BR102012012217A2 - Sistema de headend, método de resposta a ocorrência de um evento em um local de cliente e sistema de comunicação e resposta de evento - Google Patents

Sistema de headend, método de resposta a ocorrência de um evento em um local de cliente e sistema de comunicação e resposta de evento Download PDF

Info

Publication number
BR102012012217A2
BR102012012217A2 BR102012012217-0A BR102012012217A BR102012012217A2 BR 102012012217 A2 BR102012012217 A2 BR 102012012217A2 BR 102012012217 A BR102012012217 A BR 102012012217A BR 102012012217 A2 BR102012012217 A2 BR 102012012217A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
event
signal
ami
command signal
response
Prior art date
Application number
BR102012012217-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Jimmy Sfaelos
Original Assignee
Gen Electric
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gen Electric filed Critical Gen Electric
Publication of BR102012012217A2 publication Critical patent/BR102012012217A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04QSELECTING
    • H04Q9/00Arrangements in telecontrol or telemetry systems for selectively calling a substation from a main station, in which substation desired apparatus is selected for applying a control signal thereto or for obtaining measured values therefrom
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04QSELECTING
    • H04Q2209/00Arrangements in telecontrol or telemetry systems
    • H04Q2209/60Arrangements in telecontrol or telemetry systems for transmitting utility meters data, i.e. transmission of data from the reader of the utility meter

Abstract

SISTEMA DE HEADEND, MÉTODO DE RESPOSTA A OCORRÊNCIA DE UM EVENTO EM UM LOCAL DE CLIENTE E SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E RESPOSTA DE EVENTO. Trata-se de um sistema de "headend" (34) para uma rede de infraestrutura de medição (AMI) (32) que inclui um processador (40). O processador (40) é configuradfo para receber sinais de evento dos medidores AMI (30). Os sinais de evento são indicativos de ocorrência de eventos em locais de clientes. O processador (40) determina se transmite um sinal de comando para um medidor AMI correspondente em resposta ao recebimento de um sinal de evento do medidor AMI correspondente. O sinal de comando é configurado para instruir o medidor AMI correspondente (30) e executar pelo menos uma tarefa em resposta ao pelo menos um evento. O processador (40) transmite o sinal de comando para o medidor AMI correspondente em resposta à determinação para trnsmitir o sinal de comando.

Description

“SISTEMA DE HEADEND, MÉTODO DE RESPOSTA A OCORRÊNCIA DE UM EVENTO EM UM LOCAL DE CLIENTE E SISTEMA DE COMUNICAÇÃO
E RESPOSTA DE EVENTO”
Antecedentes da Invenção
A presente invenção refere-se em geral a uma rede de
infraestrutura de medição avançada (AMI) e, mais especificamente, a um sistema de “headend” de uma rede AMI que inclui um processador usado para determinar se transmite um sinal de comando para um medidor ΑΜΙ.
Para evitar demanda de eletricidade da geração de força excedente e capacidades de distribuição durante os períodos de pico de uso de energia, as empresas de serviço de energia podem empregar técnicas de controle de carga passivo e/ou ativo para influenciar a demanda de eletricidade. Por exemplo, para implementar o controle ativo da eletricidade de consumo de cargas, algumas empresas de energia utilizam o que é referido como uma “rede inteligente” ou rede de energia de Infraestrutura de Medição Avançada (ΑΜΙ). Usando uma rede (ΑΜΙ), uma empresa de energia pode se comunicar com cargas individuais dentro da casa de um cliente e reduzir seletivamente o consumo de energia durante os períodos de uso de pico. Como tal, durante os períodos de tempo de uso de pico, uma empresa de energia pode reduzir energia para cargas de prioridade baixa, ao mesmo tempo em que mantém energia para cargas de prioridade alta.
Além de controlar ou ajustar a energia fornecida para os clientes, a rede inteligente pode ser capaz de comunicar eventos, tais como erros, alarmes, e outros eventos, dos medidores AMI para a empresa de energia 25 elétrica, e sucessivamente, pode ser capaz de comunicar comandos para os medidores AMI em resposta a tais eventos. Em um exemplo, uma pluralidade de medidores AMI é conectada a um sistema de “headend” (HES). O HES é uma aplicação de sistema que opera na rede utilitária que possibilita comunicação bidirecional entre os medidores AMI e o HES. O HES1 sucessivamente, é acoplado a sistemas de gerenciamento externos da empresa de energia elétrica para possibilitar comunicação bidirecional entre o HES e os sistemas de gerenciamento externos para a empresa de energia 5 elétrica. Portanto, o HES funciona como uma interface pela transmissão de dados de evento dos medidores AMI para os sistemas de gerenciamento externos para o medidor AMI apropriado.
Como o HES convencional funciona meramente como uma interface de transmissão que apenas relata dados de evento para os sistemas 10 de gerenciamento externos e transmissões de comandos dos sistemas de gerenciamento externos para o medidor AMI apropriado, o HES não transmite um sinal de comando para os medidores AMI até que o HES recebe instruções dos sistemas de gerenciamento externos. Pode haver lapsos de tempo prolongados entre a detecção do evento pelo medidor AMI e o recebimento de 15 um comando em resposta ao evento pelo medidor EMI. Tais lapsos de tempo prolongados podem ser devidos, pelo menos em parte, ao tráfego de rede alto ou outros problemas associados aos rápidos sinais de transmissão entre os sistemas de gerenciamento externos e o HES.
Breve Descrição Da Invenção Em um aspecto o sistema de “headend” é fornecido para uso com
uma rede de infraestrutura de medição avançada (AMI) que inclui uma pluralidade de medidores AMI em uma pluralidade de locais de clientes. O sistema de “headend” geralmente compreende um processador configurado para receber pelo menos um sinal de evento de cada medidor AMI, em que 25 pelo menos um sinal de evento é indicativo da ocorrência de pelo menos um evento em uma instalação de cliente correspondente; determinar se transmite ou não pelo menos um sinal de comando para um medidor AMI correspondente em resposta ao recebimento de pelo menos um sinal de evento do medidor AMI correspondente, em que pelo menos um sinal de comando é configurado para instruir o medidor AMI correspondente para executar pelo menos uma tarefa em resposta ao pelo menos um evento, e transmitir o pelo menos um sinal de comando para o medidor AMI correspondente em resposta à determinação para transmitir o pelo menos um sinal de comando.
Em outro aspecto, um método de resposta para a ocorrência de um evento em uma instalação de cliente usando um processador de um sistema de “headend” de uma infraestrutura de medição avançada geralmente compreende receber pelo menos um sinal de evento de um medidor AMI, em 10 que o pelo menos um sinal de evento é indicativo da ocorrência de pelo menos um evento na instalação de cliente; determinar se transmite ou não pelo menos um sinal de comando para o medidor AMI em resposta ao recebimento de pelo menos um sinal de evento do medidor AMI, em que o pelo menos um sinal de comando é configurado para instruir o medidor AMI a executar pelo menos uma 15 tarefa em resposta ao pelo menos um evento; e transmitir o pelo menos um sinal de comando para o medidor AMI em resposta à determinação para transmitir o pelo menos um sinal de comando.
Em ainda outro aspecto, uma comunicação de evento e sistema de resposta geralmente compreendem uma pluralidade de medidores de 20 infraestrutura de medição avançada (AMI); um sistema de “headend” acoplado comunicativamente à pluralidade de medidores AMI, o sistema de “headend” ; compreendendo um processador, uma pluralidade de sistemas de gerenciamento para gerenciar dados dos medidores AMI.A pluralidade de sistemas de gerenciamento é acoplada comunicativamente ao sistema de 25 “headend". O processador do sistema de “headend” é configurado para receber pelo menos um sinal de evento de cada medidor AMI, em que o pelo menos um sinal de evento é indicativo da ocorrência de pelo menos um evento no medidor AMI correspondente, determinar se transmite ou não pelo menos um sinal de comando para um medidor AMI correspondente em resposta ou recebimento do pelo menos um sinal de evento do medidor AMI correspondente, em que o pelo menos um sinal de comando é configurado para instruir o medidor AMI correspondente a executar pelo menos uma tarefa 5 em resposta ao pelo menos um sinal de evento; e transmitir o pelo menos um sinal de comando para o medidor AMI correspondente para determinar a transmissão do pelo menos um sinal de comando.
Breve Descrição Dos Desenhos A Figura 1 é um diagrama em bloco de um sistema de distribuição de energia exemplificativo.
A Figura 2 é um diagrama em bloco de uma comunicação de evento e rede de resposta que pode ser usada com o sistema de distribuição de energia ilustrado na Figura 1.
A Figura 3 é um fluxograma de um método exemplificativo que pode ser implementado por um processador de um sistema de “headend” usado com o evento e a rede de comunicação ilustrados na Figura 2.
Descrição Detalhada Da Invenção A Figura 1 é um diagrama em bloco de um sistema de distribuição de energia 10 que inclui uma empresa de energia elétrica 12, uma rede elétrica 14, e uma pluralidade de locais clientes, tais como, por exemplo, uma primeira instalação de cliente 16, uma segundo instalação de cliente 18 e uma terceiro instalação de cliente 20. As instalações de clientes 16, 18 e 20 podem incluir, mas não se limitam a, uma residência, um edifício de escritórios, uma instalação industrial, e/ou outros edifício ou local que receba eletricidade da empresa 12. Em uma modalidade exemplificativa, a eletricidade é distribuída da empresa de energia elétrica 12 para as instalações de clientes 16, 18 2 20 por via de uma rede elétrica 14. Na realização exemplificativa, a rede elétrica
14 inclui pelo menos uma linha de transmissão 22, uma subestação elétrica 24, e uma pluralidade de linhas de distribuição 26. A empresa de energia elétrica 12 inclui um sistema de geração de energia elétrica 28 que fornece energia elétrica para uma rede elétrica 14. O sistema de geração de energia elétrica 28 pode incluir um gerador acionado, por exemplo, por um motor de turbina a gás, 5 uma turbina hidroelétrica, e/ou uma turbina eólica. Alternativamente, o sistema de geração de energia elétrica 28 pode utilizar painéis solares e/ou outro dispositivo de geração de eletricidade que permita que o sistema 10 funcione conforme aqui descrito. Apesar do sistema de produção e de distribuição de energia exemplificativo 10 ser um sistema elétrico, em outras realizações o 10 sistema de produção e de distribuição de energia pode ser um sistema a gás, tal como um sistema de gás natural que inclui uma pluralidade de tubulações e medidores de gás, ou outro tipo de sistema de energia.
A Figura 2 é um diagrama em bloco de uma comunicação de evento exemplificativa sistema de resposta 29 que pode ser usado com o 15 sistema de distribuição de energia 10 (ilustrado na Figura 1). A Figura 3 é um fluxograma de um método exemplificativo que pode ser implementado por um processador de um sistema de “headend” usado com o evento e a rede de comunicação ilustradas na Figura 2. Conforme ilustrado na Figura 2, cada instalação de cliente 16, 18 e 20 inclui um medidor de infraestrutura de 20 medição avançada (AMI) 30. Além de funcionar como um medidor que registra uso de energia, os medidores AMI 30 são parte de uma rede de infraestrutura de medição avançada (AMI) 32, que está ilustrada na Figura 2. Na realização exemplificativa, a rede 32 é um exemplo de um sistema de comunicação bidirecional que possibilita que a empresa de energia elétrica 12 (ou outra 25 companhia de energia) se comunique com o medidor AMI 30, e vice-versa, conforme explicado em mais detalhes abaixo. Os medidores AMI 30 são acoplados comunicativamente a pelo menos um sistema de “headend” (HES) 34 de uma rede AMI 32, e o HES 34 é acoplado comunicativamente a um ou mais sistemas de gerenciamento externos 36 da empresa de energia elétrica 12. O exemplos de sistemas de gerenciamento 36 incluem, mas não estão limitados a: Sistema de Gerenciamento de Dados de Medidor, Sistema de Gerenciamento de Habilidades de Medidor, Sistema de Operações de 5 Distribuição, Sistema de Informação Cliente, Sistema de Cobrança, e Sistema de Gerenciamento de Interrupção. Os medidores AMI 30 podem ser acoplados comunicativamente ao HES 34 em qualquer maneira adequada que possibilite a operação da rede 32 conforme aqui descrito. O HES 34 pode ser acoplado comunicativamente a um ou mais sistemas de gerenciamento 36 em qualquer 10 maneira adequada que possibilite a operação da rede AMI 32 conforme descrito acima. Deve ser compreendido que a rede AMI 32 pode inclui mais de um HES acoplado comunicativamente a um conjunto diferente de medidores AMI 30.
Cada medidor AMI 30 é capaz de transmitir um ou mais sinais de evento para HES 34. Um sinal de evento é indicativo da ocorrência de um evento em uma instalação de cliente 16, 18 e 20, ou um grupo de instalações de clientes 16, 18 e 20 associados ao medidor AMI correspondente 30, ou um grupo de medidores 30. Em exemplos não limitativo, um sinal de evento pode ser indicativo de um ou mais do que se segue: adulteração de cobertura de medidor; um comutador de desconexão de energia ativado, um disjuntor desarmado, e/ou uma queda detectada. Os medidores AMI 30 podem ser capaz de detectar a ocorrência de um evento em instalações de clientes 16, 18 e 20, ou os medidores 30 podem ser capaz de receber sinais de outros dispositivos que detectam o evento. Cada medidor AMI 30 pode ser capaz de transmitir um ou mais sinais de evento indicativos de um ou mais eventos listados acima ou de outros eventos não listados. Os medidores AMI podem transmitir um ou mais sinais de evento para HES 34 em qualquer maneira adequada. O HES 34 inclui um processador 40 que recebe sinais de evento dos medidores AMI 30. O termo processador, conforme aqui usado, refere-se a unidades de processamento central, microprocessadores, microcontroladores, circuitos de conjunto de instrução reduzidos (RISC), 5 circuitos integrados para aplicação específica (ASIC), circuitos lógicos, e qualquer outro processador capaz de executar as funções aqui descritas. Conforme visto na Figura 3, o processador 40 determina se transmite ou não uma ou mais sinais de comando de volta para um medidor AMI correspondente 30 com base no sinal de evento recebido. Um sinal de comando instrui um 10 medidor AMI correspondente 30 a executar uma tarefa específica de acordo com a ocorrência de evento na instalação de cliente. Em uma realização, apenas alguns sinais de evento são dotados de um sinal de comando associado, apesar de cada sinal de evento que possa ser recebido pelo HES pode ter um sinal de comando associado. Além de transmitir um sinal de 15 comando, o processador 40 pode ser programado para transmitir um ou mais sinais de notificação de evento para um ou mais sistemas de utilidade externos selecionados e/ou transmitir um ou mais sinais de notificação de comando para um ou mais sistemas de utilidade externos. Cada sinal de notificação de evento é indicativo do sinal de evento recebido pelo HES 34 de um ou mais 20 medidores AMI, e cada sinal de notificação de comando é indicativo de um sinal de comando transmitido por HES 34 para um ou mais dos medidores AMI 30.
Um fluxograma, geralmente indicado em 48, inclui um método exemplificativo que pode ser executado pelo processador 40 do HES 34. Em 25 um método exemplificativo, o processador 40 recebe 50 um sinal de evento de um dos medidores 30. Ao receber 50 o sinal de evento, o processador 40 determina 52, se há ou não um sinal de comando associado do sinal de evento recebido. Se o sinal de evento recebido tiver um sinal de comando associado, então o processador 40, transmite 54 um sinal de comando selecionado, com base no sinal de evento recebido, para o medidor AMI 30. O processador 40 também transmite 56 e 58, respectivamente, um sinal de notificação de evento e um sinal de notificação de comando para pelo menos um sistema de 5 gerenciamento selecionado. O sinal de notificação de evento indica que o sistema de “headend” recebeu um sinal de evento de um medidor AMI correspondente 30, e o sinal de notificação de comando indica que o sistema de “headend” transmitiu um sinal de comando para o medidor AMI correspondente 30. Se o sinal de evento recebido não tiver um sinal de 10 comando associado, então o processador 40, determina 60 que o sinal de comando 62 para o medidor AMI 30 não deve ser transmitido. O processador 40 pode retransmitir 62 uma notificação do evento para um sistema de gerenciamento selecionado 36.
Um exemplo de um HES 34 está ilustrado esquematicamente na 15 Figura 2. Nessa realização, HES 34 inclui um dispositivo de memória 64 que está acoplado comunicativamente ao processador 40. O dispositivo de memória 64 pode formar parte do processador 40 pode estar fora do processador 40. O dispositivo de memória 64 armazena uma base de dados legível por computador associando um ou mais eventos selecionados com um 20 ou mais sinais de instrução para o processador 40. Ao receber 50 um sinal de evento, o processador 40 é programado para consultar 52 a base de dados para o evento indicado pelo sinal de evento recebido.
Se o processador 40 localizar o evento na base de dados, então o processador executa 54, 56 e 58 as instruções de sinais associados ao evento, 25 tal como descrito na Figura 3. Uma base de dados adequada pode ser uma tabela de pesquisa, que pode ser gravada em qualquer linguagem adequada de computador, tal como XML. Uma tabela exemplificativa está fornecida abaixo como Tabela 1. * 9
Tabela 1
Medidor Eventos/Alarmes Comandar Sistema(s) Sistema(s) Externo(s) Notificação ID Resposta de Volta Externo(s) de Resposta de Comando para o Medidor Notificação de Eventos/Alarmes Medidor Desconectar Desativar Comutador Sistema de Sistema de Gerenciamento de 1 Comutador Ativado Desconectado Gerenciamento de Habilidades de Medidor Habilidades de Medidor Disjuntor Ativar Comutador Sistema de Sistema de Gerenciamento Desarmado Desconectado Gerenciamento de Interrupção de Interrupção Queda Detectada Ativar Comutador Sistema de Sistema de Gerenciamento Desconectado Gerenciamento de Interrupção de Interrupção Detecção de Ativar Comutador Sistema de Sistema de Gerenciamento de Falsificação de Desconectado Gerenciamento de Habilidades de Medidor Cobertura de Habilidades de Medidor Medidor Medidor Desconectar Desativar Comutador Sistema de Sistema de Gerenciamento de Grupo 1 Comutador Ativado Desconectado Gerenciamento de Habilidades de Medidor Habilidades de Medidor Detecção de Ativar Comutador Sistema de Sistema de Gerenciamento de Falsificação de Desconectado Gerenciamento de Habilidades de Medidor Cobertura de Habilidades de Medidor Medidor No exemplo acima, a primeira coluna identifica o medidor AMI 30 e/ou grupo de medidores 30 associado ao HES 34. Portanto, ao receber 50 um sinal de evento, o processador 40 consulta 52 a base de dados para os 5 medidores AMI 30 dos quais o sinal de evento foi recebido. Em seguida, o processador 40 consulta 52 a tabela para determinar se o evento indicado pelo sinal de evento está listado na tabela sob o medidor AMI correspondente 30 e/ou grupo de medidores AMI 30. Se estiver listado, então o processador 40 executa 54, 56, 58 as instruções de sinal listadas na linha associada ao evento. 10 Por exemplo, na tabela acima, as instruções de sinal incluem um sinal de comando, um sinal de notificação de evento, e um sinal de notificação de comando. Em particular, conforme listado na segunda linha na tabela acima, se o processador 40 receber um sinal de evento do Medidor 1 que seja indicativo de um comutador desconectado sendo ativado, então o processador 15 40 é instruído a: transmitir um sinal de comando para o medidor AMI 30 instruindo o medidor AMI 30 a desativar o comutador desconectado; transmitir um sinal de notificação de evento para o Sistema de Gerenciamento de Habilidades de Medidor da empresa de energia elétrica 12 indicando que o HES 34 recebeu um sinal de evento indicando que um comutador desconectado foi ativado; e transmitir um sinal de notificação de comando para o Sistema de Gerenciamento de Habilidades de Medidor da empresa de energia elétrica 12 indicando que o HES 34 transmitiu um sinal de comando 5 para o medidor AMI instruindo o medidor AMI a desativar o comutador desconectado.
Se o evento não estiver listado na tabela, contudo, o processador pode ser configurado para retransmitir 62 o evento para um ou mais sistemas de gerenciamento 36. Por exemplo,, o processador 40 pode consultar outra base de dados ou tabela que inclua instruções de retransmissão no sinal de evento recebido pelo processador 40.
Em uma realização, a tabela pode ser fornecida para a empresa de energia elétrica 12 como um gabarito ou shell, por meio do qual a empresa de energia elétrica pode decidir quais sinais de evento recebidos pelo HES 34 15 asseguram uma resposta de comando de sinal automatizado do HES 34. a empresa de energia elétrica 12 pode também decidir onde e quando os sinais de notificações são transmitidos pelo HES 34.
Os métodos, sistemas e aparelho aqui descritos facilitam a implementação eficiente e econômica de um HES que seja capaz de 20 determinar se transmite pelo menos um sinal de comando para um medidor AMI correspondente em resposta ao recebimento de pelo menos um sinal de evento do medidor AMI correspondente e transmitir o pelo menos um sinal de comando para um medidor AMI correspondente em resposta à determinação para transmitir o pelo menos um sinal de comando. Dessa maneira, os sinais 25 de comando podem ser transmitidos mais rapidamente e de maneira eficiente em resposta a determinados eventos selecionados no medidor AMI, sem a necessidade de esperar pelos sistemas de gerenciamento externos para transmitir os sinais. As realizações exemplificativas dos métodos, sistemas e aparelho aqui descritos estão descritos e/ou ilustrados em detalhe. Os métodos, sistemas e aparelho não estão limitados às realizações específicas aqui descritas, mas antes, os componentes de cada sistema, bem como etapas de cada método, podem ser realizados independente e separadamente de 5 outros componentes e etapas aqui descritos. Cada componente, e cada etapa de método, pode também ser usado em combinação com outros componentes e/ou etapas de método.
Ao introduzir elementos / componentes / etc. dos métodos, sistemas, e aparelho aqui descrito e/ou ilustrado, os artigos “um” “o” “os”, e 10 “dito” são intencionados a significar que há um ou mais do(s) elemento(s) componente(s)/etc. Os termos “compreendendo”, “incluindo” e “tendo” pretendem ser inclusivos e significa que pode haver elemento(s) / componente(s) / etc. adicionais diferentes dos elemento(s) / componente(s) / etc. listados.
A descrição escrita usa exemplos para descrever a invenção,
incluindo melhor modo, e também possibilita que qualquer pessoa versada na técnica pratique a invenção, incluindo a fabrico e uso de quaisquer dispositivos ou sistemas e executando quaisquer métodos incorporados. O escopo patenteável da invenção está definido pelas reivindicações, e pode incluir 20 outros exemplos que ocorram àquele versado na técnica. Tais outros exemplos pretendem estar dentro do escopo das reivindicações se tiverem elementos estruturais que não difiram da linguagem literal das reivindicações, ou se incluírem elementos estruturais equivalentes com diferenças não substanciais da linguagem literal das reivindicações.

Claims (10)

1. SISTEMA DE “HEADEND” (34), para uso com uma rede de infraestrutura de medição avançada (ami) (32) que inclui uma pluralidade de medidores (ami) (30) em uma pluralidade de locais de clientes (16, 18, 20), sendo que o dito sistema de “headend” compreende um processador configurado para: receber (50) no sistema de “headend”, pelo mesmo um sinal de evento de cada medidor AMI, em que pelo menos um sinal de evento é indicativo da ocorrência de pelo menos um evento em um local de cliente correspondente; determinar (52), no sistema de “headend”, se transmite pelo menos um sinal de comando para um medidor AMI correspondente em resposta ao recebimento do pelo menos um sinal de evento para o medidor AMI correspondente, em que pelo menos um sinal de comando é configurado para instruir o medidor AMI correspondente a executar pelo menos uma tarefa em resposta ao pelo menos um evento; e transmitir (54), no sistema de “headend”, o pelo menos um sinal de comando para o medidor AMI correspondente em resposta à determinação para transmitir o pelo menos um sinal de comando.
2. SISTEMA DE “HEADEND”, de acordo com a reivindicação 1, compreendendo ainda um dispositivo de memória (64) acessível pelo dito processador (40), sendo que o dito dispositivo de memória armazena uma base de dados que associa o pelo menos um evento com pelo menos um sinal de comando, em que para determinar se transmite pelo menos um sinal de comando, o dito processador consulta a base de dados para pelo menos um evento.
3. SISTEMA DE “HEADEND” (34), de acordo com a reivindicação 1, em que o dito processador (40) é também configurado para transmitir (56) pelo menos um sinal de notificação de evento para pelo menos um sistema de gerenciamento externo em resposta ao recebimento de pelo menos um sinal de evento, em que o pelo menos um sinal de notificação de evento é indicativo de pelo menos uma ocorrência de evento no medidor AMI correspondente.
4. MÉTODO DE RESPOSTA A OCORRÊNCIA DE UM EVENTO EM UM LOCAL DE CLIENTE (16, 18, 20), usando um processador (40) de um sistema de “headend” (34) de uma infraestrutura de medição avançada (32), o método compreendendo: receber (50) pelo menos um sinal de evento de um medidor AMI (30), em que o pelo menos um sinal de evento é indicativo de pelo menos uma ocorrência de evento no local de cliente; determinar (52) se transmite pelo menos um sinal de comando para o medidor AMI em resposta ao recebimento de pelo menos um sinal de evento do medidor AMI, em que o pelo menos um sinal de comando é configurado para instruir o medidor AMI a executar pelo menos uma tarefa em resposta ao pelo menos um evento; e transmitir (52) o pelo menos um sinal de comando para o medidor AMI em resposta à determinação para transmitir o pelo menos um sinal de comando.
5. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 4, em que a dita determinação compreende consultar uma base de dados armazenada em um dispositivo de memória (64) para o pelo menos um evento.
6. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 4, também compreendendo transmitir (56) pelo menos um sinal de notificação de evento para pelo menos um sistema de gerenciamento (36) de uma companhia de energia em resposta ao recebimento de pelo menos um sinal de evento, em que o pelo menos um sinal de notificação de evento é indicativo do pelo menos uma ocorrência de evento no local de cliente.
7. SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E RESPOSTA DE EVENTO, compreendendo: uma pluralidade de medidores de infraestrutura de medição avançada (AMI) (30); um sistema de “headend” (45) acoplado comunicativamente à pluralidade de medidores AMI, o sistema de “headend” compreendendo um processador (4); e uma pluralidade de sistemas de gerenciamento (36) para gerenciar dados dos medidores AMI, a pluralidade de sistemas de gerenciamento estando acoplada comunicativamente ao sistema de “headend”, em que o processador do sistema de “headend” é configurado para: receber (50) pelo menos um sinal de evento de cada dos medidores AMI, em que o pelo menos um sinal de evento é indicativo da ocorrência de pelo menos um evento no medidor AMI correspondente; determinar (52) se transmite pelo menos um sinal de comando para um medidor AMI correspondente em resposta ao recebimento de pelo menos um sinal de evento do medidor AMI correspondente, em que o pelo menos um sinal de comando é configurado para instruir o medidor AMI correspondente para executar pelo menos uma tarefa em resposta a pelo menos um evento; e transmitir (54) o pelo menos um sinal de comando para o medidor AMI correspondente em resposta à determinação para transmitir o pelo menos um sinal de comando.
8. SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E RESPOSTA DE EVENTO, de acordo com a reivindicação 7, em que o dito sistema de “headend” (34) também compreende um dispositivo de memória (64) acessível pelo dito processador (40), o dito dispositivo de memória armazenando uma base de dados associando o pelo menos um evento ao pelo menos um sinal de comando, em que para determinar se transmite pelo menos um sinal de comando, o dito processador consulta a base de dados para o pelo menos um evento.
9. SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E RESPOSTA DE EVENTO, de acordo com a reivindicação 7, em que o dito sistema de “headend” (34) também compreende um dispositivo de memória (64) acessível pelo dito processador (40), o dito dispositivo de memória armazenando uma base de dados associando o pelo menos um evento ao pelo menos um sinal de comando e o sinal de notificação de evento, em que para determinar se transmite pelo menos um sinal de comando, o dito processador consulta a base de dados para o pelo menos um evento.
10. SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E RESPOSTA DE EVENTO, de acordo com a reivindicação 7, em que o dito processador (40) é também configurado para transmitir (56) pelo menos um sinal de notificação de comando para pelo menos um dos ditos sistemas de gerenciamento em resposta à transmissão de pelo menos um sinal de comando, em que pelo menos um sinal de notificação de comando é indicativo do pelo menos um sinal de comando sendo transmitido para o medidor AMI correspondente.
BR102012012217-0A 2011-05-23 2012-05-22 Sistema de headend, método de resposta a ocorrência de um evento em um local de cliente e sistema de comunicação e resposta de evento BR102012012217A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/113,674 US20120299744A1 (en) 2011-05-23 2011-05-23 Head-end system for advanced metering infrastructure network

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012012217A2 true BR102012012217A2 (pt) 2014-05-13

Family

ID=46396998

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012012217-0A BR102012012217A2 (pt) 2011-05-23 2012-05-22 Sistema de headend, método de resposta a ocorrência de um evento em um local de cliente e sistema de comunicação e resposta de evento

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20120299744A1 (pt)
EP (1) EP2528352A2 (pt)
JP (1) JP2012244631A (pt)
AU (1) AU2012203177A1 (pt)
BR (1) BR102012012217A2 (pt)
CA (1) CA2777122A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7747733B2 (en) 2004-10-25 2010-06-29 Electro Industries/Gauge Tech Power meter having multiple ethernet ports
US10771532B2 (en) 2011-10-04 2020-09-08 Electro Industries/Gauge Tech Intelligent electronic devices, systems and methods for communicating messages over a network
US10303860B2 (en) 2011-10-04 2019-05-28 Electro Industries/Gauge Tech Security through layers in an intelligent electronic device
US10275840B2 (en) 2011-10-04 2019-04-30 Electro Industries/Gauge Tech Systems and methods for collecting, analyzing, billing, and reporting data from intelligent electronic devices
US10862784B2 (en) * 2011-10-04 2020-12-08 Electro Industries/Gauge Tech Systems and methods for processing meter information in a network of intelligent electronic devices
US11816465B2 (en) 2013-03-15 2023-11-14 Ei Electronics Llc Devices, systems and methods for tracking and upgrading firmware in intelligent electronic devices
US11734396B2 (en) 2014-06-17 2023-08-22 El Electronics Llc Security through layers in an intelligent electronic device
US10958435B2 (en) 2015-12-21 2021-03-23 Electro Industries/ Gauge Tech Providing security in an intelligent electronic device
US10430263B2 (en) 2016-02-01 2019-10-01 Electro Industries/Gauge Tech Devices, systems and methods for validating and upgrading firmware in intelligent electronic devices
KR101969239B1 (ko) * 2017-12-18 2019-04-15 전자부품연구원 스마트 미터 운영을 위한 ami 관리 방법 및 이를 적용한 ami 관리서버 및 기록매체
US11734704B2 (en) 2018-02-17 2023-08-22 Ei Electronics Llc Devices, systems and methods for the collection of meter data in a common, globally accessible, group of servers, to provide simpler configuration, collection, viewing, and analysis of the meter data
US11754997B2 (en) 2018-02-17 2023-09-12 Ei Electronics Llc Devices, systems and methods for predicting future consumption values of load(s) in power distribution systems
US11686594B2 (en) 2018-02-17 2023-06-27 Ei Electronics Llc Devices, systems and methods for a cloud-based meter management system
US11863589B2 (en) 2019-06-07 2024-01-02 Ei Electronics Llc Enterprise security in meters

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4122897B2 (ja) * 2002-08-22 2008-07-23 松下電器産業株式会社 情報端末装置、情報サービスシステム、設定方法及びプログラム
JP2006086944A (ja) * 2004-09-17 2006-03-30 Matsushita Electric Ind Co Ltd 情報端末装置、サーバ、情報処理の方法、及びプログラム
US8174405B2 (en) * 2006-08-28 2012-05-08 Emeter Corporation Message-bus-based advanced meter information system with applications for cleaning, estimating and validating meter data
US10794729B2 (en) * 2006-08-28 2020-10-06 Siemens Industry, Inc. System and method for message-bus-based advanced meter information system
US8855279B2 (en) * 2007-08-28 2014-10-07 Consert Inc. Apparatus and method for controlling communications to and from utility service points
EP2215556B1 (en) * 2007-11-25 2019-08-28 Trilliant Networks, Inc. System and method for transmitting power status notifications in an advanced metering infrastructure network
US8138934B2 (en) * 2007-11-25 2012-03-20 Trilliant Networks, Inc. System and method for false alert filtering of event messages within a network
US20100039263A1 (en) * 2008-07-10 2010-02-18 Christopher Way-Fung Chen System and method for utilization of smart meter infrastructure
US20100131329A1 (en) * 2008-11-25 2010-05-27 International Business Machines Corporation Method and system for smart meter program deployment
BR112012009449A2 (pt) * 2009-09-25 2016-06-14 Itron Inc sistema de telemetria
US8890711B2 (en) * 2009-09-30 2014-11-18 Itron, Inc. Safety utility reconnect
US20120109663A1 (en) * 2010-10-29 2012-05-03 Southern Company Services, Inc. Advanced Metering Infrastructure Event Filtering
US8624730B2 (en) * 2010-11-09 2014-01-07 Landis+Gyr Innovations, Inc. Systems for detecting, collecting, communicating, and using information about environmental conditions and occurrences
US8478714B2 (en) * 2011-01-20 2013-07-02 Southern Company Services, Inc. Integrated distribution management system channel adapter
US20120209584A1 (en) * 2011-02-11 2012-08-16 Southern Company Services, Inc. Advanced Metering Infrastructure Simulation
US20120246041A1 (en) * 2011-03-21 2012-09-27 Nathan Bowman Littrell Systems and methods for generating a bill
US9224128B2 (en) * 2011-05-17 2015-12-29 Southern Company Services, Inc. Energy information exchange

Also Published As

Publication number Publication date
NZ600150A (en) 2013-11-29
CA2777122A1 (en) 2012-11-23
EP2528352A2 (en) 2012-11-28
AU2012203177A1 (en) 2012-12-13
JP2012244631A (ja) 2012-12-10
US20120299744A1 (en) 2012-11-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012012217A2 (pt) Sistema de headend, método de resposta a ocorrência de um evento em um local de cliente e sistema de comunicação e resposta de evento
CN104965147B (zh) 低压用户电能表串户检测系统及检测方法
CN106501626B (zh) 一种基于同步相量测量的广域核相系统
EP2136411B1 (en) Antitheft and monitoring system for photovoltaic panels
CN203630186U (zh) 基于配电线路故障指示器的防窃电监测系统
CN104502753A (zh) 电力故障录波装置联网在线实时分析系统及其应用
CN109655782B (zh) 一种三相电能表接线异常自检方法及系统
CN113131518B (zh) 一种mlpe光伏系统及其mlpe设备检测方法
CN103412520A (zh) 多种能源集中监测系统及其监测方法
CN201909817U (zh) 开启式线损检测装置
De Capua et al. A smart energy meter for power grids
KR101699034B1 (ko) 분산전원 대상의 지능형 자율 제어 장치 및 자율 제어 방법
CN203800700U (zh) 配电网监测系统
CN205596111U (zh) 一种台区线路在线识别系统
CN204610151U (zh) 一种风速、风向检测防失效装置
JP2016178719A (ja) 太陽光発電システムおよびパワーコンディショナ
EP3125393B1 (en) A method for automatically associating a module to a corresponding inverter, and related module and power generation system
Koch An Internet of Things approach to electrical power monitoring and outage reporting
CN108648549A (zh) 一种面向对象的用电信息采集闭环仿真系统及控制方法
CN201993434U (zh) 一种基于无线传感器网络的配电网故障快速定位系统
CN102928688B (zh) 多点同步测试馈线故障自动隔离的方法
CN201425617Y (zh) 发电机转子绝缘在线监测接地定位装置
CN113131618A (zh) 一种基于智能电表与营配数据管理的供电异常快速响应系统
Mitchurechart et al. Reliability evaluation of electrical substations under various failure modes
CN209373816U (zh) 低压集抄实训柜、低压集抄培训系统

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.