BR102012014922A2 - Dispositivo sensível ao toque de múltiplos toques com detecção capacitiva de múltiplas frequências - Google Patents

Dispositivo sensível ao toque de múltiplos toques com detecção capacitiva de múltiplas frequências Download PDF

Info

Publication number
BR102012014922A2
BR102012014922A2 BR102012014922-2A BR102012014922A BR102012014922A2 BR 102012014922 A2 BR102012014922 A2 BR 102012014922A2 BR 102012014922 A BR102012014922 A BR 102012014922A BR 102012014922 A2 BR102012014922 A2 BR 102012014922A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
frequency
touch
column
receiving
discrimination
Prior art date
Application number
BR102012014922-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Philippe Coni
Yves Sontag
Original Assignee
Thales Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thales Sa filed Critical Thales Sa
Publication of BR102012014922A2 publication Critical patent/BR102012014922A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F3/00Input arrangements for transferring data to be processed into a form capable of being handled by the computer; Output arrangements for transferring data from processing unit to output unit, e.g. interface arrangements
    • G06F3/01Input arrangements or combined input and output arrangements for interaction between user and computer
    • G06F3/03Arrangements for converting the position or the displacement of a member into a coded form
    • G06F3/041Digitisers, e.g. for touch screens or touch pads, characterised by the transducing means
    • G06F3/044Digitisers, e.g. for touch screens or touch pads, characterised by the transducing means by capacitive means
    • G06F3/0446Digitisers, e.g. for touch screens or touch pads, characterised by the transducing means by capacitive means using a grid-like structure of electrodes in at least two directions, e.g. using row and column electrodes
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F3/00Input arrangements for transferring data to be processed into a form capable of being handled by the computer; Output arrangements for transferring data from processing unit to output unit, e.g. interface arrangements
    • G06F3/01Input arrangements or combined input and output arrangements for interaction between user and computer
    • G06F3/03Arrangements for converting the position or the displacement of a member into a coded form
    • G06F3/041Digitisers, e.g. for touch screens or touch pads, characterised by the transducing means
    • G06F3/0416Control or interface arrangements specially adapted for digitisers
    • G06F3/04166Details of scanning methods, e.g. sampling time, grouping of sub areas or time sharing with display driving
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F2203/00Indexing scheme relating to G06F3/00 - G06F3/048
    • G06F2203/041Indexing scheme relating to G06F3/041 - G06F3/045
    • G06F2203/04104Multi-touch detection in digitiser, i.e. details about the simultaneous detection of a plurality of touching locations, e.g. multiple fingers or pen and finger

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Human Computer Interaction (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Position Input By Displaying (AREA)
  • Electronic Switches (AREA)
  • Measurement Of Length, Angles, Or The Like Using Electric Or Magnetic Means (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO SENSÍVEL AO TOQUE DE MÚLTIPLOS TOQUES COM DETECÇÃO CAPACITIVA DE MÚLTIPLAS FREQUÊNCIAS. A presente invenção refere-se a dispositivos de tela de toque (1) com detecção capacitiva projetada que compreende uma placa de toque em forma de matriz (10) que compreende uma pluralidade de linhas condutivas (11) e colunas condutivas (12), a dita placa sendo conectada a um meio de controle (20) e a um meio de recepção e análise eletrônico (50). O meio de controle eletrônico de acordo com a invenção gera, para cada linha e coluna condutiva, uma primeira voltagem de emissão periódica emitida em uma segunda frequência de discriminação, diferente da primeira frequência. O meio de recepção e análise eletrônico está disposto de modo a determinar, para cada linha e para cada coluna, a impedância de uma primeira voltagem de recepção na frequência de trabalho e a impedância de uma segunda voltagem de recepção na frequência de discriminação. De acordo com valores predeterminados, os valores das duas impedâncias são representativos de um toque sobre a placa de toque e a sua localização sobre a linha ou sobre a coluna referida.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO SENSÍVEL AO TOQUE DE MÚLTIPLOS TOQUES COM DETECÇÃO CA- PACITIVA DE MÚLTIPLAS FREQÜÊNCIAS".
A presente invenção refere-se a superfícies sensíveis ao toque ou "telas de toque" com detecção capacitiva e, mais especificamente, super- fícies sensíveis ao toque que permitem a detecção de dois toques simultâ- neos. Esta função é essencial para produzir, por exemplo, "zooms" ou rota- ções de imagem. Esta invenção pode ser aplicada a diferentes utilizações mais é especificamente bem adequada para as restrições do domínio aero- náutico e painéis de instrumentos de avião.
A assim denominada detecção capacitiva "projetada" consiste em produzir uma matriz de detecção disposta de modo a detectar as varia- ções locais de capacitância introduzidas pela proximidade dos dedos do u- suário ou de qualquer outro objeto designado condutivo. A assim denomina- da tecnologia capacitiva projetada tem duas variantes principais as quais são:
- a detecção "autocapacitiva" a qual consiste em ler as linhas e então as colunas da rede de chaves da matriz;
- a assim denominada "capacitiva mútua" que consiste em ler cada interseção da rede de chaves da matriz.
A tecnologia "capacitiva mútua" requer ler a placa inteira. Assim, se a matriz tiver N linhas e M colunas, NxM aquisições devem ser feitas, o que torna a produção de placas de grande tamanho com alta resolução e baixo tempo de resposta, problemática. Mais ainda a capacitância a ser me- dida no modo de "capacitância mútua" é mais baixa do que aquela obtida no modo de "autocapacitância", o que torna a utilização de luvas pelo usuário problemática.
A vantagem da detecção "autocapacitiva" é que, para a placa a- cima, o sistema requer somente N + M aquisições para produzir uma leitura da matriz. A maior desvantagem da tecnologia "autocapacitiva" é a ausência de uma solução simples para resolver o problema de toques imaginários ou "fantasmas". A figura 1 ilustra este problema. Esta representa uma vista par- ciai de uma matriz Mlc de linhas e colunas condutivas. Nesta figura e nas figuras subsequentes, os toques estão representados por dois dedos. Quan- do dois toques simultâneos ocorrem em (X|, Y|) e (Xj, Yj), o sistema detecta as duas colunas (X|, Xj) e as duas linhas (Y|, Yj) que foram tensionadas. Es- tas duas linhas e estas duas colunas correspondem a toques reais mas tam- bém a dois toques fantasmas G posicionados em (X|, Yj) e (Xj, Yi) sem o sistema ser capaz de decidir a priori quais são os toques corretos.
Para resolver este problema de fantasmas, contramedidas foram desenvolvidas. Uma primeira solução consiste em produzir uma discrimina- ção de tempo com base na baixa probabilidade da ocorrência de um toque simultâneo dado que a velocidade de aquisição da placa é muito rápida. No entanto, toques perfeitamente simultâneos que correspondem, por exemplo, à aproximação de dois dedos para executar uma rotação de imagem sobre a superfície sensível ao toque, não são processados. O termo dispositivo de "múltiplos toques" não pode portanto ser verdadeiramente aplicado.
O Pedido de Patente US2010/0177059 propõe um método com o qual eliminar a dúvida medindo as capacitâncias de acoplamento de li- nha/coluna na vizinhança do toque. Como este acoplamento não existe no caso de um fantasma, é então fácil determinar a posição do toque real. No entanto, tal medição requer um grande número de chaves analógicas, sete para cada par de linha /coluna no caso citado. Além do excesso de custo não inconsiderável, a adição de chaves aumenta a capacitância de acopla- mento em relação ao terra quando estas trocam sobre as linhas ou as colu- nas. De fato, estas atuam como se um grande número de dedos fossem co- locados sobre a placa.
Como um exemplo, uma excelente chave em tecnologia de JFET (Transistor de Efeito de Campo de Junção) tem uma capacitância de acoplamento de 10 pF, enquanto que um dedo tem uma capacitância na or- dem de 1 pF. Se 4 chaves forem implementadas, uma variação de 1 pF pre- cisa ser medida sobre um valor de 40 pF ao invés de 10 pF com uma única chave. O resultado disto é uma perda de sensibilidade em uma razão de 4. Esta perda sensibilidade é problemática quando o usuário está usando uma luva ou quando, na presença de ruído eletromagnético, a razão de si- nal/ruído é degrada.
A medição de capacitância apresenta outros problemas. Existem primariamente três métodos para medir uma capacitância.
O mais antigo é a ponte divisora capacitiva, um braço da qual
consiste em uma capacitância de referência e o outro na capacitância a ser medida. O segundo método utiliza um oscilador de relaxamento cuja fre- qüência depende do valor da capacitância a ser medida. Estes dois métodos são conhecidos serem sensíveis ao ruído de leitura, especificamente em casos de interferência de radiofreqüência, o qual é comum em um avião.
O terceiro método, e o mais amplamente utilizado atualmente nos produtos de consumidor para proteção capacitiva sobre as placas de toque, é a medição por transferência de carga. Existem diferentes variantes as quais fornecem uma boa razão de sinal para ruído. Este método consiste em potencializar a capacitância a ser medida por uma "rajada" de pulsos quadrados até que a última seja carregada para um valor de referência. O número de pulsos necessários para obter a carga de referência é represen- tativo da capacitância a ser medida.
No entanto, esta medição requer uma pluralidade de chaves, necessárias para a transferência das cargas e para a geração das rajadas. As capacitâncias erráticas destas chaves limitam a dinâmica do sinal e de- gradam a razão de sinal para ruído.
Outra desvantagem com este método é a sua fraca robustez às interferências eletrônicas emitidas em uma freqüência aproximadamente igual àquela das rajadas. Na prática, as linhas e as colunas então se com- portam como antenas e captam as ondas eletromagnéticas. Estas induzirão correntes elétricas erráticas em adição às rajadas de medição e provocarão medições errôneas.
Finalmente, os métodos de medição capacitiva principalmente utilizam um sinal alternado de freqüência relativamente alta para executar a medição. Em certos ambientes tais como cabines de avião, os níveis de e- missão eletromagnética do equipamento precisam ser consideravelmente baixos de modo a não perturbar certos equipamentos sensíveis tais como os sensores ou as antenas. O método de medição de transferência de carga implementa sinais quadrados. Estes sinais geral harmônicos os quais criam perturbações sobre uma ampla banda de freqüência, bem acima dos limites permitidos pelos padrões.
Em conclusão, as telas de toque capacitivas projetadas corren- temente têm muitas desvantagens as quais as tornam difíceis de utilizar em uma cabine de avião ou em qualquer ambiente crítico. Na prática, como foi visto, a detecção dos toques pode ser falsificada por toques fantasmas ou por interferências eletromagnéticas externas. Mais ainda, o princípio de me- dição pode interromper o ambiente eletromagnético.
O dispositivo sensível ao toque de acordo com a invenção não tem estas desvantagens. O seu princípio físico baseia-se na utilização de voltagens de emissão em duas freqüências diferentes. Esta demonstrado que os sinais de saída sobre as linhas e sobre as colunas têm, de acordo com a freqüência, diferentes impedâncias representativas não somente da presença de um toque sobre uma linha e uma coluna mas também de sua posição sobre aquela linha e aquela coluna.
Este dispositivo é de "toque duplo" sem fantasmas, é insensível ao ruído de leitura e a interferências eletromagnéticas externas e, finalmen- te, é compatível com os padrões de emissão eletromagnética tal como aque- les especificados no campo aeronáutico. Mais ainda, o usuário pode utilizar esta superfície sensível ao toque com mãos enluvadas com o mesmo nível de desempenho.
Mais especificamente, o assunto da invenção é um dispositivo
de tela de toque com detecção capacitiva projetada que compreende uma placa de toque em forma de matriz que compreende uma pluralidade de li- nhas condutivas e colunas condutivas, a dita placa sendo conectada a:
um meio de controle eletrônico que gera, para cada linha e colu- na condutiva, voltagens de emissão; e
um meio para receber e analisar eletronicamente as voltagens de recepção de cada linha e coluna condutiva, caracterizado pelo fato de que:
- o meio de controle eletrônico gera, para cada linha e coluna condutiva, uma primeira voltagem de emissão periódica emitida em uma primeira freqüência denotada freqüência de trabalho e uma segunda volta-
gem de emissão periódica emitida em uma segunda freqüência, denotada freqüência de discriminação, diferente da primeira freqüência;
- o meio de recepção e análise eletrônico está disposto de modo a determinar, para cada linha e para cada coluna:
- o valor de uma primeira voltagem de recepção na freqüência de trabalho e o valor de uma segunda voltagem de recepção na freqüência
de discriminação;
- se, de acordo com valores predeterminados, os valores das duas voltagens de recepção forem representativos de um toque sobre a pla- ca de toque e a localização deste toque sobre a linha ou sobre a coluna refe-
rida.
Vantajosamente, o valor da freqüência de trabalho é suficiente- mente baixo para provocar variações muito pequenas da porção resistiva das impedâncias das voltagens de recepção nesta freqüência de trabalho e o valor da freqüência de discriminação é suficientemente alto para provocar variações significativas da porção resistiva das impedâncias das voltagens de recepção nesta freqüência de discriminação.
Vantajosamente, o meio para receber e analisar eletronicamente as voltagens de recepção compreende dois demoduladores síncronos, o primeiro demodulador trabalhando na freqüência de trabalho, e o segundo demodulador na freqüência de discriminação.
Vantajosamente, o meio de recepção e análise eletrônico com- preende:
- uma tabela dos valores armazenados das voltagens de recep- ção na freqüência de trabalho de cada linha e de cada coluna na ausência
de qualquer toque;
- um meio de comparação que estabelece, para cada linha e pa- ra coluna, os desvios entre os valores medidos das voltagens de recepção e os valores armazenados das voltagens de recepção de modo a determinar se os desvios medidos são representativos de um toque sobre a linha ou sobre a coluna referida.
De preferência, a freqüência de trabalho está entre 100 kHz e 500 kHz e a freqüência de discriminação está entre 500 kHz e 5 MHz.
A invenção será melhor compreendida e outras vantagens fica- rão aparentes da leitura da descrição seguinte, dada como um exemplo não limitante, e em virtude das figuras anexas nas quais:
Figura 1, já acima comentada, representa o problema de toques fantasmas em um dispositivo sensível ao toque capacitivo projetado de a- cordo com a técnica anterior;
Figura 2 representa um diagrama de circuito elétrico das capaci- tâncias e resistências elétricas ao redor de uma interseção entre uma linha e uma coluna de uma placa de toque; Figura 3 representa, de acordo com a freqüência aplicada, a va-
riação do sinal de saída de uma linha ou de uma coluna para três posições de toque diferentes em um dispositivo de acordo com a invenção;
Figura 4 representa, para duas freqüências diferentes, as varia- ções do sinal de saída de uma linha ou de uma coluna de acordo com a po- sição do toque em um dispositivo de acordo com a invenção;
Figura 5 representa o diagrama de blocos de um dispositivo sensível ao toque capacitivo projetado de acordo com a invenção.
Existe um modelo simplificado para descrever eletricamente um dispositivo sensível ao toque capacitivo que compreende uma matriz de ele- trodos que consiste em linhas e colunas condutivas. Este consiste em uma representação do toque onde o dedo do operador está capacitivamente aco- plado com a matriz projetando a superfície de seu dedo sobre a placa. Esta superfície cobre pelo menos dois eletrodos, um primeiro em uma linha e um segundo em uma coluna. O operador é então considerado para adicionar uma capacitância Cd entre o terra e pelo menos a linha ou a coluna referida. No entanto, este modelo permanece local e não leva em conta o ambiente da medição. A Figura 2 representa um modelo mais sofisticado de um dispo- sitivo de matriz capacitiva. Cada linha está de fato conectada com um dis- positivo de medição e/ou suprimento de energia através de chaves analógi- cas. Estas chaves adicionam uma capacitância de acoplamento Cm relativa ao terra e exibem uma resistência elétrica Rm que provoca uma atenuação do sinal medido.
Mais ainda, como cada linha consiste em um material transpa- rente do tipo ITO (Óxido de índio Estanho), o qual tem uma certa resistência entre o ponto de suprimento de energia e o ponto de contato do dedo, esta resistência sendo a mais alta conforme o dedo move afastando do ponto de conexão. Se Rt for a resistência de um toque e a sua conexão para o seguin- te, então a resistência entre o toque sobre a coluna η e a borda da matriz é n.Rt.
Também, a rede de linhas e colunas está mutuamente acoplada. Na prática, existe uma capacitância Cp em cada interseção de trilha, cada linha sendo intersectada por η colunas e, também, as linhas ou colunas es- tão acopladas com as suas vizinhas. Este acoplamento está representado na Figura 2 por uma capacitância Cic.
Finalmente, existem também capacitâncias de acoplamento en- tre a placa de toque, suas conexões e as partes mecânicas que formam o dispositivo, assim como um acoplamento mútuo entre as diferentes trilhas que conectam as linhas e as colunas no dispositivo de medição eletrônico.
Consequentemente, a aquisição de uma placa de toque capaci- tiva não pode ser reduzida para a aquisição de uma simples capacitância projetada por um operador. Esta é o resultado desta projeção por sobre um componente multipolar complexo que consiste em uma associação de resis- tências e de capacitâncias interconectadas juntas.
O dispositivo de acordo com a invenção explora esta complexi- dade. Como pode ser visto na figura 2, na ausência de qualquer objeto na vizinhança da matriz cada linha Li está conectada a um suprimento de ener- gia de voltagem alternada através de uma capacitância de injeção Cj e a um armazenamento temporário de leitura o qual tem uma impedância de entra- da que consiste em uma capacitância de acoplamento errática em relação ao terra Cm e uma resistência de entrada Rm. Esta linha Li tem uma resistên- cia por unidade de comprimento e está capacitivamente acoplada em cada interseção de coluna.
Quando um dedo é colocado sobre um ponto preciso da linha Lil
este projeta uma capacitância por sobre a porção da linha referida. Os dis- positivos sensíveis ao toque de acordo com a técnica anterior medem so- mente esta capacitância projetada. Esta simples medição não provê nenhum conhecimento quanto à posição do toque sobre a linha, esta informação não sendo conduzida pelo valor da capacitância projetada.
A essência da invenção é não considerar simplesmente a capa- citância adicionada, mas o seu efeito sobre o modelo complexo que é for- mado pela linha inteira. Especificamente, se considerarmos a resistência Rn da linha Li de comprimento I, então existe uma resistência Ria entre uma ex- tremidade da linha e o ponto de contato. A resistência Ria é menor do que Rn. Este valor de resistência modifica o sinal de saída Vout- Este sinal Vout tem os valores:
Vout = Z.V|N com V|N sendo o sinal de entrada periódico de fre- qüência FeZ sendo a impedância da linha a qual tem o valor: Z=A+Bj os termos AeB sendo funções das capacitâncias Cm, Ci
e Cd e das resistências Rm e Ria.
A topologia do modelo pode ser comparada com a primeira or- dem de uma rede RC na qual a resistência Ria associada com a capacitância Cd constitui um filtro de passagem baixa de primeira ordem. A Figura 3 re- presenta, de acordo com a freqüência aplicada, a variação do sinal de saída de uma linha para três diferentes posições de toque, a primeira curva C1 para um toque situado na borda da linha, a segunda C2 para um toque no meio da linha, a terceira curva C3 para um toque no final da linha. A escala da Figura 3 é logarítmica sobre ambos os eixos. Existe então, como pode ser visto na Figura 3, uma freqüência Fmin de modo que as variações de Ria provoquem uma variação mínima de V0ut independentemente da posição do toque. Ao contrário, existe uma freqüência Fmax de modo que as variações Ria provoquem uma atenuação significativa de V0ut de acordo com a posi- ção do toque. Assim, nesta freqüência Fmax, medindo esta atenuação, é en- tão fácil de conhecer o valor da resistência Ria e consequentemente deter- minar a posição do ponto de contato sobre a linha.
A figura 4 representa as variações do sinal de saída V0ut para
as freqüências Fmin e Fmax ao longo de uma linha condutiva de acordo com a posição do toque. Esta Figura 4 compreende dois gráficos. O gráfico superi- or representa as variações do início da linha. O gráfico inferior representa as variações do sinal de saída V0ut no final da linha. Na figura 4, as curvas em linhas cheias representam as variações do sinal Vout na freqüência Fmax e as curvas em linhas tracejadas representam as variações do sinal Vout na freqüência Fmin- Medindo V0ut em ambas as freqüências Fmin e Fmax, infor- mações são obtidas quanto ao valor da resistência Ria da linha medida o que torna possível determinar a posição do ponto de contato sobre a linha. Esta medição não é necessariamente muito precisa. Esta é, no entanto, suficien- te. Na prática, como foi visto, o problema principal com a detecção do tipo "autocapacitivo" é a aparição de fantasmas. Conhecendo, mesmo aproxima- damente, por medição dupla em duas freqüências diferentes, as posições dos toques, a indeterminação entre o par de toques reais e o par de toques "fantasmas" é removida.
O dispositivo de acordo com a invenção compreende um meio que torna possível implementar este princípio de medição capacitiva de du- pla freqüência. Como um exemplo não limitante, a figura 5 representa um dispositivo de placa de toque 1 com detecção capacitiva projetada de acordo com a invenção. Este essencialmente compreende:
- uma placa de toque 10 que compreende um primeiro substrato que compreende uma primeira série de linhas condutivas 11 paralelas umas às outras e um segundo substrato que compreende uma segunda série de colunas condutivas 12 paralelas umas às outras; - um meio 20 para controlar e analisar os diferentes sinais de
emissão e de recepção necessários para a operação do dispositivo sensível ao toque; - um gerador de alta freqüência senoidal de freqüência variável que alimenta a placa de toque com voltagens alternadas V!N através de um conversor digital-analógico "DAC" 31, um amplificador 32 e uma capaci- tância de injeção 33. Tipicamente, as freqüências estão entre poucas cente-
nas de kHz e poucos MHz;
- um multiplexador 40. Este aplica a voltagem de entrada V!N su- cessivamente a cada coluna 12 então a cada linha 11 da placa de toque 10 e direciona cada voltagem de saída V0ut correspondente para uma voltagem Vin aplicada a um subsistema de processamento eletrônico 50;
- um subsistema de processamento eletrônico 50 o qual com-
preende uma memória de "armazenamento temporário" 51, um conversor analógico - digital ou ADC 52, um demodulador síncrono 53 conectado no gerador de freqüência 30 e um meio de filtragem eletrônico 54. Os sinais filtrados são enviados para o meio de análise 20; - um meio de recepção de emissão 60 ou "UART", significando
"Transmissor Receptor Assíncrono Universal", o qual assegura a retransmis- são dos sinais processados pelo meio de análise 20 para o exterior o qual é geralmente um dispositivo de display acoplado com a placa de toque e o qual exibe as informações que devem ser controladas, modificadas ou vali- dadas.
O dispositivo opera como segue. No modo nominal, as linhas e as colunas da placa são escaneadas permanentemente e sucessivamente por uma voltagem de entrada V!N em uma primeira freqüência de trabalho Fmin e uma segunda assim denominada freqüência de discriminação Fmax- Esta voltagem é gerada pelo conjunto eletrônico que consiste nos meios 30, 31, 32 e 33.
Quando de um toque simbolicamente representado por um dedo na Figura 5 e dependendo da posição deste toque, uma certa capacitância é criada entre o ponto de contato e o terra, esta capacitância estando princi- palmente conectada pela resistência de linhas e colunas ao multiplexador 40.
Este componente resistivo e capacitivo provocará uma variação da impedância total Z do sistema, e atuará sobre o sinal de saída Vout o qual tem o valor, como foi apresentado, Z.V|N com Z=A+Bj. O sinal Vout é então demodulado pelo subsistema 50 de modo a extrair deste o valor efeti- vo Vout=Z.Vin, com Z=A+Bj e j=sen(27i;.F.t) por meio de um demodulador síncrono 53. A demodulação síncrona é utilizada para filtrar as interferências eletromagnéticas "EMI" atuando como um filtro de passagem de banda com uma alta figura de mérito, o que evita a utilização de estágios de filtragem passiva não seletivos.
Pelo menos duas medições são feitas, uma na freqüência de trabalho Fmin, e outra na freqüência de discriminação Fmax- é possível, para placas de grande tamanho, utilizar um número de freqüências de discrimina- ção Fmax- Vantajosamente, as freqüências Fmin e Fmax são moduladas e de- moduladas separadamente por meio de dois demoduladores síncronos 53, o que torna possível obter, em uma única medição, os valores da capacitância C e da resistência R, representativos da posição do toque.
Finalmente, o sinal contínuo filtrado do demodulador 53 é filtrado por meio da filtragem 54.
Se não houver nenhuma aproximação da mão, o controlador de toque toma permanentemente uma imagem da placa na freqüência Fmin e uma tabela no estado de repouso das impedâncias é deduzida desta por média de rolamento. Esta imagem é subtraída da tabela dos valores instan- tâneos das impedâncias, para formar a tabela dos desvios, da qual é possí- vel designar a cada ponto de interseção o seu status. Este método está par- cialmente descrito na Patente EP 0 567 364 intitulada "Processo para operar um teclado táctil capacitivo".
Quando de um simples toque, a sua posição de linha e de colu- na é computada com base em um baricentro ponderado ao redor do sinal de linha e do sinal de coluna de desvio máximo, a dupla de pontos dando a co- ordenada do toque.
No caso de múltiplos toques alinhados, a linha ou coluna comum
é computada no mesmo modo, a tripla de pontos fornecendo as coordena- das dos dois toques. No caso de múltiplos toques não alinhados, a quadra de pontos é medida na freqüência Fmin, então na freqüência Fmax- A variação do sinal após a variação de freqüência é utilizada para determinar a rejeição do fan- tasma e a quadra de pontos torna possível fornecer as coordenadas dos di- ferentes toques. Como pode ser visto, o meio eletrônico implementado no dispositivo sensível ao toque de acordo com a invenção é simples e resolve efetivamente os problemas principais com a detecção capacitiva projetada, em outras palavras a detecção de toques fantasmas, a insensibilidade a in- terferências eletromagnéticas externas devido à detecção síncrona, a au- sência de interferências do ambiente eletrônico através da utilização de si- nais senoidais puros e livres de harmônicos.

Claims (5)

1. Dispositivo de tela de toque (1) com detecção capacitiva pro- jetada que compreende uma placa de toque em forma de matriz (10) que compreende uma pluralidade de linhas condutivas (11) e colunas condutivas (12), a dita placa sendo conectada a: um meio de controle eletrônico (20) que gera, para cada linha e coluna condutiva, voltagens de emissão (V!N); e um meio (50) para receber e analisar eletronicamente as volta- gens de recepção (Vout) de cada linha e coluna condutiva, caracterizado pelo fato de que: - o meio de controle eletrônico gera, para cada linha e coluna condutiva, uma primeira voltagem de emissão periódica emitida em uma primeira freqüência denotada freqüência de trabalho e uma segunda volta- gem de emissão periódica emitida em uma segunda freqüência, denotada freqüência de discriminação, diferente da primeira freqüência; - o meio de recepção e análise eletrônico (50) está disposto de modo a determinar, para cada linha e para cada coluna: - o valor de uma primeira voltagem de recepção na freqüência de trabalho e o valor de uma segunda voltagem de recepção na freqüência de discriminação; - se, de acordo com valores predeterminados, os valores das duas voltagens de recepção forem representativos de um toque sobre a pla- ca de toque e a localização deste toque sobre a linha ou sobre a coluna refe- rida.
2. Dispositivo de tela de toque de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o valor da freqüência de trabalho é suficien- temente baixo para provocar variações muito pequenas da porção resistiva das impedâncias das voltagens de recepção nesta freqüência de trabalho e de que o valor da freqüência de discriminação é suficientemente alto para provocar variações significativas da porção resistiva das impedâncias das voltagens de recepção nesta freqüência de discriminação.
3. Dispositivo de tela de toque de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de que o meio para receber e analisar eletronicamente as voltagens de recepção compreende dois demo- duladores síncronos (53), o primeiro demodulador trabalhando na freqüência de trabalho, e o segundo demodulador na freqüência de discriminação.
4. Dispositivo de tela de toque de acordo com uma das reivindi- cações precedentes, caracterizado pelo fato de que o meio de recepção e análise eletrônico compreende: - uma tabela dos valores armazenados das voltagens de recep- ção na freqüência de trabalho de cada linha e de cada coluna na ausência de qualquer toque; - um meio de comparação que estabelece, para cada linha e pa- ra coluna, os desvios entre os valores medidos das voltagens de recepção e os valores armazenados das voltagens de recepção de modo a determinar se os desvios medidos são representativos de um toque sobre a linha ou sobre a coluna referida.
5. Dispositivo de tela de toque de acordo com uma das reivindi- cações precedentes , caracterizado pelo fato de que a freqüência de traba- lho está entre 100 kHz e 500 kHz e de que a freqüência de discriminação está entre 500 kHz e 5 MHz.
BR102012014922-2A 2011-06-17 2012-06-18 Dispositivo sensível ao toque de múltiplos toques com detecção capacitiva de múltiplas frequências BR102012014922A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1101860A FR2976692B1 (fr) 2011-06-17 2011-06-17 Dispositif tactile multicouches a detection capacitive multi-frequence.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012014922A2 true BR102012014922A2 (pt) 2013-10-29

Family

ID=46207928

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012014922-2A BR102012014922A2 (pt) 2011-06-17 2012-06-18 Dispositivo sensível ao toque de múltiplos toques com detecção capacitiva de múltiplas frequências

Country Status (7)

Country Link
US (1) US9092100B2 (pt)
EP (1) EP2535793B1 (pt)
JP (1) JP6096427B2 (pt)
CN (1) CN102841714B (pt)
BR (1) BR102012014922A2 (pt)
FR (1) FR2976692B1 (pt)
RU (1) RU2012125074A (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR3004824B1 (fr) 2013-04-19 2016-08-19 Thales Sa Dispositif tactile multicouches a detection capacitive multifrequence comportant des moyens de detection de panne
FR3009101B1 (fr) * 2013-07-26 2015-08-07 Thales Sa Dispositif tactile capacitif comportant des moyens de simulation d'appuis
CN106133659B (zh) * 2014-01-22 2019-06-14 触觉实验室股份有限公司 对触摸传感器中的可能的信道进行动态分配
US9552069B2 (en) * 2014-07-11 2017-01-24 Microsoft Technology Licensing, Llc 3D gesture recognition
US9367193B2 (en) * 2014-07-14 2016-06-14 Uneo Inc. Multi-touch pad
CN107077264B (zh) * 2015-06-22 2020-06-16 西格玛森斯科技有限公司 利用同时功能以实现经改进性能的多点触摸传感器及静电笔式数字化系统
US20170371487A1 (en) * 2016-06-28 2017-12-28 Tactual Labs Co. Frame-phase synchronization in frequency division modulated touch systems
US9996193B2 (en) 2016-08-29 2018-06-12 Panasonic Avionics Corporation Methods and systems for display device touch panels
KR102115265B1 (ko) * 2018-07-10 2020-05-26 한국기계연구원 미복원 상태의 보정이 가능한 섬유형 센싱 시스템 및 이의 구동방법
FR3086079B1 (fr) 2018-09-17 2021-04-23 Zodiac Aero Electric Dispositif tactile multitouche a detection capacitive
US11243642B2 (en) * 2018-09-25 2022-02-08 Sanko Tekstil Isletmeleri San. Ve Tic. A.S. Capacitive touch sensor
FR3097990B1 (fr) 2019-06-27 2021-05-21 Thales Sa Surface tactile a detection tactile hybridee

Family Cites Families (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2690544B1 (fr) 1992-04-24 1994-06-17 Sextant Avionique Procede d'exploitation d'un clavier tactile capacitif.
US5565658A (en) 1992-07-13 1996-10-15 Cirque Corporation Capacitance-based proximity with interference rejection apparatus and methods
US5920309A (en) 1996-01-04 1999-07-06 Logitech, Inc. Touch sensing method and apparatus
AU2808697A (en) 1996-04-24 1997-11-12 Logitech, Inc. Touch and pressure sensing method and apparatus
JP3436637B2 (ja) * 1996-06-04 2003-08-11 アルプス電気株式会社 座標入力装置
US5886687A (en) * 1997-02-20 1999-03-23 Gibson; William A. Touch panel system utilizing capacitively-coupled electrodes
US6492979B1 (en) 1999-09-07 2002-12-10 Elo Touchsystems, Inc. Dual sensor touchscreen utilizing projective-capacitive and force touch sensors
US6970160B2 (en) 2002-12-19 2005-11-29 3M Innovative Properties Company Lattice touch-sensing system
JP4333428B2 (ja) 2004-03-22 2009-09-16 株式会社日立製作所 近接位置入力装置
US8063886B2 (en) 2006-07-18 2011-11-22 Iee International Electronics & Engineering S.A. Data input device
US8125456B2 (en) * 2007-01-03 2012-02-28 Apple Inc. Multi-touch auto scanning
US7986193B2 (en) * 2007-01-03 2011-07-26 Apple Inc. Noise reduction within an electronic device using automatic frequency modulation
US8232970B2 (en) * 2007-01-03 2012-07-31 Apple Inc. Scan sequence generator
US8493331B2 (en) * 2007-06-13 2013-07-23 Apple Inc. Touch detection using multiple simultaneous frequencies
US8400408B2 (en) 2007-06-13 2013-03-19 Apple Inc. Touch screens with transparent conductive material resistors
ATE447208T1 (de) 2007-06-29 2009-11-15 Barco Nv Zweifach-touchscreen
FR2925714B1 (fr) 2007-12-19 2010-01-15 Stantum Circuit electronique d'analyse a alternance de mesure capacitive/resistive pour capteur tactile multicontacts a matrice passive
FR2925717B1 (fr) 2007-12-19 2010-06-18 Stantum Capteur tactile transparent multicontatcs a base de depot surfacique metallise
US20090194341A1 (en) 2008-02-05 2009-08-06 Nokia Corporation Method and device for operating a resistive touch input component as a proximity sensor
US20090273579A1 (en) * 2008-04-30 2009-11-05 N-Trig Ltd. Multi-touch detection
JP5151808B2 (ja) * 2008-08-27 2013-02-27 コニカミノルタホールディングス株式会社 情報入力装置
US8659556B2 (en) * 2008-09-10 2014-02-25 Apple Inc. Advanced receive channel architecture
US8711121B2 (en) * 2008-12-12 2014-04-29 Wacom Co., Ltd. Architecture and method for multi-aspect touchscreen scanning
JP2010160789A (ja) 2009-01-09 2010-07-22 Elan Microelectronics Corp 静電容量式タッチパネルの検出回路及び検出方法
TWI435252B (zh) * 2009-03-06 2014-04-21 Tangent Microelectromechanics Corp 觸控面板陣列之感應量掃描方法
US8982051B2 (en) * 2009-03-30 2015-03-17 Microsoft Technology Licensing, Llc Detecting touch on a surface
US8154529B2 (en) 2009-05-14 2012-04-10 Atmel Corporation Two-dimensional touch sensors
JP5295008B2 (ja) * 2009-06-18 2013-09-18 株式会社ワコム 指示体検出装置
FR2952730B1 (fr) * 2009-11-17 2021-09-24 Thales Sa Dispositif a ecran tactile multimode
US8599155B2 (en) * 2010-04-30 2013-12-03 Microchip Technology Incorporated Touch sense using time domain reflectometry
KR20110100565A (ko) * 2010-07-07 2011-09-14 삼성전기주식회사 터치스크린
US8599165B2 (en) * 2010-08-16 2013-12-03 Perceptive Pixel Inc. Force and true capacitive touch measurement techniques for capacitive touch sensors
JP5699511B2 (ja) * 2010-09-30 2015-04-15 凸版印刷株式会社 印刷用凸版及びそれを用いた凸版印刷装置、並びに有機エレクトロルミネッセンス素子の製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
CN102841714A (zh) 2012-12-26
RU2012125074A (ru) 2013-12-20
FR2976692A1 (fr) 2012-12-21
JP6096427B2 (ja) 2017-03-15
EP2535793A1 (fr) 2012-12-19
CN102841714B (zh) 2017-06-06
JP2013004102A (ja) 2013-01-07
US9092100B2 (en) 2015-07-28
EP2535793B1 (fr) 2014-12-24
US20120319993A1 (en) 2012-12-20
FR2976692B1 (fr) 2013-06-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012014922A2 (pt) Dispositivo sensível ao toque de múltiplos toques com detecção capacitiva de múltiplas frequências
US9069399B2 (en) Gain correction for fast panel scanning
TWI469022B (zh) 電容性觸控式螢幕系統以及偵測電容性觸控式螢幕系統上之觸摸的方法
CN106030482B (zh) 触摸屏装置的悬停位置计算
US20160231854A1 (en) Orthogonal frequency division scanning method for sensors
CN105045445B (zh) 用于噪声测量的驱动传感器电极
US20150070297A1 (en) Control method for touch panel
JPH0448245B2 (pt)
US20140362028A1 (en) Capacitive touch screen
US20140313163A1 (en) Multi-touch touch-sensitive device with multi-frequency capacitive detection comprising means of fault detection
WO2008087638A1 (en) System and method for calibration of a capacitive touch digitizer system
WO2014015032A2 (en) Touchscreen data processing
WO2010076321A1 (en) Touch screen controller
JP2014238818A (ja) 静電容量式タッチ画面
TW201248475A (en) Capacitance sensing devices and control methods
EP3729110B1 (en) Capacitance measuring circuit
CN105579940A (zh) 用于宽纵横比应用的触控面板
TW201841102A (zh) 施加信號至觸碰感測器
US9342196B2 (en) Hardware accelerator for touchscreen data processing
US20220229519A1 (en) Touch-sensitive apparatus and method
CN203324956U (zh) 电容式触摸屏
CA2835587C (en) Multitouch tactile device with multifrequency and barycentric capacitive detection
CN203376723U (zh) 一种电容式触摸屏
CN103092451A (zh) 触摸屏的扫描方法
US20170192555A1 (en) Capacitive touch device and detection method of capacitive touch panel thereof

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired