BR102012000755A2 - pràtese intraocular para alterar as regiÕes de maior nitidez de imagem projetada sobre a retina - Google Patents

pràtese intraocular para alterar as regiÕes de maior nitidez de imagem projetada sobre a retina Download PDF

Info

Publication number
BR102012000755A2
BR102012000755A2 BR102012000755A BR102012000755A BR102012000755A2 BR 102012000755 A2 BR102012000755 A2 BR 102012000755A2 BR 102012000755 A BR102012000755 A BR 102012000755A BR 102012000755 A BR102012000755 A BR 102012000755A BR 102012000755 A2 BR102012000755 A2 BR 102012000755A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
regions
retina
intraocular
prosthesis
lens
Prior art date
Application number
BR102012000755A
Other languages
English (en)
Inventor
Nogueira Amaral Bartholomeu Machado
Lage Angela Giovanna Fiorita
Original Assignee
Nogueira Amaral Bartholomeu Machado
Lage Angela Giovanna Fiorita
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nogueira Amaral Bartholomeu Machado, Lage Angela Giovanna Fiorita filed Critical Nogueira Amaral Bartholomeu Machado
Priority to BR102012000755A priority Critical patent/BR102012000755A2/pt
Publication of BR102012000755A2 publication Critical patent/BR102012000755A2/pt

Links

Landscapes

  • Prostheses (AREA)

Abstract

PRàTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA. Objeto desta Patente se refere a um novo tipo de dispositivo intraocular especial - ou cristalino artificial em substituição ou adição ao cristalino natural ou Lente Intraocular previamente implantada - destinado a alterar as regiões de maior nitidez do feixe luminoso focado pelas estruturas oculares em região danificada do pólo posterior da retina para regiões preservadas e determinadas previamente, que contenham número apreciável de cones e bastonetes, para melhorar, ao máximo possível, a visão dos portadores de moléstias maculares de diversas origens. A "PRàTESE PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA" possui formato geométrico e índice de refração cuidadosamente controlados de forma a assegurar a correta convergência e o apropriada alteração das regiões de maior nitidez de projeção da imagem na retina. Considerando que danos na retina são localizados de forma específica na retina de cada paciente a "PRàTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA" deve ser calculada em seus parâmetros para gerar a alteração das regiões de maior nitidez para as regiões da retina opticamente mais competentes para o indivíduo.

Description

"PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA". Campos desta Patente:
• Melhora considerável da qualidade de visão aos portadores de doenças da mácula de diversas origens.
• Oftalmologia.
O objeto desta Patente se refere a um novo tipo de dispositivo intraocular especial - ou cristalino artificial em substituição ou adição ao cristalino natural ou Lente Intra Ocular previamente implantada - destinado a deslocar o feixe luminoso focado em maior nitidez pelas estruturas oculares em região danificada do pólo posterior da retina, alterando as zonas de maior nitidez da imagem projetada sobre a retina para regiões preservadas e determinadas previamente, que contenham número apreciável de cones e bastonetes, para melhorar, ao máximo possível, a visão dos portadores de moléstias maculares de diversas origens. Estado da Técnica.
Dificuldades de enxergar sempre acompanharam a humanidade como uma cruel desdita e, para a maioria absoluta da humanidade, a dificuldade de visão vem inexoravelmente com a velhice. Outros, mais desafortunados, as possuem desde o nascimento ou infância ou foram vítimas de lesões ou doenças que lhes causaram a perda total ou de grande parte da visão.
Poderosos do Império Romano não conheciam meios de contornar as dificuldades visuais.
A primeira referência de algo semelhante a uma lente, usada pelos mais velhos, para leitura, vem de Marco Pólo, em relatos da visita que fez à China entre 1271 e 1295.
Assim, as primeiras lentes de que a humanidade dispôs eram indicadas para a presbiopia, a visão fraca dos velhos ou para a hipermetropia. As lentes côncavas para a miopia surgiram cerca de 200 anos depois, conforme referências no livro de Nicola Cusanus (1401-1464). Em 1775, Benjamim Franklin, estadista e cientista norte-americano, inventou os óculos bi-focais; nesta época, as lentes já eram colocadas em armações que se apoiavam sobre o nariz e as orelhas.
A partir daí, vieram as lentes corretoras do astigmatismo e, em seguida, lentes feitas sob medida para cada paciente, que podiam corrigir, ao mesmo tempo, o astigmatismo, a presbiopia ou a miopia.
Em novembro de 1949, o Dr. Nicholas Harold Lloyd Ridley realizou o primeiro implante de uma Lente Intra Ocular - LIO, artificial, em substituição a um cristalino com catarata. Desde essa época até os dias hoje as Lentes Intra Oculares têm recebido constantes aperfeiçoamentos e são produzidas com material flexível e dobrável, que permite o implante por incisões de cerca de 3 mm e constituem um valiosíssimo recurso para a Oftalmologia. Entretanto, até o momento do surgimento do objeto desta Patente, diversas patologias que acometem a visão humana comprometendo de forma profunda a visão do paciente, não receberam soluções efetivas. Estas patologias estão relacionadas a danos na retina na região da fóvea ou, em maior extensão, na mácula como um todo.
Os pacientes afetados pelas patologias que a seguir descrevemos sucintamente tornam-se limitados irreversivelmente para tarefas como ler, assistir televisão, deslocarem-se sozinhos, em suma, têm suas qualidades de vida drasticamente diminuídas.
1. DMRI - Doença Macular Relacionada à Idade:- é definida como a perda visual em diferentes graus devido à atrofia do epitélio pigmentar da retina ou alterações associadas com neo-vascularização sub-retiniana em indivíduos usualmente acima de 50 anos de idade. A condição é freqüentemente bilateral, entretanto nem sempre de forma simétrica. A DMRI leva a severa perda da visão e, entre os mais velhos que 75 anos, cerca de 35% deles são afetados em alguma medida.
2. Toxoplasmose Ocular: - a toxoplasmose congênita - adquirida durante a gestação - constitui uma doença endêmica levando comumente à destruição inflamatória da mácula. O aparecimento pode se dar no nascimento ou em sua forma tardia, entre 10 e 30 anos de idade, comprometendo severamente a visão. As lesões centrais correspondendo às áreas peri-macular e papilo-macular constituem entre 36% e 50% dos casos de toxoplasmose tardia.
3. Buraco Macular: - trata-se de uma patologia que pode ser idiopática ou ocasionada por causas como alta miopia, trauma, retinopatia solar e outras causas.
4. Outras patologias comprometem a mácula como a serosa central, as maculopatias tóxicas e outras, mas, possuem menor incidência na população.
As investigações sobre o uso de células tronco para recomposição das regiões danificadas estão ainda em fase inicial e ainda não apresentaram resultados aplicáveis e, portanto, não é possível afirmar que através deste método se poderá conseguir repor uma população de cones e bastonetes equivalente à da região danificada.
O recurso ótico atualmente existente para tais patologias é o uso de lupas para ampliação das imagens. Este procedimento, entretanto, é extremamente incômodo e de uso em situações bastante restritas. A partir do Estado da Técnica acima descrito de forma resumida, foi desenvolvida uma "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA DESLOCAR O EIXO ' ÓTICO DO OLHO E ALTERAR O POSICIONAMENTO DA PROJEÇÃO DE IMAGENS NA RETINA", objeto de patente Pl 1005015-9 do mesmo inventor, que abaixo fazemos uma comparação sobre os conceitos utilizados em seus desenvolvimentos e suas aplicações práticas, sendo a presente patente uma solução técnica destinada a um caso particular específico. Avanços no Estado da Técnica trazidos pela "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA", objeto desta Patente. São os seguintes os campos anatômico, histológico e fisiológico nos quais se inserem os avanços ao Estado da Técnica do objeto desta Patente. 1 - Anatomia do olho humano.
A Figura 1 representa um corte no sentido ântero-posterior do olho humano (1), no qual vemos a córnea (2), o corpo ciliar (3), a pupila (4), a íris (5), os Iigamentos (6), o cristalino (7), o humor vítreo (8), a esclerótica (9), a coróide (10), a retina (11), a mácula (12), a fóvea (13), ponto cego (14), situado na emergência intra-ocular do nervo óptico (15), local este também denominado papila.
A Figura 2 representa uma visão frontal, esquemática, em corte, da parte posterior do olho humano, para ser vista em comparação com a vista frontal do olho íntegro, colocado ao lado na mesma Figura 2, mostrando a fóvea (13), que tem forma aproximadamente circular e diâmetro de cerca de 1,5 mm e a mácula (12), que tem a forma de um disco com cerca de 5,5 mm de diâmetro - com a fóvea (13) em seu centro - compondo a região extra-foveal com o restante da retina (11); na mesma Figura 2 vemos a córnea (2), a pupila (4), a íris (5) e o nervo óptico (15). 2 - Histologia parcial do olho humano.
A figura 3 representa, esquematicamente, o padrão do trajeto das fibras nervosas da retina em torno da fóvea (13) e da papila ou ponto cego (14), ponto no qual o nervo óptico (15) ingressa no interior do olho humano (1). Estas fibras e terminações nervosas são compostas por axônios, dendritos e terminações de neurônios e estão conectados a uma população de cones e bastonetes.
Os bastonetes e cones são foto-receptores envolvidos na percepção de cores e de formas. Através de terminações nervosas especializadas, transformam a luz incidente em impulsos nervosos que transmitidos ao cérebro constituirão a visão.
São eles os responsáveis, também, pela visão periférica. O gráfico da figura 3B apresenta a distribuição de cones e bastonetes na retina humana. Existe uma concentração máxima de cones na região da fóvea; no gráfico, o centro da fóvea corresponde ao ponto com zero grau de ângulo perimetral, decaindo na região macular e mantendo-se em nível inferior e aproximadamente constante nas regiões extra-maculares da retina. Os bastonetes por outro lado, estão praticamente ausentes na fóvea e atingem um nível elevado fora desta região e no restante da retina.
A distribuição de cones e bastonetes fora da região da fóvea é fundamental para a visão periférica no ser humano. As inovações nucleares cio objeto desta patente, conforme adiante descritas, utilizam a sensibilidade luminosa extra-foveal provida por estes mesmos cones e bastonetes envolvidos na visão periférica de forma a restituir parcialmente a visão àqueles que possuem graves lesões foveais ou maculares, oriundas das patologias citadas neste Relatório. 3 - Fisiologia da visão humana.
A Figura 3C mostra em corte ântero-posterior, de forma esquemática simplificada, o olho humano (1), com a córnea (2), os Iigamentos (6), o cristalino (7) e dois raios de luz - A e B - incidentes sobre a córnea (2) que têm suas trajetórias naturalmente convergindo sobre a fóvea (13), que é o foco principal da formação de imagem no olho; nela vê-se, também, o ponto cego (14) e o nervo óptico (15).
O olho humano se comporta basicamente como um sistema óptico de duas lentes conjugadas, sendo a primeira, a córnea (2), uma lente de convergência fixa e a segunda, o cristalino (7), uma lente de convergência variável possibilitando que as imagens de objetos próximos e distantes possam se formar igualmente focadas sobre a fóvea permitindo uma visão nítida.
Assim, o núcleo de inovação da "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA", objeto desta Patente, se refere a utilização de um dispositivo ótico intra-ocular, implantado cirurgicamente na região do cristalino ou em substituição a este, alterar a região de maior nitidez de imagem que naturalmente ocorreria no interior do olho diretamente sobre as regiões centrais lesadas e gerar imagem nítidas em outras regiões não lesadas da retina onde os cones e bastonetes presentes apreenderão as imagens recebidas pelo olho e restituirão, assim, parcialmente, a visão aos pacientes, com inestimáveis ganhos de qualidade de vida. Descrição e ilustrações e funcionamento dos avanços no Estado da Técnica trazidos pela "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA", objeto desta Patente. Os exames oftalmológicos revelam que a maioria dos pacientes com quadro de lesões maculares de baixa ou alta severidade possui percepção visual de campo periférico. A experiência clínica confirma que os pacientes relatam baixa percepção visual na direção do eixo de visão - o que é verdade, pois, os objetos são projetados em foco sobre a fóvea/mácula danificada - mas que ainda assim possuem a visão da presença de objetos na periferia do campo de visão. Naturalmente, estes objetos podem ser percebidos com menor precisão, pois uma vez que suas projeções sobre a retina estão naturalmente afastadas do ponto central de foco, suas imagens são projetadas desfocadas na retina, ainda que em regiões preservadas da retina, ou seja, usualmente com menor concentração de cones e bastonetes. O objeto desta Patente consiste no emprego de um dispositivo ótico intra- ocular para desviar os feixes luminosos alterando a região de maior nitidez de formação de imagem que ocorre naturalmente sobre a mácula e fóvea, para outras regiões da retina de maneira a se formarem nítidas imagens projetadas fora da região lesada.
A Figura 4 é uma representação esquemática de um olho humano (1), em corte ântero-posterior; nela vemos a córnea (2), os Iigamentos (6) e o cristalino (7), o qual poderá ser substituído ou receber o acréscimo do dispositivo "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA", objeto desta Patente.
Nesta Figura 4 vemos o ponto cego (14), o nervo óptico (15) é, também, a fóvea (13) e um ponto extra-foveal (16), para o qual foram deslocados, em foco calculado previamente para a correta e exata fabricação do artefato, os raios luminosos AeB, incidentes sobre a córnea (2) e que, pelas condições de refração do objeto desta Patente, assumiram as direções dos raios luminosos representados na forma tracejada EeFe incidiram sobre a região extra-foveal definindo uma nova região de imagem nítida, na região extra- foveal (16) - onde, conforme detectado nos exames prévios à tal operação - há suficiente capacidade de visão pela presença de cones e bastonetes permitindo uma apreciável recuperação da visão em foco do paciente. As Figuras 5 e 6 são representações esquemáticas simplificadas para permitir a comparação entre as lentes intraoculares convencionais e a "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA", (17).
As Lentes Intraoculares convencionais (18) podem substituir o cristalino (7) que se tornou opaco em razão de catarata ou implantados em adição ao mesmo com função de correção de altos erros ou defeitos refracionais. As Lentes Intraoculares (18) são transparentes e possuem formato geométrico e índice de refração interno, cuidadosamente controlados, de forma a assegurar a correta convergência e/ou correção refracional do olho.
A figura 5 ilustra o fato de que as lentes Intraoculares (18) atuais direcionam o foco óptico para a fóvea (13) do paciente conforme representado na convergência dos raios luminosos GeH.
A "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA" (17) pode substituir, o cristalino ou não, podendo também ser apenas implantada em adição ao cristalino natural ou a uma Lente Intraocular (18) previamente implantada. A "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA" (17) possui formato geométrico e índice de refração interno, cuidadosamente controlados, de forma a assegurar a correta convergência e a apropriada alteração das regiões onde se forma com maior nitidez as imagens sobre a retina. A figura 6 ilustra o fato de que a "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA" (17) altera a região de maior nitidez da imagem projetada para região preservada da retina conforme representado na convergência dos raios luminosos I e J definindo, assim, uma maior nitidez da imagem na região extra-foveal (16).
A figura 7 ilustra as regiões de maior nitidez de imagem na retina. Na situação (a) a região de maior nitidez é representada pela área de um círculo com a fóvea (13) aproximadamente em seu centro como naturalmente se dá a projeção da imagem sobre a retina. Nas situações (b) e (c) as regiões de maior nitidez de projeção de imagem são alteradas pela "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA" (17), de forma a ocorrerem na região extra-foveal (16) e tomando forma ou número diverso. Considerando que danos na retina são localizados de forma específica na retina de cada paciente a "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA" (17) deve ser calculada em seus.
Da mesma forma que lentes para óculos, próteses dentárias, intraoculares ou ortopédicas que podem ser encontradas no mercado, a "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA" (17), pode ser fabricada, em escala industrial robotizada, em curtos espaços de tempo e a custos acessíveis.
Finalmente analisamos as condições especiais que consagram o presente desenvolvimento como inovador para sua aplicação, mesmo quando comparado com a patente Pl 1005015-9 anteriormente citada, uma vez que o resultado conseguido com sua aplicação é irfédito, sendo que a presente prótese visa obter uma nova região de nitidez maior da imagem na região extra-foveal (16) através de uma assimetria propositadamente introduzida no cristalino artificial para alterar a posição do eixo ótico. A lente objeto da persente patente é assimétrica sempre e, portanto seu posicionamento no interior do olho do paciente deve ser realizado com máxima precisão para assegurar a projeção da imagem nítida em uma região previamente mapeada da retina e considerada não lesada. A precisão deste posicionamento é fundamental para a obtenção de bons resultados.

Claims (2)

1. "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA", sendo um dispositivo intraocular especial - ou cristalino artificial em substituição ou adição ao cristalino natural ou lente Intraocular previamente implantada, prótese esta destinada a restituir parcialmente a visão junto aos portadores de moléstias maculares de diversas origens, caracterizada por deslocar o feixe luminoso focado em maior nitidez pelas estruturas ocuIares em região danificada do polo posterior da retina, alterando as zonas de maior nitidez da imagem projetada sobre a retina para regiões preservadas e determinadas previamente, que contenham número apreciável de cones e bastonetes, sendo que o cristalino (7), poderá ser substituído ou receber o acréscimo da presente prótese
2. "PRÓTESE INTRAOCULAR PARA ALTERAR AS REGIÕES DE MAIOR NITIDEZ DE IMAGEM PROJETADA SOBRE A RETINA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser preferencialmente projetada e fabricada especificamente através de cálculo e parâmetros específicos de cada caso para gerar o desvio apropriado para a focalização na região da retina opticamente mais competente para o indivíduo, deslocando os raios luminosos AeB, incidentes sobre a córnea (2) para um ponto extra-foveal (16), sendo que a prótese (17) possui formato geométrico e índice de refração interno, cuidadosamente controlados, de forma a assegurar a correta convergência e a apropriada alteração das regiões onde se forma com maior nitidez as imagens sobre a retina.
BR102012000755A 2012-01-12 2012-01-12 pràtese intraocular para alterar as regiÕes de maior nitidez de imagem projetada sobre a retina BR102012000755A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012000755A BR102012000755A2 (pt) 2012-01-12 2012-01-12 pràtese intraocular para alterar as regiÕes de maior nitidez de imagem projetada sobre a retina

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012000755A BR102012000755A2 (pt) 2012-01-12 2012-01-12 pràtese intraocular para alterar as regiÕes de maior nitidez de imagem projetada sobre a retina

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012000755A2 true BR102012000755A2 (pt) 2013-10-01

Family

ID=49231694

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012000755A BR102012000755A2 (pt) 2012-01-12 2012-01-12 pràtese intraocular para alterar as regiÕes de maior nitidez de imagem projetada sobre a retina

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012000755A2 (pt)

Cited By (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10159562B2 (en) 2014-09-22 2018-12-25 Kevin J. Cady Intraocular pseudophakic contact lenses and related systems and methods
US10299910B2 (en) 2014-09-22 2019-05-28 Kevin J. Cady Intraocular pseudophakic contact lens with mechanism for securing by anterior leaflet of capsular wall and related system and method
US10945832B2 (en) 2014-09-22 2021-03-16 Onpoint Vision, Inc. Intraocular pseudophakic contact lens with mechanism for securing by anterior leaflet of capsular wall and related system and method
US11109957B2 (en) 2014-09-22 2021-09-07 Onpoint Vision, Inc. Intraocular pseudophakic contact lens with mechanism for securing by anterior leaflet of capsular wall and related system and method
US11938018B2 (en) 2014-09-22 2024-03-26 Onpoint Vision, Inc. Intraocular pseudophakic contact lens (IOPCL) for treating age-related macular degeneration (AMD) or other eye disorders

Cited By (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10159562B2 (en) 2014-09-22 2018-12-25 Kevin J. Cady Intraocular pseudophakic contact lenses and related systems and methods
US10299910B2 (en) 2014-09-22 2019-05-28 Kevin J. Cady Intraocular pseudophakic contact lens with mechanism for securing by anterior leaflet of capsular wall and related system and method
US10842614B2 (en) 2014-09-22 2020-11-24 Onpoint Vision, Inc. Intraocular pseudophakic contact lenses and related systems and methods
US10945832B2 (en) 2014-09-22 2021-03-16 Onpoint Vision, Inc. Intraocular pseudophakic contact lens with mechanism for securing by anterior leaflet of capsular wall and related system and method
US11109957B2 (en) 2014-09-22 2021-09-07 Onpoint Vision, Inc. Intraocular pseudophakic contact lens with mechanism for securing by anterior leaflet of capsular wall and related system and method
US11432921B2 (en) 2014-09-22 2022-09-06 Onpoint Vision, Inc. Intraocular pseudophakic contact lenses and related systems and methods
US11571293B2 (en) 2014-09-22 2023-02-07 Onpoint Vision, Inc. Intraocular pseudophakic contact lens with mechanism for securing by anterior leaflet of capsular wall and related system and method
US11583386B2 (en) 2014-09-22 2023-02-21 Onpoint Vision, Inc. Intraocular pseudophakic contact lens with mechanism for securing by anterior leaflet of capsular wall and related system and method
US11903818B2 (en) 2014-09-22 2024-02-20 Onpoint Vision, Inc. Intraocular pseudophakic contact lenses and related systems and methods
US11938018B2 (en) 2014-09-22 2024-03-26 Onpoint Vision, Inc. Intraocular pseudophakic contact lens (IOPCL) for treating age-related macular degeneration (AMD) or other eye disorders

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI817981B (zh) 具有光學非同軸區的眼用鏡片
TWI828696B (zh) 包含用於預防及/或減緩近視加深之微透鏡的眼用鏡片
KR102573936B1 (ko) 근시 진행을 예방하고/하거나 늦추기 위한 비-동축 렌즐릿을 포함하는 콘택트 렌즈
WO2015006839A1 (pt) Prótese intraocular para alterar as regiões de maior nitidez de imagem ou deslocar o eixo ótico do olho sobre a retina
JP5172148B2 (ja) 相対像面湾曲および周辺軸外焦点の位置を変える方法および装置
KR20230020510A (ko) 난시 치료를 위한 비대칭 투사 렌즈
BR102015019808A2 (pt) design de lente de zona de tratamento positiva alta e método para prevenir e/ou desacelerar a progressão da miopia
BR102015020643A2 (pt) design de lente de forma natural e método para impedir e/ou desacelerar o avanço da miopia
BR102015020955A2 (pt) design de lente multifocal e método para evitar e/ou desacelerar a progressão da miopia
BRPI0707709A2 (pt) Métodos e aparelhos para alterar a curvatura relativa de campo e posições de posições focais de eixo geométrico, periféricas
ES2396770B2 (es) Método y sistema para la simulación-emulación de visión a través de lentes o dispositivos intraoculares prevía a la girugía
BRPI1005015A2 (pt) pràtese intraocular para deslocar o eixo àtico do olho e alterar o posicionamento da projeÇço de imagens na retina
BR102012000755A2 (pt) pràtese intraocular para alterar as regiÕes de maior nitidez de imagem projetada sobre a retina
US9987254B2 (en) Ophthalmic composition for correcting presbyopia
BRPI0712009A2 (pt) implante de córnea e processo para corrigir problemas de visão do olho humano
CN103006351A (zh) 眼内透镜
CN114556196A (zh) 用于近视的自由形式接触透镜解决方案
CN205831963U (zh) 有晶体眼后房人工晶体
CN112526768A (zh) 预防和控制近视的镜片、眼镜、装置及镜片配制方法
TW202131060A (zh) 用於近視管理之隱形眼鏡解決方案
US20210085449A1 (en) Method of implantation of an intraocular lens in a ciliary sulcus of an eye
CN203280538U (zh) 眼内透镜
RU2715211C1 (ru) Способ определения метода коррекции миопической аметропии высокой степени в сочетании с тонкой роговицей
RU2792078C2 (ru) Офтальмологические линзы, содержащие элементарные линзы, для предотвращения и/или замедления прогрессирования миопии
AU2016258292B2 (en) Method and device for optimizing vision via customization of spherical aberration of eye

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2342 DE 24-11-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.