BR102012015859A2 - Aperfeiçoamentos em irrigação - Google Patents

Aperfeiçoamentos em irrigação Download PDF

Info

Publication number
BR102012015859A2
BR102012015859A2 BRBR102012015859-0A BR102012015859A BR102012015859A2 BR 102012015859 A2 BR102012015859 A2 BR 102012015859A2 BR 102012015859 A BR102012015859 A BR 102012015859A BR 102012015859 A2 BR102012015859 A2 BR 102012015859A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
base
sprinkler
fluid
sprinkler head
width
Prior art date
Application number
BRBR102012015859-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Anthony Atwool
Jonathan Gray
Original Assignee
Rx Plastics Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rx Plastics Ltd filed Critical Rx Plastics Ltd
Publication of BR102012015859A2 publication Critical patent/BR102012015859A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B05SPRAYING OR ATOMISING IN GENERAL; APPLYING FLUENT MATERIALS TO SURFACES, IN GENERAL
    • B05BSPRAYING APPARATUS; ATOMISING APPARATUS; NOZZLES
    • B05B15/00Details of spraying plant or spraying apparatus not otherwise provided for; Accessories
    • B05B15/70Arrangements for moving spray heads automatically to or from the working position
    • B05B15/72Arrangements for moving spray heads automatically to or from the working position using hydraulic or pneumatic means
    • B05B15/74Arrangements for moving spray heads automatically to or from the working position using hydraulic or pneumatic means driven by the discharged fluid
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B05SPRAYING OR ATOMISING IN GENERAL; APPLYING FLUENT MATERIALS TO SURFACES, IN GENERAL
    • B05BSPRAYING APPARATUS; ATOMISING APPARATUS; NOZZLES
    • B05B15/00Details of spraying plant or spraying apparatus not otherwise provided for; Accessories
    • B05B15/60Arrangements for mounting, supporting or holding spraying apparatus
    • B05B15/62Arrangements for supporting spraying apparatus, e.g. suction cups
    • B05B15/625Arrangements for supporting spraying apparatus, e.g. suction cups designed to be placed on the ground

Landscapes

  • Nozzles (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Details Or Accessories Of Spraying Plant Or Apparatus (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Seal Device For Vehicle (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Abstract

APERFEIÇOAMENTOS EM IRRIGAÇÃO A presente invenção refere-se a um aparelho aspersor que compreende uma cabeça de aspersor; um tubo vertical que está em comunicação de fluido com uma entrada de fluido e a cabeça de aspersor; uma base para apoiar e manter a cabeça de aspersor em uma posição vertical quando a base está em contato com o solo ou outra superfície; e em que o tubo vertical se estende substancialmente verticalmente da base por uma distância de pelo menos duas vezes a largura da base, a base compreende pelo menos uma parede lateral periférica curva ou bordas voltadas para cima que se estendem de uma superfície geralmente planar para formar um aro e a base é configurada para permitir que o aparelho seja puxado pelo solo.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APERFEIÇOAMENTOS EM IRRIGAÇÃO".
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a melhorias em irrigação. Em particular, a invenção se refere a um aparelho de aspersão para distribuir um líquido, tal como efluente, água, fertilizante líquido ou similares, para uso comercial em áreas de pequena ou grande escala de terras de horticultura. ANTECEDENTES DA TÉCNICA
Em horticultura, dada a altura de muitas plantas de colheita, os sistemas de irrigação tendem a ser:
Sistemas in situ que são fixos no lugar, por exemplo, tubos enterrados ou sistemas chumbados usados em estufas;
Sistemas de alta pressão usando jatos de água de longo alcance;
Irrigadores de pivôs onerosos que novamente tendem a sofrer
por serem difíceis de transportar entre os campos em uma base regular.
Existe, portanto, na horticultura, uma real necessidade de um sistema de irrigação móvel que pode operar em baixa pressão, tal como a pressão da rede de distribuição, que possa espalhar fluido sobre plantas de colheita situadas a uma ou mais plantas afastadas do aspersor.
Tais sistemas são ou fixos no lugar ou requerem uma grande quantidade de trabalho, veículos grandes ou outro equipamento a fim de mover o sistema de um recinto para outro, ou para outra parte no mesmo recinto.
Esta falta de portabilidade, juntamente com os custos de instala
ção inicial, contribui para um maior custo de capital para o usuário.
Estes sistemas de irrigação grandes também têm ainda a desvantagem de serem difíceis de manobrar para a posição requerida na terra de horticultura, tal como pomares, onde o movimento é restrito pelas árvores.
Além disso, estes sistemas de irrigação grandes também operam sob alta pressão que facilmente pode danificar a vegetação das árvores. Portanto, pequenos sistemas de irrigação acima do soío com cabeças de aspersor de baixo volume, baixa pressão são também conhecidos que fornecem portabilidade aperfeiçoada. Por exemplo, a Patente da Nova Zelândia 510282 revela um aparelho aspersor que compreende um 5 alojamento para substancialmente proteger de dano uma unidade de aspersor montada no alojamento, embora ao mesmo tempo permita que pelo menos uma porção da cabeça de aspersor sobressaia acima de peio menos parte da borda superior do alojamento. Este tipo de aparelho aspersor é comumente usado na agricultura para animais de criação, tal como ovelhas, 10 gado, cabras ou veado e permite que os animais continuem a pastar em um recinto que foi irrigado usando este tipo de sistema aspersor de baixa pressão. Portanto, o alojamento de aspersor fornece alguma forma de proteção para proteger a unidade de aspersor de danos.
A Patente da Nova Zelândia 532441 descreve outro aparelho 15 aspersor de baixa pressão que inclui um alojamento e um suporte. O suporte se estende de um lado da porção de parede do alojamento, acima e sobre quaisquer peças móveis do aspersor e para baixo para o lado oposto da porção de parede do alojamento. A finalidade do suporte é ainda prevenir dano da unidade de aspersor por animais que podem inadvertidamente chu20 tar ou pisar o aparelho aspersor.
No entanto, uma desvantagem do aparelho aspersor acima é que a cabeça de aspersor é montada baixa e substancialmente dentro do alojamento do aparelho aspersor para proteção. Este tipo de configuração, embora forneça proteção contra animais, é particularmente inadequado para 25 uso em situações de horticultura. Isto porque o aspersor está localizado muito baixo em relação à altura da maioria das plantas de colheita para distribuir fluido de forma eficaz. Como o fluido só tende a atingir plantas diretamente adjacentes ao aspersor, afetando o alcance do aspersor e como resultado não regando plantas vizinhas que têm plantas entre elas e um aspersor. 30 Quando, por exemplo, o aspersor precisa distribuir água às copas ou partes superiores de arbustos que precisam ser irrigados.
Como a cabeça de aspersor é montada baixa, ela não é capaz de distribuir fluido suficientemente distante para fornecer a irrigação necessária para a camada de copa das árvores, vinhas ou topos de outras plantas de colheita.
Um objetivo da presente invenção é fornecer um aparelho aspersor que supere as desvantagens dos aparelhos de irrigação descritos acima.
É outro objetivo da presente invenção pelo menos fornecer ao público uma escolha útil.
Todas as referências, incluindo quaisquer patentes ou pedidos 10 de patente citados neste relatório são por meio deste incorporados por referência. Nenhuma admissão é feita de que qualquer referência constitui técnica anterior. A discussão das referências declara o que seus autores afirmam e as requerentes se reservam o direito de contestar a exatidão e a pertinência dos documentos citados. Será claramente entendido que, embora um 15 número de publicações da técnica anterior seja citado aqui, esta referência não constitui uma admissão que qualquer um desses documentos faz parte do conhecimento geral comum na técnica, na Nova Zelândia ou em qualquer outro país.
Ao longo deste relatório, a palavra "compreende", ou variações das mesmas como "compreendem" ou "compreender", será entendida como implicando a inclusão de um elemento estabelecido, inteiro ou etapa, ou grupo de elementos inteiros ou etapas, mas não a exclusão de qualquer outro elemento, inteiro ou etapa, ou grupo de elementos, inteiros ou etapas.
Outros aspectos e vantagens da presente invenção serão aparentes a partir da seguinte descrição que é apresentada somente por meio de exemplo.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção é fornecido um aparelho aspersor que compreende:
· uma cabeça de aspersor;
• um tubo vertical que está em comunicação de fluido com uma entrada de fluido e a cabeça do aspersor; • uma base para apoiar e manter a cabeça de aspersor em uma posição vertical quando a base está em contato com o solo ou outra superfície; e
em que o tubo vertical se estende substancialmente verticalmente da base a uma distância pelo menos duas vezes a largura da base e a base está configurada para permitir que o aparelho seja puxado sobre o so
lo.
De preferência, o tubo vertical se estende substancialmente verticalmente da base não mais que cinco vezes a largura da base.
Em modalidades alternativas, o tubo vertical pode ser telescópi
co e em uso se estende substancialmente verticalmente da base pelo menos duas vezes a largura da base, mas não mais de cinco vezes a largura da base.
O termo "largura" conforme usado aqui se refere a uma direção
lateral com relação ao eixo longitudinal da(s) linha(s) de fluido fornecendo fluido ao aparelho aspersor.
Preferencialmente, a base pode compreender pelo menos uma parede lateral periférica curva ou borda voltada para cima se estendendo de uma superfície geralmente planar para formar um aro.
A base pode ser configurada em uma variedade de maneiras di
ferentes para permitir que o aparelho rode sobre uma superfície de solo com buracos e semelhantes quando em uso ou sendo transportado. Por exemplo, a base pode incluir bordas periféricas arredondadas para lidar com buracos e superfícies de terreno irregulares.
De preferência, um elemento ou estrutura de apoio pode engatar
no aro para apoiar o tubo vertical.
De preferência, a largura da base pode ser dimensionada para fornecer uma plataforma estável para manter a cabeça de aspersor e o tubo vertical em uma posição vertical quando o aspersor está distribuindo fluido.
Mais preferencialmente, a largura da base pode ser dimensiona
da para estar na faixa de 360 mm e 550 mm.
Em modalidades alternativas, uma porção de recipiente da base, opcionalmente, pode ser preenchida com água para fornecer peso e estabilidade adicional para manter a cabeça de aspersor e o tubo vertical em uma posição vertical quando a cabeça de aspersor está distribuindo o fluido.
Em modalidades alternativas, a base pode estar na forma de peIo menos um tubo.
De preferência, o aparelho aspersor pode ser configurado para receber de forma liberável pelo menos um conduto (linha de fluido) e fornecer uma conexão de fluido do pelo menos um conduto para o tubo vertical e a cabeça de aspersor com fluido para irrigação.
Em geral a(s) linha(s) de fluido se conectam ao aparelho em um
ponto que está ao longo de um eixo bilateral da base.
Preferencialmente, a base pode estar na forma de uma taça com uma base plana no interior de uma parede circular.
Preferencialmente, a(s) porção(ões) de base e de parede podem ser de plástico ou substancialmente de plástico.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, é fornecido um sistema de irrigação que inclui, pelo menos, dois aparelhos aspersores substancialmente conforme descrito acima em uma cadeia.
De preferência, o sistema de irrigação compreende:
· pelo menos dois aparelhos aspersores substancialmente con
forme descrito acima em uma cadeia; e
• uma pluralidade de condutos de fluido,
• em que cada um dos ditos aparelhos de aspersor está configurado para ser conectado de forma liberável a:
· pelo menos dois condutos de fluidos; ou
• pelo menos um conduto de fluido e uma tampa;
de modo a criar, pelo menos, dois aspersores, ou uma linha de aspersores conectada por um ou mais condutos de fluidos, que qualquer número de aparelhos aspersores pode ser adicionado à mesma ou removido da mesma dependendo dos requisitos da área a ser irrigada.
Ao termo "efluente" deve ser conferido seu significado padrão na técnica e inclui uma faixa de produtos de resíduos incluindo água residual, esgoto, efluentes de laticínios e outros tipos de efluentes industriais. O termo inclui também efluente com matéria particulada mínima (tal como produzida quando é utilizado um sistema de filtração) em efluente substancialmente bruto contendo matéria particulada maior.
O termo "fluido" deve ser entendido como significando qualquer
substância capaz de fluir. Deve ser claro a um especialista na técnica que este termo não tem a intenção de ser Iimitante e o aparelho aspersor pode ser usado para distribuir uma faixa de fluidos, tais como água para fins de irrigação padrão, fertilizantes líquidos, efluente ou qualquer outro fluido que requeira distribuição para uma grande área, tal como pomares.
O termo "tubo vertical" conforme usado ao longo do relatório deve ser considerado como significando um tubo vertical ou equivalente usado para estender a altura da cabeça de aspersor de um aparelho aspersor em relação a uma base.
BREVE DESCRfCÁO DOS DESENHOS
Outros aspectos da presente invenção se tornarão aparentes a partir da seguinte descrição que é apresentada somente por meio de exemplo e com referência aos desenhos que acompanham, nos quais:
a figura 1 é uma vista de perspectiva do aparelho aspersor em uma modalidade preferencial da invenção presente;
a figura 2 é uma vista em seção transversal da modalidade preferencia! conforme mostrado na figura 1;
a figura 3 mostra uma vista plana da modalidade preferencial conforme mostrado na figura 1;
a figura 4 mostra uma vista lateral da modalidade preferencial
conforme mostrado na figura 1;
a figura 5 mostra uma vista plana mostrando um posicionamento exemplar de uma pluralidade de aparelhos aspersores conforme mostrado na figura 1, ligados em série como parte de um sistema de irrigação; e a figura 6 mostra uma vista lateral da modalidade preferencial
conforme mostrado na figura 5.
MELHORES MODOS PARA CONDUZIR A INVENÇÃO Com referência à figura 1, o aparelho aspersor (1) tem uma base engatando no solo (2) com uma parede lateral periférica curva (3), a parede lateral (3) sendo arqueada na seção transversal e fixa à base (2) se estendendo até um aro (4). A base (2) e a parede lateral (3) são formadas integralmente por uma técnica de moldagem bem conhecida técnica na forma de uma "taça". A parede lateral (3) está adaptada para receber pelo menos uma abertura de entrada/conduto (5) e pelo menos uma abertura de saída/conduto (6). Os condutos (5 e 6) podem incluir conectores liberáveis (não mostrados) e são de uma variedade de conector padrão capaz de ligar dois ou mais canais juntos. Há inúmeros outros tipos de conectores conhecidos na técnica que seriam adequados para esta finalidade. Também deve ser apreciado que outras configurações de ligação são possíveis. Por exemplo, uma única mangueira ou conduto que se liga a uma pluralidade de aparelhos aspersores (1) que também age como a linha de fornecimento de fluido pode concebivelmente ser usada com esta invenção.
Fazendo referência à figura 2, alojados no interior da base (2) e da parede lateral (3) ou "taça" estão ainda os componentes de irrigação, tal como um tubo vertical (7) com um eixo rosqueado externamente e porca (9). O tubo vertical (7) está ligado aos condutos (5 e 6) com uma ligação de sela (8).
Como mostrado nas figuras 1 e 2, uma porca adicional (10A) está posicionada no tubo vertical (7) onde um meio de suporte (11) está posicionado na forma de dois anéis anulares (12A e B) e três elementos alongados de perna (13) (melhor visualizado na vista plana da figura 3). O anel 25 anular interior (12A) é retido por um encaixe de pressão na porca (10A) e é unido ao anel anular exterior (12B) pelos elementos alongados da perna (13) que se estendem do anel anular interior (12A) e são fixamente retidos no aro (4).
Os meios de suporte (11) reduzem o movimento lateral do tubo vertical (7) e um tubo vertical (14) que se estende dos mesmos. O tubo vertical (14) é conectado de modo liberável ao tubo vertical (7) por porcas roscadas (10A e B) enroscadas no eixo roscado do tubo vertical (7). Uma cabeça de aspersor (15) está ligada ao topo do tubo vertical (14) de forma conhecida. A cabeça de aspersor (15) e o tubo vertical (14) estão em comunicação de fluido com os canais (5) e (6) para fornecer irrigação em uma área circundante ao aparelho aspersor (1).
5 A cabeça de aspersor (15) pode ser de qualquer tipo conhecido
e selecionada para ser consistente com a pressão e o volume de água sendo fornecidos. A cabeça de aspersor (15) é geralmente do tipo de autorrotação que pode fornecer água em um círculo de 360° durante um período de tempo. Opcionalmente, cada cabeça de aspersor (15) é selecionada como uma cabeça de baixo volume e baixa pressão (15).
Embora a modalidade acima tenha sido descrita com referência a um único tipo de cabeça de aspersor de água ou efluente que é de autorrotação, será apreciado que essa cabeça poderia ser em número plural, por exemplo, uma pluralidade de cabeças de aspersor que funcionam juntas no 15 mesmo tubo vertical. Tais cabeças podem ser estacionárias, ou ter um arco limitado de autorrotação. No entanto, para os fins deste relatório, toda essa variedade e disposição de aspersores é englobada pela terminologia "cabeça de aspersor".
O tubo vertical (14) é um tubo oco fabricado em alumínio ou 20 plástico e uma finalidade é estender a altura da cabeça de aspersor (15) em relação a uma superfície do solo. Uma vantagem do tubo vertical (14) é que este permite que a cabeça de aspersor (15) distribua a água de irrigação suficiente para a parte superior ou camada de copa de arbustos, árvores e outros, tal como vegetação, em uma aplicação de horticultura. O requerente 25 descobriu que, para alcançar esta vantagem o tubo vertical (14) está dimensionado para ser pelo menos o dobro da largura da base (3). Por exemplo, a figura 4 mostra o aparelho aspersor (1) com uma base (2) que tem uma largura de 550 mm. Por conseguinte, um correspondente tubo vertical (14) é dimensionado com um comprimento de pelo menos 1100 mm.
Outras modalidades previstas incluem um aparelho aspersor (1)
com uma largura de base de 360 mm e correspondente tubo vertical (14) com um comprimento de pelo menos 720 mm. Esta modalidade alternativamente dimensionada é projetada para a irrigação de pequenas árvores e arbustos.
Também deve ser apreciado que em outras modalidades alternativas o tubo vertical (14) pode ser telescópico para permitir alterações de comprimento, dependendo da aplicação.
Como seria evidente para um usuário, um aparelho aspersor (1) tal como os descritos acima que cai durante uso ou que tenha sido atingido em sua posição preferida na posição vertical não gerará irrigação ideal. O requerente descobriu que, para manter o aparelho aspersor (1) em uma po10 sição vertical com uma estabilidade suficiente, o tubo vertical (14) pode se estender não mais do que 5 vezes a largura da base (2).
Prevê-se que, quando o aparelho aspersor (1) está ligado e a água flui através dos canais/tubulação entre a base (2), será fornecida estabilidade quando a cabeça de aspersor (15) estiver distribuindo fluido. Além disso, a base (2) e/ou a tubulação é cheia com água, opcionalmente, para aumentar o peso e, por conseguinte, a estabilidade do aparelho aspersor (1).
Em uma modalidade alternativa, a base pode ser de modo concebível na forma de pelo menos um tubo. Por exemplo, a base pode compreender um tubo de plástico que está posicionado horizontalmente em uma superfície de solo com aberturas de entrada/saída e uma abertura adicional da qual um tubo vertical se estende verticalmente da mesma.
Em utilização, o aparelho aspersor (1) é colocado acima do solo em um campo, pomar ou outra área a ser irrigada com fertilizante líquido, efluente ou semelhante. O aparelho aspersor (1) está ligado a uma linha de 25 fornecimento de fluido (100) através do conduto de entrada (5) para um sistema de irrigação (não mostrado) para a distribuição de efluente de uma forma conhecida.
A figura 5 mostra um exemplo de muitas configurações possíveis do sistema de irrigação quando se utiliza o aparelho aspersor da presente invenção. Nesta configuração, um aparelho aspersor (1A) compreende um conduto de entrada (5) e um conduto de saída (6) para ligar o aparelho aspersor subsequente (1B, C, D e E) em uma série ou cadeia/linha. Em tal configuração o aparelho aspersor terminal (1E) incluiria uma tampa (não representada) para manter a pressão dentro do sistema de irrigação. A figura 6 mostra uma vista lateral da mesma configuração que a figura 5. O aparelho aspersor pode ser colocado em qualquer configuração desejada pelo usuário 5 ao conectar e desconectar os conectores liberáveis (não mostrado) que permitem facilmente a formação de diferentes configurações. Este tipo de sistema pode ser movido de um local para outro por um ATV ou outro veículo de fazenda. Por exemplo, uma cadeia ou linha de aparelhos aspersores conectados pode ser puxada pelo solo até o local desejado com os suportes 10 de aspersores (14) e a cabeça aspersor (15) estando salientes e elevados das bases (2) in situ ou desconectados da base (2).
Vantagens
Há muitas vantagens associadas com a presente invenção, que podem incluir:
· O sistema aspersor pode ser facilmente movido diariamente de
um campo a outro ou dentro de um campo no curso do dia de modo que o campo inteiro seja irrigado.
• O tubo vertical estendido permite suficiente irrigação da parte superior ou camada de copa das árvores, videiras ou outras plantas de co
Iheita em uma aplicação de horticultura.
• O tubo vertical estendido pode ser opcionalmente e facilmente retirado para facilitar o transporte ou o intercâmbio de diferentes comprimentos de tubo verticais dependendo da aplicação.
• A base do aparelho aspersor e a altura relativa do tubo vertical estão configuradas para proporcionar estabilidade e manter o tubo vertical/
cabeça de aspersor em uma posição vertical em utilização.
• A base do aparelho aspersor está configurada para passar sobre buracos quando está sendo transportada.
• O aparelho aspersor é leve e facilmente manobrável e transportável para onde irrigação é necessária. Por exemplo, o aparelho aspersor
pode ser facilmente deslocado para um campo alternativo durante períodos sem cultura, removido para a preparação do campo, semeadura de culturas, manutenção mecânica das culturas ou colheita das culturas; e
• O aparelho de pulverização pode ser facilmente conectado e desconectado ao sistema de irrigação existente para fornecer um sistema modular, que é facilmente configurável dependendo dos requisitos do usuá5 rio. Por exemplo, uma cadeia de dois ou mais aparelhos aspersores pode ser puxada pelo solo com o tubo vertical e a cabeça aspersor estando salientes e elevados das bases in situ ou desconectados. Assim, os aparelhos aspersores são portáteis.
Aspectos da presente invenção foram descritos por meio de exemplo apenas e deve ser apreciado que modificações e adições podem ser feitas à mesma sem se afastar do seu escopo conforme definido nas reivindicações anexas.

Claims (15)

1. Aparelho aspersor, caracterizado pelo fato de que compreende: uma cabeça de aspersor; um tubo vertical que está em comunicação de fluido com uma entrada de fluido e a cabeça de aspersor; uma base para apoiar e manter a cabeça de aspersor em uma posição vertical quando a base está em contato com o solo ou outra superfície; e em que o tubo vertical se estende substancialmente verticalmente da base por uma distância de pelo menos duas vezes a largura da base, a base compreende pelo menos uma parede lateral periférica curva ou bordas voltadas para cima que se estendem de uma superfície geralmente planar para formar um aro e a base é configurada para permitir que o aparelho seja puxado pelo solo.
2. Aparelho aspersor, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o tubo vertical se estende substancialmente verticalmente da base não mais que cinco vezes a largura da base.
3. Aparelho aspersor, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o tubo vertical é telescópico e em uso se estende substancialmente verticalmente da base pelo menos duas vezes a largura da base, mas não mais que cinco vezes a largura da base.
4. Aparelho aspersor, de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a largura da base é dimensionada para fornecer uma plataforma estável para manter a cabeça de aspersor e o tubo vertical em uma posição vertical quando o aspersor está distribuindo fluido.
5. Aparelho aspersor, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a largura da base é dimensionada para estar na faixa de 360 mm a 550 mm.
6. Aparelho aspersor, de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que uma porção de recipiente da base é preenchida com água para fornecer peso e estabilidade adicional para manter a cabeça de aspersor e o tubo vertical em uma posição vertical quando a cabeça de aspersor está distribuindo o fluido.
7. Aparelho aspersor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a base é na forma de pelo menos um tubo.
8. Aparelho aspersor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o aparelho aspersor é configurado para receber de modo liberável pelo menos um conduto (linha de fíuido) e fornecer uma conexão de fluido do pelo menos um conduto para o tubo vertical e a cabeça de aspersor com fluido para irrigação.
9. Aparelho aspersor, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a(s) linha(s) de fluido se conectam ao aparelho em um ponto que está ao longo de um eixo bilateral da base.
10. Aparelho aspersor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a base é em um formato de uma taça com uma base plana no interior de uma parede circular.
11. Aparelho aspersor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que a base e a(s) porção(ões) de parede são formadas de um material plástico ou são formadas substancialmente de um material plástico.
12. Sistema de irrigação para uso com pelo menos dois aparelhos aspersores em uma cadeia, caracterizado por ser como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11.
13. Sistema de irrigação, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que compreende: pelo menos dois aparelhos aspersores em uma cadeia; e uma pluralidade de condutos de fluido; em que cada um dos ditos aparelhos aspersores está configurado para ser conectado de forma liberável a: pelo menos dois condutos de fluido; ou pelo menos um conduto de fluido e uma tampa; de modo a criar pelo menos dois aspersores, ou uma linha de aspersores ligados por um ou mais condutos de fluido, que qualquer número de aparelhos aspersores pode ser adicionado à mesma ou removido da mesma dependendo dos requisitos da área a ser irrigada.
14. Kit de peças para um aparelho aspersor, caracterizado pelo fato de que compreende: uma cabeça de aspersor; um tubo vertical que está em comunicação de fluido com uma entrada de fluido e a cabeça de aspersor; uma base para apoiar e manter a cabeça de aspersor em uma posição vertical quando a base está em contato com o solo ou outra superfície; e em que o tubo vertical se estende substancialmente verticalmente da base por uma distância de pelo menos duas vezes a largura da base, a base compreende pelo menos uma parede lateral periférica curva ou bordas voltadas para cima que se estendem de uma superfície geralmente planar para formar um aro e a base é configurada para permitir que o aparelho seja puxado sobre o solo.
15. Aparelho aspersor, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o aparelho aspersor está configurado para ser conectado de forma removível a um ou mais outros aparelhos aspersores para formar uma pluralidade de aspersores em linha conectados em uma série.
BRBR102012015859-0A 2011-09-30 2012-06-27 Aperfeiçoamentos em irrigação BR102012015859A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NZ595505A NZ595505A (en) 2011-09-30 2011-09-30 Movable sprinkler head with raised spray nozzle

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012015859A2 true BR102012015859A2 (pt) 2014-06-10

Family

ID=46125032

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102012015859-0A BR102012015859A2 (pt) 2011-09-30 2012-06-27 Aperfeiçoamentos em irrigação

Country Status (7)

Country Link
US (1) US9533322B2 (pt)
AR (1) AR087096A1 (pt)
AU (1) AU2011226959B2 (pt)
BR (1) BR102012015859A2 (pt)
CL (1) CL2012001363A1 (pt)
NZ (1) NZ595505A (pt)
UY (1) UY34140A (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10932422B2 (en) * 2017-01-25 2021-03-02 John William Kendall Irrigation device
WO2018026783A1 (en) * 2016-08-01 2018-02-08 Pollok John M Portable locking irrigation system
WO2019064246A1 (en) * 2017-09-29 2019-04-04 Johannes Hiemstra IRRIGATION DEVICE
CN115486352A (zh) * 2022-08-19 2022-12-20 安徽信息工程学院 一种森林用补雾集水装置

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2678844A (en) 1952-01-14 1954-05-18 Walter A Hondeville Portable irrigation system
US3445066A (en) 1966-12-02 1969-05-20 Donald A Mohar Water sprinkler system
GB2056239B (en) 1979-08-21 1982-12-08 Wright Rain Ltd Irrigation or spraying boom
US4519544A (en) 1983-04-29 1985-05-28 Laszlo Szabo Portable lawn and garden sprinkler system
US4789099A (en) * 1987-01-30 1988-12-06 Metropolitan Government Of Nashville And Davidson County Method and portable apparatus for chemical spraying of unwanted bird roosts
US4824020A (en) * 1987-03-30 1989-04-25 Harward Irrigation Systems, Inc. Sprinkler stand
US5702056A (en) 1996-07-11 1997-12-30 Yang; Ho-M Sprinkler
NZ331985A (en) 1998-09-18 1999-11-29 Rx Plastics Ltd Irrigation sprinkler system with protective enclosures around sprinkler heads
US6135362A (en) 1999-10-27 2000-10-24 Purdy; Nicholas R. Irrigation system riser assembly
US6840460B2 (en) * 2001-06-01 2005-01-11 Hunter Industries, Inc. Rotor type sprinkler with insertable drive subassembly including horizontal turbine and reversing mechanism
US7059539B2 (en) * 2003-12-23 2006-06-13 Task Force Tips Inc. Motorized/manual monitor lift
US20050284956A1 (en) * 2004-06-25 2005-12-29 Mast Ryan J Universal sprinkler housing
US20100140377A1 (en) 2007-07-12 2010-06-10 Christopher Joseph Penar Portable sprayer

Also Published As

Publication number Publication date
UY34140A (es) 2013-04-30
NZ595505A (en) 2012-03-30
CL2012001363A1 (es) 2012-10-12
US20130082124A1 (en) 2013-04-04
AR087096A1 (es) 2014-02-12
AU2011226959B2 (en) 2014-06-19
AU2011226959A1 (en) 2013-04-18
US9533322B2 (en) 2017-01-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10485184B2 (en) Stack planter reservoir
US4869018A (en) System forming a self-irrigating, raised bed
US10492377B2 (en) Unique rollable five-device-in-one system comprising rollable clawed-foot flower container, rollable adjustable-receiver umbrella stand, rollable water reservoir, rollable water-regulating irrigation system, and rollable water-circulating system
US20130145690A1 (en) Horticultural apparatus and method
CA2335074C (en) Apparatus or installation and method for hydroponic cultivation of plants
BR102012015859A2 (pt) Aperfeiçoamentos em irrigação
US9125349B2 (en) Self-watering, mobile, container gardening system
US20100236142A1 (en) Planting container for the do-it-yourself market
US20190059240A1 (en) Modular plant growth tray and support fencing assembly and method for supporting plant extremities during growth
US11382284B2 (en) Tree watering apparatus
US20120080538A1 (en) Plant watering ring
ES2212709A1 (es) Luminaria con sistema de riego y conjunto multiple para la utilizacion de energia electrica y agua.
US20150373934A1 (en) Irrigation device and method of promoting deep root growth of a plant
KR20190045544A (ko) 농업 및 원예용 스프링쿨러장치
CN214709347U (zh) 一种市政建设用绿植防护装置
ES1242949U (es) Sistema modular para cultivo hidroponico o aeroponico
CN203537981U (zh) 一种底部带有喷水装置的葡萄种植大棚
RU2414121C2 (ru) Установка для культивирования растений в офисе
JP2010029096A (ja) 多段容器式栽培装置
GB2370482A (en) Irrigation Device
CN210247514U (zh) 一种园林养护用灌溉装置
CN210247640U (zh) 景观种植及养护设备
ES1058068U (es) Aparato regador con lluvia artificial sobre franjas o areas rectangulares.
CN208259461U (zh) 一种花架
ES1289255U (es) Dispositivo para riego localizado

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.