BR102013007454A2 - Sistema de estabilização para engates a ser acoplado em um trator agrícola - Google Patents

Sistema de estabilização para engates a ser acoplado em um trator agrícola Download PDF

Info

Publication number
BR102013007454A2
BR102013007454A2 BR102013007454A BR102013007454A BR102013007454A2 BR 102013007454 A2 BR102013007454 A2 BR 102013007454A2 BR 102013007454 A BR102013007454 A BR 102013007454A BR 102013007454 A BR102013007454 A BR 102013007454A BR 102013007454 A2 BR102013007454 A2 BR 102013007454A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tractor
coupled
agricultural
implement
stabilization system
Prior art date
Application number
BR102013007454A
Other languages
English (en)
Inventor
Nilo Alfredo Tuzzi
Original Assignee
Metalurgica Tuzzi Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Metalurgica Tuzzi Ltda filed Critical Metalurgica Tuzzi Ltda
Priority to BR102013007454A priority Critical patent/BR102013007454A2/pt
Publication of BR102013007454A2 publication Critical patent/BR102013007454A2/pt

Links

Landscapes

  • Agricultural Machines (AREA)

Abstract

SISTEMA DE ESTABILIZAÇÃO PARA ENGATES A SER ACOPLADO EM UM TRATOR AGRÍCOLA A presente invenção versa sobre máquinas e implementos agrícolas, mais particularmente tratores de rodas ou esteiras, a qual é dotada de um sistema de engate diferenciado nos braços hidráulicos de elevação do implemento a ser tracionado pela referida unidade tratora,permitindo maior resistência, vida útil e uma construção mais simples em relação aos componentes conhecidos do estado da técnica.

Description

SISTEMA DE ESTABILIZAÇÃO PARA ENGATES A SER ACOPLADO EM UM TRATOR AGRÍCOLA.
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção pertence ao campo das máquinas e implementos agrícolas, mais particularmente tratores de rodas ou esteiras, a qual é dotada de um sistema de engate diferenciado nos braços hidráulicos de elevação do implemento a ser tracionado pela referida unidade tratora, permitindo maior resistência, vida útil e uma construção mais simples em relação aos componentes conhecidos do estado da técnica.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Tratores agrícolas são máquinas autopropelidas capazes de tracionar, transportar e prover potência para implementos agrícolas conectados a eles. Como possíveis exemplos de implementos agrícolas podem-se mencionar: Pulverizadores, grades, arados, plantadoras entre outros.
Quanto a forma de acoplamento do implemento no trator, essa se dá de duas formas distintas; para implementos de maior porte o acoplamento à unidade tratora ocorre por meio de uma barra de tração disposta na porção traseira do trator, dita barra possui a extremidade em formato de "U" onde há um orifício que transpassa suas paredes sendo que em dito orifício ocorre o engate do implemento por meio de um pino.
Uma vez acoplado o implemento na unidade tratora essa desloca pelo leito de trabalho com o auxílio de um conjunto de rodas de solo, esse deslocamento é conhecido do estado da técnica como "arrasto", sendo os implementos de grande porte denominados de implementos de arrasto.
No sistema de acoplamento descrito não há emprego dos componentes dos braços hidráulico da unidade tratora, sendo que na modalidade onde há este emprego, o implemento é acoplado nos braços de levante da unidade hidráulica da unidade tratora, esse acoplamento se dá em implementos de menor tamanho , peso ou em condições onde pode ocorrer danos a barra de tração. Como por exemplo, ao se acoplar um arado na barra de tração de uma unidade tratora caso haja choque com algum obstáculo ou corpo estranho no leito de trabalho do implemento podem correm danos a barra, ao trator e ao implemento.
Basicamente o sistema de acoplamento do implemento aos braços hidráulicos de uma unidade tratora permite que o mesmo não só supere a problemática acima descrita como também se possa haver uma uniformidade de trabalho, no caso do preparo de solo por exemplo, onde o implemento pode trabalhar em tipos variados de solo em profundidade diferentes sem colocar em risco o implemento ou a unidade tratora.
Em outras palavras, o sistema de acoplamento ao terceiro ponto de uma unidade tratora permite o deslocamento do implemento no plano vertical através de três pontos de suporte e movimento a partir de controles hidráulicos, sendo esta característica conhecida como controle de posição, além desta há ainda três outras: Controle de pressão, de sensibilidade e de profundidade, sendo este último também chamado de controle de tração ou de ondulação. O funcionamento deste circuito hidráulico se dá a partir do momento em que a unidade tratora inicia o estágio de trabalho, onde o motor da referida unidade aciona uma bomba que pressuriza o fluído e o circuito hidráulico. Com isso, todo o sistema estará sob pressão, pronto para atuar quando acionadas as respectivas alavancas de comando, as quais atuam no corpo de válvulas. O controle de posição é o comando que permite elevar ou baixar os braços de levante inferiores, através do enchimento ou esvaziamento do pistão, quando se vai transportar ou operar um implemento. O controle de pressão é o comando que atua diretamente no pistão, preso aos braços inferiores através de duas válvulas, uma que regula a pressão determinada pelo peso do implemento, de modo a mantê-lo integralmente apoiado nos três pontos, sem deixá-lo apoiar-se no solo, e outra evitando sobrecargas de pressão no cilindro, que podem ser provocadas por forças externas, como pedras, tocos ou uma camada de solo mais dura. O controle de profundidade (tração ou ondulação) atua automaticamente, mantendo uma determinada profundidade de trabalho, por meio da tração requerida pelo implemento. As variações do esforço de tração, de acordo com a profundidade, são transmitidas ao terceiro ponto, no qual existe um dispositivo chamado apalpador, constituído por uma mola e uma barra ligada ao corpo de válvulas, que irá compensar o esforço, mantendo-o sempre o mesmo e, portanto, sempre à mesma profundidade. Assim, quando um trator passa por algum desnivel de terreno, onde um arado, por exemplo, tenha a tendência de sair do solo ou penetrar mais do que o necessário, o comando atua aprofundando ou levantando o arado. O controle de profundidade é utilizado somente com implementos destinados ao preparo do solo, como arados, grades e subsoladores, sendo que em operações de nivelamento, cultivo ou sulcagem é mais conveniente o uso do controle de posição. O controle de sensibilidade é uma válvula que, através da variação do fluxo de fluido no sistema, faz que a resposta dos três comandos anteriores seja mais lenta ou mais rápida, de acordo com o implemento e o tipo de solo a ser trabalhado.
Finalmente, o conjunto possui um dispositivo que controla a abertura dos braços, afim de que se adéqüem as diferentes caracteristicas dos implementos tracionado. Esse dispositivo auxilia o sistema de abertura é conhecido do estado da técnica como estabilizador e é construído através de um sistema hidráulico sendo que uma de suas extremidades é presa a unidade tratora e a outra ao braço de levante propriamente dito. O acoplamento é feito pelo enqate do implemento nos braços hidráulicos da unidade tratora, sendo controlado pelo estabilizador. O qual é compreendido por uma base a qual aloja em suas extremidades um sistema composto por um esfera que rotaciona dentro de um suporte provendo o deslocamento do conjunto, ou seja, um furo o qual aloja uma esfera dotada de um orifício central onde se prende por meio de um parafuso ou qualquer outro meio conhecido e adequado as duas partes.
No entanto esse tipo de sistema apresenta uma série de inconvenientes entre eles o custo de produção desse tipo de conjunto que é bastante elevado, uma vez que envolve vários componentes de produção que incluem processos de usinagem entre outros que encarecem o produto final.
Assim é objetivo do presente invento prover um sistema de engate a ser empregado em tratores agrícolas de rodas ou esteiras que possua uma construção mais simples, onde se elimine o conjunto composto por esferas, pinos ou parafusos; que possibilita a rotação do estabilizador do implemento em relação ao braço do sistema hidráulico do trator. É também objetivo do presente invento prover um sistema de engate a ser empregado em tratores agrícolas de rodas ou esteiras que seja de fácil montagem na linha de produção de tratores uma vez que conta com menor número de componentes, bem como, manutenção, e custo competitivo.
Estes e outros objetivos e vantagens acima descritos são alcançados pela provisão de um sistema de estabilização para engate a ser empregado em tratores agrícolas de rodas ou esteiras dotado de uma base cuja extremidade é composta uma peça em perfil circular a qual se acopla em um dispositivo de conexão intermediário o qual a extremidade é arredondada, sendo que dita extremidade se aloja em um compartimento cilíndrico que movimenta as extremidades do eixo, formando uma espécie de coxim de geometria semelhante o qual se prende respectivamente aos componentes da unidade tratora e aos braços de levante do sistema.
No dispositivo de conexão intermediário é concebido de forma que na porção se forme um perfil circular está disposto um orifício que adentra aos braços de levante do trator agricola, sendo travado por uma porca ou outro dispositivo conhecido e adequado a esta função.
Desta forma uma vez acoplada a superfície arredonda no compartimento cilíndrico não há necessidade de emprego de esferas e pinos como nos sistemas de estabilização conhecidos, o que reduz consideravelmente suas etapas e seus custos de produção, não obstante tem-se um aumento considerável na mobilidade empregada ao sistema.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS A seguir o invento será melhor descrito com base nos desenhos anexos onde: Figura 01 - representa uma vista em perspectiva das parte acopladas que compõe sistema de engate mecânico a ser acoplado em um trator agrícola objeto do presente invento; Figura 02 - representa uma vista em planta do eixo com a extremidade arredondada que compõe sistema de engate mecânico a ser acoplado em um trator agrícola objeto do presente invento;
Figura 03 - representa uma vista em planta do dispositivo onde o eixo com as extremidades arredondadas é acoplado no sistema de engate mecânico a ser acoplado em um trator agricola objeto do presente invento.
Figura 04- representa uma vista em planta do sistema de engate mecânico montado em um trator agrícola objeto do presente invento;
Figura 05 - representa uma vista em perspectiva do sistema de engate mecânico montado em um trator agrícola objeto do presente invento.
CONFIGURAÇÃO PREFERENCIAL
De acordo com as figuras acima descritas o sistema de engate mecânico a ser acoplado em um trator agrícola conforme descrito na figura 01 compreende um dispositivo de estabilização em engate para trator, sendo tal trator associável operativamente por meio deste dispositivo a pelo menos um implemento agrícola sendo que dito dispositivo compreende uma base (01) a qual é presa nos braços do sistema hidráulico das unidades tratoras, sendo que dita base (01) possui uma extremidade (02) construída em ângulo, sendo que esta extremidade aloja um orifício (03), possuindo uma conformação cilíndrica (04), dita conformação aloja a extremidade (05) igualmente arredondada do eixo de engate (06) formando uma espécie de coxim.
Dito eixo de acoplamento (06), é conformado para que imediatamente após a conformação de sua extremidade esteja disposto um perfil circular (07) que atua como limitador de curso, sendo que coaxialmente a este limitador de curso (07) está disposto o eixo propriamente dito (08) que possui em sua extremidade oposta um orifício onde é instalado um elemento travante tal como: pino, contra-pino ou qualquer outro dispositivo conhecido e adequado.
Apesar de ter sido aqui ilustrada apenas uma configuração construtiva da presente patente de invenção, deve ser entendido que poderão ser feitas alterações de forma e disposição das diferentes partes construtivas do sistema de engate mecânico a ser acoplado em um trator agrícola, sem que se fuja do conceito construtivo definidos nas reivindicações que acompanham o presente relatório descritivo.

Claims (2)

1. SISTEMA DE ESTABILIZAÇÃO PARA ENGATES A SER ACOPLADO EM UM TRATOR AGRÍCOLA compreendendo um sistema de estabilização para engates a ser empregado em uma unidade tratora para tracionar operativamente um ou mais implementos ou máquinas agrícolas em um leito de cultivo de uma cultura agrícola, sendo dotada de uma base (01) fixada nos braços de levante da referida unidade tratora caracterizada pelo fato de dita base possuir sua extremidade (02) conformada em ângulo, sendo que esta aloja um orifício possuindo suas porções marginais inferiores arredondadas (04) formando uma espécie de coxim.
2. SISTEMA DE ESTABILIZAÇÃO PARA ENGATES A SER ACOPLADO EM UM TRATOR AGRÍCOLA de acordo com a reivindicação 01, compreende um eixo de engate a ser acoplado na unidade tratora para deslocamento de um ou mais implementos agrícolas em um leito de cultivo de uma cultura, sendo caracterizado pelo fato de dito eixo de acoplamento (06) possuir sua extremidade superior (05) arredondada, sendo que imediatamente a dita extremidade é conformado um ressalto cilíndrico que atua como limitador de curso para o dispositivo de estabilização do implemento ou máquina agricola.
BR102013007454A 2013-03-28 2013-03-28 Sistema de estabilização para engates a ser acoplado em um trator agrícola BR102013007454A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013007454A BR102013007454A2 (pt) 2013-03-28 2013-03-28 Sistema de estabilização para engates a ser acoplado em um trator agrícola

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013007454A BR102013007454A2 (pt) 2013-03-28 2013-03-28 Sistema de estabilização para engates a ser acoplado em um trator agrícola

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013007454A2 true BR102013007454A2 (pt) 2014-11-18

Family

ID=51894437

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013007454A BR102013007454A2 (pt) 2013-03-28 2013-03-28 Sistema de estabilização para engates a ser acoplado em um trator agrícola

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013007454A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10813266B2 (en) System and method for leveling an agricultural implement
US6397953B1 (en) Floating hitch for agricultural implement
BR112018068904B1 (pt) Método para medir a rugosidade na direção de deslocamento de um implemento e sistema para o mesmo
US9924621B2 (en) Lift system for an agricultural tillage implement
BR102016016058B1 (pt) sistema de implemento agrícola
CA2648442A1 (en) Method and apparatus for controlling the depth of an agricultural work unit mounted to a frame that can be raised and lowered by a cylinder assembly
US10638653B2 (en) Caster wheel assembly for an agricultural implement system
US9474199B2 (en) Castering wheel locking for implement lift system
BR102016016062A2 (pt) sistema de implemento agrícola
BR112018016785B1 (pt) Aparelho e método de operação de implemento
BR102017004728B1 (pt) Sistema de engate de dois pontos
BR102017026079B1 (pt) Sistema de implemento agrícola e sistema de conjunto de elevação giratório
US10356972B2 (en) System and method for reducing variations in the penetration depths of ground-engaging tools of an agricultural implement based on monitored tire pressures
US3570605A (en) Compensating linkage
BR102013007454A2 (pt) Sistema de estabilização para engates a ser acoplado em um trator agrícola
US3821990A (en) Farm implement
US2673505A (en) Lift hitch for implements
US3734195A (en) Side draft control system for a tractor and earth-working implement
BR202013007454Y1 (pt) Dispositivo de estabilização para engates a ser acoplado em um trator agrícola
DK179447B1 (en) A coupling mechanism and use of a coupling mechanism for damping oscillations between a tractor and an agricultural implement during transport thereof
CN207911270U (zh) 山坡地横向可调耘锄
CA2712334C (en) Depth control system
US1745472A (en) Tractor plow
US1861134A (en) Tractor implement attachment
BR102019025980A2 (pt) rodado para um implemento agrícola e implemento agrícola

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: B62D 53/08

Ipc: A01B 59/042 (2006.01), A01B 59/00 (2006.01), A01B

B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B15J Others concerning applications: changing of nature

Free format text: PEDIDO RENUMERADO DEVIDO A MUDANCA DE NATUREZA DE BR102013007454-3 PARA BR202013007454-9.