o usuário A pode acessar, para apenas aqueles dados para a companhia aérea A. Em outro exemplo, o usuário B é de uma companhia que contratou para fazer manutenção na aeronave 106 da companhia aérea B e companhia aérea C em um aeroporto específico 108. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 irá determinar o subconjunto dos dados de conhecimento situacional para o usuário B que incluem dados da companhia aérea B e da companhia aérea C, porém somente onde são aplicáveis àquele subconjunto de aeronave sob contrato de manutenção para a companhia que emprega o usuário B.
[0055] O sistema servidor de conhecimento situacional 212 transmite a informação de conhecimento situacional específico de usuário para cada sistema cliente 214 que então apresenta o subconjunto específico dados de conhecimento situacional 516 na interface 100. Em alguns exemplos o sistema servidor de conhecimento situacional 212 pode estar no controle do sistema cliente 214 e controla o que é apresentado para o usuário nas interfaces 100. Em outros exemplos, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 está em comunicação com o sistema cliente 214 e transmite o subconjunto de dados de conhecimento situacional para o sistema cliente 214. O sistema cliente 214 recebe o subconjunto de dados de conhecimento situacional e apresenta os dados para o usuário em interfaces 100.
[0056] O sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se os dados de conhecimento situacional mudaram 518. Se a determinação é que os dados de conhecimento situacional mudaram 518, então o sistema servidor de conhecimento situacional 212 reúne dados de conhecimento situacional 504. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 continua sua malha para manter os dados de conhecimento situacional como atualizados e precisos. Se a determinação é que os dados de conhecimento situacional não mudaram 518, então o sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se o usuário mudou a visualização em 520 a partir de uma das interfaces de usuário 100 para outra interface de usuário 100. No exemplo as visualizações de interface são a visualização global 101, a visualização de mapa de área 110, a visualização de aeroportos 112, a visualização de aeronave 122 e a visualização de portão 132, todas mostradas na figura 1. Em alguns exemplos quando o usuário muda a visualização, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 transmite um novo subconjunto de dados de conhecimento situacional específicos para aquela visualização para o sistema cliente 214 exibir. O método 500 continua a ciclização através das etapas até que o sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina que todos os usuários saíram 522 do sistema 200.
[0057] A figura 6 é um fluxograma de um método 600 para reunir informação de conhecimento situacional 504 como está mostrado na figura 5. O método 600 pode ser implementado por um dispositivo de computação, por exemplo, sistema servidor de conhecimento situacional 212 (mostrado na figura 2).
[0058] No exemplo, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 reúne informação de mapa global 602 para visualização global 101 mostrada na figura 1. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 recupera informação para todos os aeroportos de destino e partida 604. Em alguns exemplos o sistema servidor de conhecimento situacional 212 solicita a informação a partir da fonte de dados correspondente 222 (mostrado na figura 2). Em outros exemplos o sistema servidor de conhecimento situacional 212 recebe automaticamente a informação a partir de fonte de dados 222 em uma base regular e recorrente. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 recupera a informação de localização atual para a aeronave atualmente no ar 606. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 recupera informações de rota de voo para todos os voos em rota 608.
[0059] O sistema servidor de conhecimento situacional 212 reúne informação de aeroporto 610 para visualização de aeroporto el2 e visualização de portão 132 (ambas mostradas na figura 1). O sistema servidor de conhecimento situacional 212 recupera uma lista de aeronaves em cada aeroporto 612. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 recupera informação a respeito de instalações de manutenção em cada aeroporto 614. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 recupera informação a respeito do suporte em solo em cada aeroporto 616.
[0060] O sistema servidor de conhecimento situacional 212 reúne informação de aeronave para 618 visualização de aeronave 122 (mostrado na figura 1). O sistema servidor de conhecimento situacional 212 recupera informação a respeito da tripulação designada para cada aeronave 620. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 recupera a informação de manutenção para cada aeronave 622. Adicionalmente, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 recupera os alertas ativos 624, por exemplo alertas que foram determinados 510 e transmitidos 512, como mostrado na figura 5.
[0061] A figura 7 é um fluxograma de um processo 700 para categorizar alertas criados interpretando dados de conhecimento situacional à vista de dados históricos 508 como mostrado na figura 5. O processo 700 pode ser implementado por um dispositivo de computação, por exemplo, sistema servidor de conhecimento situacional 212 (mostrado na figura 2).
[0062] No exemplo, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 recebe um alerta 702 e determina se o programa é interrompido 704. Se a determinação é que o programa é interrompido 702, então o sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se as interrupções são de menos do que 5 minutos 706. Se a interrupção é menor do que 5 minutos, então o sistema servidor de conhecimento situacional 212 ajusta um alerta de interrupção para o estágio 1 e para a cor vermelha 708. O estágio representa a severidade da interrupção e a cor representa se programa está atualmente interrompido (vermelho) ou potencialmente interrompido (amarelo). Se a interrupção não é menor do que 5minutos 706, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se a interrupção é menor do que 20 minutos 710. Se a interrupção é menor do que 20 minutos 710, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 ajusta o alerta de interrupção para estágio 3 e vermelho 712. Se a interrupção não é menor do que 20minutos 710, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 estabelece o alerta de interrupção para estágio 9 e vermelho 714.
[0063] Se a determinação é que o programa não é interrompido 704, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se a interrupção potencial está dentro de 5 minutos,716. Se a interrupção potencial está dentro de 5 minutos, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 ajusta o alerta de interrupção para estágio 1 e para a cor amarela 718. Se a interrupção potencial não está dentro de 5 minutos 716, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se a interrupção potencial está dentro de 20 minutos 720. Se a interrupção potencial está dentro de 20 minutos o sistema servidor de conhecimento situacional 212 ajusta o alerta de interrupção para estágio 3 e amarelo 722. Se a interrupção potencial não está dentro de 20 minutos 720, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 ajusta o alerta de interrupção para estágio 9 e amarelo 724.
[0064] A figura 8 é um fluxograma de um processo 800 para exibir o subconjunto específico de usuário de dados de conhecimento situacional 516 (mostrado na figura 5). O processo 800 pode ser implementado por um dispositivo de computação, por exemplo, sistema cliente 214 (mostrado na figura 2). Em alguns exemplos o sistema servidor de conhecimento situacional 212 transmite um subconjunto específico de usuário de dados de conhecimento situacional para o sistema cliente de usuário 214 quando ele muda e o sistema cliente 214 divide o subconjunto de dados de conhecimento situacional para exibir a visualização que o usuário seleciona. Em outros exemplos o sistema servidor de conhecimento situacional 212 recebe uma seleção de uma visualização que o usuário deseja ver e transmite o subconjunto de dados de conhecimento situacional associados com aquela visualização selecionada para o sistema cliente 214 para exibir para o usuário. Em qualquer caso o sistema cliente 214 apresenta informação de conhecimento situacional a partir do sistema servidor de conhecimento situacional 212 utilizando interfaces 100 (mostrado na figura 1).
[0065] Em um exemplo, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se o usuário está observando visualização global 802 que corresponde à visualização global 101 (mostrado na figura 1). Se o usuário está observando visualização global 802 o sistema servidor de conhecimento situacional 212 apresenta o mapa global 804, superpõe a informação de conhecimento situacional global específica de usuário 806 e superpõe 808 quaisquer alertas específicos do usuário. O usuário observa a informação superposta sobre a visualização global 101 e pode decidir que ação tomar incluindo comutar para outra visualização para aprofundar para informação adicional selecionando uma aeronave 106 aeroportos 108 ou área de mapas 103 visível na visualização global 101. Se o usuário está observando a visualização de mapa de área 810 que corresponde à visualização de mapa de área 110 (mostrado na figura 1), o sistema servidor de conhecimento situacional 212 apresenta a área de mapas selecionada por usuário 812, superpõe a informação de conhecimento situacional de área específica de usuário 814 e superpõem quaisquer alertas específicos de usuário para a área de mapa 816. O usuário observa a informação superposta sobre a visualização de mapa de área 110 e pode decidir que ação tomar incluindo comutar para outra visualização para aprofundar para mais informação selecionando uma aeronave 106, ou aeroporto 108 no visível na informação superposta. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se o usuário está observando visualização de aeroporto 818 correspondente à visualização de aeroporto 112 (mostrado na figura 1). Se o usuário está observando a visualização de aeroporto 818, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 apresenta 820 o mapa de aeroporto para o aeroporto selecionado 108 (mostrado na figura 1) superpõe a informação de conhecimento situacional de aeroporto específica de usuário 822 e superpõe quaisquer alertas de interrupção de programa específicas de usuário para aquele aeroporto 824. O usuário observa a informação superposta sobre a visualização de aeroportos 112 e pode decidir que ação tomar incluindo comutar para outra visualização para aprofundar para outra informação selecionando uma aeronave 106 ou aeroporto 108 visível na informação superposta. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se o usuário está observando a visualização de portão de aeroporto 826 que corresponde à visualização de portão 132 mostrada na figura 1. Se o usuário está observando a visualização de portão 826, o sistema servidor de conhecimento situacional 212 apresenta um mapa ou imagem do portão selecionado 828 superpõe a informação de conhecimento situacional de portão específico de usuário 830 e superpõe quaisquer alertas de interrupção de programa específicos de usuário para aquele portão 832. O usuário observa a informação superposta na visualização de portão 132 e pode decidir que ação tomar incluindo expandir qualquer informação naquela visualização ou comutar para outra visualização para aprofundar para outra informação selecionando uma aeronave 106 visível na informação superposta. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se o usuário está observando a visualização de aeronave 834 correspondente à visualização de aeronave 122 (mostrado na figura 1). Se o usuário está observando a visualização de aeronave 834 o sistema servidor de conhecimento situacional 212 apresenta imagem da aeronave 836, superpõe a informação de conhecimento situacional de aeronave específica de usuário 838, e superpõe qualquer alerta de interrupção de programa específico de usuário para aquela aeronave 840. O usuário observa a informação superposta sobre a visualização de aeronave 122 e pode decidir que ação tomar incluindo expandir qualquer informação naquela visualização.
[0066] Em outro exemplo o sistema cliente 214 determina se o usuário está observando a visualização global 802 correspondente à visualização global 101 mostrada na figura 1. Se o usuário está observando a visualização global 802 o sistema cliente 214 apresenta o mapa global 804, superpõe a informação de conhecimento situacional global específica de usuário 806, e superpõe 808, quaisquer alertas específicos de usuário. Se o usuário está observando a visualização de mapa de área 810 correspondente à visualização de mapa de área 110 (mostrado na figura 1) o sistema cliente 214 apresenta a área de mapa selecionada por usuário 812, superpõe a informação de conhecimento situacional de área específica de usuário 814 e superpõe quaisquer alertas específicos de usuário para área de mapa 816. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se o usuário está observando visualização de aeroporto 818 correspondente à visualização de aeroporto 112 (mostrado na figura 1). Se o usuário está observando a visualização de aeroporto o sistema cliente 214 apresenta 820 o mapa de aeroporto para o aeroporto selecionado 108 (mostrado na figura 1), superpõe a informação de conhecimento situacional de aeroporto específica de usuário 822 e superpõe quaisquer alertas de interrupção de programa específicos de usuário para aquele aeroporto 824. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se o usuário está observando visualização de portão de aeroporto 826 correspondente à visualização de portão 132 (mostrado na figura 1). Se o usuário está observando a visualização de portão 826, o sistema cliente 214 apresenta um mapa ou imagem do portão selecionado 828, superpõe a informação de conhecimento situacional de portão específica de usuário 830 e superpõe quaisquer alertas de interrupção de programa específicos de usuário para aquele portão 832. O sistema servidor de conhecimento situacional 212 determina se o usuário está observando visualização de aeronave 834 correspondente a visualização de aeronave 122 (mostrada na figura 1). Se o usuário está observando visualização de aeronave 834, o sistema cliente 214 apresenta a imagem de aeronave 836, superpõe a informação de conhecimento situacional de aeronave específica de usuário 838 e superpõe quaisquer alertas de interrupção de programa específico de usuário para aquela aeronave 840.
[0067] Além disto, a descrição compreende exemplos de acordo com as seguintes cláusulas: Clausula 1. Um método implementado por computador para fornecer uma visualização global em tempo real de conhecimento situacional de operações de companhia aérea, o método implementado utilizando um sistema servidor de conhecimento situacional em comunicação com sistemas clientes e fontes de dados, o método compreendendo reunir a partir de uma pluralidade de fontes de dados uma pluralidade de dados de conhecimento situacional incluindo dados substancialmente em tempo real a respeito de voos, aeronaves e aeroportos; atualizar por meio do sistema servidor de conhecimento situacional os dados de conhecimento situacional baseado em uma ou mais regras de negócio, ampliar por meio do sistema servidor de conhecimento situacional os dados de conhecimento situacional atualizados baseado em dados históricos, e determinar se gerar um ou mais alertas baseado nos dados de conhecimento situacional ampliados.
Cláusula 2. O método de acordo com a cláusula 1, ainda compreendendo receber a partir de um sistema cliente um perfil de usuário incluindo um papel de usuário associado com um usuário; determinar um subconjunto dos dados de conhecimento situacional atualizados associados com o perfil de usuário, baseado no papel de usuário; e transmitir para o sistema cliente o subconjunto determinado dos dados de conhecimento situacional atualizados onde o sistema cliente é configurado para exibir o subconjunto dos dados de conhecimento situacional atualizados para um usuário.
Cláusula 3. O método de acordo com a cláusula 1, no qual reunir dados de conhecimento situacional a partir de uma pluralidade de fontes de dados ainda compreende receber atualizações periódicas, receber atualizações sempre que dados mudam em tempo real, e solicitar informação atualizada.
Cláusula 4. O método de acordo com a cláusula l, no qual reunir dados de conhecimento situacional a partir de uma pluralidade de fontes de dados ainda compreende receber a partir de uma pluralidade de fontes de dados uma pluralidade de dados atuais incluindo dados em tempo real a respeito de voos, aeronave e aeroportos, e gerar os dados de conhecimento situacional baseado na pluralidade de dados atuais e um conjunto de dados definidos pelo usuário.
Cláusula 5. O método de acordo com a cláusula 1 no qual a uma ou mais regras de negócio incluem pelo menos uma de regras definidas por usuário para eventos, condições e ações.
Cláusula 6. O método de acordo com a cláusula 1, ainda compreendendo interpretar por meio do sistema servidor de conhecimento situacional alertas baseado em dados atuais e históricos.
Cláusula 7: Um método de acordo com a cláusula 6, no qual ampliar os dados de conhecimento situacional baseado em dados históricos ainda compreende interpretar dados atuais e históricos para determinar mudanças em tendências.
Cláusula 8: Um método de acordo com a cláusula 6, no qual interpretar alertas baseado em dados históricos e atuais ainda compreende determinar se o alerta é um tipo de interrupção real de programa ou um tipo de interrupção potencial e determinar o estágio do alerta.
Cláusula 9. Um método de acordo com a cláusula 2, no qual determinar o subconjunto dos dados de conhecimento situacional atualizados ainda compreende receber a partir do sistema cliente uma visualização selecionada de usuário; e determinar o subconjunto de dados de conhecimento situacional atualizado baseado na vista selecionada de usuário.
Cláusula 10. Um método de acordo com a cláusula 2, no qual transmitir para o sistema cliente o subconjunto determinado dos dados de conhecimento situacional atualizados ainda compreende organizar os dados de conhecimento situacional para uma pluralidade de visualizações.
Cláusula 11. Um método de acordo com a cláusula 10, no qual a pluralidade de visualizações inclui uma visualização global, uma visualização de área, uma visualização para cada aeroporto, uma visualização para cada aeronave, uma visualização para cada portão de aeroporto.
Cláusula 12. Um sistema de conhecimento situacional utilizado para fornecer uma visualização global em tempo real de operações de companhia aérea, dito sistema servidor de conhecimento situacional compreendendo um processador acoplado a um dispositivo de memória, dito processador programado para reunir uma pluralidade de dados de conhecimento situacional a partir de uma pluralidade de fontes de dados e incluindo dados em tempo real a respeito de voos, aeronave e aeroportos; atualizar os dados de conhecimento situacional baseado em uma ou mais regras de negócio; ampliar os dados de conhecimento situacional atualizados baseado em dados históricos e determinar se gerar um ou mais alertas baseado nos dados de conhecimento situacional ampliados.
Cláusula 13. O sistema servidor de conhecimento situacional da cláusula 12, no qual o pelo menos um processador e ainda programado para receber um perfil de usuário incluindo um papel de usuário associado a um usuário a partir de um sistema cliente; determinar um subconjunto dos dados de conhecimento situacional atualizado associado com o perfil de usuário baseado no papel de usuário; e transmitir o subconjunto determinado dos dados de conhecimento situacional atualizado para o sistema cliente, no qual o sistema cliente é configurado para exibir o subconjunto dos dados de conhecimento situacional atualizado para um usuário.
Cláusula 14. O sistema servidor de conhecimento situacional da cláusula 12, no qual o pelo menos um processador é ainda programado para receber atualizações periódicas, receber atualizações sempre que dados mudam em tempo real, e solicitar informação atualizada.
Cláusula 15. O sistema servidor de conhecimento situacional da cláusula 12, no qual o pelo menos um processador é ainda programado para receber uma pluralidade de dados atuais a partir de uma pluralidade de fontes de dados, incluindo dados em tempo real a respeito de voos, aeronave e aeroportos, e gerar os dados de conhecimento situacional baseado na pluralidade de dados atuais de um conjunto de dados definidos por usuário.
Cláusula 16. O sistema servidor de conhecimento situacional da cláusula 12, no qual a uma ou mais regras de negócio incluem pelo menos um de regras definidas por usuário para eventos, condições e ações.
Cláusula 17. O sistema servidor de conhecimento situacional da cláusula 12, no qual o pelo menos um processador é ainda programado para interpretar os dados atuais e históricos para determinar mudanças em tendências.
Cláusula 18. O sistema servidor de conhecimento situacional da cláusula 12, no qual o pelo menos um processador é ainda programado para interpretar alertas baseado nos dados atuais e históricos; determinar se o alerta é um tipo de interrupção de programa vigente ou tipo de interrupção potencial, e determinar o estágio do alerta.
Cláusula 19. Pelo menos um meio de armazenagem legível por computador não transitório que tem instruções executáveis por computador embutidas nele, no qual quando executadas por pelo menos um processador, as instruções executáveis por computador fazem com que pelo menos um processador reúna uma pluralidade de dados de conhecimento situacional a partir de uma pluralidade de fontes de dados, incluindo dados em tempo real a respeito de voos, aeronave e aeroportos; atualizar os dados de conhecimento situacional baseado em uma ou mais regras de negócio, ampliar os dados de conhecimento situacional baseado em dados históricos, interpretar alertas baseado em dados atuais e históricos, receber um perfil de usuário incluindo um papel de usuário associado com um usuário a partir de um sistema cliente; determinar o subconjunto dos dados de conhecimento situacional atualizado associados com o perfil de usuário baseado no papel de usuário, e transmitir o subconjunto determinado dos dados de conhecimento situacional atualizado para o sistema cliente, no qual o sistema cliente é configurado para exibir o subconjunto de dados de conhecimento situacional atualizados para o usuário.
Cláusula 20. Meio de armazenagem legível por computador da cláusula 19 no qual as instruções executáveis por computador ainda fazem com que pelo menos um processador receba uma pluralidade de dados atuais a partir de uma pluralidade de fontes de dados, incluindo dados em tempo real a respeito de voos, aeronave e aeroportos, gerar os dados de conhecimento situacional baseado na pluralidade de dados atuais de um conjunto de dados definidos por usuário; interpretar dados atuais e históricos para determinar mudanças em tendências; determinar se o alerta é um tipo de interrupção de programa vigente ou tipo de interrupção potencial, determinar o estágio do alerta, receber uma visualização selecionada de usuário a partir do sistema cliente, determinar o subconjunto de dados de conhecimento situacional atualizados baseado na visualização selecionada de usuário e organizar os dados de conhecimento situacional em uma pluralidade de visualizações.
[0068] Como aqui utilizado o termo “meios legíveis por computador não transitórios” é projetado para ser representativo de qualquer dispositivo tangível baseado em computador implementado em qualquer método ou tecnologia para armazenagem de informação em curto prazo e longo prazo, tal como instruções legíveis por computador, estruturas de dados, módulos e submódulos de programa, ou outros dados em qualquer dispositivo. Portanto, os métodos descritos aqui podem ser codificados como instruções executáveis incorporadas em um meio legível por computador não transitório, tangível, incluindo sem limitação um dispositivo de armazenagem e/ou um dispositivo de memória. Tais instruções quando executadas por um processador fazem com que o processador realize pelo menos uma porção dos métodos descritos aqui. Além disto, como utilizado aqui, o termo “meios legíveis por computador não transitórios” inclui todos os meios legíveis por computador tangíveis, incluindo sem limitação dispositivos de armazenagem em computador não transitórios, incluindo sem limitação de meios voláteis e não voláteis e meios removíveis e não removíveis, tal como o firmware e armazenagem física e virtual em CD-ROMs, DVDs, e qualquer outra fonte digital, tal como uma rede na Internet, bem como ainda ser um meio digital não desenvolvido, com a única exceção sendo um sinal de propagação transitório.
[0069] As implementações descritas aqui são relativas a sistemas e métodos para fornecer conhecimento situacional de operações de companhia aérea, mais especificamente, um sistema servidor de conhecimento situacional recebe dados em tempo real a respeito de voos, aeroportos e aeronave a partir de uma pluralidade de fontes de dados. O sistema servidor de conhecimento situacional coleta dados em tempo real para gerar uma imagem completa da companhia aérea, como dados de conhecimento situacional. O sistema servidor de conhecimento situacional correlaciona os dados de conhecimento situacional com regras de negócio e dados históricos para determinar se existem quaisquer impactos de programa reais ou potenciais. Se o sistema servidor de conhecimento situacional detecta um impacto de programa potencial, o sistema servidor de conhecimento situacional transmite um alerta para recuperação de interrupção. O sistema servidor de conhecimento situacional filtra os dados de conhecimento situacional baseado na visualização do usuário de modo que os dados corretos sejam mostrados para a pessoa correta. O sistema servidor de conhecimento situacional apresenta os dados de conhecimento situacional para o usuário em uma pluralidade de visualizações que permitem ao usuário observar em uma visualização global as operações da companhia aérea sempre para observar um portão e aeronave individual. Desta maneira, esta visualização geral combinada com capacidade de aprofundar permite ao usuário acessar de maneira eficiente dados para manter ou restabelecer operação normal.
[0070] Esta descrição escrita utiliza exemplos para divulgar diversas implementações incluindo o melhor modo, e também para possibilitar a qualquer pessoa versada na técnica a tomar práticas as diversas implementações incluindo fazer e/ou utilizar quaisquer dispositivos, sistemas e realizar quaisquer métodos incorporados. Outros exemplos podem ocorrer àqueles versados na técnica. Tais outros exemplos são projetados para estarem dentro do escopo das reivindicações, se tiverem elementos estruturais que não difiram da linguagem literal das reivindicações, ou se incluírem elementos estruturais equivalentes, com diferenças não substanciais a partir da linguagem literal das reivindicações. O escopo patenteável da descrição está definido pelas reivindicações.
REIVINDICAÇÕES

Claims (18)

1. Método para fornecer uma visualização global em tempo real de conhecimento situacional de operações de companhia aérea, o método implementado utilizando um sistema servidor de conhecimento situacional em comunicação com sistemas clientes e fontes de dados, o método caracterizado pelo fato de compreender: reunir (504) a partir de uma pluralidade de fontes de dados (222) uma pluralidade de dados de conhecimento situacional incluindo dados substancialmente em tempo real a respeito de voos (104), aeronave (106) e aeroportos (108); atualizar por meio do sistema servidor de conhecimento situacional (212) os dados de conhecimento situacional baseado em uma ou mais regras de negócio (506); ampliar por meio do sistema servidor de conhecimento situacional os dados de conhecimento situacional atualizados baseado em dados históricos (508); e determinar se gerar um ou mais alertas (624, 702) baseado nos dados de conhecimento situacional ampliados.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreender receber a partir de um sistema cliente (214) um perfil de usuário incluindo um papel de usuário associado com um usuário; determinar o subconjunto (516) dos dados de conhecimento situacional atualizados associado com o perfil de usuário baseado no papel de usuário; e transmitir para o sistema cliente o subconjunto determinado dos dados de conhecimento situacional atualizado, no qual o sistema cliente é configurado para exibir o subconjunto dos dados de conhecimento situacional atualizado para o usuário.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de reunir dados de conhecimento situacional a partir de uma pluralidade de fontes de dados ainda compreender: receber atualizações periódicas; receber atualizações sempre que dados mudam em tempo real; e solicitar informação atualizada.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de reunir dados de conhecimento situacional a partir de uma pluralidade de fontes de dados ainda compreender: receber a partir de uma pluralidade de fontes de dados (222) uma pluralidade de dados atuais incluindo dados em tempo real a respeito de voo (104), aeronave (106) e aeroportos (108); e gerar os dados de conhecimento situacional baseado na pluralidade de dados atuais de um conjunto de dados definidos pelo usuário (502).
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de uma ou mais regras de negócio incluírem pelo menos uma de regras definidas por usuário para eventos, condições e ações.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreender interpretar por meio do sistema servidor de conhecimento situacional alertas baseado em dados atuais e históricos.
7. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de ampliar os dados de conhecimento situacional baseado em dados históricos ainda compreender interpretar dados atuais e históricos para determinar mudanças em tendências.
8. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de interpretar alertas baseado em dados atuais e históricos ainda compreender: determinar se o alerta é um tipo de interrupção de programa vigente ou tipo de interrupção potencial; e determinar o estágio do alerta.
9. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de determinar um subconjunto dos dados de conhecimento situacional atualizados ainda compreender: receber a partir do sistema cliente uma vista selecionada de usuário; e determinar o subconjunto de dados de conhecimento situacional atualizado baseado na visualização selecionada do usuário.
10. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de transmitir para o sistema cliente o subconjunto determinado dos dados de conhecimento situacional atualizado ainda compreender organizar os dados de conhecimento situacional em uma pluralidade de visualizações.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de a pluralidade de visualizações incluir uma visualização global (101, 802), uma visualização de área (110), um a visualização para cada aeroporto (112), uma visualização para cada aeronave (122) e uma visualização para cada portão de aeroporto (132).
12. Sistema de conhecimento situacional (200) utilizado para fornecer uma visualização global em tempo real de operações de companhia aérea, dito sistema servidor de conhecimento situacional compreendendo um processador acoplado a um dispositivo de memória, dito processador programado para: reunir (504) uma pluralidade de dados de conhecimento situacional a partir de uma pluralidade de fontes de dados (222) incluindo dados em tempo real a respeito de voos (104) aeronave (106) e aeroportos (108); atualizar os dados de conhecimento situacional baseado em uma ou mais regras de negócio (506); ampliar os dados de conhecimento situacional atualizados baseado em dados históricos (508), e determinar se gerar um ou mais alertas (624, 702) baseado nos dados de conhecimento situacional ampliados.
13. Sistema de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o pelo menos um processador ser ainda programado para: receber um perfil de usuário incluindo um papel de usuário associado a um usuário a partir de um sistema cliente (214), determinar o subconjunto (516) dos dados de conhecimento situacional atualizados associados com o perfil de usuário baseado no papel de usuário; e transmitir o subconjunto determinado dos dados de conhecimento situacional atualizado para o sistema cliente, no qual o sistema cliente é configurado para exibir o subconjunto dos dados de conhecimento situacional atualizado para o usuário.
14. Sistema de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o pelo menos um processador ser ainda programado para: receber atualizações periódicas; receber atualizações sempre que dados mudarem em tempo real; e solicitar informação atualizada.
15. Sistema de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o pelo menos um processador ser ainda programado para: receber uma pluralidade de dados atuais a partir de uma pluralidade de fontes de dados incluindo dados em tempo real a respeito de voos, aeronave e aeroportos; e gerar os dados de conhecimento situacional baseado na pluralidade de dados atuais de um conjunto de dados definido por usuário.
16. Sistema de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de a uma ou mais regras de negócio incluírem pelo menos uma de regras definidas por usuário para eventos, condições e ações.
17. Sistema de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o pelo menos um processador ser ainda programado para interpretar dados atuais e históricos para determinar mudanças em tendências.
18. Sistema de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o pelo menos um processador ser ainda programado para: interpretar alertas baseado em dados atuais e históricos; determinar se o alerta é um tipo de interrupção de programa vigente ou tipo de interrupção potencial; e determinar o estágio do alerta.
BR102015033001A 2015-03-31 2015-12-30 método para fornecer uma visualização global, e, sistema de conhecimento situacional BR102015033001A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/674,386 US9862501B2 (en) 2015-03-31 2015-03-31 Method and systems for integrated global view of operations

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102015033001A2 true BR102015033001A2 (pt) 2017-01-24

Family

ID=54707666

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015033001A BR102015033001A2 (pt) 2015-03-31 2015-12-30 método para fornecer uma visualização global, e, sistema de conhecimento situacional

Country Status (6)

Country Link
US (1) US9862501B2 (pt)
EP (1) EP3076345A1 (pt)
JP (1) JP6727867B2 (pt)
CN (1) CN106023045A (pt)
BR (1) BR102015033001A2 (pt)
CA (1) CA2913739C (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2018195972A1 (zh) * 2017-04-28 2018-11-01 深圳市大疆创新科技有限公司 一种数据处理方法、装置及系统
US10522045B2 (en) * 2017-09-13 2019-12-31 The Boeing Company Flight schedule disruption awareness systems and methods
US10467910B2 (en) * 2017-09-13 2019-11-05 The Boeing Company Flight schedule disruption awareness systems and methods

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20020049535A1 (en) 1999-09-20 2002-04-25 Ralf Rigo Wireless interactive voice-actuated mobile telematics system
US9218742B2 (en) * 2006-03-14 2015-12-22 Passur Aerospace, Inc. System and method for airport noise monitoring
US20080010107A1 (en) 2006-07-10 2008-01-10 Small Gregory J Methods and systems for providing a global view of airline operations
WO2008063238A2 (en) 2006-07-10 2008-05-29 The Boeing Company Methods and systems for aircraft departure enhanced situational awareness and recovery
US7747382B2 (en) 2006-07-10 2010-06-29 The Boeing Company Methods and systems for real-time enhanced situational awareness
FR2908218B1 (fr) * 2006-11-07 2014-08-15 Thales Sa Dispositif d'aide a la navigation d'un aeronef dans une zone aeroportuaire
US7755516B2 (en) * 2007-08-20 2010-07-13 The Boeing Company Traffic display system, aircraft including the display system and method of displaying off-scale traffic in the display system
US20090187449A1 (en) 2008-01-22 2009-07-23 Van Tulder Paul A System and method for managing unscheduled maintenance and repair decisions
CN101539931A (zh) * 2009-04-21 2009-09-23 中国民航大学 一种航班动态信息数据整合器及处理方法
US9697736B2 (en) * 2009-06-16 2017-07-04 Passur Aerospace, Inc. Tracking of suspect aircraft
JP5404265B2 (ja) * 2009-09-08 2014-01-29 三菱電機株式会社 監視装置、監視方法および監視プログラム
US20110246002A1 (en) * 2010-04-02 2011-10-06 Cloudahoy Inc. Systems and methods for aircraft flight tracking and analysis
CN102097014B (zh) * 2011-02-14 2012-06-27 北京民航中天科技有限责任公司 航班地面保障服务指挥调度系统
US10026046B2 (en) 2011-05-20 2018-07-17 Aspen Technology, Inc. Rundown blending optimization apparatus and method
GB2496884A (en) 2011-11-24 2013-05-29 Ge Aviat Systems Ltd System for controlling operation of an airline
GB2500390A (en) * 2012-03-19 2013-09-25 Ge Aviat Systems Ltd Audio-visual briefing for flight-crew with data relevant to particular flight phases
US20120218127A1 (en) * 2012-05-10 2012-08-30 Christopher Finley Kroen Terminal Intelligent Monitoring System
US20140033120A1 (en) 2012-07-26 2014-01-30 David BENTAL System and methods for presenting market analyses using intuitive information presentation
CN103839445B (zh) * 2013-12-03 2016-08-17 海丰通航科技有限公司 一种通航集成塔台系统

Also Published As

Publication number Publication date
CA2913739A1 (en) 2016-09-30
CA2913739C (en) 2021-01-26
EP3076345A1 (en) 2016-10-05
CN106023045A (zh) 2016-10-12
US9862501B2 (en) 2018-01-09
JP2017016633A (ja) 2017-01-19
US20160288920A1 (en) 2016-10-06
JP6727867B2 (ja) 2020-07-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11897625B2 (en) Risk assessment framework
US9460629B2 (en) Flight trajectory optimization and visualization tool
EP2779047A1 (en) System and method for estimating maintenance task durations
US10529240B2 (en) System and method for intelligently mining information and briefing an aircrew on conditions outside the aircraft
CN103680215A (zh) 低空航空服务站
US20220335837A1 (en) Flight management method and system using same
BR102015033001A2 (pt) método para fornecer uma visualização global, e, sistema de conhecimento situacional
US20200051459A1 (en) Adaptive flight training tool
EP3118579B1 (en) System and method for integrating temporary data into flight management systems
Harris Air pressure: temporal hierarchies in Nepali aviation
Chandra et al. Operational Complexity in Performance-Based Navigation (PBN) Arrival and Approach Instrument Flight Procedures (IFP)
CN114566067B (zh) 机场跑道监测方法、系统、电子设备和存储介质
Loe et al. Visualization of Business Intelligence Insights into Aviation Accidents
US9672229B2 (en) Data selection for transport sector
Gałązkowski et al. The strategy of training staff for a new type of helicopter as an element of raising the security level of flight operations
Harris et al. Error on the flight deck: Interfaces, organizations, and culture
Helmrich et al. Complexity of increasing knowledge flows: the 2022 Southwest Airlines Scheduling Crisis
Pamplona et al. Human factor analysis when implementing performance-based navigation procedures in aviation
KR20240072839A (ko) 도심 항공 교통을 위한 교통 관리 시스템
Chandra et al. Operational Complexity in Performance-Based Navigation Arrival and Approach Flight Operations
Tadjdeh New Tool to Assist Acquisition Workforce
Tadjdeh Raytheon System Could Counter Cyberattacks
EP3312696A2 (en) Systems for aircraft message monitoring
CN116012021A (zh) 一种往返联程旅客保护系统和方法
Trial CAA PAPER 2004/12

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]