PT96713A - Processo de preparacao de pasta kraft - Google Patents
Processo de preparacao de pasta kraft Download PDFInfo
- Publication number
- PT96713A PT96713A PT96713A PT9671391A PT96713A PT 96713 A PT96713 A PT 96713A PT 96713 A PT96713 A PT 96713A PT 9671391 A PT9671391 A PT 9671391A PT 96713 A PT96713 A PT 96713A
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- cellulosic material
- carried out
- cooking
- process according
- temperature
- Prior art date
Links
Classifications
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D21—PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
- D21C—PRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
- D21C3/00—Pulping cellulose-containing materials
- D21C3/02—Pulping cellulose-containing materials with inorganic bases or alkaline reacting compounds, e.g. sulfate processes
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D21—PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
- D21C—PRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
- D21C1/00—Pretreatment of the finely-divided materials before digesting
- D21C1/06—Pretreatment of the finely-divided materials before digesting with alkaline reacting compounds
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D21—PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
- D21C—PRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
- D21C11/00—Regeneration of pulp liquors or effluent waste waters
- D21C11/0021—Introduction of various effluents, e.g. waste waters, into the pulping, recovery and regeneration cycle (closed-cycle)
Landscapes
- Inorganic Chemistry (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Paper (AREA)
- Diaphragms For Electromechanical Transducers (AREA)
- Mechanical Treatment Of Semiconductor (AREA)
- Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)
- Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
- Inorganic Insulating Materials (AREA)
- Noodles (AREA)
- Compositions Of Oxide Ceramics (AREA)
- Holo Graphy (AREA)
- Nonmetallic Welding Materials (AREA)
- Iron Core Of Rotating Electric Machines (AREA)
- Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)
Description
72 147 H/lp 0663
-2- MEMÓRIA 0E3CRIΤΙVA
CAMPO.....00.....INVENTO 0 presente invento refere-se a um processo para a preparação de pasta kraft. Mais particularmente, o presente invento refere--se a processos para preparação de pasta kraft no qual o material celulósico é tratado com licor branco, ou licor fresco, para dissolução da lenhina nele contida- 0 presente invento refere-se especificamente ao pré-tratamento do material contendo lenhina antes do passo de digestão da lenhina. ANTECEDENTES PO.....INVENTO.
Nos vários processos de pasta kraft o material ou aparas celulósicas é geralmente tratado a temperaturas elevadas, com licor de cozedura, alcalino, contendo hidróxido de sódio e hi-drogeno-sulfureto de sódio. Nestes processos o licor de cozedura fresco é geralmente referido como licor branco e o licor esgotado é geralmente referido como licor negro.
Numa base química, o processo de pasta kraft usado industrialmente é ainda o mesmo que era há cem anos atrás. Apesar de ser verdade que foram propostos muitos meios químicos com o propósito de melhorar factores como o rendimento e a selectividade dos processos, nenhuma dessas propostas levou a. soluções práticas aceitáveis para estes problemas, porque cada um deles envolve equipamento complicado, passos adicionais ou o uso de produtos químicos caros.
Além disso, também foram propostos diferentes rnétodos de pré-tratamento de aparas. Muitos destes métodos de pré-tratamento químico, propostos, têm s.ido baseados no uso de bissulfureto ou sulfureto de hidrogénio. Por exemplo, a Patente Finlandesa NQ. 29611 descreve um processo de pré-tratamento utilizando sulfureto de hidrogénio sob pressão elevada. A Patente Sueca HQ. 309530 também se refere a um processo de pré-tratamento usando sulfureto de hidrogénio líquido a um pH entre 4 e 10. Também foi proposto tratamento com polissulfureto como segundo passo de pré-tratamento. 0
72 147 EH/lp 0663
-3-
No entanto, os processos kraft têm sido desenvolvidos por meio de diferentes meios técnicos de processamento. Em particular, a necessidade de poupar energia conduziu a novas soluções, a mais importante das quais foi o processo de cozedura em continuo (ver, por exemplo, Patente Finlandesa N9. 54155). O equipamento usado nestes processos de cozedura em continuo pode incluir o uso de várias circulações em co-corrente e em contra-corrente, bem como tanques de impregnação separados.
Com o propósito de poupar energia também foram desenvolvidos processos descontínuos. Em muitos dos processos, que têm assim sido desenvolvidos, o licor negro quente é retirado do digestor antes da descarga. Este licor retirado é então usado para pré--aquecer as aparas ou usado como licor de cozedura em lotes subsequentes (ver, por exemplo, Patente Americana NQ. 4578149 e a publicação Finlandesa disponível ao publico N°. 71176).
Foi proposto também melhorar a qualidade da pasta a ser produzida evitando-se a descarga do digestor que utiliza técnicas duras de sopramento a quente. Isto pode conseguir-se usando o método de sopramento a frio (ver, por exemplo, Pedido de Patente Finlandesa N2. 791205), ou por meio de descarga por bomba (ver, por exemplo, a Patente Americana N2. 4814042).
SUMARIO DQ INVENTO
De acordo com o presente invento, os objectivos deste invento e os melhoramentos no processo de pasta kraft foram agora conseguidos por meio de um processo para a preparação de pastas kraft a partir de materiais celulósicos contendo lenhina, o qual compreende a impregnação do material celulósico com licor de cozedura, alcalino, esgotado, a uma temperatura entre cerca de 20 e 1000C, o aquecimento do material celulósico impregnado a uma temperatura entre cerca de 120 e 180°C, e a deslenhificação do material celulósico aquecido com licor de cozedura, alcalino, fresco.
De acordo com uma concretização do processo do presente invento, a impregnação do material celulósico com licor de coze- &
72 147 EH/lp 0663 -4- dura, alcalino, esgotado, emprega licor tendo um pH entre cerca de 11,5 e 13,5, e preferencialmente entre cerca de 12,5 e 13,5.
De acordo com uma concretização preferida do processo do presente invento, o aquecimento do material celulósico impregnado é realizado por um período de cerca de 1 a 30 minutos, pelo que o pH do licor de cozedura, alcalino, impregnado no material celulósico, é diminuído para entre cerca de 9 e 11 e, preferencialmente, para entre cerca de 9,5 e 10,5.
De acordo com outra concretização do processo do presente invento, os licores alcalinos de cozedura, frescos e esgotados, contem hidróxido de sódio. Preferencialmente, o licor de cozedura, alcalino, esgotado, tem um teor residual de hidróxido de sódio entre cerca de 4 e 20 gramas de hidróxido de sódio por litro e, mais preferivelmente, entre cerca de 6 e 15 gramas de hidróxido de sódio por litro.
De acordo com outra concretização do processo do presente invento, o passo de aquecimento do material celulósico impregnado é realizado a uma temperatura entre cerca de 135 e 155°C. Preferivelmente este passo é realizado durante um periodo entre cerca de 10 e 30 minutos.
De acordo com outra concretização preferida do processo do presente invento, o material celulósico é madeira dura e o passo de deslenhificação do material celulósico aquecido ê realizado usando um factor H entre cerca de 900 e 1000, de forma a produzir uma pasta de papel prontamente fiberizada.
De acordo com outra concretização preferida do processo do presente invento, o material celulósico é madeira macia ε o passo de deslenhificação do material celulósico aquecido é realizado usando um factor H entre cerca de 400 e 700, de forma a produzir uma pasta de papel prontamente fiberizada.
De acordo com outra concretização do processo do presente invento o passo de deslenhificação do material celulósico aqueci-
72 147 do é realizado a uma temperatura entre cerca de 180 e 1900C. A vantagem principal do processo do presente invento é a de a digestão da lenhina com licor branco ser grandemente facilitada por meio deste processo.
DESCRIÇÃO.....DETALHADA é essencial que, de acordo com o presente invento, as aparas sejam pré-tratadas com licor, alcalino, cie cozedura esgotado, o chamado licor negro. Este pré-tratamento ocorre em dois passos. No primeiro passo as aparas são impregnadas com o licor esgotado e no segundo passo são feitas reagir com ele.
No passo de impregnação as aparas são essencialmente embebidas com o licor esgotado. A temperatura deste passo de impregnação deve estar abaixo de 100°C, de forma a evitar que ai ocorra reacção na superfície das aparas. Na prática, podem ser utilizadas temperaturas de cerca de 20 a 100°C. A duração deste passo de impregnação deve ser de, pelo menos, 10 minutos a, e preferivelmente, entre cerca de 15 e 20 minutos. Tempos de impregnação de mais de cerca de 30 minutos são desnecessários. 0 pH do licor esgotado situa-se entre cerca de 12.5 e 13.5 e o teor residual em base é de cerca de 4 a 20 g de Na0H/l e, pre-ferivelrnente, entre cerca de 6 e 15 g de NaOH/1. A reacção de pré-tratamento ou passo de reacção, que se segue ao passo de impregnação é realizado a uma temperatura elevada, de cerca de 120 a 180°c. 0 tempo de reacção depende da temperatura que é utilizada e é geralmente de cerca de 1 a 30 minutos. Preferivelmente, são utilizados uma temperatura d© reacção do carca de 135 a .1.55"c e um tempo de reacção entre cerca de 10 e 30 minutos. Neste passo de aquecimento os compostos químicos residuais do licor negro reagem com o material de madeira, e consome-se base. 0 pH nas aparas decresce, portanto, para cerca de 9 a 10.. Crê-se que, neste ambiente químico alterado, os compostos de enxofre reagem com a lenhina, tornando-a, por isso, mais reactiva no passo de digestão que se segue. fissume-se>
72 147 EH/lp 0663
Qgt -6- também, que sulfureto de hidrogénio reage com grupos terminais dos hidratos de carbono da madeira, protegendo-os, assim, contra reacções de decomposição alcalina. 0 pré-tratamento das aparas desta forma torna o passo de digestão subsequente substancialmente mais fácil. A severidade das condições de digestão que são necessárias (i.e,, temperatura e tempo de reacção) é geralmente determinada pelo chamado factor H. Num processo kraft normal de, por exemplo, madeira macia escandinava, são requeridos factores H de cerca de 1600 a 1800. No presente processo os factores H podem ser diminuídos por cerca de 400 a 1000. Isto significa que o tempo global de digestão pode ser significativamente diminuído. Por outro lado, também foi observado que podem ser empregues no presente processo, temperaturas de digestão excepcionalmente altas, tais como de cerca de 180 a 190°C. Isto pode levar a um encurtamento adicional do tempo de digestão. Em processos kraft convencionais o passo de digestão dura, geralmente, cerca de um hora. No entanto, de acordo com o presente invento, são agora possíveis tempos de digestão de cerca de meia hora.
Uma vantagem adicional do presente processo é o aumento da selectividade da reacção de deslenhificação. Por sua vez, isto leva a rendimentos mais elevados e qualidade superior da pasta, ou a consumo mais baixo de compostos químicos de cozedura.
Devido à acrescida selectividade do passo de digestão, e à qualidade e rendimento da pasta, a reacção de digestão pode, agora, também ser realizada por um maior período de tempo e pode, portanto, ser conseguida uma concentração de lenhina mais baixa do que no caso dos processos convencionais. A pasta que é assim obtida requer menos branqueamento, o que, por seu lado, diminui a quantidade de compostos perniciosos que são descarregados da unidade de branqueamento para as suas águas residuais.
Assim, por utilização do presente processo, existe um número de vantagens que podem ser conseguidas, dependendo de necessidades individuais específicas. Â?' 72 147 EH/lp 0663 -7- É essencial, na compreensão do papel do presente invento, que seja reconhecido que ele constitui um passo intermédio do processo, antes de o ambiente reaccional ser tornado fortemente alcalino pela adição de licor fresco ou branco. Assim, esse passo pode ser incorporado em, virtualmente, qualquer tipo de processo de cozedura que utilize deslenhificação kraft.
Em técnicas de cozedura descontinua, todos os passos podem ser realizados no mesmo reactor, i.e., o digestor. Após o passo de impregnação com licor negro, o conteúdo do digestor é aquecido a uma temperatura na gama da temperatura de reacção, no caso de (i) processos descontínuos convencionais, por meio do equipamento da circulação do digestor com um permutador de calor, ou por injecção directa de vapor, e (ii) em caso de cozedura descontínua de baixa energia, usando a técnica de deslocamento, deslocando o licor negro de impregnação mais frio com licor negro de impregnação mais quente, com o propósito de retornar o calor do processo ao digestor.
Outra concretização deste invento, utilizando digestores descontínuos, consiste na impregnação das aparas com o licor negro, no contexto do embebimento das aparas, em equipamento separado. 0 passo de reacção apareceria, assim, como o primeiro passo no digestor após o embebimento das aparas e poderia, muito efectivamente, ser realizado pelo uso de vapor directo subsequentemente ao escoamento do licor negro de impregnação, ou por deslocamento do meio de impregnação/embebimento por licor negro mais quente. Neste caso, a impregnação continua é realizada enquanto o digestor é carregado e é combinada com técnicas de cozedura em descontínuo, resultando assim em (i) compensação do tempo extra gasto com o passo do licor negro, e em (ii) redução do tempo total de ciclo de cozedura, devido à maior velocidade do passo de cozedura. 0 presente invento pode, também, ser realizado em ligação com processos contínuos de cozedura. O equipamento de digestão em contínuo, que é presentemente usado, incluindo recipientes de impregnação separados e várias circulações em co-corrente e em 72 147 H/lp 0663
Λ '' '
-8-contra-corrente, separam, de facto, o processo de cozedura em vários passos, nos quais o presente invento pode incluir a iniciação do processo com licor negro e sem licor branco. Assim, as aparas são alimentadas ao digestor, ou ao recipiente de impregnação, conjuntamente com o licor negro, a temperatura é elevada até à gama de reacção, por aquecimento com auxílio do permutador de calor de circulação do licor. Após um retardamento processual que corresponde ao tempo requerido para o licor negro e a madeira interactuarem, o licor branco é então alimentado ao digestor, deslocando o licor negro, a temperatura é, de novo, aumentada por meio de um permutador de calor de circulação e o resto do processo é realizado da forma convencional. Um processo contínuo alternativo consiste em realizar o passo de tratamento com o licor negro como uma operação em contra-corrente.
Nos processos contínuos de cozedura, a aplicação do presente invento pode conduzir a resultados notáveis. Utilizando os processos convencionais actuais, a cozedura contínua até números capa de cerca de 30 requer, geralmente, um tempo de reacção de cerca de 60 a 90 minutos, na gama de temperaturas de cozedura- Se forem necessárias cozeduras rnais extensas até números capa mais baixos, entre cerca de 23 e 25, serão, geralmente, necessários mais um passo de cozedura e 60 minutos adicionais de tempo de cozedura, totalizando, assim, pelo menos, duas horas de tempo de cozedura. No entanto, por utilização da aceleração do passo de deslenhificação deste invento, o tempo de cozedura e a dimensão da zona de cozedura no digestor contínuo podem ser reduzidas para metade, tornando, portanto, também o equipamento mais barato e a sua operação muito mais simples.
Exemplo.....1
Um digestor de 20 litros de circulação forçada foi carregado com aparas de pinheiro, numa quantidade correspondendo a 3 Kg de madeira absolutamente seca, e foram adicionados 1.5 litros de licor negro esgotado (pH 13.2, concentração residual de base 7 g NaOH/1 como base eficaz), de forma a que a razão de líquido fosse de 5:1. Q digestor foi, então, fechado e pressurizado com azoto de forma a permitir a colheita de amostras e a equalização da 72 147 EH/lp 0663
-9- impregnação.
Iniciou-se a circulação e a temperatura do digestor foi elevada de 20°C para 70°C, em cinco minutos, por meio de um permutador de calor, e, depoic, foi mantida a essa temperatura durante 55 minutos. Foram, então, colhidas amostras da circulação, arrefecidas até 25°C e o seu pH medido. O procedimento e o desenvolvimento do pH na cozedura são apresentados na FIG. 1. 0 procedimento foi, então, repetido usando um perfil de temperatura diferente, como segue: 25 - O 0 O l1'· 5 min. 70°C 10 min. 70 - 140°C 10 min. 140°C 20 min.
Este procedimento e o desenvolvimento do pH desta cozedura, são mostrados na FIG. 2.
Pode verificar-se nas FIGS. 1 e 2, que o tratamento com licor negro a 70°C consumiu a base residual apenas numa pequena quantidade, e o pH caiu rapidamente quando a temperatura foi elevada. Quando a temperatura foi elevada para 140°C, em 10 minutos, o pH já tinha baixado para 11,5, e quando o tratamento foi prosseguido a 140°C, em 20 minutos o pH caiu ainda para 10,2.
Este Exemplo demonstra que, quando o sistema é aquecido acima de 100°C, se inicia uma nova fase de reacção na qual a base residual é rapidamente consumida. Visto que os pH finais eram de 11,8 e 10,2, pode verificar-se que, na última experiência, a concentração de ião H+ é quase cem vezes superior à do primeiro caso. Dado que o pH só podia ser medido no liquido de cozedura circulante é, portanto, claro que na última experiência o consumo de base dentro das próprias aparas terá, realmente, sido ainda maxor. -10- 72 147 H/lp 0663
Exemolo.....2.
Um digestor industrial descontinuo com uma capacidade de 140 m'5 foi carregado com aparas de pinheiro e com licor negro esgotado (pH 13,4) proveniente de cozeduras anteriores. A temperatura foi elevada a 140°C e mantida durante 15 minutos. Desta maneira o pH decresceu para 11. Foi, então, adicionado licor branco de forma a que a dose de base era 18,2% de base eficaz, dada como Na20. A temperatura foi, então, aumentada para 170°C e a digestão continuou até ao nível de redução por deslenhífícação desejado, por alteração do tempo de digestão. 0 digestor foi, então, descarregado, o factor H usado foi registado e a pasta foi analisada . 0 procedimento de digestão foi realizado seis vezes variando a força do pré-tratamento com licor negro, mas ao mesmo tempo mantendo constantes a dosagem de base e o procedimento global. Foram obtidos os seguintes resultados:
Cozedu ra.....Exper.i mental.....1
Impregnação com licor negro a 85PC durante 20 minutos. Após embebimento com licor negro foi adicionado directamente licor branco.
Factor H 1420 Número Capa 27,0
Viscosidade 1080
Cozedura Experimental.....2
Impregnação com licor negro a 90°C durante 20 minutos. Após embebimento com licor negro foi adicionado directamente licor branco.
Factor H 1110 Número Capa 38,3
Viscosidade 1135 ÇgzeduraE^3
Impregnação com licor negro a 90°C durante 20 minutos e tratamento com licor negro a 125°C durante 10 minutos.
Factor H 1214 Número Capa 29,6
Viscosidade 1115 ο* * ·'
«· 72 147 EH/lp 0663 -11.-
Cozedura Experimental 4
Impregnação com licor negro a 90°C durante 20 minutos e pré--tratamento com licor negro a 145°C durante 20 minutos.
Factor H 860 Número Capa 36
Viscosidade 1160
Co2edura Experimental 5 (semelhante à cozedura N2. 4)
Factor H 1077 Número Capa 25,3
Viscosidade 1065
Cozedura Experimental 6 (semelhante à cozedura N2. 4)
Factor H 1089 Número Capa 25,4
Viscosidade 1045
Estes resultados são também apresentados na FIG. 3, a qual mostra o factor H em cada digestão como uma função do número capa da pasta ai obtida. 0 efeito do pré-tratamento com licor negro na aceleração da digestão pode ser visto por observação do factor H necessário ou do tempo de digestão a temperatura constante. De forma a conseguir um número capa da ordem de 30, são necessárias 1325 unidades de factor H, se as aparas impregnadas não forem aquecidas, mas a digestão é prosseguida imediatamente após o passo de impregnação (ver a linha que passa pelos pontos 1 e 2). Quando foi utilizado um aquecimento suave (125°C durante 10 minutos), foram necessários 1220 unidades de factor H (ver ponto 3). Quando foi utilizado pré-tratamento forte (145°C durante 20 minutos), foi atingido um número capa de 30 com 980 unidades de factor H (ver a linha que passa pelos pontos 4, 5 e 6). Com técnicas convencionais de digestão descontinua, são necessárias cerca de 600 a 1800 unidades de factor H de forma a atingir um número capa de 30. 0 efeito na qualidade da pasta foi examinado combinando as amostras de pasta das cozeduras NQs. 1 e 2, para representar a
72 147 H/lp 0663 12- cozedura sem tratamento com licor negro, e combinando as amostras de pasta das cozeduras NQs. 4, 5 e 6, para representar a cozedura com tratamento por licor negro. Na FIQ. 4 a qualidade destas pastas é comparada estabelecendo o índice de rasgamento como uma função da resistência à tensão. Pode, desta forma, ser visto que, por exemplo, a uma resistência à tensão de 70, o índice de rasgamento da pasta, assim obtida, empregando o tratamento (ver curva A), é 1 a 2 unidades superior ao das pastas produzidas sem utilizar este tratamento.
Exemp1 o.....3
Neste exemplo duas cozeduras experimentais foram realizadas até graus de deslenhificação muito superiores.
Cozedura SB
Esta cozedura foi realizada da mesma forma que as cozeduras experimentais NQ. 4, 5 e 6 no Exemplo 2 com as seguintes excepções; uma carga de base de 20% de base eficaz como Na20, por madeira
Factor H 1850 Número capa da pasta 15,2
Viscosidade da pasta 905
Cozedura... Ç
Esta cozedura foi realizada da mesma forma que uma cozedura descontinua, convencional, sem os passos de impregnação e tratamento com licor negro; a carga de base foi de 21% de base eficaz como
Na20, por madeira
Factor H 2000 Número capa da pasta 71,1
Viscosidade da pasta 905
As pastas foram analisadas, em termos de resistência, por comparação entre rasgamento e tensão, tal como ilustrado na FIG. 5. Daí é claro que, quando o índice de tensão é aumentado para a gama útil para a preparação de papel por batimento (i.,e., um índice de tensão de 70 a 80), a pasta cozida convencionalmente perde a sua resistência ao rasgamento (curva "C"), enquanto que a
72 147 -13-pasta cozida com o passo de tratamento do presente invento ainda mantém a sua resistência ao rasgamento (curva "SB”), A vantagem da pasta "SB" é ter um índice de rasgamento três unidades acima, ou de 20 a 25% superior.
Presentemente, pastas cozidas do mercado escandinavo, a um número capa de 30, demonstram um índice de rasgamento de 13 a 15 a um índice de elasticidade de 70. Em termos de tecnologia de pastas actual, as poucas instalações que aplicam cozedura até números capa abaixo dos números capa normais geralmente consideram um número capa de 23 a 25 como representativo de "cozedura prolongada". Resultados da mesma natureza daqueles apresentados acima, os quais foram obtidos usando o tratamento benéfico por licor negro e temperatura deste invento, apenas foram conseguidos no passado após um processo dei deslenhificação pós-digestão com oxigénio. l.P.....4
Este exemplo demonstra uma forma única de tirar partido do passo de tratamento por licor negro e por temperatura deste invento. É geralmente sabido, tanto em prática de instalações como em livros de texto, que a temperatura rnáxima de cozedura com sulfato não deve exceder 175°C, devido às graves perdas de resistência da pasta que dai resultam, bem como ao baixo rendimento que é obtido.
Realizou-se uma cozedura experimental tal como no Exemplo 2, cozeduras 5 e 6, excepto que a temperatura de cozedura não estava limitada a 170°C (curva "NTP" na FIQ. 6), sendo, em lugar disso, a cozedura aquecida, tanto quanto possível, com o vapor e permu-tadores de calor disponíveis (curva "DTP" na FIG. 6). A temperatura final era 181°C. Todas as outras condições de cozedura foram iguais. A temperatura do tratamento com licor negro foi 145°C. 0 tempo do tratamento com licor negro foi 20 minutos. A carga de base foi 18,2% de base eficaz como Na20 por madeira .4? 72 147 H/lp 0663
-14-
Factor H 1000 (Exemplo 2, cozeduras 5 e 6: . 1080) Número capa da pasta 28,1 (Exemplo 2, cozeduras 5 e 6: 25,4) A relação rasgamento-tensão da pasta foi analisada de forma a avaliar a resistência da pasta. A um índice de tensão útil de 70, o índice de rasgamento era 16, o que iguala o valor encontrado na curva "A" na FIG. 4 do Exemplo 2, aplicando uma temperatura de cozedura normal e tratamento com licor negro. Isto excedeu ligeiramente o resultado de uma temperatura de cozedura normal sem tratamento com licor negro.
Esta retenção da resistência da pasta pode ter significado considerável quando for necessária maior produção por unidade de volume do digestor. A FIG. 6 apresenta uma comparação entre os perfis de temperatura de cozedura e tempo para a cozedura deste Exemplo e aqueles das cozeduras NQ. 5 e 6 do Exemplo 2, representando temperaturas de cozedura normais.
Curva.....".DTP", 181 °C 1000 60 minutos 171 °C 1080 100 minutos
Temperatura final
Factor H final
Tempo até final desde 140°C
Curva.....'/NT.P'l
Temperatura final
Factor H final
Tempo até final desde 140°C É evidente, a partir destes resultados, que o tempo de cozedura após 40 minutos de aquecimento foi reduzido a 20 minutos, pelo perfil d© temperatura elevado, em lugar de 60 minutos com uma temperatura de cozedura constante de 170WC. Uma poupança de 40 minutos no tempo de cozedura pode facilmente representar um tempo total de ciclo 15 a 20% rnais baixo, com a correspondente oportunidade de aumentar a produção sem comprometer a qualidade da pasta. Em termos de rendimento parece que o rendimento do método de cozedura rnuito rápida deste invento é, então, 1 a 2%
72 147 EH/lp 0663 -15-supenor.
Exemplo 5
Os resultados deste Exemplo demonstram que as pastas dentro do digestor, preparadas de acordo com o presente invento estão em condição extremamente boa para resistir a danos físicos durante a descarga que resulta de vários métodos de sopramento, em comparação com as pastas cozidas sem o uso de tal passo, de tratamento com licor negro.
As condições da pasta antes do sopramento foram determinadas suspendendo cestos, cheios com o mesmo material de aparas, dentro do digestor. Após o sopramento, a pasta que não tenha sido soprada pode, assim, ser recuperada a partir destes cestos e comparada com amostras da pasta soprada.
Neste caso, a análise foi realizada em termos de uma chamada perda de resistência, a qual é a percentagem da resistência da pasta como índice de rasgamento, a um índice de tensão de 70, medido na pasta soprada em comparação com o da pasta não soprada do cesto.
As cozeduras foram realizadas com o passo de tratamento com licor negro, como descrito no Exemplo 2, cozeduras N2. 4-6, descarregados por: sopramento a quente, directamente desde a temperatura total de cozedura; sopramento a frio, após deslocamento refrigerante até menos de 100°C; e descarga por bomba após deslocamento refrigerante.
Os dados de referência são fornecidos a partir da Patente Americana N2. 4814042, a qual representa o efeito do método de sopramento subsequentemente a lotes convencionalmente cozidos com sulfatos. A seguinte tabela resume estes resultados. -16- EH/lp 0663
Tabela 1 (A qualidade da pasta é dada como percentagens de perda de resistência da pasta soprada em comparação com a resistência da pasta não soprada). Cozedura com sul- fato, com trata- Cozedura des- mento deste in- continua con- Método de descarga vento vencional Pasta soprada a quente 95 77 Pasta soprada a frio Pasta fria descarregada 99 85 por bomba 99 90
Da tabela 1, é evidente que a pasta cozida por um processo compreendendo o tratamento com licor negro deste invento não necessita nenhum melhoramento, em termos de perda de resistência, e a pasta está em óptimas condições.
Apesar de este invento ter sido aqui descrito com referência a concretizações particulares, deve entender-se que essas concretizações são meramente ilustrativas dos princípios e aplicações do presente invento. Deve, portanto, ser compreendido que podem se feitas numerosas modificações às concretizações ilustrativas e que podem ser projectados outros sistemas sem afastamento do espirito e âmbito do presente invento tal como definido pelas reivindicações anexas.
Claims (16)
- 72 147 -17-R. E. I. V I. N D I C. A. Q. Õ E S 1 - Processo de preparação de pasta Kraft, a partir de material celulósico contendo lenhina, caracterizado por se impregnar o dito material celulósico com licor de cozedura alcalino, esgotado, a uma temperatura entre cerca de 20 e 100°C, se aquecer o material celulósico impregnado a uma temperatura entre cerca de 120 e .180°C e por se deslenhificar o dito material celulósico aquecido com licor de cozedura alcalino, fresco.
- 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por no passo de impregnação do dito material celulósico se utilizar licor de cozedura alcalino, esgotado, tendo um pH entre cerca de 11.5 e 13.5.
- 3 - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o passo de impregnação do dito material celulósico ser levado a cabo usando licor de cozedura alcalino, esgotado, tendo um pH entre cerca de 12.5 e 13.5.
- 4 - Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o dito passo de aquecimento do material celulósico impregnado ser levado a cabo por um período de cerca de 1 a 30 minutos, e assim o pH do dito licor de cozedura alcalino, esgotado, impregnado no dito material celulósico, ser diminuído para cerca de 9 a 11.
- 5 - Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por os ditos licores de cozedura alcalinos, esgotado e fresco, incluírem hidróxido de sódio e o dito licor alcalino de cozedura, esgotado, ter um teor residual em hidróxido de sódio entre cerca de A e 20 gramas de hidróxido de sódio por litro.
- 6 - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o dito passo de aquecimento do material celulósico impregnado ser levado a cabo de forma a que o pH do licor de cozedura esgotado seja diminuído para entre cerca de 9,5 e 10,5. 0 72 147 EH/lp 0663 18-
- 7 - Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, carac-terizado por os ditos licores alcalinos de cozedura, esgotado e fresco, incluírem hidróxido de sódio.
- 8 - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o dito licor alcalino de cozedura, esgotado, ter um teor residual em hidróxido de sódio entre cerca de 4 e 20 gramas de hidróxido de sódio, por litro.
- 9 - Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o dito licor alcalino de cozedura, esgotado, ter um teor residual em hidróxido de sódio entre cerca de 6 e 15 gramas de hidróxido de sódio, por litro.
- 10 - Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o dito passo de impregnação do dito material celulósico ser levado a cabo por um período entre cerca de 10 e 30 minutos.
- 11 - Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o dito passo de impregnação do dito material celulósico ser levado a cabo por um período entre cerca de 15 e 20 minutos.
- 12 - Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o dito passo de aquecimento do dito material celulósico ser levado a cabo a uma temperatura entre cerca de 135 e 155°C.
- 13 - Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por o dito passo de aquecimento, do dito material celulósico, ser levado a cabo por um período entre cerca de 10 e 30 minutos.
- 14 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dito material celulósico incluir madeira dura e o dito passo de deslenhificação do dito material celulósico ser levado a cabo usando um factor H entre cerca de 900 e 1000.
- 15 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado -19- ΤΙ 147 EH/lp 0663 por o dito material celulósico incluir madeira macia e por o dito passo de deslenhificação, do dito material celulósico aquecido, ser levado a cabo usando um factor H entre cerca de 400 e 700.
- 16 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dito passo de deslenhificação do dito material celulósico aquecido, ser levado a cabo a uma temperatura entre cerca de 180 e 190°C. Lisboa, -R. FEV. 1991 Por SUNDS DEFIBRATOR RAUMA OY - 0 AGENTE OFICIAL -
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FI900663A FI93866B (fi) | 1990-02-09 | 1990-02-09 | Menetelmä sulfaattimassan valmistamiseksi |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT96713A true PT96713A (pt) | 1991-10-31 |
PT96713B PT96713B (pt) | 2001-05-31 |
Family
ID=8529860
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT96713A PT96713B (pt) | 1990-02-09 | 1991-02-08 | Processo de preparacao de pasta kraft |
Country Status (14)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP0468016B1 (pt) |
JP (1) | JP2900091B2 (pt) |
AT (1) | ATE141351T1 (pt) |
AU (1) | AU639304B2 (pt) |
BR (1) | BR9104333A (pt) |
CA (1) | CA2049322C (pt) |
DE (1) | DE69121332T2 (pt) |
ES (1) | ES2091319T3 (pt) |
FI (1) | FI93866B (pt) |
NO (1) | NO178935C (pt) |
NZ (1) | NZ236941A (pt) |
PT (1) | PT96713B (pt) |
WO (1) | WO1991012368A1 (pt) |
ZA (1) | ZA91958B (pt) |
Families Citing this family (9)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
SE469842C (sv) * | 1992-01-21 | 1996-01-15 | Sunds Defibrator Ind Ab | Blekning av kemisk massa med peroxid |
NZ247276A (en) * | 1992-04-06 | 1994-12-22 | Westvaco Corp | Production of papermaking fibre of low lignin content from recycled high lignin waste paper; mixtures with fresh pulp and products produced therefrom |
FI970254A (fi) * | 1997-01-22 | 1998-07-23 | Ahlstrom Machinery Oy | Menetelmä ja laitteisto massan keittämiseksi |
FI20002586A (fi) * | 2000-11-24 | 2002-05-25 | Metso Paper Inc | Alkalinen eräkeittomenetelmä kuitumateriaalille |
FI20002587A (fi) * | 2000-11-24 | 2002-05-25 | Metso Paper Inc | Alkalinen keittomenetelmä kuitumateriaalille |
KR20110123184A (ko) | 2010-05-06 | 2011-11-14 | 바히아 스페셜티 셀룰로스 에스에이 | 높은 알파 용해 펄프 제조를 위한 방법 및 시스템 |
AR091998A1 (es) | 2012-05-03 | 2015-03-18 | Annikki Gmbh | Procedimiento de preparacion de celulosa con baja concentracion de lignina |
KR102143773B1 (ko) * | 2018-10-25 | 2020-08-12 | 한국세라믹기술원 | 리그노셀룰로오스 바이오매스를 이용한 부분결정성 활성탄의 제조방법 및 상기 부분결정성 활성탄을 이용한 슈퍼커패시터의 제조방법 |
KR102157512B1 (ko) * | 2018-11-16 | 2020-09-18 | 한국세라믹기술원 | 리그노셀룰로오스 바이오매스를 이용한 구형의 다공성 활성탄 제조방법 및 이를 이용한 슈퍼커패시터의 제조방법 |
Family Cites Families (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
SE101369C1 (pt) * | ||||
US1687076A (en) * | 1927-10-12 | 1928-10-09 | Venning D Simons | Process for cooking wood chips by the alkaline process of pulp manufacture |
US2639987A (en) | 1947-07-09 | 1953-05-26 | Ass Pulp & Paper Mills | Two-stage pulping process |
US4578149A (en) * | 1981-03-05 | 1986-03-25 | Fagerlund Bertil K E | Process for digesting cellulosic material with heat recovery |
-
1990
- 1990-02-09 FI FI900663A patent/FI93866B/fi not_active IP Right Cessation
-
1991
- 1991-01-30 NZ NZ236941A patent/NZ236941A/en unknown
- 1991-02-08 ZA ZA91958A patent/ZA91958B/xx unknown
- 1991-02-08 PT PT96713A patent/PT96713B/pt not_active IP Right Cessation
- 1991-02-11 JP JP3503756A patent/JP2900091B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 1991-02-11 AT AT91903366T patent/ATE141351T1/de active
- 1991-02-11 EP EP91903366A patent/EP0468016B1/en not_active Revoked
- 1991-02-11 AU AU72189/91A patent/AU639304B2/en not_active Ceased
- 1991-02-11 DE DE69121332T patent/DE69121332T2/de not_active Revoked
- 1991-02-11 WO PCT/FI1991/000043 patent/WO1991012368A1/en not_active Application Discontinuation
- 1991-02-11 BR BR919104333A patent/BR9104333A/pt not_active IP Right Cessation
- 1991-02-11 CA CA002049322A patent/CA2049322C/en not_active Expired - Lifetime
- 1991-02-11 ES ES91903366T patent/ES2091319T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1991-10-02 NO NO913873A patent/NO178935C/no not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
AU7218991A (en) | 1991-09-03 |
NO178935B (no) | 1996-03-25 |
JPH04505485A (ja) | 1992-09-24 |
NO178935C (no) | 2000-06-26 |
FI900663A (fi) | 1991-08-10 |
NO913873D0 (no) | 1991-10-02 |
AU639304B2 (en) | 1993-07-22 |
CA2049322C (en) | 2002-08-20 |
EP0468016A1 (en) | 1992-01-29 |
ATE141351T1 (de) | 1996-08-15 |
NZ236941A (en) | 1993-10-26 |
CA2049322A1 (en) | 1991-08-10 |
JP2900091B2 (ja) | 1999-06-02 |
DE69121332D1 (de) | 1996-09-19 |
WO1991012368A1 (en) | 1991-08-22 |
PT96713B (pt) | 2001-05-31 |
ES2091319T3 (es) | 1996-11-01 |
BR9104333A (pt) | 1992-04-21 |
NO913873L (no) | 1991-10-02 |
ZA91958B (en) | 1991-11-27 |
EP0468016B1 (en) | 1996-08-14 |
FI93866B (fi) | 1995-02-28 |
FI900663A0 (fi) | 1990-02-09 |
DE69121332T2 (de) | 1997-03-13 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT796367E (pt) | Producao de pasta pre-hidrolisada | |
AU2007253774B2 (en) | Methods for carbonate pretreatment and pulping of cellulosic material | |
PT96713A (pt) | Processo de preparacao de pasta kraft | |
PT92695B (pt) | Processo de branqueamento com peroxido de hidrogenio | |
US3347739A (en) | Continuous sodium sulfide pulping of cellulosic material | |
US5183535A (en) | Process for preparing kraft pulp using black liquor pretreatment reaction | |
FI105929B (fi) | Parannettu erämenetelmä sulfaattiselluloosan valmistamiseksi | |
US3567572A (en) | Polysulfide liquor impregnation of lignocellulose materials in a multistage pulping process | |
Brännvall | Pulping technology | |
US3874991A (en) | Polysulfide impregnation of lignocellulosic materials in a continuous digester | |
US3092535A (en) | Sulphite pulping process | |
US1830421A (en) | Manufacture of pulp and paper from resinous woods | |
NO152342B (no) | Fremgangsmaate til delignifisering av lignocellulosemateriale med alkalisk vaeske i naervaer av et additiv | |
US20060175029A1 (en) | Batch process for preparing pulp | |
US2007024A (en) | Chemical pulping process | |
US3520773A (en) | Alkaline pulping processes with chemical pretreatment | |
Kleppe et al. | The possibilities to apply polysulphide-AQ pulping in kraft mills | |
EP0091457B1 (en) | A method of polysulphide treatment in alkaline pulping of lignocellulose material | |
US1846672A (en) | Production of pulp | |
Teder | 7 Kinetics of Chemical Pulping and Adaptation to Modified Processes | |
SU779471A1 (ru) | Способ получени целлюлозы |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 19910702 |
|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 20010305 |
|
PD3A | Change of proprietorship |
Owner name: METSO CHEMICAL PULPING OY Effective date: 20020327 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Effective date: 20050905 |