BR102013001466B1 - tensores de recuperação/instalação de tubos lineares e métodos para o uso dos mesmos - Google Patents

tensores de recuperação/instalação de tubos lineares e métodos para o uso dos mesmos Download PDF

Info

Publication number
BR102013001466B1
BR102013001466B1 BR102013001466-4A BR102013001466A BR102013001466B1 BR 102013001466 B1 BR102013001466 B1 BR 102013001466B1 BR 102013001466 A BR102013001466 A BR 102013001466A BR 102013001466 B1 BR102013001466 B1 BR 102013001466B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
track
roller
operatively associated
assembly
linear tube
Prior art date
Application number
BR102013001466-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013001466A2 (pt
Inventor
Patrick K. Alloway
Kevin L. Preston
Loren D. Skiles
Original Assignee
Control Flow Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Control Flow Inc filed Critical Control Flow Inc
Publication of BR102013001466A2 publication Critical patent/BR102013001466A2/pt
Publication of BR102013001466B1 publication Critical patent/BR102013001466B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L1/00Laying or reclaiming pipes; Repairing or joining pipes on or under water
    • F16L1/12Laying or reclaiming pipes on or under water
    • F16L1/20Accessories therefor, e.g. floats, weights
    • F16L1/23Pipe tensioning apparatus
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65HHANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL, e.g. SHEETS, WEBS, CABLES
    • B65H51/00Forwarding filamentary material
    • B65H51/14Aprons, endless belts, lattices, or like driven elements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Supports For Pipes And Cables (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Placing Or Removing Of Piles Or Sheet Piles, Or Accessories Thereof (AREA)
  • Devices For Conveying Motion By Means Of Endless Flexible Members (AREA)

Abstract

TENSORES DE RECUPERAÇÃO/INSTALAÇÃO DE TUBOS LINEARES E MÉTODOS PARA O USO DOS MESMOS Tensores de recuperação/instalação de tubos lineares podem incluir uma ou mais montagens de pivô para mover rotativamente uma esteira superior em afastamento de uma esteira inferior de maneira a facilitar a colocação de um segmento de tubo entre duas esteiras. Em adição, ou alternativamente, os tensores podem incluir um ou mais cilindros hidráulicos que produzem suspensão flexível à esteira superior e à esteira inferior de tal forma que as esteiras podem se deslocar e girar conforme necessário devido a diferentes formatos de segmento de tubo. Em adição, ou alternativamente, a esteira superior e a esteira inferior incluem uma ou mais almofadas de fixação apresentando um ou mais membros de fixação que são protegidos por um membro de compatibilização fazendo com que o(s) membro(s) de fixação se projete(m) do membro de compatibilização e se acople(m) no segmento de tubo. A rotação das esteiras é controlada por uma bomba hidráulico capaz de girar as esteiras na mesma taxa ou a taxas diferentes.

Description

ANTECEDENTES 1. Campo da Invenção
A invenção está direcionada para montagens de roletes para transportar linearmente um ou mais segmentos de tubo, ou juntas, tais como tubulações, e em particular, a 10 tensores de recuperação/instalação de tubos lineares para puxar uma parte da tubulação do oceano a ser recuperada em uma barcaça de instalação em alto mar e para a instalação de tubulação a partir de uma barcaça de instalação em alto mar e no leito do oceano.
15 2. Descrição da Técnica
Tensores de tubos lineares são genericamente conhecidos na técnica. Estes dispositivos são geralmente instalados em um navio ou barcaça de instalação para facilitar a instalação ou recuperação de tubos, tais como 20 tubulações e outros segmentos de tubo. Tensores de tubos lineares são desenhados para manter uma tensão constante no tubo enquanto este está sendo baixado no, ou recuperado do, mar durante operações de instalação do tubo em alto mar.
Genericamente, tensores de tubos lineares consistem e 25 uma esteira superior e uma esteira inferior, cada uma suportada em uma montagem de armação. Bolsas acionadas pneumaticamente dentro do circuito da esteira aplicam forças de compressão nas esteiras que suportam o tubo. As esteiras são acionadas por motores hidráulicos por meio de 30 redutores de engrenagem montados em gaiola. A esteira superior pode ser ajustada verticalmente para lidar com os vários tamanhos de tubo. Um pacote de eletrônicos compreendendo um console de controle e PLC opera os componentes eletrônicos necessários para a operação do 5 sistema. Pressão para acionar os motores da esteira é controlada para manter a tensão no tubo dentro dos limites selecionados.
Dois ou mais tensores de tubos lineares podem ser dispostos em série de maneira a prover a tensão desejada ou 10 necessária na tubulação para a instalação ou recuperação da tubulação.
Em operação, geralmente, quando um operador define um valor de tensão e inicia o tensor de tubo linear, motores de passo montados nas bombas hidráulicas são girados sob 15 comando do sistema de controle eletrônico. Uma maior rotação aumenta o volume de fluido hidráulico das bombas para os motores. Os motores então aumentam a quantidade de tensão no tubo.
Células de carga, montadas entre os tensores de tubos 20 lineares e suas placas de assentamento, transmitem um sinal proporcional à quantidade de tensão no tubo para o sistema de controle eletrônico. Quando o sinal proveniente das células de carga equilibra o sinal da tensão, um circuito pré-ajustado interrompe a rotação dos motores de passo que 25 mantêm sua posição. Isto mantém as bombas hidráulicas em um estágio que produz suficiente pressão para manter a tensão desejada. Pequenos movimentos da barcaça de instalação não produzem qualquer alteração significativa na tensão. Movimentos além de uma banda morta pré- 30 estabelecida irão produzir alterações na tensão I transmitidas de volta para o sistema de controle. 0 comando de tensão irá se tornar desequilibrado e o sistema de controle irá aciona as bombas produzindo pressão para os motores hidráulicos de maneira a trazer a tensão de volta 5 ao normal.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Os tensores de tubos lineares descritos aqui ' facilitam uma ou tanto a recuperação de segmentos de tubo de seus locais de instalação quanto a instalação dos 10 segmentos de tubo em seus locais de instalação. Em certas realizações, o tensor de tubo linear compreende armações superior e inferior, a armação superior apresentando uma esteira superior e a armação inferior apresentando uma esteira inferior. A armação superior e a armação inferior 15 são conectadas entre si de forma pivotante de maneira a I facilitar o movimento da armação superior e, desta forma, da esteira superior, entre uma posição fechada e uma pluralidade de posições abertas. O movimento da armação superior facilita a colocação de um segmento de tubo entre 20 as esteiras superior e inferior.
Em certas realizações dos tensores de tubos lineares, não é requerido que as armações superior e inferior sejam conectadas de forma pivotante, embora as armações superior e inferior possam ser conectadas de forma pivotante. 25 Nestas realizações, um ou tanto a esteira superior quanto a esteira inferior são associadas operacionalmente com um ou mais cilindros que permitem movimento vertical e/ou de rotação de uma ou ambas as esteiras superior e inferior.
Em ainda outra realização dos tensores de tubos 30 lineares, não é requerido que as armações superior e inferior sejam conectadas em forma pivotante e não é requerido que os um ou mais cilindros estejam presentes, embora uma ou mais destas características possam ser incluídas. Nestas realizações, uma ou mais almofadas de 5 fixação são associadas operacionalmente ou com a esteira superior ou com a esteira inferior. Uma ou mais destas almofadas de fixação compreendem um membro de compatibilização apresentando uma fenda e um membro de fixação disposto dentro da primeira fenda de tal forma que 10 a compressão do membro de compatibilização faz com que pelo menos uma parte do membro de fixação seja exposto a partir da fenda. Em assim sendo, o membro de fixação acopla um segmento de tubo de maneira a facilitar o movimento linear do segmento de tubo por meio dos tensores de tubos 15 lineares.
Em realizações adicionais, que podem ou não incluir uma ou mais das características discutidas acima, duas montagens de acionamento deslocam as esteiras que, por sua vez, se deslocam linearmente um segmento de tubo por meio 20 dos tensores de tubos lineares. Duas ou mais montagens de acionamento são operacionalmente associadas com um motor ou bomba e uma válvula. A válvula facilita a colocação das montagens de acionamento ou em série ou em paralelo de tal forma que as duas montagens de acionamento podem girar 25 substancialmente na mesma taxa ou a taxas diferentes.
Nestas realizações, os componentes estruturais identificados acima neste Sumário podem ser parte dos tensores de tubos lineares, embora isto não seja requerido.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A FIG. 1 é uma vista lateral de uma realização especifica de um tensor de tubo linear descrito aqui. A FIG. 2A é uma vista frontal do tensor de tubo linear mostrado na FIG. 1. 5 A FIG. 2B é uma vista frontal do tensor de tubo linear mostrado na FIG. 2A mostrando a esteira superior pivotada para uma posição aberta para receber um segmento de tubo. A FIG. 3 é uma vista lateral em seção transversal 10 parcial de uma montagem de rolete do tensor de tubo linear mostrado na FIG. 1. A FIG. 4 é uma vista em perspectiva da montagem de rolete da FIG. 3. A FIG. 5 é uma vista em perspectiva de uma almofada 15 de fixação do tensor de tubo linear mostrado na FIG. 1. A FIG. 6 é uma vista lateral longitudinal da almofada de fixação da FIG. 5. A FIG. 7 é uma vista lateral da almofada de fixação da FIG. 5. 20 A FIG. 8 é uma vista em perspectiva da placa do membro de fixação da almofada de fixação da FIG. 5. A FIG. 9 é uma vista superior da placa do membro de fixação da FIG. 8. A FIG. 10 é uma vista em seção transversal parcial da 25 placa do membro de fixação da FIG. 8 tomada ao longo da linha 10-10 mostrada na FIG. 9. A FIG. 11 é uma vista esquemática de um sistema de controle de fluxo do motor de acionamento especifico para acionar as montagens de acionamento dos vários tensores de 30 tubos lineares descritos aqui. A FIG. 12 é uma vista esquemática de um outro sistema de controle de fluxo do motor de acionamento para acionar as montagens de acionamento dos vários tensores de tubos lineares descritos aqui.
Embora a invenção vá ser descrita em conexão com as realizações preferidas, deve ser entendido que não se pretende limitar a invenção a estas realizações. Ao contrário, pretende-se cobrir todas as alternativas, modificações e equivalentes, que estejam incluidos no espirito e escopo da invenção tal como definia pelas reivindicações anexas.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Com referência agora às FIGs. 1-10, em uma realização o tensor de tubo linear (10) inclui a armação (12). Nesta realização particular, a armação (12) compreende o membro de armação superior (13) e o membro de armação inferior (14) conectados entre si de forma rotativa pela montagem de pivô (15). Como mostrado nas FIGs. 1, 2A e 2B, a montagem de pivô (15) compreende dois membros articulados compreendendo pinos (16) inseridos através de suportes (17), e cilindro (18). A montagem de pivô (15) permite o movimento da montagem de esteira (20) ao longo da trajetória da seta mostrada na FIG. 2B de maneira a facilitar a inserção de um segmento de tubo (não mostrado) dentro do espaço (30) entre a montagem de esteira superior (20) e a montagem de esteira inferior (40).
Embora a armação (12)seja mostrada como contendo membros de armação superior e inferior (13, 14) conectados de forma pivotante pela montagem de pivô (15), deve ser entendido que não é requerido que a armação (12) apresente estes componentes. Ao contrário, a armação (12) pode ser uma estrutura que não pode ser aberta de maneira a facilitar a inserção de um segmento de tubo.
A montagem de esteira superior (20) é associada 5 operacionalmente com o membro de armação (13) pelo eixo frontal (21) e eixo traseiro (22) que são giráveis pela fato da montagem de acionamento (23) ser operacionalmente associada com a esteira superior (24). Como mostrado na realização das FIGs. 1-10, a montagem de acionamento (23) é 10 diretamente conectada com o eixo frontal (21). A esteira superior (24) é disposta em uma pluralidade de montagens de rolete (60) , eixo frontal (21) e eixo traseiro (22). Como discutido em maiores detalhes abaixo, a esteira inclui uma pluralidade de almofadas de fixação (75) para acoplar 15 um segmento de tubo de maneira a facilitar o puxamento do segmento de tubo através do tensor de tubo linear (10) na direção linear.
A montagem de esteira inferior (40) é operacionalmente associada com o membro de armação inferior 20 (14) pelo eixo frontal (41) e eixo traseiro (42) que são giráveis pelo fato da montagem de acionamento (43) ser operacionalmente associada com a esteira inferior (44). Como mostrado na realização das FIGs. 1-10, a montagem de acionamento (43) é diretamente conectada com o eixo frontal 25 (41). A esteira inferior (44) é disposta em uma pluralidade de montagens de rolete (60), eixo frontal (41) e eixo traseiro (42) e inclui uma pluralidade de almofadas de fixação (75).
Genericamente, na operação do tensor de tubo linear 30 (10), um segmento de tubo (não mostrado) é disposto dentro da área (30) , de tai forma que ao puxar o segmento de tubo linearmente através da área (30) ou pela pivotagem da montagem de esteira superior (20) para a posição aberta mostrada na FIG. 2B, dispondo o segmento de tubo dentro da 5 área (30), e então fechando a montagem de esteira superior (20). Como resultado, a almofadas de fixação (75) acoplam o segmento de tubo acima e abaixo do segmento de tubo. As montagens de acionamento (23, 43) são causadoras da ativação das esteiras (24, 44) e se movem em torno do eixo 10 frontal e do eixo traseiro (21, 41, 22, 42) . Desta forma, o segmento de tubo é puxado linearmente através da área (30) fazendo com que o segmento de tubo seja removido de sua posição instalada para sua posição recuperada. Como mencionado acima, a posição instalada pode ser no leito do 15 oceano ou dentro de uma formação terrestre e a posição recuperada pode ser em uma barcaça de instalação ou outra embarcação oceânica ou em um local terrestre tal como um caminhão ou no solo de um local de trabalho.
Em uma realização particular, a montagem de 20 acionamento (23) e a montagem de acionamento (43) são operacionalmente associadas com um sistema de controle de fluxo do motor de acionamento. O sistema de controle de fluxo do motor de acionamento permite a sincronização da rotação dos eixos frontais (21, 41) . A ação simultânea das 25 montagens de acionamento (23, 43) evitam que uma esteira se desloque mais rápido que a outra esteira o que, por sua vez, evita o deslizamento das almofadas de fixação (75). Pela prevenção do deslizamento das almofadas de fixação (75), é reduzido o desgaste das almofadas de fixação (75) e 30 de outros componentes do tensor de tubo linear (1). Em uma realização, uma unidade de energia hidráulica fornece fluido para um conjunto de divisores de fluxo rotativo ou bombas de engrenagem que são acoplados entre si por um eixo comum. Um divisor de fluxo rotativo/bomba de engrenagem 5 alimenta fluido para a montagem de acionamento (23), e o outro divisor de fluxo rotativo/bomba de engrenagem alimenta fluido para a montagem de acionamento (43) . 0 acoplamento de ambos os divisores de fluxo rotativo/bombas de engrenagem entre si faz com que a rotação de ambos os 10 divisores de fluxo rotativo/bombas de engrenagem fique na mesma taxa. Como resultado, o mesmo volume de fluido é alimentado para as montagens de acionamento (21, 41) provendo ação simultânea das montagens de acionamento (323, 43). Desta forma, os eixos (21, 41) são girados iguais. 15 De maneira a reduzir a possibilidade de cavitação quando o fluido é bombeado na direção oposta através dos divisores de fluxo rotativo/bombas de engrenagem, um circuito de transporte de fluido quente é disposto entre os dois divisores de fluxo rotativo/bombas de engrenagem. 20 Em uma outra realização particular, como ilustrado nos esquemas das FIGs. 11-12, o sistema de controle de fluxo do motor de acionamento inclui uma válvula de transferência disposta entre a unidade de energia hidráulica que fornece fluido para os divisores de fluxo 25 rotativo/bombas de engrenagem. A válvula de transferência
I permite que o fluxo de fluido para os divisores de fluxo rotativo/bombas de engrenagem sela alterado de em série (FIG. 11) para em paralelo (FIG.12), e vice-versa. Quando colocado no modo "em série", o fluido flui da unidade de j 30 energia hidráulica através da válvula de transferência para uma das montagens de acionamento (23, 43), para a outra das montagens de acionamento (23, 43), de volta através da válvula de transferência para a unidade de energia hidráulica, como ilustrado pelas setas no sentido horário e 5 anti-horário entre a válvula de transferência, a montagem de acionamento superior (23), e a montagem de acionamento inferior (43) mostradas na FIG. 11. Por exemplo, o fluido pode fluir da unidade de energia hidráulica através da válvula de transferência para a montagem de acionamento 10 (23), para a montagem de acionamento (43), de volta através da válvula de transferência (sentido anti-horário na FIG. 11), e para a unidade de energia hidráulica. Alternativamente, o fluido pode fluir da unidade de energia hidráulica através da válvula de transferência para a 15 montagem de acionamento (43), para a montagem de acionamento (23), de volta através da válvula de transferência (no sentido horário na FIG. 11), e para a unidade de energia hidráulica. Desta forma, o modo "em série" funciona como discutido acima de maneira a prover 20 sincronização da rotação dos eixos frontais (21, 41) tal como durante as operações de recuperação de tubo.
Quando colocado no modo "e paralelo", como mostrado na FIG. 12, o fluido flui da unidade de energia hidráulica através da válvula de transferência para as montagens de 25 acionamento (23, 43) simultaneamente antes de ser transportado de volta através da válvula de transferência para a unidade de energia hidráulica. Desta forma, o modo "em paralelo" permite que as duas montagens de acionamento (23, 43) operem independentemente entre si de maneira a 30 prover uma resposta rápida e velocidade de ambas as montagens de acionamento (23, 43) quando sob demanda tal como durante as operações de instalação de tubo.
De maneira a facilitar a comutação entre o modo "em paralelo" e o modo "em série", a válvula de transferência é 5 associada operacionalmente com o pacote de eletrônicos.
Com referência agora às FIGs. 3-4, as montagens de rolete (60) cada uma compreende um cilindro hidráulico (61) contendo um pistão hidráulico (62) disposto em seu interior. Os cilindros hidráulicos (61) contêm fluido 10 hidráulico (não mostrado) colocado em seu interior. Como mostrado na FIG. 3, os cilindros hidráulicos (61) | compreendem uma câmara superior (70) e uma câmara inferior (71) divididas pelo divisor (72). O divisor (72) fica em acoplamento deslizante com as superficies da parede interna 15 da câmara superior e da câmara inferior (70, 71) . A abertura (73) está em comunicação fluida com câmara inferior (71). Como mostrado na FIG. 3, a abertura (73) é disposta no fundo do cilindro hidráulico (61) . Deve ser entendido que não é preciso que a abertura (73) esteja 20 disposta no fundo do cilindro hidráulico (61). Uma mangueira (não mostrada) é conectada à abertura (73) que coloca a abertura (73) e, portanto, a câmara inferior (71), em comunicação fluida com um reservatório (não mostrado). Cada mangueira pode ser conectada a um reservatório 25 separado. Alternativamente, as mangueiras podem ser conectadas a um tubo de distribuição. Desta forma, as câmaras inferiores (71) funcionam como acumuladores para facilitar o movimento do pistão hidráulico (62) no interior do cilindro hidráulico (61).
As montagens de rolete (60) compreendem também membros de suporte giratórios (63) para facilitar o movimento de rotação do pistão (62), carro de rolete (64) conectado de forma pivotante a uma extremidade superior do 5 pistão (62) para movimento de pivotagem dos carros de rolete (64) e, desta forma, dos roletes (66) . Os carros de rolete (64) são conectados de forma pivotante entre si tal como por uma barra (67) contendo fendas (68) para receber pinos (69) que ao fixados nos carros de rolete (64). 10 Na disposição mostrada nas FIGs. 3-4, os cilindros (61) e os pistões (62) provêem movimento para cima e para baixo dos roletes (66), os membros de suporte giratórios (63) provêem movimento de rotação dos roletes (66), e os carros de rolete (64) e a barra (67) provêem pivotagem 15 longitudinal dos roletes (66) entre os carros de rolete (64) adjacentes. Desta forma, esta disposição faz com que as esteiras (24, 44) sejam compatíveis ou ajustáveis conforme o segmento de tubo se desloca linearmente através do tensor de tubo linear (10) de maneira a se ajustar como 20 conseqüência de quaisquer alterações em formato ou diâmetro externo do segmento de tubo causadas por itens tais como cimento, crescimento biológico, ânodos, partes dobradas do segmento de tubo e semelhantes, na medida em que estas partes do segmento de tubo passam através do tensor de tubo 25 linear (10).
Com referência agora às FIGs. 5-10, em uma realização das almofadas de fixação (75), uma almofada de fixação (75) compreende uma placa de membro de fixação (80), placa superior (90), e membro de compatibilização (92). A placa 30 de membro de fixação (80) compreende uma superfície inferior (81), superfície superior (82) (melhor mostrada nas FIGs. 8-10), duas superfícies laterais longitudinais (83), e duas superfícies laterais (84). Na realização das FIGs. 5-10, a placa superior (90) inclui ressaltos (91) que 5 correm pelo comprimento de uma das duas superfícies laterais longitudinais da placa superior (90) de maneira a facilitar a colocação da almofada de fixação (75) nas esteiras (24, 44) na orientação desejada ou necessária para facilitar o acoplamento da almofada de fixação (75) na 10 seção do tubo de tal forma que a seção de tubo possa ser puxada através do tensor de tubo linear (10) . A placa superior (90) inclui também uma ou mais fendas (não mostradas) para receber os membros de fixação, tais membros de fixação (110) são discutidos com mais detalhes abaixo. 15 O membro de compatibilização (92)é disposto em uma superfície superior da placa superior (90) . O membro de compatibilização (92) pode ser colado ou moldado na superfície superior da placa superior (90) . O membro de compatibilização (92) pode ser formado de qualquer material 20 que, quando colocado sob carga, possa ser comprimido e, quando a carga é removida, possa retornar para sua configuração original. Em uma realização particular, o membro de compatibilização (92) é formado de um material elastomérico ou polimérico resiliente de um tipo 25 comercialmente disponível que suporte as altas temperaturas que ocorrem em alguns poços. Preferivelmente, a dureza ao durômetro do material que forma o membro de compatibilização (92) fica na faixa de cerca de 60 a 100 Shore A e mais particularmente de 80 a 90 Shore A. Em uma 30 realização, a dureza ao durômetro é de cerca de 85 Shore A. 0 membro de compatibilização (92) compreende uma superfície inferior que é acoplada com a superfície superior da placa superior (90), superfície superior (93), duas superfícies laterais longitudinais (94), e duas 5 superfícies laterais (95). O membro de compatibilização (92) inclui uma ou mais fendas (96) para receber os membros de fixação (100) (discutidos com mais detalhes abaixo com relação às FIGs. 8-10) . Na realização das FIGs. 5-10, o membro de compatibilização (92) inclui também ranhuras (97, 10 98) para permitir o acesso a duas das aberturas de fixação (110) (FIGs. 8-9) dispostas através da placa superior (90) e placa do membro de fixação (80) para facilitar a fixação das almofadas de fixação (75) nas esteiras (24, 44) . Na realização mostrada nas FIGs. 5-10, a superfície superior 15 (93) do membro de compatibilização (92) inclui também uma parte chanfrada (99) para facilitar a fixação do tubo (não mostrado).
Com referência agora às FIGs. 8-10, a placa do membro de fixação 980) compreende três membros de fixação (100) 20 idênticos. Os membros de fixação (100) compreendem uma extremidade superior (101), uma extremidade inferior (102), e comprimento (104), largura (106), e altura (108). A extremidade superior (101) inclui chanfros (103) para prover um ponto na extremidade superior (101) . Como 25 mostrado na realização específica das FIGs. 8-10, os membros de fixação (100) são em formato retangular e dispostos em ângulos não retos em relação tanto ao eixo longitudinal quanto ao eixo lateral da placa do membro de fixação (80). 0 comprimento (104), largura (106) e altura (108) podem ser de qualquer medida desejada ou necessária para facilitar a fixação do segmento de tubo quando a almofada de fixação (75) é acoplada ao segmento de tubo. Como 5 mostrado na FIG. 5, nesta realização particular a altura (108) é tal que os membros de fixação (100) não se projetam para fora das fenoas (96) do membro de compatibilização (92) quando a almofada de fixação (75) não está acoplada com o segmento de tubo. Em uma realização particular, os 10 membros de fixação (100) são de formato retangular apresentando um comprimento (104) na faixa de 1,75 polegadas a 2,25 polegadas, largura na faixa de 0,60 polegadas a 0,85 polegadas, e altura na faixa de 2,5 polegadas a 2,75 polegadas. Nas realizações especificas, 15 as extremidades superiores (101) dos membros de fixação (100) não se projetam para fora das fendas (96) de maneira a facilitar a proteção das extremidades superiores (101) contra danos, antes da almofada de fixação (75) ser acoplada com um segmento de tubo e membro de 20 compatibilização (92) de ser comprimido para expor as extremidades superiores (101) dos membros de fixação (100). Em algumas destas realizações, a altura das fendas (96) pode ser de aproximadamente 10-15% mais longa em comprimento em comparação com a altura (108). Desta forma, 25 nas realizações em que a altura (108) fica na faixa de 2,5 polegadas a 2,75 polegadas, as fendas (96) apresentam uma altura na faixa de 2,75 polegadas a 3,1625 polegadas.
Como mencionado acima, a placa do membro de fixação (80) e a placa superior (90) incluem um número de orificios 30 de fixação (110) para receber fixadores (não mostrados) para prender a placa superior (90) na placa do membro de fixação (80) e para prender a placa do membro de fixação (80) nas esteiras (24, 44).
Embora a placa do membro de fixação (80) seja mostrada como apresentando três membros de fixação (100) idênticos, deve ser entendido que o número de membros de fixação (100), formatos e tamanhos dos membros de fixação (100) sejam idênticos. Ao contrário, cada membro de fixação (100) pode ser diferente em formato e tamanho em comparação com os outros membros de fixação (100) . Em adição, o número de membros de fixação (100) pode ser qualquer número desejado ou necessário para prover fixação suficiente do acoplamento com o segmento de tubo disposto na área (30) do tensor de tubo linear (10) . Por exemplo, um único membro de fixação (100) pode ser disposto na placa co membro de fixação (80) . Alternativamente, um ou mais membros de fixação (100) podem ser em formato cilíndrico com uma extremidade pontuda. Em adição, a(s) ponta(s) de cada membro de fixação (100) pode(m) compreender cavilhas anguladas ou outras configurações e pode(m) ser formada(s) de um material endurecido, tal como carbeto, de maneira a adicionalmente facilitar a fixação do segmento de tubo.
Genericamente, em uma realização específica de uma operação utilizando os tensores de tubos lineares descritos aqui, um segmento de tubo é disposto entre a esteira superior e a esteira inferior pela pivotagem da esteira superior a partir da posição fechada para uma posição aberta. Ao ser disposto entre a esteira superior e a esteira inferior, as montagens de acionamento são colocadas ou no modo em paralelo ou no modo em série como discutido acima. Em assim o fazendo, o segmento de tubo, que pode ser uma série de uniões de tubo formando uma tubulação, é deslocado linearmente através do tensor de tubo linear ou para recuperar a tubulação do oceano ou para instalar a 5 tubulação no leito do oceano. Durante a operação de alguns dos tensores de tubos lineares, uma ou mais montagens de rolete associadas operacionalmente dentro da esteira superior e/ou esteira inferior, se deslocam, pivotam e/ou giram para compensar flutuações no diâmetro externo da 10 tubulação que está sendo deslocada através do tensor de tubo linear. Em adição, almofadas de fixação apresentando um ou mais membros de fixação dispostos por meio de um membro de compatibilização acoplam a tubulação, tal como devido à compressão do membro de compatibilização, de 15 maneira a facilitar o movimento linear da tubulação através do tensor de tubo linear.
Deve ser entendido que a invenção não está limitada aos detalhes exatos de construção, operação, materiais exatos, ou realizações mostradas e descritas, na medida em 20 que modificações e equivalentes serão claros para um especialista na técnica. Por exemplo, não é requerido que os membros de fixação apresentem extremidades superiores afiadas, nem é requerido que sejam em formato retangular como mostrado nas Figuras. Em vez disto, os membros de 25 fixação podem ser cavilhas com ou sem extremidades superiores afiadas, ou qualquer outro formato desejado ou necessário para prover fixação adequada do segmento de tubo. Em adição, como discutido acima, não é requerido que os membros de fixação (100) sejam idênticos em formato ou 30 tamanho e podem ser tão poucos quanto um ou tantos quantos desejados ou necessários para facilitar a fixação do segmento de tubo. Além disto, não é requerido que a montagem de pivô inclua um cilindro hidráulico, mas em vez disto pode compreender um membro de suporte giratório tal 5 como uma rótula, ou outra montagem articulada. Além disto, os carros de rolete podem ser conectados de forma pivotante entre si utilizando dispositivos outros que não a conexão de barra e pino mostrada nas Figuras, tal como rótulas e semelhantes. Adicionalmente, cada carro de rolete pode 10 incluir apenas um rolete ou três ou mais roletes em vez dos dois roletes mostrados nas Figuras. Além disto, não é requerido que as almofadas de fixação incluam ambas uma placa superior e uma placa de membro de fixação. Ao contrário, uma única placa pode prover os membros de 15 fixação e pode receber o membro de compatibilização. Assim sendo, a invenção deve ser, desta forma, limitada apenas pelo escopo das reivindicações anexas.

Claims (12)

1. Tensor para tubo linear (10) que compreende: uma armação (12); caracterizado por uma primeira montagem de esteira (40) fixada à armação (12), a primeira montagem de esteira (40) tendo uma primeira esteira (44) operativamente associada a dois eixos de primeira esteira (41, 42), a primeira esteira (44) tendo uma primeira almofada de fixação (75), a primeira almofada de fixação (75) tendo um primeiro membro de compatibilização (92) que tem pelo menos três fendas (96), e pelo menos três membros de fixação (100) dispostos nas respectivas fendas (96), os membros de fixação (100) compreendendo uma forma retangular que tem uma extremidade superior (101), a extremidade superior (101) tendo pelo menos um chanfro (103) para fornecer um ponto, os três membros de fixação (100) estando dispostos em suas fendas correspondentes (96) no primeiro membro de compatibilização (92) em ângulos não retos em relação a um eixo lateral e um eixo longitudinal da primeira almofada de fixação (75); e uma segunda montagem de esteira (20) tendo uma segunda esteira (24) associada operativamente a dois eixos da segunda esteira (21, 22), a segunda montagem de esteiras (20) sendo fixado aa armação (12) acima da primeira esteira (40) para definir uma área (30) entre a primeira esteira (44) e a segunda esteira (24) para receber um tubo.
2. Tensor para tubo linear, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado adicionalmente por os membros de fixação (100) salientarem-se através das suas respectivas fendas (96) durante a compressão do primeiro membro de compatibilização (92).
3. Tensor para tubo linear, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado adicionalmente por membros de fixação (100) estarem totalmente dispostos no interior das suas respectivas fendas (96) antes da compressão do primeiro membro de compatibilização (92).
4. Tensor para tubo linear, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado adicionalmente por os membros de fixação (100) estarem dispostos em uma primeira placa de membro de fixação (80).
5. Tensor para tubo linear, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado adicionalmente por a segunda esteira (24) incluir uma segunda almofada de fixação, a segunda almofada de fixação tendo um segundo membro de compatibilização que tem uma segunda fenda e um segundo membro de fixação disposto na segunda fenda.
6. Tensor para tubo linear, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado adicionalmente por a primeira esteira (44) incluir uma pluralidade de almofadas de fixação de primeira esteira (75) associadas operativamente à primeira esteira, cada uma das almofadas de fixação de primeira esteira (75) tendo um membro de compatibilização (92) que tem uma fenda (96) e um membro de fixação (100) dispostos no interior da fenda (96), e em que a segunda esteira (24) inclui uma pluralidade de almofadas de fixação de segunda esteira associadas operativamente à segunda esteira (24), cada uma das almofadas de fixação de segunda esteira tendo um membro de compatibilização que tem uma fenda e um membro de fixação dispostos no interior da fenda.
7. Tensor para tubo linear, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado adicionalmente por: uma primeira montagem de acionamento (43) associada operativamente a pelo menos um dos dois eixos de primeira esteira (41, 42), o primeira montagem de acionamento (43) estando em comunicação fluida com um motor hidráulico através de uma válvula de transferência, uma segunda montagem acionamento (23) associada operativamente a pelo menos um dos dois eixos da segunda esteira (21, 22), a segunda montagem de acionamento (23) estando em comunicação fluida com o motor hidráulico através da válvula de transferência, em que a válvula de transferência compreende uma primeira configuração em que um fluido hidráulico flui simultaneamente para a primeira e a segunda montagem de acionamento (43, 23), e uma segunda configuração em que o fluido hidráulico flui para a primeira ou segunda montagem de acionamento (43, 23) e então para a outra da primeiro ou segunda montagem de acionamento (43, 23), a válvula de transferência sendo atuável entre a primeira e a segunda configurações.
8. Tensor para tubo linear, de acordo com a reivindicação 1, que compreende adicionalmente: uma primeira montagem de rolete (60) associada operativamente à primeira esteira (44), a primeira montagem de rolete (60) tendo um primeiro rolete (66) associado operativamente com um primeiro carro de roletes (64), o primeiro carro de roletes (64) sendo ligado articuladamente a um primeiro pistão hidráulico (62) associado operativamente a um primeiro cilindro hidráulico (61), o primeiro cilindro hidráulico (61) associado operativamente a um primeiro suporte giratório (63) para o movimento de rotação do primeiro pistão hidráulico (62); e uma segunda montagem de roletes associado operativamente à primeira esteira, a segunda montagem de roletes tendo um segundo rolete associado operativamente a um segundo carro de roletes, o segundo carro de roletes sendo ligado articuladamente a um segundo pistão hidráulico associado operativamente a um segundo cilindro hidráulico, o segundo cilindro hidráulico associado operativamente a um segundo membro giratório para o movimento de rotação do segundo pistão hidráulico, caracterizado por o primeiro carro de roletes (64) ser ligado articuladamente ao segundo carro de roletes por uma barra (67) que tem a primeira e a segunda fendas (68), e em que a primeira fenda é associada operativamente a um primeiro pino (69) associado operativamente ao primeiro carro de roletes e a segunda fenda é associada operativamente a um segundo pino associado operativamente ao segundo carro de roletes.
9. Tensor para tubo linear, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado adicionalmente por uma terceira montagem de roletes associada operativamente à segunda esteira (24), a terceira montagem de roletes tendo um terceiro rolete associado operativamente a um terceiro carro de roletes, o terceiro carro de roletes sendo ligado articuladamente a um terceiro pistão hidráulico associado operativamente a um terceiro cilindro hidráulico.
10. Tensor para tubo linear, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a primeira esteira (44) compreender adicionalmente uma pluralidade de primeiras montagens de rolete (60) operativamente associados com a primeira esteira (44), cada uma das primeiras montagens de rolete (60) tendo um rolete (66) associado operativamente a um carro de roletes (64), o carro de roletes (64) ser articuladamente ligado a um pistão hidráulico (62) associado operativamente a um cilindro hidráulico (61), e em que a segunda esteira (24) compreende uma pluralidade de segundas montagens de roletes de esteira operativamente associados com a segunda esteira, cada uma das segundas montagens de roletes de esteira tendo um rolete associado operativamente a um carro de roletes, em que o carro de roletes é articuladamente ligado a um pistão hidráulico associado operativamente a um cilindro hidráulico, e em que os cilindros hidráulicos são operativamente associados a membros giratórios para o movimento de rotação dos pistões hidráulicos.
11. Tensor para tubo linear, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por as montagens de roletes adjacentes serem adicionalmente articuladamente ligados por meio de uma barra fendada (67) em associação operativa com os carros de roletes adjacentes.
12. Tensor para tubo linear, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a primeira montagem de rolete (60) compreender adicionalmente uma pluralidade de roletes (66) operativamente associados com o primeiro carro de roletes (64) e a segunda montagem de roletes compreender uma pluralidade de roletes operativamente associados com o segundo carro de roletes.
BR102013001466-4A 2012-01-24 2013-01-21 tensores de recuperação/instalação de tubos lineares e métodos para o uso dos mesmos BR102013001466B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/357,007 2012-01-24
US13/357,007 US8821069B2 (en) 2012-01-24 2012-01-24 Linear pipe recovery/lay tensioners and methods of using same

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013001466A2 BR102013001466A2 (pt) 2014-12-02
BR102013001466B1 true BR102013001466B1 (pt) 2020-12-08

Family

ID=47631387

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013001466-4A BR102013001466B1 (pt) 2012-01-24 2013-01-21 tensores de recuperação/instalação de tubos lineares e métodos para o uso dos mesmos

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8821069B2 (pt)
EP (1) EP2620682B1 (pt)
BR (1) BR102013001466B1 (pt)
SG (2) SG10201610523TA (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BR102015017399B1 (pt) * 2014-07-22 2023-01-24 Dril-Quip, Inc. Quadro tensor de absorção de deflexão e sistema
NL2014813B1 (en) * 2015-05-18 2017-01-31 Itrec Bv Tensioner pad assembly.
CN110357205A (zh) * 2019-07-29 2019-10-22 广州恒德环保科技有限公司 一种隔油器

Family Cites Families (34)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3559905A (en) * 1968-01-09 1971-02-02 Corod Mfg Ltd roeder; Werner H.
FR2089215A5 (pt) * 1970-04-09 1972-01-07 Saipem Spa
US3754474A (en) * 1971-09-01 1973-08-28 Corod Mfg Ltd Gripper pad
US3982402A (en) 1975-05-05 1976-09-28 Santa Fe International Corporation Submarine pipeline laying vessel
USRE30846E (en) 1975-05-05 1982-01-12 Santa Fe International Corporation Submarine pipeline laying vessel
US4269540A (en) 1978-05-05 1981-05-26 Santa Fe International Corporation Self propelled dynamically positioned reel pipe laying ship
US4340322A (en) 1978-05-05 1982-07-20 Santa Fe International Corporation Self propelled dynamically positioned reel pipe laying ship
US4230421A (en) 1978-05-05 1980-10-28 Santa Fe International Corporation Self propelled dynamically positioned reel pipe laying ship
US4345855A (en) 1979-05-02 1982-08-24 Santa Fe International Corporation Self propelled dynamically positioned reel pipe laying ship
US4297054A (en) 1979-08-08 1981-10-27 Santa Fe International Corporation Method of laying offshore pipeline from a reel carrying vessel
US4469267A (en) * 1982-01-15 1984-09-04 Western Gear Corporation Draw-off and hold-back cable tension machine
US4789108A (en) 1984-08-31 1988-12-06 Santa Fe International Corporation Multi-reel operational lines laying vessel
US4917540A (en) 1984-08-31 1990-04-17 Santa Fe International Corporation Pipeline laying system and vessel with pipeline straightening and tensioning device
US4820082A (en) 1984-08-31 1989-04-11 Santa Fe International Corporation Pipeline laying system and vessel
US4984934A (en) 1984-08-31 1991-01-15 Sante Fe International Corporation Pipeline laying system and vessel and method of spooling lines onto the vessel
US4961671A (en) 1984-08-31 1990-10-09 Santa Fe International Corporation Method of converting a pipeline laying vessel from a pivotal ramp type to an arcuate type
US4687376A (en) 1984-08-31 1987-08-18 Santa Fe International Corporation Multi-reel operational lines laying vessel
US4721411A (en) 1984-08-31 1988-01-26 Santa Fe International Corporation Multi-reel operational lines laying vessel
US4723874A (en) 1984-08-31 1988-02-09 Santa Fe International Corporation Multi-reel operational lines laying vessel
US4765776A (en) 1986-11-17 1988-08-23 Mcdermott Incorporated Convertible barge
GB9120429D0 (en) 1991-09-25 1991-11-06 Stena Offshore Ltd Reel pipelaying vessel
GB9120432D0 (en) 1991-09-25 1991-11-06 Stena Offshore Ltd Reel pipelaying vessel
DE4229345C2 (de) * 1992-09-04 1998-01-08 Weatherford Prod & Equip Vorrichtung zum Einleiten von Kräften in bewegbare Körper
GB9403216D0 (en) 1994-02-19 1994-04-13 Stena Offshore Ltd Pipelaying vessel
GB9418469D0 (en) * 1994-09-14 1994-11-02 Norson Power Ltd Cable handling system
GB9904422D0 (en) * 1998-07-22 1999-04-21 Saipem Spa Improvements in and relating to underwater pipe-laying
US6328502B1 (en) 1999-06-24 2001-12-11 Global Industries, Ltd. Horizontal reel barge
ATE294352T1 (de) 1999-07-21 2005-05-15 Saipem Spa Verbesserungen zur verlegung von unterwasserrohren
US6691743B2 (en) 2000-05-10 2004-02-17 Coflexip Flexible pipe with wire or strip winding for maintaining armours
US8056639B2 (en) * 2001-07-03 2011-11-15 Emanuel Kulhanek Well string injection system and method
GB2379259B (en) 2001-08-22 2004-10-27 Rockwater Ltd Apparatus and method for laying a conduit on the seabed from a floating vessel
BRPI0408057A (pt) 2003-02-28 2006-02-14 Modec International L L C método para ancorar um perfurador flutuante de hidrocarboneto ou uma embarcação flutuante a uma pluralidade de tendões, método para instalação de uma embarcação costeira flutuante, disposição para instalação de uma embarcação costeira flutuante e método de instalação de tendão
BRPI0621811A2 (pt) * 2006-07-12 2011-12-20 Itrec Bv tensor e navio de instalação de tubulação submarina
US7927040B2 (en) 2008-08-08 2011-04-19 Wilson Michael W N Method for storing, delivering and spooling preassembled pipelines

Also Published As

Publication number Publication date
SG10201610523TA (en) 2017-02-27
EP2620682A2 (en) 2013-07-31
EP2620682A3 (en) 2017-11-15
BR102013001466A2 (pt) 2014-12-02
EP2620682B1 (en) 2019-10-16
US20130189035A1 (en) 2013-07-25
US8821069B2 (en) 2014-09-02
SG192370A1 (en) 2013-08-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9671044B2 (en) Linear pipe recovery/lay tensioners and method of using same
BR102013001466B1 (pt) tensores de recuperação/instalação de tubos lineares e métodos para o uso dos mesmos
BR112015017158B1 (pt) Álvula de isolamento, sistema e conjunto de isolamento para uso na perfuração de um poço e método de isolamento de uma coluna em um poço
NO20111507A1 (no) System og fremgangsmate for a tilveiebringe hoytrykks fluidinnsproytning med dosering ved bruk av lavtrykks tilforselsledninger.
BR112016007441A2 (pt) aparelho alongado, aparelho, e método
CN203960924U (zh) 管道匣、工业机械及其附件支撑构件
GB2562519B (en) Peristaltic pump
CN209779737U (zh) 一种左右摆动绞吸机构
CN211638397U (zh) 一种管道钻孔装置
US20110168401A1 (en) Electric Subsea Coiled Tubing Injector Apparatus
BR112019012921A2 (pt) Restrição ajustável anular de êmbolo de tubo para perfuração de pressão gerenciada com êmbolos substituíveis
CN211345952U (zh) 一种注水设备
CN103352699B (zh) 用于深海滚筒式采矿装置的采深调节机构
CN108006237B (zh) 一种带锁的调节阀门
CN106185328B (zh) 一种罐体在不同的传输管道间交换的装置
KR100871064B1 (ko) 방사선을 이용한 준설 배송관의 연직방향 층별 밀도 측정장치
CN203394530U (zh) 用于深海滚筒式采矿装置的采深调节机构
CN218862583U (zh) 一种隧道瓦斯抽采工程的封孔机
CN216923680U (zh) 一种具有防护机构的压力管道
CN219655530U (zh) 一种可快速拼接的管道
CN221547991U (zh) 一种管道对接装置
CN220851022U (zh) 一种防偏移的管线支撑装置
CN221681965U (zh) 一种泵送矿井充填管道切换双向供水系统
JPS5919828Y2 (ja) 固液混相流体の移送装置
CN206068918U (zh) 一种罐体在不同的传输管道间交换的装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/01/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.