BR102014014051A2 - Refrigerator shelf illuminated with dump - Google Patents

Refrigerator shelf illuminated with dump Download PDF

Info

Publication number
BR102014014051A2
BR102014014051A2 BR102014014051-4A BR102014014051A BR102014014051A2 BR 102014014051 A2 BR102014014051 A2 BR 102014014051A2 BR 102014014051 A BR102014014051 A BR 102014014051A BR 102014014051 A2 BR102014014051 A2 BR 102014014051A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shelf
frame
light
plate
support
Prior art date
Application number
BR102014014051-4A
Other languages
English (en)
Inventor
W. Kendall James
P. Ebrom Matthew
Andrew Hill Eric
T. Murphy Timothy
Nair Hari
N. Radford Brian
Original Assignee
Whirlpool Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Whirlpool Corporation filed Critical Whirlpool Corporation
Publication of BR102014014051A2 publication Critical patent/BR102014014051A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25DREFRIGERATORS; COLD ROOMS; ICE-BOXES; COOLING OR FREEZING APPARATUS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F25D27/00Lighting arrangements
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25DREFRIGERATORS; COLD ROOMS; ICE-BOXES; COOLING OR FREEZING APPARATUS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F25D25/00Charging, supporting, and discharging the articles to be cooled
    • F25D25/02Charging, supporting, and discharging the articles to be cooled by shelves
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49002Electrical device making

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Arrangement Of Elements, Cooling, Sealing, Or The Like Of Lighting Devices (AREA)
  • Devices That Are Associated With Refrigeration Equipment (AREA)
  • Table Devices Or Equipment (AREA)

Abstract

pratelelra de refrigerador iluminada com sobremolde trata-se de uma prateleira para sustentação de itens que indui, mas não se limita a, aparelhos refrigerados que inclui, de uma maneira integrada, uma superfície de sustentação e em torno do perímetro da superfície de sustentação de dimensões similares. um subconjunto de iluminação é montável em ou integrado na armação. a energia elétrica pode ser através de comunicação elétrica de contato ou sem toque. em uma forma, a superfície de sustentação é uma placa única substancialmente clara. em uma outra forma, a superfície de sustentação é uma camada superior de vidro fino e uma camada inferior sobremoldada com a armação na camada superior de vidro fino.

Description

“PRATELEIRA, MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE PRATELEIRA DE REFRIGERADOR E PRATELEIRA DE REFRIGERADOR” Campo da Invenção [0001] A presente invenção refere-se a refrigeradores, congeladores, refrigeradores/congeladores, outros aparelhos, ou outras estruturas que têm disposição em prateleira e, em particular, iluminação em relação àquela disposição em prateleira.
Estado da Técnica [0002] Existe uma variedade de tipos de disposição em prateleira. Alguns são para armazenamento. Alguns são para exibição de objetos. Alguns são expostos como disposição em prateleira de livro sem portas. Alguns são fechados. Um exemplo seria o interior de uma caixa com portas fecháveis.
[0003] Pode ser desejável fornecer iluminação em ou próximo à disposição em prateleira. Entretanto, existem muitos fatores concorrentes. Alguns são sutis. Por exemplo, o material de disposição em prateleira precisa ser estruturalmente robusto o bastante para sustentar o que se pretende armazenar nisso. Isso tende a requerer componentes maiores, mais fortes ou mais espessos. Um outro fator é o espaço. Na maioria das vezes, a minimização de espaço ocupado pelos componentes de disposição em prateleira deixa mais espaço para armazenamento ou exibição. Um outro fator pode ser apresentação ou acesso. Em muitos casos, a capacidade de alcançar os objetos na prateleira é desejável. Algumas vezes, a visibilidade é importante. As prateleiras transparentes são algumas vezes usadas para essa finalidade. Um outro fator é a estética. O fator forma, a proporção e os efeitos ópticos podem intensificar a estética e, algumas vezes, a funcionalidade ao mesmo tempo. Um aspecto adicional é a flexibilidade de armazenamento. Muitas vezes, é desejável que as prateleiras sejam móveis. Um exemplo são prateleiras deslizáveis para fora. Um outro seria a remoção e a colocação completas em uma altura vertical diferente.
[0004] Um exemplo particular de disposição em prateleira é a prateleira ajustável em refrigeradores, congeladores ou refrigeradores congeladores. Uma prateleira convencional fornece uma superfície de armazenamento para itens alimentícios refrigerados. Isso pode se espalhar por parte ou todo um espaço dentro da caixa do aparelho. Uma maneira convencional de ajustar verticalmente tais prateleiras é uso de trilhos ou corrediça verticais ao longo que têm diferentes elevações de montagem.
[0005] Algum método de iluminação pelo menos parcial é típico nos interiores de tais aparelhos para ajudar o usuário a identificar o que está sendo armazenado. Entretanto, vários fatores relacionados a aparelhos refrigerados tornam o projeto de tal iluminação muito mais que comum. Conforme estabelecido, o espaço de armazenamento é vantajoso. Portanto, qualquer fonte de iluminação deve tomar tão pouco espaço de armazenamento quanto possível. As condições dentro da caixa são frias ou até mesmo subcongelantes (se em um compartimento congelador). Dessa forma, a fonte de iluminação precisa ter a capacidade de funcionar e durar naquele ambiente. Também, os itens alimentícios podem estar na forma líquida ou semissólida e, portanto, a proteção da fonte de iluminação e das conexões elétricas contra essas substâncias é usualmente importante. Também, não é necessariamente fácil rotear a energia elétrica para tais fontes de luz.
[0006] Ainda adicionalmente, o custo é um fator para a maioria dos aparelhos, particularmente, aparelhos do consumidor. Portanto, embora a melhor iluminação utilizaria inúmeras fontes de luz distribuídas por toda a caixa, isso é normalmente impraticável a partir de uma perspectiva de custo. Adicionalmente, mais fontes de luz podem se transformar em custos de energia mais altos durante a operação.
[0007] Portanto, existem fatores concorrentes envolvidos na iluminação do interior de tais aparelhos.
[0008] Uma configuração conhecida dispõe uma fonte de iluminação em ou sobre o forro do aparelho. Isso pode tornar difícil iluminar adequadamente todas as partes do compartimento envolvido.
[0009] As tentativas na colocação de fontes de iluminação dentro do espaço de caixa incluem a montagem de fontes de luz em prateleiras. Entretanto, as fontes como fontes incandescentes ou fluorescentes ocupam um espaço substancial. As mesmas requerem soquetes ou conexões elétricas relativamente grandes. Adicionalmente, a montagem em uma prateleira que é removível ou horizontalmente ajustável dá origem a problemas de como suprir de modo confiável a energia elétrica para as luzes.
[0010] Uma variedade de tentativas em iluminação montada em prateleira tem sido feita. Algumas utilizam fontes relativamente menores tais como LEDs. Algumas utilizam o que seria chamado de extensão elétrica ou trilho de energia ao longo dos locais de suporte de montagem para prateleiras ajustáveis. Um contato condutor na prateleira entra em contato com o trilho vertical condutor para suprir energia elétrica.
[0011] Entretanto, muitos desses sistemas tendem a ser um pouco complexos. Alguns envolvem inúmeras partes. E alguns não são, talvez, tão econômicos conforme pode ser desejável. As fontes de iluminação tendem a ser prontamente identificáveis por um visualizador.
[0012] Portanto, perdura uma necessidade na técnica por alternativas ou aprimoramentos a respeito da iluminação interior de tais aparelhos. Há uma necessidade por visibilidade, estética e economia aprimoradas.
Sumário da Invenção [0013] Portanto, um objetivo, recurso, aspecto ou vantagem principal da presente invenção consiste no aprimoramento ou na solução de problemas e deficiências na técnica.
[0014] Os objetivos, recursos, aspectos e vantagens adicionais da invenção se referem à disposição em prateleira que inclui uma fonte de iluminação que: [0015] fornece boa visibilidade através da iluminação em ou próximo à prateleira, mas também boa visibilidade para e através da prateleira para ainda outras partes da estrutura ou espaço circundante;
[0016] b. fornece um sistema integrado de posição e iluminação de armazenamento em prateleira que inclui montagem e suprimento de energia elétrica para as fontes de iluminação;
[0017] c. fornece boa estética em relação à disposição em prateleira e/ou áreas em torno da disposição em prateleira;
[0018] d. fornece flexibilidade em relação à fabricação, durabilidade, economia;
[0019] e. fornece boa flexibilidade em relação ao tipo e aos efeitos de iluminação;
[0020] f. fornece boa utilização de espaço útil;
[0021 ] g. promove boa eficácia de iluminação;
[0022] h. promove capacidade para uso econômico de energia elétrica;
[0023] permite o uso benéfico com uma variedade de estruturas de disposição em prateleira e caixas ou aparelhos de armazenamento com uma variedade de diferentes componentes de armazenamento internos; e/ou [0024] pode ser aplicada a diferentes estruturas, incluindo espaços fecháveis ou disposição em prateleira aberta.
[0025] Um aspecto da invenção é uma prateleira que tem uma superfície de armazenamento transparente ou pelo menos parcialmente transmissora de luz, uma armação de perímetro e um subconjunto de iluminação, em que a armação inclui formas ou receptores para recepção ou integração complementar de suportes de montagem. O subconjunto de iluminação está em ou ao longo de pelo menos uma borda da superfície de sustentação ou disposto na superfície. A armação e a superfície de sustentação são relativamente finas. A energia elétrica para o subconjunto de iluminação permite que o conjunto de iluminação forneça iluminação através de, em ou em torno da disposição em prateleira.
[0026] Um outro aspecto da invenção inclui uma prateleira de refrigerador que tem uma superfície de armazenamento de vidro superior, uma armação de perímetro e um subconjunto de iluminação. A armação inclui formas ou receptores para recepção ou integração complementar de suportes de montagem. A energia elétrica para o subconjunto de iluminação pode ser por transferência sem fio ou transferência com contato para uma fonte de energia elétrica disponível na caixa do aparelho. A armação da superfície de sustentação de vidro pode incluir metal, plástico ou outros materiais que formam componentes de armação que são relativamente finos para apresentar uma espessura relativamente similar para toda a prateleira para utilização ideal de espaço e estética, mas também portam um subconjunto de iluminação e protegem e escondem as bordas laterais da superfície de sustentação. O subsistema de iluminação pode ter saída de luz que distribui essencialmente luz através de ou ao longo da superfície de sustentação de vidro. Isso fornece a aparência de uma prateleira de vidro essencialmente suspensa no espaço, mas fornece iluminação em ou próximo à superfície de sustentação para o cliente identificar os conteúdos da prateleira. Alternativamente, a armação da superfície de sustentação de vidro pode ser plástico sobremoldado.
[0027] Em um outro aspecto da invenção, a superfície de vidro superior pode ter uma placa de vidro relativamente fina na qual é sobremoldada uma placa de sustentação inferior pelo menos parcialmente transmissora de luz com essencialmente o mesmo tamanho de perímetro que a placa de vidro fina e uma ou mais bordas de armação sobremoldada que protegem as bordas da placa de vidro fina. Um subconjunto de iluminação pode ser montado m ou sobremoldado em uma das bordas de armação moldada ou na superfície. A sobremoldagem das bordas de armação pode incluir formas ou receptores para recepção complementar de suportes de montagem para a prateleira. A energia elétrica pode ser através de transferência sem fio de uma fonte de energia elétrica na caixa.
[0028] Em um outro aspecto da invenção, uma placa de sustentação transparente ou pelo menos parcialmente transmissora de luz pode ser armada por plástico sobremoldado que inclui uma ou mais fontes de luz ou um subconjunto de iluminação. Uma conexão de energia é aplicada ou montada ao longo da placa ou armação e adaptada para conexão operacional com uma fonte de energia elétrica para operar a(s) fonte(s) de luz. Os componentes são integrados em função e aparência.
[0029] Esses e outros objetivos, recursos, aspectos e vantagens da invenção se tornarão mais evidentes em referência às reivindicações e ao relatório descritivo anexos.
Breve Descrição dos Desenhos [0030] A Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma caixa na qual são sustentadas uma ou mais prateleiras que são ajustáveis verticalmente. Nesse exemplo particular, a caixa é um compartimento de alimento fresco refrigerador/congelador. As prateleiras são um exemplo de uma forma que a invenção pode adotar.
[0031] A Figura 2A é uma vista em perspectiva ampliada das prateleiras da Figura 1 a partir de um ponto de visualização esquerdo e direito.
[0032] As Figuras 2B e 2C são fotografias coloridas e em preto e branco respectivamente das prateleiras da Figura 2A que ilustram como um subconjunto de iluminação ligado e o padrão óptico aplicado a cada prateleira fornecem pelo menos a aparência de luminância de cada prateleira e benefícios estéticos e funcionais.
[0033] A Figura 3A é uma vista em perspectiva ampliada ainda adicional de uma única prateleira da Figura 2A de uma perspectiva central e superior.
[0034] As Figuras 3B e 3C são fotografias coloridas e em preto e branco respectivamente da prateleira da Figura 3A que ilustram como o subconjunto de iluminação e o padrão óptico aplicado fornecem pelo menos a aparência de luminância de cada prateleira e benefícios estéticos e funcionais.
[0035] A Figura 4 é uma vista explodida dos componentes da prateleira da Figura 3B.
[0036] A Figura 5 é uma vista em corte parcial ampliada da extremidade frontal montada da prateleira da Figura 3A tomada ao longo da linha 5-5 da Figura 3A.
[0037] A Figura 6A é uma vista em perspectiva montada de uma modalidade alternativa de uma prateleira de acordo com a presente invenção, em particular, uma placa de vidro superior bastante fina na qual é sobremoldada uma armação de borda protetora/placa de sustentação inferior que dá a aparência e as propriedades de vidro no lado superior da prateleira, mas que usa plástico para sustentar a camada de vidro fina e protege suas bordas. Um subconjunto de iluminação é sobremoldado em ou montado na armação.
[0038] A Figura 6B é uma vista explodida da modalidade da Figura 6A com representações diagramáticas de componentes de energia e controle para o subconjunto de iluminação carregado na prateleira.
[0039] A Figura 7 é uma vista em elevação lateral ampliada da Figura 6A.
[0040] A Figura 8A é uma vista em corte de uma forma possível da prateleira montada da Figura 6A tomada ao longo da linha 8-8 da Figura 6A, em particular, o subconjunto de iluminação é sobremoldado e encapsulado em uma porção de armação frontal.
[0041] A Figura 8B é similar à Figura 8A, mas mostra uma forma alternativa possível da prateleira montada da Figura 6A tomada ao longo da linha 8-8 da Figura 6A, em particular, o subconjunto de iluminação é separadamente montado em uma porção de armação frontal, mas projeta luz substancialmente para o conjunto de prateleira.
[0042] A Figura 8C é similar à Figura 8B, mas mostra o subconjunto de iluminação que projeta luz angularmente para baixo e abaixo da prateleira.
[0043] A Figura 9 é uma vista em corte da prateleira da Figura 6A tomada ao longo da linha 9-9 da Figura 6A.
[0044] A Figura 10A é uma vista explodida similar à Figura 6B, mas que mostra uma modalidade levemente alternativa em que vários subconjuntos de iluminação de LED são montados na placa de vidro final não armação é sobremoldada 90.
[0045] A Figura 10B é uma vista em corte basicamente através do centro da combinação montada da Figura 10A de maneira levemente ampliada.
Descricão Detalhada de Modalidades Exemplificativas [0046] O depósito de patente ou pedido contém pelo menos um desenho executado em cor. As cópias dessa patente ou publicação de pedido de patente com desenhos(s) em cor serão fornecidas pelo Departamento mediante a solicitação e o pagamento da taxa necessária.
Visão Geral [0047] Para uma melhor compreensão da invenção, várias modalidades exemplificativas serão descritas abaixo em detalhes. Deve ficar entendido que esses alguns poucos exemplos de formas e configurações que a invenção pode adotar e não são inclusivos nem exclusivos.
[0048] As modalidades exemplificativas serão descritas no contexto de um aparelho refrigerado conforme ilustrado na Figura 1. Deve ficar entendido, entretanto, que as prateleiras iluminadas podem ser aplicadas a refrigeradores, congeladores ou refrigeradores/congeladores de outras configurações. Ainda adicionalmente, as prateleiras iluminadas poderiam ser aplicadas em outros aparelhos com fechamentos ou disposição em prateleira ajustáveis. Ainda adicionalmente, qualquer disposição em prateleira para armazenamento ou exibição poderia utilizar os princípios da invenção.
[0049] As modalidades exemplificativas também serão descritas no contexto de fontes de luz que são LEDs. Deve ficar entendido, entretanto, que outras fontes de iluminação são possíveis.
Modalidade Exemplificadora 1 [0050] Em referência às Figuras 1 a 5, uma primeira modalidade exemplificadora da invenção compreende várias prateleiras 30 que podem ser montadas ao longo de trilhos de montagem verticais 22 em compartimento de alimento fresco 16 de um aparelho refrigerador/congelador 10. Um exemplo de tal aparelho é mostrado na Figura 1. Múltiplas prateleiras 30 poderiam ser montadas em diferentes alturas verticais e em diferentes posições no compartimento de alimento fresco 16.
[0051] A Figura 1 ilustra um refrigerador do tipo congelador de fundo/porta francesa 10 que tem uma caixa 12. O compartimento de alimento fresco é definido por um forro 15 tais como são bem conhecidos na técnica. As portas 14L e 14R (esquerda e direita) abrem e fecham o compartimento 16. O compartimento congelador 18 pode ser uma gaveta de deslizamento externo.
[0052] Os trilhos verticais 22 incluem fendas ou aberturas de montagem 24 ao longo de seus comprimentos. Os suportes de montagem de prateleira 26 têm extremidades posteriores com dedos em gancho que são complementares às fendas 24 para permitir que tais suportes sejam colocados em várias alturas verticais dentro do compartimento 16. Um par de suportes 22 sustenta cada prateleira 30 e permite a seleção de elevação vertical ou altura de montagem no compartimento 16.
[0053] Conforme é convencional em muitos de tais presentes aparelhos, uma placa de controle mestre ou microprocessador programável 102 é construída na caixa 12 e pode controlar inúmeros recursos e funções do aparelho. Um exemplo é o controle de resfriamento. Um outro é o ajuste de configurações (por exemplo, temperatura ou recursos), alguns dos quais são selecionáveis pelo usuário. Uma fonte de energia elétrica 100 (conectada à energia elétrica comercial) também pode estar disponível na caixa 12. Um arnês de cabeamento ou barramento 104 é típico para rotear conexões elétricas de fio rígido para várias partes ou locais na caixa 12.
[0054] As Figuras 2A a C ilustram um estilo de prateleira (número de referência 30A) que pode ser usado no aparelho 10 da Figura 1 a partir de uma perspectiva de fundo (essa modalidade particular da prateleira 30 é referenciada pelo número 30A). As mesmas mostram como os suportes 26 sustentam cada prateleira em trilhos verticais 22. As mesmas também mostram o perfil relativamente fino de cada prateleira conforme se estende para fora no espaço do compartimento de alimento fresco. As Figuras 2B a C mostram adicionalmente que cada prateleira 30A parece ser luminosa ou tem iluminação associada a isso. Conforme pode ser observado a partir das Figuras 2B a C, nessa configuração, cada prateleira tem uma área de sustentação principal substancialmente transparente e a iluminação associada a isso dá a aparência da superfície de sustentação como luminosa. Tal esquema de iluminação apresenta várias prateleiras, cada uma parecendo estar levantada individualmente. Isso apresenta uma aparência geral estética das prateleiras flutuando ou estendidas no espaço de compartimento com superfícies de sustentação horizontais iluminadas. Entretanto, a iluminação é também funcional. Isso auxilia um usuário a observar o local de cada prateleira iluminada e itens sustentados em cada prateleira. Alguma luz de um subconjunto de iluminação em cada prateleira também pode iluminar outras partes de superfícies do compartimento ou próximo ao compartimento. Por exemplo, uma iluminação suave de porções do forro 15 pode ser vista nas Figuras 2B a C. A iluminação localizada em cada prateleira pode economizar energia (em comparação com a iluminação de caixa generalizada).
[0055] Conforme também pode ser visto em referência a essas Figuras, cada prateleira tem a aparência de uma prateleira de vidro. A maior parte da área de cada prateleira é transparente ou substancialmente transmissora de luz. Uma armação circundante fina e relativamente pequena essencialmente encapsula e protege a borda de perímetro de cada prateleira. A espessura da armação não é substancialmente maior que a da placa de vidro. Essa pode ser mais espessa, mas não muitas vezes a espessura de tal modo que promova a aparência de uma prateleira integrada (tanto armação quanto placa de sustentação) que é relativamente consistente em espessura. Entretanto, essa armação relativamente pequena ocupa pouco espaço e apresenta um visual limpo e esteticamente agradável para cada prateleira. Os suportes que sustentam cada prateleira são relativamente finos e pequenos. As prateleiras parecem basicamente suspensas no compartimento de alimento fresco 16. Adicionalmente, sua capacidade de transmissão branca permite uma visualização através da maior parte de sua área para visibilidade aumentada de outras partes do compartimento 16.
[0056] As Figuras 3A a C mostram um outro recurso opcional possível com a prateleira 30A. Sua superfície superior 31 ou sua superfície inferior oposta 32 (Figura 2A) pode incluir uma camada, revestimento, aplicação ou impressão de alguma forma que ainda permita que a prateleira seja substancialmente transmissora de luz, mas também ainda permite uma visualização através e afeta opticamente a luz que tenta passar através daquela superfície de sustentação central. Os números de referência 33, 34, 35, e 36 se referem geralmente à frente, traseira, lado esquerdo e lado direito da prateleira como um todo 30A. Nesse exemplo, essa adição é um padrão moiré ou, de outro modo, um padrão que pode difundir alguma parte da luz que passa através da transmissora de luz porção de prateleira 30A ou pelo menos apresentar uma aparência visual interessante. Um exemplo é um logotipo ou nome de marca impresso ou aplicado. Isso poderia incluir palavras, números, designs gráficos ou combinações. Aqui o padrão moiré é um padrão do tipo tela, que tem uma configuração que parece ter faixas claras e escuras quase paralelas. Outros padrões podem ser aplicados para produzir diferentes efeitos de aparência e ópticos em combinação com a iluminação que emana de ou na prateleira. Isso poderia ser impresso, serigrafado, gravado ou de outro modo aplicado.
[0057] Conforme indicado adicionalmente nas Figuras 4 e 5, a prateleira 30A inclui um subconjunto de luz 70. O conjunto 70 compreende uma placa de circuito impresso (PCB) ou placa de montagem 72. Em um lado é montado de modo operacional um arranjo linear de LEDs 74. Um arnês de cabeamento ou barramento de conjunto de luz 76 fornece comunicação elétrica por fio rígido entre cada LED 74 na placa 72 e uma terminação. Nessa modalidade exemplificadora, a extremidade de terminação distai do arnês 76 inclui uma conexão ou contato elétrico 78. Isso permite que a energia e a informação sejam eletricamente comunicadas para e a partir dos LEDs 74.
[0058] Os recursos adicionais da prateleira 30A são os seguintes. A superfície de sustentação de cada prateleira 30A compreende uma placa de vidro 40. A placa de vidro 40 tem bordas de topo, fundo, frente, traseira, lado esquerdo e lado direito 41, 42 (Figura 5), 43, 44, 45, e 46 respectivamente. A mesma pode ser vidro temperado na ordem de 2 a 3 mm de espessura e 375 mm x 450 mm de largura e profundidade. Obviamente, outros formatos e tamanhos e ainda configurações são possíveis. O padrão moiré ou óptico 49 (Figura 4; vide também as Figuras 2B a C e 3B a C) está na placa de vidro 40. O padrão 49 pode ser uma camada separada. Isso poderia ser aplicado, impresso, gofrado ou de outro modo colocado em cada lado (ou ambos os lados) da placa de vidro 40.
[0059] Uma seção de armação de topo 50 compreende um flange horizontal de topo 52 e um flange externo vertical 54. O flange vertical 54 encaixaria essencialmente sobre e protegeria as bordas de perímetro da placa de vidro 40 quando colocado no topo da placa de vidro 40.
[0060] Uma seção de armação inferior 60 tem flanges horizontal e vertical 62 e 64 que são complementares a e encaixam dentro do flange vertical 54 da seção de armação de topo 50 (vide Figura 5). Conforme indicado nas Figuras 4 e 5, as seções de armação de fundo e de topo 50 e 60 casariam basicamente e ensanduichariam a placa de vidro 40 entre as mesmas. As metades de armação 50, 60 seriam conectáveis por parafusos 68 ou outros meio de preensão através de aberturas na armação de fundo 60 em receptores afunilados 58 que se estendem a partir do fundo da armação de topo 50 para encapsular basicamente as bordas da placa de vidro 40 e manter as mesmas em posição. As armações 50 e 60 poderiam ser feitas de metal. Outros materiais são possíveis. As tolerâncias poderiam ser tais casem estritamente com o perímetro da placa de vidro 40 e entre si não adicionem muito à espessura para a própria placa de vidro 40 a fim de fornecer esse visual integra do conforme mostrado nas Figuras 1,2A a C e 3A a C. Poderia haver amortecimento ou material de gaxeta em uma ou mais das metades de armação 50, 60 para amortecer e proteger adicionalmente as bordas da placa de vidro 40.
[0061] O conjunto de iluminação de LED 70 pode ser montado conforme ilustrado na Figura 5 em um espaço entre as armações 50, 60 ao longo da superfície interna 56 da parede vertical 54 da armação de topo 50 em alinhamento com a borda frontal 43 da placa de vidro 40. O eixo geométrico óptico 77 de cada LED 74 pode ser direcionado para a borda frontal 43 e no plano através da placa de vidro 40 indicada pelo número de referência 77 na Figura 5 da placa de vidro 40. A placa de vidro 40 funcionaria basicamente como uma haste ou guia luminosa. Isso direcionaria ou guiaria a energia de luz dos LEDs 74 através do interior de toda a área de placa 40. Isso forneceria iluminação em ou através de e/ou pelo menos a aparência de luminância de ambos os lados da placa 40. Isso ajudaria a identificar objetos na prateleira 30A, mas também forneceria algum nível de luminância ou iluminação em torno da prateleira 30A. Isso também forneceria a aparência de luminância ou brilho na placa de vidro 40.
[0062] Os LEDs 74 poderiam simplesmente ser ligados e desligados mediante alguma instrução. A instrução poderia simplesmente ser o fechamento de um circuito elétrico de energia elétrica com um interruptor manualmente operado. Isso poderia ser proveniente do fechamento de um circuito elétrico diretamente de um interruptor que capta quando uma das portas do refrigerador 14L ou 14R está aberta ou fechada. Isso poderia ser por um sinal de ativação do controle mestre 102. O sinal de ativação poderia ser de quaisquer inúmeros disparos.
[0063] A própria placa de LED 72 poderia incluir conjunto de circuitos para ter certas funções controláveis para os LEDs 74. Por exemplo, o conjunto de circuitos embutido poderia incluir componentes de hardware que responderíam e atuariam certa operação de LEDs 74. Um exemplo seria um circuito acionador de LED que poderia variar a intensidade de qualquer um ou todos os LEDs 74 de acordo com a instrução. O conjunto de circuitos embutido poderia ainda incluir um outro processador ou controlador (isso também poderia ser programável). Um exemplo seria um programa que poderia piscar ou atuar individualmente qualquer LED 74 de acordo com as diferentes sequências, intensidades, cores e etc. possíveis.
[0064] Os exemplos adicionais seria a capacidade de alterar a energia em voltagem, corrente ou ciclo de trabalho de qualquer LED 74 para vários efeitos de iluminação. Também poderia haver diferentes LEDs coloridos ou tipos que poderiam ser coletivamente operados ou individualmente operados.
[0065] Os LEDs podem ter diferentes padrões de saída de distribuição de luz. Por exemplo, alguns são feixes relativamente amplos e alguns são feixes relativamente estreitos. A seleção dos LEDs e de seus padrões de saída, junto com a direção de seus eixos geométricos ópticos 77, permite que o projetista crie diferentes efeitos de iluminação com o subconjunto de iluminação 70. Por exemplo, os eixos geométricos ópticos poderiam ser substancialmente direcionados através do interior da placa de vidro 40 substancialmente por reflexão interna total. A placa de vidro 40 atuaria basicamente como uma haste ou guia luminosa, que guia pelo menos uma quantidade substancial da saída de luz dos LEDs 74 da borda frontal da placa de vidro 43 para a borda posterior 44. Alternativamente, o padrão de distribuição podería ser de tal modo que alguma luz dos LEDs 74 se mova através de e por todo o interior da placa 40, mas alguma luz refrate para fora a fim de fornecer energia de luz fora do plano da placa 40.
[0066] Uma outra opção seria direcionar os eixos geométricos ópticos dos LEDs 74 além de para uma borda da placa de vidro 40. Isso podería ser geralmente paralelo ao longo da superfície inferior ou superior da placa de vidro 54. Isso podería ser angularmente na direção contrária ao plano da placa de vidro 40. Os diferentes LEDs 74 poderiam ser direcionados em diferentes direções.
[0067] Os exemplos de disposição em prateleira de levantamento de borda são descritos nas patentes n9 US6.210.013 e US8.322.873, que são incorporadas a título de referência. Um outro exemplo de iluminação de prateleira com LED é descrito na patente ns US7.338.180 que é incorporada no presente documento a título de referência. Os detalhes sobre o direcionamento de luz para uma borda de uma placa transmissora de luz são apresentados.
[0068] Conforme indicado na Figura 5, a placa 72 podería ser montada na seção de armação 50 ou 60 por inúmeras técnicas que incluem, mas não se limitam a parafusos, cavilhas, adesivos, encaixe de interferência ou similares. Um exemplo é mostrado na Figura 4 (parafusos 75 através de abas 73 nos receptores afunilados na armação 50); um outro está na Figura 5 (placa 72 aderida ou montada ao longo da superfície interna 56 do flange vertical 56 da armação 50). Outras técnicas de montagem são possíveis. Pode ser desejável que quaisquer fechos não se estendam para fora das superfícies externas de seções de armação 50 e 60.
[0069] Conforme pode ser adicionalmente entendido, os padrões tais como o padrão moiré ou outros padrões ópticos poderiam ser selecionados de acordo com o desejo ou a necessidade. As técnicas típicas podem ser gravadas no vidro ou tinta aplicada na superfície do vidro. As mesmas poderiam ser utilizadas com uma seleção de LEDs 74 e seus padrões de distribuição de saída para uma variedade de diferentes efeitos de iluminação e ópticos.
[0070] A Figura 4 também mostra suportes de montagem para o conjunto de prateleira. Os suportes 26 poderíam ser sólidos ou de fio. Os mesmos poderíam ser separados da prateleira 30A ou unitários ou integrais com a prateleira 30A. Se separados (conforme mostrado na Figura 4), poderiam basicamente ter uma borda ou flange de topo que funcionaria complementarmente com as seções de armação 50, 60 e a placa de vidro 40 na forma montada para sustentar esse conjunto que seria assentado e suportaria pelo menos o movimento lateral e o movimento descendente. Poderia haver também uma estrutura de cooperação para permitir que as prateleiras sejam deslizadas para frente ou removidas. Os exemplos de tais recursos são conhecidos na técnica.
[0071] Portanto, poderia ser observado que as prateleiras 30A das Figuras 1 a 5 são um conjunto integrado que inclui uma superfície de sustentação de vidro. Tal superfície tem bom apelo estético, é facilmente limpável e é considerada pela maioria dos clientes como higiênica. O vidro também tem propriedades ópticas inerentes que podem ser atribuídas à aparência estética quando os LEDs 74 estão ligados ou não. Adicionalmente, as metades de armação 50, 60 fornecem uma proteção de borda metálica de vidro 40, mas em uma escala de tamanho que é similar à espessura da placa de vidro 40. As mesmas não adicionam muita espessura adicional à placa de vidro 40. Dessa forma, uma aparência geral agradável de dimensões e proporções de tamanho é apresentada. Isso inclui a superfície de vidro de sustentação e a proteção de borda de seções de armação 50 e 60. Além disso, o subconjunto de luz integrado embutido 70 permite a iluminação e luminância em e em torno da prateleira 30A para fornecer estética adicional. Ainda adicionalmente, os suportes 26 podem ser formados para serem complementares à e reter a aparência de uma superfície de sustentação de vidro flutuando em um compartimento de alimento fresco. Além disso, a modalidade promove boa visibilidade ou clareza óptica não apenas dos itens sustentados na prateleira 30A, mas em outras prateleiras adjacentes e, se apropriadamente configurada, por todo o compartimento de alimento fresco.
[0072] A modalidade também promove economia permitindo que um número relativamente pequeno de peças seja montado de uma maneira integrada para uma prateleira que poderia ser fixa no local ou removível e, opcionalmente, ajustável vertical ou horizontalmente. Isso inclui carregar com isso uma fonte de iluminação (por exemplo, subconjunto de iluminação 70 com LEDs 74).
[0073] A energia elétrica para o subconjunto de iluminação 70 pode ser suprida da seguinte forma. A energia elétrica para a prateleira 30A poderia estar disponível através da simples operação de arnês de fio rígido (um ou mais fios individuais) 76 da placa 72 ao longo da prateleira 30A ou internamente entre uma borda lateral da placa de vidro 40 e sua armação correspondente, na traseira da borda da prateleira 30A. Conforme é bem conhecido na técnica, um trilho ou canal condutor 28 (Figura 3A) pode ser formado ao longo de um dentre o par de trilhos verticais de montagem de prateleira 22. O contato 78 na extremidade distai dos arnês de fio 76 poderia ser montado para se estender a partir da borda traseira da prateleira 30A de modo que entraria em contato de contiguidade com uma porção condutora de trilho de energia 28 quando a prateleira 30A está em posição apropriada no compartimento 16. Um exemplo de tal extensão elétrica é revelado na patente n9 US6.813.896 (de propriedade comum com o proprietário da presente invenção) e incorporada a título de referência no presente documento. Esta combinação de um arnês de fio rígido de LEDs 74 com uma terminação eletricamente condutora 78 e uma extensão elétrica vertical de material condutor ao longo dos trilhos de montagem de prateleira 22, permite que uma prateleira 30A seja colocada em qualquer posição vertical ao longo de trilhos 22 e receba energia elétrica para os LEDs 74. Isso elimina a necessidade por fios ou plugues elétricos longos. Entretanto, Essas são outras opções para suprir energia para os LEDs 74.
[0074] Conforme pode ser visto pelo supracitado e nas Figuras 1 a 5, a prateleira 30A é um exemplo de um sistema integrado de prateleira e iluminação que aborda um ou mais dos objetivos da invenção. Sua funções e aparência são ilustradas nas Figuras 1 a 5, incluindo as fotografias das Figuras 2A a C e 3A a C, que mostram o sistema de iluminação de cada prateleira 30A ligado.
Modalidade Exemplificadora 2 [0075] Em referência às Figuras 6A a B a 9, é mostrada uma outra modalidade exemplificadora de acordo com a invenção é mostrado. Essa prateleira 30B tem similaridades com a prateleira 30A das Figuras 1 a 5. Em referência à Figura 6A, a prateleira 30B integra uma superfície de sustentação principal pelo menos parcialmente transmissora de luz com armação de borda e proteção com um subconjunto de iluminação. Isso é construído nos receptores de armação para os suportes de montagem de prateleira. Isso fornece comunicação de energia elétrica com o subconjunto de iluminação. Algumas diferenças notáveis são as seguintes.
[0076] Nessa modalidade, uma placa de vidro 80 mais fina que a placa de vidro 40 é utilizada para apresentar uma superfície superior de sustentação de vidro 81 para a prateleira 30B (vide Figura 6B). Um exemplo seria uma lâmina de vidro temperada na ordem de um milímetro de espessura. Sobremoldada nisso está a armação 90. A armação 90 inclui uma superfície de sustentação ou sustentação inferior plana pelo menos parcialmente transmissora de luz 91 (na mesma ordem de tamanho de perímetro que a placa de vidro fino 80, mas mais espessa), e porções de armação de borda frontais, traseiras, esquerdas e direitas 93, 94, 95, e 96 que basicamente encapsulam bordas frontais, traseiras, esquerdas e direitas de 83, 84, 85 e 86 da placa de vidro fina 80. As Figuras 8A e 9 mostram essa encapsulação. O subconjunto de iluminação 70 é sobremoldado na armação 90 adjacente a pelo menos uma borda da placa de vidro 40 ou superfície de sustentação 91. Conforme pode ser visto a partir da Figura 6A, o conjunto como um todo 30B (como o conjunto 30A) apresenta uma superfície de sustentação com aparência de vidro substancialmente transmissora de luz com uma armação relativamente fina 90, suportes de montagem relativamente não obstrutivos 26 que se encaixam em formas ou receptores moldados na armação 90 (e não requerem peças separadas ou adicionais na armação 90), e um sistema de iluminação. Todo o conjunto 30B gera uma aparência aberta, fina e integrada, mas inclui um subconjunto de iluminação, proteção de borda, interfaces de montagem e conexão de energia elétrica com energia do subconjunto de iluminação, apesar de a prateleira 30B poder ser removida e reposicionada ao longo de um subsistema de montagem (aqui trilhos verticais 22, mas isso pode adotar outras formas).
[0077] A sobremoldagem é bem conhecida na indústria de aparelhos. A sobremoldagem envolve moldagem por injeção de um material, usualmente, um termoplástico (aqui armação 90) sobre um segundo material (aqui superfície de vidro fina 80). Se apropriadamente selecionado, o termoplástico de sobremoldagem formará pelo menos alguma ligação com o segundo material que é mantido no ambiente de uso final. Um exemplo de sobremoldagem é chamado moldagem de inserto. As máquinas de moldagem por injeção de único disparo ou múltiplos disparos podem ser usadas. Algumas vezes, pode haver múltiplos materiais disparados no mesmo molde durante o mesmo ciclo de moldagem. Alguns dos fatores e das características de projeto de sobremoldagem são apresentados na publicação intitulada "Overmolding Guide" de GLS Thermoplastic Elastomers e incorporada a título de referência na presente invenção. Os exemplos de sobremoldagem são descritos na patente ns US7.748.806 (de propriedade comum com o proprietário do presente pedido), incorporada no presente documento a título de referência. Um outro exemplo de sobremoldagem e, em particular, relacionado à disposição em prateleira de refrigerador pode ser encontrado em US2009/0195136 de propriedade comum e incorporado no presente documento a título de referência.
[0078] Nessa modalidade, o termoplástico sobremoldado de superfície de sustentação pelo menos inferior 91 é um material de resina que tem propriedades de haste luminosa ou guia de luz. Um exemplo de utilização de material moldado com termoplástico como uma haste ou guia luminosa pode ser encontrado em US2011/0085287, de propriedade de Whirlpool Corp., e incorporada no presente documento a título de referência. A discussão adicional de materiais de haste ou guia de luz pode ser encontrada em "Light Guide Techniques Using LED Lamps", pedido 1-003, da Avago technologies disponível em http://www.avagotech.com/docs/5988-7057EN e incorporada no presente documento a título de referência. É possível que a armação 90 também pudesse ter características de guia de luz ou haste luminosa.
[0079] Nesse exemplo, o material de resina sobremoldado é policarbonato (Lexan®) com 85 a 91% de transmissão. O custo, desempenho mecânico, moldabilidade, projeto de trajetória de luz e transmissão desejada irão afetar o material de resina selecionado e podem ser considerados pelo projetista.
[0080] A Figura 6B mostra diagramaticamente e em isolamento a armação sobremoldada 90, com sua sustentação inferior transmissora de luz 91 e porções de armação laterais 93, 94, 95, e 96, e a placa de vidro fina 80 explodida acima disso. A sobremoldagem começaria com a placa de vidro 80 colocada no molde. O Material de plástico fluxível seria, então, injetado no molde e fluiria sob e em torno das bordas da placa de vidro 80. Isso resfriaria e endurecería para sustentar o lado inferior da placa de vidro 80 e encapsularia e protegeria as bordas da placa de vidro 80 conforme ilustrado nas Figuras 8A e 9. Isso teria a aparência integrada da Figura 6A.
[0081] Conforme adicionalmente ilustrado nas Figuras 6A a B, 7, 8A a C e 9, nessa modalidade exemplificadora a sobremoldagem fornece na apenas uma superfície de sustentação subjacente 91 para a placa de vidro fina 80 por toda sua área, mas também encapsula essencialmente todas as quatro de suas bordas para proteger as bordas potencialmente frágeis. A combinação, portanto, apresenta uma superfície superior de sustentação de vidro real 81, com seus recursos desejáveis, mas utiliza apenas uma placa ou lâmina de vidro muito fina 80. A superfície inferior de sustentação sobremoldada 91 é também transmissora de luz; basicamente transparente ou opticamente clara ou substancialmente isso, se desejado. O processo de sobremoldagem pode ser controlado para moldar essencialmente essa sustentação inferior 91 no fundo da placa de vidro fina 80 de modo que não haja essencialmente vãos ou bolhas de ar entre as duas. Isso promove a aparência de uma única superfície de sustentação apesar de ter duas camadas; uma produzida a partir da placa de vidro 80 e a outra camada de plástico inferior de sustentação 91. A resina e o processo de sobremoldagem também podem ser controlados de modo que a camada inferior de sustentação 91 possa ter propriedades ópticas pelo menos similares (por exemplo, transparência) para camada de vidro 80 promovam a aparência de uma única camada. Mas essa não precisa ter as mesmas propriedades ópticas. A placa de vidro 80 ou a camada inferior 91 também pode ser modificada para ter outras propriedades ópticas. Um exemplo é adicionar um padrão moiré, logos, texto informacional ou outros efeitos de intensificação de estética de alteração opcional.
[0082] Conforme também indicado na Figura 7, a armação sobremoldada 90 poderia ser moldada para ter receptores (vide fendas 98 na Figura 9) para suportes de montagem de prateleira 26. O receptor 98 poderia ser uma reentrância ou forma moldada em cada uma das porções opostas de armação laterais 95 e 96 nas quais a borda de topo de um suporte de montagem de prateleira 26 encaixaria complementarmente e impediría o movimento da prateleira 30B pelo menos para baixo e lateralmente. Se apropriadamente formadas, as fendas 98 também poderíam impedir o movimento anterior e posterior em relação à caixa 12.
[0083] Conforme adicionalmente ilustrado nas Figuras 6 a 9, a prateleira 30B pode incluir um subconjunto de iluminação 70 similar ao da primeira modalidade. Nesse exemplo, um arranjo linear de LEDs 74 em uma PCB 72 é posicionado ao longo da borda frontal 93 da armação sobremoldada 90. Deve ficar entendido, entretanto, que arranjos adicionais também poderíam ser posicionados ao longo de uma ou mais outras bordas. Os mesmos poderíam ser lineares ou em outras configurações.
[0084] As Figuras 8A a C ilustram várias montagens de LED opcionais. A Figura 8A mostra que todo o subconjunto de iluminação 70 (PCB 72, LEDs 74 e arnês de fio 76) poderia ser sobremoldado na armação 90. Esses componentes seriam colocados no molde de plástico com a lâmina de vidro 80 e basicamente encapsulados no local. Devido ao fato de que pelo menos a sustentação inferior 91 da armação 90 é transmissora de luz, a saída de luz de LEDs 74 (se seus eixos geométricos ópticos ao longo do plano 97A fossem direcionados ao longo do plano de sustentação inferior 91) seria guiada ao longo da sustentação inferior 91 e forneceriam a luminância/iluminação ao longo de toda a área de sustentação inferior 91. A capacidade de transmissão de luz da placa de vidro 80 permitiría que pessoas observassem essa luminância/iluminação. Isso brilharia como uma prateleira 30A das Figuras 2A e 3A. A PCB 72 também poderia ser montada de modo que os eixos geométricos ópticos 97A se estendessem paralelos, mas abaixo da camada de sustentação inferior 91 de modo que os feixes de LEDs 74 se projetariam ao longo do fundo da prateleira 30B.
[0085] Alternativamente, conforme mostrado na Figura 8B, a armação sobremoldada 90 poderia ter uma reentrância 99 sob sua borda frontal 93 na qual um arranjo linear de LEDs 74 poderia ser montado. Os eixos geométricos ópticos de LEDs 74 poderíam ser posicionados para direcionar a luz dos LEDs 74 em uma borda frontal de sustentação inferior 91 e/ou borda frontal 83 da placa de vidro 80 de tal modo que a luz poderia ser direcionada através de uma ou ambas as camadas ao longo do plano 97B.
[0086] Uma outra opção é mostrada na Figura 8C. A placa de LED 72 poderia ser angulada levemente para baixo de tal modo que os eixos geométricos ópticos de um ou mais dos LEDs 74 sejam angulados para baixo a partir da borda frontal 93 da prateleira 30B ao longo do plano 97C (ou em diferentes ângulos). Toda ou parte da distribuição de luz dos LEDs 74 poderia, então, fornecer iluminação descendente. Os feixes dos LEDs 74 se projetariam para baixo e iluminariam o espaço e qualquer estrutura abaixo da prateleira 30B. Ainda adicionalmente, a placa 72 e o LED 74 poderiam ser configurados tanto para fornecer iluminação de borda para a superfície de vidro 80 ou a sustentação inferior 91 quanto distribuição de luz em uma ou mais outras direções.
[0087] Conforme ilustrado diagramaticamente nas Figuras 6A e 6B, uma maneira alternativa de fornecer energia elétrica para os LEDs 74 é através de transferência indutiva, capacitiva ou magnética. Isso é algumas vezes chamado de transferência elétrica sem fio ou sem toque. Uma antena de recepção 116 na prateleira 30B pode ter uma extremidade terminal em proximidade operacional com a antena de radiação 106 atrás do forro 15. A antena 116 pode ser qualquer uma dentre uma variedade de formas. Um exemplo é uma folha metálica fina ou camada de metal ou outro material eletricamente condutos montado em nivelamento com a superfície inferior ou superior da sustentação inferior 91 ou da placa de vidro fina 80. A montagem pode ser por adesivo, deposição por camada fina, impressão ou de outro modo. Uma folha metálica fina ou traço de camada similar 117 está em comunicação elétrica com o arnês de fio rígido 76 com cada LED 74 na placa 72 no ponto de solda (ou outro ponto de conexão elétrica) 115. Essa disposição não ocupa qualquer espaço de armazenamento e é contida na prateleira 30B.
[0088] A antena de radiação 106 é eletricamente conectada à fonte de energia elétrica 100 no aparelho 10 (por exemplo, através da seção de condução 107 para a solda ou conexão 105 e, então, arnês de fio 104) e controle mestre 102. Através dos métodos conhecidos na técnica, a energia elétrica da fonte de energia 100 pode ser transferida sem fio ou sem toque entre as antenas 106 e 116 de uma maneira que pode ser utilizada para alimentar os LEDs 74. Um exemplo de tal acoplamento sem toque é descrito em US7.293.422, de propriedade comum com o proprietário da presente invenção e incorporada no presente documento a título de referência.
[0089] Nesse método, através de pelo menos uma antena 106 em proximidade suficiente com todas as posições possíveis para a prateleira 30B, a energia elétrica estaria disponível para diferentes posições vertical ou horizontal da prateleira 30B. Dessa forma, os LEDs 74 poderíam ser operados em qualquer momento incluindo se a prateleira 30B fosse deslizada para fora ou movida para uma diferente elevação na caixa 12. A antena 106 podería ser formada no local quando um compartimento de refrigerador é termoformado.
[0090] Um recurso possível adicional inclui não apenas transmissão sem toque ou sem fio de energia elétrica a partir da fonte de energia 100 para os LEDs 74, mas também transmissão em cada direção de dados ou informação na forma elétrica. Tal transmissão de dados ou informação é também descrita em US7.293.422, que é incorporada no presente documento a título de referência. Uma variedade de vendedores comerciais fornece produtos que permitem tal comunicação compartilhada tanto de energia e quanto de instruções ou retroalimentação. Isso irá permitir que o controlador mestre 102 forneça qualquer uma dentre uma variedade de instruções operacionais de operação de LEDs 74 ou outras funções em placa de circuito 72 sem precisar ter cabeamento rígido ou tocar ou entrar em contato através de uma trajetória de condução.
[0091] Uma definição de energia de contato ou sem contato energia é a transmissão de energia elétrica a partir de uma fonte de energia para uma carga elétrica sem conectores colocados manualmente. O documento US7.293.422 descreve transferência de energia indutiva ou capacitiva e troca de dados em ambas as direções no contexto de um aparelho refrigerador. Os documentos US2012/0140440 e US7.522.878, incorporados no presente documento a título de referência, descrevem energia e comunicação sem contato.
[0092] O acoplamento indutivo ressonante é um tipo de método de transmissão eletrônica sem fio ou sem toque. Tal transferência de energia está em uso em uma variedade de produtos comercialmente disponíveis. Pelo menos a estrutura receptora 116/117 na prateleira 30B pode ser de um fator de forma que é disposto em camada fina. Dessa forma, isso poderia ser aplicado à disposição em prateleira sem ocupar muito espaço. Isso também pode ser relativamente fino e não atrapalhar física ou visualmente o visual e de qualquer transmissão de luz associada à prateleira. A parte de transmissão 106/107 poderia estar atrás da parede traseira ou lateral da estrutura de sustentação para a prateleira. Por exemplo, no caso de um refrigerador, isso poderia ter cabeamento rígido para energia elétrica em componentes de transmissão apropriados para transmissão sem fio de energia e dados atrás do forro do refrigerador. É geralmente melhor ter os dois componentes sem contatos muito próximos. Os componentes de transmissão 106 poderíam ser colocados em vários níveis por toda as prateleiras de sustentação de caixa e estar disponíveis para prateleiras de múltiplas posições diferentes ou múltiplas prateleiras.
[0093] Alternativamente, a energia elétrica dos LEDs 74 na prateleira 30B poderia ser por outras técnicas. Por exemplo, poderia ser por qualquer uma das técnicas descritas em relação à modalidade 1, incluindo através de um disposição com contato ou fio rígido.
Opções e Alternativas [0094] Conforme pode ser observado por aqueles elementos versados na técnica, a invenção pode adotar muitas formas e modalidades. As variações óbvias para aqueles elementos versados na técnica seriam incluídas na invenção. Alguns exemplos específicos são os seguintes.
[0095] O subconjunto de iluminação 70 poderia ser separadamente montado (parafusos, cavilhas, adesivo ou outras técnicas de preensão) na porção sobremoldada 90 ou porção de armação de metal 50 ou 60 para as prateleiras 30B e 30A respectivamente. Alternativamente, os mesmos poderiam ser mais integrados. Um exemplo seria sobremoldar a placa 72 em uma armação sobremoldada tal como mostrado na Figura 8A. Uma alternativa é ilustrada nas Figuras 10A e 10B. Em vez de posicionar o subconjunto de iluminação na armação de perímetro da sobremoldagem, um ou mais subconjuntos de iluminação 70 (aqui para ilustração 70A a D; mas poderia haver mais ou menos ou configurações diferentes da linear elevada) poderia ser montada em ou sobre a placa de vidro 80. Por exemplo, através dos processos de deposição ou impressão conhecidos na técnica, o LED 74 e os traços eletricamente condutores dos mesmos poderiam ser impressos diretamente no lado inferior da placa de vidro fina 80. O traço condutor 117 também poderia ser impresso naquela superfície e em comunicação elétrica com algum conjunto de conexão de energia 78' (isso poderia ser conexão com contato, sem contato ou indutiva/magnética/capacitiva com a energia elétrica e/ou transferência de informação). Essa combinação (placa de vidro fina 80 mais os conjuntos de iluminação de LED) impressa na placa 80 e os trações elétricos com a conexão de energia (pode ser baixa voltagem) podem, então, ser colocados em um molde de inserto e a armação sobremoldada e a sustentação inferior 90 sobremoldada naquela combinação. Obviamente, os subconjuntos de iluminação também poderiam ser posicionados no molde de modo que terminariam dentro da sustentação inferior sobremoldada da armação sobremoldada 90 e as conexões elétricas feitas com a conexão de energia. Tais subconjuntos de iluminação também poderiam ser usados em conjunto com aqueles em torno do perímetro da armação 90. A Figura 10A mostra o subconjunto de iluminação 70A a D impresso no lado inferior da placa de vidro fina 80 antes de ser sobremoldado com a armação 90 separada para propósitos de ilustração apenas.
[0096] A Figura 10B mostra a seção transversal da placa de vidro 80 com os subconjuntos de iluminação impressos e a armação sobremoldada, incluindo a sustentação inferior 91. Isso fornece fontes de luz ao longo da porção opticamente clara da prateleira montada. Isso mantém sua aparência fina e de vidro, mas tem iluminação disponível ao longo daquela área.
[0097] Os tipos, características e configuração das fontes de luz podem variar. Por exemplo, isso não precisa ser necessariamente um arranjo linear, embora funcione bem com a manutenção da aparência como um todo do conjunto de prateleira fino. O espaçamento, o número e a disposição podem variar. Conforme indicado nas Figuras 8A a C, por exemplo, alguma parte da sobremoldagem poderia se estender para fora da superfície de vidro 80 e poderia ser dimensionada ou configurada para receber inúmeras fontes de luz ou configurações. Conforme anteriormente mencionado, um padrão na superfície de prateleira poderia ser algum conjunto de padrão que altera opticamente a luz que é emitida da superfície da prateleira. Um exemplo é um padrão moiré. Outros padrões de difusão são conhecidos na técnica. Conforme é adicionalmente bem conhecido na técnica, as facetas ou formas podem ser produzidas em outros padrões na superfície de sustentação de prateleira se for de plástico. Alguns padrões podem ser impressos no vidro. Deve ficar entendido que inúmeros padrões ou únicos padrões são possíveis em qualquer superfície ou ao longo de qualquer parte da prateleira. Alguns dos padrões podem alterar opticamente a distribuição de luz. Alguns poderíam ser informacionais ou ainda estéticos. Um exemplo seria a impressão de um logo. A impressão, a gofragem ou a gravação ou outra padronização poderia ter realmente tanto funções de alteração visual quanto de luz. Ainda adicionalmente, a disposição dos LEDs e/ou de tais intensificações ópticas pode fornecer diferentes efeitos visuais. Isso é parecido ou análogo ao uso de arranjos de iluminação de LED em certas configurações sozinhas ou com lente ou padrões ópticos para criar identidade de marca com faróis ou lanternas automobilísticas. Por exemplo, uma ou mais prateleiras de cada marca do aparelho poderiam ter uma configuração de arranjo de LED e/ou padrão óptico consistentes de modo que quando um consumidor visualiza a prateleira, poderia haver identificação com uma marca ou uma submarca de uma certa empresa. Os padrões ópticos poderiam ser moldados em plástico. Os mesmos poderiam ser serigrafados ou impressos no plástico ou vidro. Pode haver uma combinação de padrões com a modalidade 30B - um impresso ou serigrafado no vidro fino 80, um outro moldado na parte plástica da sustentação inferior da armação.
[0098] Ainda adicionalmente, as fontes de luz poderiam ser distribuídas ao longo de outras bordas do conjunto de prateleira. Embora a modalidade exemplificadora mostre as mesmas ao longo somente da borda frontal, as mesmas poderiam estar em qualquer outro lado ou borda. As mesmas poderiam estar em duas bordas, três ou quatro.
[0099] E, conforme mencionado, o tipo e as características das fontes de luz podem ser uniformes ou poderíam variar. Por exemplo, os mesmos poderíam variar em cor, distribuição de saída de luz, intensidade de saída ou outras características. Os mesmos poderiam ser controlados individualmente ou controlados juntos. Os poderiam ser controlados em subconjuntos.
[00100] Adicionalmente, os materiais relacionados às superfícies de sustentação ou partes das mesmas poderiam afetar o guia de luz ou a manipulação óptica da luz das fontes de luz. As superfícies refletoras, lentes, superfícies de absorção de luz ou outros componentes ópticos poderiam ser adicionadas nas fontes de luz, ou outros locais em ou próximo às prateleiras.
[00101] A placa de circuito 72 poderia incluir alguma inteligência tais como microprocessador, conjunto de circuitos e memória que poderiam ajudar com ou adicionar à variedade de funções relacionadas às fontes de luz ou outros recursos.
[00102] Um outro recurso possível seria ter algum conjunto de sensor em ou próximo à prateleira ou em algum outro local em relação ao aparelho 10. Por exemplo, conforme ilustrado diagramaticamente na Figura 6A, um sensor 108 poderia ser montado em alguma parte sobre ou no aparelho 10 e em comunicação elétrica com o controle mestre 102. Isso poderia estar incluído na placa de circuito 72. Isso poderia retroalimentar informação para a placa de controle mestre 102 através de um arnês de cabeamento ou barramento, ou transferência de contato ou sem contato de volta para a placa de controle mestre 102. Um exemplo de sensor 108 é um interruptor. Isso poderia informar ao controle 102 que uma porta de refrigerador 14 foi aberta. O controle 102 poderia, então, comunicar uma instrução para ligar os LEDs 74 de uma ou mais prateleiras 30. Um outro exemplo de sensor é um sensor de temperatura. Isso poderia informar a placa de controle mestre 102 sobre a temperatura em ou próximo a uma prateleira 30. O controle mestre 102 poderia instruir algum conjunto de indicação correlacionado àquela captura de temperatura pelos LEDs 74 daquela prateleira 30. Por exemplo, se a temperatura captada estiver acima do ponto definido do usuário para aquela prateleira ou compartimento 16, os LEDs 74 poderiam ser piscados para alertar o usuário do aparelho. Um outro exemplo usaria diferentes cores. Se a saída de LEDs de diferentes cores fosse montada em uma PCB 72 para uma prateleira 30 (por exemplo, vermelho, azul e branco), o controle 102 poderia ativar os LEDs vermelhos se a faixa de ponto definido de temperatura for excedida para indicar ao usuário que a temperatura está muito alta. O azul poderia ser ligado (e vermelho e branco não ligados) para indicar que a temperatura está abaixo de uma faixa de ponto definido. Os LEDs brancos poderiam ser operados se a temperatura estiver dentro da faixa de ponto definido. Um outro exemplo para o sensor 108 seria detector de movimento ou proximidade. Isso poderia detectar a proximidade ou o movimento indicativo da presença de uma pessoa, e o controlador 102 poderia ligar os LEDs 74 para uma ou mais prateleiras 30. Uma vez que o detector 108 para a detecção de tal proximidade ou movimento, o controlador 102 poderia desligar os LEDs 74. Tal detector poderia ser colocado em ou próximo a uma prateleira específica 30 e ser calibrado para alertar a proximidade ou o movimento apenas se estiver na ou próximo àquela prateleira. Desse modo, uma única prateleira poderia ser iluminada.
[00103] Alternativamente, inúmeros esquemas de iluminação poderiam ser apresentados ao usuário aleatoriamente pelo controle mestre 102 ou de acordo com as escolhas do usuário. Por exemplo, um esquema pode ser ligar os LEDs 74 em um nível de intensidade mais alto quando uma porta de refrigerador 14 é primeiramente aberta (por exemplo, para ajudar o usuário a visualizar os itens sustentados na prateleira 30). Após um certo período de tempo, a intensidade poderia cair ou poderia diminuir lentamente. Isso poderia diminuir para um nível de regulação de luz ou desligar completamente. Um outro exemplo seria operar os LEDs em estado estacionário quando uma prateleira está de volta em uma posição de origem no compartimento 16, mas se a prateleira poder ser seletivamente deslizada para fora, piscar ou de outro modo alterar a saída para fazer com que o usuário fique atento se a prateleira precisa ser empurrada de volta antes do fechamento da porta 14. Qualquer um dentre uma variedade de esquemas de iluminação é possível.
[00104] Ainda adicionalmente, a versão sobremoldada 30B poderia ter apenas as porções de armação sobremoldada 93, 94, 95, e 96 e não a sustentação inferior 91. Ou poderia ter apenas a sustentação inferior 91 aderida de alguma forma à superfície de vidro fina 80. Ou combinações de sustentação inferior apenas em uma porção de armação de borda, duas porções de armação, três ou quatro são possíveis. Alternativamente, os suportes 26 poderiam ser inseridos em um molde e, no exemplo do conjunto de prateleira 30B, a sobremoldagem 90 poderia ser sobremoldada nos suportes. As mesmas, então, seriam incorporadas ou integradas na combinação, mas não removíveis disso. Os suportes também poderiam ser fixos a outra parte da prateleira. Por exemplo, com a modalidade 30A, por adesivo, parafusos ou outras técnicas, os suportes 26 poderíam ser fixados no local. Isso podería ser verdadeiro similarmente da modalidade 30B. Mas em alguns exemplos, a sobremoldagem ou a armação podería ter formas na armação do perímetro que receberíam formatos complementares nos suportes 26 para sustentar a prateleira nos suportes de uma maneira estável.
[00105] Como com a Modalidade Exemplificadora 1, as porções direita e esquerda das armações laterais 95 e 96 poderíam ser moldadas para ter uma fenda que é complementar ao suporte de montagem 26 de tal modo que a prateleira 30B possa simplesmente ser descida sobre um par de suportes 26 e mantida no local contra o movimento lateral, dianteiro ou para baixo adicional.
[00106] Adicionalmente, as antenas 106 e 116 possíveis para transferência de energia/dados sem toque podem ser de filme fino ou aplicadas no lado de topo ou fundo da sustentação inferior 91 ou da placa de vidro 80 e não ocupar qualquer espaço. As mesmas poderíam ser aplicadas no exterior ou no interior das porções de armação sobremoldada. Ou poderiam ser uma peça separada. Conforme fora mencionado, os cabos eletricamente condutores leads poderiam ser impressos sobre uma superfície de vidro ou superfície de plástico para diminuir o custo de materiais, manter a finura e a boa aparência limpa e similares.
[00107] Conforme pode ser observado, em muitas estruturas, particularmente os aparelhos que têm funções além da iluminação, existe um controle inteligente. No exemplo de um aparelho refrigerador, muitos de tais aparelhos atuais têm tal controlador ou controle mestre inteligente. Isso pode gerenciar a energia elétrica para outros componentes funcionais (por exemplo, subsistema de resfriamento, subsistema de produção de gelo, subsistema de dispensador, interfaces selecionáveis pelo usuário, etc.). No contexto das modalidades exemplificativas, tal controle mestre podería ser programado ou podería adotar entrada de usuário e transformar isso em efeitos de iluminação para os subconjuntos de luz em cada prateleira. Os exemplos de tal controle mestre ou controle inteligente são descritos em US7.765.819, US7.891.198 e US2009/0277210, todos incorporados no presente documento a título de referência. Por exemplo, o controle inteligente podería ser programado para ativar as luzes na prateleira em qualquer um dentre inúmeros gatilhos ou estados em relação ao aparelho. Um exemplo seria ligar as luzes para uma prateleira quando um controle inteligente capta que a porta na frente da prateleira foi aberta. Um outro exemplo seria ligar automaticamente as luzes quando a porta é aberta, mas desliga-las se a prateleira for movida (por exemplo, deslizada para frente) por uma determinada distância. Um outro seria manter as luzes desligadas em uma prateleira salvo se um sensor de toque ou outro interruptor ativado por usuário for tocado ou um sensor de proximidade captar uma mão de usuário dentro da faixa do sensor.
[00108] A capacidade do controle mestre ou do controle inteligente de monitorar diferentes condições captadas, estados do aparelho ou entradas de usuário, é bem conhecida. Os documentos incorporados a título de referência US7.768.189, US7.891.198 e US2009/0277210 fornecem exemplos de diferentes condições captadas, estados do aparelho ou entradas de usuário que poderiam ser monitoradas e utilizadas na efetuação de um efeito de iluminação com o subsistema de luz em uma ou mais prateleiras. Os exemplos poderiam incluir a captação de temperatura em ou próximo à prateleira e a iluminação de uma certa saída de cor de LED de diversas cores diferentes na prateleira. Um exemplo seria se a prateleira for destinada a armazenar itens alimentícios frescos e a temperatura em torno disso estiver dentro da faixa de uma faixa pré-definida ou uma faixa selecionável pelo usuário. As luzes poderiam ser azuis para indicar que a temperatura está dentro da faixa. Entretanto, se os sensores de temperatura captarem que a temperatura está acima da faixa, os LEDs vermelhos poderiam ser iluminados e os LEDs azuis desligados. Uma terceira cor tal como branco podería indicar alguma outra condição. Um outro exemplo seria os sensores sobre, em ou próximos a uma prateleira 30 quando está em posição operacional em um aparelho (vide, por exemplo, Figura 6B). O sensor poderia retroalimentar informação para um controlador do aparelho que poderia informar ou influenciar em um efeito de iluminação na prateleira 30. Um exemplo seria um sensor de temperatura em ou próximo à superfície superior de sustentação da prateleira 30. Se a temperatura naquele local em um aparelho refrigerado exceder algum conjunto de ponto definido, os LEDs vermelhos poderiam ser ligados pelo controlador para indicar ao usuário do aparelho que a temperatura está acima do ponto definido. Se estiver abaixo do ponto definido, os LEDs poderiam ser ligados para indicar a condição normal, mas iluminar a prateleira. Por outro lado, se a temperatura estiver abaixo de um ponto definido, os LEDs azuis poderiam ser ligados.
[00109] Um outro exemplo estaria relacionado, talvez, a um caixa ou gaveta.
Algumas caixas ou gavetas podem ter realmente elementos aquecedores. Um exemplo seria uma gaveta de derretimento. O alimento congelado poderia ser colocado na gaveta de derretimento e um regime de temperatura aplicado para promover o derretimento rápido, mas seguro. Os LEDs na gaveta poderíam ser controlados por retroalimentação de um sensor de temperatura que capta a temperatura na gaveta para informar ao usuário que o alimento ainda não está descongelado (por exemplo, luzes azuis). Então, quando é captado que o alimento está descongelado, os LEDs vermelhos poderíam ser ligados. Um outro exemplo poderia ser um sensor que capta algumas características de alimento para informar um efeito de iluminação. Um exemplo seria um sensor químico que poderia captar se o alimento está mofando ou apodrecendo. Isso poderia, então, alimentar essa informação para o controlador que poderia ligar os LEDs vermelhos ou alguma outra cor para alertar o usuário. Em vez de cor, a piscadela ou outro acionamento variável dos LEDs poderia ser implantado. Um projetista poderia utilizar qualquer uma dentre uma variedade de informação de retroalimentação e qualquer um dentre uma variedade de efeitos de iluminação. Um benefício dessa combinação é que cada prateleira ou gaveta ou caixa tem seu próprio controle e comunicação de informação para o usuário. Cada prateleira ou gaveta ou similares pelo menos parece ser "inteligente" nesse contexto.
[00110] Ainda adicionalmente, um controle inteligente poderia ser programado para fornecer diferentes efeitos de iluminação de qualquer subconjunto de iluminação em uma prateleira. Um exemplo seria piscar se a mão do usuário estiver em proximidade com a prateleira, se a prateleira for deslizada para frente e precisar ser deslizada para trás de volta para a posição de origem antes de a porta poder ser fechada ou se a temperatura captada em torno disso estiver fora da faixa. Um outro exemplo seria simplesmente elevar a intensidade das luzes com base em tempo ou algum outro fator.
[00111] Conforme pode ser observado, o acionamento dos LEDs com base em alguma condição ou gatilho captada poderia adotar inúmeras formas. O projetista poderia selecionar a mesma com base em alguma indicação desejada para o usuário que conduz alguma informação em relação à prateleira, o que está na prateleira ou a área em torno da prateleira. Isso também poderia ser para propósitos estéticos.
[00112] Deve ficar entendido que a invenção poderia adotar uma ampla variedade de formas e configurações. As variações óbvias para aqueles elementos versados na técnica estarão incluídas na invenção.
[00113] Diferentes recursos das diferentes modalidades exemplificativas podem ser utilizados em ainda modalidades adicionais. Por exemplo, a armação de duas peças da modalidade exemplificadora um podería ser substituída pela armação sobremoldada da modalidade exemplificadora dois. Ou as placas de sustentação medianas de duas camadas da modalidade exemplificadora dois poderíam ser uma única placa de vidro ou plástico mais robusta que a placa de vidro superior fina da modalidade dois.
REIVINDICAÇÕES

Claims (15)

1. Prateleira, caracterizada pelo fato de que compreende: a. pelo menos uma placa de sustentação (40, 81/91) parcialmente transmissora de luz possuindo uma espessura e uma borda de perímetro; b. uma armação (33-36, 93-96) que circunda a borda de perímetro da placa de sustentação, em que a armação tem uma espessura não substancialmente maior que a espessura da placa de sustentação e uma extensão externa não substancialmente maior que a borda de perímetro; c. um subconjunto de iluminação (70) ao longo de pelo menos uma porção da armação ou da placa de sustentação, em que o subconjunto de iluminação compreende uma ou mais fontes de luz (74) que têm saída de luz direcionada através ou ao longo da placa de sustentação; d. uma conexão (116) com energia elétrica entre o subconjunto de iluminação e em ou próximo à armação; e e. suportes de montagem de prateleira (26) associados à armação; f. de modo que o tamanho e a proporção da placa de sustentação em relação à armação e ao subconjunto de iluminação da armação forneçam uma superfície de armazenamento integrada, iluminação local e aparência fina quando sustentada por suportes de montagem em um espaço.
2. Prateleira, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a placa de sustentação compreende um dentre os seguintes elementos: vidro; plástico; ou uma camada superior fina de vidro (81) e uma camada inferior mais espessa de plástico (91), sendo que, opcionalmente, as camadas inferior e superior são pelo menos substancialmente claras opticamente.
3. Prateleira, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a armação compreende um par de membros de armação (50 e 60).
4. Prateleira, de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizada pelo fato de que pelo menos um dos membros de armação compreende metal, plástico sobremoldado, plástico, uma haste luminosa, ou plástico sobremoldado e a camada inferior da camada de sustentação é uma parte do plástico sobremoldado.
5. Prateleira, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que a saída de luz do subconjunto de iluminação é direcionada substancialmente através da placa de sustentação.
6. Prateleira, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que as fontes de luz compreendem LEDs (74), por exemplo possuindo diferentes saídas de cor, e, opcionalmente, arranjos substancialmente lineares em ou pelo menos uma dentre a armação ou a placa de sustentação.
7. Prateleira, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente um componente óptico (49) associado à saída de luz das fontes de luz, sendo que, opcionalmente, o componente óptico compreende um padrão na placa de sustentação.
8. Prateleira, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que a conexão com a energia elétrica compreende: um condutor que termina em um contato condutor em ou próximo à armação, ou uma conexão sem contato (116) com transferência de energia magnética, capacitiva ou indutiva, ou sendo adaptada para transferir energia elétrica e/ou dados e compreende adicionalmente um sensor em ou próximo a uma prateleira que fornece dados para informar um efeito de iluminação das fontes de luz na prateleira.
9. Prateleira, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que está em combinação com uma estrutura de sustentação (22) adaptada para receber suportes de sustentação para suspender a prateleira no espaço.
10. Método de fabricação de prateleira de refrigerador caracterizado pelo fato de compreender: a. produzir uma placa de plástico (91) que tem a perímetro; b. sobremoldar o material de haste luminosa (93) em pelo menos uma porção do perímetro da placa de plástico; c. montar uma fonte de luz (74) no material de sobremoldagem de haste luminosa; e d. aplicar uma conexão de energia (116) com a prateleira de plástico à fonte de luz.
11. Prateleira de refrigerador caracterizada pelo fato de que compreende: a. uma placa de vidro transmissora de luz (81) que fornece uma superfície de prateleira superior e que tem uma borda de perímetro; b. uma armação de plástico sobremoldada (93-96) que tem um perímetro na mesma ordem de tamanho que a borda de perímetro da placa de vidro, em que a armação sobremoldada compreende uma sustentação inferior (91) para uma placa de vidro; c. um local de montagem para uma fonte de luz em pelo menos uma dentre a placa de vidro e a armação; d. uma conexão de energia elétrica (116) com o local de montagem para a fonte de luz; e. de modo que a prateleira seja uma integração da placa de vidro, da armação sobremoldada e uma conexão de energia elétrica para fornecer iluminação em e em torno da prateleira.
12. Prateleira de refrigerador, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente uma fonte de luz montada no local de montagem sobre ou na armação; opcionalmente, a fonte de luz compreende uma pluralidade de LEDs (70), por exemplo, em compreendem um arranjo linear que está ao longo da borda frontal ou ao longo da sustentação inferior da armação.
13. Prateleira de refrigerador, de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que a placa de vidro e a sustentação inferior têm uma espessura e são pelo menos substancialmente transmissoras de luz e a armação sobremoldada é menor que duas vezes a espessura e é substancialmente próxima ao perímetro da placa de vidro.
14. Prateleira de refrigerador, de acordo com a reivindicação 11, 12 ou 13, caracterizada pelo fato de que a conexão de energia elétrica (116) compreende: (a) um acoplador indutivo, por exemplo uma antena de recepção fina ao longo da placa de vidro, da placa de plástico ou da armação, para receber energia elétrica para operar a fonte de luz; ou (b) um elemento condutor na placa ou sobremoldagem de plástico, em que o elemento condutor tem uma extremidade distai adaptada para comunicação condutora com uma fonte de energia elétrica na caixa.
15. Prateleira de refrigerador, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que está em combinação com e montada em um caixa de refrigerador (12), em que o acoplador indutivo é adaptado para comunicação operacional indutivamente com uma antena de radiação de energia elétrica (106) sobre ou na caixa.
BR102014014051-4A 2013-07-17 2014-06-10 Refrigerator shelf illuminated with dump BR102014014051A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/944,071 2013-07-17
US13/944,071 US20150023000A1 (en) 2013-07-17 2013-07-17 Lighted refrigerator shelf with overmold

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102014014051A2 true BR102014014051A2 (pt) 2017-10-31

Family

ID=50513675

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102014014051-4A BR102014014051A2 (pt) 2013-07-17 2014-06-10 Refrigerator shelf illuminated with dump

Country Status (3)

Country Link
US (2) US20150023000A1 (pt)
EP (1) EP2827085A3 (pt)
BR (1) BR102014014051A2 (pt)

Families Citing this family (42)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR102014148B1 (ko) * 2012-10-29 2019-10-21 엘지전자 주식회사 냉장고
JP6498866B2 (ja) * 2013-03-12 2019-04-10 東芝ライフスタイル株式会社 冷蔵庫、カメラ装置
US9212848B2 (en) 2013-03-15 2015-12-15 Whirlpool Corporation Apparatus, system, and method for storage in a refrigerated appliance
MX2015014894A (es) 2013-06-20 2016-03-07 Schott Gemtron Corp Luminarias modulares para iluminacion de aparatos.
EP3086066B1 (en) * 2013-12-17 2020-02-26 Hefei Hualing Co., Ltd. Refrigeration equipment and light-emitting shelf assembly thereof
US9113705B1 (en) * 2014-03-10 2015-08-25 Wipro Limited Adjustable shelving assembly and the method thereof
CA2926476A1 (en) * 2014-08-14 2016-02-18 Flavia Cecilia Quinones Vazquez Lighting system for glass surfaces
KR101695694B1 (ko) 2014-12-09 2017-01-12 엘지전자 주식회사 조명가능한 선반을 구비한 냉장고
CN112212604B (zh) 2015-04-27 2022-05-27 Lg 电子株式会社 冰箱
CN104776680A (zh) * 2015-04-30 2015-07-15 合肥华凌股份有限公司 冰箱
KR101695696B1 (ko) * 2015-07-15 2017-01-12 엘지전자 주식회사 냉장고
US9418267B1 (en) * 2015-08-10 2016-08-16 Ground Star Llc Modular RFID shelving
US9789823B2 (en) 2015-11-03 2017-10-17 Ford Global Technologies Llc Illuminated tiered cargo area storage for vehicle
US10278523B2 (en) * 2016-01-20 2019-05-07 Nissan Ringel Shelf-lit shelving unit
US11759993B2 (en) 2016-01-20 2023-09-19 Nissan Ringel Panel device and method of manufacturing
WO2018052803A1 (en) * 2016-09-14 2018-03-22 Carrier Corporation Flexible rail system for refrigeration cabinet
CN106766474B (zh) * 2016-11-29 2019-07-02 青岛海尔股份有限公司 冰箱搁物架及冰箱
CN106764681B (zh) * 2016-12-22 2024-03-15 赛尔富电子有限公司 一种货架标示牌led条形灯
JP7197975B2 (ja) * 2017-12-06 2022-12-28 東芝ライフスタイル株式会社 冷蔵庫
USD840182S1 (en) 2017-12-21 2019-02-12 Jones Plastic And Engineering Company, Llc Pull-out LED shelf
MX2020002470A (es) * 2017-12-23 2020-07-20 Qingdao Haier Co Ltd Ensamblaje de fuente de luz de superficie y refrigerador que tiene el mismo.
CN108458543A (zh) * 2017-12-25 2018-08-28 青岛海尔股份有限公司 冰箱及其发光搁物架
CN108332172B (zh) * 2018-03-29 2023-11-03 江南大学 一种带电轨道供电装置
CN109696030B (zh) * 2018-05-28 2021-07-23 海尔智家股份有限公司 一种冰箱
JP7199164B2 (ja) * 2018-06-21 2023-01-05 三菱電機株式会社 制御装置、冷蔵庫、物品保管庫制御システム、物品保管庫制御方法およびプログラム
US10921051B2 (en) 2018-08-24 2021-02-16 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Illuminated shelf for refrigerator appliance
DE102018132721A1 (de) * 2018-09-28 2020-04-02 Liebherr-Hausgeräte Lienz Gmbh Kühl- und/oder Gefriergerät
KR102583888B1 (ko) * 2018-12-05 2023-10-04 엘지전자 주식회사 냉장고
US10670327B1 (en) * 2018-12-07 2020-06-02 Bsh Hausgeraete Gmbh Household cooling appliance comprising a shelf device
US11109677B2 (en) * 2019-03-01 2021-09-07 Schott Gemtron Corporation Shelf assemblies that display illuminated indicia
FR3095493B1 (fr) * 2019-04-24 2021-05-28 Megnegneau Regis Dispositif d’éclairage
US11624543B2 (en) * 2019-08-26 2023-04-11 Lg Electronics Inc. Under counter type refrigerator
DE102019128388B4 (de) * 2019-10-21 2022-01-05 CT-Coating AG Regalsystem zur Ausstellung von Waren, Regalboden für das Regalsystem, Herstellungsverfahren für den Regalboden
DE102019009084B4 (de) 2019-12-30 2021-07-29 Emz-Hanauer Gmbh & Co. Kgaa Kantenschutzmodul zur Anbringung an einem Rand einer Stellplatte
US11696642B2 (en) 2020-03-06 2023-07-11 BSH Hope Appliances Corporation Shelf support bracket system for glass refrigerator shelf and refrigerator shelf assembly using same
GB202007979D0 (en) * 2020-05-28 2020-07-15 Illinois Tool Works A shelf for a climatization container
CA3190251A1 (en) 2020-07-17 2022-01-20 Pepsico, Inc. Display device for illuminating packaged beverages
US20230408185A1 (en) * 2020-11-10 2023-12-21 Electrolux Appliances Aktiebolag Controlling illumination in a household appliance
US11668515B2 (en) * 2021-06-28 2023-06-06 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Appliance storage bin with an over-molded glass panel
WO2023007459A2 (en) * 2021-07-29 2023-02-02 Havasi Laszlo Rajmund Modular smart refrigerator apparatus
US11779132B2 (en) 2021-10-15 2023-10-10 Ssw Advanced Technologies, Llc Illuminated shelf assemblies
CN116067064A (zh) * 2021-11-04 2023-05-05 博西华电器(江苏)有限公司 冰箱、以及用于冰箱的方法

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9620620D0 (en) * 1996-10-03 1996-11-20 Ici Plc Illumination system
US7522878B2 (en) 1999-06-21 2009-04-21 Access Business Group International Llc Adaptive inductive power supply with communication
US7568583B2 (en) * 2001-07-16 2009-08-04 Maytag Corporation Upright rear wall extension for refrigerator shelves
ITMI20021179A1 (it) * 2002-05-31 2003-12-01 Whirlpool Co Elemento di supporto per alimenti atto ad essere introdotto amovibilmente in un vano frigorifero avente zone di temperatura differenziate
US7768189B2 (en) 2004-08-02 2010-08-03 Lumination Llc White LEDs with tunable CRI
US20040062031A1 (en) * 2002-09-30 2004-04-01 Matt Pinter Illuminated shelf
EP1445560B1 (en) 2003-01-21 2006-05-31 Whirlpool Corporation Refrigerator with internal compartment divisible into independent temperature zones
US6918679B2 (en) * 2003-06-25 2005-07-19 San-Chih Wu Self-illuminating display shelf assembly
US6813896B1 (en) * 2003-07-30 2004-11-09 Whirlpool Corporation Power bus for removable refrigerator shelves
DE202004010404U1 (de) * 2004-07-02 2005-11-17 Liebherr-Hausgeräte Ochsenhausen GmbH Kühl- und/oder Gefriergerät
US7607312B2 (en) 2005-05-27 2009-10-27 Maytag Corporation Insulated ice compartment for bottom mount refrigerator with temperature control system
US7748806B2 (en) * 2005-08-29 2010-07-06 Whirlpool Corporation Encapsulated sliding shelf and over-molded frame
DE102005057154A1 (de) * 2005-11-30 2007-05-31 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Haushaltsgerät mit einem von einer Glastür her beleuchteten Innenraum
DE102006057083A1 (de) * 2005-12-05 2007-06-28 Lg Electronics Inc. Beleuchtungsvorrichtung für einen Kühlschrank
US7338180B2 (en) 2005-12-21 2008-03-04 Whirlpool Corporation Lighted shelf assembly for a refrigerator
US7765819B2 (en) 2006-01-09 2010-08-03 Maytag Corporation Control for a refrigerator
DE602007002373D1 (de) * 2007-01-25 2009-10-22 Electrolux Home Prod Corp Gerät zur Kühlung von Lebensmitteln
KR100904322B1 (ko) * 2008-01-23 2009-06-23 엘지전자 주식회사 냉장고 및 냉장고 도어
US8966926B2 (en) 2008-05-08 2015-03-03 Whirlpool Corporation Refrigerator with easy access drawer
US20120140440A1 (en) * 2009-08-14 2012-06-07 Illinois Tool Works Inc. Inductively powered lighting assembly
EP2312546A3 (en) 2009-10-14 2012-04-25 Whirlpool Corporation Modular system with appliance and cover having antenna
WO2011115957A2 (en) * 2010-03-17 2011-09-22 Illinois Tool Works Inc. High-efficiency wireless lighting system
US8322873B2 (en) * 2010-11-03 2012-12-04 Varroccorp Holding Bv Lighting system for appliance
JP6050962B2 (ja) * 2011-12-08 2016-12-21 吉田テクノワークス株式会社 ガラス一体型成形品の製造方法、ガラス一体型成形品

Also Published As

Publication number Publication date
EP2827085A2 (en) 2015-01-21
EP2827085A3 (en) 2015-04-29
US20180031310A1 (en) 2018-02-01
US20150023000A1 (en) 2015-01-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102014014051A2 (pt) Refrigerator shelf illuminated with dump
EP2799796B1 (en) Lighting for shelf divider in refrigerator
TWI541480B (zh) refrigerator
US10126491B2 (en) Methods and apparatus to provide lighting in refrigerators
US7905614B2 (en) Refrigerator
KR101695694B1 (ko) 조명가능한 선반을 구비한 냉장고
US9303843B2 (en) Lighting assembly
US8579462B2 (en) Lighting assembly
ES2773223T3 (es) Frigorífico
WO2012066898A1 (ja) ショーケース
KR101802519B1 (ko) 냉장고
CN104205536A (zh) 电器照明系统
JP2009281670A (ja) 冷蔵庫
JP2009299978A (ja) 冷蔵庫
JP2011190979A (ja) 冷蔵庫
JP5114915B2 (ja) 冷蔵庫
JP2008075887A (ja) 冷蔵庫
KR20110034271A (ko) 냉장고 및 냉장고용 선반
CN210625107U (zh) 照明组件及冷藏冷冻装置
JP2011117727A (ja) 冷蔵庫
US11137202B2 (en) Modular LED illumination device
JP2009115407A (ja) 冷蔵庫
CN217058080U (zh) 冰箱及其抽屉组件
CN212538413U (zh) 冰箱
ES2718459T3 (es) Aparato de refrigeración y/o congelación

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: F21V 33/00 (2006.01), F25D 25/02 (2006.01), F21V 2

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2517 DE 02-04-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.