BR102013016096A2 - sistema construtivo de fechamento para formação de dutos - Google Patents

sistema construtivo de fechamento para formação de dutos Download PDF

Info

Publication number
BR102013016096A2
BR102013016096A2 BR102013016096A BR102013016096A BR102013016096A2 BR 102013016096 A2 BR102013016096 A2 BR 102013016096A2 BR 102013016096 A BR102013016096 A BR 102013016096A BR 102013016096 A BR102013016096 A BR 102013016096A BR 102013016096 A2 BR102013016096 A2 BR 102013016096A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
constructive
duct
closing system
building
side wall
Prior art date
Application number
BR102013016096A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013016096B1 (pt
Inventor
Johnny Kioshi Mori
Original Assignee
Concrecon Artefatos De Cimento Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Concrecon Artefatos De Cimento Ltda filed Critical Concrecon Artefatos De Cimento Ltda
Priority to BR102013016096-2A priority Critical patent/BR102013016096B1/pt
Publication of BR102013016096A2 publication Critical patent/BR102013016096A2/pt
Publication of BR102013016096B1 publication Critical patent/BR102013016096B1/pt

Links

Landscapes

  • Details Of Indoor Wiring (AREA)
  • Rod-Shaped Construction Members (AREA)

Abstract

sistema construtivo de fechamento para formação de dutos. a presente invenção refere-se a um sistema construtivo (s) de fechamento para formação de dutos (d), sendo tais dutos (d) dependentes do sequenciamento de uma pluralidade de elementos construtivos (1), de maneira a definir camadas (d1) que compõem um duto (d). cada um dos referidos elementos construtivos (1) compreende uma parede frontal (2), e pelo menos uma dentre as paredes laterais (3 ou 4), perpendiculares em relação à parede frontal (2), quinas externas (5) e pelo menos um raio interno (6).

Description

“SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO PARA FORMAÇÃO DE DUTOS” A presente invenção refere-se a um sistema construtivo de fechamento, pertencente ao campo dos elementos construtivos para construção civil, particularmente utilizado para formação de dutos convenientes para passagem de ar, tubulações de instalações hidráulicas, bem como, alocação de cabos e componentes elétricos, entre outros, sendo dito sistema formado por uma pluralidade de elementos construtivos, convenientemente dimensionados estruturalmente e posicionados de modo a formar um duto vertical ou horizontal.
Histórico da invenção São conhecidos do homem da técnica diversos sistemas construtivos utilizados na construção civil para formar dutos, ou canais, também conhecidos como prumadas, os quais são responsáveis por isolar áreas de passagem de tubulações hidráulicas e elétricas, normalmente de um andar para o outro em edificações, a partir de um nível superior. Essas prumadas são essenciais para viabilizar o funcionamento de todo o sistema hidráulico e elétrico da edificação, além de garantirem a estética da edificação ao manter as tubulações escondidas.
Dentre os sistemas construtivos conhecidos, podemos citar a utilização de tijolos ou blocos convencionais para formar a prumada. Porém, a aplicação dessa técnica é morosa e acaba por elevar o custo da obra, além de ocupar um grande espaço no leiaute da edificação, devido às dimensões dos tijolos ou blocos convencionais utilizados para formação de paredes. Além disso, para manutenção ou conserto de tubulação, faz se necessário o rompimento da parede, para realização do reparo. Em casos que envolvem reparos em tubulações de passagem de água quente, normalmente são utilizados equipamentos para execução do reparo por fusão ou por meio de solda, o que exige a abertura de uma grande área para acesso destes equipamentos, o que pode ocasionar perda estrutural da prumada, além de onerar o custo da execução da manutenção e gerar um grande número de resíduos.
Na tentativa de solucionar estes inconvenientes, foram desenvolvidos sistemas construtivos que são constituídos por painéis modulares pré-fabricados, convenientemente montados em estruturas de sustentação previamente fixadas as paredes das edificações de modo a receber os painéis pré-fabricados para da prumada em questão.
Apesar desses painéis modulares, cumprirem sua função inicial de formar a prumada com certa praticidade, proporcionando maior agilidade durante sua montagem, esses painéis ainda são extremamente ineficazes em casos de manutenção e/ou alteração no leiaute da edificação, pois para se obter acesso ao interior da prumada, torna-se necessário recortar o painel ali instalado. Dessa forma, não havendo possibilidade de recuperar o painel recortado, necessitando de sua substituição, encarecendo o custo da obra e demandando maior tempo para sua realização, Um outro inconveniente dos painéis modulares existentes consiste na necessidade de que os mesmos sejam esquadrejados, e montados por meio de estruturas específicas, para que possam ser instalados de maneira a cumprir a função de uma parede, coincidindo exatamente com as dimensões da edificação na qual o painel é instalado. Essa necessidade, além de tornar a obra mais onerosa, demanda mão de obra especializada, resultando em dificuldades na procura por profissionais aptos a realizar o trabalho.
Além disso, devido ao material do qual são fabricados, normalmente gesso acartonado, estes painéis modulares necessitam de argamassa específica para promover a correta aderência com os revestimentos que são aplicados no acabamento da obra, elevando seu custo.
Visando solucionar os problemas acima citados, a presente invenção propõe um sistema construtivo de fechamento para formação de dutos, formado por uma pluralidade de elementos construtivos que configuram diversas camadas, as quais compõem dutos de passagem de tubulações de instalações hidráulicas, de passagem de ar, bem como, alocação de cabos e componentes elétricos, ou similares. É também um objetivo da presente invenção um sistema construtivo de fechamento para formação de dutos que proporcione facilidades em casos de necessidade de acesso ao interior da prumada, sendo que para isso basta retirar uma, ou algumas, das diversas camadas que formam o duto, evitando que esse duto necessite ser completamente substituído. É ainda um objetivo da presente inovação um sistema construtivo de fechamento para formação de dutos, sendo esse sistema dotado de elementos construtivos previamente dimensionados, de maneira a dispensar qualquer trabalho de esquadrejamento antes de sua instalação, proporcionando uma instalação menos complexa, mais ágil e reduzindo os custos relacionados à mão de obra. É um outro objetivo da presente inovação um sistema construtivo de fechamento para formação de dutos constituído de concreto, comumente utilizado na construção civil, o que dispensa a necessidade de utilização de argamassa específica para aplicação de revestimentos no acabamento da obra.
Breve descrição da invenção A presente invenção trata de um sistema construtivo de fechamento para formação de dutos, definidos por diversas camadas formadas por elementos construtivos, sendo tais elementos construtivos são formados por pelo menos duas paredes perpendiculares entre si.
Para formação do duto, as camadas compostas pelos elementos construtivos são alocadas uma sobre a outra, podendo ser limitadas pelas paredes da edificação ou não. São apresentadas a seguir figuras esquemáticas de uma realização particular da invenção, cujas dimensões e proporções não são necessariamente as reais, pois as figuras têm apenas a finalidade de apresentar didaticamente seus diversos aspectos, cuja abrangência de proteção está determinada apenas pelo escopo das reivindicações anexas.
Breve descrição dos desenhos A invenção será descrita a seguir com base nos desenhos em anexo, nos quais: - a figura 1 ilustra uma vista em perspectiva do sistema construtivo (S) em um primeiro exemplo de aplicação da presente invenção; - a figura 2 ilustra uma vista em perspectiva do sistema construtivo (S) em um segundo exemplo de aplicação da presente invenção; - a figura 2A ilustra uma vista em perspectiva do sistema construtivo (S) ilustrado pela figura 2, sem uma das paredes (P), destacando os intertravamentos (9) formados entre os elementos construtivos (1); - a figura 3 ilustra uma vista frontal do sistema construtivo (S), ilustrando a região de inspeção (11); - a figura 4 ilustra uma vista em perspectiva frontal do elemento construtivo (1) da presente invenção; - a figura 5 ilustra uma vista em perspectiva posterior do elemento construtivo (1) da presente invenção; - a figura 6 ilustra uma vista posterior do elemento construtivo (1) da presente invenção;
Descrição detalhada da invenção De acordo com as figuras anexas, a presente invenção trata de um sistema construtivo (S) de fechamento para formação de dutos (D), sendo tais dutos (D) dependentes do sequenciamento de uma pluralidade de elementos construtivos (1), de maneira a definir camadas (D1) que compõem o duto (D). O elemento construtivo (1) é obtido mediante qualquer processo de fabricação conveniente já conhecido no estado da técnica, utilizando formas (não ilustradas) que recebem o concreto utilizado como material para obtenção do elemento construtivo (1). Como exemplo de um desses processos de fabricação, podemos citar a pré-fabricação utilizando equipamentos controlados por computador para o preparo do concreto, podendo conter aditivos visando desempenhos mecânicos específicos, para cada classe de concreto.
Dessa forma, o referido elemento construtivo (1) pode ser dimensionado de modo a atender as necessidades de diversas aplicações que necessitam de diferentes resistências estruturais, podendo também compreender aramados internos (não ilustrados).
Após a cura do concreto na forma (não ilustrada), para facilitar a retirada do elemento construtivo (1), a face interna (10) do dito elemento construtivo (1) é substancialmente inclinada, ou seja, possui formato cônico compreendendo um ângulo (X) de extração entre 1 à 5 graus, conforme ilustrado pela figura 6.
Em uma configuração preferida da presente invenção, conforme ilustrado pelas figuras 4, 5 e 6, cada um dos referidos elementos construtivos (1) é formado por uma parede frontal (2) unida em uma de suas extremidades a uma primeira parede lateral (3), sendo tais paredes (2 e 3) perpendiculares entre si. De maneira opcional, a outra extremidade da parede frontal (2) é unida a uma segunda parede lateral (4), a qual é paralela e possui comprimento diferenciado em relação à primeira parede lateral (3). Porém, será compreendido que a segunda parede lateral (4) pode ser eliminada ou removida do elemento construtivo (1) para atender às necessidades de aplicação do sistema construtivo (S).
As regiões de união entre as paredes laterais (3 e 4) e a parede frontal (2) do elemento construtivo (1) formam ângulos de aproximadamente 90s. Dessa forma, o dito elemento construtivo (1) é dotado de quinas externas (5) e raios internos (6), sendo que as quinas externas (5) formam cantos vivos, convenientes para alocação de elementos de revestimento (não ilustrados) tais como, pisos, azulejos, cerâmicas ou similares, enquanto que os raios internos (6) proporcionam maior resistência à ruptura.
Em uma realização particular, conforme ilustrado pela figura 3, o referido elemento construtivo (1) recebe pelo menos um componente (7) de instalação elétrica ou hidráulica, que deve ser alocado em uma abertura (8) convenientemente posicionada no próprio elemento construtivo (1). Será compreendido que cada elemento construtivo (1) pode compreender pelo menos uma abertura (8) de formato conveniente para cada componente (7) a ser instalado, tais como registros, válvulas, caixas de passagens, tubulações, dentre outras. Referida abertura (8) pode ser obtida durante o processo de fabricação do elemento construtivo (1), ou pode ser obtida manualmente pelo profissional de obra, mediante utilização de ferramentas convenientes (não ilustradas), sem se desviar do escopo de proteção da presente invenção.
Dessa forma, o sistema construtivo (S) permite a instalação de diversos desses componentes (7) elétricos ou hidráulicos, os quais podem ser facilmente movidos e alocados em diferentes regiões do duto (D), de acordo com as necessidades atuais.
Em uma concretização preferencial da invenção, conforme ilustrado na figura 1, o duto (D) é formado pelo sequenciamento de elementos construtivos (1) formando várias camadas (D1) limitadas por paredes (P) de uma edificação, sendo que cada camada (D1) pode ser formada por uma parede frontal (2), e por pelo menos uma dentre as paredes laterais (3) e (4), de cada um dos elementos construtivos (1).
Desta maneira, quando o duto (D) for formado junto a duas paredes (P) da edificação, perpendiculares entre si, conforme ilustrado pela figura 1, cada camada (D1) é formada por um elemento construtivo (1) de formação de um duto (D) quando alocados um sobre o outro com posições idênticas entre si, de modo que, cada camada (D1) do duto (D) seja limitada pelas paredes (P) da edificação, pela parede frontal (2) e pela primeira parede lateral (3) do elemento construtivo (1). De maneira opcional, a segunda parede lateral (4) do elemento construtivo (1) pode ser alocada junto a uma das paredes (P), proporcionando uma região de apoio ao elemento construtivo (1) e facilitando seu alinhamento junto às paredes (P) da edificação, além de proporcionar maior área para aplicação de argamassa.
Em outra forma de concretização da invenção, conforme ilustrado nas figuras 2 e 2A, o duto (D) é constituído por uma pluralidade de camadas (D1) formadas por dois elementos construtivos (1) alocados um contra o outro, de modo que a extremidade da primeira parede lateral (3) de cada um desses elementos construtivos (1) esteja linearmente alinhada contra a extremidade da segunda parede lateral (4) do outro elemento construtivo (1), formando uma área quadrilátera. Desta forma, as camadas (D1) são alocadas uma sobre a outra, de maneira invertida entre si, de modo a formar intertravamentos (11) entre os elementos construtivos (1), definindo uma parede estrutural entre cômodos de uma edificação. Referido sistema construtivo (S) pode ser aplicado em projetos com banheiros e/ou lavanderias conjugados, por exemplo.
De maneira vantajosa, esta configuração do sistema construtivo (S) permite o compartilhamento de tubulações hidráulicas (9 e 9’) entre diferentes cômodos da edificação, o que elimina a necessidade de instalações de tubulações individuais em cada cômodo, aumentando significativamente o espaço interno, tendo em vista que geralmente as tubulações de esgoto, por exemplo, compreendem diâmetros variados, normalmente de 100 a 150mm, que ocupam um espaço desnecessário.
Conforme ilustrado pela figura 3, o referido sistema construtivo (S) permite ainda a formação de uma região de inspeção (12), disposta preferencialmente entre o nível da laje (L) e o nível do revestimento (R), tal como um forro, sendo tal região de inspeção (12) formada pela ausência de pelo menos um elemento construtivo (1). O homem da técnica prontamente perceberá, a partir da descrição e dos desenhos representados, várias maneiras de realizar a invenção sem fugir do escopo das reivindicações anexas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (9)

1 - “SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO PARA FORMAÇÃO DE DUTOS”, sendo o sistema construtivo (S) caracterizado por ser formado pelo sequenciamento de uma pluralidade de elementos construtivos (1) de maneira a definir camadas (D1), limitadas por paredes (P) da edificação para formação de um duto (D); o elemento construtivo (1) compreender uma parede frontal (2), pelo menos uma dentre as paredes laterais (3 e 4), perpendiculares em relação à parede frontal (2), quinas externas (5) e pelo menos um raio interno (6).
2 - “SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO PARA FORMAÇÃO DE DUTOS”, de acordo com a reivindicação 1, opcionalmente caracterizado por o elemento construtivo (1) compreender uma segunda parede lateral (4) paralela a primeira parede lateral (3).
3 - “SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO PARA FORMAÇÃO DE DUTOS”, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de que cada camada (D1) é formada por um elemento construtivo (1) que quando alocado um sobre o outro com posições idênticas entre si, e limitados por uma parede (P), formam um duto (D).
4 - “SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO PARA FORMAÇÃO DE DUTOS”, sendo o sistema construtivo (S) em uma variação da invenção, caracterizado por ser formado pelo sequenciamento de uma pluralidade de camadas (D1) alocadas uma sobre a outra de maneira invertida entre si, de modo a formar um duto (D); as camadas (D1) serem formadas por dois elementos construtivos (1) alocados um contra o outro, sendo que cada elemento construtivo (1) compreende uma parede frontal (2), e pelo menos uma dentre as paredes laterais (3 ou 4), perpendiculares em relação à parede frontal (2).
5 - “SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO PARA FORMAÇÃO DE DUTOS”, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por ser formado pelo sequenciamento de uma pluralidade de camadas (D1) alocadas uma sobre a outra de maneira invertida entre si, de modo a formar intertravamentos (11) entre camadas (D1) formadas por dois elementos construtivos (1) dotados de uma parede frontal (2), uma primeira parede lateral (3) e uma segunda parede lateral (4), paralelas e de comprimentos diferenciados, de tal modo que, a extremidade da primeira parede lateral (3) de cada um desses elementos construtivos (1) esteja linearmente alinhada contra a extremidade da segunda parede lateral (4) do outro elemento construtivo (1), formando uma área quadrilátera.
6 - “SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO PARA FORMAÇÃO DE DUTOS”, de acordo com as reivindicações 1, 4 e 5, opcionalmente, caracterizado pelo fato do elemento construtivo (1) receber pelo menos um componente (7) de instalação elétrica ou hidráulica, por meio de uma abertura (8) convenientemente posicionada.
7 - “SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO PARA FORMAÇÃO DE DUTOS”, de acordo com as reivindicações 1, 2, 4, 5 e 6, opcionalmente, caracterizado pelo fato da face interna (10) possuir formato substancialmente cônico.
8 - “SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO PARA FORMAÇÃO DE DUTOS”, de acordo com as reivindicações 1, 2, 4, 5, 6 e 7, opcionalmente, caracterizado pelo fato da face interna (10) do elemento construtivo (1) ser substancialmente inclinada, compreendendo um ângulo (X) de inclinação de entre 1 à 5 graus.
9 - “SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO PARA FORMAÇÃO DE DUTOS”, de acordo com as reivindicações de 1 até 8, opcionalmente, caracterizado por compreender uma região de inspeção (12).
BR102013016096-2A 2013-06-24 2013-06-24 Sistema construtivo de fechamento para formação de dutos BR102013016096B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013016096-2A BR102013016096B1 (pt) 2013-06-24 2013-06-24 Sistema construtivo de fechamento para formação de dutos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013016096-2A BR102013016096B1 (pt) 2013-06-24 2013-06-24 Sistema construtivo de fechamento para formação de dutos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013016096A2 true BR102013016096A2 (pt) 2015-12-29
BR102013016096B1 BR102013016096B1 (pt) 2021-03-30

Family

ID=55083587

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013016096-2A BR102013016096B1 (pt) 2013-06-24 2013-06-24 Sistema construtivo de fechamento para formação de dutos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013016096B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102013016096B1 (pt) 2021-03-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DE212016000202U1 (de) Integriert zusammengesetztes Gebäude mit Stahlstruktur
ES2969483T3 (es) Procedimiento de construcción de edificios
BR102013016096A2 (pt) sistema construtivo de fechamento para formação de dutos
CN208803681U (zh) 管道井及建筑结构
CN104141353B (zh) 一种非承重薄壁墙的施工方法及结构
CN206956775U (zh) 一种简易式地下三舱综合管廊
CN211447334U (zh) 用于砌筑墙体复杂节点的一次预制结构
KR100592466B1 (ko) 패널 조립식 지하 이중벽 구조
BR202021000749U2 (pt) Disposição construtiva em elemento de conexão e posicionamento para dutos hidráulicos de escoamento
KR20100018923A (ko) 건축용 조립식 보온 벽돌 세트의 형성방법
CN220318868U (zh) 一种集成管线的装配式隔墙结构
KR200361541Y1 (ko) 패널 조립식 지하 이중벽 구조
JP2015209645A (ja) 建物の製造方法及び建物ユニット
BRPI0702442B1 (pt) Disposiçâo construtiva em edificações com piso elevado
CN211691008U (zh) 一种大面积斜面穿孔石膏板吊顶跌级造型安装结构
BR102018003399A2 (pt) edificação com tijolos pré-fabricados e processo de montagem dessa edificação
CN214614898U (zh) 一种带悬挂肋的钢筋桁架楼承板
TWI719736B (zh) 複層高架式減音樓板之彈性隔間施工方法
BR102019025730A2 (pt) Nova disposição construtiva de placas de construção civil; placas de construção civil elaboradas pela nova disposição construtiva e o uso das ditas placas
BR202020003640U2 (pt) Estrutura de ventilação aplicada em paredes
BR202022018983U2 (pt) Painel de poliestireno expandido, eps, moldado e injetado
US20190119909A1 (en) Modular architectural construction system comprising universal interconnectable parts
BRPI1003650A2 (pt) sistema construtivo padronizado e prÉ-fabricado para instalaÇço hidrÁulica com utilizaÇço de blocos especiais e tubulaÇÕes
BR102022013773B1 (pt) Sistema de fixação de painéis
BR112019022314B1 (pt) Bloco de encaixe para construção

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: CONCRECON ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA (BR/SC)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/06/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.