PT936893E - Dispositivo com multiplos percursos de escoamento para a administracao oral de unidades discretas - Google Patents

Dispositivo com multiplos percursos de escoamento para a administracao oral de unidades discretas Download PDF

Info

Publication number
PT936893E
PT936893E PT97912756T PT97912756T PT936893E PT 936893 E PT936893 E PT 936893E PT 97912756 T PT97912756 T PT 97912756T PT 97912756 T PT97912756 T PT 97912756T PT 936893 E PT936893 E PT 936893E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
active agent
fluid
discrete units
flow path
flow paths
Prior art date
Application number
PT97912756T
Other languages
English (en)
Inventor
Patrick S-L Wong
Nathan Roth
Vincent J Ferrari
Original Assignee
Alza Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alza Corp filed Critical Alza Corp
Publication of PT936893E publication Critical patent/PT936893E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61JCONTAINERS SPECIALLY ADAPTED FOR MEDICAL OR PHARMACEUTICAL PURPOSES; DEVICES OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR BRINGING PHARMACEUTICAL PRODUCTS INTO PARTICULAR PHYSICAL OR ADMINISTERING FORMS; DEVICES FOR ADMINISTERING FOOD OR MEDICINES ORALLY; BABY COMFORTERS; DEVICES FOR RECEIVING SPITTLE
    • A61J7/00Devices for administering medicines orally, e.g. spoons; Pill counting devices; Arrangements for time indication or reminder for taking medicine
    • A61J7/0015Devices specially adapted for taking medicines
    • A61J7/0038Straws
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47GHOUSEHOLD OR TABLE EQUIPMENT
    • A47G21/00Table-ware
    • A47G21/18Drinking straws or the like
    • A47G21/183Drinking straws or the like with means for changing the flavour of the liquid
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/0002Galenical forms characterised by the drug release technique; Application systems commanded by energy
    • A61K9/0004Osmotic delivery systems; Sustained release driven by osmosis, thermal energy or gas

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Branching, Merging, And Special Transfer Between Conveyors (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
  • Feeding, Discharge, Calcimining, Fusing, And Gas-Generation Devices (AREA)
  • Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)

Description

86 112 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ
DESCRICÃO “Dispositivo com múltiplos percursos de escoamento para a administração oral de unidades discretas”
Campo do invento O presente invento refere-se à administração oral de um agente activo. Mais particularmente, o mesmo é um dispositivo e um processo para administração oral de um agente activo a partir de uma pluralidade de percursos de escoamento, dos quais, pelo menos, um contém um agente activo em suspensão.
Antecedentes do Invento Têm sido utilizados comprimidos, cápsulas, “caplets” e muitos outros tipos de dispositivos para a administração oral de agentes activos. Estas formas são fáceis de fabricar e convenientes para uso no hospital e outras instituições afins ou em casa. Muitos tipos diferentes de agentes activos têm sido incluídos em tais formas de dosagem - que vão desde os analgésicos e dos antibióticos até às hormonas.
Existem pacientes que, devido à idade ou doença, têm dificuldade em engolir formas sólidas de dosagem oral. Segundo Kikendall et. ai, Diqestive Diseases and Sciences 28:2 (1983), há 221 casos documentados entre 1970 e 1982 de danos esofágicos causados por comprimidos e cápsulas. As drogas mais vulgarmente implicadas eram a tetraciclina (108 casos), o brometo de emeprónio (36 casos), cloreto de potássio (16 casos) e sais ferrosos (12 casos).
Tendo em vista exposto acima, foram propostas várias abordagens, pelas quais é evitada a deglutição de um sistema sólido grande como se descreve nas patentes e pedidos de patente seguintes, os quais são todos aqui incluídos por referências.
A patente U.S. n° 2436505 de DuRall descreve um doseador de pílulas para administração de remédios na forma liquida ou em pílulas ou comprimidos. O 2 86 112 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ dispositivo tem uma taça no topo, destinada a conter o remédio, e um tubo que pode ser submerso num fluido contido num copo. O fluido é aspirador de modo ascendente para administração do fluido e qualquer pílula ou comprimido presente na taça. A patente U.S. n° 2867536 de Mead et. al. descreve uma palhinha de beber aperfeiçoada, em que está contido um material solúvel de aroma dentro de um espaço anular contido entre um tubo interno e um externo. O tubo interno tem um orifício através do qual o fluido pode ser aspirado. Durante o uso, as tampas superior e inferior são retiradas, o material de aroma é vazado dentro do fluido e o fluido já aromatizado é aspirado através do tubo interno para dentro da boca. A patente U.S. n° 3610483 de Visconti descreve um dispositivo de administração para medicamentos fluidos, que é conformado com a forma de uma palhinha. Uma dose predeterminada de medicamento é carregada na palhinha que depois é tapada em ambas as extremidades até o medicamento ser tomado, quando o paciente retira as tampas e aspira ar para dentro do dispositivo. A patente U.S. n° 4581013 de Allen é dirigida a um doseador para a administração oral de um medicamento. Um tubo com um fecho removível e uma placa que se prolonga radialmente suporta um medicamento sólido e permite a passagem de uma corrente do fluido. O tubo é encaixado no topo de uma palhinha que está colocada dentro de um fluido. A patente U.S. n° 4792333 de Kidder descreve uma embalagem à prova de violação, destinada contenção e administração oral de uma substância sólida. Um tubo tem duas porções que estão separadas por meios de suporte e confinamento, que suportam e confinam a substância sólida mas que permitem o escoamento de fluido. As extremidades do tubo são seladas hermeticamente. A patente U.S. n° 4981468 de Benefiel et. al. refere-se a uma forma de dosagem unitária para administração de um agente terapêutico na forma de escoamento livre. Uma grelha inclinada suporta a dose entre as duas extremidades de um tubo.
86112 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ
Um pedido de patente PCT n° PCT/US96/11812 descreve um sistema de administração oral de agentes activos, que compreende uma câmara oca, que contém unidades discretas de agente activo. Um retentor de passagem de fluido impede a libertação das unidades discretas, mas permite a entrada de fluido dentro da câmara. O retentor é transportável com o fluído que entra no sistema.
Foi descrita uma variedade de outros sistemas de administração oral. Estes incluem uma chupeta com medicamento (patente U.S. n° 5123915 de Miller et. ai) e um dispositivo do tipo de chupa-chupa para administração de um medicamento sólido (patente U.S. n°. 5223259 de Lackney). Nenhum destes dispositivos nem os dispositivos anteriormente descritos proporcionam a administração de um medicamento sólido dentro da cavidade oral como uma grande dose de pílula, evitando ao mesmo tempo as dificuldades inerentes à deglutição de um sistema sólido, tal como um comprimido ou uma cápsula ou os problemas de vida em armazém, quando um medicamento está dissolvido ou disperso num fluido.
Sumário do Invento
Consequentemente, num primeiro aspecto, o presente invento proporciona um dispositivo para a administração de unidades discretas de uma formulação de agente activo em combinação com um fluido, compreendendo o referido dispositivo um elemento tubular alongado, que tem uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, caracterizado por um primeiro e um segundo percursos de escoamento, contendo um dos percursos de escoamento ou ambos uma quantidade terapeuticamente eficaz de um agente activo na forma de unidades discretas.
Num segundo aspecto, o presente invento proporciona um processo para administração de unidades discretas, de um agente activo em combinação com um fluído, a um paciente, que compreende: o arrastamento de unidades discretas de agente activo num fluído e a introdução do fluido na boca de um paciente, caracterizado por introduzir simultaneamente uma corrente suplementar de fluído na boca do paciente. 4 86 112 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ
Descrição dos Desenhos
As figuras não estão desenhadas à escala, mas são estabelecidas para ilustrar várias concretizações do invento. Os números semelhantes referem-se a estruturas semelhantes. A Fig. 1A é uma vista lateral de uma concretização do sistema de administração do invento. A Fig. 1B é uma vista de topo da primeira extremidade do sistema da Fig. 1A. A Fig. 2A é uma vista lateral de uma segunda concretização do sistema de administração do invento. A Fig. 2B é uma vista de topo da primeira extremidade do sistema da Fig. 2A.
As Figs. 3, 4, 5, 6 e 7 são vistas de topo de outras concretizações de acordo com o invento.
Descrição pormenorizada do invento O presente invento proporciona um dispositivo que é útil para a administração oral de um agente activo na forma de unidades discretas suspensas numa corrente de fluido. O invento também proporciona um processo para a administração de unidades discretas de uma forma conveniente.
Definições A expressão “unidades discretas” significa que o agente activo está na forma sólida ou de partículas. A expressão “forma de dosagem oral” significa que o agente activo está colocado numa unidade discreta que é administrada oralmente e é capaz de manter a sua configuração física e a sua integridade química enquanto alojada no dispositivo de administração. 5 bb 112
EP 0 936 893/PT A expressão “quantidade terapeuticamente eficaz” significa a quantidade de agente activo necessária para dar o desejado resultado farmacológico, muitas vezes benéfico. A expressão “retentor do agente activo de passagem de fluido” significa uma válvula, tampão, grelha, estreitamento ou semelhante, que permite a passagem do fluido mas não permite a passagem de outros ingredientes, tais como o agente activo que está contido no dispositivo de administração.
Os dispositivos de administração do invento são aplicados quando é inconveniente ou inseguro usar formas de dosagem oral como cápsulas ou comprimidos. Os dispositivos podem ser particularmente úteis nas populações de pacientes geriátricos ou pediátricos, embora também possam ser úteis para os que têm dificuldades na deglutição de cápsulas ou comprimidos. Um único dispositivo de administração ou vários dispositivos de administração podem ser administrados a um paciente durante um programa terapêutico.
Verificou-se que para permitir que partículas suspensas de droga sejam facilmente engolidas, um deve escoar-se volume relativamente grande de fluido para dentro da boca. No entanto, quando é usado um dispositivo de lúmen único, como o descrito no documento PCT/US96/11812 e o lúmen contendo a droga é dimensionado para permitir o escoamento deste volume, a velocidade de escoamento tende a baixar para um nível, em que as partículas não são arrastadas rápida, uniforme e completamente na corrente de fluido, que se escoa para dentro da boca do utente. Verificou-se que a velocidade de escoamento e o volume do escoamento podem ser ambos mantidos a níveis convenientes se o volume necessário de fluido necessário para facilitar a deglutição é obtido a partir de uma pluralidade de percursos de escoamento de secção transversal mais pequena, dos quais um ou mais contêm a droga, em vez de um percurso de secção transversal maior. A Fig. 1 representa, numa vista lateral, uma concretização do dispositivo de administração de acordo com o invento, antes da colocação num fluido bebível. O dispositivo de administração 1, como está mostrado na Fig. 1, compreende um 6 86 112 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ elemento tubular alongado 10 com uma primeira extremidade 12 e uma segunda extremidade 14. Dentro do elemento tubular 10 está contido um primeiro lúmen 16, que contém um agente activo 18 e um retentor de agente activo de passagem de fluido 20. O retentor de agente activo de passagem de fluido 20 compreende um estreitamento 22 e um tampão 24. O estreitamento 22 é formado abocardando a extremidade do elemento tubular 10. O diâmetro interno do estreitamento 22 é menor do que o diâmetro externo do tampão 24 de modo que o agente activo 18 e o tampão 24 são retidos dentro do elemento tubular 10, mas o tampão 24 pode deslizar para cima no lúmen 16 quando o fluído é aspirado através do mesmo. Os lúmens 26, 28, 30 e 32 estão também contidos dentro do elemento tubular (ver a Fig. 1B). Estes lúmens podem conter ou não um agente activo, agente activo este que pode ser igual ou diferente do agente activo 18 retido dentro do primeiro lúmen 16. Na concretização representada nas Figs. 1A e 1B, os lúmens 26, 28, 30 e 32 não contêm agente activo. Quando em uso, a primeira extremidade 12 do dispositivo 1 é colocada num fluido e a segunda extremidade 14 é colocada na boca de um paciente. O paciente começa a chupar e o fluido é aspirado através dos lúmens 16, 26, 28, 30 e 32 (os percursos de escoamento). As unidades discretas são arrastadas no fluido aspirado através do lúmen 16. As correntes de fluido suplementares são aspiradas através dos outros lúmens. Desta maneira, uma grande dose de agente activo 18, contida dentro do lúmen 16 é suspensa numa corrente de menor volume e maior velocidade e é misturada na boca do paciente com o fluído aspirado através dos lúmens 26, 28, 30 e 32, para proporcionar o volume de fluido necessário para que a mesma possa ser facilmente engolida. A fig. 2A é uma vista lateral de uma segunda concretização do dispositivo do invento. O dispositivo está na forma preparada antes da colocação num fluido. O dispositivo de administração 40, mostrado na Fig. 2A, compreende um elemento tubular alongado 42 com uma primeira extremidade 44 e uma segunda extremidade 46. Dentro do elemento tubular 42 está contido um primeiro lúmen 48 e um segundo lúmen 50 (ver também a Fig. 2B). A Fig. 2A mostra o agente activo 18, contido dentro do primeiro lúmen 48, mas o agente activo pode estar contido num ou em ambos os lúmens. Está ainda mostrado na Fig. 2A um retentor de agente activo de passagem de fluido 54. Neste caso, o retentor 54 compreende uma grelha, cujas aberturas são mais pequenas que as unidades discretas do agente activo, de modo
86 1 12 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ 7 que ο fluido pode passar através da grelha, mas o agente activo permanecerá dentro do lúmen até ser aspirado fluido através da grelha e do agente activo para dentro da boca do paciente. Quando em uso, a primeira extremidade 44 do elemento 42 é inserida dentro de um fluido e a segunda extremidade 46 é colocada na boca de um paciente. O paciente começa a chupar e o fluido é aspirado através dos lúmens 48 e 50. Uma grande dose de agente activo (por exemplo, até 5000 mg) pode ser administrada porque será aspirado fluido suficiente através de ambos os lúmens para permitir uma deglutição fácil.
As Figs. 3, 4, 5, 6 e 7 mostram concretizações adicionais do dispositivo do invento. Na Fig. 3, o dispositivo 60 compreende um elemento tubular alongado 62 com quatro lúmens 64, 66, 68 e 70. Na Fig. 4 o dispositivo 80 compreende um elemento tubular alongado 82 com três lúmens 84, 86 e 88. Na Fig. 5 o dispositivo 100 compreende um elemento tubular alongado 102 com um lúmen grande 104 e oito lúmens mais pequenos (106 a 113) e na Fig. 6, o dispositivo 130 compreende um elemento tubular alongado 132 com um lúmen grande 134 e quatro lúmens mais pequenos 136 a 139. A Fig. 7 representa um dispositivo semelhante ao da Fig. 5 mas, em vez de um só dispositivo com nove lúmens, o dispositivo 140 é constituído por nove elementos tubulares em feixe, com um elemento tubular (150), que tem um lúmen grande, tendo os outros elementos tubulares (152 a 159) lúmens mais pequenos. Nestas cinco concretizações, o agente activo 18 está contido habitualmente no lúmen de maior diâmetro, o qual também contém um retentor de agente activo como mostram as Figs. 1A e 2A, Habitualmente os outros lúmens estão vazios. No entanto, como se disse anteriormente podem conter o mesmo agente activo ou outro diferente como o lúmen maior, de acordo com as condições a serem tratadas. A fim de manter a integridade da dose de agente activo nos dispositivos acima descritos, a segunda extremidade do elemento tubular pode ser fechada por meio de uma tampa, um tampão, ou qualquer outro tipo de vedação. Adicionalmente, o dispositivo pode ser embrulhado em papel, plástico ou outro material de modo a poder ser facilmente manejado pelo paciente ou por quem presta assistência. 86 112 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ Ο próprio agente activo pode estar no estado líquido, sólido ou semi-sólido e formado por unidades discretas. Os agentes podem ser solúveis ou insolúveis, moléculas carregadas ou não carregadas, componentes de complexos moleculares ou sais farmacologicamente aceitáveis e não irritantes e pode conter materiais adicionais como aglutinantes, materiais de revestimento ou estabilizadores, de tal modo que o agente activo é formado por uma ou mais unidades discretas. As unidades discretas podem ser concebidas de uma multiplicidade de maneiras para proporcionar um perfil específico de administração da droga. Uma concretização compreende um agente activo que está na forma de partículas. Estas partículas têm geralmente um diâmetro entre cerca de 50 e 2000 μίτι, habitualmente cerca de 100 e 500 μιτι de diâmetro. Quando as partículas têm um sabor desagradável, o sabor das partículas pode ser disfarçado por processos que são bem conhecidos na técnica. As partículas podem ser concebidas de modo a proporcionarem a libertação imediata do agente activo, podem ser revestidas para proporcionarem uma libertação prolongada, ou uma libertação faseada e retardada do agente activo, ou podem ser concebidas para proporcionarem uma combinação de libertação imediata, faseada e/ou prolongada do agente activo. As partículas podem ser revestidas com um revestimento entérico para proporcionarem uma libertação orientada do agente activo.
Noutras concretizações o agente activo pode ter a forma líquida e pode estar contido numa cápsula de gelatina mole ou dentro de uma forma sólida de dosagem oral. Estas formas de dosagem podem incluir matrizes ou outros tipos de comprimidos, pílulas, e comprimidos alongados em que a relação entre a altura e o diâmetro é superior a um, cápsulas, micro-cápsulas, bombas osmóticas elementares, tais como as descritas na patente U.S. n° 3845770, mini-bombas osmóticas como as descritas nas patentes U.S. nos 3995631,4034756 e 4111202, e sistemas osmóticos de câmaras múltiplas, referidos como bombas osmóticas equilibradas e bombas osmóticas assimétricas como as descritas nas U.S. nos 4320759, 4327725, 4449983 e 4765989, as quais são todas aqui incluídas por referência. A expressão “agente activo” refere-se a um agente, droga composto, composição de substâncias ou suas misturas que proporcionem algum efeito
8Θ 112 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ farmacológico, muitas vezes benéfico. Isto inclui alimentos, suplementos alimentícios, nutrientes, drogas, vitaminas e outros agentes benéficos. Tai como aqui são empregues, as expressões incluem ainda qualquer substância fisiológica ou farmaceuticamente activa que produza um efeito localizado ou sistémico num paciente. A droga activa que pode ser administrada inclui antibióticos, agentes antivirais, anepilépticos, analgésicos, agentes anti-inflamatórios e broncodilatadores, e podem ser compostos orgânicos e inorgânicos, incluindo, sem limitação, drogas que actuam sobre os nervos periféricos, receptores adrenérgicos, receptores colinérgicos, os músculos esqueléticos, o sistema cardiovascular, os músculos lisos, o sistema circulatório sanguíneo, os locais sinópticos, os locais de junção neuromotriz, os sistemas endócrino e hormonal, o sistema imunológico, o sistema reprodutor, o sistema ósseo, os sistemas autacóides, os sistemas alimentar e excretor, o sistema histamínico e o sistema nervoso central. Os agentes apropriados podem ser escolhidos entre, por exemplo, polissacáridos, esteróides, hipnóticos e sedativos, estimulantes psíquicos, tranquilizantes, anti-convulsivos, relaxantes musculares, agentes anti-parkinsonianos, analgésicos, anti-inflamatórios, agentes de contracção muscular, anti-microbianos, anti-maláricos, agentes hormonais incluindo contraceptivos, simpatico-miméticos, polipéptidos e proteínas capazes de provocar efeitos fisiológicos, diuréticos, agentes reguladores dos lípidos, agentes anti-androgénios, anti-parasíticos, neoplásicos, hipoglicémicos, agentes e suplementos de nutrição, suplementos de crescimento, gorduras, oftálmicos, agentes anti-enterite, electrólitos e agentes de diagnóstico.
Exemplos de agentes activos úteis neste invento incluem, o edisilato de proclorperazina, o sulfato ferroso, o ácido aminocapróico, cloridrato de mecamilamina, cloridrato de procainamida, sulfato de anfetamina, cloridrato de meta-anfetamina, cloridrato de benzofetamina, sulfato de isoproterenol, cloridrato de fenometrazina, cloreto de betanecol, cloreto de metacolina, cloridrato de pilocarpina, sulfato de atropina, brometo de escopolamina, iodeto de isopropamida, cloreto de tridi-hexetilo, cloridrato de fenformina, cloridrato de metilfenidato, colinato de teofilina, cloridrato de cefalexina, difenidol, cloridrato de meclizina, maleato de proclorperazina, fenoxibenzamina, maleato de tietilperazina, anisindiona, tetranitrato de eritritil-difenadiona, digoxina, isofluorofato, acetazolamida, metazolamida, bendrotlumetiazida, clorpropamida, tolazamida, acetato de cloromadinona,
86 112 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ fenaglicodol, alopurinol, aluminoaspirina, metotrexato, acetilsulfisoxazolo, hidrocortisona, acetato de hidrocorticosterona, acetato de cortisona, dexametasona e seus derivados tais como betametasona, triamcinolona, metiltestosterona, 17-b-estradiol, etinilestradiol, 3-metiléter de etinilestradiol, prednisolona, acetato de 17-b-hidroxiprogesterona, 19-nor-progesterona, norgestrel, noretindrona, noretisterona, noretindrona, progesterona, norgesterona, noretinodrel, aspirina, acetaminofeno, indometacina, naproxeno, fenopreno, sulindac, indoprofeno, nitroglicerina, dinitrato de isosorbeto, propranolol, timolol, atenolol, alprenolol, cimetidina, clonidina, imipramina, levodopa, clorpromazina, metildopa, di-hidroxifenilalanina, gluconato de cálcio, cetoprofeno, ibuprofeno, cefalexina, eritromicina, haloperidol, zomepirac, lactato ferroso, vincamina, fenoxibenzamina, diltiazem, milrinona, captopril, mandol, guanabenzo, hidroclorotiazida, ranitidina, flurbiprofeno, fenbufeno, fluprofeno, tolmetina, alclofenac, mefenamic, flufenamic, difuninal, nimodipina, nitrendipina, nisoldipina, nicardipina, felodipina, lidoflazina, tiapamil, galopamil, amlodipina, mioflazina, lisinopril, enalapril, captopril, ramipril, enalaprilat, famotidina, nizatidina, sucralfato, etintidina, tertatolol, minoxidil, clordiazepóxido, diazepam, amitriptilina, tetraciclina, metronidazolo, aciclovir, zidovudina e imipramina. Outros exemplos são as proteínas e os péptidos, os quais incluem mas não se limitam a insulina, colquicina, glucagon, hormona estimulante da tiróide, hormonas da paratoróide e pituitária, calcitonina, renina, prolactina, corticotrofina, hormona tirotrópica, hormona estimuladora do folículo, gonadotropina coriónica, hormona libertadora da gonadotropina, somatotropina bovina, somatotropina porcina, oxitocina, vasopressina, prolactina, somatostatina, lipressina. pancreozimina e hormona luteinizante.
Deve ser compreendido que mais de um agente activo pode ser administrado com um dispositivo deste invento e a utilização do termo “agente" não exclui de modo algum a utilização de dois ou mais destes agentes. Produtos em combinação como os descritos, por exemplo, na patente U.S. n° 5256684 para o tratamento de úlceras (tetraciclina, metromidazolo e subsalicilato de bismuto) e para o tratamento da SIDA (zidovudina (AZT), um inibidor de protease e 3TC) são particularmente adequados para serem administrados utilizando o presente invento.
86 112 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ 11 A quantidade de agente activo empregue no dispositivo de administração será a quantidade necessária para administrar a quantidade terapeuticamente eficaz do agente para atingir o resultado desejado. Na prática, esta varia largamente de acordo com o agente particular, a gravidade do estado e o efeito terapêutico desejado. No entanto, geralmente, o dispositivo é útil para agentes activos que têm de ser administrados em doses bastante grandes de cerca de 100 mg a 5000 mg, habitualmente da ordem de cerca de 250 mg a cerca de 2500 mg. No entanto, os dispositivos também podem ser úteis com doentes pediátricos, doses da ordem de 25 a 250 mg são aqui também incluídas.
Os materiais representativos para formar os dispositivos que incluem a câmara de formulação de agente activo, o elemento tubular alongado, as tampas e patilhas de extremidade incluem, sem limitação, plástico como copolímeros de propileno/estireno, polipropileno, polietileno de elevada densidade, polietileno de baixa densidade e semelhantes. Habitualmente os dispositivos têm um diâmetro externo entre cerca de 4 e 15 mm. Os lúmens podem variar de tamanho de acordo como quantos são utilizados mas os lúmens que contêm droga estão habitualmente entre cerca de 5 e 10 mm e os outros lúmens habitualmente entre cerca de 1 e 3 mm. Os dispositivos têm um comprimento entre cerca de 10 e 30 cm. O retentor do agente activo de passagem de fluido permite o escoamento livre do fluido mas impede a passagem do agente activo a partir do dispositivo antes da administração. Quando o retentor compreende um tampão ou válvula de uma via, este tampão ou válvula vedará a palhinha à pressão atmosférica. Quando é aplicada sucção, o fluido será aspirado para dentro de todos os lúmens. Quando o tampão do lúmen que contém o agente activo tem uma densidade inferior a um, o mesmo subirá até ao topo, à medida que o agente activo é administrado para a cavidade oral. Quando deixa de ser aplicada a sucção, o tampão permanecerá na posição mais alta, que o mesmo atingiu durante a aspiração e não subirá para dentro da boca como um resultado de um estreitamento ou detenção no topo do dispositivo. O fluido bebível que é utilizado para suspender a formulação de agente activo por aspiração através da câmara de formulação do agente activo é, de preferência, 12 btí 112
EP 0 936 893/PT qualquer fluido com bom sabor incluindo mas não se limitando a água, sumos, leite, soda, café, chá, etc. Deve-se ter o cuidado de verificar a compatibilidade do fluido com a formulação de agente activo. A anterior descrição foi dada somente para facilitar a compreensão. Não devem ser deduzidas limitações desnecessárias a partir da mesma, visto que, para os especialistas na técnica serão óbvias modificações à luz da presente descrição e dos desenhos e reivindicações em anexo.
Lisboa, í9. Z^./l
Por ALZA Corporation - O AGENTE OFICIAL -
Eng." ANTÓNIO JOÃC DA CUNHA FERREIRO
Ag. 0|. Pr. Ind.
Rua das Flores, 74--4. 1200-195 LISBOA

Claims (22)

  1. 86 1 12 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Dispositivo (1) para administração de unidades discretas de um agente activo (18) em combinação com um fluido, compreendendo o referido dispositivo (1) um elemento tubular alongado (10), que tem uma primeira extremidade (12) e uma segunda extremidade (14), caracterizado por compreender um primeiro e um segundo percurso de escoamento, contendo um ou ambos os referidos primeiro e segundo percursos de escoamento uma quantidade terapeuticamente eficaz do agente activo (18) na forma de unidades discretas.
  2. 2 - Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 1, no qual o primeiro percurso de escoamento contém o agente activo (18) e um retentor de agente activo de passagem de fluido (20).
  3. 3 - Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 2, no qual o referido retentor de agente activo compreende uma grelha (54).
  4. 4 - Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 2, no qual o referido retentor de agente activo compreende um estreitamento (22) na primeira extremidade (12) do elemento tubular alongado (10).
  5. 5 - Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 4, no qual o retentor de agente activo (20) também compreende um tampão (24).
  6. 6 - Dispositivo (1) de acordo com qualquer reivindicação anterior, no qual as referidas unidades discretas são escolhidas no grupo constituído por materiais em partículas, formas de dosagem oral ou suas combinações.
  7. 7 - Dispositivo (1) de acordo com qualquer reivindicação anterior, no qual as referidas unidades discretas proporcionam uma libertação prolongada do agente activo na referida formulação. 86 112 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ 2/3
  8. 8 - Dispositivo (1) de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, no qual as referidas unidades discretas proporcionam a libertação imediata do agente activo.
  9. 9 - Dispositivo (1) de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, no qual as referidas unidades discretas proporcionam a libertação retardada e faseada do referido agente activo.
  10. 10 - Dispositivo (1) de acordo com qualquer reivindicação anterior, no qual a quantidade terapeuticamente eficaz do agente activo é da ordem de 100 a 5000. mg.
  11. 11 - Dispositivo (1) de acordo com qualquer reivindicação anterior, que compreende ainda uma tampa de extremidade que envolve concentricamente a segunda extremidade (14) do elemento tubular alongado (10).
  12. 12 - Dispositivo (1) de acordo com qualquer reivindicação anterior, no qual o referido agente activo é escolhido no grupo constituído por antibióticos, agentes antivirais, anepilépticos, analgésicos, agentes anti-inflamatórios e broncodilatadores.
  13. 13 - Dispositivo (1) de acordo com qualquer reivindicação anterior, que compreende ainda um terceiro, um quarto e um quinto percursos de escoamento.
  14. 14 - Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 13, no qual o primeiro percurso de escoamento contém o agente activo (18) e tem um diâmetro maior do que qualquer dos segundo, terceiro, quarto e quinto percursos de escoamento.
  15. 15 - Dispositivo (60) de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 12, que compreende ainda um terceiro e um quarto percursos de escoamento com diâmetros que são menores que os dos primeiro e segundo percursos de escoamento.
  16. 16 - Dispositivo (60) de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 12, que compreende ainda um terceiro percurso de escoamento com um diâmetro que é menor do que o dos primeiro e segundo percursos de escoamento. 86 112 ΕΡ Ο 936 893/ΡΤ 3/3
  17. 17 - Dispositivo (100) de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 12, que compreende ainda sete percursos de escoamento adicionais, sendo o primeiro percurso de escoamento maior que qualquer dos outros percursos de escoamento.
  18. 18 - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, no qual o primeiro percurso de escoamento contém um primeiro agente activo e o segundo percurso de escoamento contém um segundo agente activo.
  19. 19 - Processo para administração de unidades discretas de um agente activo em combinação com um fluido a um paciente, que compreende: a. o arrastamento das unidades discretas de um agente activo num fluido e a introdução das unidades arrastadas na boca de um paciente, caracterizado por compreender: b. a introdução simultânea de uma corrente suplementar do fluido na boca do paciente.
  20. 20 - Processo de acordo com a reivindicação 19, no qual a corrente suplementar de fluido compreende um agente activo que é o mesmo ou diferente do das unidades arrastadas do agente activo.
  21. 21 - Processo de acordo com a reivindicação 19, no qual a corrente suplementar de fluido não contém um agente activo.
  22. 22 - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 18, para uso em medicina. Lisboa, Por ALZA Corporation - O AGENTE OFICIAL - O ADJIMQ
    Eng." ANTÓNIO JOÃO DA CUNHA FERREIRA Ag. Of. Pr. Ind-Rua das Flores, 74--4.° 1200-195 LISBOA
PT97912756T 1996-10-18 1997-10-14 Dispositivo com multiplos percursos de escoamento para a administracao oral de unidades discretas PT936893E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US2870596P 1996-10-18 1996-10-18

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT936893E true PT936893E (pt) 2001-12-28

Family

ID=21844963

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97912756T PT936893E (pt) 1996-10-18 1997-10-14 Dispositivo com multiplos percursos de escoamento para a administracao oral de unidades discretas

Country Status (13)

Country Link
US (1) US5910321A (pt)
EP (1) EP0936893B1 (pt)
JP (1) JP3287576B2 (pt)
AT (1) ATE202272T1 (pt)
AU (1) AU729905B2 (pt)
CA (1) CA2268637C (pt)
DE (1) DE69705319T2 (pt)
DK (1) DK0936893T3 (pt)
ES (1) ES2158526T3 (pt)
GR (1) GR3036629T3 (pt)
HK (1) HK1022087A1 (pt)
PT (1) PT936893E (pt)
WO (1) WO1998017227A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6482451B1 (en) * 1996-10-10 2002-11-19 Peter Baron Apparatus for producing a flavored beverage
US20030087005A1 (en) * 1996-10-10 2003-05-08 Peter Baron Drink flavouring straw
AUPS270602A0 (en) 2002-05-31 2002-06-20 Baron, Peter Drink flavouring straw
PT936894E (pt) 1996-10-18 2002-02-28 Alza Corp Dispositivo para fornecimento de agentes activos
US6024721A (en) * 1996-10-18 2000-02-15 Alza Corporation Mixing system for an active agent delivery device
EP0984762B1 (en) * 1997-05-16 2002-08-07 Alza Corporation Flow controller configurations for an active agent delivery device
SE9901667D0 (sv) * 1999-05-07 1999-05-07 Astra Ab Method and device for forming particles
US6283294B1 (en) * 1999-09-01 2001-09-04 Biogaia Biologics Ab Enclosed living cell dispensing tube
US20050103879A1 (en) * 2003-11-19 2005-05-19 Robinson Ted R. Straw
AR060029A1 (es) * 2006-03-02 2008-05-21 Unistraw Patent Holdings Ltd Pajilla para beber adaptada para acondicionar progresivamente un ingrediente activo y metodo de fabricar dicha pajilla
US20080181932A1 (en) * 2007-01-30 2008-07-31 Drugtech Corporation Compositions for oral delivery of pharmaceuticals
US20080197141A1 (en) * 2007-02-20 2008-08-21 Felfoldi Edesseggyarto Kft. Drinking Straw
US8679541B2 (en) * 2007-03-14 2014-03-25 Particle Dynamics International, Llc Spatial arrangement of particles in a drinking device for oral delivery of pharmaceuticals
FR2920308B1 (fr) * 2007-09-05 2011-02-25 Unither Dev Forme pharmaceutique pour l'administration par voie orale de principes actifs.
US9017749B2 (en) 2011-12-21 2015-04-28 Babatope Sewande Ayeni Flavored straw with a flavor delivery system
US9604238B2 (en) * 2014-07-03 2017-03-28 Stephen F. C. Geldard Multiple input dip tube
EP3742942A4 (en) 2018-01-19 2022-04-06 The Board of Regents of the University of Texas System SWALLOW RELIEF DEVICE

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR470886A (fr) * 1914-03-11 1914-10-03 Henri Vallee Procédés et appareils pour l'absorption ou l'introduction de solutions alimentaires, médicamenteuses ou analogues
FR533621A (fr) * 1921-03-07 1922-03-07 Dispositif destiné à s'ingérer tous produits médicamenteux liquides sans en sentir le goût ni l'odeur
US1661400A (en) * 1926-07-15 1928-03-06 William E Yehle Water bag
US2436505A (en) * 1945-08-24 1948-02-24 Rall John H Du Pill douser
US2867536A (en) 1954-05-07 1959-01-06 Mead Bruce Ronald Flavor-containing drinking straw
US3409224A (en) * 1967-03-13 1968-11-05 Union Carbide Corp Flexible drinking tube
DE1906964A1 (de) * 1969-02-07 1970-08-20 Ernst Ruediger Trinkhalm
US3610483A (en) * 1969-12-01 1971-10-05 Ralph Visconti Dispenser with liquid-impervious vent
US3995631A (en) * 1971-01-13 1976-12-07 Alza Corporation Osmotic dispenser with means for dispensing active agent responsive to osmotic gradient
US4034756A (en) * 1971-01-13 1977-07-12 Alza Corporation Osmotically driven fluid dispenser
US3845770A (en) * 1972-06-05 1974-11-05 Alza Corp Osmatic dispensing device for releasing beneficial agent
US4111202A (en) * 1976-11-22 1978-09-05 Alza Corporation Osmotic system for the controlled and delivery of agent over time
US4320759A (en) * 1980-04-28 1982-03-23 Alza Corporation Dispenser with diffuser
US4327725A (en) * 1980-11-25 1982-05-04 Alza Corporation Osmotic device with hydrogel driving member
US4449983A (en) * 1982-03-22 1984-05-22 Alza Corporation Simultaneous delivery of two drugs from unit delivery device
US4581013A (en) 1982-04-19 1986-04-08 Jane C. A. Hayes Doser for orally administering medicine
US4765989A (en) * 1983-05-11 1988-08-23 Alza Corporation Osmotic device for administering certain drugs
US4792333A (en) * 1986-11-04 1988-12-20 Strawdose, Inc. Unit dose drug package and administering device
US4981468A (en) * 1989-02-17 1991-01-01 Eli Lilly And Company Delivery device for orally administered therapeutic agents
US5123915A (en) * 1990-04-27 1992-06-23 Miller Lawrence E Medicated pacifier
US5223259A (en) 1990-09-19 1993-06-29 Lackney Albert M Securing means for an oral medicament and support therefor
US5094861A (en) * 1990-10-15 1992-03-10 Auguste Susanne D Flavored drink straw
US5222940A (en) * 1992-01-03 1993-06-29 Wilk Peter J Device for facilitating administration of medicine
US5509605A (en) * 1994-08-19 1996-04-23 Hydro-Life, Inc. Filtering straw
US5780058A (en) * 1995-07-21 1998-07-14 Alza Corporation Oral delivery of discrete units
JP3818664B2 (ja) * 1995-07-21 2006-09-06 アルザ コーポレイション 個別ユニットの経口送り出し
US5718681A (en) * 1996-01-11 1998-02-17 Christopher E. Manning Medication delivery straw

Also Published As

Publication number Publication date
CA2268637A1 (en) 1998-04-30
CA2268637C (en) 2002-11-26
EP0936893A1 (en) 1999-08-25
HK1022087A1 (en) 2000-07-28
EP0936893B1 (en) 2001-06-20
DE69705319T2 (de) 2002-03-21
ES2158526T3 (es) 2001-09-01
DK0936893T3 (da) 2001-09-03
DE69705319D1 (de) 2001-07-26
US5910321A (en) 1999-06-08
AU729905B2 (en) 2001-02-15
ATE202272T1 (de) 2001-07-15
JP2000509625A (ja) 2000-08-02
GR3036629T3 (en) 2001-12-31
WO1998017227A1 (en) 1998-04-30
AU4986297A (en) 1998-05-15
JP3287576B2 (ja) 2002-06-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP3818664B2 (ja) 個別ユニットの経口送り出し
JP3285366B2 (ja) 活性薬剤放出デバイス用の流動制御手段構造
US5780058A (en) Oral delivery of discrete units
PT936893E (pt) Dispositivo com multiplos percursos de escoamento para a administracao oral de unidades discretas
JPH02274252A (ja) 経口投与治療薬用投与装置
PT936894E (pt) Dispositivo para fornecimento de agentes activos
US6572582B1 (en) Mixing system for an active agent delivery device
AU742022B2 (en) Oral delivery of discrete units
MXPA98000596A (en) Oral asset system of discrete agent act units
IL119787A (en) Oral delivery system of individual units