BR102012021227A2 - Portal de acesso único para videocirurgia - Google Patents

Portal de acesso único para videocirurgia Download PDF

Info

Publication number
BR102012021227A2
BR102012021227A2 BR102012021227-7A BR102012021227A BR102012021227A2 BR 102012021227 A2 BR102012021227 A2 BR 102012021227A2 BR 102012021227 A BR102012021227 A BR 102012021227A BR 102012021227 A2 BR102012021227 A2 BR 102012021227A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
single access
seal
proximal
skirt
shaped body
Prior art date
Application number
BR102012021227-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012021227B1 (pt
Inventor
Edison Martins Da Junior Silva
Paulo Roberto Walter Ferreira
Marcelo Saraiva Dos Santos
Jose Gustavo Olijnyk
Leandro Totti Cavazzolla
Ivan Miranda
Original Assignee
Bhio Supply Ind E Com De Equipamentos Medicos Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bhio Supply Ind E Com De Equipamentos Medicos Ltda filed Critical Bhio Supply Ind E Com De Equipamentos Medicos Ltda
Priority to BR102012021227-7A priority Critical patent/BR102012021227B1/pt
Publication of BR102012021227A2 publication Critical patent/BR102012021227A2/pt
Publication of BR102012021227B1 publication Critical patent/BR102012021227B1/pt

Links

Landscapes

  • Surgical Instruments (AREA)
  • Endoscopes (AREA)

Abstract

PORTAL DE ACESSO ÚNICO PARA VIDEOCIRURGIA. É descrito um portal de acesso único para vídeocirurgia, preferencialmente permanente e re-esterilizável, que compreende um corpo de formato tronco-cônico (100) com extremidade proximal (10) de maior medida de diãmetro em relação à extremidade distal (11) apresentando extremidade distal (11) dotada de um corte em perfil inclinado senoidal (111) e extremidade proximal (10) com uma válvula com uma primeira via (105) para insuflação de gás carbônico (CO~ 2~), e um vedente intercambiável (20) de igual formato e medida da abertura proximal (10), dito vedante provido de periferia com uma saia (21) que se sobrepõe à saia (104) disposta na borda da dita abertura proximal (10).

Description

PORTAL DE ACESSO ÚNICO PARA VÍDEOCIRURGIA CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção descreve um portal de acesso único para videocirurgia. Mais especificamente compreende um trocater permanente, re-esterilizável, inserido na cavidade cirúrgica através de uma única incisão para introdução do laparoscópio e pinças de trabalho.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
O advento da videocirurgia revolucionou o tratamento cirúrgico 10 nas últimas três décadas. Procedimentos antes considerados impossíveis de serem realizados por esta via agora são levados a cabo sem que seja necessário utilizar extensas incisões para sua resolução. A evolução das técnicas cirúrgicas, do instrumental e do treinamento dos cirurgiões permitiu que a Iaparoscopia não apenas se is desenvolvesse mas modificasse a maneira de tratar cirurgicamente doenças localizadas nas mais diferentes partes do organismo, tal como tórax, abdome, pelve, em uma velocidade nunca antes vista em nenhuma fase da história da cirurgia.
Apesar do atual refinamento da videolaparoscopia, ainda há interesse na diminuição do trauma cirúrgico, através da redução do número e tamanho de incisões para portais de trabalho. Tal esforço tem sido demonstrado em técnicas em desenvolvimento como NOTES, LESS e Minilaparoscopia.
A Cirurgia por Orifícios Naturais (NOTES) é realizada através da visualização e instrumentação por orifícios naturais, como transoral, transvaginal, transvesical.
Na Cirurgia por Acesso Único - Laparoendoscopic Single Site Surgery (LESS)- usualmente é realizada uma incisão única na prega umbilical, com os portais de trabalho e o laparoscópio sendo posicionados em um único sítio cirúrgico, mediante uso de Single Port (Portal Único) ou punções aponeuróticas individualizadas com trocateres convencionais (SILS),
O Portal Único traz a vantagem de ser um trocáter único para instrumentos e ótica, favorecendo o menor número de lesões à parede abdominal e mais fácil extração de peças cirúrgicas.
O estado da técnica descreve Portais Únicos, tal como o documento BR0805192 que descreve um aperfeiçoamento em trocarte que compreende um corpo de formato cilíndrico dotado na região interna de uma estrutura rígida que apresenta na extremidade distai uma câmara inflável com região central dotada de orifícios passantes e na extremidade proximal uma base dotada de orifícios passantes alinhados com os orifícios passantes dispostos na is extremidade distai, dita base que apresenta a projeção de uma saia dotada de alargamento de diâmetro em relação ao corpo cilíndrico que contorna a superfície do dito corpo cilíndrico ; e superfície dotada de uma válvula de insuflação de gás carbônico que se conecta com a região interna do corpo cilíndrico, e uma válvula de retenção dotada de uma conexão conectada à câmara inflável por meio de um tubo flexível. No entanto, este trocarte não permite a retirada de peças anatômicas, dificultando o procedimento.
O documento US7344547 descreve um trocarte, geralmente em forma de C, que proporciona um espaço de trabalho aumentado para o cirurgião, apresentando adicionalmente uma agulha angulada e linha que facilitam a retração de estruturas intra-abdominais.
Os portais únicos do estado da técnica necessitam de um diâmetro de lesão aponeurótica para sua inserção de no mínimo 3,0 centímetros, além de sua grande maioria serem descartáveis. O modo de trabalho em tais dispositivos, que geralmente acomoda um canal para ótica e outros dois canais de trabalho para pinças de trabalho, possui dificuldades para a triangulação das pinças, com extremidades 5 distais que não permitem maior liberdade de movimento e a manutenção posicionai dos instrumentais, assim como na tração/contratração para a dissecção. Adicionalmente, os trocartes laparoscópicos convencionais apresentam como inconveniente a colisão extra-abdominal dos instrumentos, principalmente com o cabo 10 de luz, conectado ao laparoscópio em 90 graus.
Dessa forma, é objeto da presente invenção um portal de acesso único para videocirurgia de uso permanente e re-esterilizável, necessitando de um diâmetro de lesão aponeurótica de 1,8 cm, apresentando maior liberdade de movimento na extremidade distai do is trocater, favorecendo a saída das partes ativas das pinças e a sua manutenção posicionai, além de reduzir a colisão dos instrumentos. SUMÁRIO
É característica da invenção um portal de acesso único para videocirurgia de material permanente com vedante intercambiável adaptado ao corpo do trocater mediante engate rápido ou rosca.
É característica da invenção um portal de acesso único para videocirurgia que apresenta um vedante intercambiável dotado de orifícios valvulados (canais de trabalho) para passagem dos instrumentais .
É característica da invenção um portal de acesso único para videocirurgia que permite a adaptação de um redutor de 5 mm ao orifício de passagem do instrumental de 10 mm, facilitando a adaptação de instrumentais não previstos inicialmente no ato cirúrgico.
É característica da invenção um portal de acesso único para videocirurgia que permite diagnóstico de patologias e cirurgia.
É característica da invenção um portal de acesso único para videocirurgia fabricado, preferentemente, em alumínio anodizado ou aço inoxidável, garantindo leveza e facilidade de fabricação.
É característica da invenção um portal de acesso único para videocirurgia que necessita de uma incisão de 1,8 cm para o posicionamento do instrumental, ío É característica da invenção um portal de acesso único para videocirurgia que provê a manutenção adequada de pneumoperitôneo durante procedimento até a extração da peça cirúrgica.
É característica da invenção um portal de acesso único para videocirurgia que permite a remoção segura da peça cirúrgica (sem is queda da peça durante a remoção ou perda na cavidade), sem a necessidade de endobag.
É característica da invenção um portal de acesso único para videocirurgia que provê maior liberdade de movimento na extremidade distai do trocater, favorecendo a saída das partes ativas das pinças e a sua manutenção posicionai, além de reduzir a colisão dos instrumentos.
É característica da invenção um portal de acesso único para videocirurgia que permite cirurgia torácica, umbilical, abdominal, joelho, lombar, vaginal e anal.
É característica da invenção um portal de acesso único para videocirurgia com superfície rígida e de formato cônico que afasta os tecidos, minimizando os danos à parede que os trocateres de ponta cortante causam. BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A figura 1 apresenta o portal de acesso único desprovido de vedante acoplado na extremidade proximal, sendo a figura 1A a vista em perspectiva e a figura 1B a vista lateral.
A figura 2 apresenta o corpo com o vedante intercambiável acoplado na extremidade proximal, sendo a figura 2A a vista em perspectiva, a figura 2B a vista lateral e a figura 2C a vista frontal.
As figuras 3A a 3F apresentam a representação do vedante com a disposição dos furos passantes para a passagem da ótica e das ío pinças, evidenciando as distintas configurações de diâmetros dos furos passantes e de posicionamento na superfície do dito vedante. DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
O portal de acesso único para videocirurgia, objeto da presente invenção, compreende um corpo de formato tronco-cônico (100) com is extremidade proximal (10) de maior medida de diâmetro em relação à extremidade distai (11), configurando uma área de gradativo aumento de diâmetro (101) da extremidade distai (11) até aproximadamente 3A da superfície do corpo de formato tronco-cônico (100), onde é disposta uma área chanfrada (102) seguida de um trecho de diâmetro 20 constante (103) e uma saia (104) que circunda a borda da abertura da extremidade proximal (10).
O formato tronco-cônico (100) do portal de acesso único minimiza os danos na parede do tecido por prover o afastamento no momento da inserção. A área de aumento gradual de diâmetro (101) provê pressão lateral na incisão, impedindo o deslocamento do portal (100).
O corpo de formato tronco-cônico (100) apresenta um canal interno (12) com abertura nas extremidades proximal (10) e distai (11).
Na área de gradativo aumento de diâmetro (101) são dispostos ressaltos anelares (1011) que garantem a preensão do portal (100) junto à parede do tecido.
Na abertura da extremidade proximal (10) é posicionado um vedante intercambiável (20), dita abertura proximal (10) provida de meios para acoplagem do vedante (20) através de engate rápido, rosca ou pressão.
A extremidade distai (11) do corpo tronco-cônico (100) apresenta corte em perfil inclinado senoidal (111) que aumenta o raio de deslocamento lateral da parte ativa das pinças, facilitando o trabalho ío cirúrgico na manipulação dos tecidos internos.
Na proximidade da extremidade proximal (10) é prevista uma válvula com uma primeira via (105) para insuflação de gás carbônico (CO2) e, opcionalmente, uma segunda via (106) para o escape do gás carbônico e de produtos da cauterização. is Preferentemente, o corpo de formato tronco-cônico (100) é de material permanente, tal como alumínio anodizado ou aço inoxidável, tornando o produto leve e de fácil fabricação.
O vedante intercambiável (20) compreende um corpo de igual formato da abertura proximal (10) com periferia dotada de uma saia 20 (21) que se sobrepõe à saia (104) disposta na borda da dita abertura proximal (10). Na superfície do vedante (20) são previstos pelo menos dois furos passantes (22), de mesmo diâmetro ou não, conforme o instrumental a ser utilizado, em ditos furos passantes (22) sendo introduzida a ótica em um furo passante específico (22) e pinças.
Opcionalmente, um elemento redutor (30) sob a forma de uma estrutura anelar com um furo passante central é encaixado no furo passante (22) de passagem dos instrumentais disposto no vedante (20) a fim de diminuir a medida de diâmetro, oportunizando a inserção de instrumental diverso sem a necessidade de intercâmbio do vedante (20).
O vedante intercambiável (20) pode ser de material elastomérico autoclavável ou descartável.

Claims (7)

1. PORTAL DE ACESSO ÚNICO PARA VIDEOCIRURGIA caracterizado por compreender: um corpo de formato tronco-cônico (100) com extremidade proximal (10) de maior medida de diâmetro em relação à extremidade distai (11), configurando uma área de gradativo aumento de diâmetro (101) da extremidade distai (11) até aproximadamente 3A da superfície do corpo de formato troncocônico (100) com superfície externa apresentando ressaltos anelares (1011), seguido de uma área chanfrada (102) seguida de um trecho de diâmetro constante (103) e uma saia (104) que circunda a borda da abertura da extremidade proximal (10), dito corpo de formato tronco-cônico (100) que apresenta um canal interno (12) com abertura nas extremidades proximal (10) e distai (11), apresentando extremidade distai (11) dotada de um corte em perfil inclinado senoidal (111) e extremidade proximal (10) com uma válvula com uma primeira via (105) para insuflação de gás carbônico (CO2); um vedante intercambiável (20) de igual formato e medida da abertura proximal (10), dito vedante provido de periferia com uma saia (21) que se sobrepõe à saia (104) disposta na borda da dita abertura proximal (10), com superfície apresentando pelo menos dois furos passantes (22).
2. PORTAL DE ACESSO ÚNICO PARA VIDEOCIRURGIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do corpo de formato tronco-cônico (100) ser preferentemente de material permanente.
3. PORTAL DE ACESSO ÚNICO PARA VIDEOCIRURGIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de opcionalmente a válvula apresentar uma segunda via (106) para o escape do gás carbônico e de produtos da cauterização.
4.PORTAL DE ACESSO ÚNICO PARA VIDEOCIRURGIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do vedante (20) poder ser acoplado na abertura proximal (10) mediante engate rápido, rosca ou pressão.
5.PORTAL DE ACESSO ÚNICO PARA VIDEOCIRURGIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato dos furos passantes (22) dispostos na superfície do vedante (20) apresentarem diâmetros iguais ou distintos.
6.PORTAL DE ACESSO ÚNICO PARA VIDEOCIRURGIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do vedante intercambiável (20) pode ser de material elastomérico autoclavável ou descartável.
7.PORTAL DE ACESSO ÚNICO PARA VIDEOCIRURGIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de opcionalmente os furos passantes (22) do vedante (20) permitirem o ncaixe de um elemento redutor (30) sob a forma de uma estrutura anelar com um furo passante central.
BR102012021227-7A 2012-08-24 2012-08-24 Portal de acesso único para videocirurgia BR102012021227B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012021227-7A BR102012021227B1 (pt) 2012-08-24 2012-08-24 Portal de acesso único para videocirurgia

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012021227-7A BR102012021227B1 (pt) 2012-08-24 2012-08-24 Portal de acesso único para videocirurgia

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012021227A2 true BR102012021227A2 (pt) 2014-10-21
BR102012021227B1 BR102012021227B1 (pt) 2021-09-28

Family

ID=51751668

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012021227-7A BR102012021227B1 (pt) 2012-08-24 2012-08-24 Portal de acesso único para videocirurgia

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012021227B1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2021092666A1 (pt) 2019-11-12 2021-05-20 Bhio Supply Indústria E Comércio De Equipamentos Médicos Ltda. Plataforma de aerossolização por ultrassom para aplicação de substâncias terapêuticas em cavidade corpóreas

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2021092666A1 (pt) 2019-11-12 2021-05-20 Bhio Supply Indústria E Comércio De Equipamentos Médicos Ltda. Plataforma de aerossolização por ultrassom para aplicação de substâncias terapêuticas em cavidade corpóreas

Also Published As

Publication number Publication date
BR102012021227B1 (pt) 2021-09-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2138106B1 (en) Multi lumen access port
US9421032B2 (en) Seal port with blood collector
US8795163B2 (en) Interlocking seal components
US10736658B2 (en) Tools and methods for vaginal access
US20130225932A1 (en) Multi-portion wound protector
US20110251463A1 (en) Bariatric foam port
EP2455027A2 (en) Portal assembly with adjustable height
US20130190573A1 (en) Wound protector including flexible and rigid liners
US9028403B2 (en) Access port having rollable proximal end
US9463007B2 (en) Adjustable height port including retention elements
US9526521B2 (en) Surgical access assembly and method of use therefor
US9486240B2 (en) Inflatable instrument for transanal minimal invasive surgery
KR20180068074A (ko) 복강경 수술용 복벽 견인장치
BR102012021227A2 (pt) Portal de acesso único para videocirurgia
US20210378703A1 (en) Surgical access device including adjustable cannula portion
RU146326U1 (ru) Троакар для единого лапароскопического доступа
BRPI0805192B1 (pt) Aperfeiçoamento em trocarte
JP2011078782A (ja) 外科用アクセスデバイスのための発泡体カラー

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B08E Application fees: payment of additional fee required [chapter 8.5 patent gazette]

Free format text: COMPLEMENTAR A RETRIBUICAO DA 4A ANUIDADE DE ACORDO COM A TABELA VIGENTE, REFERENTE A GUIA DE RECOLHIMENTO 221508871994.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/08/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.