BR102012006706A2 - Aparato e método para o monitoramento de contato elétrico - Google Patents

Aparato e método para o monitoramento de contato elétrico Download PDF

Info

Publication number
BR102012006706A2
BR102012006706A2 BR102012006706-4A BR102012006706A BR102012006706A2 BR 102012006706 A2 BR102012006706 A2 BR 102012006706A2 BR 102012006706 A BR102012006706 A BR 102012006706A BR 102012006706 A2 BR102012006706 A2 BR 102012006706A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
monitoring
electrical contact
disconnect switch
electrical
contact monitoring
Prior art date
Application number
BR102012006706-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012006706A8 (pt
Inventor
Werneck Marcelo Martins
De Carvalho Cesar Cosenza
Silva Neto Jose Luiz Da
Original Assignee
Centrais Eletricas Do Norte Do Brasil S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Centrais Eletricas Do Norte Do Brasil S A filed Critical Centrais Eletricas Do Norte Do Brasil S A
Priority to BR102012006706A priority Critical patent/BR102012006706A8/pt
Publication of BR102012006706A2 publication Critical patent/BR102012006706A2/pt
Publication of BR102012006706A8 publication Critical patent/BR102012006706A8/pt

Links

Landscapes

  • Keying Circuit Devices (AREA)
  • Testing Electric Properties And Detecting Electric Faults (AREA)

Abstract

APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO A presente patente de invenção refere-se a sistemas de monitoramento óptico de chaves seccionadoras que, de acordo com as suas características gerais, possui como princípio básico propiciar: suporte as condições de operação (tensão nominal, vibração, temperatura, oxidação, umidade etc); indicação remota do fechamento e abertura efetiva da Chave Seccionadora (CS); garantia do isolamento apropriado entre a parte sensora em potencial da CS e a parte de monitoramento em potencial terra; custo compatível com o da CS; capacidade de ser instalado em CSs antigas e possibilidade de ser fabricado junto com CSs novas; a não interferência no funcionamento nem o prejuízo do isolamento elétrico da CS; imunidade à interferências eletromagnéticas e ruídos elétricos ou mecânicos bem como vibrações de qualquer tipo.

Description

“APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”
Refere-se a presente patente de invenção a sistemas de monitoramento óptico de chaves seccionadoras que, de acordo com as suas características gerais, 5 possui como princípio básico propiciar: suporte as condições de operação (tensão nominal, vibração, temperatura, oxidação, umidade etc); indicação remota do fechamento e abertura efetiva da Chave Seccionadora (CS); garantia do isolamento apropriado entre a parte sensora em potencial da CS e a parte de monitoramento em potencial terra; custo compatível com o da CS; capacidade de ser instalado em CSs ίο antigas e possibilidade de ser fabricado junto com CSs novas; a não interferência no funcionamento nem o prejuízo do isolamento elétrico da CS; imunidade à interferências eletromagnéticas e ruídos elétricos ou mecânicos bem como vibrações de qualquer tipo.
A chave seccionadora, especificada pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, como NBR IEC 62271-102:2006, apresenta como característica ser um dispositivo mecânico de manobra, que na posição aberta, assegura uma distância de isolamento e na posição fechada, mantém a continuidade do circuito elétrico. Somente pode ser operada, quando uma corrente desprezível estiver passando por ela e quando não houver variações significativas ou bruscas de tensão entre seus terminais. Apesar de não ser um dos componentes mais caros de uma subestação é de grande responsabilidade e dá origem a defeitos de grandes dimensões quando acionada indevidamente ou energizada em condições de falso fechamento. Um defeito comum é a existência de uma resistência elétrica entre os contatos de uma CS acima do valor nominal, ou uma resistência crescente devido a um mau contato, isso pode gerar um aquecimento que pode danificar os contatos ou até derretê-los em casos extremos.
A técnica de monitoramento do fechamento ou abertura de CS atualmente em uso são as micro-chaves eletromecânicas, essas indicam quando o eixo de comando começa a se movimentar e quando o eixo de comando atinge sua rotação máxima. Assim o ponto inicial da rotação e o ponto final da rotação indicam a total abertura e o total fechamento da CS, no entanto é consenso geral entre os técnicos e operadores não confiarem nesse método, pois mesmo a chave não se fechando completamente os mostradores podem indicar fechamento total caso haja um escorregamento entre o eixo do motor e a haste de comando, da mesma forma 5 ocorre quando os indicadores mostram uma abertura total quando a chave pode não estar completamente aberta. Tendo em vista tal problema, todos os técnicos concordam que o melhor método é o visual, sendo necessário o deslocamento de um técnico para junto da chave durante sua operação, para verificar se a chave abriu ou fechou completamente, isso causa um desperdício de tempo. A presente invenção ίο indica dentro da sala de comando, sem possibilidade de erros, se a CS está fechada ou aberta sem que haja margem de dúvidas, melhorando com isso a agilidade na sua manipulação.
Em um mundo em que o tempo e a mão de obra são essenciais para o desenvolvimento da empresa, o presente invento vem buscando economizar tempo e assegurar que a CS esteja funcionando de forma adequada, sem que precise movimentar seus funcionários para o local de manipulação para averiguar seu correto fechamento.
Trata-se de um sistema de monitoramento óptico de chaves seccionadoras com grande aplicabilidade nas concessionárias e empresas de energia 20 elétrica em geral, pois o sistema de monitoramento óptico de chaves seccionadoras apresenta inúmeras vantagens, tais como: grande segurança, confiabilidade e agilidade; elevado conforto, comodidade e segurança aos usuários; perfeita e direta adaptação aos mais diversos tipos de Chaves Seccionadoras; elevadíssima precisão operacional.
Todos estes atributos permitem classificar o sistema de
monitoramento óptico de chaves seccionadoras, como um meio totalmente versátil, eficiente, prático e seguro para execução dos procedimentos destinados a abertura e fechamento das mais diversas Chaves Seccionadoras instalados no sistema elétrico, sem desperdício de tempo e com segurança no seu acionamento e manipulação.
O fechamento da CS se dá por meio de comando remoto e se completa I quando ocorre a acomodação e a rotação completa de sua haste no contato fixo. Atualmente o monitoramento deste fechamento é realizado pelo came instalado no eixo da CS, disparando a sinalização de fechamento no inicio da movimentação da haste. Como a sinalização ocorre no inicio da movimentação da haste, o 5 monitoramento fica vulnerável e não é eficiente vez que, por defeito, ocorrem situações que a haste trava no percurso, não se acomoda no contato fixo e não completa o fechamento da CS, o que provocaria um arco elétrico com a passagem da energia e possível perda de equipamento.
O aparato objeto desta patente é composto de sensores a fibra óptica 10 instalados no contato fixo da CS-capaz de monitorar o seu fechamento e abertura durante as operações de rotina. O sistema utiliza o movimento do contato elétrico da CS durante seu fechamento para acionar o sensor óptico. A luz de uma fonte luminosa (LED ou LASER) é gerada no sistema optoeletrônico de interrogação e percorre uma fibra óptica até o contato elétrico da CS onde se encontra o transdutor. 15 Dentro do transdutor encontra-se o sensor movido pelo contato da chave que é composto por um espelho refletindo a luz proveniente da fibra óptica retornando para o sistema optoeletrônico, quando o fechamento do contato elétrico da chave efetivamente ocorre. A luz refletida percorre a fibra óptica de volta para o sistema optoeletrônico onde é medida por um fotodetector. A potência óptica medida pelo 20 fotodetector indica a posição do contato elétrico. Um sinal de alarme será enviado remotamente para a central de comando caso a chave não feche ou não abra completamente, eficientizando o monitoramento, aumentando a segurança nos comandos operacionais e impedindo acidentes de operação e perda de equipamentos.
A composição, objetivos, vantagens e demais características
importantes do aparato para monitoramento de contato elétrico objeto desta patente estão apresentados e poderão ser compreendidas quando lidas em conjunto com as figuras em anexo, nas quais:
A figura 1 representa uma vista lateral de uma chave seccionadora-CS A figura 2 representa uma vista frontal da CS com o transdutor óptico » instalado junto ao contato elétrico da chave.
A figura 3 representa desenho de corte do transdutor;
A figura 4 representa o sensor cuja ponta é espelhada;
A figura 5 representa o diagrama de blocos do sistema eletro-óptico;
A figura 6 representa o sinal digital produzido pelo circuito eletrônico
do sistema eletro-óptico que representa a potência óptica do sensor.
A figura 7 representa um circuito eletrônico do sistema eletro-óptico, onde em (A) tem-se o microcontrolador, em (B) o circuito de interrogação, em (C) o circuito de detecção do sinal de referência, (D) a porta de programação, (E) o 10 circuito de detecção do sinal óptico de distância, que é o primeiro estágio de ganho do sinal, (F) o circuito de detecção do sinal óptico de distância, que é o segundo estágio de ganho do sinal, (G) os capacitores de desacoplamento, (H) o circuito de alimentação DC de +5 V e -5 V, (I) os sinais de sinalização e conectores de saída dos sinais;
A figura 8 representa o fluxograma do firmware do microcontrolador
aplicado ao projeto;
A figura 9 representa um diagrama de Blocos do Sistema de Controle.
A chave Seccionadora está representada na Figura 01 e é composto por um eixo onde se encontra instalado o came (02) que monitora o deslocamento da haste da chave (01) a partir do comando operacional indicando o fechamento da chave. A haste da chave (01) ao acomodar-se no contato fixo (02) realiza uma rotação para completar o fechamento da chave.
O aparato inovador denominado de transdutor óptico (04), na Figura
02, é instalado junto ao contato fixo (03) da chave seccionadora (CS), sendo acionado no momento em que a haste da chave (05) acomoda-se e rotaciona empurrando as duas saliências (06) existente no suporte do contato fixo (03).
Pressionadas, as duas saliências (06) empurram as lâminas do contato elétrico (07), que se move empurrando o parafuso de ajuste (08) do transdutor (04), este, atravessa o contato (09) e aciona o sensor (10) que se encontra dentro do transdutor (04). A fibra óptica (11) transporta o feixo de luz da fonte de luz para o transdutor e trás de volta a luz refletida e modulada pelo movimento da lâmina de contato elétrico (06).
O transdutor óptico, conforme Figura 03, é um conjunto de peças que 5 contém um sensor e que tem como saída um cabo de fibra óptica (11). Contém ainda um amortecedor (12) e um o parafuso ajuste (08) que ao serem empurrados pela lâmina do contato elétrico da CS (06) acionam o sensor (10). Uma vez acionado, O sensor (10) reflete de volta a luz proveniente da fibra óptica (11). O amortecedor (12) permite que o parafuso de ajuste (08) percorra um curso maior do 10 que o do sensor (10), já que este último pára quando toca a ponta da fibra óptica (11), terminando, neste momento, seu curso, e a mola dentro do amortecedor (12) começa a comprimir até o fim do contato da chave seccionadora. Essa abordagem evita que um movimento de contato da chave maior do que o curso do sensor não causará problema de esforço adicional na ponta da fibra óptica.
O transdutor óptico encapsulado (13), conforme Figura 04, deste
sistema de monitoramento possui um espelho móvel (14) no final do parafuso de ajuste (08), que tem como função refletir a luz infravermelha proveniente da fibra óptica. O espelho do sensor é movido por um parafuso de ajuste (08) que por um lado aciona o sensor e por outro está tocando o contato elétrico da CS (06). A 20 diminuição da reflexão com o tempo está prevista pelo firmware do sistema eletro- óptico, que compensa fatores tais como envelhecimento do LASER, perdas de conectividade, temperatura e baixo coeficiente de reflexão. A figura 04 ainda demonstra a vista transversal do encapsulamento do transdutor óptico (15).
O sistema eletro-óptico é mostrado na figura 5 e demonstra o 25 transdutor óptico encapsulado (13) que consiste das interfaces optoeletrônicas que acionam opticamente o sensor de posição (10) dentro do transdutor óptico. Um LED ou LASER injeta luz na fibra óptica ligada ao conector óptico “LIGHT OUT”(16). Quando a luz chega ao divisor de 3dB (17) a luz se divide, metade indo para o isolador (18) e outra metade volta para o conector óptico “LIGHT REF”(19), onde é 30 detectada e medida por um fotodetector. Esta luz serve de referência para compensar variações de amplitude da fonte de luz ou detectar queima da fonte de luz. A outra metade da luz que passa pelo isolador (18) segue para o transdutor onde é refletida pelo sensor quando este se move impulsionado pela lâmina do contato elétrico da CS. Essa luz retorna pela mesma fibra óptica, passa dentro do isolador(18), atravessa o divisor de 3dB(17) e entra no módulo óptico (21) pelo conector óptico “LIGHT IN SENSC)R.”(20) onde é detectado e medido por um fotodetector. O sensor óptico informará se há ou não um contato elétrico entre a parte móvel e a parte fixa da chave, onde a saída “LIGHT OUT”(16) refere-se ao fluxo luminoso de saída em direção ao sensor, quando a luz reflete no sensor e retorna para o conector “LIGHT IN SENSOR”(20) a amplitude do sinal indica o fechamento ou abertura da chave, além de inferir sobre condições de mau- funcionamento do sistema tal como sujeira ou defeito no sensor. O conector “LIGHT IN REF”(19) refere-se a um sinal de referência, que por meio da amplitude do sinal podem-se inferir sobre condições de mau-funcionamento do sistema tais como envelhecimento do LED, defeito do circuito emissor ou mau fechamento de algum conector. Para que isso seja possível, o sistema eletro-óptico produz em sua saída um sinal digital que representa o estado do contato elétrico, ou seja, seu curso desde a completa abertura até o completo fechamento, esse sinal representa a potência óptica refletida pelo sensor-espelho e é um numero digital de 10 bits, assim o firmware pode ser programado para reconhecer a posição da lâmina do contato elétrico em qualquer posição, com isso para potências ópticas menores ou iguais a 240 unidades, o sistema considera o sinal fraco demais e acende um alerta de falha. Para potências ópticas entre 241 e 360 o sistema reconhece como a CS aberta e para potências ópticas acima de 361 o sistema reconhece a CS com contato elétrico fechado, como pode ser visto na figura 06.
No circuito eletrônico, cujo diagrama pode ser visto na figura 06, a CPU contém um firmware cuja função é o controle de todos os dispositivos e das saídas TTL que indicam o status do sistema eletro-óptico. Opcionalmente pode-se utilizar a saída serial do PIC para levar os sinais de saída para o sistema de controle remoto. Para o entendimento da programação do firmware a figura 8 apresenta o algoritmo do programa instalado no Microcontrolador PIC16F876A. Esse programa roda continuamente monitorando o sensor de distância além de toda vez que é solicitado pelo usuário, suas informações são respectivamente o valor de referência e valor da distância. O valor de referência informa o nível do sinal óptico aplicado 5 na fibra óptica. Caso o sinal óptico seja menor que um valor determinado, isso significa que o sistema óptico está com problemas e precisa ser analisado. O valor da distância informa o quanto a haste da CS está acoplada no contato elétrico da chave. Além dos valores de referência e de distância, o sistema informa por meio de LEDs as seguintes informações: referência fraca, sinal do sensor fraco, chave 10 fechada e chave aberta.
Na figura 07 são demonstrados os circuitos eletrônicos do sistema eletro-óptico representado pelo circuito do Microcontrolador (A); Circuito de interrogação (B); Circuito de detecção do sinal de Referência (C); Porta de programação (D); Circuito de detecção do sinal óptico de distância - Primeiro 15 estágio de ganho do sinal (E); Circuito de detecção do sinal óptico de distância - Segundo estágio de ganho do sinal (F); Capacitores de desacoplamento (G); Circuito de alimentação DC de +5V e -5V (H) e pelos Sinais de sinalização e conector de saída dos sinais (I).
Na figura 09 é apresentado o diagrama de blocos do funcionamento do 20 sensor (10) instalado do lado oposto ao mecanismo de elevação da CS (01), o sensor acusa o fechamento e o não fechamento da CS (01), através do cabo de comunicação a fibra óptica (11), a qual transforma o sinal em uma interface optoeletrônica (22) e transmite por uma interface de comando a distancia (23) que utiliza um conversor serial/fibra óptica (24), esse sinal vai para o centro de operação 25 que utilizará uma interface homem maquina (IHM) através da lógica apresentada na figura 07 para a confirmação do fechamento da CS e qual a distancia de fechamento através das molas de contato da CS.

Claims (15)

1. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, caracterizado por compreender um sistema de detecção do fechamento elétrico de chaves seccionadoras;
2. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, caracterizado por compreender um sistema de detecção da abertura de chaves seccionadoras;
3. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, caracterizado por compreender um sistema de monitoramento óptico de chaves seccionadoras;
4. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, caracterizado pelo aparato e sensor de monitoramento de abertura e fechamento de contatos elétricos;
5. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo sensor a fibra óptica para monitoramento de contatos elétricos e medição da distancia de fechamento entre contatos movei e contatos fixos;
6. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo sensor de monitoramento de chave seccionadora poder ser instalado em chaves antigas ou novas e que não interfere em seu funcionamento;
7. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo Sensor de monitoramento de chave seccionadora poder ser instalado em chaves antigas ou novas e que não interfere em seu isolamento;
8. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo Sensor de monitoramento de chave seccionadora que indica o seu funcionamento à distâncias de cinco kilometros ou mais;
9. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo Sensor de monitoramento de chave seccionadora indicar a resistência elétrica entre os contatos fixos e moveis da chave seccionadora; 9. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo sistema de monitoramento garantir o fechamento da chave seccionadora mesmo a distancia e em subestações telecomandadas;
10. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo sistema de monitoramento garantir o fechamento da chave seccionadora mesmo a distancia e em subestações telecomandadas;
11. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, caracterizado pelo método de montagem e instalação em contato energizado em alta tensão e não sofrer interferências eletromagnéticas no sistema de transmissão de dados;
12. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, caracterizado pelo sistema de controle e monitoramento à distância de uma chave seccionadora operando com fibra óptica cuja única ligação entre a chave seccionadora e a sala de comando se dá por um par de fibras ópticas;
13. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, caracterizado pelo sistema de detecção, monitoramento e medição à distância de pequenos movimentos de peças, dispositivos, alavancas, válvulas, hastes, contactos elétricos ou não, energizados ou não;
14. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, caracterizado pelo sistema de detecção, monitoramento e medição à distância de rachaduras e fissuras de peças, estruturas mecânicas ou civis;
15. “APARATO E MÉTODO PARA O MONITORAMENTO DE CONTATO ELÉTRICO”, caracterizado pelo sistema de monitoramento óptico de chaves seccionadoras imune à interferências eletromagnéticas e ruídos elétricos ou mecânicos bem como vibrações de qualquer tipo.
BR102012006706A 2012-03-26 2012-03-26 Aparato e método para o monitoramento de contato elétrico BR102012006706A8 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012006706A BR102012006706A8 (pt) 2012-03-26 2012-03-26 Aparato e método para o monitoramento de contato elétrico

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012006706A BR102012006706A8 (pt) 2012-03-26 2012-03-26 Aparato e método para o monitoramento de contato elétrico

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012006706A2 true BR102012006706A2 (pt) 2014-04-22
BR102012006706A8 BR102012006706A8 (pt) 2022-10-25

Family

ID=50483860

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012006706A BR102012006706A8 (pt) 2012-03-26 2012-03-26 Aparato e método para o monitoramento de contato elétrico

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012006706A8 (pt)

Cited By (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105674872A (zh) * 2016-03-30 2016-06-15 江苏省电力公司东台市供电公司 一种中置柜手车动静触头插入深度测量仪
CN105865769A (zh) * 2016-04-26 2016-08-17 国网河南省电力公司商丘供电公司 电动隔离刀闸机械参数检测装置及其方法
CN107831436A (zh) * 2017-12-13 2018-03-23 湖南长高高压开关有限公司 一种折臂式隔离开关分合闸到位监测装置和方法
CN108801141A (zh) * 2018-07-19 2018-11-13 国网上海市电力公司 基于激光测量技术的超高压隔离开关智能调试校准系统
CN111044895A (zh) * 2019-12-13 2020-04-21 苏州华电电气股份有限公司 敞开式隔离开关状态感知方法

Cited By (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105674872A (zh) * 2016-03-30 2016-06-15 江苏省电力公司东台市供电公司 一种中置柜手车动静触头插入深度测量仪
CN105865769A (zh) * 2016-04-26 2016-08-17 国网河南省电力公司商丘供电公司 电动隔离刀闸机械参数检测装置及其方法
CN107831436A (zh) * 2017-12-13 2018-03-23 湖南长高高压开关有限公司 一种折臂式隔离开关分合闸到位监测装置和方法
CN107831436B (zh) * 2017-12-13 2023-05-12 湖南长高高压开关有限公司 一种折臂式隔离开关分合闸到位监测装置和方法
CN108801141A (zh) * 2018-07-19 2018-11-13 国网上海市电力公司 基于激光测量技术的超高压隔离开关智能调试校准系统
CN111044895A (zh) * 2019-12-13 2020-04-21 苏州华电电气股份有限公司 敞开式隔离开关状态感知方法

Also Published As

Publication number Publication date
BR102012006706A8 (pt) 2022-10-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012006706A2 (pt) Aparato e método para o monitoramento de contato elétrico
US4881028A (en) Fault detector
US9448264B2 (en) Using load-side voltage and an auxiliary switch to confirm the close or open status of a meter disconnect switch
CN102976172A (zh) 传感器、安全设备和电梯设备
CA2790845C (en) Protective switch with status detection
CN102890236B (zh) 高压隔离开关合闸到位的检测装置与方法
JP2015051876A (ja) エレベータデバイスのための測定テープ
CN104237834A (zh) 用于监测光纤电流传感系统的系统及方法
CN101752846B (zh) 一种弧光短路保护装置及其控制方法
CN101568982B (zh) 用于识别隔离开关或接地开关的开关位置的方法
CN105099545A (zh) 自检测光纤损坏量子安全通讯设备
CN103852680A (zh) 一种检测开关量信号传输电路断线的装置及其方法
CN202210333U (zh) 火灾监控系统的光纤温度传感系统
CN202119896U (zh) 可集成于校表台的电能表拉合闸自动测试电路
BR102019010122A2 (pt) Sistema de sensoriamento óptico para monitoramento de deslocamentos mecânicos
CN106655489B (zh) 中压负荷开关柜的三遥控制装置
CN207571615U (zh) 一种变压器温度控制器
CN207301274U (zh) 一种门磁开关回路检测电路及门磁开关系统
CN211741865U (zh) 光纤监控装置和自动化控制系统
BR112014006672B1 (pt) Processo e dispositivo para a alimentação de pelo menos um consumidor elétrico de um tubo de perfuração com uma tensão de operação
CN203551143U (zh) 一种基于光纤的分布式温度监测系统
CN113327807B (zh) 高压隔离开关
CN105391160B (zh) 一种双电源智能切换系统
Minea et al. Bi-positional Remote Object Reliable Control using Resistor Analogue Coding on Microcontroller Input
CN203909243U (zh) 一种接地开关电动机构寿命试验自动控制系统

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H01H 71/04 , G01B 11/00 , G01R 31/327 , G06F 9/06

Ipc: H01H 9/16 (2006.01), G01B 11/00 (2006.01), G01R 31

B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S.A. - ELETRONORTE (BR/DF) ; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ (BR/RJ)

B25L Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certificate of addition of invention: publication cancelled

Owner name: CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S.A. - ELETRONORTE (BR/DF)

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 25.1 NA RPI NO 2672 DE 22/03/2022 POR TER SIDO INDEVIDA.

B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S.A. - ELETRONORTE (BR/DF)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA DE PARTE DOS DIREITOS, REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 870210112336 DE 03/12/2021, E NECESSARIO APRESENTAR DOCUMENTO QUE COMPROVE QUE O REPRESENTANTE DA CEDENTE TEM PODERES PARA REALIZAR TAL ATO. ALEM DISSO, E PRECISO APRESENTAR A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S.A. - ELETRONORTE (BR/DF) ; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ (BR/RJ)