PT98505B - Processo para a preparacao de composicoes fertilizantes a base de acido citrico para fornecer oligoelementos metalicos as raizes de plantas - Google Patents

Processo para a preparacao de composicoes fertilizantes a base de acido citrico para fornecer oligoelementos metalicos as raizes de plantas Download PDF

Info

Publication number
PT98505B
PT98505B PT98505A PT9850591A PT98505B PT 98505 B PT98505 B PT 98505B PT 98505 A PT98505 A PT 98505A PT 9850591 A PT9850591 A PT 9850591A PT 98505 B PT98505 B PT 98505B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
citric acid
metal ions
plants
molar ratio
composition
Prior art date
Application number
PT98505A
Other languages
English (en)
Other versions
PT98505A (pt
Original Assignee
Leket Bar Chemicals Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Leket Bar Chemicals Ltd filed Critical Leket Bar Chemicals Ltd
Publication of PT98505A publication Critical patent/PT98505A/pt
Publication of PT98505B publication Critical patent/PT98505B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C05FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
    • C05DINORGANIC FERTILISERS NOT COVERED BY SUBCLASSES C05B, C05C; FERTILISERS PRODUCING CARBON DIOXIDE
    • C05D9/00Other inorganic fertilisers
    • C05D9/02Other inorganic fertilisers containing trace elements
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S71/00Chemistry: fertilizers
    • Y10S71/02Chelating agent

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Fertilizers (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE COMPOSIÇÕES FERTILIZANTES Á BASE
DE ÃCIDO CÍTRICO PARA FORNECER OLIGOELEMENTOS METÁLICOS ÃS
RAÍZES DAS PLANTAS
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção enquadra-se no domínio da nutrição de plantas e refere-se ao fornecimento de oligoelementos metálicos iónicos às plantas. Em particular, a presente invenção proporciona novas composições e métodos para fornecer iões ferro, manganês, cobre e zinco às raízes das plantas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO E TÉCNICA ANTERIOR
Diversos iões metálicos sao elementos essenciais na nutrição das plantas e sua deficiência no solo é frequentemente causa do fraco crescimento das plantas. De particular importância para o crescimento das plantas são os iões ferro, manganês, cobre e zinco, sendo especialmente importante o ferro. A descrição que se segue da técnica anterior abordará em particular os problemas associados ao fornecimento de ferro, mas deve entender-se que problemas semelhantes estão associados também ao fornecimento dos outros três metais mencionados antes.
Os iões ferro no solo encontram-se presentes quer na sua _ι_ 2 | o forma divalente (Fe ) quer na forma trivalente (Fe+ ), sendo esta última forma favorecida pelas condições neutras ou alcalinas. Na sua forma trivalente os iões ferro hidrolisam a água para formar precipitados altamente estáveis, sendo o coeficiente 3 8 de solubilidade da ordem de 10 . Deste modo, nos solos que têm um pH neutro ou alcalino, tais como solos calcários nos quais o carbonato de cálcio actua como um tampão mantendo um pH elevado, o ferro precipita rapidamente deixando de estar disponível para as raízes das plantas.
Até agora tem sido proposto fornecer ferro sob a forma de um sal iónico divalente. Contudo, este método não mostrou ser suficientemente eficaz.
método mais largamente aceite para o fornecimento de ferro implica a formação de um complexo de um quelato de síntese, em particular FeEDDHA ou FeEDDHMA jjChen e Barak, Advances in Agronomy, 35 (1 982) 217-239^. A desvantagem principal destes quelãtos de síntese é o seu elevado preço [ver, por exemplo, Barak e Chen, Soil Sei. Soc. Am. J., 51 (1987) 893-896J mas, tal como é referido por Barak e Chen e outros, a utilização de FeEDDHA para o fornecimento de ferro ao solo nunca foi um método de escolha. A elevada eficácia da utilização do quelato de síntese de EDDHA para o fornecimento de ferro foi demonstrada por Bell, Principies and Application of Metal Chelation, Oxford,
Clarendon Press, 1977.
Tem sido proposta a utilização de ácidos orgânicos, tais como citrato, como agentes quelantes de iões metálicos mas foi
demonstrado (por exemplo, Bell, 1977, supra) que o citrato apresenta propriedades muito inferiores às dce agentes quelantes de síntese anteriormente referidos a pH inferior a 11 (ver página 133, quarto parágrafo de Bell, 1977, supra). Tal como mostram Cline et al., Soil Sei.Soc. Am. J., 46 (1982) 1158-1164, os quelatos iónicos contendo citrato como agente de quelação são instáveis a pH superior a 7.
Na patente de invenção soviética SU-886874 descreve-se uma composição contendo ácido cítrico e iões metálicos. A composição descrita nesta patente de invenção é provavelmente uma composição pesticida destinada a aplicação tópica sobre as folhas da planta e contém vários outros ingredientes incluindo uma substância aderente e enxofre, sendo este último provavelmente o agente com actividade pesticida. Na patente de invenção canadiana CA-1 152 769 descreve-se uma composição contendo iões férricos e ácido cítrico. A composição de acordo com esta última patente de invenção contém também uma fonte de azoto que é um ingrediente essencial e ê utilizada para o fornecimento por via tópica de iões férricos às plantas, através das suas folhas. Nenhuma destas patentes de invenção descreve ou mesmo sugere que o ácido cítrico possa ser utilizado como agente quelante em composiçoes para fornecimento de iões metálicos às raízes das plantas.
Deste modo, a técnica anterior não proporciona ensinamentos sobre a utilização de ácidos orgânicos em geral, e citrato em particular, como agentes quelantes para fornecimento de iÕes metálicos ao solo numa forma disponível para as raízes das plan-
-4tas. Toda a pesquisa foi concentrada na busca de vias mais eficazes para a utilização de quelatos de síntese com este objectivo.
DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO
Ά presente invenção baseia-se na descoberta surpreendente de que os iões metálicos escolhidos no grupo constituído por +3 +2 +2 +2
Fe , Mn , Cu e Zn podem ser eficazmente fornecidos aos solos numa composição contendo esses iões metálicos (daqui em diante referidos, por vezes, como os referidos iões metálicos) juntamente com citrato numa relação molar de citrato para os referidos iões metálicos de cerca de 0,5 a 2,5. 0 fornecimento de uma composição deste tipo aos solos mostrou tornar os referidos ioes metálicos disponíveis para as raízes das plantas mesmo em solos neutros ou alcalinos, tal como e evidenciado pelo efeito positivo na saúde das plantas e na velocidade de crescimento.
A presente invenção proporciona assim composições fertilizantes das plantas contendo um ou mais iões metálicos escolhidos no grupo constituído por Fe+\ Mn+^, Cu+^ e Zn+^ e ácido cítrico, estando a relação molar entre o ácido cítrico e os referidos iões metálicos compreendida entre cerca de 0,5 e cerca de 2,5.
De preferência, a relação molar entre ácido cítrico e os referidos iões metálicos está compreendida entre cerca de 0,8 e 2,0, sendo particularmente preferida uma relação compreendida
-5entre eerca de 1,0 e cerca de 1,5.
As composiçoes da presente invenção podem ser fornecidas sob a forma de partículas sólidas secas (daqui em diante referidas, por vezes, como composições secas da presente invenção), por exemplo, sob a forma de pó ou granulados, que podem ser administrados ao solo tal e qual ou após a sua dissolução em água.
As composições de acordo com a presente invenção podem também ser fornecidas na forma de uma solução aquosa (daqui em diante referida, por vezes, como composições líquidas da presente invenção), quer prontas para utilização quer como um concentrado que deve ser diluído antes da utilização.
Um aspecto adicional da presente invenção é um método para fornecer um ou mais iões metálicos escolhidos no grupo constituído por Fe+3, Mn+^, Cu+^ e Zn+^ às raízes das plantas, o qual consiste em administrar ao solo no qual crescem as plantas uma composição constituída por ácido cítrico e um ou mais dos referidos iões metálicos, com uma relação molar entre o ácido cítrico e um ou mais dos referidos iões metálicos compreendida entre cerca de 0,5 e 2,5, vantajosamente entre cerca de 0,8 e 2,0 e com maior preferência entre cerca de 1,0 e 1,5.
Os referidos iões metálicos podem ser administrados por vários meios já conhecidos. Pode administrar-se uma composição seca da presente invenção espalhando granulados ou pó da referida composição no solo ou introduzindo a mesma no solo quando este ê lavrado. Pode administrar-se uma composição líquida de acordo com a presente invenção mediante pulverização directa ou in-
-6troduzindo-a através do sistema de irrigação.
método e as composições anteriormente referidos são particularmente utilizáveis para administrar os referidos ioes aos solos calcários. Além disso, as composições e o método da presente invenção são utilizáveis no tratamento da clorose das plantas.
Em seguida, a presente invenção será ilustrada por meio de alguns Exemplos não limitativos:
Exemplo 1
Cultivaram-se plantas de Annona sp. num solo de rendzina montanhoso pouco profundo, tendo um elevado teor de cal. Toda a plantação foi irrigada com aspersores e o sistema de fertilização fazia parte do sistema de irrigação.
Dividiu-se a plantação em dois sectores (tendo cada um uma área de 2 000 m ): õ sector A recebeu três tratamentos semanais consecutivos de 1 Kg de FeEDDHA cada, administrados através do sistema de irrigação; o sector B, que tinha ura sistema de irrigação separado, recebeu três tratamentos semanais consecutivos consistindo cada um em 1 litro de uma composição aquosa de acordo com a presente invenção contendo (mole/litro): FeCl3 - 0,98; MnSO4 - 0,17, ZnSO^ - 0,057, CuSO4 - 0,04, ácido cítrico - 1,8.
tratamento do sector A começou durante o mês de Maio e o tratamento do sector B começou 10 dias mais tarde.
-ΊAntes do tratamento, as plantas em ambos os sectores apresentaram sinais de clorose. Uma semana após o início do tratamento no sector A, observou-se uma cor verde amarelada na maior parte das plantas. Quando se iniciou o tratamento no sector B, a maior parte das plantas do sector A estavam já completamente verdes e numa fase de crescimento rápido.
Uma semana após o início do tratamento, a maior parte das plantas no sector B começaram a ficar verdes, tornando-se o verde amarelado evidente em todas as plantas após cerca de duas semanas. Um mês após o início do tratamento, as plantas de ambos os sectores tinham uma cor verde semelhante e as plantas dos dois sectores tinham uma velocidade de crescimento semelhante.
Em ambos os sectores diversas plantas, em proporções aproximadamente iguais, permaneceram afectadas por clorose mesmo após o tratamento. Contudo, notavelmente, a clorose foi muito mais pronunciada nas plantas do sector A do que nas correspondentes plantas do sector B. A adição da composição de acordo com a presente invenção a estas plantas do sector A melhorou consideravelmente o seu estado.
Exemplo 2
Cultivaram-se ameixoeiras (Prunus sp.) num solo semelhante ao do Exemplo 1. A irrigação e a fertilização foram centrais.
As árvores deram rebentos na Primavera (durante o mês de Abril). Nao se trataram as árvores com oligoelementos metálicos
-8iónicos.
Algumas das árvores apresentaram um certo grau de clorose evidenciado por folhas amarelas em relação às outras árvores, as quais tinham folhas verdes escuras ou claras. Trataram-se algumas das árvores afectadas pela clorose com 40 ml de uma composição de acordo com a presente invenção, a qual se administrou mediante perfusão directa no solo situado por baixo de um gotejador do sistema de irrigação. A composição administrada continha os seguintes componentes (moles/litro): FeCl^ - 0,23, MnSO^ - 0,425, ZnSO^ - 0,17, CuSO^ - 0,115, ácido cítrico - 1,09.
Decorridas cerca de duas semanas, as árvores tratadas tornaram-se verdes e as folhas começaram a crescer, em contraste com as árvores afectadas por clorose nao tratadas que permaneceram amarelas e não mostraram sinais de crescimento de folhas. Decorrido um período adicional de vários dias, já nao era possível distinguir as árvores tratadas das árvores saudáveis.
Exemplo 3
Cultivou-se pimenta (Capsicum sp.) num solo de loesse tendo um teor de cal de cerca de 20%. Utilizou-se em todo o sector um sistema de irrigação e de fertilização central, sendo a água fornecida às plantas por meio de gotejadores. As plantas do sector apresentaram clorose a qual foi evidenciada pela sua cor verde clara.
Dividiu-se o sector em três sub-sectores, recebendo cada
-9um um tratamento diferente: o sector A foi tratado com uma composição fertilizante de acordo com a presente invenção, contendo (moles/litro): FeCl^ - 0,98, MnSC>4 - 0,17, ZnSC>4 - 0,057, CuSO4 - 0,04, ácido cítrico - 1,8, dissolvida em 1 litro de água; o sector B foi tratado do mesmo modo com 1 Kg de FeEDDHMA por 2
000 m ; o sector C nao foi tratado.
Decorridas duas semanas, as plantas do sector A apresentavam-se mais verdes e maiores do que as plantas dos dois sectores B e C.
Exemplo 4
Cultivaram-se videiras (Vitis cv. Sultanina) numa vinha com uma área total de 6 000 m , num solo de rendzina montanhoso pouco profundo. Forneceu-se a água por: irrigação gota-a-gota e a vinha dispunha de um sistema de fertilização central. Tratou-se toda a vinha com FeEDDHA comercial em uma quantidade de 1 Kg 2 por 1 000 m . Nao obstante este tratamento, cerca de metade das plantas permaneceram amarelas e o seu crescimento foi inibido.
Decorridas cerca de quatro semanas, trataram-se as plantas doentes com uma composição de acordo com a presente invenção contendo (moles/litro): FeCl-g - 0,74, MnSO4 - 0,51, ZnSO4 - 0,057,
CuSO4 - 0,04, ácido cítrico - 1,75. 0 tratamento consistiu na 2 administraçao de 2 litros desta composição por 3 000 m .
efeito do tratamento foi evidente decorrida cerca de uma semana, pelo crescimento e coloração verde das plantas tra-1 0-C vr tadas. Decorridas cerca de duas semanas após o início do tratamento, as plantas tratadas apresentavam uma cor mais verde e mostravam um crescimento mais acentuado do que as plantas não tratadas que a. priori estavam em melhor estado.
Todos os exemplos anteriores mostram que as composições fertilizantes de acordo com a presente invenção são altamente eficazes para fornecer iões metálicos às raízes das plantas. Além disso, deve notar-se que as composições da presente invenção têm uma grande vantagem em relação às composições da técnica anterior, tais como as de FeEDDHA, uma vez que têm um custo muito menor do que os quelatos de síntese comercialmente disponíveis.

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. - Processo para a preparação de compostos fertilizantes, caracterizado pelo facto de se misturar ácido cítrico com iões +3 +2 +2 metálicos escolhidos no grupo constituído por Fe , Mn , Cu e Zn , com uma relação molar entre o ácido cítrico e os ioes metálicos compreendida entre cerca de 0,5 e cerca de 2,5.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a referida relação molar estar compreendida entre cerca de 0,8 e cerca de 2,0.
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de a referida relação molar estar compreendida entre cerca de 1,0 e cerca de 1,5.
  4. 4. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de se obterem as composições sob a forma de partículas sólidas secas.
  5. 5. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de se obterem as composições sob a forma de solução aquosa.
  6. 6. - Método para fornecer um ou mais iões metálicos, escolhidos no grupo constituído por Fe , Mn , Cu e Zn1 , às raízes das plantas, caracterizado pelo facto de se administrar ao solo no qual crescem as plantas uma composição constituída por ácido cítrico e um ou mais dos referidos iões metálicos, com uma relação molar entre o ácido cítrico e um ou mais dos referidos iões metálicos compreendida entre cerca de 0,5 e cerca de 2,5.
  7. 7. - Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de a referida relação molar estar compreendida entre cerca de 0,8 e cerca de 2,0.
  8. 8. - Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de a referida relação molar estar compreendida entre cerca de 1,0 e cerca de 1,5.
  9. 9. - Método de acordo com uma qualquer das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo facto de se destinar ao tratamento da clorose das plantas.
  10. 10. - Método de acordo com uma qualquer das reivindicações
    6 a 9, caracterizado pelo facto de se utilizar uma composição de partículas sólidas secas.
  11. 11, - Método de acordo com uma qualquer das reivindicações 6 a 9, caracterizado pelo facto de se utilizar uma composição aquosa,
PT98505A 1990-07-31 1991-07-30 Processo para a preparacao de composicoes fertilizantes a base de acido citrico para fornecer oligoelementos metalicos as raizes de plantas PT98505B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IL95241A IL95241A (en) 1990-07-31 1990-07-31 Fertilizer compositions for administering ionic metal microelements to plant roots

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT98505A PT98505A (pt) 1992-05-29
PT98505B true PT98505B (pt) 1999-01-29

Family

ID=11061459

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98505A PT98505B (pt) 1990-07-31 1991-07-30 Processo para a preparacao de composicoes fertilizantes a base de acido citrico para fornecer oligoelementos metalicos as raizes de plantas

Country Status (10)

Country Link
US (1) US5372626A (pt)
EP (1) EP0469438B1 (pt)
AU (1) AU646272B2 (pt)
DE (1) DE69118041D1 (pt)
ES (1) ES2087185T3 (pt)
GR (1) GR3020178T3 (pt)
IL (1) IL95241A (pt)
PT (1) PT98505B (pt)
TR (1) TR28702A (pt)
ZA (1) ZA915663B (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5514200B1 (en) 1994-02-07 1997-07-08 Univ Formulation of phosphorus fertilizer for plants
US6858058B2 (en) 1994-04-29 2005-02-22 Ralph S. Daniels Fertilizer with excess free sequestering agents
GB9414968D0 (en) * 1994-07-26 1994-09-14 Lambson Ltd Fertiliser composition
US6447794B2 (en) 1996-01-25 2002-09-10 Colin Leslie Young Stomach-action molluscicides
NZ325747A (en) * 1996-01-25 1999-01-28 Colin Leslie Young Stomach-action molluscicides
AU689399C (en) * 1996-01-25 2005-12-15 Multicrop (International) Pty Ltd Stomach-action molluscicides
GT199700120A (es) * 1996-11-13 1999-05-07 Composiciones para fertilizantes que incluyen iones de metal quelatado.
AU743922B2 (en) * 1997-06-25 2002-02-07 Foliar Nutrients, Inc. Fungicidal and bactericidal compositions for plants containing compounds in the form of heavy metal chelates
IL121560A0 (en) * 1997-08-17 1998-02-08 Leket Bar Chemicals Ltd Compositions comprising iron chelates and their production
US6352706B1 (en) 1998-02-05 2002-03-05 W. Neudorff Gmbh Kg Naturally occurring enhancer of metal toxicants in molluscs
US6572669B1 (en) * 1999-07-29 2003-06-03 Douglass Fertilizer & Chemical, Inc. Thixotropic fertilizer composition and associated method
US6870026B1 (en) 1999-09-17 2005-03-22 Lidochem, Inc. Chelation compositions
US6312493B1 (en) * 1999-10-07 2001-11-06 Oms Investments, Inc. Water soluble fertilizer compositions
US6346131B1 (en) 1999-11-03 2002-02-12 David W. Bergevin Fertilizer compositions for administering phosphates to plants
US6358293B1 (en) * 1999-11-23 2002-03-19 The Hampshire Chemical Corporation Methods for rendering high concentrations of manganese safe for plant growth and formulations for same
US6383245B1 (en) * 2000-04-05 2002-05-07 Thomas T. Yamashita Aqueous mineral compositions and methods for their use
US7166688B1 (en) 2000-07-08 2007-01-23 Lidochem, Inc. Chelation compositions
MXPA03005134A (es) 2000-11-08 2004-10-14 Kerry Green Fertilizante.
DE10248022B4 (de) * 2002-10-15 2008-11-13 Lanxess Deutschland Gmbh Verwendung chelatisierter Pflanzenspurennährstoffe
ITMO20030173A1 (it) * 2003-06-13 2004-12-14 Franco Ambri Procedimento per l'ottenimento di un preparato fertilizzante
GB2411896A (en) * 2004-03-11 2005-09-14 Yoram Tsivion Plant feed solutions comprising nutritive metals
US8685133B2 (en) * 2010-12-22 2014-04-01 Scott G. Williams, Llc Chelated compositions and methods of making and using the same
CN103313536A (zh) * 2012-03-08 2013-09-18 鸿富锦精密工业(深圳)有限公司 机柜
US9073795B2 (en) 2013-04-03 2015-07-07 Verdesian Life Sciences, Llc Method for mitigating solid precipitation in fertilizer dispensing system
CL2013002188A1 (es) 2013-07-30 2014-02-28 Tivar Helicopteros Asesorias E Inversiones Ltda Metodo para la elaboracion de una composicion que comprende el compuesto dimetilpirazol fosfato, para mejorar la eficiencia de la aplicacion de fertilizantes nitrogenados amoniacales o el amonio del suelo, que comprende mezclar acido fosforico con 3,5-dimetil-pirazol, agitar la mezcla, agregar agua, y aminoacidos; y dicha composicion.
WO2016092566A2 (en) * 2014-12-07 2016-06-16 Avanthi Marketing & Supply Chain Private Limited Novel multi mineral soil supplement and carrier material
CN104892233A (zh) * 2015-06-17 2015-09-09 刘彬 一种螯合微量元素液体水溶肥的生产方法
CN105237246A (zh) * 2015-11-19 2016-01-13 东莞市神州生物科技有限公司 一种豆科植物微量元素水溶性肥组合物及其制备方法

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2813014A (en) * 1955-03-21 1957-11-12 Leffingwell Chemical Company Plant tonic consisting of ammonium sulfate, ferrous sulfate, and citric acid
GB827521A (en) * 1957-03-27 1960-02-03 Director Of Technical Services New organic copper compounds and solutions and mixtures containing the same, and processes for the preparation of such compounds
US3869272A (en) * 1972-01-31 1975-03-04 Standard Oil Co Manganese micronutrient
GB1364464A (en) * 1972-02-09 1974-08-21 Fisons Ltd Composition
FR2244402B1 (pt) * 1973-09-25 1976-10-01 Philagro Sa
US4265653A (en) * 1979-07-05 1981-05-05 Pfizer Inc. Manganese micronutrient solutions
AR223746A1 (es) * 1980-01-25 1981-09-15 Allied Chem Una solucion fertilizante acuosa
SU886874A1 (ru) * 1980-02-04 1981-12-07 Агрофизический Научно-Исследовательский Институт "Васхнил" Средство дл обработки растений
US4581057A (en) * 1984-03-15 1986-04-08 The Board Of Regents Of University Of Michigan, Corp. Of Michigan Abscisic acid containing foliar fertilizers and method of using same to enhance crop yields

Also Published As

Publication number Publication date
ES2087185T3 (es) 1996-07-16
AU8117491A (en) 1992-02-06
PT98505A (pt) 1992-05-29
TR28702A (tr) 1997-01-27
GR3020178T3 (en) 1996-09-30
ZA915663B (en) 1992-05-27
US5372626A (en) 1994-12-13
AU646272B2 (en) 1994-02-17
IL95241A0 (en) 1991-06-10
EP0469438B1 (en) 1996-03-20
EP0469438A1 (en) 1992-02-05
DE69118041D1 (de) 1996-04-25
IL95241A (en) 1991-06-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT98505B (pt) Processo para a preparacao de composicoes fertilizantes a base de acido citrico para fornecer oligoelementos metalicos as raizes de plantas
JP2001504430A (ja) キレート化金属イオンを含有する肥料組成物
US6086923A (en) Method for inhibiting plant disease
Barak et al. The effect of potassium on iron chlorosis in calcareous soils
US3960536A (en) Antichlorosis compositions for plants
Haas et al. Significance of traces of elements not ordinarily added to culture solutions, for growth of young orange trees
US2813014A (en) Plant tonic consisting of ammonium sulfate, ferrous sulfate, and citric acid
Zekri et al. Application of micronutrients to citrus trees through microirrigation systems
JPS61291482A (ja) 水産植物の肥料及栄養剤の製造方法
US4265653A (en) Manganese micronutrient solutions
US20090118124A1 (en) Novel aqueous composition and use of the same
Patel et al. Effect of foliar spray of iron and sulphur on fruit yield of chlorotic acid lime
US4012220A (en) Composition for supplying the specific deficiency in microelements of plants cultivated on peaty soils
Zheng‐qing et al. Studies on the application of ferrous sulphate for controlling chlorosis of apple tree on calcareous soils
WO1994024070A1 (en) Improvements relating to soluble powder prescription fertiliser compositions incorporating special soil test systems
US3948632A (en) Control of algae, aquatic plants, and the like
Mashhady et al. Soil alkalinity. II The effects of Na2CO3 on iron and manganese supply to tomatoes
JPH0891976A (ja) 液状複合肥料とその製造方法
JPH0474784A (ja) 液肥
RU2179162C1 (ru) Способ получения питательных растворов, содержащих микроэлементы (микровит)
JPH11157968A (ja) 芝の葉色保持剤
EP0658529B1 (en) Plant nutrient metal-bearing compositions
RU2017424C1 (ru) Способ регулирования роста растений
CA1060672A (en) Control of algae, aquatic plants, and the like
CA1045843A (en) Zinc-containing foliar spray

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920128

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981009