BR102013032563A2 - Componente de veículo - Google Patents

Componente de veículo Download PDF

Info

Publication number
BR102013032563A2
BR102013032563A2 BRBR102013032563-5A BR102013032563A BR102013032563A2 BR 102013032563 A2 BR102013032563 A2 BR 102013032563A2 BR 102013032563 A BR102013032563 A BR 102013032563A BR 102013032563 A2 BR102013032563 A2 BR 102013032563A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle component
line
vehicle
lines
component according
Prior art date
Application number
BRBR102013032563-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Volker Peitz
Original Assignee
Porsche Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Porsche Ag filed Critical Porsche Ag
Priority to BRBR102013032563-5A priority Critical patent/BR102013032563A2/pt
Publication of BR102013032563A2 publication Critical patent/BR102013032563A2/pt

Links

Landscapes

  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Abstract

Componente de veículo. A invenção diz respeito a um componente de veículo (3, 11), em particular para uma carroceria de um veículo a motor, com pelo menos uma linha (6, 7, 12, 13, 14) integrada no componente de veículo (3, 11), em que o componente de veículo (3, 11) é concebido a partir de material compósito de fibras e a pelo menos uma linha (6, 7, 11, 12, 13) está integrada no 10 componente de veículo (3,11), como em particular na forma laminada.

Description

“COMPONENTE DE VEÍCULO” A invenção diz respeito a um componente de veículo, em particular um componente de veículo com pelo menos uma linha integrada, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Nos veículos a motor, a carroceria do veículo é normalmente feita de uma pluralidade de componentes estruturais de veículos que estão ligados uns aos outros. Além disso, os veículos têm uma pluralidade de linhas que são instaladas no veículo para fazer as ligações entre as diferentes partes da carroceria. Assim, linhas elétricas são, por exemplo, instaladas para alimentar com energia elétrica uma pluralidade de dispositivos receptores elétricos e unidades de controle e para permitir uma comunicação entre as unidades de controle e/ou dispositivos receptores. Além disso, são previstas linhas para o transporte de mídia, como por exemplo gases ou líquidos. O documento DE 33 37 596 C2 revela uma instalação de cabos para a rede de distribuição elétrica por baixo do tapete do veículo, no espaço interior, em que os cabos são inseridos em uma unidade de moldes de um corpo de espuma. O documento DE 100 37 393 Al revela a disposição de uma linha em um canal oco, que tem meios de suporte que são processados por espuma. O documento DE 41 15 971 Al descreve a disposição de uma linha entre duas placas, em que o espaço vazio entre as duas placas é preenchido por espuma.
Os documentos DE 42 10 589 C2 e EP 1 630 074 Al revelam a disposição de linhas em um recesso de uma viga de apoio ou em um pavimento inferior. Aqui, a viga de apoio ou o pavimento inferior apresentam uma recepção na qual as linhas são retidas por meio de uma placa de retenção, em que a placa de retenção está aparafusada à viga de apoio ou ao pavimento inferior. A disposição e a fixação das linhas têm um elevado nível de complexidade, porque estão previstos componentes de veículo adicionais para a recepção e retenção, os quais são equipados com as linhas, para então dispor e reter as linhas.
Por conseguinte, é objetivo da presente invenção proporcionar um componente de veículo, tal como nomeadamente um componente de veículo com uma linha integrada, o qual é fácil de fabricar e apresenta uma recepção segura para a linha ou linhas integradas. O objetivo é conseguido através das características da reivindicação 1.
Uma modalidade da invenção se refere a um componente de veículo, em particular para uma carroceria de um veículo a motor, com pelo menos uma linha integrada no componente de veículo, em que o componente de veículo é feito de material compósito de fibras e a pelo menos uma linha está integrada no componente de veículo, em especial por laminação. Assim, a linha é logo integrada no componente de veículo no processo de fabricação e não são necessários quaisquer elementos adicionais porque a integração é levada a cabo com o material a partir do qual o componente de veículo é produzido. É particularmente vantajoso que o componente de veículo seja composto por uma pluralidade de camadas do material compósito de fibras, em que a pelo menos uma linha é disposta entre camadas do material compósito de fibras. Assim, pode ser realizada uma integração ideal da pelo menos uma linha.
Além disso, é vantajoso que o material compósito de fibras seja um plástico reforçado com fibras de carbono, o qual apresenta uma pluralidade de camadas de fibras de carbono. Assim, se consegue uma construção particularmente leve mas muito estável, em que uma boa conformabilidade é atribuída pela disposição das camadas. É particularmente vantajoso que a linha seja uma linha elétrica. Essa linha elétrica é, nesse caso, vantajosamente isolada por meio de isolamento elétrico. Em uma outra modalidade, a linha pode também ser integrada sem isolamento. É particularmente vantajoso que a linha seja uma linha de alta tensão. Nesse caso, alta tensão se refere a tensões contínuas acima de 60 V, respectivamente a tensões alternadas acima de 25 V. Desse modo, a linha pode ser por exemplo usada na região de alta tensão para a alimentação de aplicações, as quais variam no intervalo de cerca de 60 V a cerca de 400 V. Também são possíveis outras faixas de tensão.
Além disso, é conveniente que a linha consista em uma barra de metal sólida (por exemplo, uma barra condutora), por exemplo, uma barra de alumínio. Altemativamente, a linha pode também consistir de um tubo ou cabo elétrico. No entanto, a barra sólida tem a vantagem de uma elevada rigidez combinada com uma elevada secção transversal de linha. É também vantajoso que a linha apresente um isolamento. Assim, a linha pode ser eletricamente isolada de outros elementos, em que o isolamento pode ser aplicado à linha antes de a linha ser incorporada como por laminação. É também vantajoso que a linha sobressaia do componente de veículo, pelo menos em um ou em ambos os lados, de modo a se projetar a partir de um lado ou de ambos os lados do componente de veículo. Isso permite que uma situação de ligação simples seja gerada, de modo a que a linha seja integrada no componente de veículo e seja ligada a um circuito na parte exterior do componente de veículo por meio de ligações. É também conveniente que as áreas salientes estejam cobertas por uma cobertura amovível. Desse modo, a área de ligação das linhas pode ficar protegida em outras etapas de processamento, em que a proteção pode ser amovida para a ligação da linha. É também vantajoso que o componente de veículo seja um elemento de um túnel central, de um pavimento de veículo, ou de uma parede de veículo, ou forme o túnel central, o pavimento do veículo, ou uma parede do veículo. Em alternativa, também são concebíveis outras aplicações, por exemplo, na frente do revestimento do pavimento inferior/avental traseiro, componentes internos.
Seguidamente, a invenção será descrita detalhadamente de acordo com uma modalidade com referência aos desenhos. Os desenhos mostram: Figura 1 uma representação esquemática de um componente de veículo, em particular um chassi com um túnel central com uma linha disposta no mesmo, A Figura 2 é uma representação esquemática de um componente de veículo, em particular um túnel central tendo uma linha disposta no mesmo, e A Figura 3 é uma representação esquemática de um componente de veículo, em particular um túnel central tendo uma linha disposta no mesmo. A Fig. 1 mostra um chassi 1 de um pavimento de veículo, o qual é concebido por construção híbrida. Aqui, o chassi 1 apresenta uma área de pavimento central 2 com um túnel central 3, bem como áreas de pavimento inferior laterais 4 e 5. O túnel central 3 é, nesse caso, um componente de veículo em uma modalidade exemplificativa da invenção.
As áreas de pavimento inferior laterais 4, 5 são concebidas como vigas, as quais estão ligadas ao pavimento 2. Aqui, as duas áreas de pavimento laterais exteriores 4, 5 são feitas em modo de construção metálica, por exemplo em alumínio ou aço, em que a região de pavimento central 2 é formada com o túnel central 3, em um modo de construção em material compósito de fibras. No túnel central 3 estão dispostas linhas elétricas 6, 7, que estão integradas no túnel central 3.
Aqui, o túnel central 3 é feito de um material compósito de fibras em um modo de construção, em que camadas de material compósito de fibras são sobrepostas e ligadas por meio de um material plástico. O material compósito de fibras é, nesse caso, vantajosamente um material plástico reforçado com fibras de carbono, em que uma pluralidade de camadas de fibras de carbono é utilizada.
As linhas 6, 7 são inseridas nas camadas do material compósito de fibras do túnel central, de modo que as linhas 6, 7 são laminadas no componente de veículo.
As linhas 6, 7 são ligações elétricas de acordo com a invenção, tal como por exemplo linhas de alta tensão. Na modalidade da Fig. 1, as linhas são concebidas como barras de metal sólidas, que são fornecidas com um isolamento 8.
Nesse caso, o isolamento 8 das linhas 6, 7 já está previsto nas linhas antes da laminação das linhas 6, 7, de modo que as linhas 6, 7 na modalidade da Fig. 1, são laminadas no túnel central 3 com o isolamento.
Altemativamente, as linhas 6, 7 podem também ser linhas de transporte de gás ou de líquidos.
As Fig. 2 e 3 mostram uma outra modalidade de um componente de veículo feito de um material compósito de fibras, tal como um túnel central 11, no qual são incorporadas linhas 12, 13, em que a integração é realizada por laminação do componente de material compósito de fibras 11. As linhas 12, 13 são novamente formadas como barras sólidas, que são isoladas eletricamente por meio de um isolamento, para que não ocorra qualquer contato elétrico das linhas 12, 13.
As linhas 12, 13 se projetam a partir do componente em material compósito de fibras de modo a poderem ser aí ligadas. Preferencialmente, as linhas 12, 13 são linhas de alta tensão, por exemplo para a alimentação de um motor de acionamento ou uma batería de um veículo. O túnel central é concebido em forma de U e recebe, para além das linhas laminadas 12, 13, outras linhas 14, que são dispostas no espaço interior do túnel central. Essas linhas são retiradas na extremidade do túnel central e são ligadas a conjuntos.
Como alternativa ao arranjo do componente em material compósito de fibras como túnel central 11, também pode ser prevista uma outra forma de aplicação, tal como por exemplo um chassi ou uma estrutura de parede de um veículo, nos quais podem, em particular, ser inseridas por laminação linhas elétricas de alimentação ou de outro tipo no componente em material compósito de fibras. E preferível que a linha 6, 7, 12, 13, 14 sobressaia pelo menos ligeiramente sobre o componente em material compósito de fibras, de modo a que a linha possa ser ligada no exterior do componente de veículo de forma a ligar a linha, por exemplo, a outro componente, ou a ligar a um circuito. 0 componente em compósito de fibras pode ser formado em peça única, em que são previstas áreas de ligação, através das quais o componente em material compósito de fibras pode ser ligado a outros componentes do veículo, tal como aos elementos 4, 5 da Fig. 1, que são concebidos como vigas, para a concepção da estrutura da carroceria do veículo.

Claims (11)

1. Componente de veículo (3, 11), em especial para a carroceria de um veículo a motor, com pelo menos uma linha (6, 7, 12, 13, 14) integrada no componente de veículo (3, 11) caracterizado pelo fato de o componente de veículo (3, 11) ser concebido a partir de material compósito de fibras e pelo menos uma linha (6, 7, 11, 12, 13) estar integrada no componente de veículo (3, 11), em especial na forma laminada.
2. Componente de veículo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o componente de veículo (3, 11) ser constituído por uma pluralidade de camadas do material compósito de fibras, em que pelo menos uma linha (6, 7, 11, 12, 13) está disposta entre camadas do material compósito de fibras.
3. Componente de veículo de acordo com a reivindicação 1, ou 2, caracterizado pelo fato de o material compósito de fibras ser um material plástico reforçado com fibras de carbono, que apresenta uma pluralidade de camadas de fibras de carbono.
4. Componente de veículo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, ou 3, caracterizado pelo fato de a linha (6, 7, 11, 12, 13) ser uma linha elétrica.
5. Componente de veículo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, ou 4, caracterizado pelo fato de a linha (6, 7, 11, 12, 13) ser uma linha de alta tensão.
6. Componente de veículo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, ou 5, caracterizado pelo fato de a linha (6, 7, 11, 12, 13) ser composta por uma barra de metal sólida, tal como uma barra de alumínio ou cobre.
7. Componente de veículo de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, ou 6, caracterizado pelo fato de a linha (6, 7, 11, 12, 13) apresentar um isolamento.
8. Componente de veículo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, ou 7, caracterizado pelo fato de a linha (6, 7, 11, 12, 13) sobressair para além do componente de veículo, pelo menos em um dos lados ou em ambos os lados de modo a se projetar a partir de um lado ou de ambos os lados do componente de veículo (3, 11).
9. Componente de veículo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizado pelo fato de as áreas sobressaídas serem cobertas por meio de uma cobertura amovível.
10.
Componente de veículo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, caracterizado pelo fato de o componente de veículo (3, 11) ser pelo menos um elemento de um túnel central, de um pavimento de veículo, ou de uma parede de veículo, ou formar o túnel central, o pavimento do veículo, ou uma parede do veículo.
BRBR102013032563-5A 2013-12-17 2013-12-17 Componente de veículo BR102013032563A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR102013032563-5A BR102013032563A2 (pt) 2013-12-17 2013-12-17 Componente de veículo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR102013032563-5A BR102013032563A2 (pt) 2013-12-17 2013-12-17 Componente de veículo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013032563A2 true BR102013032563A2 (pt) 2015-08-25

Family

ID=53901355

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102013032563-5A BR102013032563A2 (pt) 2013-12-17 2013-12-17 Componente de veículo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013032563A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2553602C1 (ru) Компонент транспортного средства
ES2742877T3 (es) Sistema de red eléctrica de a bordo de tensión múltiple y cable de capas múltiples para diferentes niveles de tensión
US10632830B2 (en) Vehicle
US20150171413A1 (en) Cell Connector for a Battery System or for a Battery Cell of an Electrical Energy Store, Battery and Motor Vehicle
WO2012026272A1 (ja) ワイヤハーネス
US10668821B2 (en) Vehicle
US20170237379A1 (en) Vehicle
JP5920307B2 (ja) 燃料電池車両におけるインバータの配置構造
KR20170076684A (ko) 배터리 하우징
US11084366B2 (en) Mounting arrangement of an electrically driven motor vehicle
JP5654363B2 (ja) 導電路構造及びワイヤハーネス
US20230103502A1 (en) High-power plug connection system
US20210305650A1 (en) Accumulator arrangement
ES2706990T3 (es) Módulo acumulador de energía eléctrica
JP2007317400A (ja) 電池パック
AU2011275649B2 (en) Power storage module for railway vehicles
ES2626019T3 (es) Disposición para contactar celdas para un acumulador de energía
RU2013133915A (ru) Способ подсоединения по меньшей мере двух электрических кабелей, а также соединительное устройство, конструктивный узел, электрическая машина и соответствующее транспортное средство
JP2020090234A (ja) 電源ユニット
BR102013032563A2 (pt) Componente de veículo
CN210744052U (zh) 电池组和装置
CN104859718B (zh) 电动轻型客车动力电池装置及电动轻型客车
US20170093000A1 (en) Energy storage assembly, temperature control device, and motor vehicle
CN204527319U (zh) 电动轻型客车动力电池装置及电动轻型客车
JP6520190B2 (ja) 車両用ハーネスの配索構造

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2610 DE 12-01-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.