BR102013033080B1 - dispositivo fixador - Google Patents

dispositivo fixador Download PDF

Info

Publication number
BR102013033080B1
BR102013033080B1 BR102013033080-9A BR102013033080A BR102013033080B1 BR 102013033080 B1 BR102013033080 B1 BR 102013033080B1 BR 102013033080 A BR102013033080 A BR 102013033080A BR 102013033080 B1 BR102013033080 B1 BR 102013033080B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
nut
intermediate disk
fixing device
disk
molar
Prior art date
Application number
BR102013033080-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013033080A2 (pt
Inventor
Mauro Moraes de Souza
Juliano SAVOY
Paulo César Sigoli
Original Assignee
Neumayer Tekfor Engineering Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Neumayer Tekfor Engineering Gmbh filed Critical Neumayer Tekfor Engineering Gmbh
Publication of BR102013033080A2 publication Critical patent/BR102013033080A2/pt
Publication of BR102013033080B1 publication Critical patent/BR102013033080B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16BDEVICES FOR FASTENING OR SECURING CONSTRUCTIONAL ELEMENTS OR MACHINE PARTS TOGETHER, e.g. NAILS, BOLTS, CIRCLIPS, CLAMPS, CLIPS OR WEDGES; JOINTS OR JOINTING
    • F16B39/00Locking of screws, bolts or nuts
    • F16B39/22Locking of screws, bolts or nuts in which the locking takes place during screwing down or tightening
    • F16B39/28Locking of screws, bolts or nuts in which the locking takes place during screwing down or tightening by special members on, or shape of, the nut or bolt
    • F16B39/32Locking by means of a pawl or pawl-like tongue

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Bolts, Nuts, And Washers (AREA)
  • Connection Of Plates (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO FIXADOR. A invenção refere-se a um dispositivo fixador com uma porca, um disco intermediário e um trinquete. No caso, o disco intermediário e a porca estão giravelmente interligados. Além disso, o disco intermediário apresenta uma retícula circundante na sua circunferência que permite uma união positiva com o trinquete. A invenção reside em que entre a porca e o disco intermediário esteja integrado um elemento molar.

Description

[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo fixador com pelo menos uma porca, pelo menos um disco intermediário e pelo menos um trinquete. O disco intermediário e a porca - especialmente em sentido recíproco contrário - estão giravelmente unidos. Além disso, o disco intermediário apresenta um entalhe circundante em uma circunferência do disco intermediário. No caso, o entalhe do disco intermediário e, pelo menos, um trinquete permitem uma união positiva.
[002] Para interligar módulos reciprocamente são conhecidos dispositivos fixadores, nos quais uma porca é aplicada sobre um parafuso ou um pino, sendo apertada. Para distribuir a força da porca ou do parafuso para uma área maior, também é conhecido usar arruelas.
[003] Na maioria dos casos, as arruelas dispõem de um recorte circular redondo que oferece suficiente folga para a rosca dos pinos e parafusos, geralmente de formato circular cilíndrico. No estado da técnica, todavia, também é conhecido que os discos e pinos apresentam um segmento que se diferencia da forma rotacional simétrica, evitando, desta forma, um giro do disco e pino em sentido convergente. No pino, trata-se geralmente de um segmento que é sequencial a uma área provida da rosca. No recorte interno do disco, isto é, por exemplo, uma seção achatada do recorte normalmente redondo. Para a fixação, geralmente de início os discos serão movidos sobre os pinos, de maneira que as áreas de pinos e discos, que inibem outro movimento giratório, estejam em contato recíproco, e somente depois será encaixada a porca sobre o pino e apertada através da rosca da porca, ou seja, do pino.
[004] Também é conhecido no estado da técnica prever porcas com tais discos, os quais passam a ficar posicionados entre a porca e um apoio, como disco intermediário, servindo, especialmente, de autotravamento das porcas, evitando, portanto, uma separação.
[005] No Relatório Descritivo WO 2010/081450 A1 é descrita uma conexão rosqueada autotravante, a qual apresenta uma porca, um disco intermediário e pelo menos um trinquete. O disco intermediário e a porca estão interligados, sendo reciprocamente giráveis. Além disso, o disco intermediário possui, pela sua circunferência, um entalhe que junto com o trinquete permite uma união positiva. O trinquete durante a fixação da conexão rosqueada será retido fora da reticula por uma ferramenta de atarraxar adequada, de maneira que o disco intermediário e a porca sejam giráveis um em relação ao outro. Uma vez alcançada a posição terminal da porca, então entre o trinquete e o disco intermediário será produzida a união positiva, com o que também o disco intermediário e a porca serão reciprocamente protendidos. Preferencialmente, estão previstos vários trinquetes, que fazem parte de um componente de chapa que também está unido com a porca.
[006] Uma outra variante da autoproteção é descrita no Relatório Descritivo DE 10 2009 023 721 A1. Ali é descrito um dispositivo fixador com uma porca, uma unidade de suporte e um elemento molar. A porca dispõe de um ombro que é parcialmente envolto pela unidade de suporte. Por parte do elemento molar, entre a porca e a unidade de suporte, será aplicada uma força ao longo do eixo longitudinal da porca.
[007] A tarefa da invenção propõe, portanto, um dispositivo fixador que é autotravante, e apresenta uma alternativa em relação ao estado da técnica.
[008] O dispositivo fixador de acordo com a invenção, com o qual a tarefa antes indicada e mostrada é solucionada, se caracteriza, inicialmente, e essencialmente, por estar previsto, pelo menos, um elemento molar, integrado entre a porca e o disco intermediário. O disco intermediário encontra-se, no caso, especialmente em uma modalidade, parcialmente ao longo de um eixo longitudinal da porca, em uma área terminal da porca.
[009] Segundo uma modalidade, o elemento molar exerce, ao longo de um eixo longitudinal do dispositivo fixador, uma força de tal forma entre a porca e o disco intermediário que um momento de fricção pode ser transferido entre a porca e o disco intermediário. Portanto, se a porca for atarraxada sobre um pino, então também o disco intermediário acompanha o giro. Isto se refere especialmente ao caso em que não existe união positiva entre o disco intermediário e o trinquete. O elemento de mola produzirá, então, pelo menos uma força ao longo de um eixo longitudinal do dispositivo fixador que coincide, especialmente em uma modalidade, com o eixo longitudinal da porca, ou seja, entre a porca e o disco intermediário. Além disso, em uma modalidade, o elemento molar também exerce uma força circundante e circunferencial ao redor do eixo longitudinal da porca. Ao todo, especialmente será produzida uma transferência do movimento giratório da porca no disco intermediário.
[010] Segundo uma modalidade, o disco intermediário dispõe de uma borda interna que limita um compartimento interno. No caso, a borda interna apresenta pelo menos uma estrutura retentora. O compartimento interno limitado ou a face interna limitada possui, principalmente, um formato circular que é interrompido pela estrutura retentora da borda interna.
[011] Em uma modalidade, quanto à estrutura retentora, trata-se de um achatamento e, alternativamente, de um elemento saliente em relação à borda interna restante.
[012] Uma estrutura retentora deste tipo evita o giro relativo entre o disco intermediário e o pino, no qual é aplicado o dispositivo fixador e que dispõe de um contorno correspondente. A estrutura retentora é especialmente uma modificação da borda interna do disco intermediário, envolvendo essencialmente um compartimento interno circular.
[013] Segundo uma conformação, a estrutura retentora é conformada simetricamente, especialmente em simetria especular, tendo em vista uma distribuição uniforme de forças e de momentos.
[014] Segundo uma conformação, está previsto que a porca apresente um corpo básico com uma perfuração, seguindo, na área terminal do grupo básico, um ombro, sendo que este ombro apresenta um recorte circundante e o recorte e o elemento molar estão construídos de modo reciprocamente ajustados. A perfuração do corpo básico possui, especialmente, também um filete. A porca dispõe em uma ponta, por exemplo, uma ranhura, dentro da qual será movido o elemento molar, preferencialmente em estado preso, de maneira que a porca terá um contato em uma área completa com o disco intermediário. Em uma conformação alternativa ou complementar, o disco intermediário dispõe de um recorte, o qual está conformado de modo adequado para com um elemento molar, e que pode acolher este elemento ao menos parcialmente.
[015] Em uma conformação, a porca e o disco intermediário estão interligados de modo que não podem ser perdidos e permitem a retenção do elemento molar, sendo que o elemento molar está integrado entre o ombro e a porca e o disco intermediário e sendo que o disco intermediário envolve o ombro pelo menos parcialmente.
[016] Segundo uma modalidade, o elemento molar é conformado como disco molar de formato ondular.
[017] Em uma modalidade, estão previstos vários trinquetes que são componentes de um componente de chapa, de configuração inteiriça e unido com a porca.
[018] No caso, em uma modalidade, a reticula do disco intermediário consiste em várias janelas, dispostas pela circunferência do disco intermediário, dentro dos quais se ajustam o trinquete ou os trinquetes para a união positiva.
[019] Segundo uma conformação, existe uma variedade de possibilidade de conformar e ampliar o dispositivo fixador de acordo com a invenção. Para tanto, é feita referência, por um lado, às reivindicações posteriores à patente 1, e, por outro lado, à seguinte descrição de exemplo de execução em combinação com o desenho. As figuras mostram:
[020] Fig. 1 - um acabamento de um dispositivo fixador de acordo com a invenção, em apresentação fragmentada,
[021] Fig. 2-0 dispositivo fixador da Fig. 1 em apresentação espacial,
[022] Fig. 3 - o dispositivo fixador da fig. 2 a partir de outro enfoque visual,
[023] Fig. 4 - a porca como peça individual do dispositivo fixador das figuras 1 a 3, em apresentação espacial,
[024] Fig. 5-0 dispositivo fixador das figuras 1 a 3, no início de uma fixação em um pino, e
[025] Fig. 6 - duas fases (a) e b)) do procedimento da fixação do dispositivo fixador em um pino com recortes das apresentações dos cortes.
[026] A Fig. 1 apresenta os componentes individuais de um dispositivo fixador 1 de acordo com a invenção. A porca 2 e o disco intermediário 3 estão giravelmente interligados. No caso, os trinquetes 4, juntamente com a reticula 5 do disco intermediário 3, que consiste em janelas dispostas ao redor da circunferência do disco intermediário 3, podem realizar uma união positiva separável. Os trinquetes 4 serão introduzidos em bolsas da porca 2 através de um elemento de parafuso adequado na fixação do dispositivo fixador 1. Outros detalhes sobre a conexão entre a porca 2, o disco intermediário 3 e os trinquetes 4 podem ser vistos no relatório descritivo WO 2010/081450 A1.
[027] Entre a porca 2 e o disco intermediário 3 encontra-se um elemento molar 6, o qual, aqui, é conformado, especialmente, como disco modular ondulado. O elemento molar 6 exerce uma força entre a porca 2 e o disco intermediário 3, ao longo do eixo longitudinal 7 do dispositivo fixador 1, que também é o eixo longitudinal da porca 2. Através do elemento molar 6, poderá, especialmente, também ser transmitido um giro da porca 2 sobre um momento de fricção para o disco intermediário 3 - desde que o disco intermediário 3 seja girável e não seja inibido com relação ao giro pela conformação de sua borda interna 8 em ação conjugada com um pino de conformação correspondente.
[028] A borda interna 8 envolve um espaço interno 9, com margem ampla e formato circular, pelo qual é atravessado o pino por ocasião da montagem. Divergindo do formato circular, na borda interna 8 está prevista uma estrutura de retenção 10, a qual, na modalidade mostrada, consiste em uma seção achatada reta. Caso esta estrutura retentora 10 encontre uma área do pino, de modo correspondente achatado, então será inibida uma continuação de giro do disco intermediário 3 relativamente à porca 2, ou seja, para o pino. No caso, o elemento molar 6 faz com que o disco intermediário 3 seja deslocado ou girado adequadamente na direção desta área. Contrário ao estado da técnica, com um disco separado se reduz, portanto, vantajosamente, o número de componentes a serem montados e também não é necessário um passo adicional de trabalho para o encaixe do disco.
[029] A porca 2 dispõe de um corpo básico 11 com uma perfuração 12, a qual ostenta também a rosca. O corpo básico 11 possui, no deslocamento aqui mostrado, um lado externo sextavado que também dispõe de reentrâncias para os trinquetes 4. Na extremidade do corpo básico 11, voltado na direção do disco intermediário 3, está perfilado um ombro 13. O ombro 13 será parcialmente circundado pelo disco intermediário 3, de maneira que a porca 2 e o disco intermediário 3 estejam unidos, de modo que não se percam. O elemento molar 6 será, no caso, retido entre o ombro 13 e o disco intermediário 3.
[030] Na modalidade aqui mostrada, o dispositivo fixador 1 dispõe de seis trinquetes 14 que fazem parte do componente de chapa 14, unido com a porca 2. Os trinquetes 4 encaixam, correspondentemente, nas janelas do disco intermediário 3, a fim de constituírem a união positiva.
[031] A fig. 2 apresenta o dispositivo fixador 1 completo da fig. 1 com os trinquetes 4 como parte do componente de chapa 14, com a porca 2 e o disco intermediário 3. O elemento molar, neste caso, não mais pode ser visto.
[032] A fig. 3 enseja um outro olhar para o dispositivo fixador 1 da fig.2, sendo que, especialmente, no disco intermediário 3, pode-se reconhecer que a estrutura retentora 10 é formada por duas seções achatadas da borda interna 8, normalmente circular.
[033] A ponta da porca 2 com o ombrol 3, voltado na direção do disco intermediário é mostrada na fig. 4. É mostrado o corpo básico 11 com a perfuração 12 e a rosca. Além disso, a ranhura pode ser reconhecida como um recorte 15, que acolhe o elemento molar e, desta maneira, provê uma face de apoio uniforme da porca 2 sobre o disco intermediário, no estado já montado.
[034] O procedimento da fixação de um dispositivo fixado 1, de acordo com a invenção, em um pino 20, é mostrado nas ilustrações das Fig. 5, Fig. 6a) e b).
[035] O pino 20 da fig. 5 dispõe, no caso, em uma extremidade, de uma rosca, a qual é seguida por um segmento com uma seção achatada 21. A seção achatada 21 do pino 20 e a estrutura retentora 10 do disco intermediário 3 evitam, no caso, um movimento giratório do disco intermediário 3.
[036] No momento mostrado na fig.5, encontra-se o disco intermediário 3 e, portanto também o dispositivo fixador 1, axialmente acima da área do pino 20 com a seção achatada 21. É, portanto, mostrado um momento no início do atarraxamento do dispositivo fixador 1 no pino 20.
[037] O momento da fixação do dispositivo fixador 1 no pino 20 também é mostrado na Fig. 6 a). A rosca da porca 2 possui, nesta fase, apenas contato parcial com a rosca externa do pino 20. O trinquete 4 esta retraído na direção da porca 2, de maneira que não existe união positiva com o disco intermediário 3 e, desta maneira, o disco intermediário 3 pode ser girado relativamente à porca 2. A porca 2 encontra-se também, de forma mais nítida, acima do disco intermediário 3, sendo que através do elemento molar 6 é transferido um momento de fricção da porca 2 para o disco intermediário 3.
[038] A porca 2 na apresentação da fig. 6 b) foi girada em tal extensão para baixo na direção do pino 20, que o disco intermediário 3 se encontra na altura da seção achatada 21 do pino 20. Na modalidade mostrada, esta área está isenta de um filete de rosca externo. Portanto, é mostrado, especialmente, o dispositivo fixador 1 no estado relativamente firme apertado com relação ao pino 20.
[039] Para tanto, o trinquete 4 se encontra em uma janela do disco intermediário 3 e bloqueia, portanto, o giro do disco intermediário 3 relativamente à porca 2. Como neste estado, o elemento molar 6 não deve exercer força adicional, torque ou momento de fricção, encontrando-se no recorte 15 no lado inferior da porca, a qual, portanto, descansa, em toda a sua extensão, no disco intermediário 3.

Claims (3)

1. Dispositivo fixador (1) com uma porca (2), um disco intermediário (3) e vários trinquetes (4), sendo que o disco intermediário (3) e a porca (2) estão giravelmente interligados, sendo que a porca (2) apresenta um corpo básico (11) com uma perfuração (12), seguindo-se em uma área terminal do corpo básico (11) um ombro (13), em que o disco intermediário (3) envolve ,ao menos, parcialmente o ombro (13), sendo que o disco intermediário (3) apresenta uma reticula (5) circundante da circunferência do disco intermediário (3) e sendo que a reticula (5) do disco intermediário (3) e os trinquetes (4) permitem uma união positiva, caracterizado pelo fato de que está previsto um elemento molar (6) integrado entre o ombro (13) da porca (2) e o disco intermediário (3), o elemento molar (6), ao longo de um eixo longitudinal (7) do dispositivo fixador (1), exerce tal força entre a porca (2) e o disco intermediário (3) que pode ser transferido um momento de fricção entre a porca (2) e o disco intermediário (3), que o ombro (13) da porca (2) compreende um recorte circunferencial (15), e o recorte (15) e o elemento molar (6) são conformados reciprocamente ajustados, de modo que o recorte (15) possa acomodar o elemento molar (6).
2. Dispositivo fixador (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o disco intermediário (3) apresenta uma borda interna (8), que limita um espaço interno (9) e a borda interna (8) apresenta uma estrutura retentora (10), sendo que a estrutura retentora (10) consiste em uma seção achatada relativamente à parte restante da borda interna (8).
3. Dispositivo fixador (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o elemento molar (6) é um disco molar de conformação ondulada, em que os trinquetes (4) são parte de um componente de chapa (14), de conformação inteiriça e unido com a porca (2), e em que a reticula (5) do disco intermediário (3) é constituída de várias janelas, dispostas ao redor da circunferência do disco intermediário (3).
BR102013033080-9A 2012-12-21 2013-12-20 dispositivo fixador BR102013033080B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE201210025165 DE102012025165A1 (de) 2012-12-21 2012-12-21 Befestigungsvorrichtung
DE102012025165.3 2012-12-21

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013033080A2 BR102013033080A2 (pt) 2015-07-14
BR102013033080B1 true BR102013033080B1 (pt) 2020-10-27

Family

ID=50878325

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013033080-9A BR102013033080B1 (pt) 2012-12-21 2013-12-20 dispositivo fixador

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BR102013033080B1 (pt)
DE (1) DE102012025165A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111889614A (zh) * 2014-07-07 2020-11-06 物理系统公司 制造中空螺钉的方法
WO2020221428A1 (en) * 2019-04-29 2020-11-05 Volvo Truck Corporation A hub lock nut assembly

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5533849A (en) * 1994-07-15 1996-07-09 Hi-Shear Corporation Self-locking nut for a wheel bearing
US5772373A (en) * 1994-11-02 1998-06-30 Warn Industries, Inc. Nut and locking device
US5618145A (en) * 1996-02-16 1997-04-08 Kuo; Jung-Feng Fastener module
DE102009005334A1 (de) 2009-01-16 2010-07-22 Neumayer Tekfor Holding Gmbh Selbstsichernde Schraubverbindung
DE102009023721A1 (de) 2009-06-03 2010-12-09 Neumayer Tekfor Holding Gmbh Befestigungsvorrichtung
US8403611B2 (en) * 2009-07-31 2013-03-26 Stemco Lp Single piece nut assembly

Also Published As

Publication number Publication date
BR102013033080A2 (pt) 2015-07-14
DE102012025165A1 (de) 2014-06-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2324874T3 (es) Dispositivo de anclaje quirurgico.
BRPI0708005B1 (pt) unidade de montagem para o olhal de fixação de um fecho do cinto
TWI630986B (zh) 用於螺紋連接件之鎖緊或鬆開的棘輪工具
ES2610625T3 (es) Anillo de retención
ES2395948T3 (es) Dispositivo de anclaje para huesos
US10370897B2 (en) Linear actuator extension for barrier assembly
JP2009505736A5 (pt)
JP2011056261A (ja) 外部固定コンポーネント
BRPI0517311B1 (pt) Haste de tração-pressão
BR102013033080B1 (pt) dispositivo fixador
JP2010512171A5 (pt)
BR112017002274B1 (pt) Fecho configurado para fixar um painel em relação a uma armação
BR112014024486B1 (pt) arranjo de fixação com compensação de tolerância automática, conexão entre o componente a e o componente b, bem como método de pré-montagem e montagem
JPH11114844A (ja) 内側多角形構造を有する固定具特にねじのための操作工具
BR112012028460A2 (pt) dispositivo de torque ultraelevado.
BR112020020087A2 (pt) Trava para porta-luvas de veículo
KR20120067297A (ko) 소켓 유닛을 구비한 체결기
EP2943694A1 (en) Adjustable spherical joint member
TWI845662B (zh) 錨固裝置
BRPI1101038A2 (pt) conjunto de conexão do riser e conjunto de saliência
BR112018067598B1 (pt) Sistema de fixação de osso externo
BR112016025980B1 (pt) Cinzel de haste e disposição de fixação
BR102012002802A2 (pt) disposiÇço com um grampo de metal conformado como segmento tubular
JP7260398B2 (ja) アーム固定装置
WO2008099033A1 (es) Dispositivo de ajuste en herramientas manuales de corte

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: NEUMAYER TEKFOR ENGINEERING GMBH (DE)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/12/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.