BR102012020527A2 - Aperfeiçoamentos introduzidos em escova de tratamento estético capilar com unidade ultrassônica para nebulização de solução líquida - Google Patents

Aperfeiçoamentos introduzidos em escova de tratamento estético capilar com unidade ultrassônica para nebulização de solução líquida Download PDF

Info

Publication number
BR102012020527A2
BR102012020527A2 BR102012020527A BR102012020527A BR102012020527A2 BR 102012020527 A2 BR102012020527 A2 BR 102012020527A2 BR 102012020527 A BR102012020527 A BR 102012020527A BR 102012020527 A BR102012020527 A BR 102012020527A BR 102012020527 A2 BR102012020527 A2 BR 102012020527A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
brush
ultrasonic unit
reservoir
hair
base
Prior art date
Application number
BR102012020527A
Other languages
English (en)
Inventor
Roberto Luiz De Almeida Haushahn
Original Assignee
Roberto Luiz De Almeida Haushahn
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Roberto Luiz De Almeida Haushahn filed Critical Roberto Luiz De Almeida Haushahn
Priority to BR102012020527A priority Critical patent/BR102012020527A2/pt
Publication of BR102012020527A2 publication Critical patent/BR102012020527A2/pt

Links

Landscapes

  • Brushes (AREA)

Abstract

APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM ESCOVA DE TRATAMENTO ESTÉTICO CAPILAR COM UNIDADE ULTRASSÔNICA PARA NEBULIZAÇÃO DE SOLUÇÃO LÍQUIDA, do tipo queratina, vitamina e outros produtos líquidos destinados ao tratamento dos fios e embelezamento capilar, em particular, dita escova (1) é do tipo composta por corpo (2) formado por base (2A), cabo (2B) e múltiplas cerdas (CD); dita base (2A) e o cabo (2B) da escova (1) são ocos para a instalação dos dispositivos e/ou componentes que conformam o aparelho nebulizador (AP) e o reservatório (R) com solução líquida (SL); o aparelho nebulizador (AP) compreende uma unidade ultrassônica (US), uma chave liga/desliga (Ch) e cabos elétricos (Cb), que interligam a fonte de energia (AL) na forma de bateria, pilha ou outra à chave liga/desliga (Ch) e a unidade ultrassônica (US); dita unidade ultrassônica (US) contempla suporte (3) da mola (4) acionadora do bimetálico (Bm) e o cristal piezoelétrico (Pz), os quais são instalados de forma centralizada com pelo menos um bocal (Bi) alinhado, por sua vez, com pelo menos um orifício (Ai) aplicado face externa (2d') da parede (2d) na qual estão instaladas as cerdas (CD); dito(s) orifício(s) (Ai) é(sáo) praticado(s) para a vazão da nebulização da solução líquida (SL), contida no reservatório (R); dito reservatório (R) é acomodado em compartimento (CP) provido de tampa (T), previsto na parede superior (2c) da base (2A).

Description

I /8 "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM ESCOVA DE TRATAMENTO ESTÉTICO CAPILAR COM UNIDADE ULTRASSÔNICA PARA NEBULIZAÇÃO DE SOLUÇÃO LÍQUIDA".
CAMPO DE APLICAÇÃO A presente patente de invenção trata de
aperfeiçoamentos introduzidos em escova de tratamento estético capilar com unidade ultrassônica para nebulização de solução líquida do tipo queratina, vitamina e outros produtos líquidos destinados ao tratamento dos fios e embelezamento capilar onde, notadamente, dita 10 escova inclui características construtivas inovadoras que promovem melhoria no aerossol da solução líquida, permitindo a produção de uma névoa de micro partículas que penetram/aderem nos fios capilares, permitindo seu tratamento.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA Existem diversos fatores que contribuem para
a quebra e enfraquecimento dos fios capilares, tais como, aplicação de produtos inadequados, hábitos freqüentes de prender ou usar tranças, hábitos inadequados de pentear os cabelos, aplicação de processos químicos de tinturas, descoloração e alisamentos, contínuos processos 20 térmicos de escova modeladora, prancha e rolinho, além da poluição, incidência de raios ultravioletas, falta de umidade, etc.
Por outro lado, em contraponto, existem variados tratamentos para a recuperação capilar que agem diretamente nos fios obtendo uma recuperação imediata. A técnica de tratamento indicada varia de acordo com o dano apresentado pelo paciente.
A aplicação de algumas substâncias, também, auxilia num resultado ainda mais eficiente, tal como, a aplicação de queratina que consiste numa proteína fibrosa constituída de quinze aminoácidos, a qual tem a função de envolver o fio capilar com uma película, tornando-o mais resistente e com mais elasticidade.
Dentre os tratamentos existentes para aplicação da substância é previsto um spray de queratina que 5 proporciona a aplicação direta da solução sobre as superfícies dos fios capilares. Porém, o aerossol, obtido por meio do spray, forma gotas volumosas e, conseqüente, o depósito demasiado do veículo de condução da queratina - a água - sobre os fios dificultando, assim, penetração da mencionada queratina sobre a fibra capilar, além de ío provocar o condicionamento excessivo da fibra capilar, deixando a sensação de dureza nos fios.
Outro processo existente consiste na nanoqueratinização que se trata de um processo capilar que introduz nanomoléculas de queratina na porção interna de fissuras ou falhas 15 dos fios de cabelo. Este processo é realizado com auxilio de um aparelho elétrico onde é previsto um reservatório para a solução de queratina, o qual prevê conexão com uma mangueira condutora cuja porção extrema oposta é conectada numa escova que, por sua vez, libera a queratina em forma de vapor, sendo que a finalização do 20 tratamento é realizada com prancha alisadora de cerâmica.
Apesar do aparelho elétrico promover o desenvolvimento de pequenas gotículas de solução líquida de queratina, ditas partículas, ainda, apresentam porção globulosa avantajada para a penetração adequada nos fios capilares, 25 promovendo a ineficácia do tratamento capilar, além do custo deste aparelho ser, para alguns profissionais, de custo elevado.
Outro inconveniente reside no fato da mangueira de conexão da escova com o aparelho elétrico prejudicar a mobilidade do operador durante a aplicação da solução líquida no paciente restringindo as áreas tratadas.
A requerente, tradicional empresa voltada ao desenvolvimento de aparelhos eletro-médicos e para tratamento capilar, é depositante do documento de n°. PI 0500926-0 que trata de aparelho ultrassônico para aplicação, por pulverização, de queratina e outros produtos para tratamento capilar. Este aparelho elétrico, especialmente desenvolvido para aplicação de queratina e outros produtos, opera por cavitação ultrassônica a partir de cristal ou ío cerâmica piezo elétrico, passível de transformar a solução de queratina disposta no recipiente em névoa de micro partículas distribuídas pelos fios de cabelos através de escova ventilada adaptada. Este aparelho da requerente, apesar de alcançar excelentes resultados no tratamento capilar, apresentou-se de grande porte para o manuseio do profissional, uma vez que trata de um aparelho provido de mangueira e aplicador.
ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA
Em pesquisa realizada em banco de dados especializados foram encontrados documentos referentes a 20 dispositivos aplicadores de soluções Iiquidas e pastosas para tratamento estético capilar, tal como, o documento de n°. PI 9201675- 8 que trata de aplicador irrigador de produtos para os cabelos e couro cabeludo e compreende um corpo em forma de pente ou escova onde estão contidos canais de irrigação ligados entre si e uma bomba 25 separada ou não do corpo, bomba esta que conterá o produto que será irrigado no corpo por injeção, que poderá ser feita por simples espremer da bomba ou outro modo qualquer visto que o corpo será hermeticamente fechado pela tampa contida no orifício de acesso a bomba. Outro documento de n°. PI 1000213-8 trata de pente-escova aplicador de produtos líquidos e cremosos para os cabelos, sendo que esta escova alongada na horizontal é compreendida por um cabo curvilíneo reto dotado em sua parte central de uma câmara ovalada confeccionada em material maleável, por um reservatório para produtos líquidos e cremosos, estando ambos vedados por parede superior, tendo seu abastecimento através do botão, e que uma vez inserido no reservatório o produto é impulsionado pela pressão da câmara, sendo orientado para o suporte, acomodando-se no desnível do vão, onde empurrado pela pressão do ar escoa-se pelos orifícios, após atravessar-lhes atinge os dentes do pente onde conjuntamente com o ar resultará no produto e permitirá a aplicação com um só objeto do produto nos fios dos cabelos sem contato manual direto com o produto.
Outro documento de n°. PI 9704008-8 trata de escova para tratamento de cabelos e/ou do couro cabeludo, em que o líquido de tratamento é aplicado a partir de um reservatório, através de cerdas ocas que ficam em ligação com o reservatório.
BREVE DESCRIÇÃO DO INVENTO
Visando solucionar os referidos inconvenientes e pensando em proporcionar melhorias no tratamento capilar, a requerente desenvolveu aperfeiçoamentos introduzidos em escova de tratamento estético capilar com unidade ultrassônica para nebulização de solução líquida.
Mencionada escova é do tipo composta por uma base e cabo, ambos, ocos para a instalação dos dispositivos e/ou componentes que conformam a escova com nebulizador de solução de água com produto de tratamento, por exemplo queratina, sendo que, para tanto, nas partes ocas da escova é arranjada uma unidade ultrassônica, uma chave liga/desliga e orifícios para a vazão da nebulização promovida pela unidade ultrassônica, a porção da escova, onde estão distribuídas as cerdas.
A unidade ultrassônica, a título de melhor 5 entendimento, compreende um suporte que comporta uma mola acionadora do bimetálico e o cristal piezoelétrico, os quais são instalados de forma centralizada com o bocal de saída do reservatório da solução liquida, de forma a promover a quebra das partículas, transformando a solução em micropartículas que, facilmente, serão ío inseridas na fibra capilar.
Dito reservatório é acomodado num compartimento provido de tampa previsto na base da escova, sendo que a parede oposta ao compartimento contempla as múltiplas cerdas e a abertura de vazão da névoa das micropartículas.
O cabo da escova prevê recorte para a
instalação da chave liga/desliga e configura outro compartimento para a montagem do armazenador de energia, tal como, bateria recarregável, pilha, etc.
Assim, quando a chave é acionada inicia-se o processo de quebra das partículas que serão direcionadas às superfícies dos fios capilares através da escova, promovendo o tratamento capilar.
A principal vantagem reside no fato da junção da facilidade de manipulação da escova com a unidade ultrassônica 25 produtora de micropartículas facilitar o processo de tratamento capilar de forma que as micropartículas são inseridas nas falhas e fissuras dos fios onde as hidratações tradicionais não alcançam reconstruindo os fios e devolvendo vitaminas e proteínas aos cabelos. Outra vantagem reside no fato do alimentador de energia inserido na escova promover a portabilidade e facilitar o manuseio e armazenamento.
Adicionalmente, há a vantagem de que a escova, tal como definida, permite ser utilizada por qualquer pessoa, não havendo necessidade de ser um profissional do ramo da cosmética.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A complementar a presente descrição de ío modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou seu funcionamento:
As figuras 1 e 2 revelam vistas em perspectiva
explodida inferior e superior dos elementos que constituem a escova;
A figura 3 mostra uma vista em perspectiva
montada;
A figura 4 representa uma vista inferior; e A figura 5 ilustra um corte longitudinal
indicado na figura anterior.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Com referências aos desenhos, a presente invenção se refere a "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM 25 ESCOVA DE TRATAMENTO ESTÉTICO CAPILAR COM UNIDADE ULTRASSÔNICA PARA NEBULIZAÇÃO DE SOLUÇÃO LÍQUIDA" do tipo queratina, vitamina e outros produtos líquidos destinados ao tratamento dos fios e embelezamento capilar, em particular, dita escova (1) é do tipo composta por corpo (2) formado por base (2A), cabo (2B) e múltiplas cerdas (CD).
Segundo a presente invenção, a base (2A) e o cabo (2B) da escova (1) são ocos para a instalação dos dispositivos e/ou componentes que conformam o aparelho nebulizador (AP) e o reservatório (R) com solução líquida (SL) para o tratamento capilar, por exemplo, solução de água com queratina.
O aparelho nebulizador (AP) compreende uma unidade ultrassônica (US), uma chave liga/desliga (Ch) e cabos elétricos (Cb), que interligam a fonte de energia (AL) na forma de ío bateria, pilha ou outra à chave liga/desliga (Ch) e a unidade ultrassônica (US).
Numa opção construtiva, a unidade ultrassônica (US) contempla suporte (3) da mola (4) acionadora do bimetálico (Bm) e o cristal piezoelétrico (Pz), os quais são instalados 15 de forma centralizada com pelo menos um bocal (BI) alinhado, por sua vez, com pelo menos um orifício (Al) aplicado face externa (2d') da parede (2d) na qual estão instaladas as cerdas (CD); dito(s) orifício(s) (Al) é(são) praticado(s) para a vazão da nebulização da solução líquida (SL), contida no reservatório (R).
Dito reservatório (R) é acomodado em
compartimento (CP) provido de tampa (T), previsto na parede superior (2c) da base (2A).
Numa versão construtiva preferencial, dita base (2A) apresenta formato ovalado cuja parede superior (2c) apresenta-se ligeiramente arqueada, enquanto que a parede oposta (2d) é abaulada, a qual é contornada por gola periférica (2e).
No centro da parede superior (2c) é previsto rebaixo retangular (2f) de onde se desenvolve parede (2g) com pouca altura configurando o compartimento (CP), sendo que na porção central do rebaixo (2f) é praticado um orifício (2h) que configura o bocal de saída (BI) do reservatório (R).
Já o cabo (2B) apresenta abertura (A2) onde é instalado batoque (5) que inclui suporte interno (5a) para a montagem da fonte de energia (AL), tais como, bateria recarregável, pilha, etc.
Estando a fonte de energia (AL) e o reservatório (R) abastecidos, basta acionar a chave (Ch) para que se inicie o processo de quebra das partículas da solução líquida (SL), partículas que são direcionadas, através do cristal (Pz) e orifício (Al) ío para a região das cerdas (CD) e, consequentemente, para os fios capilares, promovendo o tratamento capilar.
É certo que quando o presente invento for colocado em pratica, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique 15 afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada teve a finalidade de não limitação.

Claims (3)

1. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM ESCOVA DE TRATAMENTO ESTÉTICO CAPILAR COM UNIDADE ULTRASSÔNICA PARA NEBULIZAÇÃO DE SOLUÇÃO LÍQUIDA", do tipo queratina, vitamina e outros produtos líquidos destinados ao tratamento dos fios e embelezamento capilar, em particular, dita escova (1) é do tipo composta por corpo (2) formado por base (2A), cabo (2B) e múltiplas cerdas (CD); caracterizado pelo fato da base (2A) e o cabo (2B) da escova (1) serem ocos para a instalação dos dispositivos e/ou componentes que conformam o aparelho nebulizador (AP) e o reservatório (R) com solução líquida (SL); o aparelho nebulizador (AP) compreende uma unidade ultrassônica (US), uma chave liga/desliga (Ch) e cabos elétricos (Cb), que interligam a fonte de energia (AL) na forma de bateria, pilha ou outra à chave liga/desliga (Ch) e a unidade ultrassônica (US); dita unidade ultrassônica (US) contempla suporte (3) da mola (4) acionadora do bimetálico (Bm) e o cristal piezoelétrico (Pz), os quais são instalados de forma centralizada com pelo menos um bocal (BI) alinhado, por sua vez, com pelo menos um orifício (Al) aplicado face externa (2d') da parede (2d) na qual estão instaladas as cerdas (CD); dito(s) orifício(s) (Al) é(são) praticado(s) para a vazão da nebulização da solução líquida (SL), contida no reservatório (R); dito reservatório (R) é acomodado em compartimento (CP) provido de tampa (T), previsto na parede superior (2c) da base (2A).
2. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM ESCOVA DE TRATAMENTO ESTÉTICO CAPILAR COM UNIDADE ULTRASSÔNICA PARA NEBULIZAÇÃO DE SOLUÇÃO LÍQUIDA", de acordo com a reivindicação anterior e numa versão construtiva preferencial, caracterizado pelo fato da base (2A) apresentar formato ovalado cuja parede superior (2c) apresenta-se ligeiramente arqueada, enquanto que a parede oposta (2d) é abaulada, a qual é contornada por gola periférica (2e); no centro da parede superior (2c) é previsto rebaixo retangular (2f) de onde se desenvolve parede (2g) com pouca altura configurando o compartimento (CP), sendo que na porção central do rebaixo (2f) é praticado um orifício (2h) que configura o bocal de saída (BI) do reservatório (R).
3. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM ESCOVA DE TRATAMENTO ESTÉTICO CAPILAR COM UNIDADE ULTRASSÔNICA PARA NEBULIZAÇÃO DE SOLUÇÃO LÍQUIDA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do cabo (2B) apresentar abertura (A2) onde é instalado batoque (5) que inclui suporte interno (5a) para a montagem da fonte de energia (AL), tais como, bateria recarregável, pilha, etc.
BR102012020527A 2012-08-16 2012-08-16 Aperfeiçoamentos introduzidos em escova de tratamento estético capilar com unidade ultrassônica para nebulização de solução líquida BR102012020527A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012020527A BR102012020527A2 (pt) 2012-08-16 2012-08-16 Aperfeiçoamentos introduzidos em escova de tratamento estético capilar com unidade ultrassônica para nebulização de solução líquida

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012020527A BR102012020527A2 (pt) 2012-08-16 2012-08-16 Aperfeiçoamentos introduzidos em escova de tratamento estético capilar com unidade ultrassônica para nebulização de solução líquida

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012020527A2 true BR102012020527A2 (pt) 2014-10-07

Family

ID=51660136

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012020527A BR102012020527A2 (pt) 2012-08-16 2012-08-16 Aperfeiçoamentos introduzidos em escova de tratamento estético capilar com unidade ultrassônica para nebulização de solução líquida

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012020527A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN101061986B (zh) 头发的保养装置
KR101384008B1 (ko) 피부미용 복합 기능을 갖는 스킨 케어
KR101311142B1 (ko) 초음파 미용기기
KR20080100795A (ko) 마이크로니들 롤러구조체
KR102242828B1 (ko) 전류의 도움으로 사람의 케라틴 물질을 처리하기 위한 디바이스
JP4739698B2 (ja) マッサージ器具
KR102208845B1 (ko) 전류의 도움으로, 인간 케라틴 물질을 처리하기 위한 디바이스
KR100873221B1 (ko) 마이크로니들 롤러구조체
KR20130004722U (ko) 휴대용 피부관리기
KR101649602B1 (ko) 휴대용 피지제거기
KR20140004279U (ko) 스팀 맛사지 장치
TWM424059U (en) Conductive membrane
KR101049287B1 (ko) 피부 마사지기
BR102012020527A2 (pt) Aperfeiçoamentos introduzidos em escova de tratamento estético capilar com unidade ultrassônica para nebulização de solução líquida
JP5801778B2 (ja) パーマネントウェーブ施術方法
KR200467161Y1 (ko) 모발 또는 두피 관리용 갈바닉 기기
WO2023062560A1 (en) Hair misting apparatus
CN113712365A (zh) 一种具有可雾化护发精油的电热梳
KR101769700B1 (ko) 두피 및 모발 종합 관리장치
CN215837552U (zh) 一种具有可雾化护发精油的电热梳
JP3121467U (ja) ヘアブラシ構造
CN213789654U (zh) 美容按摩棒
KR20110008957A (ko) 모발/피부관리용 모발관리세트
KR101841147B1 (ko) 모발 영양약물 공급가능한 헤어 석션 마사지용 석션컵
KR102257286B1 (ko) 손톱 클리닝 어셈블리

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: A45D 24/22

Ipc: A45D 24/22 (2006.01), A45D 24/00 (2006.01), A46B 1

B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements