BR102013025730A2 - Anel de mancal, máquina dinamoelétrica e método para formação de um mancal isolado - Google Patents

Anel de mancal, máquina dinamoelétrica e método para formação de um mancal isolado Download PDF

Info

Publication number
BR102013025730A2
BR102013025730A2 BRBR102013025730-3A BR102013025730A BR102013025730A2 BR 102013025730 A2 BR102013025730 A2 BR 102013025730A2 BR 102013025730 A BR102013025730 A BR 102013025730A BR 102013025730 A2 BR102013025730 A2 BR 102013025730A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ring
insulating
bearing
disposed
insulating ring
Prior art date
Application number
BRBR102013025730-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Harikian Murikipudi
Vijayakumar Tumma
Original Assignee
Gen Electric
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gen Electric filed Critical Gen Electric
Publication of BR102013025730A2 publication Critical patent/BR102013025730A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16CSHAFTS; FLEXIBLE SHAFTS; ELEMENTS OR CRANKSHAFT MECHANISMS; ROTARY BODIES OTHER THAN GEARING ELEMENTS; BEARINGS
    • F16C35/00Rigid support of bearing units; Housings, e.g. caps, covers
    • F16C35/04Rigid support of bearing units; Housings, e.g. caps, covers in the case of ball or roller bearings
    • F16C35/06Mounting or dismounting of ball or roller bearings; Fixing them onto shaft or in housing
    • F16C35/07Fixing them on the shaft or housing with interposition of an element
    • F16C35/077Fixing them on the shaft or housing with interposition of an element between housing and outer race ring
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K5/00Casings; Enclosures; Supports
    • H02K5/04Casings or enclosures characterised by the shape, form or construction thereof
    • H02K5/16Means for supporting bearings, e.g. insulating supports or means for fitting bearings in the bearing-shields
    • H02K5/173Means for supporting bearings, e.g. insulating supports or means for fitting bearings in the bearing-shields using bearings with rolling contact, e.g. ball bearings
    • H02K5/1732Means for supporting bearings, e.g. insulating supports or means for fitting bearings in the bearing-shields using bearings with rolling contact, e.g. ball bearings radially supporting the rotary shaft at both ends of the rotor
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16CSHAFTS; FLEXIBLE SHAFTS; ELEMENTS OR CRANKSHAFT MECHANISMS; ROTARY BODIES OTHER THAN GEARING ELEMENTS; BEARINGS
    • F16C2202/00Solid materials defined by their properties
    • F16C2202/30Electric properties; Magnetic properties

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Motor Or Generator Frames (AREA)
  • Insulation, Fastening Of Motor, Generator Windings (AREA)

Abstract

Anel de mancal, máquina dinamoelétrica e método para formação de um mancal isolado trata-se de um mancal isolado, uma máquina dinamoelétrica que inclui o mancal isolado e um método de formação do mancal isolado. Em uma realização, o mancal inclui um anel externo, um anel interno disposto dentro do anel externo e concêntrico com o mesmo. Um anel isolante é disposto entre o anel interno e o anel externo e inclui um recorte circunferencial externo que se estende radialmente para fora de uma superfície externa do anel isolante, e um recorte circunferencial interno que se estende radialmente para dentro de uma superfície interna do anel isolante. Esses recortes correspondem aos traços das respectivas superfícies dos anéis internos e externos.

Description

“ANEL DE MANCAL, MÁQUINA DINAMOELÉTRICA E MÉTODO PARA FORMAÇÃO DE UM MANCAL ISOLADO” Antecedentes Da Invenção A invenção refere-se geralmente a mancais utilizados em máquinas dinamoelétricas e, mais particularmente, a mancais eletricamente isolados para a utilização em tais máquinas.
As máquinas dinamoelétricas de alta velocidade grandes convencionais tipicamente incluem um estator e um rotor que giram em torno de um eixo geométrico longitudinal dentro do estator para converter energia mecânica em energia elétrica. O rotor pode incluir um eixo e um corpo de rotor que pode incluir bobinas que carregam corrente. Os mancais são tipicamente utilizados para assegurar o eixo com o mancai em cada extremidade do eixo e, permitir que o mesmo gire livremente. Dependendo do tipo de máquina dinamoelétrica, correntes elétricas podem ser baseadas intencionalmente ou produzidas por, por exemplo, instabilidades magnéticas, armazenamento estático, aplicação direta de potência externa do eixo de rotor e, eletricidade induzida gerada no rotor com a utilização de uma fonte de potência retificada.
Independentemente de como se produz, é desejável isolar correntes de eixo dos mancais.
Na ausência de isolamento, as correntes de eixo fluem do eixo através do mancai à blindagem final ou a um quadro através de um mancai no outro final do eixo. Tal corrente que flui através dos mancais pode resultar em corrosão e degradação dos mancais, dano do eixo, enegrecimento de óleo lubrificante, dano ou queima do mancai, e outras consequências indesejáveis.
Os anéis isolados de mancai, tais como coberto com cerâmica ou material isolante são utilizados para salvaguardar os mancais de tal degradação e dano, mas os anéis isolados de mancai existentes tem um número de desvantagens que inclui o longo tempo de prazo para fabricação, e falta de flexibilidade em tamanho e dimensões. Outro método de mancais isolantes do eixo inclui fornecer uma cobertura cerâmica sobre o eixo. Esse método sofre por defeito de cerâmica lascada, e, portanto, diminui a capacidade isolante e o ajuste de mancai como um resultado de substituição de mancai rotineira.
Breve Descrição Da Invenção Um primeiro aspecto da revelação fornece um anel de mancai que tem: um anel externo que tem um canal circunferencial interno disposto em uma superfície radialmente para dentro da mesma; um anel interno disposto dentro do anel externo e concêntrico com o mesmo, o anel interno que tem um canal circunferencial externo disposto em uma superfície radialmente para fora da mesma; e um anel isolante disposto entre o anel interno e o anel externo. O anel isolante inclui: um recorte circunferencial externo que se estende radialmente para fora de uma superfície externa do anel isolante, e um recorte circunferencial interno que se estende radialmente para dentro de uma superfície interna do anel isolante. O canal circunferencial externo e o recorte circunferencial interno são traços correspondentes, isto é, tem formas complementares, e o canal circunferencial interno e o recorte circunferencial externo são traços correspondentes.
Um segundo aspecto da revelação fornece uma máquina dinamoelétrica que tem: um rotor e um estator, pelo menos, parcialmente, que envolve o rotor, em que o rotor inclui: uma primeira blindagem final disposta em uma primeira extremidade axial do rotor, e uma segunda blindagem final disposta em uma segunda extremidade axial do rotor; e um mancai disposto axialmente para fora de cada da primeira blindagem final e da segunda blindagem final. Pelo menos um dos mancais é isolado utilizando um anel de mancai que inclui: um anel externo que tem um canal circunferencial interno disposto em uma superfície radialmente para dentro da mesma; um anel interno disposto dentro do anel externo e concêntrico com o mesmo, o anel interno que tem um canal circunferencial externo disposto em uma superfície radialmente para fora da mesma; e um anel isolante disposto entre o anel interno e o anel externo. Pelo menos um da primeira blindagem final e da segunda blindagem final é eletricamente isolado do mancai disposto axialmente para fora da mesma.
Um terceiro aspecto da revelação fornece um método para formação de um anel de mancai isolado, o método inclui: fornecer um anel externo que tem um primeiro diâmetro e um canal circunferencial interno disposto em uma superfície radialmente para dentro da mesma; fornecer um anel interno que tem um segundo diâmetro que é menor que o primeiro diâmetro, e um canal circunferencial externo disposto em uma superfície radialmente para fora da mesma; inserir o anel interno no anel externo, de tal modo que o anel interno e o anel externo são substancialmente concêntricos; e injetar um material isolante em um espaço anular entre o anel interno e o anel externo.
Esses e outros aspectos, vantagens e traços salientes da invenção se tornarão evidentes pelas descrições detalhadas a seguir, que, quando tomada em conjunto com os desenhos anexados, onde partes iguais são designadas por caracteres de referência iguais por todos os desenhos, revela realizações da invenção.
Breve Descrição Dos Desenhos As Figuras 1 a 3 mostram uma vista em perspectiva de porções de um anel de mancai, de acordo com as realizações da invenção. A Figura 4 mostra uma vista em perspectiva de um anel de mancai, de acordo com as realizações da invenção. A Figura 5 mostra uma vista em perspectiva de corte parcial de um anel de mancai, de acordo com as realizações da invenção. A Figura 6 mostra uma vista em perspectiva parcial de uma porção de um anel de mancai, de acordo com as realizações da invenção. A Figura 7 mostra uma vista de corte transversal de uma porção de uma máquina dinamoelétrica que inclui um mancai, de acordo com as realizações da invenção. A Figura 8 retrata a vista de corte transversal de um gerador ou motor que tem um rotor e um estator, de acordo com as realizações da invenção.
Nota-se que os desenhos da revelação não estão necessariamente em escala. Os desenhos destinam-se a retratar apenas aspectos típicos da revelação, e então, não deve ser considerado como um limitador do escopo da revelação. Nos desenhos, a numeração igual representa elementos iguais entre os desenhos.
Detalhada Descrição Da Invenção Pelo menos uma realização da presente invenção é descrita abaixo em referência a esta aplicação em conexão com a operação de uma máquina dinamoelétrica. Ainda que as realizações da invenção sejam ilustradas referindo-se a uma máquina dinamoelétrica na forma de um gerador, e é compreendido que as instruções são igualmente aplicáveis a outras máquinas elétricas que incluem, mas não se limitam a, outros tipos de geradores e motores. Adicionalmente, pelo menos uma realização da invenção é descrita abaixo com referência a um tamanho nominal e que inclui um grupo de dimensões nominais. No entanto, deve ser evidente a aqueles versados na técnica que a presente invenção é da mesa forma aplicável a qualquer gerador e/ou motor adequado. Adicionalmente, deve ser evidente, para aquele versado na técnica, que a presente invenção é da mesma forma aplicável a várias escalas do tamanho nominal e/ou dimensões nominais.
Como indicado abaixo, aspectos da invenção fornecem um anel de mancai isolado e uma máquina dinamoelétrica que tem um anel de mancai isolado. As Figuras 1 a 8 mostram diferentes aspectos de um anel de mancai e o ambiente de máquina dinamoelétrica em que pode ser utilizado.
Como mostra a Figura 1, um anel externo 110 que é fornecido, tem um canal circunferencial interno 115 disposto em uma superfície radiaímente para dentro 112 de anel externo 110. Adicionalmente, o que se fornece é um anel interno 120, mostrado na Figura 3. O anel interno 120 pode incluir um canal circunferencial externo 125 disposto em uma superfície radialmente para fora122 de anel interno 120. Cada anel interno 120 e anel externo 110 pode compreender um metal. Em algumas realizações, o metal pode ser de aço ou de outro metal.
Em um anel de mancai completo 100, o anel interno 120 é disposto dentro anel externo 110 e posicionado, de tal modo que o anel interno 120 e anel externo 110 são substancialmente concêntricos. O diâmetro externo de anel interno 120 é menor que o diâmetro interno de anel externo 110, de tal modo quando o anel interno 120 é disposto dentro anel externo 110, um espaço anular permanece entre o anel interno 120 e anel externo 110. O anel isolante 130, mostrado na Figura 2, é disposto entre anel interno 120 e o anel externo 110, no espaço anular criado quando o anel interno 120 está posicionado no anel externo 110. O anel isolante 130 pode compreender um dentre um polímero isolante ou uma borracha, e em algumas realizações podendo ser politetrafluoretileno (PTFE). Polímeros frágeis e borracha podem ajudar em vibração abafada no resultado do anel de mancai 100.
Como mostrado na Figura 2, o anel isolante 130 pode incluir um recorte circunferencial externo 140 que se estende radialmente para fora de uma superfície externa 132 do anel isolante 130. O anel isolante 130 pode, adicionalmente, incluir um recorte circunferencial interno 150 que se estende radialmente para dentro de uma superfície interna 134 do anel isolante 130.
Como mostrado nas Figuras 4 a 5, quando o anel de mancai 100 é montado, o recorte circunferencial externo 140 corresponde ao canal circunferencial interno 115, e o recorte circunferencial interno 150 corresponde ao canal circunferencial externo 125. O anel isolante 130 pode adicionalmente incluir pelo menos um canal axial externo 160, mostrado na Figura 6, que se estende longitudinalmente ao longo de uma superfície externa 132 de anel isolante 130. O anel isolante 130 pode adicionalmente incluir, pelo menos, um canal axial 170 que se estende longitudinalmente ao longo de uma superfície interna 134 do anel isolante 130. Juntos, o recorte circunferencial interno 150, o recorte circunferencial externo 140, o canal axial externo 160, e um canal axial interno 170 servem para interromper o momento relativo de anel interno 120, anel externo 110, e anel isolante 130 durante a utilização. O anel isolante 130 pode adicionalmente incluir um flange substancialmente circunferencial 180 disposto em uma extremidade do anel isolante 130, como mostrado nas Figuras 2, 4, e 5 a 6. O Flange 180 pode se estender tanto radialmente para dentro e radialmente para fora do anel isolante 130. Quando o anel de mancai 100 é montado, o flange 180 isola, substancialmente, uma face de extremidade axialmente interna do anel de mancai, como mostrado na Figura 7. O anel de mancai 100 pode ser utilizado em uma máquina dinamoelétrica, tal como o gerador 400 ou motor para auxiliar o rotor 300 e isolar o mancai. A Figura 8 mostra uma vista esquemática de corte transversal de um gerador 400, que inclui o estator 240, e o rotor 300 posicionado dentro do estator 240. O estator 240 inclui grupos de bobinas 245, e pode compreender qualquer estrutura de estator, agora conhecido ou desenvolvido tardiamente.
Como mostrado, o rotor 300 pode ter o fuso 220 e os grupos de bobinas 230 dispostos em torno do fuso. O fuso pode ser formado de ferro, por exemplo, ou aço. O rotor 300 gira em torno de um eixo geométrico longitudinal dentro estator 240.
Referindo-se novamente à Figura 7, uma primeira blindagem final 200 pode ser disposta em uma extremidade primeira de rotor 300. Uma segunda blindagem final, não mostrada, pode ser disposta em uma extremidade segunda de rotor 300. Um anel de mancai 100 pode ser disposto axialmente para fora em cada da primeira blindagem final 200 e da segunda blindagem final para auxiliar o rotor e permitir que o mesmo gire. Como descrito acima, o anel de mancai 100 pode incluir um anel externo 110, um anel interno 120 disposto dentro do anel externo 110 e concêntrico com o mesmo, e um anel isolante 130 disposto em um espaço anular entre o anel interno 120 e o anel externo 110. Anel interno 120 atua como um assento de mancai. Isolando o anel 130, isola-se eletricamente a blindagem final 200 do mancai 310 disposta axialmente para fora da mesma, o lavador 320 disposto axialmente para fora de mancai 310, e tampa de mancai 330 posta sobre a montagem em uma extremidade de axialmente para fora. O Flange 180, descrito acima, se estende radialmente para dentro e radialmente para fora do anel isolante 130, substancialmente cobrindo uma face de extremidade axialmente interna de cada anel interno 120 e anel externo 110, fornecendo isolamento.
Um método para formação de anel de mancai isolado 100 é também fornecido. Um anel externo 110 (Figura 1) é fornecido, tendo um primeiro diâmetro e um canal circunferencial interno 115 disposto em uma superfície radialmente para dentro da mesma. Um anel interno 120 (Figura 3) é adicionalmente fornecido, tendo um segundo diâmetro e um canal circunferencial externo 125 disposto em uma superfície radialmente para fora da mesma. O segundo diâmetro é menor que o primeiro diâmetro, de tal modo que o diâmetro externo do anel interno 120 é menor que o diâmetro interno do anel externo 110. O anel interno 120 é inserido no externo 110 de tal modo que o anel interno 120 e o anel externo 110 são substancialmente concêntricos.
Como resultado dos traços do diâmetro discutido anteriormente, um espaço anular existirá entre os anéis internos e externos 120, 110. Um material isolante pode então ser injetado no espaço anular entre o anel interno 120 e o anel externo 110, formando o anel isolante 130. O material isolante pode ser uma borracha ou um polímero isolante frágil, tal como, por exemplo, o PTFE. O anel isolante 130 é fornecido com um recorte circunferencial externo 140 que se estende radialmente para fora de uma superfície externa do anel isolante 130. O recorte externo 140 é formado quando o material isolante injetado é forçado no canal circunferencial interno 115. Como resultado, recorte externo 140 e o canal circunferencial interno 115 têm formas e dimensões correspondentes, isto é, o recorte externo 140 e canal circunferencial interno 115 são complementares um a outro. O anel isolante 130 é adicionalmente fornecido com um recorte circunferencial interno 150 que se estende radialmente para dentro de uma superfície interna do anel isolante 130, em que o recorte interno 150 corresponde ao canal circunferencial externo 125. O recorte circunferencial interno 150 é similarmente formado quando o material isolante injetado é forçado no canal circunferencial externo 125.
Como mostrado na Figura 6, o anel isolante é adicionalmente fornecido com pelo menos um canal axial 160 que se estende longitudinalmente ao longo de uma superfície externa do anel isolante 130, e pelo menos um canal axial 170 que se estende longitudinalmente ao longo de uma superfície interna do anel isolante 130. Uma vez solidificado, o recorte circunferencial interno 150, recorte circunferencial externo 140, canal axial externo 160, e um canal axial interno 170 servem para interromper e o momento relativo do anel interno 120, anel externo 110, e anel isolante 130 durante a utilização. Adicionalmente, a injeção de material isolante pode ser executada em um dentre pelo menos um recorte axial que se estende longitudinalmente ao longo da superfície externa do anel isolante 130, ou um dentre pelo menos um recorte axial que se estende longitudinalmente ao longo da superfície interna do anel isolante 130.
Uma vez montado, o anel de mancai 100 (Figura 4) pode ser usinado em pelo menos uma superfície de anel interno 120 e/ou anel externo 110 a fim de alcançar uma dimensão deseja. A forma ou dimensão desejada pode ser a forma ou dimensão pedida por uma particular máquina dinamoelétrica, para acomodar o anel de mancai 100 no cabo de blindagem final e no mancai, assim, permite a customização da forma depois da montagem. O anel de mancai isolado 100 pode então ser adaptado por prensa no cabo de blindagem final.
Como utilizado no presente documento, os termos “primeiro,” “segundo,” e afins, não denotam qualquer ordem, quantidade ou importância, mas especialmente são utilizados para distinguir um elemento de outro, e os termos “um” e “uns” no presente documento, não denotam uma limitação de quantidade, mas de preferência, denotam a presença de pelo menos um do item referido. O adaptador “sobre” utilizados em conexão com uma quantidade é inclusive do valor fixo e tem o sentido ditado pelo contexto (por exemplo, inclui o grau de erro associado com a medição da quantidade particular). O sufixo “(s)” como utilizado no presente documento tem a intenção de incluir tanto o singular e o plural dos termos que são modificados, através disso, inclui um ou mais desse termo (por exemplo, o metal(s) inclui um ou mais metais). As faixas reveladas no presente documento são inclusivas e independentemente combináveis (por exemplo, faixa de “até cerca de 25 mm, ou, mais especificamente, de cerca de 5 mm a cerca de 20 mm,” é inclusive dos pontos finais e todos os valores intermediários da faixa de “cerca de 5 mm a cerca de 25 mm”, etc.).
Embora várias realizações sejam descritas no presente documento, será apreciado a partir do relatório descritivo que várias combinações de elementos, variações ou melhoras nisso podem ser feitas por aqueles versados na técnica, e estão dentro do escopo da invenção.
Adicionalmente, muitas modificações podem ser adaptadas a um material ou situação particular para os preceitos da invenção sem sair do escopo essencial da mesma. Então, a invenção não deve se limitar à realização particular revelada como a melhor forma contemplada para realizar esta invenção, mas que a invenção irá incluir todas as realizações caindo de dentro do escopo das reivindicações anexas.

Claims (20)

1. ANEL DE MANCAL, que compreende: um anel externo que tem um canal circunferencial interno disposto em uma superfície radialmente para dentro da mesma; um anel interno disposto dentro do anel externo e concêntrico com o mesmo, o anel interno que tem um canal circunferencial externo disposto em uma superfície radialmente para fora da mesma; e um anel isolante disposto entre o anel interno e o anel externo, em que o anel isolante inclui: um recorte circunferencial externo que se estende radialmente para fora de uma superfície externa do anel isolante, e um recorte circunferencial interno que se estende radialmente para dentro de uma superfície interna do anel isolante, em que o canal circunferencial externo e o recorte circunferencial interno são traços correspondentes, e em que o canal circunferencial interno e o recorte circunferencial externo são traços correspondentes.
2. ANEL DE MANCAL, de acordo com a reivindicação 1, em que o anel isolante, adicionalmente, compreende pelo menos um canal axial que se estende ao longo de uma superfície externa do anel isolante, e pelo menos um canal axial que se estende ao longo de uma superfície interna do anel isolante.
3. ANEL DE MANCAL, de acordo com a reivindicação 1, em que cada um dentre o anel interno e o anel externo compreende um metal.
4. ANEL DE MANCAL, de acordo com a reivindicação 3, em que o metal compreende aço.
5. ANEL DE MANCAL, de acordo com a reivindicação 1, em que o anel isolante compreende uma de um polímero isolante ou uma borracha.
6. ANEL DE MANCAL, de acordo com a reivindicação 5, em que, no caso do anel isolante compreender o polímero isolante, o polímero isolante compreende politetrafluoretileno (PTFE).
7. ANEL DE MANCAL, de acordo com a reivindicação 1, em que o anel isolante adicionalmente compreende um flange substancialmente circunferencial disposto em uma extremidade axial do anel isolante, em que o flange se estende radialmente para dentro e radialmente para fora do anel isolante, substancialmente isolante de uma face de extremidade axialmente interna do anel de mancai.
8. MÁQUINA DINAMOELÉTRICA, que compreende: um rotor; e um estator que envolve pelo menos parcialmente o rotor, em que o rotor inclui: uma primeira blindagem final disposta em uma primeira extremidade axial do rotor e uma segunda blindagem final disposta em uma segunda extremidade axial do rotor; um mancai disposto axialmente para fora de cada primeira blindagem final e segunda blindagem final, em que o mancai inclui: um anel externo que tem um canal circunferencial interno disposto em uma superfície radialmente para dentro do mesmo; um anel interno disposto dentro do anel externo e concêntrico com o mesmo, o anel interno tem um canal circunferencial externo disposto em uma superfície radialmente para fora da mesma; e um anel isolante disposto entre o anel interno e o anel externo, em que pelo menos uma dentre a primeira blindagem final e a segunda blindagem final é eletricamente isolada do mancai disposto axialmente para fora da mesma.
9. MÁQUINA DINAMOELÉTRICA, de acordo com a reivindicação 8, em que o anel isolante adicionalmente compreende: um recorte circunferencial externo que se estende radialmente para fora de uma superfície externa do anel isolante, e um recorte interno que se estende radialmente para dentro de uma superfície interna do anel isolante, em que o canal circunferencial externo e o recorte interno são traços correspondentes, e em que o canal circunferencial interno e o recorte circunferencial externo são traços correspondentes.
10. MÁQUINA DINAMOELÉTRICA, de acordo com a reivindicação 8, em que o anel isolante adicionalmente compreende: pelo menos um canal axial que se estende longitudinalmente ao longo de uma superfície externa do anel isolante, e pelo menos um canal axial que se estende longitudinalmente ao longo de uma superfície interna do anel isolante.
11. MÁQUINA DINAMOELÉTRICA, de acordo com a reivindicação 8, em que cada um dentre o anel interno e o anel externo compreende um metal.
12. MÁQUINA DINAMOELÉTRICA, de acordo com a reivindicação 11, em que o metal compreende aço.
13. MÁQUINA DINAMOELÉTRICA, de acordo com a reivindicação 8, em que o anel isolante compreende um dentre um polímero isolante ou uma borracha.
14. MÁQUINA DINAMOELÉTRICA, de acordo com a reivindicação 13, em que, no caso de o anel isolante compreender o polímero isolante, o polímero isolante compreende politetrafluoretileno (PTFE).
15. MÁQUINA DINAMOELÉTRICA, de acordo com a reivindicação 8, em que o anel isolante adicionalmente compreende um flange substancialmente circunferencial disposto em uma extremidade axial do anel isolante, em que o flange se estende radialmente para dentro e radialmente para fora do anel isolante, substancialmente cobre uma face de extremidade axialmente interna de cada anel interno e anel externo.
16. MÉTODO PARA FORMAÇÃO DE UM MANCAL ISOLADO, sendo que o método compreende: fornecer um anel externo que tem um primeiro diâmetro e um canal circunferencial interno disposto em uma superfície radialmente para dentro da mesma; fornecer um anel interno que tem um segundo diâmetro e um canal circunferencial externo disposto em uma superfície radialmente para fora da mesma, em que o segundo diâmetro é menor que o primeiro diâmetro; inserir o anel interno no anel externo, de tal modo que o anel interno e o anel externo são substancialmente concêntricos; e injetar um material isolante em um espaço anular entre o anel interno e o anel externo.
17. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 16, que adicionalmente compreende, no anel isolante, fornecer um recorte circunferencial externo que se estende radialmente para fora de uma superfície externa do anel isolante, em que o recorte circunferencial externo corresponde ao canal circunferencial interno; fornecer um recorte circunferencial interno que se estende radialmente para dentro de uma superfície interna do anel isolante, em que o recorte interno corresponde ao canal circunferencial externo; fornecer pelo menos um canal axial que se estende longitudinalmente ao longo de uma superfície externa do anel isolante, e fornecer pelo menos um canal axial que se estende longitudinalmente ao longo de uma superfície interna do anel isolante.
18. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 17, em que a injeção é executada em um dentre o pelo menos um recorte axial que se estende longitudinalmente ao longo da superfície externa do anel isolante, ou um dentre o pelo menos um recorte axial que se estende longitudinalmente ao longo da superfície interna do anel isolante.
19. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 16, que adicionalmente compreende usinar uma superfície de pelo menos um dentre o anel interno ou o anel externo.
20. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 16, em que o anel isolante adicionalmente compreende um dentre um polímero isolante ou uma borracha.
BRBR102013025730-3A 2012-10-22 2013-10-04 Anel de mancal, máquina dinamoelétrica e método para formação de um mancal isolado BR102013025730A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/656,989 US20140111046A1 (en) 2012-10-22 2012-10-22 Insulated bearing ring

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013025730A2 true BR102013025730A2 (pt) 2015-06-23

Family

ID=49447995

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102013025730-3A BR102013025730A2 (pt) 2012-10-22 2013-10-04 Anel de mancal, máquina dinamoelétrica e método para formação de um mancal isolado

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20140111046A1 (pt)
EP (1) EP2722547A1 (pt)
CN (1) CN103780001A (pt)
BR (1) BR102013025730A2 (pt)
CA (1) CA2829243A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105388404A (zh) * 2015-11-19 2016-03-09 南车株洲电机有限公司 一种绝缘轴承电测试工装
CN106655590B (zh) * 2017-01-16 2020-11-06 河北源兴科技发展有限公司 特种绝缘轴承套及其加工工艺
US10050490B1 (en) * 2017-06-01 2018-08-14 Aktiebolaget Skf Bearing with electric insulators and thermal conductor
US10931179B2 (en) 2018-03-20 2021-02-23 Aktiebolaget Skf Fiber grounding brush
DE102018206242A1 (de) 2018-04-24 2019-10-24 Aktiebolaget Skf Wälzlager, das elektrisches Isolierungsmaterial hat, und Herstellungsverfahren eines solchen Wälzlagers
CN112762096A (zh) * 2019-11-01 2021-05-07 苏州三星电子有限公司 一种轴承以及直流电机
CN112324797A (zh) * 2020-10-19 2021-02-05 新昌县羽林街道正名轴承厂 一种电机用绝缘轴承套
FR3131762B1 (fr) * 2022-01-10 2023-12-29 Skf Svenska Kullagerfab Ab Dispositif de palier à isolation électrique intégrée, notamment pour moteur ou machine électrique

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1152681A (en) * 1914-07-18 1915-09-07 Skf Svenska Kullagerfab Ab Insulated roller-bearing.
US3348289A (en) * 1965-08-09 1967-10-24 Fafnir Bearing Co Method of making a bearing mount assembly
FR2175240A5 (pt) * 1972-02-28 1973-10-19 Glaenzer Spicer Sa
US5207512A (en) * 1992-05-06 1993-05-04 Dresser-Rand Company Spherical roller bearing assembly
JPH0880007A (ja) * 1994-09-01 1996-03-22 Fanuc Ltd 電動モータの軸受支持構造
US5735615A (en) * 1996-10-04 1998-04-07 Reliance Electric Industrial Company Insulation arrangement for electrical machine shaft bearing
JPH10246238A (ja) * 1997-03-06 1998-09-14 Ntn Corp 転がり軸受およびその取付構造
JP2000249142A (ja) * 1999-03-03 2000-09-12 Nsk Ltd 転がり軸受
US6517251B1 (en) * 1999-11-12 2003-02-11 Black & Decker Inc. Overmolded motor bearing and method of making same
US7071589B2 (en) * 2001-11-06 2006-07-04 Precor Incorporated Method and system for reducing bearing fluting in electromechanical machine
DE10312614A1 (de) * 2003-03-21 2004-10-14 Robert Bosch Gmbh Elektrische Maschine mit in den Stator integrierter Rotorlagerung
EP2108832B1 (en) * 2008-04-10 2015-12-02 Siemens Aktiengesellschaft Generator and wind turbine
DE102008064497A1 (de) * 2008-12-23 2010-06-24 Siemens Aktiengesellschaft Elektrische Maschine mit Rotorstützschild
DE102009006903A1 (de) * 2009-01-30 2010-08-05 Audi Ag Vorrichtung zum Verstellen von Sturz und/oder Spur der Räder von Radaufhängungen
CA2693746C (en) * 2010-02-10 2012-05-29 Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. Method of repairing bearing of wind turbine generator
DE102010024582A1 (de) * 2010-06-22 2011-12-22 Schaeffler Technologies Gmbh & Co. Kg Wälzlager mit Isolierhülse

Also Published As

Publication number Publication date
CA2829243A1 (en) 2014-04-22
CN103780001A (zh) 2014-05-07
US20140111046A1 (en) 2014-04-24
EP2722547A1 (en) 2014-04-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013025730A2 (pt) Anel de mancal, máquina dinamoelétrica e método para formação de um mancal isolado
US5735615A (en) Insulation arrangement for electrical machine shaft bearing
JP6985785B2 (ja) モータ
JP6456945B2 (ja) 電動機用の回転子
EP3352347B1 (en) Permanent magnet (pm) brushless machine with outer rotor
CN109075653B (zh) 具有优化的冷却的旋转电机
JP2015027161A (ja) 回転電機
KR102301927B1 (ko) 스테이터 조립체, 이를 포함하는 모터 및 스테이터 조립체의 제조방법
BR102014025977A2 (pt) máquina elétrica, máquina de ímã permanente interno, máquina de ipm do tipo raio e veículo
EP3379697A1 (en) Permanent magnet electric motor
EP3038238A1 (en) Rotor of rotating electric machine
KR102212161B1 (ko) 모터의 하우징 및 이를 포함하는 모터
US9509183B2 (en) Rotor with non-cylindrical surface for dynamoelectric machine
JP5987161B2 (ja) 電動機およびそれを搭載した天井扇
WO2014087461A1 (ja) 回転電機の回転子およびその製造方法
JP2013500694A (ja) 電気機械の巻線端支持装置
JP2016171641A (ja) 多極三相式回転電機
EP3364527B1 (en) Electric motor and blower
JP2005198463A (ja) 回転電機のハウジング
BR112020026616A2 (pt) Uma máquina de indução elétrica
CN107148722B (zh) 用于交流发电机或电机的定子
KR101755822B1 (ko) 베인 구조의 로터 어셈블리
JP2018198503A (ja) モータ
JP2018007513A (ja) 回転電機および軸受構造
JP2016039732A (ja) 回転電機のコイルの装着方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.