BR102013002333A2 - Placa veicular provida de dispositivo transceptor de sinais - Google Patents

Placa veicular provida de dispositivo transceptor de sinais Download PDF

Info

Publication number
BR102013002333A2
BR102013002333A2 BR102013002333-7A BR102013002333A BR102013002333A2 BR 102013002333 A2 BR102013002333 A2 BR 102013002333A2 BR 102013002333 A BR102013002333 A BR 102013002333A BR 102013002333 A2 BR102013002333 A2 BR 102013002333A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
plate according
alarm
plate
memory
Prior art date
Application number
BR102013002333-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Henrique Jose Ballande Romanelli Claudio
Original Assignee
Intellisat Do Brasil Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Intellisat Do Brasil Ltda filed Critical Intellisat Do Brasil Ltda
Priority to BR102013002333-7A priority Critical patent/BR102013002333A2/pt
Publication of BR102013002333A2 publication Critical patent/BR102013002333A2/pt

Links

Landscapes

  • Vehicle Waterproofing, Decoration, And Sanitation Devices (AREA)
  • Burglar Alarm Systems (AREA)

Abstract

Placa veicular provida de dispositivo transceptor de sinais, composto por um chip dotado de memória e antena tipo tag rfid, fixado em sua superfície por meio de adesivo ou outro meio de colagem. Dito dispositivo uma vez interrogado periodicamente por um sistema embarcado no automóvel, ou não, responde transmitindo seu id (código de identificação único) previamente gravado em sua memória, podendo estar conectado a um alarme ou a um sistema de transmissão de informações remotas, tal como um rastreador, por exemplo

Description

PLACA VEICULAR PROVIDA DE DISPOSITIVO TRANSCEPTOR DE
SINAIS
Campo da invenção Refere-se a presente invenção a um sistema de rastreamento equipado com um sensor de violação que protege a placa do veículo da possibilidade de furto.
Descrição do estado da técnica A maneira mais rápida para se identificar um veículo qualquer , seja este reconhecimento feito por um cidadão ou pelo Estado, é com a leitura das placas de matrícula no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) destes veículos. Atualmente, as placas tem um registro nacional, ligando a placa ao número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), mas mesmo assim fraudes acontecem de várias formas: Quadrilhas se especializam em roubar as placas de veículos para coloca-las em outro, usado para cometer crimes. Algumas empresas que possuem muitos veículos “clonam” as placas de parte da frota de maneira a pagar menos impostos e até mesmo entidades paraestatais, sobretudo ligadas à área de segurança tem o costume de encobrir suas ações com placas frias. Os desdobramentos em termos de responsabilidades civil e criminal e os problemas socioeconômicos advindos dessa falta de controle, ensejou a criação pelo governo federal, sob a égide do DENATRAN, de dois programas: o SIMRAV (Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos)e o SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos). O SINIAV está baseado em um dispositivo tipo RFID e o SIMRAV compreende um rastreador via GPRS com protocolo de comunicação ACP-245. Ambos os dispositivos deverão obrigatoriamente equipar todos os veículos fabricados no país que já sairão de fábrica com eles. Esses sistemas têm como objetivo comum identificar um veículo eletronicamente de forma inequívoca, em função de todos os problemas acima relatados. O objetivo do SIMRAV é diminuir o roubo de veículos no Brasil. A adesão pelo usuário será opcional, mas a instalação do equipamento nos veículos pelas montadoras é mandatória. Espera-se que a maioria dos usuários decida-se pelo rastreamento por necessidades próprias ou para atenderem requisitos de companhias de seguro, companhias financeiras de automóveis, leasing, etc. O objetivo do S1NIAV é controlar o fluxo de veículos, com uma identificação única realizada por portais situados nas entradas e saídas das cidades. Para isso um RFID estará colado no p[ara-brisas do carro e será lido quando o veículo passar pelos portais. Desta forma o governo espera poder compor estatísticas individualizadas sobre o fluxo de automóveis e também retirar de circulação os veículos que não pagam IPVA , licenciamento, multas e demais taxas e impostos. A adesão ao SINIAV é mandatória.
Entretanto os dois sistemas descritos ainda apresentam a falha de só permitir a identificação eletrônica dos veículos por agentes públicos munidos de equipamento específico, o processo de identificação de um determinado veículo em uma via pública por um cidadão qualquer não tem meios de ser efetivado a não ser pela leitura visual da placa, como já ocorre hoje, podendo levar a uma falsa identificação se a placa do veículo for falsa.
Outras formas de identificação única de veículos já existem há tempos, o número do chassis, seguindo normas mundiais, e o número do motor, por exemplo, são sistemas que funcionam desde os primórdios da indústria automobilística. Porém, desde então, o Estado, as autoridades policiais e as testemunhas se valem somente de uma ferramenta de identificação que pode ser facilmente adulterada, e nada se fez até então para dirimir este problema. O objetivo desta patente é descrever um sistema que atue diretamente nesta brecha, impossibilitando que um veículo tenha a sua placa retirada sem que um sistema eletrônico, dê um alerta.
Recentemente uma nova modalidade de furto de implemento veicular se generalizou no pais. Trata-se do roubo das placas do veículo que são utilizadas pelos gatunos para equipar carros clonados destinados a assaltos e outras modalidades de crimes. Normalmente o proprietário do veículo demora em perceber a falta das placas e demora mais ainda para dar queixa do roubo. Quando as providencias legais são finalmente tomadas o assalto (geralmente a banco) já aconteceu e a localização do(s) veiculo(s) utilizado(s) já foi dificultada pelo uso das placas roubadas.
Existe também um mercado negro de placas roubadas, procurado por elementos interessados em fraudar o IPVA. Neste caso o usuário equipa seu carro com placas roubadas adquire documentos falsificados e não paga o imposto. Até a fiscalização perceber podem transcorrer anos.
Atualmente não existe nenhum tipo de alarme veicular que proteja as placas de serem retiradas.
Como esse tipo de crime vem aumentando exponencialmente, é desejável um sistema que, alem de proteger o veículo, como um todo, seja capaz de proteger também as placas.
Esta invenção trata de um sistema que agrega o melhor de cada um desses programas conseguindo tornar a identificação do veículo, por meio das placas, mais segura. Através da monitoração eletrônica, a retirada não autorizada das placas torna-se extremamente dificultada.
Objetivos da invenção Em vista do exposto, constitui o primeiro objetivo da presente invenção o provimento de um dispositivo de alarme capaz de proteger o furto de placas veiculares.
Constitui o segundo objetivo da presente invenção que dito dispositivo faça parte de um sistema de alarme mais amplo.
Constitui um terceiro objetivo da invenção que dito dispositivo envie espontaneamente para um equipamento de leitura embarcado no próprio veículo dados referente ao seu status, em intervalos de tempo pré-programados.
Constitui mais um objetivo da invenção que dito dispositivo possa ser interrogado a qualquer momento por um equipamento de leitura e aquisição de dados portátil.
Descrição resumida da invenção Os objetivos acima são atingidos pela invenção mediante o provimento de um dispositivo transceptor de sinais, tipo TAG RFID (etiqueta com identificação por rádio frequência), fixado às placas do veículo.
De acordo com outra característica da invenção, dito dispositivo é constituído por um chip dotado de antena e memória.
De acordo com outra característica da invenção, dita memória é destinada a gravar um ID (código de identificação único) programável.
De acordo com mais outra característica da invenção, dito dispositivo recebe alimentação de energia através de um sinal de interrogação induzido em sua antena, enviado ou por um sistema embarcado no próprio veículo ou por um sistema de aquisição de dados portátil.
Segundo mais outra característica da invenção, dito dispositivo pode ser interrogado indiferentemente tanto pelo equipamento embarcado no veículo como pelo sistema de aquisição de dados portátil, mencionados acima.
Segundo ainda outra característica da invenção, quando interrogado, dito dispositivo envia para ditos sistemas de aquisição de dados seu ID que, uma vez comparado com uma base de dados existente na memória destes sistemas, identifica com precisão o chip e, por consequência, também a placa veicular na qual ele se encontra fixado.
Segundo ainda mais outra característica da invenção, dito dispositivo, uma vez fixado à placa do veículo, não pode ser dali arrancado sem que essa ação resulte em dano definitivo de seu chip que assim fica inutilizado e incapaz de enviar qualquer dado quando consultado por um sistema de aquisição de dados qualquer.
Descrição resumida das figuras As características e vantagens da presente invenção serão melhor compreendidas através da descrição de uma concretização preferida, dada a título ilustrativo e não limitativo, e das figuras que a ela se referem, nas quais: A figura 1 ilustra um dispositivo de acordo com o principio da invenção. A figura 2 apresenta um diagrama da parte traseira de uma placa veicular provida de um dispositivo conforme o objeto desta patente. A figura 3 ilustra um veículo equipado com placas dotadas de dispositivos de acordo com o principio da invenção e um sistema embarcado apropriado para interrogar ditas placas. A figura 4 representa uma pessoa, no caso um guarda de trânsito, interrogando e identificando as placas através de um sistema de aquisição de dados portátil.
Descrição detalhada da invenção Existem no mercado diversos tipos de alarmes veiculares. Esses alarmes normalmente protegem o veículo e até alguns acessórios. Entretanto, não existe nenhum que estenda a proteção até as placas dificultando o roubo das mesmas. A presente invenção resolve esse problema mediante a fixação nas ditas placas de um dispositivo transceptor de sinais (TAG_RFID).
Uma etiqueta tipo tag RFID é um “transpondedor”, pequeno objeto que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto, dentre outros. Contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora.
Portanto o dispositivo descrito é composto por um chip dotado de antena e memória, destinado a provocar o disparo de um alarme caso as placas sejam retiradas. Dito dispositivo, fica conectado via rádio com um sistema de alarme embarcado no próprio veiculo. Esse sistema interroga periodicamente o dispositivo fixado na placa energizando o mesmo através do campo elétrico induzido em sua antena. Uma vez energizado, dito dispositivo responde ao sistema de alarme enviando seu ID previamente gravado em sua memória. Ao receber o ID o sistema de alarme entende que a placa está fixada ao veículo e que tudo está normal, portanto nenhum alarme é declarado. Como o raio de cobertura do rádio é restrito a poucos metros, caso a placa seja retirada, o sistema não recebe a resposta com o ID e, neste caso, um alarme de roubo de placa é disparado. Tal equipamento evidentemente abrange com o mesmo procedimento as duas placas (ou quantas placas existirem) do veículo. O dispositivo fixado na placa também pode ser interrogado por um equipamento portátil de aquisição de dados, destinado principalmente ao uso de policiais e/ou outras autoridades, que assim adquirem mais um instrumento de verificação da autenticidade do veículo.
Outra possibilidade é a utilização de dito dispositivo integrado a um sistema de transmissão de informações remotas, tal como um rastreador, por exemplo. Dessa forma o dispositivo poderia ser integrado ao sistema SIMRAV.
De acordo com a presente invenção, a figura 1 exemplifica o dispositivo a ser fixado numa placa onde podemos visualizar a superfície de fixação (1), a antena (2) e o chip (3) provido de memória (4). A figura 2 mostra um exemplo de fixação do dispositivo (6) à parte traseira de uma placa (5). A figura 3 ilustra um veículo (8) equipado com placas (5) protegidas pelo dispositivo (não mostrado na figura) e seu respectivo sistema de alarme embarcado (7).
Finalmente, vemos na figura 4, um policial (9) interrogando as placas (5) de um veículo (8) equipado com um alarme (7), de acordo com os princípios da invenção, através de um equipamento portátil de aquisição de dados (10).
Apesar do dispositivo ser prioritariamente instalado nas placas dos veículos, conforme descrito no objeto desta patente, nada impede que o sistema seja estendido a outras partes do veículo, tais como um pneu estepe (exposto externamente ou não), equipamentos de som e outros acessórios. Para isso basta instalar TAG_RFIDs nesses acessórios e adequar o software dos equipamentos de leitura/interrogação.
Se bem que a invenção tenha sido descrita com base em algumas concretizações exemplificativas preferidas, os técnicos no assunto poderão introduzir modificações dentro do conceito inventivo básico. De acordo, a invenção é definida pelo conjunto de reivindicações que se segue.

Claims (13)

1. PLACA VEICULAR PROVIDA DE DISPOSITIVO TRANSCEPTOR DE SINAIS, caracterizado por utilizar um dispositivo fixado às placas de identificação do veículo.
2. PLACA VEICULAR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por dito dispositivo ser constituído por um chip transceptor de sinais dotado de antena receptora/transmissora.
3. PLACA VEICULAR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado dito dispositivo ser provido de memória.
4. PLACA VEICULAR, de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizado por dita memória gravar um ID de identificação de dito dispositivo.
5. PLACA VEICULAR, de acordo com todas as reivindicações anteriores, caracterizado por dito dispositivo receber interrogações emitidas por equipamentos específicos através de sinal de recepção induzido em sua antena.
6. PLACA VEICULAR, de acordo com todas as reivindicações anteriores, caracterizado por dito dispositivo efetivar troca de informações com um sistema de alarmes embarcado no próprio veículo.
7. PLACA VEICULAR, de acordo com as reivindicações 1, a 6, caracterizado por dito dispositivo efetivar troca de informações com um equipamento de aquisição de dados portátil.
8. PLACA VEICULAR, de acordo com as reivindicações 1, 2, e 6, caracterizado por dito dispositivo ser interrogado sempre que necessário, de forma manual, ou automaticamente por dito sistema de alarmes embarcado.
9. PLACA VEICULAR, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 6, 7 e 8, caracterizado pelo fato de dito dispositivo responder as interrogações transmitindo seu ID gravado em sua memória.
10. PLACA VEICULAR, de acordo com as reivindicações 1, 2 e 9, caracterizado pelo fato de referido ID transmitido por dito dispositivo identificar com precisão seu chip e, por consequência a placa onde se encontra fixado.
11. PLACA VEICULAR, de acordo com todas as reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de dito equipamento de alarme embarcado declarar um alarme caracterizado pela ausência da placa no caso de dito dispositivo deixar de responder a uma interrogação.
12. PLACA VEICULAR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por dito dispositivo ficar completamente inutilizado e impedido de transmitir qualquer tipo de sinal caso seja arrancado da placa onde se encontra fixado.
13. PLACA VEICULAR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por dito dispositivo poder também ser aplicado a outros acessórios do veículo.
BR102013002333-7A 2013-01-30 2013-01-30 Placa veicular provida de dispositivo transceptor de sinais BR102013002333A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013002333-7A BR102013002333A2 (pt) 2013-01-30 2013-01-30 Placa veicular provida de dispositivo transceptor de sinais

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013002333-7A BR102013002333A2 (pt) 2013-01-30 2013-01-30 Placa veicular provida de dispositivo transceptor de sinais

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013002333A2 true BR102013002333A2 (pt) 2015-06-30

Family

ID=53487531

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013002333-7A BR102013002333A2 (pt) 2013-01-30 2013-01-30 Placa veicular provida de dispositivo transceptor de sinais

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013002333A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1058910B1 (en) Monitoring system
US7049942B2 (en) Method and system for preventing vehicle thefts
US20050285743A1 (en) Method and device for detecting illegal operation of vehicles
US20040189493A1 (en) RF electronic license plate and information system for vehicle tracking
JP2644164B2 (ja) 車両又は目標物の自動識別探知のためのシステム
US5657008A (en) Electronic license plate having a secure identification device
US6437690B1 (en) Uninsured and/or stolen vehicle tracking system
CN101673467A (zh) 机动车防套牌防盗系统及其处理方法
AU2007242441B2 (en) System and method for monitoring traveling vehicles
US7317397B2 (en) Method and apparatus for using RFID's in the investigation of motor vehicle accidents
GB2453598A (en) A registration plate incorporating a transponder
JP6443805B2 (ja) 電子ナンバープレート
PL182984B1 (pl) System identyfikacji pojazdów samochodowych
JP2006503364A (ja) 消費者機器用ワイヤレス・セキュリティ・ビーコン
US20100102928A1 (en) Monitoring Apparatus and Operating Method Thereof
BR102013002333A2 (pt) Placa veicular provida de dispositivo transceptor de sinais
US20180330217A1 (en) Electronic Vehicle Tag Collection System
CN108985406A (zh) 基于rfid的车辆信息云管理系统及方法
JP2002208088A (ja) 応答器付車両用ナンバープレート及びそのナンバープレートを使用した車両管理システム
RU44855U1 (ru) Система идентификации материальных объектов, маркированный материальный объект и комплект средств маркировки материального объекта
Nakanishi et al. Ensuring the security of transportation facilities: evaluation of advanced vehicle identification technologies
EP1838562A1 (en) Method and system for preventing vehicle thefts
BR102018014070A2 (pt) equipamento e método de identificação e rastreamento de veículos
Hrabina et al. Automated vehicle identification for tolling and parking: RFID vs ANPR
GB2491909A (en) An immobilisation device and system for a vehicle

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: RECLASSIFICACAO AUTOMATICA - A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 4/20, B60R 13/10

Ipc: H04W 4/20 (2018.01), H04W 4/40 (2018.01)