BR102012024524A2 - motor de induÇço e rotor de motor de induÇço - Google Patents

motor de induÇço e rotor de motor de induÇço Download PDF

Info

Publication number
BR102012024524A2
BR102012024524A2 BRBR102012024524-8A BR102012024524A BR102012024524A2 BR 102012024524 A2 BR102012024524 A2 BR 102012024524A2 BR 102012024524 A BR102012024524 A BR 102012024524A BR 102012024524 A2 BR102012024524 A2 BR 102012024524A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
induction motor
reinforcing member
rotor
reinforcement member
linear expansion
Prior art date
Application number
BRBR102012024524-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Hirofumi Shimono
Original Assignee
Yaskawa Denki Seisakusho Kk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Yaskawa Denki Seisakusho Kk filed Critical Yaskawa Denki Seisakusho Kk
Publication of BR102012024524A2 publication Critical patent/BR102012024524A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K17/00Asynchronous induction motors; Asynchronous induction generators
    • H02K17/02Asynchronous induction motors
    • H02K17/16Asynchronous induction motors having rotors with internally short-circuited windings, e.g. cage rotors
    • H02K17/20Asynchronous induction motors having rotors with internally short-circuited windings, e.g. cage rotors having deep-bar rotors

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Induction Machinery (AREA)
  • Iron Core Of Rotating Electric Machines (AREA)
  • Motor Or Generator Cooling System (AREA)

Abstract

MOTOR DE INDUÇçO E ROTOR DO MOTOR DE INDUÇçO.Objeto. O sistema deve funcionar sem qualquer problema em um ambiente de alta temperatura. Solução. Para alcançaro objeto descrito acima, um motor de indução e um rotor do motor de indução são configurados de forma a incluir um anel de curto-circuito, um primeiro membro de reforço e um segundo membro de reforço. O anel de curto-circuito coloca uma série de condutores em curto-circuito, em cada face frontal de um núcleo do rotor cilíndrico, e os condutores são dispostos anelarmente ao redor de um eixo giratório do núcleo do rotor. O primeiro membro de reforço é encaixado no anel de curto-circuito. O segundo membro de reforço é encaixado no primeiro membro de reforço e fixado ao eixo giratório. [Figura selecionada] Fig. 2

Description

"MOTOR DE INDUÇÃO E ROTOR DO MOTOR DE INDUÇÃO"
Campo técnico
A configuração divulgada está relacionada a um motor de indução e um rotor de um motor de indução. Estado anterior da técnica
São conhecidos motores de indução, inclusive os chamados "rotores de gaiola", que são rotores em que condutores são curto-circuitados por anéis de curto-circuito anulares em ambas as suas extremidades.
Um motor de indução deste tipo muitas vezes inclui membros de reforço que são vinculados a um eixo giratório de maneira que os membros de reforço pressionam os anéis de curto-circuito em uma direção na qual o eixo giratório se estende. Os membros de refor- ço servem para evitar que os anéis de curto-circuito ressaltem ou fiquem deformados devido à força centrífuga.
Os membros de reforço são geralmente formados por um material não-magnético para que a fluidez do fluxo magnético não seja impedida mesmo quando os membros de reforço estiverem em contato com os anéis de curto-circuito. A PTL 1, por exemplo, divulga um rotor de um motor de indução que tem membros de reforço feitos em uma liga de níquel não-magnética.
Lista de referência Literatura de patente
[PTL 1] Patentejaponesa N°. 3701413
Resumo da invenção
Problema técnico
Entretanto, o motor de indução, de acordo com a técnica relacionada, pode ser me- lhorado, da perspectiva de garantir uma operação sem qualquer problema mesmo quando for gerado calor do rotor como resultado de uma rotação em alta velocidade ou de uma rota- ção por tempo prolongado. Isto porque os anéis de curto-circuito, o eixo giratório e os membros de reforço têm coeficientes diferentes de expansão linear e há uma possibilidade, por exemplo, de que os membros de reforço impedirão a expansão do eixo giratório na dire- ção axial devido ao calor e o eixo giratório será arqueado.
Este problema ocorre não somente quando o calor é gerado de um rotor, mas tam- bém quando o motor de indução é acionado em um ambiente de alta temperatura.
Um aspecto de uma configuração foi criado em virtude das circunstâncias descritas acima e um objetivo do aspecto da configuração é fornecer um motor de indução e um rotor que possam funcionar sem qualquer problema em um ambiente de alta temperatura.
Solução para o problema
Um motor de indução, de acordo com um aspecto da configuração, inclui um anel de curto-circuito, um primeiro membro de reforço, e um segundo membro de reforço. O anel de curto-circuito coloca uma série de condutores em curto-circuito, em cada face frontal de um núcleo do rotor cilíndrico, e os condutores são dispostos anelarmente ao redor de um eixo giratório do núcleo do rotor. O primeiro membro de reforço é encaixado no anel de cur- to-circuito. O segundo membro de reforço é encaixado no primeiro membro de reforço e fixado ao eixo giratório.
Efeitos vantajosos da invenção
De acordo com o aspecto da configuração, a operação pode ser feita sem qualquer problema em um ambiente de alta temperatura. Breve descrição dos desenhos
A Fig. 1 é uma vista transversal vertical ilustrando um exemplo da estrutura de um motor de indução de acordo com uma configuração.
A Fig. 2 é uma vista externa de um rotor de acordo com a configuração.
A Fig. 3A é uma vista transversal de um núcleo do rotor. A Fig. 3B é uma vista frontal do núcleo do rotor.
A Fig. 4 é uma vista aumentada de uma parte de curto-circuito.
A Fig. 5 é uma vista transversal vertical ilustrando um exemplo da estrutura de um rotor de acordo com uma configuração.
A Fig. 6 é uma vista frontal de um segundo membro de reforço. A Fig. 7 é um diagrama ilustrando um exemplo da estrutura de uma parte de curto-
circuito de acordo com a técnica relacionada.
Descrição das configurações
Serão descritos um motor de indução e um rotor do motor de indução, de acordo com uma configuração divulgada neste documento, com referência aos desenhos esquemá- ticos em anexo. A presente invenção não se limita à configuração descrita a seguir.
Primeiro será descrito um exemplo da estrutura do motor de indução de acordo com a configuração, com referência à Fig. 1. A Fig. 1 é uma vista transversal lateral ilustrando um exemplo da estrutura de um motor de indução 1 de acordo com a configuração. Para facilitar a compreensão, um sistema de coordenada retangular tridimensional composto por um eixo Z, a direção positiva do qual está na direção verticalmente para cima, é ilustrado na Fig. 1. O sistema de coordenada retangular também pode ser apresentado em outras figu- ras que são mencionadas na seguinte descrição.
Quando um componente existir em mais de uma unidade, o mesmo pode ser dese- nhado de forma que apenas um seja indicado por um numerai de referência, enquanto os componentes restantes são desenhados sem os numerais de referência. Neste caso, deve ser assumido que o componente indicado por um número de referência e os componentes restantes têm uma estrutura semelhante. Conforme ilustrado na Fig. 1, o motor de indução 1 tem uma tampa do motor 2, uma estrutura do motor 3, um suporte lateral sem carga 41, um suporte lateral de carga 42, um mancai lateral sem carga 51, um mancai lateral de carga 52, um estator 6, um rotor 7, uma caixa de ligação 8, e um gabinete do ventilador 9. A tampa do motor 2 contém a estrutura do motor 3. A tampa do motor 2 tem uma
entrada 21 para ar de resfriamento em um lado sem carga da mesma. A estrutura do motor 3 tem uma forma cilíndrica e contém uma unidade de acionamento do motor de indução 1; a unidade de acionamento tem o estator 6 e o rotor 7.
A estrutura do motor 3 tem uma primeira aleta de radiação 31 e outras aletas de ra- diação 32 na superfície periférica externa da mesma.
O suporte lateral sem carga 41 é fixado em uma abertura da estrutura do motor 3 em um lado sem carga da estrutura do motor 3, e segura o mancai lateral sem carga 51, que tem uma forma anular. Da mesma forma, o suporte lateral com carga 42 é fixado em uma abertura da estrutura do motor 3 em um lado de carga da estrutura do motor 3, e segura o mancai lateral de carga 52, que tem uma forma anular.
O estator 6 inclui um núcleo de estator 61. O núcleo de estator 61 é formado em uma forma cilíndrica pelo empilhamento de uma série de chapas de aço eletromagnéticas anulares, e a superfície periférica externa do núcleo do estator 61 é fixada à superfície peri- férica interna da estrutura do motor 3. Os rolamentos 62 do estator são enrolados ao redor dos dentes do núcleo do estator 61.
Embora não esteja ilustrado, o estator 6 é conectado a uma fiação do estator para fornecer uma força motriz trifásica ao estator 6.
O rotor 7 fica de frente para a superfície periférica interna do estator 6 com um res- pectivo espaço predeterminado entre eles. O rotor 7 inclui um núcleo do rotor 71, um eixo giratório 72 e partes de curto-circuito 73.
O núcleo do rotor 71 é formado em uma forma cilíndrica. Além disso, embora não esteja ilustrado, o núcleo do rotor 71 tem ranhuras que são dispostas anelarmente ao redor do eixo giratório 72. Condutores feitos em alumínio ou em uma liga de alumínio (doravante descrito como "alumínio") são encaixados nas ranhuras, por fundição. Os detalhes serão descritos abaixo com referência à Fig. 3A.
O eixo giratório 72 é feito em, por exemplo, aço carbono, e se estende pelo núcleo do rotor 71 na direção Y na figura. A superfície periférica externa do eixo giratório 72 é fixa- da à superfície periférica interna do núcleo do rotor 71 através de encaixe por encolhimento, por exemplo.
Uma manga, que será descrita abaixo, pode ser interposta entre a superfície perifé-
rica externa do eixo giratório 72 e a superfície periférica interna do núcleo do rotor 71. Os detalhes serão descritos abaixo com referência à Fig. 5. Na seguinte descrição é assumido que o eixo giratório 72 é feito em aço carbono.
O eixo giratório 72 é suportado pelo mancai lateral sem carga 51 e pelo mancai la- teral de carga 52 descritos acima.
Cada parte de curto-circuito 73 é um elemento componente com um anel de curto- circuito anular que coloca os condutores descritos acima em curto-circuito em cada uma das faces frontais do núcleo do rotor 71. Em outras palavras, o rotor 7 tem a estrutura de um chamado "rotor de gaiola".
Cada parte de curto-circuito 73 também inclui um primeiro membro de reforço en- caixado no anel de curto-circuito e um segundo membro de reforço encaixado ao primeiro membro de reforço e fixado ao eixo giratório 72. Os detalhes das partes em curto-circuito 73 serão descritos abaixo com referência à Fig. 2 e às figuras seguintes.
Embora apenas a parte de curto-circuito na face frontal da lateral de carga do nú- cleo do rotor 71 seja indicada pelo número de referência 73 e explicada na descrição a se- guir, a parte de curto-circuito na face frontal da lateral sem carga do núcleo do rotor 71 tem uma estrutura semelhante.
A caixa de ligação 8 é uma carcaça que abriga um terminal de conexão externo do motor de indução 1, e é fixado ao suporte lateral sem carga 41.
O gabinete do ventilador 9 é uma carcaça que abriga um ventilador de resfriamento 91, e é fixado à estrutura do motor 3. O gabinete do ventilador 9 tem um orifício de comuni- cação 93 que comunica com a estrutura do motor 3 e uma saída 94 pela qual o ar de resfri- amento é liberado.
O ventilador de resfriamento 91 é disposto no gabinete do ventilador 9. O ar de res- friamento é introduzido no gabinete do ventilador 9 por um orifício de comunicação 93 e libe- rado pela saída 94 pelo ventilador de resfriamento 91. Um guia do ar de resfriamento 92, que orienta o ar de resfriamento, é colocado entre o ventilador de resfriamento 91 e o orifício de comunicação 93.
O rotor 7 do motor de indução 1, de acordo com a configuração que foi descrita acima com referência à Fig. 1, será especificamente descrito agora, com referência à Fig. 2 e às figuras seguintes. Um corte transversal da Fig. 1 tirado ao longo da linha A-A será des- crito abaixo com referência à Fig. 3A.
A Fig. 2 é uma vista externa do rotor 7 de acordo com a configuração. Embora isto já tenha sido descrito acima, com referência à Fig. 1, conforme ilustrado na Fig. 2, o rotor 7 inclui o núcleo do rotor 71, o eixo giratório 72 e as partes de curto-circuito 73.
O núcleo do rotor 71 é formado em uma forma cilíndrica pelo empilhamento de uma série de chapas de aço eletromagnéticas anulares. No processo de empilhamento, as cha- pas de aço eletromagnéticas são vinculadas por enrugamento, por exemplo.
Agora será descrita a estrutura interna do núcleo do rotor 71 com referência à Fig. 3Α. A Fig. 3Α é uma vista transversal do núcleo do rotor 71. A Fig. 3A é uma vista transver- sal da Fig. 1 tirada ao longo da linha A-A.
Conforme ilustrado na Fig. 3A, o núcleo do rotor 71 tem ranhuras 711 que são dis- postas anelarmente ao redor do eixo giratório 72. Conforme descrito acima, condutores 712 feitos em um material magnético, como alumínio, são encaixados nas ranhuras 711, por fundição. Na seguinte descrição, é assumido que os condutores 712 são feitos em alumínio.
As ranhuras 711 são formadas no núcleo do rotor 71 de forma a se estenderam pe- lo núcleo do rotor 71 na direção axial (ou seja, na direção do eixo Y). Portanto, as partes finais dos condutores 712 são expostas nas faces frontais do núcleo do rotor 71. Apenas quatro ranhuras 711 estão ilustradas na Fig. 3A (e na Fig. 3B descrita abai-
xo), e outras ranhuras 711 são omitidas. Portanto, a Fig. 3A (e a Fig. 3B descrita abaixo) não limita particularmente o número de ranhuras 711. Da mesma forma, a forma em seção transversal das ranhuras 711 também não é limitada.
Consultando a Fig. 2 novamente, as partes em curto-circuito 73 serão descritas. Conforme ilustrado na Fig. 2, cada parte de curto-circuito 73 inclui um anel de curto-circuito 731, um primeiro membro de reforço 732, e um segundo membro de reforço 733. Da mes- ma forma como os condutores 712, o anel de curto-circuito 731 também é feito em alumínio. O anel de curto-circuito 731 é formado integralmente com os condutores 712 por fundição sob pressão em alumínio em cada face frontal do núcleo do rotor 71. Uma vista frontal desta estrutura está ilustrada na Fig. 3B. Conforme ilustrado na
Fig. 3B, o anel de curto-circuito 731 é formado integralmente com os condutores 712, encai- xados nas ranhuras 711 dispostas anelarmente, por fundição sob pressão em alumínio, co- locado em cada face frontal do núcleo do rotor 71.
Em outras palavras, o anel de curto-circuito 731 coloca os condutores 712 em cur- to-circuito em cada anel e no mesmo. E assim é formado o "rotor de gaiola".
Consuitando a Fig. 2 novamente, o primeiro membro de reforço 732 será descrito. Conforme ilustrado na Fig. 2, o primeiro membro de reforço 732 é um membro de reforço anular preso ao anel de curto-circuito 731. Conforme ilustrado na Fig. 4, o primeiro membro de reforço 732 é preso ao anel de curto-circuito 731 com um espaço i1 entre eles na direção axial na periferia externa da parte de curto-circuito 73.
O segundo membro de reforço 733 é um membro de reforço anular que é preso ao primeiro membro de reforço 732 e fixado ao eixo giratório 72. O segundo membro de refor- ço 733 é preso ao primeiro membro de reforço 732 com um espaço i2 entre eles na direção axial na periferia externa da parte de curto-circuito 73. O primeiro membro de reforço 732 é feito em um material não-magnético, como aço
inoxidável, e o segundo membro de reforço 733 é feito em, por exemplo, aço carbono. Os detalhes disto serão descritos com referência à Fig. 4. A Fig. 4 é uma vista aumentada de uma das partes de curto-circuito 73 ilustradas na Fig. 1. Embora isto já tenha sido descrito acima, com referência à Fig. 2, conforme ilus- trado na Fig. 4, o primeiro membro de reforço 732 é preso ao anel de curto-circuito 731 com o espaço i1 entre eles na direção axial na periferia externa da parte de curto-circuito 73. Aqui, um espaço i3 na direção axial é disposto na periferia interna da parte de curto-circuito 73.
O primeiro membro de reforço 732 é preso ao anel de curto-circuito 731 por ajuste por transição ou ajuste por interferência em uma parte de ajuste f1. Conforme ilustrado na Fig. 4, o primeiro membro de reforço 732 é encaixado no anel de curto-circuito 731 na lateral periférica externa do anel de curto-circuito 731.
O segundo membro de reforço 733 é preso ao primeiro membro de reforço 732 com o espaço i2 entre eles na direção axial na periferia externa da parte de curto-circuito 73. Aqui, um espaço i4 na direção axial é disposto na periferia interna da parte de curto-circuito 73.
O segundo membro de reforço 733 é preso ao primeiro membro de reforço 732 por
ajuste por transição ou ajuste por interferência em uma parte de ajuste f2. Conforme ilustra- do na Fig. 4, o primeiro membro de reforço 732 é encaixado em uma projeção anular dispos- ta ao longo da borda externa do segundo membro de reforço 733 na lateral periférica interna da projeção anular.
O segundo membro de reforço 733 é fixado à superfície periférica externa do eixo
giratório 72 através de encaixe por encolhimento, por exemplo, em uma parte de ajuste f3.
Será descrito um exemplo da estrutura de uma parte de curto-circuito 73', de acor- do com a técnica relacionada, com referência à Fig. 7. A Fig. 7 é um diagrama ilustrando um exemplo da estrutura da parte de curto-circuito 73' de acordo com a técnica relacionada. Conforme ilustrado na Fig. 7, a parte de curto-circuito 73', de acordo com a técnica
relacionada, inclui um anel de curto-circuito 731 e um membro de reforço 733'. O membro de reforço 733' é encaixado no anel de curto-circuito 731 e um eixo giratório 72.
O anel de curto-circuito 731 é feito em, por exemplo, alumínio, e o membro de re- forço 733' é feito em, por exemplo, uma liga de níquel não-magnética ou titânio, para que não seja impedida a fluidez do fluxo magnético pelo anel de curto-circuito 731. O eixo gira- tório 72 é feito em, por exemplo, aço carbono.
De acordo com a técnica relacionada, a relação entre os coeficientes de expansão linear dos materiais que formam o anel de curto-circuito 731, o membro de reforço 733' e o eixo giratório 72 é conforme a seguinte descrição: o anel de curto-circuito 731 > o eixo gira- tório 72 > o membro de reforço 733'.
Portanto, há um risco de que o membro de reforço 733', que tem um coeficiente de expansão linear inferior ao do eixo giratório 72, impeça a expansão linear do eixo giratório 72 na direção axial (expansão devido ao calor na direção positiva ao longo do eixo Y), ar- queando o eixo giratório 72. Consequentemente, há o risco de ocorrer fuga ou vibração.
Além disso, ligas de níquel e titânio geralmente são caras e exigem um alto custo de processamento. Portanto, a parte de curto-circuito 73', de acordo com a técnica relacio- nada, não é eficiente em termos de custos.
Consultando a Fig. 4 novamente, no rotor 7, de acordo com a presente configura- ção, o membro de reforço é formado pelo primeiro membro de reforço 732 e pelo segundo membro de reforço 733, e a relação entre os coeficientes de expansão linear é definida con- forme a seguinte descrição: o anel de curto-circuito 731 > o primeiro membro de reforço 732 >o segundo membro de reforço 733 □ o eixo giratório 72.
Mais especificamente, o primeiro membro de reforço 732, que fica em contato com o anel de curto-circuito 731, é feito em um material não-magnético barato, com um coeficien- te de expansão linear inferior ao do anel de curto-circuito 731, que é feito em alumínio. Na seguinte descrição, é assumido, por exemplo, que o primeiro membro de reforço 732 é feito em aço inoxidável que atende as condições descritas acima.
Além disso, o segundo membro de reforço 733 é feito em um material com um coe- ficiente de expansão linear inferior ao do primeiro membro de reforço 732, que é feito em aço inoxidável, e consideravelmente igual ao do eixo giratório 72. Na seguinte descrição, é assumido, por exemplo, que o segundo membro de reforço 733 é feito em aço carbono que atende as condições descritas acima.
O primeiro membro de reforço 732 é formado de maneira a ter uma elasticidade predeterminada. Por exemplo, o primeiro membro de reforço 732 é formado de maneira a ter uma pequena espessura na direção axial (ou seja, na direção Y, aqui e na seguinte des- crição).
Além disso, conforme descrito acima, são dispostos os espaços de i1 a i4 em am-
bos os lados do primeiro membro de reforço 732 na direção axial.
Com a estrutura descrita acima, como o primeiro membro de reforço 732 é feito em um material não-magnético, a fluidez do fluxo magnético pelo anel de curto-circuito 731 não é impedida. Além disso, como o primeiro membro de reforço 732 tem uma elasticidade pre- determinada, a diferença na expansão linear entre o anel de curto-circuito 731 e o segundo membro de reforço 733 pode ser absorvida elasticamente.
Além disso, como são dispostos os espaços de i1 a i4 em ambos os lados do pri- meiro membro de reforço 732 na direção axial, o primeiro membro de reforço 732 pode des- lizar no intervalo correspondente às dimensões dos espaços de i1 a i4 para absorver a dife- rença na expansão linear entre o anel de curto-circuito 731 e o segundo membro de reforço 733.
Além disso, como o coeficiente de expansão linear do primeiro membro de reforço 732 é inferior ao do anel de curto-circuito 731, o anel de curto-circuito 731 pode ser pressio- nado com segurança na direção do lado positivo em direção ao lado negativo do eixo Y. Da mesma forma, como o coeficiente de expansão linear do segundo membro de reforço 733 é inferior ao do primeiro membro de reforço 732, o primeiro membro de reforço 732 pode ser
pressionado com segurança na direção do lado positivo em direção ao lado negativo do eixo Y.
Além disso, como o coeficiente de expansão linear do segundo membro de reforço
733 é consideravelmente igual ao do eixo giratório 72, não é impedida a expansão linear do eixo giratório 72 na direção axial. Em outras palavras, o eixo giratório 72 é não arqueado, e
é possível prevenir fuga e vibração.
Portanto, o rotor 7 e o motor de indução 1 incluindo o rotor 7, de acordo com a con- figuração, podem funcionar sem qualquer problema em um ambiente de alta temperatura. Além disso, a eficiência de custos pode ser aprimorada usando um material comum e bara- to, como aço inoxidável e aço carbono. No exemplo descrito acima, a relação entre os coeficientes de expansão linear dos
componentes é conforme a seguinte descrição: o anel de curto-circuito 731 > o primeiro membro de reforço 732 > o segundo membro de reforço 733 □ o eixo giratório 72. Entretan- to, os componentes que são adjacentes uns aos outros podem, pelo contrário, ter o mesmo coeficiente de expansão linear. Portanto, a relação entre os coeficientes de expansão linear pode, assim, ser conforme a seguinte descrição: o anel de curto-circuito 731 □ o primeiro membro de reforço 732 □ o segundo membro de reforço 733 □ o eixo giratório 72.
Embora o gabinete no qual o eixo giratório 72 é diretamente fixado à superfície peri- férica interna do núcleo do rotor 71 esteja descrito acima como um exemplo, o eixo giratório 72 pode, do contrário, ser fixado indiretamente ao núcleo do rotor 71 com uma manga inter- posta entre os mesmos. Esta modificação será descrita agora, com referência à Fig. 5.
A Fig. 5 é uma vista transversal vertical ilustrando um exemplo da estrutura de um rotor 7A acordo com uma configuração. A Fig. 5 ilustra um exemplo da estrutura correspon- dente à do rotor 7 incluso no motor de indução 1, de acordo com a configuração ilustrada na Fig. 1, semelhante à Fig. 1, exceto que, adicionalmente, é inserida uma manga 74. Portan- to, explicações semelhantes às da Fig. 1 serão omitidas, conforme apropriado.
Conforme ilustrado na Fig. 5, o rotor 7A, de acordo com a modificação, inclui, adici- onalmente, a manga 74. A manga 74 é um membro de união cilíndrico, e a superfície perifé- rica externa da manga 74 é fixada à superfície periférica interna do núcleo do rotor 71 atra- vés de encaixe por encolhimento, por exemplo. A manga 74 é preferivelmente formada por um material com um coeficiente de ex-
pansão linear consideravelmente igual ao do eixo giratório 72. Aqui, é assumido que o ma- terial é aço carbono, que é igual ao material do eixo giratório 72. A superfície periférica externa do eixo giratório 72 é fixada à superfície periférica in- terna da manga 74. Em outras palavras, o eixo giratório 72 é fixado indiretamente ao núcleo do rotor 71 com a manga 74 interposta entre os mesmos.
Quando a manga 74 é uma manga escalonada com uma escala na direção axial, a rigidez do eixo giratório 72 pode ser aumentada sem reduzir a exatidão da rotação do eixo giratório 72.
Quando houver uma manga 74, cada segundo membro de reforço 733 é fixado à superfície periférica externa da manga 74 através de encaixe por encolhimento, por exem- plo. Em outras palavras, o segundo membro de reforço 733 é fixado indiretamente ao eixo giratório 72 com a manga 74, que fica em contato com a superfície periférica externa do eixo giratório 72, interposta entre os mesmos (consulte uma parte de ajuste f3" na figura).
Semelhante ao eixo giratório 72 e à manga 74, o segundo membro de reforço 733 é feito em aço carbono. Portanto, semelhante ao caso descrito acima com referência à Fig. 4, não é impedida a expansão linear do eixo giratório 72 e da manga 74. Em outras palavras, o eixo giratório 72 e a manga 74 não são arqueados, e é possível prevenir fuga e vibração.
Portanto, também quando existe a manga 74, o motor de indução 1 pode funcionar sem qualquer problema em um ambiente de alta temperatura. Quando houver uma manga 74, o eixo giratório 72 pode ser preso depois. Portanto, o usuário pode selecionar o eixo giratório 72 de diversas opções. Ocorre a fuga e a vibração do motor de indução 1 não somente quando o eixo gira-
tório 72 é arqueado, mas também quando o rotor 7 está desbalanceado. Como uma medida contra isto, o segundo membro de reforço 733 pode ser configurado para também servir como um contrapeso para o rotor 7. Isto será descrito com referência à Fig. 6.
A Fig. 6 é a vista frontal do segundo membro de reforço 733. Conforme ilustrado na Fig. 6, o segundo membro de reforço 733 tem orifícios de fixação 733a dispostos em direção circunferencial. Os orifícios de fixação 733a servem como partes de fixação às quais podem ser fixados dínamos compensadores para balanceamento do rotor 7.
Se parafusos forem usados como dínamos compensadores, por exemplo, os para- fusos são aparafusados nos orifícios de fixação 733a. Se massa de vidraceiro for usada como dínamos compensadores, por exemplo, os
orifícios de fixação 733a são preenchidos com a respectiva massa.
A Fig. 6 ilustra um exemplo em que 12 orifícios de fixação 733a são dispostos com intervalos constantes entre os mesmos, em direção circunferencial. Entretanto, o número de orifícios de fixação 733a e intervalos entre os mesmos não são limitados ao indicado neste instrumento. Da mesma forma, a forma dos orifícios de fixação 733a também não é limita- da.
Conforme descrito acima, o motor de indução e o rotor do motor de indução, de acordo com a configuração, incluem um anel de curto-circuito, um primeiro membro de re- forço e um segundo membro de reforço. O anel de curto-circuito coloca uma série de con- dutores em curto-circuito, em cada face frontal de um núcleo do rotor cilíndrico, e os condu- tores são dispostos anelarmente ao redor de um eixo giratório do núcleo do rotor. O primei- ro membro de reforço é encaixado no anel de curto-circuito. O segundo membro de reforço é encaixado no primeiro membro de reforço e fixado ao eixo giratório.
Portanto, o motor de indução e o rotor do motor de indução, de acordo com a confi- guração, podem funcionar sem qualquer problema em um ambiente de alta temperatura.
tos em alumínio, o primeiro membro de reforço é feito em aço inoxidável e o segundo mem- bro de reforço é feito em aço-carbono. Entretanto, os materiais dos componentes obvia- mente não estão limitados a isto. Além disso, embora o motor de indução seja de tipo res- friado a ar na configuração descrita acima, o motor de indução pode, em vez disto, ser de um tipo resfriado a líquido. Vantagens e modificações adicionais ocorrerão prontamente aos profissionais quali-
ficados na técnica. Portanto, a invenção em seus aspectos mais amplos não está limitada aos detalhes específicos e configurações representativas apresentadas e descritas neste documento. Consequentemente, diversas modificações podem ser feitas, sem sair do espí- rito ou escopo do conceito inventivo geral conforme definido pelas reivindicações em anexo e respectivos equivalentes.
Na configuração descrita acima, os condutores e os anéis de curto-circuito são fei-
25
30
35
Lista de sinais de referência 1: motor de indução 2: tampa do motor 3: estrutura do motor 6: estator 7: rotor
8: caixa de ligação 9: gabinete do ventilador 21: entrada
31: primeira aleta de radiação 32: segunda aleta de radiação 41: suporte lateral sem carga 42: suporte lateral de carga 51: mancai lateral sem carga 52: mancai lateral de carga 61: núcleo do estator 62: enrolamentos do estator 71: núcleo do rotor 72: eixo giratório 73: parte de curto-circuito 74: manga
91: ventilador de resfriamento
92: guia do ar de resfriamento
93: orifício de comunicação
94: saída
711: ranhura
712: condutor
731: anel de curto-circuito
732: primeiro membro de reforço
733: segundo membro de reforço
733a: orifício de fixação

Claims (8)

1. Um motor de indução composto por: um anel de curto-circuito coloca uma série de condutores em curto-circuito, em ca- da face frontal de um núcleo do rotor cilíndrico, e os condutores são dispostos anelarmente ao redor de um eixo giratório do núcleo do rotor; um primeiro membro de reforço encaixado ao anel de curto-circuito; e um segundo membro de reforço encaixado ao primeiro membro de reforço e fixado ao eixo giratório.
2. O motor de indução, de acordo com a Reivindicação 1, em que o primeiro membro de reforço é encaixado ao anel de curto-circuito em uma lateral periférica externa do anel de curto-circuito e encaixado em uma projeção anular em uma lateral periférica interna da projeção anular, sendo que a projeção anular é disposta no segundo membro de reforço.
3. O motor de indução, de acordo com a Reivindicação 1 ou 2, em que o primeiro membro de reforço é feito em um material não-magnético e for- mado de maneira a ter uma elasticidade predeterminada.
4. O motor de indução, de acordo com a Reivindicação 1, 2 ou 3, em que o segundo membro de reforço é fixado diretamente a uma superfície perifé- rica externa do eixo giratório ou fixado indiretamente ao eixo giratório com uma manga inter- posta entre eles, sendo que a manga fica em contato com a superfície periférica externa do eixo giratório.
5. O motor de indução, de acordo com a Reivindicação 4, em que o segundo membro de reforço tem um coeficiente de expansão linear con- sideravelmente igual aos coeficientes de expansão linear do eixo giratório e da manga.
6. O motor de indução, de acordo com qualquer uma das Reivindicações de 1 a 5, em que o primeiro membro de reforço tem um coeficiente de expansão linear que é inferior ou igual a um coeficiente de expansão linear do anel de curto-circuito, e em que o segundo membro de reforço tem um coeficiente de expansão linear que é inferior ou igual a um coeficiente de expansão linear do primeiro membro de reforço.
7. O motor de indução, de acordo com qualquer uma das Reivindicações de 1 a 6, em que o segundo membro de reforço inclui uma parte de fixação que permite a fi- xação de um dínamo compensador para balanceamento do rotor na parte de fixação.
8. Um rotor de um motor de indução, sendo que o rotor é composto por: um anel de curto-circuito coloca uma série de condutores em curto-circuito, em ca- da face frontal de um núcleo do rotor cilíndrico, e os condutores são dispostos anelarmente ao redor de um eixo giratório do núcleo do rotor; um primeiro membro de reforço encaixado ao anel de curto-circuito; e um segundo membro de reforço encaixado ao primeiro membro de reforço e fixado eixo giratório.
BRBR102012024524-8A 2011-10-18 2012-09-26 motor de induÇço e rotor de motor de induÇço BR102012024524A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2011228877A JP2013090447A (ja) 2011-10-18 2011-10-18 誘導電動機および誘導電動機の回転子

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012024524A2 true BR102012024524A2 (pt) 2013-09-03

Family

ID=48109279

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102012024524-8A BR102012024524A2 (pt) 2011-10-18 2012-09-26 motor de induÇço e rotor de motor de induÇço

Country Status (3)

Country Link
JP (1) JP2013090447A (pt)
CN (2) CN202997886U (pt)
BR (1) BR102012024524A2 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2013090447A (ja) * 2011-10-18 2013-05-13 Yaskawa Electric Corp 誘導電動機および誘導電動機の回転子
JP6032178B2 (ja) * 2013-11-05 2016-11-24 トヨタ自動車株式会社 誘導電動機のロータ
JP5969525B2 (ja) * 2014-02-25 2016-08-17 ファナック株式会社 端絡環を備える回転子、および電動機
KR101829569B1 (ko) * 2014-03-31 2018-02-14 미쓰비시덴키 가부시키가이샤 농형 모터의 회전자 및 농형 모터
CN104753277B (zh) * 2015-03-13 2018-06-15 广东威灵电机制造有限公司 用于鼠笼式电机的转子和具有其的鼠笼式电机
CN104753278B (zh) * 2015-03-13 2018-09-11 广东威灵电机制造有限公司 用于鼠笼式电机的转子和具有其的鼠笼式电机
JP6660121B2 (ja) * 2015-08-27 2020-03-04 株式会社日立インダストリアルプロダクツ 回転電機
DE102017207671A1 (de) 2017-05-08 2018-11-08 Audi Ag Rotor für eine elektrische Maschine, elektrische Maschine umfassend einen solchen Rotor sowie Verfahren zur Herstellung eines Rotors
GB2579584A (en) * 2018-12-04 2020-07-01 Bowman Power Group Ltd Squirrel-cage rotor
US11258322B2 (en) * 2018-12-20 2022-02-22 Teco-Westinghouse Motor Company High speed induction machine

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5368910U (pt) * 1976-11-15 1978-06-09
JPS53110010A (en) * 1977-03-08 1978-09-26 Toshiba Corp Squirrel-cage rotor
JPS61132063A (ja) * 1984-11-28 1986-06-19 Yaskawa Electric Mfg Co Ltd 誘導電動機の回転子
JPS6264173U (pt) * 1985-10-08 1987-04-21
JP2616811B2 (ja) * 1988-09-29 1997-06-04 株式会社佐竹製作所 可変速誘導電動機
JPH03289338A (ja) * 1990-04-03 1991-12-19 Fuji Electric Co Ltd 回転電機の回転子
JPH0578178U (ja) * 1992-03-16 1993-10-22 株式会社安川電機 超高速モータのロータ
JP3261787B2 (ja) * 1993-02-25 2002-03-04 三菱電機株式会社 電動機用回転子及びその製造方法
JP2013090447A (ja) * 2011-10-18 2013-05-13 Yaskawa Electric Corp 誘導電動機および誘導電動機の回転子

Also Published As

Publication number Publication date
CN202997886U (zh) 2013-06-12
CN103066784A (zh) 2013-04-24
JP2013090447A (ja) 2013-05-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012024524A2 (pt) motor de induÇço e rotor de motor de induÇço
EP2597761B1 (en) Electric motor and electric unit including the same
BR102018069040A2 (pt) Rotor para máquina elétrica rotativa e método de fabricação do mesmo
US9957965B2 (en) Axial flow fan
CN107645224B (zh) 用于空气调节器的鼓风机马达单元
JP2019112979A (ja) 電動オイルポンプ
US10837448B2 (en) Counter-rotating axial flow fan
US20190036426A1 (en) Motor
US10224791B2 (en) Electric motor and machine tool equipped with the electric motor
JPWO2014020756A1 (ja) 回転電機
JP2019178656A (ja) 二重反転式ファン
JP6084561B2 (ja) 回転電機
JP2016046849A (ja) 回転電機
JP2014158342A (ja) 回転電機
JP2007236021A (ja) コンデンサ電動機、検査装置及び換気扇
JP5915082B2 (ja) 電動オイルポンプ装置
WO2019234967A1 (ja) 回転電機
JP3506165B2 (ja) ブラシレスモータ
JP2018014843A (ja) 空調用ブロアモータユニット
JP2012200087A (ja) 誘導電動機、及び誘導電動機に用いられる回転子
JP7363287B2 (ja) モータおよび送風装置
EP4152567B1 (en) Rotary electric machine
CN109863312B (zh) 风扇马达
JP7330877B2 (ja) 冷却ファン、電動機組立体
JP7132722B2 (ja) エンコーダの回り止め構造

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.