BR102012031631A2 - Sistema e método de marcação rápida de documentos em caso de explosão - Google Patents

Sistema e método de marcação rápida de documentos em caso de explosão Download PDF

Info

Publication number
BR102012031631A2
BR102012031631A2 BRBR102012031631-5A BR102012031631A BR102012031631A2 BR 102012031631 A2 BR102012031631 A2 BR 102012031631A2 BR 102012031631 A BR102012031631 A BR 102012031631A BR 102012031631 A2 BR102012031631 A2 BR 102012031631A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
explosion
sensor
marking
marking device
document
Prior art date
Application number
BRBR102012031631-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Carlos Alberto Nadim
Original Assignee
Itautec Sa Grupo Itautec
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Itautec Sa Grupo Itautec filed Critical Itautec Sa Grupo Itautec
Priority to BRBR102012031631-5A priority Critical patent/BR102012031631A2/pt
Publication of BR102012031631A2 publication Critical patent/BR102012031631A2/pt

Links

Landscapes

  • Inspection Of Paper Currency And Valuable Securities (AREA)
  • Credit Cards Or The Like (AREA)

Abstract

SISTEMA E MÉTODO DE MARCAÇÃO RÁPIDA DE DOCUMENTOS EM CASO DE EXPLOSÃO. A presente invenção está relacionada a sistemas para marcação de documentos e, mais particularmente, a sistemas para marcação rápida de documentos e/ou cédulas em terminais de autoatendimento. Nesse cenário, a presente invenção tem o objetivo de proporcionar um sistema e um método de marcação rápida de documentos acionado mais rapidamente do que as ondas de choque de uma explosão , e cujo acionamento seja iniciado com a própria explosão. De forma a alcançar os objetivos acima descritos, a presente invenção provê um sistema de marcação rápida de documentos em caso de explosão, compreendendo pelo menos um sensor (22), pelo menos um dispositivo de marcação (24) dos documentos e pelo menos um meio de condução (20) de altíssima velocidade conectando o pelo menos um sensor (22) e pelo menos um dispositivo de marcação (24). Ainda, a presente invenção provê um método associado ao sistema acima.

Description

“SISTEMA E MÉTODO DE MARCAÇÃO RÁPIDA DE DOCUMENTOS EM CASO DE EXPLOSÃO” CAMPO TÉCNICO A presente invenção está relacionada a sistemas para marcação de documentos. Mais particularmente, a presente invenção está relacionada sistemas para marcação rápida de documentos e/ou cédulas em terminais de autoatendimento.
DESCRICÃO DO ESTADO DA TÉCNICA
Muitas são as técnicas utilizadas para abertura forçada de invólucros de valores, tais como cofres de terminais de autoatendimento (ATM). Uma das técnicas mais utilizadas consiste na inserção de explosivos na abertura de saída de valores ou na entrada de envelopes dos terminais de autoatendimento. Pode-se ainda fazer um orifício no cofre com uma furadeira para a inserção do explosivo. Uma vez no interior do cofre, o explosivo é detonado e provoca a ruptura de suas paredes.
Em vista do problema acima mencionado, cofres mais resistentes passaram a ser adotados. No entanto, isso implica em cofres maiores e com paredes mais espessas, o que impede o aproveitamento das instalações já existentes, além da restrição do uso deste tipo de cofre em edifícios devido ao seu alto peso. Além disso, o aumento da espessura das paredes dos cofres pode ser facilmente superado através da utilização de uma maior carga de explosivos.
Como alternativas à utilização de cofres mais robustos contra tentativas de explosões, foram desenvolvidos sistemas de destruição do valor das cédulas, através da queima ou entintamento das notas contidas no interior do cofre. Tais sistemas compreendem, por exemplo, sensores que monitoram a abertura do dispensador de cédulas e/ou a integridade da parede (em caso de perfuração da mesma) do cofre do terminal de autoatendimento. Caso seja detectada a inserção de algum objeto (explosivo) através da abertura do dispensador de cédulas ou a perfuração da parede do cofre, o sistema é ativado, manchando com tinta ou queimando as notas contidas no interior do cofre. O documento PI1103153-0, por exemplo, revela um sistema eletrônico que monitora ininterruptamente o cofre de um ATM, através de sensores instalados intemamente à parede do mesmo e de uma placa eletrônica instalada sob o dispensador de cédulas. Uma vez detectada a inserção de explosivos pela abertura do dispensador ou a perfuração da parede do cofre, o sistema de entintamento entra em ação, tingindo completamente as cédulas do interior do cofre em aproximadamente 30s.
Igualmente, o documento MU9101813-7, revela um dispositivo de entintamento de cédulas conectado a um sistema de monitoramento realizado por sensores instalados em pontos específicos do ATM. Da mesma forma, a ativação do sistema de marcação das cédulas está baseada em sensores de detecção da inserção dos explosivos, ou seja, bem antes da explosão do cofre, de forma a garantir o entintamento das mesmas.
No entanto, os sensores utilizados em ambos os documentos acima mencionados podem ser facilmente burlados caso os assaltantes conheçam previamente a posição e o funcionamento dos mesmos. Pode-se, por exemplo, utilizar explosivos que se adequem ao dispensador de cédulas sem serem necessariamente detectados pelos sensores. Ainda, os assaltantes podem desativar os sensores localizados no dispensador de cédulas e inserir os explosivos sem que se inicie o entintamento ou queima dos valores no interior do cofre.
Mesmo que haja outros sensores para detecção da explosão, tais como de impacto ou de variação de pressão, esta é sempre mais rápida que o tempo de disparo do mecanismo adicionado ao tempo de queima ou entintamento das cédulas. Assim, utilizando-se uma carga relativamente grande de explosivos para a abertura do cofre, as cédulas podem ser espalhadas antes mesmo de serem queimadas ou tingidas. Portanto, caso o assaltante tome conhecimento que o terminal de autoatendimento emprega um sistema de destruição do valor das cédulas, este certamente utilizara uma maior quantidade de explosivos, o que ainda provocará um maior prejuízo ao local onde está instalado o ATM.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
Um primeiro objetivo da presente invenção é o de proporcionar um sistema e um método de marcação rapida de documentos acionado mais rapidamente do que as ondas de choque de uma explosão.
Um segundo objetivo da presente invenção é o de proporcionar um sistema e um método de marcação rápida de documentos cujo acionamento seja iniciado com a própria explosão.
Esses objetivos e demais vantagens da presente invenção ficarão mais evidentes a partir da descrição que se segue e dos desenhos anexos.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO
De forma a alcançar os objetivos acima descritos, a presente invenção provê um sistema de marcação rápida de documentos em caso de explosão, compreendendo (i) pelo menos um sensor, (ii) pelo menos um dispositivo de marcação dos documentos e (iii) pelo menos um meio de condução de altíssima velocidade conectando o pelo menos um sensor e o pelo menos um dispositivo de marcação. A presente invenção ainda provê um método de marcação rápida de documentos em caso de explosão, compreendendo as etapas de (i) identificar uma explosão através de pelo menos um sensor, (ii) transmitir a detecção da explosão para pelo menos um dispositivo de marcação dos documentos através de pelo menos um meio de condução de altíssima velocidade e (iii) marcar os documentos através do pelo menos um dispositivo de marcação.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS A descrição detalhada apresentada adiante faz referência à figura 1 anexa, a qual ilustra um ATN1 compreendendo um sistema de marcação rápida de documentos de acordo com uma concretização preferencial da presente invenção.
DESCRICÂO DETALHADA DA INVENÇÃO A descrição que se segue partirá de concretizações preferenciais da invenção. Como ficará evidente para qualquer técnico no assunto, no entanto, a invenção não está limitada a essas concretizações particulares. A figura 1 ilustra um típico ATM 10 compreendendo um cofre 12 em sua porção inferior. No interior do cofre 12, como já conhecido do estado da técnica, as cédulas monetárias são armazenadas em cassetes 14. Quando solicitado por um usuário, em uma operação de saque, as cédulas são transportadas (via um mecanismo de transporte não ilustrado) dos cassetes 14 para um obturador 16 que somente se abrirá para a retirada das cédulas. Como já mencionado na descrição do estado da técnica, assaltantes utilizam a abertura do obturador 16 para a inserção de explosivos 18. A presente invenção supera os problemas do estado da técnica provendo um sistema de marcação rápida de documentos, em que pelo menos um meio de condução 20 de altíssima velocidade é provido entre pelo menos um sensor 22, que detecta a explosão, e pelo menos um dispositivo de marcação 24, responsável por marcar e, consequentemente, invalidar as cédulas no interior do cofre 12. O meio de condução 20, em uma primeira concretização, é um duto compreendendo uma substância inflamável e/ou explosiva. O sensor 22, que, por exemplo, pode ser um sensor de pressão e/ou de temperatura, ao detectar a explosão realizada pelo assaltante, inicia a combustão da substância contida no meio de condução 20, o que rapidamente acionará mecanicamente os dispositivos de marcação 24 para invalidação das cédulas em cada um dos cassetes 14. Utilizando-se uma substância altamente reativa, como Nitropenta (PETN), Trinitotolueno (TNT) ou seus compostos, por exemplo, pode-se realizar a marcação das cédulas em até 100 ps. Isso é aproximadamente 2 a 10 vezes mais rápido que o tempo que as ondas de choque da explosão demoram a atingir os cassetes 14 e espalhar as cédulas, uma vez que o ar é um meio de condução relativamente lento dessas ondas de pressão. Preferencialmente, o meio de condução 20 é um tubo de transmissão de detonação do tipo NONEL. A patente US3590739 descreve em detalhes o funcionamento desde tipo de dispositivo, sendo que sua descrição é aqui incorporada por referência.
Altemativamente, o sensor 22 é uma película rompível, preferencialmente de espessura bastante reduzida, posicionada na extremidade do meio de condução. Assim, uma vez detonado o explosivo 18, a própria explosão rompe a película e inicia a combustão da substância contida no meio de condução 20.
Opcionalmente, mais sensores 22 podem ser providos nas proximidades de cada local do cofre onde há possibilidade de inserção de explosivos, além do já mencionado obturador 16. Nessa realização, o meio de condução 20 pode se subdividir em duas ou mais extremidades, cada uma compreendendo um sensor 22 (não mostrada).
Os dispositivos de marcação 24 para invalidação das cédulas em cada um dos cassetes 14 pode ser composto, por exemplo, de um explosivo em contato com: (i) um reservatório de líquido inflamável, para queima das cédulas, ou (ii) um reservatório de tinta, para entintamento das cédulas. No entanto, qualquer dispositivo de marcação de cédulas conhecido do estado da técnica pode ser empregado, desde que acionados pela combustão ou ignição do meio de condução 20.
Em uma segunda concretização, o meio de condução 20 é um circuito elétrico conectando o pelo menos um sensor 22 ao pelo menos um dispositivo de marcação 24 das cédulas nos cassetes 14.
Preferencialmente, o circuito é mantido fechado, ou seja, com circulação de corrente elétrica. Nessa concretização, o sensor 22 pode ser um terminal de conexão bastante sensível à explosão (temperatura e/ou pressão), que abre o circuito quando é danificado. Neste caso, o dispositivo de marcação 24 seria ativado quando da abertura do circuito, invalidando quase que instantaneamente as cédulas. O dispositivo de marcação 24 podería, por exemplo, quando da abertura do circuito, gerar uma faísca que detonaria um explosivo, que por sua vez explodiría um reservatório de líquido inflamável ou um reservatório de tinta no interior de cada um dos cassetes 14 como ja mencionado acima.
Nessa segunda concretização, o tempo entre a detecção da explosão e a invalidação das cédulas nos cassetes 14 também será ínfimo, da ordem de 10'6 s, já que o comando para marcação das notas será enviado praticamente na velocidade da luz.
Opcionalmente, pelo menos uma resistência é provida no circuito para regulagem da corrente elétrica. Ainda opcionalmente, a pelo menos uma resistência é provida no pelo menos um dispositivo de marcação 24.
Como alternativa a essa segunda concretização, o circuito é mantido aberto e, com a detepção da explosão pelo sensor 22, o mesmo é fechado, ativando o dispositivo de marcação 24 das cédulas.
Adicionalmente, os dispositivos de marcação 24 das cédulas podem estar conectados a diversos outros sensores conhecidos do estado da técnica, como sensor de abertura de porta, de perfuração do cofre, entre outros. Assim, os referidos dispositivos de marcação 24 podem ser acionados tanto pelo presente sistema, como também pelos sistemas convencionais conhecidos do estado da técnica. A presente invenção ainda provê um método de marcação rápida de documentos em caso de explosão, compreendendo as etapas de (i) identificar uma explosão através de pelo menos um sensor 22, (ii) transmitir a detecção da explosão para pelo menos um dispositivo de marcação 24 dos documentos através de pelo menos um meio de condução 20 de altíssima velocidade e (iii) marcar os documentos através do pelo menos um dispositivo de marcação 24.
Dessa forma, a presente invenção provê um sistema e um método de marcação de documentos, em caso de explosão, de altíssima velocidade, garantindo a invalidação dos mesmos no interior dos cofres muito antes da explosão atingi-los.
Inúmeras variações incidindo no escopo da presente invenção são permitidas. Dessa forma, reforça-se o fato de que a presente invenção não está limitada às configurações/concretizações particulares acima descritas.

Claims (13)

1. Sistema de marcação rápida de documentos em caso de explosão, caracterizado pelo fato de compreender: pelo menos um sensor (22); pelo menos um dispositivo de marcação (24) dos documentos; e pelo menos um meio de condução (20) de altíssima velocidade conectando o pelo menos um sensor (22) e o pelo menos um dispositivo de marcação (24).
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o pelo menos um sensor (22) estar posicionado próximo a pelo menos um ponto de explosão.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o pelo menos um meio de condução (20) ser um duto compreendendo uma substância altamente reativa.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de a substância altamente reativa ser Nitropenta (PETN), Trinitotolueno (TNT) ou seus compostos.
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o pelo menos um meio de condução (20) ser um tubo de transmissão de detonação do tipo NONEL.
6. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de o pelo menos um sensor (22) ser escolhido dentre o grupo que consiste em sensor de pressão, sensor de temperatura e película rompível.
7. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o pelo menos um meio de condução (20) ser um circuito elétrico.
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de o circuito ser aberto quando da detecção de uma explosão.
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de o pelo menos um sensor (22) ser um terminal de conexão sensível à explosão.
10. Sistema, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de o circuito ser fechado quando da detecção de uma explosão.
11. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de o pelo menos um dispositivo de marcação (24) estar posicionado em pelo menos um cassete (14) onde estão localizados os documentos a serem marcados.
12. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de o pelo menos um dispositivo de marcação (24) ser um explosivo que detona um de reservatório de líquido inflamável e reservatório de tinta.
13. Método de marcação rápida de documentos em caso de explosão, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: identificar uma explosão através de pelo menos um sensor (22); transmitir a detecção da explosão para pelo menos um dispositivo de marcação (24) dos documentos através de pelo menos um meio de condução (20) de altíssima velocidade; e marcar os documentos através do pelo menos um dispositivo de marcação (24).
BRBR102012031631-5A 2012-12-11 2012-12-11 Sistema e método de marcação rápida de documentos em caso de explosão BR102012031631A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR102012031631-5A BR102012031631A2 (pt) 2012-12-11 2012-12-11 Sistema e método de marcação rápida de documentos em caso de explosão

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR102012031631-5A BR102012031631A2 (pt) 2012-12-11 2012-12-11 Sistema e método de marcação rápida de documentos em caso de explosão

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012031631A2 true BR102012031631A2 (pt) 2015-01-06

Family

ID=52338606

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102012031631-5A BR102012031631A2 (pt) 2012-12-11 2012-12-11 Sistema e método de marcação rápida de documentos em caso de explosão

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012031631A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5156272A (en) Device for defacing valuable documents and cases for automatic banknote dispensers fitted with such device
US10480920B2 (en) Methods of igniting devices
US4273478A (en) Locking security container
BR102016023994B1 (pt) Sistema para promover o acionamento de dispositivos de destruição de cédulas de equipamentos bancários e metodologia para promover o acionamento de dispositivos de destruição de cédulas de equipamentos bancários
US8905300B2 (en) Cash dispenser, ATM and the like
MX2012010135A (es) Caja de seguridad resistente al estallido.
BRPI1105321A2 (pt) Dispositivo de segurança intra-cassete de equipamentos bancários
BR102012031631A2 (pt) Sistema e método de marcação rápida de documentos em caso de explosão
JP2000517390A (ja) 貴重な文書を保護するための装置
KR101358935B1 (ko) 내 충격 자폭 신관
BR202015031520U2 (pt) Capacitive sensory alarm against attacks and courses in cofres
BR102012032224A2 (pt) Sistema de segurança em um sistema de transmissão de alta velocidade, e, terminal de autoatendimento
GB2495792A (en) ATM with spoiling system linked to shutter sensor
GR20180200073U (el) Συστημα αποτροπης εκρηξεων στις αυτοματες ταμειολογιστικες μηχανες των τραπεζων (ατμ)
BR102012019148A2 (pt) Dispositivo de segurança para caixa eletrônico e caixa eletrônico
GR1009467B (el) Συστημα αποτροπης εκρηξης αυτοματης ταμειολογιστικης μηχανης
BR102019018706A2 (pt) dispositivo mecânico para gerar e injetar gás dentro de recipiente hermético para expulsão de líquido para inutilizar cédulas monetárias.
BR102013000564A2 (pt) Sistema de inutilização, por queima e tingimento, das cédulas contidas nos cassetes dos caixas eletrônicos antes da consumação de violação
DE102006006596A1 (de) Schutzvorrichtung für Geldautomaten
BR102015021862B1 (pt) Dispositivo de destruição de cédulas em cassetes de atms
BR102019017707A2 (pt) Sistema antirroubo de destruição de cédulas
BRPI1103153B1 (pt) sistema eletrônico de sensoreamento e entintamento de cédulas em caixas-rápidos bancários
BR202014014421Y1 (pt) Dispositivo liberador de fumaça para equipamentos bancários
BRPI1106783A2 (pt) Invólucro de valores,e, terminal de autoatendimento
BRMU9101973U2 (pt) dispositivo de invalidaÇço de cÉdulas com tinta

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: ITAUTEC S.A. - GRUPO ITAUTEC (BR/SP)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: ITAUTEC S.A. - GRUPO ITAUTEC (BR/SP)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: ITAUTEC S.A. - GRUPO ITAUTEC (BR/SP)

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: BR INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS E TECNOLOGIA E

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: OKI BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS E TECN

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2494 DE 23/10/2018.