BR0203940B1 - sistema contìnuo de corte de talos de fumo. - Google Patents

sistema contìnuo de corte de talos de fumo. Download PDF

Info

Publication number
BR0203940B1
BR0203940B1 BR0203940A BR0203940A BR0203940B1 BR 0203940 B1 BR0203940 B1 BR 0203940B1 BR 0203940 A BR0203940 A BR 0203940A BR 0203940 A BR0203940 A BR 0203940A BR 0203940 B1 BR0203940 B1 BR 0203940B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cutting
cylinder
stems
knives
alignment
Prior art date
Application number
BR0203940A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0203940A (pt
Inventor
Campos Marcos Pery Amaral
Prestes Jose Abilio Garcia
Sant'anna Gilson Rufino De
Pereira Marcos Vinicius Gama
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Priority to BR0203940A priority Critical patent/BR0203940B1/pt
Publication of BR0203940A publication Critical patent/BR0203940A/pt
Publication of BR0203940B1 publication Critical patent/BR0203940B1/pt

Links

Landscapes

  • Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)

Description

"SISTEMA CONTÍNUO DE CORTE DE TALOS DE FUMO"
Campo da Invenção
A invenção é relativa a um sistema de corte para talos de tabaco.
Antecedentes da Invenção
Na indústria de tabaco sabe-se que para o uso dos talos de fumo, obtidos após o processo de debulhação (separação de talos e lâminas, constituintes da folha de fumo), faz-se necessário o corte e seu processamento para utilização em tecnologias como expansão ou desfibração que permitam, ao final do processo, obter um material fisicamente homogêneo, destinado a uma mistura de fumos para a produção de cigarros.
Os talos recebidos nas fábricas de cigarros possuem um percentual de umidade baixo, aproximadamente na faixa de 11 a 13%. A baixa umidade se faz necessária para evitar a deterioração do mesmo em estoque, por atividade microbiológica.
Para o processo fabril, os talos de fumo necessitam ser umidificados, garantindo flexibilidade do material, minimizando o estrago produzido pelas etapas de processo como as mencionada acima (desfibração e/ou expansão e principalmente, na de corte). As tecnologias de corte empregadas para fumo em fábricas de cigarros são bem conhecidas, pois os grandes fornecedores de equipamentos como Dickinson, Legg e Mollins dedicam esforços a esta finalidade. Tais tecnologias visam o corte de talos/fumo em dimensões muito pequenas (menores que 2 milímetros) para direta incorporação do material a uma mistura de tabaco e posterior confecção do produto cigarro, propriamente dito. A Presente Invenção
A finalidade da presente invenção é prover um sistema industrial de corte de talos de fumo contínuo, homogêneo e de baixo estrago, visando a obtenção de um material de tamanho adequado para pós-processos quaisquer que antecedam a fabricação do cigarro.
O sistema aqui descrito gera quantidades muito baixas de estrago (menores que 2%) e não necessita de umidificação prévia, podendo os talos ser cortados a umidades inferiores a 13%.
O sistema baseia-se em um módulo com dois cilindros de aço inoxidável (ou material resistente o suficiente à operação destinada), os quais são posicionados em paralelo e sustentados por uma estrutura. Os cilindros são acoplados por correias ou correntes adequados a uma motorização que aciona o movimento dos cilindros em sentidos opostos, podendo a velocidade ser variada de acordo com a necessidade de se ajustar o tamanho do corte. O talo tem seu tamanho definido e para tal o sistema deve ser construído especificamente para as dimensões desejadas.
O sistema prevê dois tipos de cortadores: um deles requer sistema de alimentação por transportadores vibratórios equipados com canaletas para alinhamento/orientação do material e melhor eficiência ao corte. O outro não necessita deste tipo de transportador com alinhamento, apenas um transportador vibratório normal.
Em ambos, os talos são alimentados através dos transportadores vibratórios com fluxos contínuos que permitem uma ótima condição de corte em cada sistema. Previamente ao corte, pode existir uma pré-classificação do material através de peneiras separadoras, separando-se assim o material particulado presente com tamanho inferior ou próximo ao que o cortador irá segmentar, direcionando-se ao corte apenas os talos de tamanho superior ao desejado, obtendo-se uma melhor otimização do fluxo de corte. Breve Descrição dos Desenhos
A invenção pode ser melhor compreendida baseada nas descrições dos desenhos em anexo, onde:
A figura 1 ilustra em perspectiva o cilindro de facas utilizado no sistema que necessita de alinhamento dos talos para corte;
A figura 2 ilustra uma vista em corte do cilindro de facas da figura 1;
A figura 3 ilustra o cilindro liso, também chamado cilindro de espera que funciona em conjunto com o cilindro de facas mostrado na figura 1;
A figura 4 ilustra o sistema de corte de talos que necessita de um alimentador com alinhamento para os talos;
A figura 5 ilustra em perspectiva o cilindro de facas para o sistema que não necessita de alimentação com alinhamento dos talos;
A figura 6 ilustra em perspectiva um segmento do cilindro de facas da figura 5;
A figura 7 ilustra em perspectiva uma porção do cilindro da figura 5 e sua montagem;
A figura 8 ilustra em perspectiva o sistema de corte de talos que não necessita de alinhamento.
Descrição Detalhada dos Desenhos
A figura 1 ilustra o cortador que necessita de um pré- alinhamento dos talos. Pode ser feito de aço inoxidável ou material de dureza resistente para este fim, com eixo interno 1, também de aço inox ou material de resistência similar. A espessura de suas paredes deve ser suficiente para fixação das facas 2.
A figura 2 detalha uma vista em corte do cilindro de facas ilustrado na figura 1. O cilindro possui um sistema de fixação das facas 2 por cunhas e parafusos 3, os quais são intercalados com o corpo do cilindro 4. O interior do corpo do cilindro é vazio 5, porém a espessura da parede do mesmo deve ser suficiente para a fixação das facas 2 com a profundidade necessária.
A figura 3 ilustra o contra-cilindro, também denominado cilindro de espera, que é utilizado em ambos os sistema de corte com ou sem alinhamento dos talos na alimentação. Esse cilindro pode ser de aço inoxidável ou material de dureza equivalente. Em seu interior existe um eixo 6 com a finalidade de suportação do cilindro, que tem seu movimento de giro oposto ao cilindro de facas.
A figura 4 ilustra o conjunto do sistema de corte completo para o processo de corte com alinhamento de talos. E composto pelo cilindro de facas mostrado na figura 1 e pelo cilindro de espera mostrado na figura 2, que giram em sentidos opostos. A alimentação do produto é feita por uma calha com sistema de alinhamento por canaletas 7. Essa calha de alimentação pode ser fixada sobre a calha original de um transportador vibratório ou pode ser a própria calha deste transportador, confeccionada especialmente para a finalidade. A calha 7 recebe o material a ser cortado em uma área plana 8, que permite o espalhamento dos talos a serem cortados. Com o movimento vibratório do transportador, os talos caem nos espaços entre as canaletas 9, alinhando-se ortogonalmente às facas e sendo entregues ao ponto de corte 10, entre o cilindro de facas e o cilindro de espera contra-cilindro, que giram em sentidos opostos comprimindo os talos entre eles e realizando o corte.
O tamanho dos talos após o corte terá um comprimento máximo conseqüente da distancia entre as facas longitudinais 2 do referido cilindro.
A figura 5 ilustra o cilindro de facas do sistema que não necessita de alinhamento dos talos. Seus componentes podem ser feitos de aço inoxidável ou material de resistência semelhante. Em seu interior existe um eixo com a finalidade de suportação do cilindro, e que também permite que se execute seu movimento de giro. E um cilindro montado em segmentos alternados de facas longitudinais lie facas circulares 12, formando pequenos retângulos ou quadrados, dependendo das medidas. Nessa opção o tamanho mínimo dos talos cortados será limitado pelo menor tamanho dos lados do retângulo ou lado do quadrado e o maior tamanho será limitado pela diagonal desse retângulo ou quadrado.
A figura 6 ilustra uma vista em perspectiva de um segmento que compõem o cilindro mencionado na figura 5. Esse segmento ilustrado contém as facas ditas longitudinais 11.
A figura 7 mostra uma visão em perspectiva explodida de dois segmentos de facas longitudinais 11, formadoras do cilindro intercalados pela faca circular 12. Esses elementos montados sobre um eixo formam o cilindro de corte do sistema ilustrado na figura 5.
A figura 8 ilustra em perspectiva de montagem o sistema de corte para o processo que não necessita de alinhamento dos talos. O sistema utiliza um transporte vibratório 13, sem calhas de alinhamento, que transporta os talos ao ponto de corte 14, posicionado na união dos cilindros de facas figura 5 e cilindro liso ou de espera figura 3, que giram em sentidos opostos. No ponto de corte, os talos mesmo sem alinhamento são pressionados pelas facas longitudinais e circulares contra o cilindro liso, executando o corte.
O tamanho dos talos após o corte terá comprimentos mínimo e máximo definidos em função das dimensões do retângulo ou quadrado formado pelas facas longitudinais e circulares.
Em ambos os sistema de corte, com alinhamento e sem alinhamento dos talos, faz-se uso de motorização, correntes e engrenagens de acionamento dos cilindros, sistema de controles elétricos convencionais e cabeamentos elétricos não ilustrados nos diagramas. Os tamanhos de corte experimentados pelos dois sistemas objetos desta patente variam de 0,8 a 10,2 cm (0,3 a 4 polegadas), preferencialmente 2,3 a 5,1 cm (0,9 a 2 polegadas). Para cada comprimento de talo coitado desejado, deverá ser projetado um cilindro de corte, seja com ou sem sistema de alinhamento de talos, com facas dimensionadas para o comprimento de corte desejado.

Claims (5)

1. Sistema contínuo de corte de talos de fumo, caracterizado pelo fato de possuir um cilindro (4) com facas (2, 11, 12) neste fixadas e um cilindro liso que giram em sentidos opostos e paralelos um ao outro, em que o sistema permite corte de talos com estrago menor que 2%, sem necessidade de umidificação prévia.
2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o corte dos talos é efetuado via compressão das facas (2, 11, 12) de um dos cilindros exercendo pressão sobre o outro cilindro.
3. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que os cilindros atuantes no corte giram em paralelo em sentidos opostos e em velocidades variáveis.
4. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que permite cortes de tamanhos homogêneos com ou sem alinhamento dos talos de tabaco anterior ao corte.
5. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que permite construções de cilindros de facas (2, 11, 12) que permitem obter tamanhos de cortes variados.
BR0203940A 2002-09-26 2002-09-26 sistema contìnuo de corte de talos de fumo. BR0203940B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR0203940A BR0203940B1 (pt) 2002-09-26 2002-09-26 sistema contìnuo de corte de talos de fumo.

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR0203940A BR0203940B1 (pt) 2002-09-26 2002-09-26 sistema contìnuo de corte de talos de fumo.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0203940A BR0203940A (pt) 2004-05-25
BR0203940B1 true BR0203940B1 (pt) 2012-01-24

Family

ID=32331162

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR0203940A BR0203940B1 (pt) 2002-09-26 2002-09-26 sistema contìnuo de corte de talos de fumo.

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR0203940B1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103330280A (zh) * 2013-07-10 2013-10-02 云南恩典科技产业发展有限公司 一种烟梗切丝机

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9210951B2 (en) 2010-12-23 2015-12-15 Philip Morris Products S.A. Tobacco cut filler including cut rolled stems

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103330280A (zh) * 2013-07-10 2013-10-02 云南恩典科技产业发展有限公司 一种烟梗切丝机

Also Published As

Publication number Publication date
BR0203940A (pt) 2004-05-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6699121B2 (en) Comminuting device in an agricultural harvesting machine
DK1277387T3 (da) Mejetærsker med tilhörende snitter og dertil tilsluttede kasteblæser
BRPI0924142B1 (pt) Combined harvesting
BR102017017787B1 (pt) Faca de rolo de talo
FR2876616B1 (fr) Coupe-legumes manuel de securite
BR0203940B1 (pt) sistema contìnuo de corte de talos de fumo.
BR102018010518A2 (pt) veículo agrícola
KR101156148B1 (ko) 옥수수 포엽 제거장치
US11937547B2 (en) Attachment for harvesting stalk-like stem crops with meshing picking rotors
CN104303727A (zh) 组合式弧形刀片秸秆切割切碎装置
BR0101499B1 (pt) unidade de separação para uma ceifeira-debulhadora autopropelida.
WO2002079065A3 (de) Falzapparat mit schneid- und fördereinrichtungen
JP2005034962A5 (pt)
ATE376765T1 (de) Erntemaschine für gemüse mit büschel
CN208247061U (zh) 原竹展开板薄片开片设备
US4598619A (en) Cutter and ejector for use in manufacture of licorice bites
US4497328A (en) Combine concave
CN218428582U (zh) 一种用于粉条的可调节定长切割设备
CA2286915A1 (en) Knife for cutting tuberous plants, mainly potatoes, into rods or other shapes
JPS588028Y2 (ja) 排稈処理装置
KR830000760Y1 (ko) 자동탈곡기에 부착된 볏짚 절단기
HU202349B (en) Apparatus for harvesting vegetal parts of low cutting resistance first the green mass of water-plants
US339119A (en) James e
US331536A (en) Band-cutter and feeder for thrash ing-machines
US465895A (en) Band-cutter and feeder for thrashing-machines

Legal Events

Date Code Title Description
B03H Publication of an application: rectification

Free format text: REFERENTE A RPI 1742 DE 25/05/2004, QUNATO AO ITEM (72).

B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/09/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi; resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2344 DE 08-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.