BR102014027281A2 - higienizador e secador de escova dental - Google Patents
higienizador e secador de escova dental Download PDFInfo
- Publication number
- BR102014027281A2 BR102014027281A2 BR102014027281A BR102014027281A BR102014027281A2 BR 102014027281 A2 BR102014027281 A2 BR 102014027281A2 BR 102014027281 A BR102014027281 A BR 102014027281A BR 102014027281 A BR102014027281 A BR 102014027281A BR 102014027281 A2 BR102014027281 A2 BR 102014027281A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- dryer
- opening
- toothbrush
- drying
- brush
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47K—SANITARY EQUIPMENT NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; TOILET ACCESSORIES
- A47K10/00—Body-drying implements; Toilet paper; Holders therefor
- A47K10/48—Drying by means of hot air
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47K—SANITARY EQUIPMENT NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; TOILET ACCESSORIES
- A47K5/00—Holders or dispensers for soap, toothpaste, or the like
- A47K5/06—Dispensers for soap
- A47K5/12—Dispensers for soap for liquid or pasty soap
-
- H—ELECTRICITY
- H05—ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- H05B—ELECTRIC HEATING; ELECTRIC LIGHT SOURCES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; CIRCUIT ARRANGEMENTS FOR ELECTRIC LIGHT SOURCES, IN GENERAL
- H05B1/00—Details of electric heating devices
- H05B1/02—Automatic switching arrangements specially adapted to apparatus ; Control of heating devices
- H05B1/0227—Applications
- H05B1/0297—Heating of fluids for non specified applications
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Brushes (AREA)
- Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)
Abstract
"higienizador e secador de escova dental." aparelho (1) é compreendido por um corpo externo (2) que possui duas aberturas, uma para higienização (3a) e outra para secagem (3b) da e cova dental. o seu interior é dividido em duas câmaras: higienizadora (a) e secadora (b). a câmara higienizadora (a) contém reservatário de soluç o higienizadora (7), bocal (5a) e válvula (6) para aplicação da solução ap '5 acionamento do botão (4a). a solução ficará disponível na abertura p ra higienização (3a), onde a escova foi previamente insenda. a câmara s cadora (b) que contém um conjunto formado por motor elétrico (10), vent inha (11), peça isolante para o motor (12) e peça isolante para a resistên ia elétrica (13). o conjunto motor elétrico (10) e ventoinha (11), ativ do através do acionamento do botão (4b), propelirá ar que será aquecid ao atravessar a resistência elétrica (9) e ganhará ainda mais velocidad ao atravessar o bocal (5b) com pequenos orificios. um jato de ar uente em alta velocidade ficará disponível na abertura para secage (3b), onde a escova foi previamente inserida. o acionamento dos me anismos pode ocorrer manualmente através de botão (4a e 4b) ou a tomaticamente através da utilização de sensores de aproximação. além isso, a câmara secadora pode conter filtros de ar e a produção do jato de ar quente pode ser obtida através de outras combinações de component s, como motor- turbina e compressor de ar.
Description
RELATÓRIO DESCRITIVO
“HIGIENIZADOR E SECADCjR DE ESCOVA DENTAL.” [001] O objetivo da presente patente de invenção é higienizar e secar a escova dental, recém-ufilizada, visando reduzir a proliferação de microrganismos nocivos à sajúde. Embora a necessidade de higienização e secagem das escovas dentais apliquem-se a qualquer ocasião, a solução desenhada mostra-s^ especialmente útil para ambientes não domésticos (como empresàs, aeroportos, escolas, shopping centers, clubes, etc.) nos quais os indjivíduos passam boa parte de seu tempo. Nestes ambientes, os indivíduoá escovam seus dentes durante sua rotina/jornada de trabalho e, por falta de alternativa, armazenam suas escovas dentais ainda úmidas em ambijentes fechados, tais como embalagens plásticas ou nécessaires, dentrd de mochilas e pastas. Esta prática é nociva à saúde humana, dado que o ambiente fechado e úmido é propício à proliferação de microrganismos. O invento -aqui apresentado - tem o objetivo último de, por meip de adequado processo de higienização e secagem, limitar o ambiehte propício ao desenvolvimento de tais microrganismos. No Brasil, o alcance desta medida é ainda mais importante, haja vista a alta penetração do saudável hábito de escovar os dentes após as refeições, em especial, o almoço, momento no qual grande parte da população está fora de sua residência.
[002] Estudos demonstram que os microrganismos presentes na escova dental mal armqzenada podem causar repetidas infecções na boca e também transmitir] doenças locais e/ou sistêmicas que oferecem risco de caráter significativo, tais como hepatite C, sífilis, difteria, tuberculose e herpes. Além disso, podem estar ligadas ao desenvolvimento de endocardite bacteriana, doença cardíaca, derrame cerebral, artrite e infecções crônicas.
[003] O processo de higienização e secageín, aplicado pelo produto proposto nesta patente é realizado por meio do sequenciamento de duas etapas: (i) aplicação de solução j higienizadora que desinfeta as cerdas (na primeira abertura do produto) e (ii) aplicação de um jato de ar quente, em alta velocidade, para secagem subsequente da escova dental (na segunda abertura do produto).
[004] Atualmente, as pessoas que exercem o recomendado hábito de escovar os dentes após as refeições ou em outros momentos de sua rotina, fora de sua residência, possuem precárias opções para a “secagem” de suas escovas e nenhuma opção para a higienização da mesma. As possibilidades destes indivíduos para secarerjn suas escovas dentais são apenas três: (i) utilizar o papel toalha ou papel higiênico disponível, (ii) utilizar jato de ar quente proveniente de secadores de mão (quando disponíveis) ou (iii) apenas “bater” a escova contra a pia de modo a retirar o excesso de água. Todas as opções mencionadas, que cobrem o universo de possibilidades disponível ao indivíduo em banheiros coletivos, possuem limitações que, como será demonstrado a seguir, as impedem de secar adequadamente as escovas dentais e, portanto, as tornam ineficientes no combate à proliferação dos microrganismos.
[005] A utilização do papel toalha ou papel higiênico não é recomendado pelos dentistas por dois motivos principais: (1) estes papéis apresentam naturalmente microrganismos e, além disso, ficam expostos às bactérias presentes no ar do banheiro, podendo inclusivs contribuir para contaminar ainda mais a escova dental; (II) o papel não entra em contato com as superfícies e tufos de cerdas localizados na parte interna da cabeça da escova den al, reduzindo a eficiência deste processo de secagem.
[006] A utilização de jato de ar quente provenifente de secadores de mãos para secar a escov a dental recém-utilizada tem eficiência bastante limitada. A concepção do produto toma o process o de secagem mais lento e menos econômico do que o secador λαπλοΚιΗλ AcnorifircnriAnfA nora carar ΑβΛΛν/a Hantal Μλ ολλογΙπγ Ha mãos, a área da saída de ar é muito maior do que aqjela necessária para secar eficientemente as cerdas de uma escova dental. Quanto maior a área, maior tem que ser a potência do motor para garar tir que o jato de ar seja propelido em alta velocidade. Assim, um motor de altíssima potência, além de consumir mais energia elétrica, demanda mais espaço físico, c que pode inviabilizar sua instalação em determir ados banheiros (falta cie espaço e/ou mais custos). Diferentemente de um secador específico para escovas dentais, o secador de mãos é utilizado ao longo do dia iodo, o que aumenta a importância do secador consumir baixa potência (tanto no motor elétrico, como na resistência elética que aquece o ar) a fim de reduzir as despesas com energia elétrica. Além disso, o jato de ;ar propelido por um secador de mãos entra em co ntato direto com a pele do usuário, o que limita a temperatura máxima do ar a fim de eliminar o risco de queimaduras nas mãos e braços do usuário. Assim, um secador concebido especificamente para escovas dentais não terá esta restrição, dado que o jato de ar não entrará em con tato com a pele do indivíduo. Sem esta restrição, a temperatura do ar poderá ser mais elevada, tornando o processo de secagem das cerdss mais rápido. Finalmente, um produto desenhado para este fim ainda tem a enorme vantagem de permitir a etapa de higienização, não considerada no escopo do secador de mãos.
[007] Na ausência de um processo eficiente de higienização e secagem da escova dental após o uso, a alternativa de apenas “bater a escova de dente” contra a pia, de modo a retirar o excesso de água, é a opção, atualmente, mais recomendada pelos dentistas, apesar das ineficiências já conhecidas destes método. Este “processo de secagem” não consegue secar efetivamente as cerdas das escovas e estas permanecem molhadas, mesmo depois de seguidas “batidas”. Além disso, é comum que as pessoas tentem complementar este processo de secagem passando os dedos nas cerdas para retirar a água remanescente, o que transmite, para as cerdas da escova dental, os microrganismos presentes na mão da pessoa, contribujndo ainda mais para a contaminação.
[008] Portanto, nenhuma dbs alternativas existentes, atualmente, contribui para um processo satisfatório de higienização e secagem das escovas dentais, recém-utilizadas, especialmente fora do ambiente residencial, quando são armazenadas em locais fechados, apesar de úmidas. O produto apresentado aqui foi concebido com o objetivo exclusivo de higienizar e secar as escovas dentais, de modo a eliminar ou reduzir drasticamente as deficiências dos métodos atualmente disponíveis e, com isso, contribuir para a redução do risco de proliferação de microrganismos nocivos à saúde humana. A primeira etapa, a higienização, consiste na aplicação de uma solução higienizadora que reduz drasticamente a presença dos microrganismos nocivos à saúde. A segunda etapa, a secagem, ocorre através de um processo muito mais eficiente se comparado com as alternativas existentes hoje: (i) o jato de ar estará mais quente (ausêrcia da restrição de temperatura máxima limitada pelo contato com a pele, restrição existente para secadores de mãos), (ii) o jato será mais rápido (área menor do bocal se comparado com secadores de mãos) e (iii) o método permitirá secar também as cerdas no interior da cabeça da escova. O processo de secagem em si é tão mais eficiente do que as alternativas atualmente disponíveis que, alternativamente à opção de um produto com o processo de higienização e secagem, foi conceaida também a opção de um produto apenas com a etapa de secagem, que já seria mais eficiente do que as alternativas disponíveis hoje e um ganho para a saúde das pessoas.
[009] A título meramente exemplificativo, são apresentadas a seguir as figuras 1 a 3 anexas a fim de elucidar a descrição detalhada do higienizador e secador de escova dental, objeto da presente patente.
[0010] A figura 1 mostfa-o montado e em perspectiva;
[0011] A figura 2 mos|ra-o de frente, sem a 4aixa externa e os botões de acionamento; e [0012] A figura 3 mostra-o em perspectiva, sem a caixa externa, os botões de acionamento e os isolante s do motor e resistência elétrica.
[0013] O higienizador e secador de escova dental (1) é compreendido por um corpo externe (2) que possui duas aberturas, uma para higienização (3a) e outra para secagem (3b). O interior deste corpo externo (2) é dividido em duas câmaras: higienizadora (a) e secadora (b). A câmara higienizadora (a) que contém um reservatório de solução higienizadora (7), um bocal (5a) e uma válvula (6) para aplicação da solução após acionamento botão (4a). A solução higienizadora ficará disponível na abertura para higienização (3a), orde a escova dental a ser higienizada foi previamente inserida. A câmara secadora (b) que contém um conjunto formado por motor elétrico (10), ventoinha (11), peça isolante para o motor (12) e peça isolante para a resistência elétrica (13). O conjunto motor elétrico (10) e ventoinha (11), ativado através do acionamento do botão (4b), propelirá ar que será aquecido ao atravessar a resistência elétrica (9) e ganhará ainda mais velocidade ao atravessar o bocal (5b) com pequenos oiifícios. Um jato de ar quente em alta velocidade ficará disponível na abertura para secagem (3b), onde a escova dental a ser secada foi previamente inserida O acionamento da aplicação da solução higienizadora e do jato de ar pode ocorrer manualmente através de botão (4a e 4b) ou automaticamente através da utilização de sensores de aproximação. Além disso, a câmara secadora pode conter também filtros de ar e a produção do jato de ar quente pode ser obtida através de outras combinações de componentes mecânicos, como, por cixemplo, motor-turbina e compressor de ar.
Claims (6)
1. HIGIENIZADOR E SECADOR DE ESCOVA DENTAL especialmente concebido para higienizar e secar escovas dentais recém-utilizadas e caracterizado por consistir do sequenciamento de 2 etapas: (I) aplicação de solução higienizadora que desinfeta as cerdas na abertura para higienização (3a) e (II) aplicação de um jalo de ar quente em alta velocidade para secagem da escova na abertura para secagem (3b); é compreendido por um corpo externo (2) e o interior deste corpo é dividido em duas câmaras: higienizadora (a) e secadora (b); a câmara higienizádora (a) que contém um reservatório de solução higienizadora (7), um bocal (5a) e uma válvula (6) para aplicação da solução após acionamento de um botão (4a); a solução higienizadora ficará disponível na abertura para higienização (3a), onde a escova dental a ser higienizada foi previamente inserida; a câmara secadora (b) contém um conjunto formado por motor elétrico (10), ventoinha (11), peça isolante para o motor (12) e peça isolante para a resistência eléi rica (13); após acionamento de um botão (4b), o conjunto motor elétrico (10) e ventoinha (II) propelirá ar que será aquecido ao atravessar a resistência elétrica (9) e ganhará ainda mais velocidade ao atravessar o bocal (5b) com pequenos orifícios; o jato de ar quente em alta veocidade ficará disponível na abertura para secagem (3b), onde a escoya dental a ser secada foi previamente inserida.
2. HI3IENIZADOR E SECADOR DE ESCOVA DENTAL, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o acionamento do mecanismo para aplicação da solução higienizadora e/ou o acionamento do processo de secagem através da aplicação de jato de ar quente em alta velocidade acontece de forma automática através ca utilização de sensores de aproximação que identificam o momento em que uma escova dental é inserida em alguma das aberturas do aparelho (3a ou 3b)
3. HI3IENIZADOR E SECADOR DE ESCOVA DENTAL especialmente concebido para higienizar e secar escovas dentais recém-utilizadas e caracterizado por oferecer a aplicação de um jato de ar quente sm alta velocidade para secagem da escova na abertura para secagem (3b) através da utilização dos componentes disponíveis na câmara secadora (b), que contém um conjunto formado per motor elétrico (10), ventoinha (11), peça isolante para o motor (12) e peça isolante para a resistência elétrica (13); após acionamento de um botão (4b), o conjuntc motor elétrico (10) e ventoinha (11) propelirá ar que será aquecido ao atravessar a resistência elétrica (9) e ganh ará ainda mais velocidade ao atravessar o bocal (5b) com pequenos orifícios; esse mecanismo é acionado através de um botão (4b) e o jato de ar quente em alta velocidade ficará disponível na abertura para secagem (3b), onde a escova dental a ser secada foi previamente inserida.
4. HIGIENIZADOR E SECADOR DE ESCOVA DENlfAL, de acordo com reiv indicação 3, caracterizado pelo fato de que o acionamento do processo de secagem através da aplicação de jato de ar quente em alta velocidade acontece de forma automática através da utilização de sensores de aproximação que identificam o momento ehn uma escova dental é inserida na abertura do aparelho (3b).
5. HIGIENIZADOR E SECADOR DE ESCOVA DENTAL especialmente concebido para higienizar e secar escovas dentais recém-utilizadas e caracterizado por oferecer a aplicação de solução higienizadora que desinfeta as cerdas na abertura para higienização (3a) através da utilização dos componentes disponíveis na câmara higienizadora (a), que contém um reservatório de solução higienizadora (7), um bocal (5a) e uma válvula (6) para aplicação da solução após acionamento de um botão (4a); a solução higienizadora ficará disponível na abertura para higienização (3a), onde a escova dental a ser higienizada foi previamente inserida.
6. HIGIENIZADOR E SECADOR DE ESCOVA DENltAL, de acordo com reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o ecionamento do mecanismo para aplicação da solução higienizadora acontece de forma automática através da utilização de sensores de aproximação que identificam o momento em uma escova dental é inserida na abertura do aparelho (3a).
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102014027281A BR102014027281A2 (pt) | 2014-10-31 | 2014-10-31 | higienizador e secador de escova dental |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102014027281A BR102014027281A2 (pt) | 2014-10-31 | 2014-10-31 | higienizador e secador de escova dental |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102014027281A2 true BR102014027281A2 (pt) | 2016-05-24 |
Family
ID=56012822
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102014027281A BR102014027281A2 (pt) | 2014-10-31 | 2014-10-31 | higienizador e secador de escova dental |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102014027281A2 (pt) |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN108294674A (zh) * | 2017-12-12 | 2018-07-20 | 合肥龙图腾信息技术有限公司 | 一种用于牙齿护理的自动挤压牙膏装置 |
-
2014
- 2014-10-31 BR BR102014027281A patent/BR102014027281A2/pt not_active Application Discontinuation
Cited By (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN108294674A (zh) * | 2017-12-12 | 2018-07-20 | 合肥龙图腾信息技术有限公司 | 一种用于牙齿护理的自动挤压牙膏装置 |
CN108294674B (zh) * | 2017-12-12 | 2019-12-20 | 江西炫尼诗科技有限责任公司 | 一种用于牙齿护理的自动挤压牙膏装置 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
KR102291016B1 (ko) | 살균 충전식 얼굴용 브러시 | |
US8624202B2 (en) | Portable sterilization device for footwear utilizing germicidal UV-C radiation | |
US20130064726A1 (en) | Appliance for at least partially sterilizing a contaminated surface | |
CN103142177B (zh) | 一种毛巾循环干手机 | |
CN203122260U (zh) | 一种卫生毛巾循环干手机 | |
KR101095869B1 (ko) | 원적외선 발광다이오드를 이용한 기능성 빗 | |
KR101799015B1 (ko) | 칫솔 살균 소독기 | |
EP1144303A2 (en) | Ozone generator | |
KR20180006567A (ko) | 칫솔 살균 케이스 및 이를 포함하는 칫솔 살균장치 | |
BR102014027281A2 (pt) | higienizador e secador de escova dental | |
KR200439993Y1 (ko) | 살균소독건조기 | |
EP2387907A1 (en) | Appliance, particularly kitchen appliance or laboratory table | |
KR20200138998A (ko) | 욕실용 건조 및 살균기 | |
BR102015000276A2 (pt) | dispositivo e processo de higienização e secagem de escova dental | |
CN203153607U (zh) | 一种卫生毛巾循环干手机 | |
CN204273620U (zh) | 卫生牙刷 | |
CN202113362U (zh) | 家用卫生间洗卫用品消毒保洁柜 | |
JPH01249022A (ja) | 歯磨き用具収納ケース及び歯磨き用具収納ケース付き配管ユニット | |
JP2010017278A (ja) | ヘアドライヤー | |
KR200357845Y1 (ko) | 애완동물 자외선 살균기 | |
JPH0644429U (ja) | ブラシ | |
KR20170071734A (ko) | 빌트인 타입으로 원적외선 방사구조를 갖는 물품보관체 | |
KR20040073232A (ko) | 칫솔 살균 및 건조기 | |
KR20230078135A (ko) | 유아용 살균 칫솔 | |
TWM631761U (zh) | 殺菌裝置 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B03G | Publication of an application: publication cancelled |
Free format text: ANULADA A PUBLICACAO DA RPI 2368 DE 24/05/2016, POR TER SIDO INDEVIDA. |
|
B11K | Dismissal acc. art. 17, par 2 of ipl - pending earlier application (priority claim) definitively shelved |
Free format text: PRIORIDADE INTERNA DO 102015000276-9. |
|
B03F | Publication of an application: publication of application definitely dismissed - article 216, par 2 and article 17, par 2 of industr. prop. law |