BR102012012883A2 - Complexo intermodal para transporte de engradados ou containeres com mercadorias avulsas via cabotagem interior e sistema de carga/descarga com atracamento em localidades ribeirinhas e similares - Google Patents

Complexo intermodal para transporte de engradados ou containeres com mercadorias avulsas via cabotagem interior e sistema de carga/descarga com atracamento em localidades ribeirinhas e similares Download PDF

Info

Publication number
BR102012012883A2
BR102012012883A2 BR102012012883A BR102012012883A BR102012012883A2 BR 102012012883 A2 BR102012012883 A2 BR 102012012883A2 BR 102012012883 A BR102012012883 A BR 102012012883A BR 102012012883 A BR102012012883 A BR 102012012883A BR 102012012883 A2 BR102012012883 A2 BR 102012012883A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
goods
river
intermodal
complex
transport
Prior art date
Application number
BR102012012883A
Other languages
English (en)
Inventor
Jaime Samuel Benchimol
Fernando Henrique De Almeida Sobral
Jonathan Saul Benchimol
Marcelo De Carvalho Macedo
Jose Benzecry Benchimol
Original Assignee
Sociedade Fogas Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sociedade Fogas Ltda filed Critical Sociedade Fogas Ltda
Priority to BR102012012883A priority Critical patent/BR102012012883A2/pt
Publication of BR102012012883A2 publication Critical patent/BR102012012883A2/pt

Links

Landscapes

  • Ship Loading And Unloading (AREA)

Abstract

COMPLEXO INTERMODAL PARA TRANSPORTE DE ENGRADADOS OU CONTAINERES COM MERCADORIAS AVULSAS VIA CABOTAGEM INTERIOR E SISTEMA DE CARGA/DESCARGA COM ATRACAMENTO EM LOCALIDADES RIBEIRINHAS E SIMILARES. A presente invenção refere-se a um inovado complexo intermodal (1) para transporte de engradados ou containeres (UE) para abastecimento de mercadorias (M) avulsas via cabotagem interior e sistema de carga/descarga destes engradados/containeres com atracamento em portos ribeirinhos (PR) e similares de povoados (P); mais particularmente o complexo intermodal (1) foi especialmente desenvolvido para proporcionar eficiência na logística de distribuição e/ou recolhimento de mercadorias/produtos avulsos (M) por meio de gerenciamento e integração entre os meios de transporte terrestre (VT) e fluvial (VF); para tanto, utiliza-se, como elemento de interligação entre os referidos veículos terrestres (VT) e fluviais (VF), preferencialmente uma balsa (B), um engradado ou container (UE) de dimensões padronizadas de 10 ou 20 pés, passível de conter as citadas mercadorias avulsas (M) e que pode ser movido por empilhadeira (EP) ou similar, e por uma talha (150) com gancho e moitão (160) previstos num pórcito rolante (100) instalado no veículo fluvial (VT), garantindo rapidez e agilidade no embarque e desembarque da mercadoria em localidades sem infra estrutura portuária.

Description

"COMPLEXO INTERMODAL PARA TRANSPORTE DE ENGRADADOS OU CONTAINERES COM MERCADORIAS AVULSAS VIA CABOTAGEM INTERIOR E SISTEMA DE CARGA/DESCARGA COM ATRACAMENTO EM LOCALIDADES RIBEIRINHAS E SIMILARES".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um inovado complexo intermodal para transporte de engradados ou containeres para abastecimento de mercadorias avulsas via cabotagem interior e sistema de carga/descarga destes engradados/containeres com atracamento em 10 localidades ribeirinhas e similares, mais particularmente o complexo intermodal foi especialmente desenvolvido para proporcionar eficiência na logística de distribuição e/ou recolhimento de mercadorias/produtos avulsos por meio de gerenciamento e integração entre os meios de transporte terrestre e fluvial; para tanto, utiliza-se, como elemento de 15 interligação entre os referidos veículos terrestres e fluviais, de um engradado ou Container de dimensões padronizadas, passível de conter mercadorias avulsas e que pode ser movido por empilhadeira, ou similar, e por uma talha com gancho e moitão previstos num pórtico rolante instalado no veículo fluvial, garantindo rapidez e agilidade no embarque 20 e desembarque da mercadoria em localidades sem infra estrutura portuária.
Histórico da Invenção
Como é de conhecimento geral, o transporte hidroviário realizado pelo interior do país, ou seja, a navegação praticada 25 em rios, conhecida por cabotagem interior, é extremamente utilizada para o abastecimento de mercadorias em geral à comunidades conhecidas por "ribeirinhas", assim definidas por estarem localizadas à margem dos rios ou próximo a eles. Tal situação é bastante comum no norte do Brasil, por exemplo, nos rios Amazonas, Negro, Solimões e seus afluentes e outros, assim como, também, em países como a China, índia e outros dotados de rios navegáveis.
De uma forma geral, ditas comunidades ribeirinhas são configuradas por pequenos povoados constituídos de simples comércio e de inúmeras famílias com baixa renda, geralmente originários do próprio local, ou emigrantes de centros urbanos ou cidades vizinhas.
Assim sendo, sabendo-se das dificuldades de acesso terrestre a estas localidades, seja em função de mata fechada ou 10 em função de regiões com muitas diferenças de solo e temperatura (China, p.e), o transporte fluvial representa a melhor e mais rápida via de acesso para o envio de mercadorias a esta população, trazendo, assim, inúmeras vantagens frente a veículos terrestres ou aéreos. Dentre estas vantagens, destacam-se menor impacto ambiental, menor custo de 15 construção/manutenção, menor consumo de combustível e menor freqüência de acidentes.
Por outro lado, é recorrente que, para melhor distribuição das mercadorias, o transporte hidroviário é complementado pelo transporte rodoviário ou ferroviário, a fim de garantir o fluxo da origem do produto (fabricante/distribuidor) ao destino final (outro distribuidor de menor porte - lojas - ou consumidor final).
O meio hidroviário para transporte de mercadorias em rios utiliza, quase que na totalidade, de embarcações de fundo chato, tais como balsas, as quais podem prever equipamentos 25 próprios para movimentar cargas, porém, na grande maioria das vezes, os equipamentos estão instalados nos portos, permitindo a transferência entre os modais de transporte.
Alguns países mais avançados, com melhores condições tecnológicas e capacidade de carga, apresentam portos dotados de equipamentos do tipo portêiner que corresponde a um guindaste de cais montado em pórticos para a movimentação de contêineres, sendo que ditos pórticos são transladados sobre trilhos, movidos por motores e demais equipamentos e guiados por operadores treinados.
Entretanto, é de conhecimento que, para se ter este tipo de equipamento em portos, faz-se necessário contar com uma infra-estrutura portuária que, geralmente, envolve alto custo de investimento, taxas de atracamento, e tantos outros custos que, para algumas localidades torna inviável a instalação deste tipo de porto.
Disso resulta que, a maioria dos portos ribeirinhos encontra-se em situação precária, com extrema dificuldade para se realizar o abastecimento do comércio local, podendo, inclusive, influir na integridade das mercadorias por meio do deslocamento 15 incorreto e primário das embalagens posto que, geralmente, o carregamento e descarregamento são realizados por trabalhadores locais, através de deslocamento manual da carga ou deslocamento por meio de "carrinho de mão" ou equivalente.
Outro inconveniente verificado atualmente 20 reside no fato de que os pequenos portos de atracamento das balsas e demais embarcações com mercadorias das referidas localidades ribeirinhas não apresentam estratégia de alocação com espaço para o empilhamento dos engradados com mercadorias, impossibilitando a organização dos mesmos para a distribuição adequada, quer seja para o 25 lojista, quer seja para a população consumidora diretamente.
Mais um outro inconveniente, relativo ao fato dos pequenos portos das localidades ribeirinhas não apresentarem meios de integração mecânica ou de logística entre os veículos de transporte terrestre (caminhão, caminhonete e outros) e os veículos de transporte
SM fluvial (balsas ou similares), consiste na total falta de organização e logística durante o embarque ou desembarque nestes portos ribeirinhos, resultando num longo período de parada dos veículos para que ocorra a transferência da mercadoria entre os mesmos.
Análise do Estado da Técnica
Uma breve pesquisa ao banco de patentes nacional e internacional permitiu conhecer alguns tipos de sistemas de transporte fluvial, do tipo balsas, equipados com meios que permitam a transferência de mercadorias entre o porto e o veículo, equipamentos 10 estes do tipo guindastes ou pórticos. Um destes documentos é o de ne. EP 2098445 que trata de uma embarcação de navegação para o transporte de contentores, sendo que referida embarcação, na forma de navio, prevê uma grua e um conjunto de plataformas de elevação; as plataformas de elevação configuram as pontes com o cais e podem ser 15 levadas para uma situação de carga ou descarga, de tal forma que os recipientes/contêineres podem ser conduzidos nesta plataforma.
Outro documento de n9. WO 03047958 trata de um guindaste que se desloca ao longo de uma embarcação de flutuação, sendo dito guindaste conectado aos dispositivos apropriados do 20 movimento, por exemplo, rodas projetadas para mover-se ao longo de trilhos ou guias fornecidos ao longo dos lados paralelos e opostos da plataforma da embarcação. O pólo do guindaste é equipado com pelo menos um trole cujos movimentos são conectados a um robô da plataforma. O robô é construído com pelo menos o um braço móvel 25 equipado com uma ferramenta apropriada para operações de execução ou pela plataforma. Isto permite que o guindaste e seus robôs sejam movidos em torno da plataforma, a fim realizar o trabalho que seria executado de outra maneira manualmente. I 5/11
Outro documento de n^. GB 1580757 trata de dois pontões que são basicamente retangulares e são fixados por cabos a um cais, para carga e para o movimento de um guindaste de pórtico móvel. Os pontões se prolongam perpendicularmente a partir do cais e a 5 distância entre eles é idealizada para acomodar o navio que estaciona a fim de ser carregado e/ou descarregado no espaço entre os pontões. As extremidades dos pontões são interligados, por rampas, ao cais. A embarcação que deve ser carregada ou descarregada é dirigida entre os membros do pontão. O instrumento do guindaste móvel é suportado nos ío membros do pontão de cada lado da embarcação e viaja ao longo do comprimento dos membros do pontão, movimentando-se longitudinalmente sobre a embarcação.
Outro documento do estado da técnica se refere ao de n9. US 4106641 que trata de pares de pórticos móveis em sentido 15 longitudinal sobre trilhos colocados no convés de um navio. Os pórticos são preferencialmente usados em pares e são montados nos trilhos do deck em arranjo face a face para operar em conjunto para a carga máxima capacidade de carga e velocidade de carregamento e descarregamento.
Apesar de alguns documentos apresentarem
embarcações, ou seja, balsas e navios cargueiros, dotadas de guindastes e pórticos com pontes rolantes, ditas estruturas de deslocamento de carga apresentam-se complexas, além da maioria dos sistemas de carga e descarga ser integrante do cais e não da embarcação.
Vê-se, através dos documentos do estado da
técnica, que as embarcações que possuem algum tipo de guindaste ou pórtico são estruturas de grande porte e que, dificilmente, poderiam aportar em cais sem estruturas adequadas, devido ao seu porte, peso e calado. Concluí-se, assim, que as embarcações existentes com guindastes e pórticos são totalmente impróprias para atracamento e serviço em portos ribeirinhos e similares.
Descrição Resumida da Invenção
A presente invenção tem por objetivo viabilizar 5 meios de interatividade local aplicados em complexos intermodais de transporte para o embarque e/ou desembarque de engradados e/ou containeres para abastecimento de mercadorias avulsas em localidades ribeirinhas e similares. O complexo intermodal foi notadamente desenvolvido para aperfeiçoar a movimentação de cargas entre veículos 10 de transporte terrestre e fluvial, proporcionando eficácia e agilidade na gestão logística de atracamento, embarque e desembarque das mercadorias.
Dito complexo modal é configurado pela organização cíclica da logística de operações de saída da carga do fornecedor, carregamento das unidades de engradados com as mercadorias, embarque e/ou desembarque das unidades de engradados e distribuição destas unidades em espaços pré-determinados, previstos no porto ribeirinho, facilitando a transferência para os veículos terrestres. Referida organização cíclica é gerenciada através de um sistema de movimentação da carga baseada no cálculo da dimensão, peso e quantidade de mercadorias fornecidas, as quais são necessariamente organizadas no interior de um engradado ou Container de dimensão padronizada. Numa opção construtiva preferencial, cada unidade de engradado pode ser configurada por plataforma de 10 ou 20 pés.
Através deste cálculo é obtido um resultado final com valor da carga máxima em cada engradado para o transporte terrestre, bem como quantidade de unidades de engradados e tipo de arranjo dessas unidades de engradados na embarcação fluvial. Tal organização agiliza, sobremaneira, o carregamento e/ou o descarregamento das mercadorias nos engradados ou containeres.
O complexo intermodal inovado contempla, ainda, meios para deslocamento das unidades de engradados entre o 5 veículo de transporte terrestre e o veículo de transporte fluvial, sendo que o meio de deslocamento das unidades de engradados pode ser configurado por empilhadeiras para 10 toneladas, enquanto que o transporte terrestre é conformado por unidades de carga do tipo caminhões, carretas de plataformas, caminhonetes, entre outros, com ío caçambas dimensionadas para o transporte de pelo menos uma unidade de engradado padronizado em 10 ou 20 pés.
O veículo de transporte fluvial, preferencialmente configurado por embarcação do tipo balsa em função deste modelo apresentar-se com maior facilidade de atracamento em 15 portos ribeirinhos, contempla uma configuração especialmente desenvolvida para a finalidade desta invenção. Para tanto, é equipada com pelo menos uma rampa de acesso na extremidade do eixo longitudinal e prevê, em cada uma das laterais longitudinais do deck, a instalação de trilhos para a montagem de um pórtico rolante que, por 20 sua vez, sustenta pelo menos uma talha elétrica responsável por transportar os engradados padronizados.
Referido pórtico prevê, em sua estrutura transversal superior, uma passarela equipada com guarda corpo onde é montado o quadro de controle das operações de carga e descarga. O 25 comando elétrico do pórtico é acionado por um operador que gerencia todos os movimentos de deslocamento ao longo dos trilhos e movimentos da talha para selecionar o engradado.
Descrição Resumida dos Desenhos
A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte:
A figura 1 representa uma vista esquemática da organização da logística de operações do complexo modal;
A figura 2 é uma vista ilustrativa do veículo fluvial aperfeiçoado, ou seja, uma balsa com o pórtico rolante e uma ío pluralidade de unidades de engradados padronizados; referido veículo fluvial é ilustrado atracado em uma espécie de porto ribeirinho;
A figura 3 representa a vista lateral de três veículos terrestres, cada qual com uma capacidade de carga, porém, todos eles dotados de pelo menos um engradado padronizado com plataforma de 10 ou 20 pés;
A figura 4 ilustra uma vista frontal do veículo fluvial com o pórtico rolante e respectiva talha, bem como a disposição de alguns engradados padronizados;
As figuras 5 e 6 são vistas lateral e superior, respectivamente, do veículo fluvial em sua configuração preferencial;
As figuras 7 e 8 mostram as vistas lateral e superior ampliadas do pórtico rolante montado no veículo fluvial. Descrição Detalhada da Invenção
Com referências aos desenhos, a presente 25 invenção se refere a "COMPLEXO INTERMODAL PARA TRANSPORTE DE ENGRADADOS OU CONTAINERES COM MERCADORIAS AVULSAS VIA CABOTAGEM INTERIOR E SISTEMA DE CARGA/DESCARGA COM ATRACAMENTO EM LOCALIDADES RIBEIRINHAS E SIMILARES", mais precisamente trata-se complexo intermodal (1) do tipo que integra veículos terrestres (VT) e veículos fluviais (VF) para o transporte e a distribuição de mercadorias.
A presente invenção refere-se, mais precisamente, a um complexo intermodal (1) que utiliza um elemento 5 padrão na forma de engradado ou Container padronizado de 10 pés (UEl) ou de 20 pés (UE2), doravante denominado apenas engradado padronizado (UE), o qual é passível de transportar mercadorias avulsas (M), tais como botijões de gás de variados volumes e/ou outros produtos, a fim de abastecer povoados (PV) através de cabotagem 10 interior de veículo fluvial (VF), na forma de balsa (B), para atracamento em portos ribeirinhos (PR) e similares, em associação a veículos terrestres (VT), na forma de caminhonetes, caminhões, carretas de plataformas e empilhadeiras (EP) ou outros meios de transporte com capacidade de transporte dos referidos engradados padronizados (UE).
O complexo intermodal (1) é configurado por um
sistema de organização cíclica de logística, baseado nas seguintes etapas:
(a) seleção da mercadoria do fabricante/fornecedor/distribuidor (F) de acordo com parâmetros (P) de peso, voiume, quantidade de mercadoria
(M) destino, tipo de transporte, tipo de distribuidor, entre outros;
(b) arranjo da mercadoria (M) selecionada em cada um dos engradados padronizados (UE), considerando todos os parâmetros (P) para carga máxima de cada engradado (UE);
(c) translado das unidades de engradados padronizados (UE) com as mercadorias (M) para os veículos terrestres (VT) por meio de
empilhadeira (EP) ou equipamento similar;
(d) transporte dos engradados padronizados (UE) com mercadorias identificadas de acordo com os parâmetros (P) para carga máxima dos veículos terrestres (VT);
l (e) descarregamento dos engradados padronizados (UE) com mercadorias para um local de espera (LEI), previsto em porto de rio (PR), a fim de aguardar o embarque no veículo fluvial (VF); ou descarregamento dos engradados padronizados (UE) diretamente para o veículo fluvial (VF),
considerando todas as informações dos parâmetros (P) para carga máxima do veículo fluvial;
(f) transporte dos engradados padronizados (UE) por cabotagem interior através de veículo fluvial (VT) na forma de balsa (10), com atracamento em portos ribeirinhos (PR);
(g) descarregamento dos engradados padronizados (UE) com mercadorias para um local de espera (LE2), previsto em porto de rio (PR), a fim de fornecer as mercadorias (M) diretamente ao consumidor local ou para aguardar o embarque em veículo terrestre (VT), considerando todas as informações dos parâmetros (P) para carga máxima do referido veículo.
O veículo fluvial (VF), numa opção preferencial
para o atendimento dos objetivos desta invenção, compreende embarcação do tipo balsa (10), a qual foi desenvolvida com pelo menos uma rampa de acesso (20) em cujas laterais longitudinais do deck (30) são instalados trilhos (31) para a montagem e o deslocamento de pelo
menos um pórtico rolante (100).
Numa versão construtiva preferencial, o mencionado pórtico rolante (100) é formado por duas torres estruturais paralelas (120) interligadas superiormente por passarela transversal
(130) dotada de guarda corpo (131) e uma cabine (140) onde é montado
o quadro de controle (150) para o acionamento do deslocamento do pórtico (100) sobre os trilhos (31), bem como para controle e manejo operacional de uma talha elétrica (150) e gancho e moitão de sustentação (160). A talha caminha numa plataforma (170) disposta abaixo da passarela e prevê tração dupla/individual previstas nas duas mi extremidades onde são instalados redutores (R) em banho de óleo, equipados com frenagem automática. Desta feita todas as movimentações horizontais são tracionados através de engrenagens e cremalheira de corrente (não ilustrados).
A talha elétrica (150) é equipada, ainda, de cabo
de aço (180) alojado no corpo do tambor e é dotada de duplo sistema de frenagem, ou seja, mecânico anti-recuo e eletromagnético, enquanto que o conjunto gancho e moitão (160) é montado sobre rolamento de encosto com fim de curso de elevação. io O comando operacional dos equipamentos -
pórtico (100) e talha (150) e respectivo gancho (160) é elétrico e a gerencia de carga e descarga dos engradados padronizados (UE) é realizada, preferencialmente, através de rádio controle (não ilustrado).
É certo que, quando o presente invento for 15 colocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada teve a finalidade de não limitação.

Claims (6)

1. "COMPLEXO INTERMODAL PARA TRANSPORTE DE ENGRADADOS OU CONTAINERES COM MERCADORIAS AVULSAS VIA CABOTAGEM INTERIOR E SISTEMA DE CARGA/DESCARGA COM ATRACAMENTO EM LOCALIDADES RIBEIRINHAS E SIMILARES", mais precisamente trata-se complexo intermodal (1) do tipo que integra veículos terrestres (VT) e veículos fluviais (VF) para o transporte e a distribuição de mercadorias; caracterizado pelo complexo intermodal (1) prever, como unidade intermediária entre os veículos terrestres (VT) e veículos fluviais, preferencialmente na forma de balsa (B), um elemento padrão na forma de engradado ou Container padronizado (UE), o qual é passível de transportar mercadorias avulsas (M), a fim de abastecer povoados (PV) através de cabotagem interior do veículo fluvial (VF) com atracamento em portos ribeirinhos (R) e similares, em associação a veículos terrestres (VT) e empilhadeiras (EP) ou outros meios de transporte com capacidade de transporte dos referidos engradados padronizados (UE).
2. "COMPLEXO INTERMODAL PARA TRANSPORTE DE ENGRADADOS OU CONTAINERES COM MERCADORIAS AVULSAS VIA CABOTAGEM INTERIOR", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo engradado padronizado ser de 10 pés (UEl) ou de 20 pés (UE2).
3. "COMPLEXO INTERMODAL PARA TRANSPORTE DE ENGRADADOS OU CONTAINERES COM MERCADORIAS AVULSAS VIA CABOTAGEM INTERIOR", de acordo com a reivindicação 1 e numa opção preferencial, caracterizado pelas mercadorias avulsas (M) serem botijões de gás de variados volumes.
4. "COMPLEXO INTERMODAL PARA TRANSPORTE DE ENGRADADOS OU CONTAINERES COM MERCADORIAS AVULSAS VIA CABOTAGEM INTERIOR", de acordo com a reivindicação 1 e numa opção preferencial para o atendimento dos objetivos de transporte e distribuição das mercadorias em engradados padronizados, caracterizado pelo veículo fluvial (VF) compreender embarcação do tipo balsa (10) equipada com pelo menos uma rampa de acesso (20) e em cujas laterais longitudinais do deck (30) são instalados trilhos (31) para a montagem e o deslocamento de pelo menos um pórtico rolante (100), por sua vez equipado com talha elétrica (150), gancho e moitão de sustentação (160).
5. "COMPLEXO INTERMODAL PARA TRANSPORTE DE ENGRADADOS OU CONTAINERES COM MERCADORIAS AVULSAS VIA CABOTAGEM INTERIOR", de acordo com as reivindicações Ij 2 e 4, e de acordo com uma versão construtiva preferencial, caracterizado pelo pórtico rolante (100) ser formado por duas torres estruturais paralelas (120) interligadas superiormente por passarela transversal (130) dotada de guarda corpo (131) e uma cabine (140) onde é montado o quadro de controle (150) para o acionamento do deslocamento do pórtico (100) sobre os trilhos (31), bem como para controle e manejo operacional da talha elétrica (150) e respectivo gancho e moitão de sustentação (160); referida talha desloca-se numa plataforma (170) disposta abaixo da passarela e prevê tração dupla/individual previstas nas duas extremidades onde são instalados redutores (R) em banho de óleo, equipados com frenagem automática; a talha elétrica (150) é equipada de cabo de aço (180) alojado no corpo do tambor e é dotada de duplo sistema de frenagem, ou seja, mecânico anti-recuo e eletromagnético, enquanto que o conjunto gancho e moitão (160) é montado sobre rolamento de encosto com fim de curso de elevação.
6. "SISTEMA DE CARGA/DESCARGA UTILIZANDO O COMPLEXO INTERMODAL COM ATRACAMENTO EM LOCALIDADES RIBEIRINHAS E SIMILARES", de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo complexo intermodal (1) é configurado por um sistema de organização cíclica de logística, baseado nas seguintes etapas: (a) seleção da mercadoria do fabricante/fornecedor/distribuidor (F) de acordo com parâmetros (P) de peso, volume, quantidade de mercadoria (M) destino, tipo de transporte, tipo de distribuidor, entre outros; (b) arranjo da mercadoria (M) selecionada em cada um dos engradados padronizados (UE), considerando todos os parâmetros (P) para carga máxima de cada engradado (UE); (c) translado das unidades de engradados padronizados (UE) com as mercadorias (M) para os veículos terrestres (VT) por meio de empilhadeira (EP) ou equipamento similar; (d) transporte dos engradados padronizados (UE) com mercadorias identificadas de acordo com os parâmetros (P) para carga máxima dos veículos terrestres (VT); (e) descarregamento dos engradados padronizados (UE) com mercadorias para um local de espera (LEI), previsto em porto de rio (PR), a fim de aguardar o embarque no veículo fluvial (VF); ou descarregamento dos engradados padronizados (UE) diretamente para o veículo fluvial (VF), considerando todas as informações dos parâmetros (P) para carga máxima do veículo fluvial; (f) transporte dos engradados padronizados (UE) por cabotagem interior através de veículo fluvial (VT) na forma de balsa (B), com atracamento em portos ribeirinhos (PR); (g) descarregamento dos engradados padronizados (UE) com mercadorias para um local de espera (LE2), previsto em porto de rio (PR), a fim de fornecer as mercadorias (M) diretamente ao consumidor local ou para aguardar o embarque em veículo terrestre (VT, considerando todas as informações dos parâmetros (P) para carga máxima do referido veículo.
BR102012012883A 2012-05-29 2012-05-29 Complexo intermodal para transporte de engradados ou containeres com mercadorias avulsas via cabotagem interior e sistema de carga/descarga com atracamento em localidades ribeirinhas e similares BR102012012883A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012012883A BR102012012883A2 (pt) 2012-05-29 2012-05-29 Complexo intermodal para transporte de engradados ou containeres com mercadorias avulsas via cabotagem interior e sistema de carga/descarga com atracamento em localidades ribeirinhas e similares

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012012883A BR102012012883A2 (pt) 2012-05-29 2012-05-29 Complexo intermodal para transporte de engradados ou containeres com mercadorias avulsas via cabotagem interior e sistema de carga/descarga com atracamento em localidades ribeirinhas e similares

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012012883A2 true BR102012012883A2 (pt) 2014-06-03

Family

ID=50842438

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012012883A BR102012012883A2 (pt) 2012-05-29 2012-05-29 Complexo intermodal para transporte de engradados ou containeres com mercadorias avulsas via cabotagem interior e sistema de carga/descarga com atracamento em localidades ribeirinhas e similares

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012012883A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20220281682A1 (en) System for the transfer, storage and distribution of intermodal containers
EP2089301B1 (en) Plant for transporting cargo and/or from a ship
PT1616822E (pt) Um procedimento e um sistema para transferência de cargas
JP2014507358A (ja) 荷下し及び荷積みクレーン構造、コンテナターミナル、そして船からの荷下し及び船への荷積みの為の方法
CN103108776A (zh) 用于操作货物的系统
US10829303B2 (en) Guide track systems for automated material handling, shipping, storage and parking facilities
CN102171132A (zh) 包括起重机和可以安装在集装箱的顶部上用于支撑起重机并输送集装箱的多个底座元件的集装箱装卸系统
WO2013169110A1 (en) Overhead crane, assembly of at least two overhead cranes, automated guided vehicle, and assembly thereof
CN206288202U (zh) Lng罐式集装箱换装船
ES2236951T3 (es) Procedimiento y dispositivo de transporte de unidades de carga.
CN113135438A (zh) 一种基于深层地下通道的地下集装箱物流装卸系统
ES2424139T3 (es) Procedimiento para proporcionar servicio a un complejo que incluye dos y más grúas de flecha de muelle móviles
BR112021007176A2 (pt) sistema de trilhos guia suspenso e carro de suporte
JP2002068078A (ja) 浮体構造物
BR102012012883A2 (pt) Complexo intermodal para transporte de engradados ou containeres com mercadorias avulsas via cabotagem interior e sistema de carga/descarga com atracamento em localidades ribeirinhas e similares
US20190248605A1 (en) Straddle-type multimodal transportation interworking system
US1632253A (en) Apparatus for loading and unloading freight
ES1177486U (es) Sistema logístico de mercancías en contenedor "terrestre"
CN101450670A (zh) 铁路无空载货物运输方法及装置
Branch et al. Container-handling equipment
JP2002059892A (ja) 浮体構造物

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2517 DE 02/04/2019.