PT95975A - Dispositivo para distribuir um liquido, pelo menos em duas direccoes - Google Patents

Dispositivo para distribuir um liquido, pelo menos em duas direccoes Download PDF

Info

Publication number
PT95975A
PT95975A PT9597590A PT9597590A PT95975A PT 95975 A PT95975 A PT 95975A PT 9597590 A PT9597590 A PT 9597590A PT 9597590 A PT9597590 A PT 9597590A PT 95975 A PT95975 A PT 95975A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tube
liquid
emptying
quot
feed
Prior art date
Application number
PT9597590A
Other languages
English (en)
Original Assignee
Wavin Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Wavin Bv filed Critical Wavin Bv
Publication of PT95975A publication Critical patent/PT95975A/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/006Water distributors either inside a treatment tank or directing the water to several treatment tanks; Water treatment plants incorporating these distributors, with or without chemical or biological tanks
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01FMEASURING VOLUME, VOLUME FLOW, MASS FLOW OR LIQUID LEVEL; METERING BY VOLUME
    • G01F11/00Apparatus requiring external operation adapted at each repeated and identical operation to measure and separate a predetermined volume of fluid or fluent solid material from a supply or container, without regard to weight, and to deliver it
    • G01F11/10Apparatus requiring external operation adapted at each repeated and identical operation to measure and separate a predetermined volume of fluid or fluent solid material from a supply or container, without regard to weight, and to deliver it with measuring chambers moved during operation
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01FMEASURING VOLUME, VOLUME FLOW, MASS FLOW OR LIQUID LEVEL; METERING BY VOLUME
    • G01F3/00Measuring the volume flow of fluids or fluent solid material wherein the fluid passes through the meter in successive and more or less isolated quantities, the meter being driven by the flow
    • G01F3/24Measuring the volume flow of fluids or fluent solid material wherein the fluid passes through the meter in successive and more or less isolated quantities, the meter being driven by the flow with measuring chambers moved during operation
    • G01F3/26Tilting-trap meters

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Jet Pumps And Other Pumps (AREA)
  • Feeding, Discharge, Calcimining, Fusing, And Gas-Generation Devices (AREA)
  • External Artificial Organs (AREA)

Description

ί
"DISPOSITIVO PARA DISTRIBUIR UM LIQUIDO, PELO MENOS EM DUAS DIRECÇOES" para que WAV IN B.V., pretende obter privilégio de invenção em Portugal. O presente invento refere-se a um dispositivo para distribuir um liquido, pelo menos em duas direcções, utilizável nomeadamente no domínio do saneamento.
Sabe-se que para o saneamento autónomo das águas utilizadas, é muitas vezes necessário enviar as mesmas, previamente tratadas em fossa séptica, para um conjunto de disseminação subterrânea. Para este efeito, utilizam-se diversos meios, mas que não dão inteira satisfação, quer porque necessitam de energia eléctrica, quer ainda porque apresentam riscos consideráveis de má distribuição nas superfícies de disseminação. 0 presente invento tem, portanto, como finalidade principal remediar estes inconvenientes e, para tal, tem por objecto um dispositivo de distribuição de líquido que se caracteriza essencialmente por compreender um tubo reservatório de esvaziamento unilateral, alimentado em líquido por um covo e que é montado de maneira móvel simultaneamente na vertical e na horizontal, sendo o referido tubo normalmente mantido numa
D-386 posição alta por meio de um lastro cujo efeito se anula sob a acção do peso do líquido que enche o tubo, o que provoca a sua oscilação na posição baixa e o seu esvaziamento, sendo previstos meios em forma de cremalheira para cooperar com o tubo em cada uma das suas oscilações, a fim de accionar a sua rotação, passo a passo, no plano horizontal.
Graças a esta disposição, o líquido é enviado alternadamente, pelo menos em duas direcções diferentes, sem qualquer entrada de energia eléctrica. Por esta razão, a distribuição do líquido é melhor administrada e permite nomeadamente alimentar as regiões de disseminação com uma utilização óptima das superfícies filtrantes.
De preferência, o dispositivo de acordo com o presente invento compreende, além disso, um contrapeso montado de maneira móvel em torno de um eixo fixo e que coopera com dois botaréus solidários ao tubo de esvaziamento, a fim de acelerar os movimentos de oscilação do referido tubo.
Como variante, o dispositivo compreende um sistema de esvaziamento adicional do tipo "venturi" disposto no fundo do tubo, em oposição ao orifício de esvaziamento principal, o que permite evitar as oscilações de natureza volumétrica no fim da alimentação ou para fracos débitos de alimentação.
Em certos casos, o ângulo de rotação do tubo de esvaziamento está limitado por uma posição de retorno directo à posição de partida.
Descrevem-se a seguir várias formas de realização do presente invento, a título de exemplos, com referência aos desenhos anexos, nos quais; - A Figura 1 é uma vista de topo esquemática de um dispositivo de acordo com o presente invento; - A Figura 2 é uma vista em corte vertical deste dispositivo; - A Figura 3 é uma outra vista em corte vertical que ilustra o dispositivo em posição de funcionamento; - A Figura 4 é uma vista lateral do mesmo dispositivo; - A Figura 5 é uma vista em corte esquemático de uma variante da forma de realização do dispositivo de acordo com o presente invento? - As Figuras 6 e 7 são vista parciais que ilustram uma outra variante de forma de realização; e - As Figuras 8 e 9 são vistas em planta e em corte que ilustram ainda uma outra variante de forma de realização do presente invento. -4- D-386 0 dispositivo representado nas Figuras 1 e 2 compreende inicialmente um tubo reservatório 1, montado de maneira móvel verticalmente em torno de um eixo horizontal 2, mas que pode igualmente girar no plano horizontal em torno de um eixo vertical 3 suportado por uma chumaceira fixa 4. Este tubo compreende, numa das extremidades, um orifício de esvaziamento constituído por uma ponteira 5 de diâmetro inferior e, na sua outra extremidade, um lastro 6 que o mantém normalmente na posição alta representada na Figura 2. É alimentado em 7 por um liquido qualquer através de um covo 8 situado, de preferência, ao nível do eixo 2. Este líquido será, por exemplo, constituído pelas águas utilizadas previamente tratadas provenientes de uma fossa séptica, quer seja directamente, quer seja por intermédio de um sistema de nível pendular. A ponteira de esvaziamento 5 constitui, além disso, um elemento de guiamento que coopera com uma guia circular em forma de cremalheira dupla 9-10, que envolve completamente o tubo 1 e em que uma parte do mesmo se encontra representada na Figura 4.
Quando se introduz líquido no tubo 1 pelo covo 8, este enche--se progressivamente e a deslocação do centro de gravidade que se segue, anula o efeito do lastro 6. O tubo 1 oscila então bruscamente na posição baixa, tal como representado na Figura 3 e esvazia-se pela ponteira 5. Ao actuar deste modo, -5 D-386 a ponteira 5 que se encontrava apoiada contra a cremalheira superior 9 na posição indicada 11, vem apoiar-se contra a cremalheira inferior 10 e encontra-se na posição indicada 12, o que provoca uma rotação do tubo 1 no plano horizontal.
Quando termina a alimentação, o tubo 1 esvazia-se progressivamente e volta então a subir bruscamente para a posição elevada sob o efeito do lastro 6. Quando tal se verifica, a ponteira 5 vem apoiar-se novamente na cremalheira superior 9 e encontra-se na posição indicada 13, provocando assim uma nova rotação do tubo no plano horizontal. O dispositivo encontra-se então pronto a efectuar um novo ciclo.
Este tipo de funcionamento sequencial baseia-se essencialmente numa alimentação por nível. Num modo de utilização particular, procede-se de modo a que o débito de alimentação seja inferior ao débito de esvaziamento. Sob uma alimentação contínua inicia-se, com débitos mais ou menos constantes, uma oscilação do tubo l correspondente ao tempo de esvaziamento relacionado com o débito de alimentação. O esvaziamento assim obtido é impulsionado, em função dos factores tempos e débitos e o tubo 1 desloca-se, passo a passo, em contínuo, durante todo o tempo que dura a alimentação do dispositivo.
Observa-se, portanto, definitivamente, que o dispositivo de D-386 -6-
acordo com o presente invento permite distribuir um líquido em várias direcções, o que permite, em particular, no campo do saneamento, distribuir as águas utilizadas previamente tratadas, em várias regiões de disseminação diferentes a fim de optimizar a acção das superfícies filtrantes. É evidente que será possível, se se desejar, reagrupar ou subdividir, à vontade, determinadas saídas de esvaziamento, para ter em conta o número e as dimensões respectivas das superfícies filtrantes em questão.
Na forma de realização representada na Figura 5, mais especialmente concebida para débitos elevados, o tubo reservatório 1 possui, de preferência, um diâmetro superior a 100 mm. A guia circular encontra-se aqui limitada a uma cremalheira inferior 10 que coopera, por sua vez, com a ponteira de esvaziamento 5 e com o prolongamento oposto 14 do tubo que contem o lastro 6. Assim, cada oscilação do tubo traduz-se numa deslocação angular do mesmo.
Além disso, um contrapeso 15 está montado de maneira móvel em torno do eixo 2, na extremidade de uma haste 16, que coopera com dois botaréus 17 e 18 solidários com o tubo 1. 0 ângulo de rotação do contrapeso 15, limitado pelos botaréus 17 e 18, é ligeiramente inferior ao do tubo 1 e situa-se de ambos os lados de uma linha fictícia perpendicular ao referido tubo. Graças a esta disposição e devido à rápida deslocação do centro de gravidade provocada pelo contrapeso D-386 -7
15, obtem-se uma oscilação brusca do tubo 1 na posição elevada ou na posição baixa, o que permite evitar qualquer pulsação do referido tubo para os fracos débitos de alimentação ou no final do ciclo de alimentação.
Em alternativa, pode igualmente utilizar-se um sistema de esvaziamento adicional do tipo "venturi”, como se representou em 19 nas Figuras 6 e 7. Na posição baixa de esvaziamento representada na Figura 6, a depressão criada pelo fluxo líquido aspira ar que evacua os eventuais depósitos, enquanto que na posição elevada de repouso representada na Figura 7, o líquido residual é esvaziado sob o efeito da pressão hidrostática, o que permite igualmente evitar qualquer fenómeno de pulsação no final do ciclo de alimentação.
Numa outra forma de realização representada na Figura 8, a deslocação angular do tubo 1 está limitada a cerca de 75®, graças a uma guia 20 de particular concepção, representada em pormenor na Figura 9. Além disso, existem apenas três saídas de esvaziamento, respectivamente 21, 22 e 23. O tubo 1 coopera com a guia 20 por intermédio de uma massa 24 com a qual é solidário. Inicialmente o tubo encontra-se na posição elevada com a massa apoiada na posição indicada 25. Uma primeira alimentação em líquido faz passar a massa 24 da posição 25 para a posição baixa 26, o que corresponde ao esvaziamento do tubo pela saída 21. No final da alimentação, 8— D-386 a massa 24 volta a subir para a posição 27 e uma nova alimentação condu-lo para a posição baixa 28, o que corresponde ao esvaziamento do tubo pela saída 22.
No final da alimentação, a massa 24 volta para a posição 29 e uma nova alimentação fá-la passar na posição baixa 30 que corresponde ao esvaziamento do tubo pela saída 23.
No final da alimentação, a massa 24 passa automaticamente da posição 30 para a posição de partida 25 para um novo ciclo de funcionamento.
Graças a esta disposição, o líquido pode ser enviado de modo simples para três direcções diferentes correspondentes, por exemplo, a três zonas de disseminação distintas.
Lisboa, 22 de Novembro de 1990 PELA REQUEREN'

Claims (4)

  1. -9
    D-386 -REIVINDICAÇOES- 1*. Dispositivo para distribuir um líquido, pelo menos em duas direcções, caracterizado por compreender um tubo reservatório (1) de despejo unilateral, alimentado em líquido (7) por um covo (8) e que é montado de maneira móvel simultaneamente na vertical (2) e na vertical (3), sendo o referido tubo normalmente mantido numa posição alta por um lastro (6) cujo efeito se anula sob a acção do peso de líquido que enche o tubo, o que provoca a sua oscilação na posição baixa e o seu despejo, sendo previstos meios em forma de cremalheira (9, 10) para cooperar com o tubo em cada uma das suas oscilações a fim de accionar a sua rotação, passo a passo, no plano horizontal.
  2. 2*. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender, além disso, um contrapeso (15) montado de maneira móvel em torno de um eixo fixo (2) e que coopera com dois botaréus (17, 18) solidários com o tubo de despejo (1).
  3. 3*. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por comportar um sistema de despejo adicional do tipo "venturi" (19), disposto no fundo do tubo, em oposição ao orifício de despejo principal (5).
  4. 4*. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 -10-
    D-386 3, caracterizado por o ângulo de rotação do tubo de despejo estar limitado por uma posição de retorno directo à posição de partida.
PT9597590A 1989-11-22 1990-11-22 Dispositivo para distribuir um liquido, pelo menos em duas direccoes PT95975A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8915354A FR2654829B1 (fr) 1989-11-22 1989-11-22 Dispositif pour repartir un liquide dans au moins deux directions.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT95975A true PT95975A (pt) 1991-09-13

Family

ID=9387670

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9597590A PT95975A (pt) 1989-11-22 1990-11-22 Dispositivo para distribuir um liquido, pelo menos em duas direccoes

Country Status (3)

Country Link
EP (1) EP0429365A1 (pt)
FR (1) FR2654829B1 (pt)
PT (1) PT95975A (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2724724B1 (fr) * 1994-09-21 1997-01-17 Wavin Bv Appareil pour repartir un liquide dans plusieurs directions
FR2785047B1 (fr) * 1998-10-27 2001-01-19 Bernard Rivat Dispositif pour repartir un liquide dans au moins deux directions
FR2792998B3 (fr) * 1999-04-30 2001-07-27 Jean Pierre Dautais Dispositif de chasse et de distribution de liquide
CA2403610A1 (en) 2002-09-17 2004-03-17 Premier Tech 2000 Ltee Buoyancy flushing apparatus and method thereof

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2497177A1 (fr) * 1980-12-26 1982-07-02 Errard Jean Boule doseuse orientable
SU1193464A2 (ru) * 1984-06-26 1985-11-23 Научно-Исследовательский Ордена Трудового Красного Знамени Институт Животноводства Лесостепи И Полесья Усср Автоматический дозатор

Also Published As

Publication number Publication date
FR2654829A1 (fr) 1991-05-24
EP0429365A1 (fr) 1991-05-29
FR2654829B1 (fr) 1992-03-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3339801A (en) Feeding apparatus for liquid treating agent
PT95975A (pt) Dispositivo para distribuir um liquido, pelo menos em duas direccoes
US1073878A (en) Agitating and mixing apparatus.
US6257288B1 (en) Watering device
US3356460A (en) Liquid treatment apparatus
US2962193A (en) Liquid dispensing device
US1213978A (en) Disinfecting device for flush-tanks.
DE69908137T2 (de) Vorrichtung zum Abgeben von Flüssigkeit aus nebeneinander angeordneten Behältern
US1689790A (en) Display device
DE2927066A1 (de) Leitungssystem fuer stroemende medien
US1138107A (en) Liquid-soap dispenser.
US2888685A (en) Toilet deodorizing device
US3071872A (en) Fire training structures
PT2008940E (pt) Frasco doseador
DE19851001B4 (de) Vorrichtung zur Dosierung von Reinigungsmitteln
US2757686A (en) Suction flow device
US3982665A (en) Out-flow metering device
EP0363754B1 (de) WC-Wasserkastenautomat
DE60033750T2 (de) Duschkabine mit einer Vorrichtung zum Erzeugen eines intermittierenden Wasserschwalls& x9;
US2124053A (en) Cream remover
US3589561A (en) Apparatus for measuring and dispensing liquids
US1210988A (en) Liquid-metering tank.
US2413647A (en) Watering device
US1081982A (en) Milk-can filler.
CN215134534U (zh) 一种前列腺术后持续膀胱冲洗装置

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910410

FC3A Refusal

Effective date: 19980414