BR102014030471B1 - Sistema de geração de gás inerte a bordo para uma aeronave e método para geração de gás inerte a bordo - Google Patents

Sistema de geração de gás inerte a bordo para uma aeronave e método para geração de gás inerte a bordo Download PDF

Info

Publication number
BR102014030471B1
BR102014030471B1 BR102014030471-1A BR102014030471A BR102014030471B1 BR 102014030471 B1 BR102014030471 B1 BR 102014030471B1 BR 102014030471 A BR102014030471 A BR 102014030471A BR 102014030471 B1 BR102014030471 B1 BR 102014030471B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
air
inert gas
compressor
separation module
board
Prior art date
Application number
BR102014030471-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102014030471A2 (pt
Inventor
Alan Ernest Massey
Original Assignee
Eaton Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eaton Limited filed Critical Eaton Limited
Publication of BR102014030471A2 publication Critical patent/BR102014030471A2/pt
Publication of BR102014030471B1 publication Critical patent/BR102014030471B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENTS OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D37/00Arrangements in connection with fuel supply for power plant
    • B64D37/32Safety measures not otherwise provided for, e.g. preventing explosive conditions
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENTS OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D13/00Arrangements or adaptations of air-treatment apparatus for aircraft crew or passengers, or freight space, or structural parts of the aircraft
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T50/00Aeronautics or air transport
    • Y02T50/40Weight reduction

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Pulmonology (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Separation By Low-Temperature Treatments (AREA)
  • Compressor (AREA)
  • Control Of Positive-Displacement Pumps (AREA)

Abstract

sistema de geração de gás inerte a bordo para uma aeronave, método para geração de gás inerte a bordo e método para sistema de geração de gás inerte a bordo de uma aeronave. um sistema de geração de gás inerte a bordo para uma aeronave compreende um compressor (10) configurado para receber ar descartado da cabina e para fornecer ar comprimido para um módulo de separação de ar (12) configurado para separar o ar em uma fração de ar enriquecida com nitrogênio e uma fração de ar enriquecida com oxigênio, com o ar comprimido passando do compressor para o módulo de separação de ar diretamente, sem resfriamento ativo.

Description

[001] Esta invenção relaciona-se com aparelho e método para a geração a bordo de gás inerte em uma aeronave para facilitar a inercialização dos tanques de combustível e outras áreas a bordo da aeronave.
[002] Nesta especificação a terminologia amplamente aceita é empregada com o termo “geração de gás inerte” significando a geração de uma atmosfera esgotada de oxigênio ou “enriquecida com nitrogênio” (NEA). É bem sabido usar um ou mais filtros ou “módulos de separação de ar” (ASMs) que separam um suprimento de ar de entrada em uma porção de ar enriquecida com nitrogênio (NEA) e uma porção enriquecida com oxigênio (OEA).
[003] Os sistemas atuais de inercialização de tanques de combustível que incluem compressores centrífugos para aumentar o ar da cabina tipicamente requerem trocadores de calor pós- compressão para reduzir o ar comprimido para uma temperatura de 71°C para suprimento para um módulo de separação de ar. Este esquema requer um sistema de resfriamento de ar de pressão dinâmica compreendendo um coletor NACA, condutos, um ventilador, uma válvula de controle de temperatura, um trocador de calor e uma saída para descarregar o ar de resfriamento. Uma arquitetura típica de sistema de inercialização de tanque de combustível usando ar da cabina como uma fonte de ar é mostrada na figura 1 dos desenhos anexos. Esta mostra um compressor de dois estágios compreendendo dois compressores com interresfriamento, e um trocador de calor pós-compressão que resfria o suprimento de ar para o módulo de separação de ar para abaixo de cerca de 71°C. Tanto o interresfriador quanto o trocador de calor tipicamente requerem um circuito de resfriamento de ar de pressão dinâmica compreendendo um coletor NACA, condutos, um sensor de temperatura e uma saída para descarregar o ar resfriado. O peso do equipamento e o volume requerido para contê-lo, junto com as múltiplas penetrações no casco, apresentam rigorosas restrições ao projetista da aeronave. Adicionalmente, estes fatores acima militam contra readaptar tal equipamento para uma aeronave existente.
[004] A tecnologia ASM tem evoluído pelo uso de reprojeto das trajetórias de fluxo do ar chegando e da fração NEA, e também usando fibras e resinas de alta temperatura para os componentes constituindo o módulo de separação de ar, tal que módulos de separação de ar capazes de filtrar ar com uma temperatura de entrada de até cerca de 150°C estejam disponíveis.
[005] Nós descobrimos que é possível prover um sistema mais simplificado para a geração de gás inerte que recebe ar da cabina, comprime-o via um compressor de estágio simples e então o fornece para um ASM sem requerer o outro compressor de segundo estágio, o interresfriador e o trocador de calor pós- compressão e seus respectivos circuitos de resfriamento do arranjo convencional. O sistema portanto opera em temperatura mais alta mas em pressões mais baixas que os usados anteriormente. A temperatura operacional mais alta intensifica a performance do módulo de separação de ar o que compensa a pressão operacional mais baixa tal que a performance de separação anterior seja mantida.
[006] Consequentemente, em um aspecto, esta invenção provê um sistema de geração de gás inerte a bordo para uma aeronave, compreendendo um compressor configurado para receber ar descartado da cabina e para fornecer ar comprimido para um módulo de separação de ar configurado para separar o ar em uma fração enriquecida com nitrogênio e uma fração enriquecida com oxigênio, com o ar comprimido passando do compressor para o módulo de separação de ar diretamente, sem resfriamento ativo.
[007] O termo “sem resfriamento ativo” é usado para significar que o fluxo a jusante do compressor para o módulo de separação de ar não passa por um trocador de calor requerendo a provisão de um fluxo de resfriamento secundário, a partir de uma fonte externa. Entretanto ele não impede a possibilidade de resfriar o próprio compressor, por exemplo, por meio de aletas de resfriamento, a passagem externa de fluido refrigerante tal como uma porção adicional de ar da cabina, ou uma mistura destas características.
[008] Neste arranjo o compressor de segundo estágio, o interresfriador e o trocador de calor pós-segundo estágio não mais são requeridos. Isto significa que o sistema de geração de gás inerte não requer a provisão de ar de pressão dinâmica ser fornecido para o interresfriador ou resfriador pós- compressão, e portanto a necessidade de múltiplas penetrações no casco, as entradas e saídas e condutos associados são removidos, tornando o arranjo adequado para readaptação.
[009] O compressor pode ser acionado por qualquer acionador primário adequado tal como um motor elétrico suprido a partir do sistema elétrico da aeronave ou por meio de uma turbina, ou por uma energia por eixo.
[0010] Preferivelmente, o compressor opera com uma razão de pressão entre 1,5 e 3,5, e idealmente ao redor de 2,5, tal que a temperatura de entrega não exceda a temperatura máxima operacional do módulo de separação de ar.
[0011] Preferivelmente, em uso, o compressor é operado para fornecer ar comprimido para o ASM a uma temperatura excedendo 80°C e até 150°C.
[0012] Uma configuração pode incluir um controlador responsivo à variação na temperatura do ar descartado da cabina para ajustar pelo menos uma de a velocidade operacional e a razão de pressão do compressor para manter o ar comprimido fornecido para o módulo de separação de ar na citada temperatura pré-determinada. Esta configuração pode incluir um sensor de temperatura para monitorar a temperatura do ar descartado da cabina, e um controlador responsivo ao citado sensor de temperatura para controlar pelo menos uma de a velocidade operacional e a razão de pressão do citado compressor para manter o ar comprimido suprido para o módulo de separação de ar na citada temperatura pré-determinada.
[0013] O sistema de geração de gás inerte a bordo pode incluir meios para resfriar a fração NEA; estes podem compreender um trocador de calor resfriado por um refrigerante adequado, que pode, por exemplo, compreender combustível da aeronave ou ar da cabina.
[0014] Em um outro aspecto, esta invenção provê um sistema de geração de gás inerte a bordo para uso a bordo de uma aeronave, compreendendo um compressor configurado para receber ar descartado da cabina e para fornecer ar comprimido para um módulo de separação de ar, e um controlador responsivo à temperatura do ar descartado da cabina para ajustar pelo menos uma de a velocidade operacional e a razão de pressão do citado compressor para manter o ar do compressor fornecido para o citado módulo de separação de ar a um nível pré-determinado.
[0015] Em um outro aspecto, esta invenção provê um método de geração de gás inerte a bordo que compreende fornecer ar da cabina para um compressor de estágio único, passando ar comprimido a partir do citado compressor para um módulo de separação de ar, e obter do citado módulo de separação de ar uma fração NEA do citado ar comprimido, sem resfriamento ativo do citado ar comprimido entre o citado compressor e o citado módulo de separação de ar.
[0016] Em ainda um outro aspecto esta invenção provê um método de sistema de geração de gás inerte a bordo compreendendo suprir um compressor com ar descartado da cabina, fornecer ar comprimido a partir do citado compressor para um módulo de separação de ar, e controlar o compressor para manter o ar comprimido suprido para o citado módulo de separação de ar a uma temperatura pré-determinada.
[0017] Embora a invenção tenha sido descrita acima, ela se estende para qualquer característica ou combinação inventiva de características definidas acima ou na descrição ou reivindicações seguintes.
[0018] A invenção será agora descrita abaixo, por meio de exemplo somente, referência sendo feita aos desenhos anexos, nos quais:
[0019] A figura 1 é um diagrama de blocos de um arranjo da técnica anterior de um sistema de inercialização de tanque de combustível de aeronave, e
[0020] A figura 2 é um diagrama de blocos de um sistema de inercialização de tanque de combustível de acordo com esta invenção.
[0021] Referindo-se à figura 2, ar descartado da cabina examinado é suprido a partir da cabina da aeronave para um compressor de estágio único 10. O compressor de estágio único tipicamente recebe ar da cabina a uma temperatura de até 24°C e é capaz de operar a uma pressão de 2,5 com uma eficiência isentrópica de 70%. O compressor de estágio único fornece ar comprimido para um módulo de separação de ar (ASM) 12 a uma temperatura de até 150°C. A fração NEA a partir do ASM 12 passa via uma válvula de controle 14 para o tanque de combustível da aeronave 16. Se requerido, a fração NEA a partir do módulo de separação de ar pode ser resfriada por meios adequados mostrados esquematicamente em 18. Por exemplo, ela pode ser resfriada pelo combustível da aeronave usando um trocador de calor adequado. O calor transferido a partir do NEA para o combustível da aeronave pode ser usado beneficamente para pré- aquecer o combustível da aeronave à medida que ele sai do tanque para passar para o motor da aeronave. Isto pode melhorar a performance do motor e, adicionalmente, provê anticongelamento.
[0022] Em um outro arranjo a NEA pode ser resfriada por um trocador de calor adequado externo ao tanque de combustível com refrigerante adequado, por exemplo, uma porção adicional de ar da cabina.
[0023] O compressor 10 também pode incluir resfriamento integral como indicado esquematicamente em 8.
[0024] Um sensor de temperatura 20 é provido na entrada do compressor e fornece um sinal de temperatura para um controlador 22 que controla a velocidade do motor 24 acionando o compressor, para garantir que a temperatura do fluido deixando o compressor seja controlada para um nível constante, tipicamente 150°C. Em operação, se a temperatura do ar da cabina provido para o compressor variar, a velocidade do compressor e consequentemente sua razão de pressão são ajustadas pelo controlador para manter uma temperatura substancialmente constante para o ASM 12. Será apreciado que um sistema de controle alternativo será para detectar a temperatura da saída do compressor e para ajustar a velocidade do motor acionando o compressor de acordo.
[0025] Na configuração acima o compressor pode ser um compressor centrífugo, um compressor rotativo de deslocamento positivo ou qualquer outro compressor adequado.
[0026] As configurações descritas aqui provêem redução significativa de custos do sistema, peso e envelope de espaço, e também aumentam a eficiência, confiabilidade e disponibilidade do sistema.

Claims (9)

1. Sistema de geração de gás inerte a bordo para uma aeronave, compreendendo um compressor (10) configurado para receber ar descartado da cabina e para fornecer ar comprimido para um módulo de separação de ar (12) configurado para separar o ar em uma fração de ar enriquecida com nitrogênio e uma fração de ar enriquecida com oxigênio, com o ar comprimido passando do compressor para o módulo de separação de ar diretamente, sem resfriamento ativo, caracterizadopelo fato de o sistema de geração de gás inerte a bordo incluir ainda um controlador (22) responsivo à variação na temperatura do ar descartado da cabina configurado para ajustar pelo menos uma de a velocidade operacional e a razão de pressão do compressor para manter o ar comprimido suprido para o módulo de separação de ar (12) na citada temperatura pré-determinada, e no qual o compressor (10) é configurado para ser controlado pelo controlador (22) para fornecer ar comprimido para o módulo de separação de ar (12) na citada temperatura pré-determinada.
2. Sistema de geração de gás inerte a bordo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de o compressor (10) incluir um alojamento e um arranjo de resfriamento para o citado alojamento.
3. Sistema de geração de gás inerte a bordo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizadopelo fato de o compressor (10) ser operado com uma razão de pressão entre 1,5 e 3,5.
4. Sistema de geração de gás inerte a bordo, de acordo com a reivindicação 3, caracterizadopelo fato de o compressor (10) ser operado com uma razão de pressão de 2,5.
5. Sistema de geração de gás inerte a bordo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de incluir um sensor de temperatura (20) para monitorar a temperatura do ar descartado da cabina, e um controlador (22) responsivo ao citado sensor de temperatura para controlar pelo menos uma da velocidade operacional e da razão de pressão do citado compressor (10) para manter o ar comprimido suprido para o módulo de separação de ar (12) na citada temperatura pré- determinada.
6. Sistema de geração de gás inerte a bordo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizadopelo fato de incluir um arranjo de resfriamento (18) para resfriar a fração NEA.
7. Sistema de geração de gás inerte a bordo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de o citado arranjo de resfriamento (18) compreender um trocador de calor tendo uma trajetória de refrigerante para receber combustível da aeronave.
8. Sistema de geração de gás inerte a bordo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de o citado arranjo de resfriamento (18) compreender um trocador de calor tendo uma trajetória de refrigerante para receber ar da cabina.
9. Método para geração de gás inerte a bordo, por meio de um sistema de geração de gás inerte a bordo, conforme definido na reivindicação 1, caracterizadopelo fato de compreender fornecer ar da cabina para um compressor (10), passar ar comprimido a partir do citado compressor para um módulo de separação de ar (12), e obter do citado módulo de separação de ar (12) uma fração NEA do citado ar comprimido, sem resfriamento ativo do citado ar comprimido entre o citado compressor (10) e o citado módulo de separação de ar (10).
BR102014030471-1A 2013-12-06 2014-12-05 Sistema de geração de gás inerte a bordo para uma aeronave e método para geração de gás inerte a bordo BR102014030471B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB1321614.8 2013-12-06
GBGB1321614.8A GB201321614D0 (en) 2013-12-06 2013-12-06 Onboard inert gas generation system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102014030471A2 BR102014030471A2 (pt) 2015-10-06
BR102014030471B1 true BR102014030471B1 (pt) 2021-07-13

Family

ID=50000319

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102014030471-1A BR102014030471B1 (pt) 2013-12-06 2014-12-05 Sistema de geração de gás inerte a bordo para uma aeronave e método para geração de gás inerte a bordo

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20150158596A1 (pt)
EP (1) EP2915750B1 (pt)
JP (1) JP6555879B2 (pt)
CN (1) CN104691770B (pt)
BR (1) BR102014030471B1 (pt)
CA (1) CA2873639C (pt)
ES (1) ES2701548T3 (pt)
GB (1) GB201321614D0 (pt)
RU (1) RU2678414C2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101757685B1 (ko) * 2015-12-29 2017-07-14 이엠코리아주식회사 항공기용 질소발생장치
CN106741984B (zh) * 2017-01-03 2019-01-29 南京航空航天大学 一种催化重整惰化飞行器燃油箱的系统及其工作方法
CN109774953A (zh) * 2019-01-22 2019-05-21 南京航空航天大学 一种飞机燃油箱耗氧型惰化系统
CN110304261A (zh) * 2019-04-30 2019-10-08 南京航空航天大学 一种飞机发动机尾气回收式燃油箱惰化系统

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4932204A (en) * 1989-04-03 1990-06-12 Westinghouse Electric Corp. Efficiency combined cycle power plant
JPH1150809A (ja) * 1997-08-01 1999-02-23 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 回転体の伸び量調整装置
JPH11200886A (ja) * 1998-01-05 1999-07-27 Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd ガス化複合発電設備
EP1273514B1 (en) * 2001-07-05 2005-12-07 Shimadzu Corporation Aircraft air conditioner
US6913636B2 (en) * 2002-12-17 2005-07-05 Hamilton Sundstrand Corporation Low power nitrogen enriched air generation system
US7013905B2 (en) * 2004-04-14 2006-03-21 Shaw Aero Devices, Inc. System and method for monitoring the performance of an inert gas distribution system
DE102004039669A1 (de) * 2004-08-16 2006-03-02 Airbus Deutschland Gmbh Kühlung von Luft in einem Flugzeug
US7143580B2 (en) * 2004-10-22 2006-12-05 Detroit Diesel Corporation Virtual compressor outlet temperature sensing for charge air cooler overheating protection
DE102006042584B4 (de) * 2006-09-11 2008-11-20 Airbus Deutschland Gmbh Luftzufuhrsystem eines Flugzeuges sowie Verfahren zum Vermischen zweier Luftströme in einem Luftzufuhrsystem
US8182205B2 (en) * 2007-02-06 2012-05-22 General Electric Company Gas turbine engine with insulated cooling circuit
US8015838B2 (en) * 2007-12-21 2011-09-13 Honeywell International Inc. On-board inert gas generation turbocompressor systems and methods
DE102008019146A1 (de) * 2008-04-16 2009-11-05 Airbus Deutschland Gmbh Enteisungssystem für ein Flugzeug
DE102008024503A1 (de) * 2008-05-21 2009-12-03 Airbus Deutschland Gmbh Inertisierungssystem für ein Flugzeug
US7828874B2 (en) * 2008-09-12 2010-11-09 Hamilton Sundstrand Corporation On-board inert gas generation system with air separation module temperature control
CN101376493A (zh) * 2008-10-10 2009-03-04 南京航空航天大学 新型机载制氧-制氮耦合系统
US20100155046A1 (en) * 2008-12-18 2010-06-24 Eric Surawski Temperature control system for an on board inert gas generation systems
JP5398571B2 (ja) * 2010-02-15 2014-01-29 三菱重工業株式会社 空気調和装置
GB2499577A (en) * 2011-11-29 2013-08-28 Eaton Aerospace Ltd Aircraft on board inert gas generation system
GB2499578A (en) * 2011-11-29 2013-08-28 Eaton Aerospace Ltd Aircraft on board inert gas generation system
GB2499014A (en) * 2011-11-29 2013-08-07 Eaton Aerospace Ltd Aircraft on board inert gas generation system
US20130139521A1 (en) * 2011-11-29 2013-06-06 Eaton Aerospace Limited On board inert gas generation system
US9061249B2 (en) * 2012-08-24 2015-06-23 The Boeing Company Aircraft fuel tank flammability reduction method and system

Also Published As

Publication number Publication date
CN104691770A (zh) 2015-06-10
EP2915750B1 (en) 2018-11-14
US20150158596A1 (en) 2015-06-11
BR102014030471A2 (pt) 2015-10-06
GB201321614D0 (en) 2014-01-22
JP2015113113A (ja) 2015-06-22
CA2873639A1 (en) 2015-06-06
CA2873639C (en) 2022-10-25
RU2014149226A3 (pt) 2018-08-02
JP6555879B2 (ja) 2019-08-07
RU2678414C2 (ru) 2019-01-28
CN104691770B (zh) 2019-02-15
ES2701548T3 (es) 2019-02-22
RU2014149226A (ru) 2016-06-27
EP2915750A1 (en) 2015-09-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11466904B2 (en) Environmental control system utilizing cabin air to drive a power turbine of an air cycle machine and utilizing multiple mix points for recirculation air in accordance with pressure mode
US9878794B2 (en) Environmental control system utilizing shoestring cycle to maximize efficiency
CN105620756B (zh) 利用座舱空气驱动空气循环机的动力涡轮的环境控制系统
CN106064672B (zh) 利用机舱排放空气启动循环的环境控制系统
JP2015500761A (ja) 機内不活性ガス発生システム
RU2673123C2 (ru) Способ и устройство для снабжения инертным газом топливного бака
CA2988959C (en) Cabin discharge air assist without a primary heat exchanger
CN106240827B (zh) 用于平行冲压热交换器的再循环系统
BR102014030471B1 (pt) Sistema de geração de gás inerte a bordo para uma aeronave e método para geração de gás inerte a bordo
JP2015500162A (ja) 機内不活性ガス発生システム
BR102016012741B1 (pt) Avião e método para otimizar um ar de sangria
CN108438233A (zh) 一种直升机空调系统
BR102018001586B1 (pt) Sistema de controle de ambiente de uma aeronave
BR112017026360B1 (pt) Avião
BR102016013162A2 (pt) sistema e método para fornecer ar condicionado a um aparelho de inertização de uma aeronave
US11767121B2 (en) Optimized environmental control system for military aircraft
ES2913796T3 (es) Sistema de enfriamiento de aire de motor con dos etapas de enfriamiento y procedimiento correspondiente
BR102018006746A2 (pt) sistema de inertização, e, método para geração de gás de inertização
CN110834733B (zh) 空气准备系统
EP3235730B1 (en) Environmental control system utilizing cabin air to drive a power turbine of an air cycle machine and utilizing multiple mix points for recirculation air in accordance with pressure mode
US20220194596A1 (en) Electric compressor with power generating turbine that recycles engine air
CN109334996A (zh) 一种直升机制冷系统
BR102017007987B1 (pt) Sistemas de controle ambiental
BR102017010753A2 (pt) Disposition containing a turbomachine and operating process for a disposal

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/12/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.