BR102015028154A2 - curativo de atuação sob pressão negativa concomitante a aplicação de substâncias líquidas no leito de feridas - Google Patents
curativo de atuação sob pressão negativa concomitante a aplicação de substâncias líquidas no leito de feridas Download PDFInfo
- Publication number
- BR102015028154A2 BR102015028154A2 BR102015028154A BR102015028154A BR102015028154A2 BR 102015028154 A2 BR102015028154 A2 BR 102015028154A2 BR 102015028154 A BR102015028154 A BR 102015028154A BR 102015028154 A BR102015028154 A BR 102015028154A BR 102015028154 A2 BR102015028154 A2 BR 102015028154A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- negative pressure
- dressing
- wound
- wound bed
- application
- Prior art date
Links
Landscapes
- Media Introduction/Drainage Providing Device (AREA)
- Materials For Medical Uses (AREA)
Abstract
resumo curativo de atuação sob pressão negativa concomitante a aplicação de substâncias líquidas no leito de feridas. refere-se a um curativo (1) desenvolvido em uma unidade (2) estrutural base em polímero pronto para ser utilizado em qualquer parte do corpo, que compreende um vazio estanque a ser preenchido por esponja (3) hidrofóbica de poliuretano com placa de resina sintética recoberta com fita autocolante(p) e um prolongamento lateral (9) em filme de poliuretano (4), para auxiliar a fixação do curativo na pele,sendo que de um lado de tal unidade (2) se destaca uma entrada (5) para ligação da pressão negativa (6), e no lado simétrico e oposto uma segunda entrada (7) para posicionamento da conexão ao equipo com a substância (8) líquida a irrigar o leito da ferida (f) concomitante a ação terapêutica da pressão negativa.
Description
“CURATIVO DE ATUAÇÃO SOB PRESSÃO NEGATIVA CONCOMITANTE A APLICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS LÍQUIDAS NO LEITO DE FERIDAS” BREVE DESCRIÇÃO
[0001] Trata a presente solicitação de patente de invenção de um inédito “CURATIVO DE ATUAÇÃO SOB PRESSÃO NEGATIVA CONCOMITANTE A APLICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS LÍQUIDAS NO LEITO DE FERIDAS" que refere-se a um curativo confeccionado em uma unidade estrutural única polimérica totalmente pronto para ser utilizado cuja disposição construtiva permite a associação da terapêutica com pressão negativa tópica e a irrigação contínua e sistemática no leito das feridas com substâncias sabidamente eficientes no tratamento.
CAMPO DE APLICAÇÃO
[0002] A presente invenção pertence ao segmento médico e pode ser aplicada na rede hospitalar e pré-hospitalar (ambulâncias, zonas de catástrofe e desastre). CONVENCIMENTO
[0003] Para melhor entendimento do pedido de patente ora pleiteado segue parte do texto extraído de um artigo de revisão literária, recente em língua portuguesa, que explana a confecção do curativo convencional com a utilização de pressão negativa: RevMed (São Paulo). 2010 jul. - dez.; 89 (3/4):142-6.
[0004] “Devido à dificuldade em se obter bons resultados nos tratamentos das feridas complexas, foi proposto no ano de 1997 por Argenta e Morykwas a utilização de pressão negativa (VacuumAssistedClosure - V.A.C.® - KCL, USA) como método auxiliar para tratamento de feridas. A pressão negativa atua no leito da ferida através de esponja hidrofóbica de poliuretano conectada por um tubo plástico à bomba de vácuo. A pressão pode ser ajustada de 50 a 125 mmHg e usada de forma contínua ou intermitente. Esse sistema é usado colocando quantidade suficiente de esponja no leito da ferida para cobrir toda sua extensão e vedando-a com filme transparente, obtendo-se assim um selo hermeticamente fechado. A bomba ao ser ligada produz pressão negativa no sistema e na ferida. Essa pressão negativa promovería drenagem do excesso de fluidos do leito da ferida e do espaço intersticial, reduzindo a população bacteriana e o edema, além de aumentar o fluxo sanguíneo local e a formação de tecido de granulação, efeitos que levariam à melhor cicatrização da ferida.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[0005] 0 atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes referentes ao tema em apreço. Dentre esses documentos, está presenteoM U 9001831-1, intitulado "Aparelho Portátil para Curativo a Vácuo com Dispositivo Opcional para Curativos Irrigados" que se refere a um aparelho constituído de um motor gerador de vácuo, com diversos botões funcionais, cuja função é determinar a pressão a ser utilizada, aumentando ou diminuindo o seu valor até a pressão ideal, quando será fixada pela trava de segurança, sendo qualquer alteração dessa avidada pelo alarme luminoso e sonoro. Os curativos apresentam-se em kits prontos e estéreis e terão as dimensões conforme com as necessidades do paciente. Cada curativo é constituído de uma esponja estéril tendo ao centro um conector principal e um conector acessório, e acima desses um filme de PVC autocolante.
[0006] 0 documento acima antecipa um aparelho e um kit de curativo. Por incorporar um gerador de vácuo aumenta sobremaneira o seu custo, e por não estar pronto para ser utilizado torna difícil a sua utilização no pré-hospitalar, como, por exemplo, em ambulâncias e zonas de catástrofe e desastre. Outrossim, o dispositivo opcional para curativos irrigados, por trabalhar exclusivamente com um filme PVC, não conseguiu ser incorporado a unidade estrutural do curativo, inviabilizando a circulação dos fluidos de forma homogênea pelo leito da ferida, e principalmente evitar vazamentos e perda da aderência do curativo. Por conseguinte, a aplicação das substâncias, sabidamente eficientes no tratamento de feridas complexas, não é feita de forma homogênea.
[0007] No documento de patente PI 0110682-1, intitulado, “Fechamento e Curativo de Ferimento Removíveis e Método de Fechamento e Drenagem Temporários de Ferimento Aberto” - trata de um sistema e método de fechamento de um ferimento abdominal, de modo a facilitar a reentrada, o fechamento final e a cura da ferida a longo prazo. A anterioridade descreve um curativo que junto a pressão negativa promovem a cura do local, ao mesmo tempo que limita a formação de adesões que impediríam a retirada do curativo. O curativo compreende uma camada de material de esponja porosa fechado por lâminas de material elastomérico pontuados por um certo número de orifícios. Podem ser também usadas múltiplas camadas de esponja porosa. É provido um conector de tubo de sucção sobre uma superfície superior de uma camada de esponja para a conexão a uma fonte de pressão negativa. Pelo menos uma camada de esponja fica incluída em material elastomérico e é colocada em contato direto com o tecido do ferimento. Os fluidos são drenados por pressão negativa pelos orifícios posicionados no invólucro elastomérico através da esponja.
[0008] Apesar da anterioridade acima ser compacta só tem serventia el ou aplicação preferencial em ferimentos no abdome, o que limita bastante seu uso na rede pública e atendimentos de emergência pré-hospitalar. Também não prevê qualquer tipo de associação concomitante de substâncias sabidamente benéficas no tratamento das feridas e não está pronto para ser utilizado.
[0009] Em suma, o método de aplicação de pressão negativa no tratamento de ferimentos conforme antecipado na prática e nos documentos listados no atual estado da técnica apresentam como inconvenientes em comum: S Não são compactos o que impossibilita o seu uso no pré-hospitalar; S Não são prontos para serem utilizados; S Alto custo de aquisição e instalação; S Geralmente não associam a terapia de pressão negativa com a de ministração concomitante de substâncias eficientes no tratamento da ferida; S Não são confeccionados em uma unidade estrutural plástica única e impermeável (inviabilizando a aplicação uniforme no leito da ferida); S Não permitem a livre circulação de substâncias no leito da ferida e a drenagem de fluidos produzidos de forma eficiente, levando a perda de aderência do curativo na pele; s Não possibilita a criação de um sistema perfeitamente hermético para fluidos (ocorrem vazamentos); s Levam a necessidade de treinamento específico para a instalação do curativo; s Menor adesão de profissionais ao método, por não possibilitar a associação com terapias tradicionais sabidamente eficientes no tratamento de feridas complexas. s Maior risco de contaminação da ferida durante o processo de instalação do curativo necessitando frequentemente de um assistente. s Não possibilita a lavagem da ferida durante a sua utilização, necessitando frequentemente da troca de todo o sistema do curativo, causando grande desconforto para o paciente.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[0010] O objetivo da presente invenção é propor um curativo compacto, de fácil instalação, pronto para ser utilizadoo que possibilita a sua utilização no pré-hospitalar (ambulâncias, zonas de catástrofe e desastre) utilizando a infraestrutura existente.
[0011] Também é objetivo da presente invenção propor um curativo que permita fazer a irrigação contínua e sistemática do leito da ferida com substâncias sabidamente eficientes no tratamento de feridas complexas, possibilitando a associação com a terapêutica da pressão negativa tópica, potencializando seus efeitos benéficos.
[0012] Também é objetivo da presente invenção propor um curativo feito em uma unidade estrutural plástica única e impermeável, viabilizando a aplicação de substâncias na forma líquida no leito da ferida sem que ocorra vazamentos e perda de aderência do curativo na pele.
[0013] Também é objetivo da presente invenção propor um curativo que permite a livre circulação de substâncias no leito da ferida e a drenagem de fluidos produzidos de forma eficiente.
[0014] Também é objetivo da presente invenção propor um curativo que possibilita a criação de um sistema perfeitamente hermético para fluidos, não ocorrendo vazamentos.
[0015] Também é objetivo da presente invenção propor um curativo de grande facilidade e agilidade na aplicação, reduzindo os riscos de contaminação da ferida.
[0016] Também é objetivo da presente invenção propor um curativo mais simples, prático e versátil podendo ser aplicado em uma variedade maior de ferimentos por qualquer pessoa, não necessitando ser exclusivamente profissional da saúde.
[0017] Também é objetivo da presente invenção propor um curativo de reduzido custo financeiro na confecção e manutenção, por possibilitar a lavagem da ferida sem necessidade da troca de todo o curativo.
[0018] Também é objetivo da presente invenção propor um curativo que indiretamente promove maior adesão de profissionais ao método, por possibilitar a associação com os tratamentos tradicionais.
DA INVENÇÃO
[0019] Trata a presente invenção de um "CURATIVO DE ATUAÇÃO SOB PRESSÃO NEGATIVA CONCOMITANTE A APLICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS LÍQUIDAS NO LEITO DE FERIDAS" que refere-se a um curativo confeccionado em uma unidade estrutural polimérica única,hermética, pronto para ser utilizado que formata um invólucro preenchido com esponja hidrofóbica de poliuretano revestida por placa de resina sintética e recoberta por fita autocolante, invólucro esse que de um lado apresenta uma entrada da pressão negativa e no lado oposto uma entrada para o posicionamento da conexão da mangueira que levará a substância que se deseja aplicar no ferimento, dessa maneira fazendo a irrigação contínua do leito da ferida associada a ação terapêutica da pressão negativa tópica redundado em todos os objetivos e vantagens fartamente explanadas acima. A porção anterior central do curativo apresenta áreas delimitadas por recortes denteados que permitem ao profissional escolher e adaptar aquele curativo ao tamanho do ferimento. Para uma melhor adesão e estabilidade ao campo do ferimento, a unidade estrutural do curativo apresenta um filme de poliuretano autocolante que se estende por alguns centímetros além da porção central onde se encontra a esponja.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0020]A invenção será, a seguir, descrita em uma realização preferencial, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa: Figura 1: Vista superior esquemática do curativo de atuação sob pressão negativa concomitante a aplicação de substâncias líquidas no leito de feridas. Figura 2:Vista em perspectiva do curativo de atuação sob pressão negativa concomitante a aplicação de substâncias líquidas no leito de feridas, mostrando uso na região sacral.
Figura 3: Vista em perspectiva do curativo de atuação sob pressão negativa concomitante a aplicação de substâncias líquidas no leito de feridas, mostrando uso na coxa.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0022]0 CURATIVO DE ATUAÇÃO SOB PRESSÃO NEGATIVA CONCOMITANTE A APLICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS LÍQUIDAS NO LEITO DE FERIDAS refere-se a um curativo (1) desenvolvido em uma unidade (2) estrutural base únicaem polímero, compacta, hermética e pronto para ser utilizadoque compreende um vazio estanque a ser preenchido por esponja (3) hidrofóbica de poliuretano e recoberta com placa de resina sintética com fita autocolante(P) eem seu prolongamento lateral (9) um filme de poliuretano (4), para auxiliar a fixação do curativo na pele,sendo que de um lado de tal unidade (2) se destaca uma entrada (5) para ligação da pressão negativa (6), e no lado simétrico e oposto uma segunda entrada (7) para posicionamento da conexão ao equipo com a substância (8) líquida a irrigar o leito da ferida (F) concomitante a ação terapêutica da pressão negativa.
[0023] Mais particularmente, o curativo (1) compreende uma unidade (2) estrutural base única em polímero, compacta, hermética, pronto para ser utilizado em cujo interior configura um vazio a ser preenchido com esponja (3) hidrofóbica de poliuretano. Essa disposição permite a utilização da pressão negativa (6) tópica e aplicação concomitante de substâncias (8) sabidamente benéficas ao leito da ferida (F). Para tanto, além da esponja (3) hidrofóbica supracitada, na unidade (2) estrutural base foram incorporadas duas entradas (5 e 7) sendo uma entrada (5) para a conexão da pressão negativa (6) proveniente da infraestrutura hospitalar ou do ambiente pré-hospitalar, e uma segunda entrada (7), simétrica e oposta a primeira, para o posicionamento da conexão proveniente do equipo com a substância (8) líquida que irrigará o leito da ferida (F). Na face anterior do curativo, que fica em contado com a pele, a esponja (3) é aderente uma placa de resina sintética recoberta com fita autocolante(P) com recorte denteado (D) permitindo que se destaque uma parte do conjunto, no formato circular ou elíptico, da melhor forma a se adequar ao tamanho do ferimento. Por fim, a fixação é garantida por um prolongamento (9) emfilme de poliuretano da unidade base além da espuma (3), porém, sem placa de resina sintética (4). Posteriormente (face do curativo que não entra em contato com a pele), a esponja (3) é aderente a um material plástico respeitando sua dimensão circunferencial.
[0024] A instalação do curativo (1) se dá com amedição e recortedo denteado (D) de acordo com a dimensão do leito da ferida, e na entrada (7) da unidade (2) estrutural base conecta o equipo com o frasco contendo a substância (8) que deseja aplicar no ferimento. Na entrada (5) conecta-se o sistema de pressão negativa (6) do hospital ou do ambiente pré-hospitalar com vacuômetro e reservatórioque realiza dita pressão negativa em torno de 140mmHg a 400mmHg.
REIVINDICAÇÃO
Claims (1)
1) CURATIVO DE ATUAÇÃO SOB PRESSÃO NEGATIVA CONCOMITANTE A APLICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS LÍQUIDAS NO LEITO DE FERIDAS, caracterizado por compreender uma unidade (2) estrutural base única em polímero, compacta, hermética, pronto para ser utilizado,em cujo interior configura um vazio a ser preenchido com esponja (3) hidrofóbica de poliuretano; na unidade (2) estrutural base foram incorporadas duas entradas (5 e 7) sendo uma entrada (5) para a conexão da pressão negativa (6) proveniente da infraestrutura hospitalar ou do ambiente pré-hospitalar, e uma segunda entrada (7), simétrica e oposta a primeira, para o posicionamento da conexão proveniente do equipo com a substância (8) líquida que irrigará o leito da ferida (F); na face anterior do curativo, a esponja (3) é aderente uma placa de resina sintética recoberta com fita autocolante(P) com recorte denteado (D); a fixação é garantida por um prolongamento (9) em filme poliuretano da unidade base além da espuma(3), porém, sem a placa de resina sintética (4); posteriormente a esponja (3) é aderente a um material plástico respeitando sua dimensão circunferencial.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102015028154A BR102015028154A2 (pt) | 2015-11-09 | 2015-11-09 | curativo de atuação sob pressão negativa concomitante a aplicação de substâncias líquidas no leito de feridas |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102015028154A BR102015028154A2 (pt) | 2015-11-09 | 2015-11-09 | curativo de atuação sob pressão negativa concomitante a aplicação de substâncias líquidas no leito de feridas |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102015028154A2 true BR102015028154A2 (pt) | 2017-05-09 |
Family
ID=58743529
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102015028154A BR102015028154A2 (pt) | 2015-11-09 | 2015-11-09 | curativo de atuação sob pressão negativa concomitante a aplicação de substâncias líquidas no leito de feridas |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102015028154A2 (pt) |
-
2015
- 2015-11-09 BR BR102015028154A patent/BR102015028154A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US7731702B2 (en) | Closed wound drainage system | |
US8362315B2 (en) | Dressing substrate | |
US20190167865A1 (en) | Suction device and dressing | |
EP2944335B1 (en) | Drainage device | |
US20210161722A1 (en) | Transparent Tourniquet and Bandage Material System Utilizing Absorbing Components and Treatment Gas | |
AU2007207756B2 (en) | Wound shield for exudate management | |
US20100004611A1 (en) | Wound Shield With Enclosed Vacuum Space | |
US20120046603A1 (en) | Hyperbaric dressing and method | |
CN108378988A (zh) | 内埋式全面冲洗负压封闭引流装置 | |
Singh et al. | Vacuum assisted closure in wound management-Poor man's VAC© | |
BR102015028154A2 (pt) | curativo de atuação sob pressão negativa concomitante a aplicação de substâncias líquidas no leito de feridas | |
US20220192888A1 (en) | Bandage system for wound visualization, microcurrent therapy and topical and transdermal drug delivery | |
Florczyk et al. | Negative-pressure wound therapy as management of a chronic distal limb wound in the horse | |
WO2021102529A1 (pt) | Curativo para terapia de feridas com pressão negativa | |
CN208851803U (zh) | 内埋式全面冲洗负压封闭引流装置 | |
CN201744062U (zh) | 负压封闭引流装置与骨科穿针密封连接的密封胶圈及引流系统 | |
BR202021023670U2 (pt) | Curativo para terapia de feridas com pressão negativa | |
WO2023092202A1 (pt) | Curativo para terapia de feridas com pressão negativa | |
CN213346340U (zh) | 一种用于足跟部位的伤口敷贴料 | |
BR202019024885Y1 (pt) | Curativo para terapia de feridas com pressão negativa | |
RU100712U1 (ru) | Устройство программной барботажной санации | |
AU2012227206B2 (en) | Dressing substrate | |
WO2024031165A1 (pt) | Curativo para terapia por pressão negativa, dispositivo para geração manual e indicação de pressão negativa, kit, processo de fabricação, e terapia por pressão negativa | |
BR102023016149A2 (pt) | Curativo para terapia por pressão negativa, dispositivo para geração manual e indicação de pressão negativa, kit, processo de fabricação, e terapia por pressão negativa | |
ES2402456B1 (es) | Equipo y procedimiento para la limpieza de heridas |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE. |
|
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: REFERENTE AO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2496 DE 06/11/2018. |