PT93559B - Processo para a preparacao de betumes especificos e de composicoes que os contem apropriadas para a preparacao de membranas de vedacao - Google Patents

Processo para a preparacao de betumes especificos e de composicoes que os contem apropriadas para a preparacao de membranas de vedacao Download PDF

Info

Publication number
PT93559B
PT93559B PT9355990A PT9355990A PT93559B PT 93559 B PT93559 B PT 93559B PT 9355990 A PT9355990 A PT 9355990A PT 9355990 A PT9355990 A PT 9355990A PT 93559 B PT93559 B PT 93559B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
preparation
bitumens
weight
oils
membranes
Prior art date
Application number
PT9355990A
Other languages
English (en)
Other versions
PT93559A (pt
Inventor
Guy Lys
Original Assignee
Mobil Oil Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mobil Oil Corp filed Critical Mobil Oil Corp
Priority to PT9355990A priority Critical patent/PT93559B/pt
Publication of PT93559A publication Critical patent/PT93559A/pt
Publication of PT93559B publication Critical patent/PT93559B/pt

Links

Landscapes

  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Sealing Material Composition (AREA)

Description

A presente invenção refere-se ã preparação de membrana de vedação; estas membranas de vedação têm a forma de películas ou chapas que compreendem um produto de vedação, uma carga e um re-2- / forço (geralmente uma rede ou uma grade) sobre as quais o elemeji to de vedação que contém a carga é depositado. Depois da fabricação, estas películas ou chapas são enroladas sobre si próprias e são posicionadas no sítio de utilização por processos conhecidos, tais como por exemplo vedação pelo calor e/ou utilização de colas.
A produção destas membranas de vedação envolve a escolha apropriada dos constituintes do produto de vedação. Verificou-se que este produto de vedação era vantajosamente obtido misturando um betume específico, um copolímero de SBS (estireno/buta dieno/estireno) e um Óleo particular derivado do petróleo.
A presente invenção refere-se portanto em primeiro lugar aos betumes específicos apropriados para serem utilizados para a preparação do produto de vedação destinado a fabricação das membranas de vedação definidas antes na presente memória descitiva.
Os betumes específicos utilizáveis de acordo com a presente invenção são betumes duros, de carácter Newtoniano, obtidos por tratamento dos resíduos por desasfaltamento com propano sob vazio e caracterizam-se por:
uma viscosidade de 560 a 850 unidades de Saybolt furo! a 135°C (ou 1200 a 1800 cSt);
. um ponto de amolecimento de esfera e anel compreendido entre 65 e 74°C;
uma penetração da agulha a 25°C de 10 a 20 décimos de milímetro; e . um teor de asfal tenos compreendi do entre 20 e 35% em majs sa.
Estes betumes obtêm-se nas refinarias por semi-sopragem e apresentam propriedades que diferem muito dos betumes obtidos por destilação directa dos mesmos petróleos brutos. 0 Quadro I indica as caracteristicas físicas de três betumes (obtidos a par tir de três petróleos brutos diferentes) que podem ser utilizados de acordo com a presente invenção e dos três betumes corresponden tes obtidos a partir dos mesmos petróleos brutos por destilação simples.
Um copolímero em bloco e um óleo derivado do petróleo especial são por conseguinte adicionados a estes betumes específicos.
Os copolímeros em bloco, que podem ser utilizados são copolímeros em bloco constituídos por uma sucessão alternada de um homopolímero termoplástico de estireno e de um elastómero obtido por polimerização de dienos conjugados. 0 copolímero em bloco prefe rido Ó poliestireno-polibutadieno-poliestireno em que o poliestireno representa entre 20 e 40% em massa do copolímero em bloco.
copolímero típico caracteriza-se por ter uma proporção em massa de estireno/butadieno igual a 30/70, um peso molecular compre endido entre 250 000 e 300 000 ou uma viscosidade em solução igual a 20 Pa.s (se a viscosidade das soluções de 25% em massa do
-4copolímero de SBS em tolueno for expressa).
A esta mistura de betume e de copolímeros em bloco adiciona-se um óleo do petróleo particular. Este ê um óleo aromático que se prepara da seguinte maneira: durante as operações de refinação, na produção de óleos minerais, a destilação sob vazio do petróleo bruto reduzido origina fracções de petróleo que são conhe cidas como destilados sob vazio. Os referidos resíduos destilados são misturas de óleos minerais, Óleos aromáticos, parafinas e ceras. Nesta fase, o refinador deve, por processos de tratamento com dissolventes, separar sucessivamente dos destilados os óleos aromáticos (por exemplo, por um tratamento com furfurol) , e em seguida as parafinas líquidas e as ceras (por exemplo, por tratamento com meti 1-eti1-cetona) a fim de conferir aos Óleos minerais as qualidades lubrificantes requeridas.
Dos Óleos aromáticos obtidos com os vários destilados sob vazio, tem de ser seieccionados os que provam ser capazes de proporcionar a compatibilidade e as propriedades físicas desejadas para o agente de ligação de vedação. Estes óleos caracterizam-se por possuírem uma viscosidade a 100°C compreendida entre 43 e 64 cST, um ponto de inflamação compreendido entre 280°C e 320°C.
Quadro 2 resume as características físicas típicas destes óleos específicos que tornam compatível a mistura do betume especial com o copolímero de SBS.
Atendendo a que os betumes referidos podem ter diferentes composições, por causa da sua origem, como os óleos aromat^ cos, as proporções destes constituintes para um dado teor de co /
polímero de SBS devem ser ajustadas a fim de tornar os betumes e os copolímeros perfeitamente compatíveis. A proporção de óleos aromáticos a ser utilizada é grande visto que é necessário ter na mistura precisamente a quantidade suficiente de óleos aromáticos para peptizar o polímero e os asfaltenos presentes na mistura por adsorção física e obter uma suspensão coloidal de betume no meio polimérico contínuo.
A solução para este problema consiste portanto em realizar um ensaio simples de compatibilidade que permite a qualquer especialista na matéria, tendo um determinado betume, um certo polímero e um determinado óleo aromático a sua disposição, ajustar as proporções relativas da mistura de betume e Óleo, Este e£ saio consiste em misturar intimamente o betume e a quantidade pre_ tendida de polímero e em adicionar em seguida a esta mistura qua£ tidades crescentes (por exemplo, 5, 10, 20, 30 e 40%) de Óleos aromáticos. As misturas homogéneas assim obtidas são mantidas a 165°C sem agitação e, decorridos 5 dias de armazenagem, determinam-se os pontos de amolecimento de amostras retiradas na parte inferior e na parte superior das misturas. Na ausência de óleos aromáticos, o aparecimento de diferenças dignas de nota é mais ou menos rapidamente observado entre os pontos de amolecimento das amostras superior e inferior e, para uma gama restrita de concen trações de óleos aromáticos nas misturas, estas diferenças desaparecem.
A compatibilidade é também traduzida por comportamentos desiguais do ponto de vista das propriedades físicas e mecânicas das membranas. Como mostram os resultados do Quadro 3, os pontos
de amolecimento da esfera e anel medidos antes e depois da armazenagem durante 5 dias a 16 5°C, em função da adição de óleo aromático, convergem para um ponto que coincide precisamente com as proporções Óptimas de óleo aromático para o qual se atinge a compatibilidade e se transmite pela semelhança dos pontos de amo lecimento medidos nas partes superior e inferior das amostras de ensaio.
f do interesse dos especialistas na matéria que tenham d£ terminado as proporções adequadas em que o óleo aromático deve ser adicionado ao betume a fim de se obter uma compatibilidade óptima com um copolTmero de SBS, ou a possibilidade de medir a densidade de betume-õleo a uma temperatura de refrencia de 15 ou 25°C ou , caso isso seja necessário, a tensão superficial desta mistura. De facto, estabelece-se que a densidade e a tensão superficial da mis tura variam em paralelo com os teores de hidrocarbonetos aromáticos presentes na mistura. Os fornecimentos separados de Óleo aro mático e de betume são objecto de uma medição de densidade e, conhecendo a densidade do produto compatível a ser produzido, ele pode facilmente determinar as proporções da mistura betume-Õleo que devem ser feitas a fim de se obter uma membrana de vedação de qualidade satisfatória.
Na prática, as proporções relativas de betume, de copolí mero em bloco e do óleo derivado de petróleo referenciado antes são as seguintes:
betume 55 - 75% em peso
copolímero de SBS 8 - 15% em peso
õl eo 1 5 - 35% em peso
Quadro 4 indica as obrigações definidas pela especificação da UEATC (Union Européenne pour 1'Agrêment Technique dans la Construction, isto ê, União Europeia para a Concordância Técnica na Construção) que se refere aos agentes de ligação baseados em betume e borrachas de elastÕmero de SBS. Os resultados indicados neste Quadro foram obtidos a partir de misturas (que não tem cargas), não envelhecidas (novas) ou envelhecidas, tendo esse envelhecimento sido efectuado a 70°C durante 6 meses numa estufa ventilada, realizando-se este ensaio sobre uma chapa com 2 mm de espessura para o agente ligante e sobre a própria membra_ na para o produto acabado.
Quadro 5 menciona as características típicas dos prod£ tos (agente ligante que não têm carga e chapa) de acordo com a presente invenção de modo a assegurar que, depois do envelhecimento, todos os produtos satisfazem com segurança as especificações da UEATC.
Descrevem-se seguidamente dois exemplos de produtos de acordo com a presente invenção.
Nestes dois exemplos, utilizam-se os seguintes produtos:
69% em peso de um betume A do Quadro 1
11% em peso de um copolímero em estrela de SBS
20% em peso de um Óleo da especificação A (agente 1 i gajn te A) do Quadro 2 ou o óleo da especificação B (agente ligante B) do mencionado Quadro 2.
As propriedades destes dois agentes ligantes (sem a adição de cargas) são mencionadas no Quadro 6,
Quadro 7 menciona um certo numero de propriedades do agente ligante A que recebeu uma carga apropriada (carbonato de cálcio).
QUADRO 1
Betumes que podem ser utilizados de acordo com a presente invenção (caracteristicas físicas)
Designação A Ponto de amoleci- B B1 C
mento °C 70 40 66 39 72
Penetração da agu lha a 25°C (1/10 mm) 12 200 16 200 11
Densidade relativa a 15°C 1 , 051 1 ,028 1 ,038 1,011 1 ,054
a 25°C 1, 045 1 ,022 1 ,032 1 ,005 1 ,048
Ponto de inflamação (em taça aber ta) °C 354 342 337 330 352
Composição quimi ca em % em massa Asfa 1tenos 31,6 16,3 25,0 9,5 34
Ol eos 7,7 27,6 13,5 20,5 16
Designação A Composição quTmj_ Quadro 1 (cont.) B1 C
A1 B
ca em % massa Resinas 60,7 56,1 61 ,5 70 48,2
Viscosidade cine matica cst a 135°C 1750 260 1170 180 2500
As indicações A, B e C referem-se a produtos obtidos a par
tir de óleos de varias origens: as indicações A^ e referem-se a betumes obtidos a partir de Óleos com a mesma origem que A, B , C, mas preparados por destilação simples.
CaracterTsticas físicas dos óleos específicos que podem ser utilizados de acordo com a presente invenção
Des i gnaçao A B C D E
Viscosidade cSt a 1 00°C 66,2 63,8 82,0 81 ,3 64,2
cSt a 120°C 32,6 31 ,1 36,7 36,1 30,4
Densidade a 15°C 0,984 0,963 0,989 0,982 0,953
Ponto de inflama
ção 0°C COC 324 302 252 298 300
Ponto de escoamento °C 21 32 26 3Q 37
Ponto de anilina °C 70,2 79,0 64,8 66,0 78,0
índice de refrac
ção a 70°C 1,5340 1 ,5220 1 ,5344 1 ,5335 1 ,5199
Teor de enxofre
15% em massa 3,62 1 ,29 4,2 1 ,26 1,12
Os diferentes Óleos A, B, C, D e E provêm de vários petrõ leos brutos jã mencionados no Quadro 1.
QUADRO 3
Evolução das temperaturas de esfera-anel como função do teor reciproco de betume A e de Óleo A
% de betume/óleo 85/15 80/20 75/25 70/30 65/35
Temperatura de ensaio
esfera-anel
°C superior 138 132 128 110 108
i nferi or 83 82 78 110 108
QUADRO 4
Especificação da UEATC
Estado não envelhecido Estado envelhecido
Sobre o agente
1i gante
Esfera e anel °C Enrugamento a >110± 5 >100± 15
frio, °C <-20 <-5
Retorno elástico % Sobre a chapa £.100 >25
Enrugamento a
frio, °C <-15 <0
Resistência ao
calor, °C 100 > 90
QUADRO 5
Caracteristicas requeridas para os produtos de acordo com a presente invenção
Sobre o agente ligante (sem carga)
Esfera e anel, °C >120
Enrugamento a frio, °C <.-25
Retorno elástico, % >150
Penetração a 25°C 1/10 mm <45
Penetração da agulha a 50°C 1/10 mm <120 índice de penetração <0,4
Gradiente de esfera e anel, °C (1) <.10
Enrugamento a frio, °C ^-20
Resistência ao calor, °C ^-100 (1) 0 gradiente de esfera e anel mede-se em amostras retiradas da parte superior e da parte inferior de uma amostra de agente de ligação armazenada durante 5 dias a 165°C; este gradiente permite verificar a compatibilidade dos vãrios constituintes do produto .
QUADRO 6
Propriedades dos agentes de ligaçao de acordo com a presente invenção
Agente de ligação A
Agente de li gação B
Esfera e anel , °C 129
Penetração da agulha a 25°C 1/10 mm 41
130
Penetração da agulha
a 50°C 1/10 mm 100 95
índice de penetração 0,4 0,4
Estiramento a frio, °C -30 -30
Resistência ao calor boa boa
Retorno elástico % 1 50 1 50
QUADRO 7
Pro pri edades do agente de ligaçao A contendo ca rga s
I II III Dobragem a Retorno elas-
frio, °C tico
1 . Novo estado 129 40 98 <-30 31 a 150 %
2. Envelhecimento em estufa ventilada, 70°C
. 7 dias 128 34 90 <-28
. 14 dias 125 32 86 <-25 -
QUADRO 7 (cont.)
II III Dobragem a frio, °C
Retorno elástico
2. Envelhecimento em estufa ventilada, 79°C
28 dias 124 27 80 <-22 31 ,5 a 1 00%
meses 120 24 70 <-18 31 »5 a 60%
meses 112 20 65 <-17 31 ,5 a 40%
meses 1 04 18 51 <-15 31 ,5 a 25%
3. Resistência ao calor (6 meses a 90°C) ausência de deslizamento
I Esfera e anel , °C
II Penetração a 25°C (1/10 mm)
III Penetração a 50°C (1/10 mm)

Claims (3)

  1. REIVINDI CAÇÕES
    1.- Processo para a preparação de betumes específicos que podem ser usados em mistura com copolímeros em bloco do tipo SBS ) e com óleos para a preparação de membranas de vedação, caracteriza) do pelo facto de se submeterem resíduos de refinação a um tratamento sob vazio mediante eliminação de asfalto com propano, apresentando os betumes obtidos as propriedades específicas seguintes:
    - são betumes duros com carácter de líquido Newtoniano derivados do tratamento de resíduos em vácuo por desasfaltagem com propano,
    - têm uma viscosidade compreendida entre 560 e 850 Saybolt s furol a 135°C,
    - possuem um ponto de amolecimento medido pelo método de
    -15esfera e anel compreendido entre 65 e 7 4°C,
    - têm uma penetração da agulha determinada a 25°C compreendida entre 10 e 20 décimos de milímetro e
    - possuem um teor de asfalteno compreendido entre 20 e 35% em peso.
  2. 2. - Processo para a preparação de misturas que podem ser usadas para a obtenção de membranas de vedação, caracterizados pelo facto de se combinarem quimicamente:
    - entre 55 e 75% em peso de um betume obtido de acordo com a reivindicação 1,
    - entre 8 e 15% em peso de um copolímero em bloco de tipo
    SBS, e
    - entre 15 e 35% em peso de um óleo aromático específico, tendo as misturas resultantes uma viscosidade'compreendida entre
    43 e 64 cSt a 100°C e um ponto de inflamação compreendido entre 280 a 320°C } mediante tratamento das fracções destiladas com dissolventes.
  3. 3. - Processo para a preparação de novos produtos que são membranas de vedação, caracterizado pelo facto de se combinar uma mistura obtida pelo processo de acordo com a reivindicação 2 com uma carga inerte e um suporte,
PT9355990A 1990-03-23 1990-03-23 Processo para a preparacao de betumes especificos e de composicoes que os contem apropriadas para a preparacao de membranas de vedacao PT93559B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9355990A PT93559B (pt) 1990-03-23 1990-03-23 Processo para a preparacao de betumes especificos e de composicoes que os contem apropriadas para a preparacao de membranas de vedacao

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9355990A PT93559B (pt) 1990-03-23 1990-03-23 Processo para a preparacao de betumes especificos e de composicoes que os contem apropriadas para a preparacao de membranas de vedacao

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT93559A PT93559A (pt) 1991-10-15
PT93559B true PT93559B (pt) 1996-10-31

Family

ID=20084700

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9355990A PT93559B (pt) 1990-03-23 1990-03-23 Processo para a preparacao de betumes especificos e de composicoes que os contem apropriadas para a preparacao de membranas de vedacao

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT93559B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT93559A (pt) 1991-10-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Lu et al. Phase separation of SBS polymer modified bitumens
Baldino et al. Rheological effects on bitumen of polyphosphoric acid (PPA) addition
Dehouche et al. Influence of thermo-oxidative aging on chemical composition and physical properties of polymer modified bitumens
Swanson A Contribution to the Physical Chemistry of the Asphalts.
Habal et al. Moisture damage resistance of GTR-modified asphalt binders containing WMA additives using the surface free energy approach
SE429135B (sv) Forfarande for framstellning av utflytningsmedel modifierade kompositioner av bitumen och polymerer
Kumar et al. Rheological studies of performance grade bitumens prepared by blending elastomeric SBS (styrene butadiene styrene) co-polymer in base bitumens
EP0973833B1 (en) Elastomer-modified bituminous compositions
US5672642A (en) Compatible asphalt-polymer blends
Adams et al. Diagnostic techniques for various asphalt refining and modification methods
US5336705A (en) Polymer-modified, oxidized asphalt compositions and methods of preparation
Halstead Relation of asphalt chemistry to physical properties and specifications.
NO147386B (no) Fremgangsmaate for fremstilling av forbedrete bitumer/polymerblandinger.
Ahmed et al. Chemical, morphological, and fundamental properties of rejuvenated asphalt binders
EP0718372B1 (en) Process for the preparation of stable mixtures of bitumen and polymer
PT93559B (pt) Processo para a preparacao de betumes especificos e de composicoes que os contem apropriadas para a preparacao de membranas de vedacao
WO1990010036A1 (en) Compositions adapted to be used for the preparation of sealing membranes and membranes obtained
Zhang et al. Effect of Material Composition on Cohesion Characteristics of Styrene‐Butadiene‐Styrene‐Modified Asphalt Using Surface Free Energy
US20200231816A1 (en) Phase stable polymer-asphalt compositions
JP2001262157A (ja) ストレートアスファルトおよびその製造方法
Gill et al. High‐performance atactic polypropylene modified bitumen blends fabricated via conventional, hot, and in‐situ blending techniques
US20160017149A1 (en) Process for the production of polymer modified bitumen using nitrogen rich polycyclic aromatic hydrocarbon
US2903412A (en) Oliensis negative asphalt production
DE10330820B4 (de) Polymermodifiziertes Bitumen mit verbesserter Rückverformung und Asphaltstrassendecken dieses umfassend
Xue et al. Grey correlation analysis of bio-oil rejuenated asphalt performance and components

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19960710

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980131