PT98084A - Distribuidor automatico de bilhetes - Google Patents

Distribuidor automatico de bilhetes Download PDF

Info

Publication number
PT98084A
PT98084A PT9808491A PT9808491A PT98084A PT 98084 A PT98084 A PT 98084A PT 9808491 A PT9808491 A PT 9808491A PT 9808491 A PT9808491 A PT 9808491A PT 98084 A PT98084 A PT 98084A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
microprocessor
automatic ticket
reader
distributors
dispenser according
Prior art date
Application number
PT9808491A
Other languages
English (en)
Original Assignee
Juan Jose Paez Montero
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Juan Jose Paez Montero filed Critical Juan Jose Paez Montero
Publication of PT98084A publication Critical patent/PT98084A/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07FCOIN-FREED OR LIKE APPARATUS
    • G07F17/00Coin-freed apparatus for hiring articles; Coin-freed facilities or services
    • G07F17/42Coin-freed apparatus for hiring articles; Coin-freed facilities or services for ticket printing or like apparatus, e.g. apparatus for dispensing of printed paper tickets or payment cards

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Control Of Vending Devices And Auxiliary Devices For Vending Devices (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)

Description

“DISTRIBUIDOR AUTOMÁTICO. DE BILHETES11
MEMÓRIA DESCRITIVA
OBJECTO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um distribuidor automático de bilhetes, destinado a ser colocado num estabelecimento publico, fazendo um controlo monetário perfeito e simultaneamente um controlo de aprovisionamento em tempo real, de modo que, por um lado, é o próprio distribuidor que funciona como receptor directo do dinheiro da parte dos clientes e, por outro, mantém um controlo perfeito não só do dinheiro arrecadado como também dos bilhetes distribuídos, o que equivale a um controlo exaustivo dos produtos vendidos, convenientemente tipificados ou, o que é o mesmo, a um controlo das existências de cada um deles.
ANTECENDENTES DA INVENÇÃO
Em determinados estabelecimentos públicos, como por exemplo bares, cafés, etc., onde haja um número considerável de trabalhadores, cada um deles atende determinados clientes e, por sua vez, faz a cobrança dos produtos servidos ou dos serviços pres- -2- tados.
Isso traz consigo uma problemática ampla e variada, de que se destacam os seguintes aspectos: o controlo monetário por parte do estabelecimento é extraordinariamente difícil e, em contrapartida, é muito simples para qualquer trabalhador não fazer entrar na caixa uma parte das cobranças feitas ao longo do dia de trabalho. Por outro lado, há também um grande risco de que, em momentos especiais de aglomeração de clientes, uma parte dos mesmos não efectue os pagamentos correspondentes, sem que isso seja detectado pelos empregados, ou sendo detectado quando já seja tarde. 0 serviço aos clientes também deixa a desejar nessas ocasiões , pois eles terão de esperar por vezes tempos consideráveis para conseguir que lhe cobrem e despesa.
Para evitar estes problemas, I conhecida a utilização de bilhetes susceptíveis de ser trocados por determinados produtos ou serviços.
No entanto, até agora, para a emissão ou distribuição dos referidos bilhetes, ou se utiliza uma pessoa, que desempenha apenas esta tarefa, ou são usadas máquinas distribuidoras automáticas, mas sendo essas máquinas muito limitadas do ponto de vista das suas prestações, dado que tais máquinas se limitam geralmente a fornecer um ou vários tipos de bilhetes quando recebem a importância correspondente, por exemplo bilhetes de 5, 25, 100, 500 e 1 000 pesetas, devendo cada utilização, após conhecer o preço do consumo ou compra a fazer, adquirir na referida máqui- -3- oa òs bilhetes correspondentes, o que constitui uma tarefa laboriosa, incomoda e com grande risco de enganos.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO 0 distribuidor automático de bilhetes segundo a presente invenção resolve com plena satisfação os problemas atrás referidos, de modo que cada consumidor apenas tem de determinar na própria máquina o produto ou produtos concretos que deseja para, depois de introduzir a sua importância, ou em moedas, ou em notas ou por meio de um cartão de credito, receber um bilhete único e, se for o caso disso, o troco correspondente, sem a necessidade de qualquer tipo de cálculo e com manobras sumamente rápidas e simples.
Para isso, e mais concretamente, o distribuidor automático de bilhetes tem um microprocessador auxiliado por um painel táctil ou monitor de ecrã sensível, no qual estão representados graficamente todos os produtos ou serviços controlados pelo distribuidor, de modo que basta contactar manualmente com qualquer desses gráficos para que o bilhete correspondente ao produto ou serviço em questão seja solicitado, colaborando também com o referido microprocessador uma caixa ou selector de moedas, de qualquer tipo convencional, um leitor de notas, um leitor de cartões magnéticos e/ou de infravermelhos, um mecanismo de devolução de trocos e uma impressora que tem a seu cargo fornecer os bilhetes.
Como outros periféricos, o microprocessador incorpora, além da indispensável fonte de alimentação, um teclado de instruções e um teclado de códigos, um alarme que se põe em funcionamento se se verificarem choques ou actos de vandalismo, e uma interface que permite interrelacionar o distribuidor com outros dispostos no mesmo local ou em locais diferentes.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para completar a descrição e para ajudar a uma melhor compreensão das características da invenção, a presente memória descritiva é acompanhada, como parte integrante da mesma, por uma colecção de desenhos cujas figuras representam, sem qualquer carácter limitativo: A fig. 1, uma ilustração esquemática de um esquema de blocos correspondentes a um distribuidor automático de bilhetes realizado segundo a presente invenção; e A fig. 2, uma vista em perspectiva de uma forma de realização prática do referido distribuidor, no seu aspecto mecânico.
FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA DA INVENÇÃO
Com referência às figuras e, mais concretamente, à fig. 1, pode ver-se como o distribuidor automático de bilhetes segundo a presente invenção é constituído a partir de um micropro- -5-
cessador (1), auxiliado por uma fonte de alimentação^ 2), tal como a maioria dos periféricos associados ao mesmo, sendo esses periféricos constituídos por uma caixa de moedas (3), um leitor de notas (4), um leitor de cartões magnéticos (5), um leitor de cartões de infravermelhos (6), um painel táctil (7), uma impressora (8) e um pagador (9) para devolução de trocos, quando for necessário. 0 microprocessador (1) é auxiliado também por um teclado de códigos (10) e um teclado de ordens (11).
Como atrás se mencionou, no painel táctil (7) ou monitor de ecrã sensível, aparecerão todos os diferentes produtos que podem ser fornecidos no estabelecimento, de modo que para a selecção de qualquer deles bastará actuar directamente na representação do mesmo no referido ecrã (7).
Previamente terá sido introduzida a quantia correspondente ao referido produto ou produtos, através da caixa de moedas (3) ou, se for esse o caso, através do leitor de notas (4), embora o pagamento possa também ser feito eventualmente por meio de um cartão de crédito, que poderá ser um cartão magnético de qualquer tipo comercial. A validação de uma operação por cartão pode fazer-se de diversas formas, mais concretamente dispondo a máquina de meios próprios para essa validação e, qualquer que seja o tipo de cartão, por ligação com um centro de validação exterior, no caso de cartões convencionais, por meio de ligação pontual da máquina a um computador, que funcione como gestor de cartões, quando se tratar de cartões personalizados, ou finalmente por meio de uma -6-
ligação através de uma rede local de diversas máquinas a um computador onde se efectue a validação de qualquer dos cartões que se introduz em qualquer das máquinas associadas, através da referida rede local.
Depois da selecção dos produtos, o microprocessador (1) enviará os sinais correspondentes para a impressora (8), para que se produza o bilhete e, se for caso disso, se faça a devolução correspondente do troco através do pagador (9). 0 teclado de ordens (11), de preferência estabelecido no interior da carcaça (12) da máquina, ou seja, numa zona inacessível, permite fornecer ao microprocessador uma informação correspondente a alterações de preços, mensagens, etc.
Uma interface de comunicação exterior (13) permite ligar a máquina a uma rede local de distribuidores, para o controlo e o funcionamento conjunto dos mesmos.
Independentemente do teclado de ordens (11), as operações referidas no ultimo parágrafo, isto é, as alterações de preços, mensagens, etc., podem realizar-se por comando a distância, através da referida interface de comunicação externa (13), ou em rede local a partir de um computador comum a que estão ligadas todas as máquinas da rede.
Com o microprocessador (1) colabora também um alarme (14) que actua como protecção mecânica contra choques e actos de vandalismo, e ainda como meio de segurança e protecção do conteúdo efectivo da máquina. O distribuidor ê susceptível de funcionar isoladamente,
de fazer parte de uma rede de distribuidores num determinado estabelecimento e de estar ligado a um computador central, podendo efectuar-se a carga de dados no mesmo no próprio local, a partir do terminal ou teclado, ou então a distância.
Dentro do programa de gestão do microprocessador, este permite o processamento dos dados registados, fornecer uma estatística durante o dia, efectuar resumos contabilísticos diários e periódicos, bem como a saída de quaisquer dados.
Para cada bilhete, o microprocessador (1) gerará os dados de impressão correspondentes à data e hora da emissão, à descrição do produto, ao seu preço, ao numero de unidades por produto, ao total do custo, ao troco a devolver, ao número do bilhete e ao número da máquina distribuidora. 0 distribuidor incorporará ainda meios para estabelecer uma série de mensagens de serviço indispensáveis para o funcionamento normal do mesmo, tais como aviso de escassez de papel, aviso de fim de papel, aviso de escassez de trocos de um pagador, aviso de falta total de trocos de um dos pagadores, aviso de erro detectado em qualquer dos seus dispositivos, especialmente no leitor de notas e nos pagadores, etc., e aviso de assistência técnica por causas mais graves.
Consegue-se deste modo um controlo perfeito e uma garantia plena de entrada na caixa do dinheiro gerado no estabelecimento, um controlo perfeito de existências, melhorar a imagem do estabelecimento e o serviço aos clientes, obter dados estatísticos de preferência dos clientes, assim como a sua concorrência, -8-
rentabilizar o investimento a curto prazo e, de um modo geral, melhorar a gestão do negócio. Não se considera necessário tornar esta descrição mais extensa para que qualquer especialista na matéria compreenda o alcance da presente invenção e as vantagens que dela se podem obter.
Os materiais, a forma, as dimensões e a disposição dos elementos são susceptíveis de variar sempre que isso não pressuponha alteração da essência da presente invenção.
Os termos em que foi redigida a presente memória descritiva deverão ser tomados no seu sentido amplo, não limitativo.

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES T. Distribuidor automático de bilhetes destinado a ser montado num local ou estabelecimento publico como receptor di-recto de valores a trocar por bilhetes, por sua vez susceptíveis de ser trocados por diferentes tipos de produtos e/ou serviços, caracterizado essencialmente por ser constituído a partir de um microprocessador, assistido por uma série de periféricos, que consistem basicamente num selector de moedas, um leitor de notas e um leitor de cartões, magnéticos ou de infravermelhos, incluindo além disso um teclado como complemento do referido leitor de cartões, estando todos estes periféricos convenientemente r estabelecidos na frente da carcaça da máquina, onde também está situado um painel táctil ou monitor de ecrã sensível, de grandes dimensões, susceptível de reflectir literal e/ou graficamente todos os diferentes produtos controlados pelo distribuidor, actuando o referido monitor simultaneamente como detector de pedidos, mediante a simples pressão manual no mesmo, na zona ou zonas correspondentes ao produto ou produtos seleccionados, tendo sido prevista a participação também de uma impressora através da qual o microprocessador gera o bilhete correspondente, em função dos dados recebidos através do painel táctil e da informação recebida do porta-moedas ou dos leitores de notas ou cartões, prevendo-se ainda um pagador encarregado da devolução do troco » no caso de o pedido ter sido feito através do porta-moedas ou do leitor de notas. i
  2. 2. Distribuidor automático de bilhetes de acordo com a reivindicação 1 , caracteirizado por incorporar ainda um teclado de comandos, associado também ao microprocessador e de preferência colocado no interior da carcaça numa zona não acessível aos utilizadores, destinado a modificar determinadas variáveis do distribuidor, tais como preços, mensagens e similares, tendo--se previsto além disso que a alteração das referidas variáveis possa fazer-se por telecomando através da interface de comunicação exterior, ou numa rede local através do computador comum a todos os distribuidores associados ao mesmo. I
  3. 3. Distribuidor automático de bilhetes de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o microprocessador controlar além disso um sistema de alarme como protecção mecânica contra choques e actos de vandalismo.
  4. 4. Distribuidor automático de bilhetes de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por incluir ainda uma interface de comunicação exterior para ligação do mesmo a uma rede local na qual participam outros distribuidores, com o obje-ctivo de estabelecer um controlo real de existências, caso em que os diferentes distribuidores estarão ligados a um computador central . .Q Agente Oficial da Propriedade Industrial
PT9808491A 1991-05-30 1991-06-24 Distribuidor automatico de bilhetes PT98084A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9101306A ES2039141B1 (es) 1991-05-30 1991-05-30 Expendedor automatico de tickets.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT98084A true PT98084A (pt) 1993-08-31

Family

ID=8272542

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9808491A PT98084A (pt) 1991-05-30 1991-06-24 Distribuidor automatico de bilhetes

Country Status (4)

Country Link
DE (1) DE4122708A1 (pt)
ES (1) ES2039141B1 (pt)
FR (1) FR2677153A1 (pt)
PT (1) PT98084A (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19525762A1 (de) * 1995-07-14 1997-01-16 Wagner Ingver System zur Durchführung von Bearbeitungsvorgängen mit einer Vielzahl von mobilen Objekten, Verfahren zum Betrieb eines derartigen Systems und Bearbeitungsvorrichtung hierfür
EP0798677A1 (en) * 1996-03-29 1997-10-01 Riccardo Leone Automatic receipt-emitting apparatus
AUPN915396A0 (en) * 1996-04-04 1996-05-02 Lottery Products Pty Ltd Dispensing apparatus
DE29718330U1 (de) 1997-10-17 1998-02-12 Harnischmacher, Heinz, 79285 Ebringen Kassiervorrichtung
DE19924588A1 (de) * 1999-05-28 2000-12-07 Manfred Holtkamp Elektronik Gm Baueinheit mit elektronischem Mehrfach-Münzprüfer
ES2157810B1 (es) * 1999-07-21 2002-03-01 Valle Antonio Rabanal Expendedora perfeccionada de tickets, aplicable para la adquisicion de comestibles o similares.
DE29913350U1 (de) 1999-07-30 1999-12-16 DOS TASK Technology AG, 76275 Ettlingen Kassenautomat, insbesondere für den bargeldlosen Zahlungsverkehr
DE19945834A1 (de) * 1999-09-24 2001-04-12 Wincor Nixdorf Gmbh & Co Kg Terminal für die Bearbeitung von Formularen
FR2813135B1 (fr) * 2000-08-02 2003-12-12 Global Telecom Distrib Holding Systeme et procede centralises de distribution de services par terminaux de vente automatiques

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES465018A1 (es) * 1977-12-13 1978-09-01 Azkoyen Ind Sa Sistema electronico para maquinas expendedoras de tickets.
FR2565713B1 (fr) * 1984-03-01 1989-07-13 Lewandowski Muriel Ensemble a caisse enregistreuse et a traitement de monnaie electronique
FR2617314B1 (fr) * 1987-06-29 1989-11-24 Kantor Lakir Georges Installation de vente et appareil de point de vente
ES2012191A6 (es) * 1988-12-26 1990-03-01 Multilogic Business Sa Aparato para fomentar el ahorro.

Also Published As

Publication number Publication date
FR2677153A1 (fr) 1992-12-04
ES2039141A1 (es) 1993-08-16
ES2039141B1 (es) 1994-03-16
DE4122708A1 (de) 1992-12-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4767917A (en) Automatic vending machine
US5686713A (en) Apparatus and method for allowing a money order purchase via an ATM
EP0101711A1 (en) A portable device for storing and transferring data
US6000522A (en) Multi-compartment and acceptors computerized vending machine
PT98084A (pt) Distribuidor automatico de bilhetes
CA1057854A (en) Value dispensing system
JP3580974B2 (ja) 電子財布及びその操作方法
JPH09237296A (ja) 電子通貨用のリ−ダ/ライタおよび電子通貨用のリ−ダ/ライタの操作方法
EP1490843B1 (en) Cash register system for articles like notes or coins
JP2006350877A (ja) 電子マネーのバリュー移し替え機能付自動取引装置及びシステム
JP5763990B2 (ja) 自動券売機および自動券売機システム
JPS60229169A (ja) Icカ−ドシステム
JP5827503B2 (ja) 自動券売機及びその券売制御方法並びに自動券売機システム及びその券売制御方法
ITTO960195A1 (it) Sistema elettronico per dispensare denaro
JP3778889B2 (ja) 自動販売機及び自動販売機を利用した金融システム
JP4770081B2 (ja) 自動販売機、管理装置、自動販売機の商品販売システム
ES2450147A1 (es) Máquina electrónica registradora y cambio con sorteo asociado
JP3605209B2 (ja) 電子通貨保持装置及び銀行システム
JPH0488496A (ja) 商品販売データ処理装置
JPH10134255A (ja) 電子貨幣用支払い処理装置および電子貨幣用支払い処理方法
TW494364B (en) Electronic money safekeeping device
JPH0816895A (ja) 自動販売機
KR20020043016A (ko) 종이상품권 자동발매장치 및 방법
JP2599392Y2 (ja) 券売機
JPS63188290A (ja) 自動販売機システム

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930331

FC3A Refusal

Effective date: 19981123