PT92784A - Aparelho de ginastica recreativo - Google Patents

Aparelho de ginastica recreativo Download PDF

Info

Publication number
PT92784A
PT92784A PT92784A PT9278490A PT92784A PT 92784 A PT92784 A PT 92784A PT 92784 A PT92784 A PT 92784A PT 9278490 A PT9278490 A PT 9278490A PT 92784 A PT92784 A PT 92784A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
platform
user
elastic
ball
feet
Prior art date
Application number
PT92784A
Other languages
English (en)
Original Assignee
Perez Blanco Juan Manuel
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Perez Blanco Juan Manuel filed Critical Perez Blanco Juan Manuel
Publication of PT92784A publication Critical patent/PT92784A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63BAPPARATUS FOR PHYSICAL TRAINING, GYMNASTICS, SWIMMING, CLIMBING, OR FENCING; BALL GAMES; TRAINING EQUIPMENT
    • A63B25/00Stilts or the like
    • A63B25/08Hopping-sticks, e.g. pogo sticks ; Hopping apparatus with a single resilient support

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Physical Education & Sports Medicine (AREA)
  • Rehabilitation Tools (AREA)
  • Handcart (AREA)
  • Tires In General (AREA)
  • Vibration Dampers (AREA)
  • Invalid Beds And Related Equipment (AREA)

Description

JUAN MANUEL PEREZ BLANCO "APARELHO DE GINÁSTICA RECREATIVO"
OBJECTO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um aparelho de ginástica recreativo, especialmente concebido para fazer exercícios de saltos que devem ser gerados por impulsos do corpo do utilizador que se coloca apoiado com os pés numa plataforma prevista para esse fim na zona inferior do aparelho e de modo que as mãos se fixem num guiador situado na zona superior do mesmo.
Os saltos a realizar pelo utilizador montado no aparelho segundo a presente invenção, produzidos por impulsos do corpo, são favorecidos pela reposição, depois da sua deformação, de meios elásticos, que dão origem a um ressalto do aparelho de cada vez que se apoia no solo.
Uma componente lúdica deste aparelho, além da de avançar aos saltos, é a manutenção do equilíbrio, cuja obtenção é grati-ficante e vai aumentando à medida que se melhora a prática do exercício.
Um objecto da presente invenção consiste em conseguir que o aparelho tenha em repouso uma posição de equilíbrio e seja lan çado para a frente quando se verifica a reposição dos meios elãjs ticos depois do ressalto, permitindo avançar ajudado pelos movimentos mais ou menos hábeis do utilizador.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Existem actualmente aparelhos baseados no conceito exposto anteriormente, podendo citar-se entre eles os constituídos por uma ou duas barras telescópicas que têm numa extremidade um gui-dor e na outra um apoio elástico no solo, estando o conjunto associado a uma mola ou elemento análogo que colabora com os impul. sos que o utilizador deve dar para efectuar os saltos e, em defi nitivo, os exercícios que se pretende fazer. Estes aparelhos são normalmente elementos que se deslocam verticalmente em relação ao seu ponto de apoio no solo e, regra geral, o utilizador apoia os pés em estribos, de modo que para o seu manejo e para não per der a estabilidade ou verticalidade, é evidente que se exige uma grande força nas pernas do utilizador e, ao mesmo tempo, uma enorme perícia, pois que, devido a haver um ponto de apoio muito pequeno e pouco estável, é muito frustrante ter de dedicar o máximo de esforço para manter o equilíbrio, sem poder avançar, apenas pelas dificuldades e limitações de movimento a que este aparelho obriga.
Outros aparelhos actuais deste tipo são formados por duas armações ligadas segundo um certo ângulo, uma das quais se esten de praticamente na posição vertical e termina superiormente num guiador, enquanto a outra, que forma um certo ângulo com a ante rior, inclui os estribos correspondentes. Este aparelho apresen ta inferiormente e solidários com as armações, tacos de apoio, além de molas de reposição, para aumentar a potência do salto.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO 0 aparelho segundo a presente invenção é constituído basi camente por um corpo único com funções de suporte geral e no qual se distinguem dois ramos perfeitamente diferenciados que formam entre si um ângulo agudo. No ramo considerado como inferior, que pode dizer-se que fica posicionado praticamente horizontal na utilização do aparelho, está fixada uma plataforma de apoio para o utilizador, com a qual estão relacionados os meios elásticos. 0 ramo considerado como superior compreende, na sua extremidade livre, o guiador de pega. 0 ângulo formado pelos dois ramos do corpo de suporte pode ser fixo pelo facto de se adaptar por meio de uma peça dobrada em cotovelo, ou ter uma amplitude regulável à vontade, devido ao facto de os dois ramos serem articulados e haver meios de imobilização da posição angular escolhida. Se se desejar, um ou os dois ramos podem, por sua vez, ser extensíveis, para permitir a perfeita adaptação do aparelho às características do utilizador e, sobretudo, para conseguir uma característica de aparelho arti culado para ocupar o espaço mínimo durante o seu transporte e o seu armazenamento. Todavia, os ramos tem de ficar o mais rígidos possível para a facilidade de manejo, visto que qualquer grau de -4- flexibilidade absorveria parte do ressalto. A plataforma de apoio dos pés do utilizador apresenta uma cavidade que permite a entrada e a fixação de uma bola de borra cha que define os meios elásticos e que pode entrar pela face inferior daquela.
Próximo da zona de união dos dois ramos do corpo, o ramo inferior que leva a plataforma tem dois braços pequenos que pos^ síbilitam que o aparelho fique apoiado de maneira estável em tris pontos: a bola e estes braços dianteiros. A bola fica embe bida na plataforma para impedir a sua salda acidental, visto que o diâmetro do orifício de entrada é ligeiramente menor do que o da bola. Como se sabe, quando se exerce pressão num ponto de uma bola, este ponto sofre uma deformação para dentro e a parte restante da bola deforma-se para fora, com os vectores da força dirigidos para o ponto que sofreu a pressão e, quando cessar esta pressão, todas as formas tendem para a recuperação do estado nor mal, impelindo o ponto pressionado para a sua forma primitiva. A cavidade existente na plataforma para receber a bola tem uma forma himisférica, faltando-lhe a metade superior, suportando por isso o peso do utilizador apenas a parte superior dianteira da bola, a fim de que, ao repor-se a esfera, depois do ressalto, impulsione automaticamente o aparelho para a frente. A bola está portanto privada de deslocamento para cima por uma fita em forma de fuso esférico, embora também pudesse ser retida por uma fita formando uma espécie de asa mas orientada para a parte superior -5- dianteira da bola, e suportará o peso do utilizador. Em ambos os casos a parte superior traseira da bola ficaria livre para poder introduzir a mão quando se desejar desmontar a bola do aparelho, visto que com esta disposição também se torna possível separar a bola do aparelho para duplicar a utilidade do mesmo. A plataforma inclui superiormente meios de fixação para os pés do utilizador, dos quais pode facilmente libertar-se, se o desej ar.
Os braços laterais do aparelho, com funções de patas, como atrás se indicou, formam, em conjunto com o elemento alástico de finido pela bola, uma base estável em repouso, como um tripé. Es^ tas patas laterais poderão, por sua vez, ter um elemento elástico de apoio e, inclusivamente, umas pequenas rodas para facilitar o transporte e/ou o deslocamento durante a utilização do aparelho. A plataforma apresenta uma ligeira inclinação em rampa ascendente para a parte posterior do aparelho para que, quando o utilizador se coloca na mesma, tome uma posição horizontal e levante do solo as pequenas patas dianteiras para poder saltar.
Para facilitar a compreensão das caracterlsticas da presente invenção e fazendo parte integrante da memória descritiva, apre-sentam-se em anexo figuras, · com carácter ilustrativo e não limitativo, que representam: A fig. 1, uma vista em alçado lateral do aparelho de ginᣠ-6- tica recreativo segundo a presente invenção; e A fig. 2, uma vista em planta correspondente à fig. 1.
DESCRIÇÃO DA FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA
Com referência aos desenhos, pode ver-se que o aparelho de ginástica recreativo que constitui o objecto da presente invenção é formado por um corpo de suporte formado por dois braços ou ramos que formam entre si um ângulo agudo, com as referências (2) e (3), os quais podem ser articulados para facilitar o seu fecho e ocupar assim um espaço mínimo quando não se utiliza o aparelho. 0 ramo inferior (2), que ocupa uma posição praticamente horizontal, tem uma plataforma de apoio (1) para os pés do utili zador a ela fixada solidamente, fixando o utilizador as mãos nos punhos de um guiador (4) solidário com a extremidade livre do outro ramo (3). A plataforma (1) incorpora uma cavidade para fixação do ele mento elástico constituído por uma bola (8), nesta forma de reali zação preferida. A bola (8) fica devidamente segura na cavidade da plataforma (1), devido a entrar por um orifício (6) de diâmetro ligeiramente menor do que o da bola e apoiar a sua parte superior na concavidade definida por uma forma geral hemisférica, materializada por uma fita (5), independente, ou que faz parte do próprio material que constitui a plataforma, ocupando uma superfí cie em forma de fuso esférico que cobre a metade dianteira e supe
« rior da bola (8), como se vi claramente nas figuras.
Os pés do utilizador ligam-se â plataforma (1) por meios de fixação (9) muito simples, em forma de ganchos, que fixam o pé na parte dianteira interior e de modo que o tacão fica situado numa pequena depressão prevista na zona posterior da plataforma e de preferência limitada posteriormente por um pequeno tabique arqueado de retenção. Conforme o utilizador faça girar o pé para fora ou para dentro, rodando em torno do próprio calcanhar, fixa-se ou solta-se a retenção. A zona traseira superior da bola (8) é visível através de uma janela (7), graças à qual se consegue facilmente a libertação da bola quando se exercer uma pressão manual na mesma. Quando a bola (8) ficar desligada do aparelho, duplica-se a utilidade deste último visto poder utilizar-se a bola apenas para jogar. 0 ramo horizontal (2) da armação geral ou corpo de suporte inclui duas patas (10) dianteiras e laterais, de pequeno comprimento, para definir juntamente com o elemento elástico, neste caso a esfera (8), tris pontos de apoio estável no solo, na condição de repouso do aparelho, tanto com o utilizador apoiado na plataforma (1) como quando ainda não atingiu esta posição.
Devido precisamente ao facto de a plataforma (1) adoptar uma posição inclinada relativamente ao solo, ficando levantada na sua zona posterior, quando o utilizador estiver montado, a mesma coloca-se na horizontal e, ao mesmo tempo, levantam-se as patas dianteiras (10), devido ao próprio peso do utilizador, que faz com que a plataforma rode sobre o elemento elástico (8), para poder executar posteriormente a serie de saltos.
Como se indicou inicialmente, devido ao facto de a parte superior da bola (8) estar embebida numa forma geral himisférica a que falta a porção posterior definida pela janela (7), sendo portanto o peso do utilizador suportado unicamente na parte dian teira constituída pela fita de fixação (5), em forma de fuso esférico, quando a bola se repõe depois do salto, o aparelho de ginástica é lançado para diante, permitindo o avanço ajudado pelos movimentos hábeis do utilizador.
Com esta disposição, o utilizador pode avançar saltando, ou ficar a descansar, pois para isso basta segurar-se ao guiador e deslocar o corpo ligeiramente para a frente para que o aparelho se apoie nos paquenos braços (10). Fazendo isso mesmo, também se pode saltar sem problemas de equilíbrio e sem avançar, o que per mite uma aprendizagem mais rápida.
As patas laterais (10) poderão, se se desejar, ter um elemento elástico de apoio e, inclusivamente, rodas para facilitar o deslocamento, não tendo sido representados nos desenhos estes elementos para não os complicar desnecessariamente.
Os braços (2) e (3) do bastidor do aparelho de ginástica podem fazer parte de uma mesma peça, tendo portanto um ângulo invariável, ou então ser constituídos como dois elementos inde- pendentes e articulados entre si em (11) para facilitar principalmente a sua dobragem, já que, como atrás se mencionou, têm de estar imobilizados na posição de utilização. Os braços (2) e (3), ou pelo menos um deles, de preferência o braço (3) com o guiador, como se mostra nas figuras, são extensíveis para regular e fixar à vontade o comprimento efectivo. No caso particular representado nos desenhos, a capacidade de extensão e retracção do braço (3) consegue-se formando o elemento (3) com um troço tubular em cujo interior desliza telescopicamente o tubo (12) que leva o guiador (4). A imobilização consegue-se por aperto da porca (13).
No exemplo representado nas figuras, a previsão da bola (8) conduz a um melhor funcionamento do que o que se conseguiria com outro elemento elástico plano e portanto com maior base de apoio no solo, podendo inclusivamente ocupar toda a plataforma. Neste caso, dado que se conseguiria automaticamente a posição estável, não seriam necessárias as patas de apoio (10). As cara-cterísticas derivadas da utilização da bola (8) como meio elásti^ co superam também as conseguidas com uma mola situada no eixo vertical da bola que substituiria, embora pudessem também acoplar-se um ou vários elementos elásticos deste tipo sem que por isso se saia do espírito da presente invenção.

Claims (7)

  1. -10- REIVINDICAÇÕES 1, - Aparelho de ginástica recreativo especialmente concebido para a execução de saltos sucessivos gerados por impulsos do corpo do próprio utilizador e contra a deformação de meios elásticos que na sua recuperação posterior provocam o efeito combinado de salto e avanço do aparelho, caracterizado essencialmente por ser constituído por um corpo de suporte no qual se definem dois braços ou ramos (2,3) que formam entre si um ângulo agudo, estando o ramo inferior (2) provido de uma plataforma (1) de apoio para o utilizador, enquanto o segundo ramo (3), que forma com o anterior um ângulo fixo ou variável e regulável à vontade, inclui na sua extremidade livre e superior uma pega, de preferência do tipo de guiador de bicicleta (4), tendo alêm disso sido previsto um ou vários elementos elásticos (8) de natureza apropriada que definem um apoio elástico do aparelho.
  2. 2. - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a plataforma (1) incluir na sua face superior meios
    de fixação simples (9) para os pés, enquanto os meios elásticos previstos por baixo da referida plataforma (1) são constituídos por um ou vários elementos elásticos que definem uma base estável de sustentação do conjunto.
  3. 3. - Aparelho de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a plataforma (1) incluir uma cavidade ou alojamento com a forma geral semiesférica, com a boca (6) voltada para baixo, na qual é recebido o elemento elástico constituído de preferência por uma bola (8) de borracha ou similar, que se acopla de maneira ajustada na referida cavidade, tendo-se previsto uma janela (7) aberta na referida cavidade, ocupando a metade traseira, de modo que a bola (8) se apoia apenas na metade dianteira da forma semiesférica, sendo os meios de fixação simples para os pês do utilizador definidos por ganchos (9) abertos de um dos lados e de modo que o tacão se situe numa depressão da plataforma (1).
  4. 4, - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o ramo horizontal (2) da armação geral incluir na sua parte dianteira e inferiormente um par de pés curtos laterais (10) que, juntamente com o elemento elástico (8), definem um tripé de apoio no solo.
  5. 5.- Aparelho de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por os pês laterais (10) incluírem, por sua vez, um elemento elãs- 12- tico de apoio e inclusivamente umas pequenas rodas.
  6. 6. - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracteriza-do por, na posição de repouso do aparelho, a plataforma (1) ser ligeiramente inclinada em relação â horizontal, elevando-se da frente para trás, para que, quando o utilizador montar o aparelho, rode sobre o elemento ou os elementos elásticos e por sua vez se elevem do solo os pés dianteiros (10).
  7. 7. - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado por um ou os dois ramos (2,3) que formam o corpo angular serem extensíveis para permitir regular e fixar à vontade o seu comprimento efectivo,
PT92784A 1989-01-05 1990-01-04 Aparelho de ginastica recreativo PT92784A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES19898900023U ES1009123Y (es) 1989-01-05 1989-01-05 Aparato gimnastico-recreativo.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT92784A true PT92784A (pt) 1990-07-31

Family

ID=8259723

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92784A PT92784A (pt) 1989-01-05 1990-01-04 Aparelho de ginastica recreativo

Country Status (10)

Country Link
JP (1) JPH02237591A (pt)
AU (1) AU4766890A (pt)
BE (1) BE1003260A6 (pt)
CA (1) CA2007122A1 (pt)
DE (1) DE4000160A1 (pt)
ES (1) ES1009123Y (pt)
FR (1) FR2641469A1 (pt)
GB (1) GB2226769A (pt)
IT (1) IT1240222B (pt)
PT (1) PT92784A (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GR900100886A (el) * 1990-12-28 1992-11-23 Internacion De Tecnicas Y Dise Γυμναστικη συσκευη προς αναψυχην.
DE4401840C2 (de) * 1994-01-22 1995-04-20 Voith Gmbh J M Förderschnecke, insbesondere für Sedimentations- oder Kläreinrichtungen
AU5687299A (en) * 1998-08-21 2000-03-14 James C. Hunter Abdominal/lowback isolation apparatus
US6554753B1 (en) 1999-10-04 2003-04-29 D.W. Fitness, Llc Balancing device
US6461284B1 (en) * 2001-08-30 2002-10-08 John Joseph Francavilla Spherical back exerciser apparatus
US7011608B2 (en) 2001-10-19 2006-03-14 Spencer Bruce L Pneumatic pogo stick
WO2007027647A1 (en) 2005-08-30 2007-03-08 Publicover Mark W Hopping ball
ES2323254B1 (es) * 2006-11-06 2010-04-20 Universidad Pablo De Olavide Dispositivo didactico para el desarrollo de la creatividad motriz.
WO2010134944A1 (en) 2009-05-18 2010-11-25 Cordio, LLC Exercise machine with stationary bicycle and inflatable seat
US10245467B2 (en) 2014-07-01 2019-04-02 Vurtego, LLC Piston configurations for pneumatic pogo stick

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE7328289U (de) * 1973-11-08 Pohl M Ball-Springgerät
CH273105A (de) * 1949-03-29 1951-01-31 Spirig Joseph Gymnastik- und Spielgerät.
AT169297B (de) * 1949-07-23 1951-10-25 Joseph Spirig Hüpfgerät
US3179409A (en) * 1962-10-30 1965-04-20 Marino Angelo Elastic amusement toy
GB1048154A (en) * 1964-08-01 1966-11-09 Ti Group Services Ltd Mobile exercising apparatus
US3371927A (en) * 1965-08-25 1968-03-05 Mattel Inc Jumping device toy
US3328028A (en) * 1966-03-11 1967-06-27 Williams Ind Inc Rider-operated spring-mounted jumping toy
DE2339693A1 (de) * 1973-08-06 1975-02-20 Erika Studenski Huepfstab
US4076270A (en) * 1976-01-19 1978-02-28 General Motors Corporation Foldable cambering vehicle
US4243218A (en) * 1979-02-21 1981-01-06 Desousa Egas J Hopping vehicle
DE8633846U1 (de) * 1986-12-18 1987-02-26 Gebr. Obermaier oHG, 8210 Prien Sprunggerät mit Haltegriff

Also Published As

Publication number Publication date
GB9000167D0 (en) 1990-03-07
IT9067006A1 (it) 1990-07-06
GB2226769A (en) 1990-07-11
JPH02237591A (ja) 1990-09-20
DE4000160A1 (de) 1991-05-23
IT1240222B (it) 1993-11-27
ES1009123Y (es) 1990-02-16
ES1009123U (es) 1989-07-16
FR2641469A1 (fr) 1990-07-13
AU4766890A (en) 1990-07-12
IT9067006A0 (it) 1990-01-04
CA2007122A1 (en) 1990-07-05
BE1003260A6 (fr) 1992-02-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5634870A (en) Resilient platform exercise device
US5221111A (en) Skateboard accessory to assist in airborne maneuvers
US4593909A (en) Golf club swing training device
US3999565A (en) Walking stick device for orthopedic use
US3716229A (en) Recreational apparatus
PT92784A (pt) Aparelho de ginastica recreativo
EP0716865B1 (en) Resilient platform exercise device
USRE32346E (en) Trainer/learner skate
US4717148A (en) Therapeutic exercise apparatus
JPS58218960A (ja) 重力利用けん引装置
US3430956A (en) Foot and leg exerciser
US20140342887A1 (en) Exercise apparatus
US7993208B2 (en) Rotatable teeter totter
US3432162A (en) Movable seat type exerciser
US4449256A (en) Leg extension jumpers
US3365196A (en) Tiltable basketball rim and support therefor
CA1215539A (en) Animated doll
US4580988A (en) Floatation device adapted for physical therapy and recreation
US5009415A (en) Recreational gymnastic apparatus
ES2928360T3 (es) Dispositivo retenedor de anillo de anclaje de muelle espiral
JP6404006B2 (ja) 鍛錬具
US20100041497A1 (en) Training device and method for guiding a ball throwing movement
CN212730922U (zh) 一种学前教育用幼儿平衡能力练习装置
CN110711066A (zh) 一种下颌支撑器
US3078092A (en) Jouncing foot toy

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19951018