PT93448A - Processo de fabrico de lousas isoladas para superficies impermeabilizadas - Google Patents

Processo de fabrico de lousas isoladas para superficies impermeabilizadas Download PDF

Info

Publication number
PT93448A
PT93448A PT9344890A PT9344890A PT93448A PT 93448 A PT93448 A PT 93448A PT 9344890 A PT9344890 A PT 9344890A PT 9344890 A PT9344890 A PT 9344890A PT 93448 A PT93448 A PT 93448A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
quot
mass
mixture
base
block
Prior art date
Application number
PT9344890A
Other languages
English (en)
Inventor
Miguel Angel Goyanes Varela
Original Assignee
Impais Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Impais Sa filed Critical Impais Sa
Publication of PT93448A publication Critical patent/PT93448A/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B19/00Machines or methods for applying the material to surfaces to form a permanent layer thereon
    • B28B19/0046Machines or methods for applying the material to surfaces to form a permanent layer thereon to plastics
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B19/00Machines or methods for applying the material to surfaces to form a permanent layer thereon
    • B28B19/003Machines or methods for applying the material to surfaces to form a permanent layer thereon to insulating material

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Press-Shaping Or Shaping Using Conveyers (AREA)
  • Road Paving Structures (AREA)
  • Curing Cements, Concrete, And Artificial Stone (AREA)

Description

-2- 70 646 12,073 m/m
iiEMÚRIft DESCRITIVA 0 presente invento refere-se a um processo de fabrico de lousas isoladas5 concebidas, de preferência, para cobrirem, parcial ou totalmente, superfícies impermeabilizadas, que como revestimento desta natureza, se dispõem nos pisos abertos de construções, nos telhados, nos terraços ou nas açoteias, etc,, através do qual se consegue a realização do modelo original das ditas peças para o respectivo fabrico em série, □ invento refere-se, substancialmente, a um processo de fabrico de lousas, as quais têm certas caracteristicas de resistência, para suportarem com facilidade o peso normal de uma superfície submetida aos rigores das intempéries e aos esforços correspondentes ao uso das pessoas e dos meios que estas utilizam para a manutenção, preparação e restauração das superfícies impermeabilizadas e ao mesmo tempo, a dita lousa possui meios de isolamento para amortecer o atrito ou contacto com a superfície impermeabilizada que, logicamente, requer um contacto ou atrito suave paira evitar estragos na mesma.
Assim, a lousa fabricada pelo invento, possui meios elásticos com resistência adequada aos esforços ds deformação ou arqueamento, consistindo numa estrutura, ou interior metálico, intercalada e possui por isso as particularidades e meios para permitirem uma drenagem adequada para o escoamento correcto da água, resultante da chuva, neve ou fenómenos atmosféricos deste tipo,
ESTADO DA TÉCNICA
No "estado da técnica", e concretamente no mercado das lousas ou ladrilhos, para o revestimento das superfícies impermeabilizadas, encontramos alguns modelos, todos eles constituídos por uma configuração mista, associada de modos diferentes, para determinar um corpo resistente e em contacto com a superfície exposta à intempérie ou superfície de telhado, munidas no seu pavimento ou base com um meio ds amortecimento que é menos duro para o seu contacto com as referidas superfícies -3- 70 646 12.078 ΘΜ/ΜΘ impermeabi 1 izadas.
Estas superfícies impermeabi1izadas, compostas com produtos betuminosos ou revestimentos sintéticos, são sem dúvida os meios correctos de vedação para evitarem a infiltração nos pisos abertos d® edifícios ou construções em geral, mas apresenta uma fraca resistência ao atrito ou ao contacto da pressão das pegadas, do arrastamento de pesos que ger alimente são necessários utilizar para a preparação, manutenção, reparação, conservação, etc., das ditas superfícies.
Estas operações têm que ser realizadas com certo cuidado, porque ao submeter as ditas superfícies a um esforço complementar recebem, ou algumas vezes produzem, estragos que podem ser bastante rnais importantes que os próprios produzidos devidos à natureza do contacto atmosférico ou às inclemências das intempéries.
Para isso, colocam-ss caminhos ou passeios em zonas de qualquer dimensão, repartidas nas diferentes direcções, ao longo das superfícies, de maneira que configuram acessos que permitem que os referidos trabalhos se realizem nos ditos caminhos ou passeios, evitando pisar o resto do revestimento com todos os inconvenientes anteriormente apontados.
As lousas usadas consistem em peças normalmente fabricadas pelos processos tradicionais s constituídas por corpos ou blocos com características idênticas às existentes.
Estas lousas têm o inconveniente de serem excessivamente compactas e demasiado pesadas, além de não terem os regos necessários, parai a drenagem e para o escoamento conveniente da água das chuvas ou outros efeitos naturais deste tipo.
Assim, o revestimento das superfícies ou pavimentos do ladrilho realiza-se através de meios de aderência ou colagem, por meio de adesivos, que implicam as operações consequentes de encolagern, colagem, secagem, etc., consequentemente, as camadas aderentes, geralmente feitas com um material espesso fecham os poros já de si compactos e herméticos nos ladrilhos, impedindo -4- 70 646 12.078 6Μ/Μβ qualquer tipo cls escoamento das águas das chuvas ou resíduos. 0 peso excessivo das ditas lousas, não implica somente um problema de transporte e de montagem, mas, fundamentalmente, provoca inconvenientes muito mais importantes no momento de exercerem o próprio peso na superfície, em uso, esmagando efectivamente a camada isoladora que poderia colocar-se no pavimento da mesma, rebentando s danificando a superfície impermeabilizada sobre a qual assentam. Ά falta de drenagem, passa ã dita massa isoladora ou camada isoladora do revestimento, apodrecendo—a ou deteriorando-a ao fim de algum tempo, aumentando o peso do próprio ladrilho mais os esforços acumulados, desfavoravelmente a debilidade da dita camada isoladora,
Consequentemente os pormenores do fabrico do ladrilho além dos materiais utilizados, betões, cimentos e materiais de vidro--cerârnicos, tornam caras e bastante pesadas as lousas que se conhecem no "estado da técnica".
ftCTIVIDADE INVENTIVA
De acordo com o invento, as lousas são obtidas por um processo contínuo, através de moldagem e prensagem, vibração e endurecimento num período de tempo relativamsnts pequeno, que produz em série lousas regulares, de configuração apropriada, e com as medidas e os tamanhos necessários para se poderem utilizar para o fim anteriormente explicado.
Uma das características da dita lousa, é que o corpo refractário ou resistente, é construído com uma mistura de cimento e "arlita" (mistura de argila com plástico ou resina sintética) com uma granulometria de preferência, grossa média, misturado com areia de sílica de rio, e configurada como um corpo com ligações estruturais compactas, mas com grande porosidade, que devido às características de leveza da "arlita", mais as propriedades granulométricas da união que se produzem no modelo de ladrilho, permitem estruturar um corpo muito poroso, leve e com muito pouco peso. 70 646 ' . .... ,. .-- 12,078
GM/MG -5- O corpo armado do referido ladrilho é reforçado com uma série de varões de aço ondulados, dispostos em reticulados quadriculares com uma disposição apropriada, que proporciona uma determinada resistência aos esforços elásticos de arqueamento ou deformação da mesma; armadura que é sntercalada no próprio processo de moldagem do ladrilho, dispondo previamente os varões de forma que ao abrir o molde, estes fiquem incorporados no interior do mesmo»
Mais outra característica é que a base do referido ladrilho e o pavimento do mesmo, de acordo com a posição de trabalho incorporam um revestimento de material sintético isolador, macio e resistente, de preferência em poliestireno expandido que se liga ao próprio ladrilho pelo mesmo efeito de integração molecular inerente ao processo ds endurecimento do mesmo, tendo em conta que a massa pastosa depositada no molde, entra na estrutura celular da própria placa de poliestireno, vinculando-se e solidarizando-se solidamente com a dita superfície»
Esta particularidade, é outro detalhe do invento, em virtude de, as zonas solidarizadas por efeito de associação molecular, permanecem abertas como uma rede ampla de estrutura porosa e para permitir o escoamento eficaz dos líquidos que podem cair ou escorrer na superfície do ladrilho.
Outro detalhe característico do dito ladrilho é que a dosagem do corpo rígido do. mesmo, é formado nas seguintes proporçoss, para 1 rn~ de material prensado' - 200 kg de cimento cinzento "portland" - 1 m3 de "arlita F-3" (mistura de argila com plástico ou resina sintética) 250 ml de areia de sílica de rio» 0 interior elástico, ou armadura, é conformado por quatro varões de aço ondulado ds 4 m/m ds diâmetro dispostos segundo reticulado quadricular» E o mesmo é rematado, de preferência, num revestimento ou pavimento do poliestireno expandido com uma densidade de 18x20 —6— 70 646 12.078 m/m. kg/1-113.
De acordo com o invento, o processo ds fabrico á realizado numa linha de moldação, composta por moldes com a configuração apropriada, e com a medida do ladrilho, nos quais se vasa a dose necessária da. mistura dos materiais integrantes da dosagem, misturada inicialmente numa betoneira, com a intervenção da água necessária até adquirir um estado semipastoso 3 tendo-se colocado anteriormente no fundo do dito molde, uma placa ds poliestireno expandido do tipo referido, ocupando o fundo do mesmo.
Outro detalhe do processo é que em seguida procede-se ao enchimento do molde, aproximadaaiente até metade do mesmo, dispondo-se os varões de aço ondulados na argamassa depositada para o reforço da resistência elástica do ladrilho. Durante o enchimento que se segue do molde procede-se à vibração deste, durante urn período de 15 segundos? entretanto acaba-se a operação de enchimento completo. Em continuação, na etapa seguinte procede-se á prensagem da massa pastosa, moldada submetendo-a ao mesmo tempo a uma segunda fase de agitação ou vibração, durante outro período de 15 segundos.
Outro detalhe do processo é que a prensagem realiza-se com uma pressão de 0,200 kg/cm , submetendo simultaneamente à vibração referida.
Outro detalhe do processa 3 que o material moldado passa a uma fase cie consolidação, durante um período de 15 dias, com regas permanentes do corpo da lousa moldada.
Uma concepção mais ampla das caracteristicas do invento será em seguida explicada, com referência aos desenhos anexos a esta descrição que representam, de uma forma um tanto esquemática, e somente como exemplo, os detalhes preferidos do invento, e nos quais: ã figura 1 é uma vista em corte transversal, por um plano vertical intermédio, pela linha I-I da figura 2; a figura 2 s uma vista em planta da lousa, observada pela -7- QM/ΜΘ supsrfxcie superior; a figura 3 é uma vista em perspecfciva, cortada escalonada-mente, deixando ver o reticulado metálico e o revestimento i so 1 ador i nf er i or ; a figura 4 é uma vista em planta, na parte inferior do bloco cerâmico do conjunto, de acordo com o exemplo de realizarão; a figura 5 é uma vista idêntica á d ladrilho com canais de acordo com a figura 4; -figura o. ds um a figura 6 é uma vista em perspectiva de um passeio ou caminho realizado com uma fila ds ladrilhos de acordo com o invento; a figura 7 é uma vista em corte, de acordo com o corte II— -II, da figura 5; a figura 8 é uma vista esquemática c!a execução do processo.
Em relaçao aos ditos desenhos, e de acordo com as referências enunciadas para cada uma das partes do conjunto, comprovaremos as earacterísticas representadas graficamente, num exemplo de realização preferido, de acordo com o invento.
Nas figuras 1, verificamos a existência de um ladrilho construído de acordo com o invento, configurado por um conjunto geral, assinalado com o número 1, composto por um bloco misto, dividido em duas partes uma grossa consistente de materiais cerâmicos 2 e outra parte elástica e compressível, como revestimento 2, situado no pavimento ou base 6, do bloco cerâmico, que corresponde ao ladrilho 1, ds acordo com a representação e de acordo com a própria concepção do processo, sem intervenção de materiais aderentes ou colas para fixarem o revestimento ds amortecimento 3 no pavimento 6 ou base do bloco compacto 2, 0 bloco compacto 2, como é especificado no desenrolar da descrição, é feito a partir de uma mistura de acordo com uma combinação proporcional de materiais que consti corpo fcuem um -8-
70 646 12.078 OM/MQ leve, resistente e com uma estrutura celular ampla, para lhe dar características de alta capilaridade ou porosidade que permite o sscomento e circulação, tanto da água, como das humidades e(-ft geral.
Podemos comprovar que o dito bloco compacto é armado com urna sucessão de varões metálicos 4 incorporados no interior elástico do conjunto e distribuídos com a forma reticulada ao longo de um dos planos geométricos do dito bloco cerâmico. 0 bloco á definido na superfície, por um plano 5 ql!e objectivamenfce é um plano liso, uniforme e com bastant» porosidade, de acordo com a linha geral da estrutura celular do dito bloco 2.
Num exemplo de execução, a figura 4 mostra-nos um ladrilho cujo bloco compacto 2 possui um pavimento ou base inferior 6 munido transversalmente de veios ou canais 7. em cru- ·' , ’-Om qualquer configuração e distribuição que permitem sstahsl§cer Um^ câmara de separação entre a dita base 6 e © plano supgrior (figura 5) do revestimento elástico 3 de base, para canaiizar permitir uma melhor saída das águas e humidades, que podern passar através dos poros de estrutura celular do bloco cerâmico 2
Um exemplo da função dos ditos canais, pode ssr «m·. representado na fig. 5, e melhor na fig, 7, aonde se _ excepcionalmente os veios ou condutas 8, suposta e arbitrar-j configurados pela estrutura celular do grânulo de cimento _ »» lita" que compõe o bloco compacto 2 do dito ladrilho 1.
Na figura 6, vemos a realização de um caminho ou passe-io 9 executado segundo uma disposição linear de ladrilhos 1 nqrn te>cto ou piso impermeabilizado 10 com base asfáltica 11 e vig®niento \2
De acordo com o invento, o processo que se apresenta esquematicamente na figura 8, para o fabrico dos ditos ladrilhos é descrito esquematicamente de forma que, em proporções adequadas se misturem cimento cinzento "portland" "arlita F-3U e . sílica A, B, C que através de uma tremonha 13 se 8 Os ílSC© y evidentemente, a uma malaxadora ou betoneira, onde é misturado -<3~ 70 646 12,073 SM/HQ com água D para ser Aialaxada convenientemente e vazá-la nos moldes 22 de uma linha de moldagem e prensagem* dividida numa sucessão continua de operações 15* 16 e 17 em que inicialmente o molde 22 é recoberto no fundo por um placa 3 de poliestireno expandido* disposto no fundo do molde com as medidas proporcionais ao mesmo e em conformidade com as medidas da peça a moldar, Inicialmente. depositada uma primeira camada 18 da mistura realizada na misturadora areia de siliea C para introduzi d imento fi. " ar 1 i té B e r na etapa seguinte os varoe de aço ondulados* dispostos de maneira que ocupem estrategicamente o interior da massa 18, sobre a qual se _ositará* outra camada 19 ficando o volume restante para a integração do bloco 2 compacto do ladrilho 1, que durante o período de enchimento da massa lo e 19 s ser a submetida a um regime ds vibrações durante aproxxmadamente 15 segundos e pósteriormente, a massa 18 e 19 é prensada 17, transfor mando-se num além dis ;so* submetido a outra tsss igual a 15 segundos* formando uma entre o enchimento e a prensagem de num bloco compacto 20, que será 'ase ds vibração durante um tempo
Os ladrilhos 1* assim prensados, tiram-se do molde & submetem-se a uma etapa de endurecimento e endurecimento do material* durante um período de 15 dias* submetidos a regas constantes 21 de todo o corpo, para assegurar a consolidação com a densidade desejada para a resistência perfeita da peça.
Além disso, a própria densidade do poliestireno expandido que compõe a placa de amortecimento ou base de amortecimento 3 com um espectro celular amplo* permite, que a massa pastosa ou semipastosa 18, depositada inicialmente na primeira operação de moldagem, penetre nas cavidades da placa 3 ds poliestireno, permitindo que «quando endurecer por efeito do seu endurecimento* ambas as peças fiquem solidamente unidas sara necessidade de intervenção ds materiais aderentes ou meios complementares de colagem,
Desta forma obtém-se uma peça inseparável, leve e resistente* no que se refere ao bloco compacto da lousa e suave e -10-
70 646 12.078 GM/MS íÈiacia na parte inferior, para que o apoio da mesma na superfície delicada dos revestimentos impermeabilizados, não produza estragos ou lesões na referida superfície.
Um outro detalhe, é que o processo de fabrico, prevê que as peças sejam constituídas por uma dosagem correspondente à proporção seguinte’ 200 kg de cimento cinzento “portland" - 1 ííT’ de "ar li ta F-3" - 250 1 de areia de sílica de rio.
Este material é necessário para a fabricação de um metro cúbico de material prensado, aproximadamente uma média de 60 blocos ou ladrilhos de formato normalizável de 50x50 cm, com uma espessura de 6,5 cm, em material compacto. A placa de poliestireno, que constitui a base do ladrilho terá de preferência a densidade de 18/20 kfrt/m~- A armação será formada por 4 varões de aço ondulado com o diâmetro de 4 mm, de preferência com 0,48 m.
Um vez descrita convenientemente a natureza do invento, salienta-se, para os devidos efeitos, que o mesmo não fica limitado aos detalhes precisos desta exposição, antes pelo contrário, nsle podem ser introduzidas as modificações consideradas oportunas, sempre que ss não alterem as caracterís-ticas essenciais do mesmo que em seguida se reivindicam.

Claims (5)

11 70 646 12.0^8 REI V ϊ N D I C A C 6 E S 1 ~ Processo d® fabrico ds lousas isoladas para superfícies impsrffl^kilizadas, constituídas por um corpo compacto de material cerâmico que no pavimento ou base está associada a uma placa ou revestimento de material elástico, caracterizado por a mistura de cimento cinzento "portland" (A), mistura de argila e plástico ou resina sintética (B) e areia de sílica (C) e água(D) se realizar num recipiente (14), na proporção conveniente para obter uma massa pastosa (18-19) que inicialmente se deita nos moldes (22), por cima de uma placa ds poliestireno (3), previamente colocada no fundo destes e numa quantidade que permite colocar os varões (4) da armadura metálica para núcleo elástico do dito bloco de lousa (2), penetrando a massa semi-pastosa da mistura, nas cavidades multicelulares das placas isoladoras de poliestireno expandido (3), reivindicação interior. :a por uma dosagem "portIam d" (A), de 1. ie areia ds sílica de omposiçã· d de 1 mw de dicações anteriores, Processo de acordo com a por a mistura ser con pt ©poreiornai cie 200 kg ds cimento einze '' °e "ar li ta F-3" (gr ay ilha) (S) e 250 i d 1 10 (0), misturadas com água (D) para uma mas ial prensado. -clí Sc ter i zado por após a colocação dos varões (4), se encher o ~oe (22), com o volume total da massa (19), de mistura de lft,©nto (A), "arlita" (B) e areia (C) e se submeter a mesma a Vis.. &ção convenientemente durante um período de 15 segundos.
4 - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado massa (18, 19) depositada no molde (22) ser prensada ^ior mente (17) e ao mesmo tempo vibrada durante outro ío<3o de 15 segundos idêntico ao anterior. o — Processo de acordo as rei v 2, no i c acosí anteriores. terizado por as peças prensadas (17) serem retiradas do rncq e submetidas a um processo de endurecimento durante 15 dias * ©gas constantes (21) até ao total do endurecimento da mesma. -12- 70 646 12.078 SM/M8
6 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, earaeterizado por se obtido um bloco leve de estrutura celular porosa (4) reforçado ao centro com uma armadura de varões de aço ondulado (4) dispostos em reticulado quatírangular sobre o mesmo plano e na base (6) associada a um revestimento elástico (3) amortecedor, solidarlamente unido à dita base (6). sem intervenção de materiais aderentes auxiliares ou comp1ementares*
7 - Processo de acordo com a reivindicação 6, earaeterizado por uma placa de poliestireno expandido, de peso específico aproximado de 18/20 kg/mm , ser solidarlamente unida à massa compacta (2), por penetração celular da massa compacta (2) nos poros ou células da referida placa de poliestireno (3).
8 - Processo de acordo com a reivindicação 2, earaeterizado por a base ou pavimento (6), do dito bloco (2) poder apresentar, em oposição, uns rasgos ou canais (18) convenientemente repartidos s abertos nos seus extremos, para permitirem a saída das águas ou humidades filtradas pela estrutura multicelular do dito bloco compacto (2). Lisboa, 15. MAR. 1990 Por IMPAIS, S.A* - 0 AGENTE OFICIAL -
PT9344890A 1989-03-15 1990-03-15 Processo de fabrico de lousas isoladas para superficies impermeabilizadas PT93448A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES8900949A ES2016439A6 (es) 1989-03-15 1989-03-15 Loseta aislada para superficies impermeabilizadas y metodo de fabricacion.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT93448A true PT93448A (pt) 1990-11-07

Family

ID=8260981

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9344890A PT93448A (pt) 1989-03-15 1990-03-15 Processo de fabrico de lousas isoladas para superficies impermeabilizadas

Country Status (2)

Country Link
ES (1) ES2016439A6 (pt)
PT (1) PT93448A (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110208059A (zh) * 2019-06-12 2019-09-06 西南石油大学 一种模拟河流相沉积的物理模型及其制作方法

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110208059A (zh) * 2019-06-12 2019-09-06 西南石油大学 一种模拟河流相沉积的物理模型及其制作方法

Also Published As

Publication number Publication date
ES2016439A6 (es) 1990-11-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3943676A (en) Modular building wall unit and method for making such unit
EP0183652B1 (en) Brick panel
US3496694A (en) Artificial facing method
AU2008253759B2 (en) Composite cement panel
US4229497A (en) Composite module with reinforced shell
CN104358341B (zh) 一种建筑砌体及施工砌筑方法
US4835034A (en) Insulation board and composite sheet
US2825221A (en) Wall embodying masonry panels
US20020043045A1 (en) Modular panels for building construction
HU202613B (en) Building unit, method for producing same as well as apparatus for carrying out the method
US20100254795A1 (en) Modular cemented planar structure
US1657566A (en) Art of making concrete lumber and other cementitious articles
PT93448A (pt) Processo de fabrico de lousas isoladas para superficies impermeabilizadas
JPH08504487A (ja) 断熱建築パネルおよび/またはそのようなパネルを製造する方法および/またはそのようなパネルを使用する建築方法における/または関する改良
US2315732A (en) Porous concrete construction and method of making the same
DE2214383A1 (de) Verfahren zur herstellung von estrichen aus fertigteilen
US2040732A (en) Manufacture of cementitious panels
US20070051061A1 (en) Wall element
GB2049015A (en) Insulated building component
US20090008821A1 (en) Composition for Insulating Concrete, a Building Element for Producing a Lost Formwork Produced with a Said Concrete, a Lost Formwork Made from Said Elements and a Thus Produces Supporting Wall
CN221567562U (zh) 一种复合保温墙体
EP3900904A1 (en) Method for manufacturing a paving element
CA3163275A1 (en) Double encapsulated styro-aircrete building panels
Bedi et al. Slim precast stone blocks for masonry
JPH11117458A (ja) 厚型スレート

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19951212