PT90955A - Sistema para a interligacao electrica e comutacao de multiplas instalacoes de iluminacao - Google Patents

Sistema para a interligacao electrica e comutacao de multiplas instalacoes de iluminacao Download PDF

Info

Publication number
PT90955A
PT90955A PT9095589A PT9095589A PT90955A PT 90955 A PT90955 A PT 90955A PT 9095589 A PT9095589 A PT 9095589A PT 9095589 A PT9095589 A PT 9095589A PT 90955 A PT90955 A PT 90955A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
devices
quot
circuit wires
circuit
portions
Prior art date
Application number
PT9095589A
Other languages
English (en)
Original Assignee
Luiz Manuel Soares Machado
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Luiz Manuel Soares Machado filed Critical Luiz Manuel Soares Machado
Priority to PT9095589A priority Critical patent/PT90955A/pt
Publication of PT90955A publication Critical patent/PT90955A/pt

Links

Landscapes

  • Details Of Connecting Devices For Male And Female Coupling (AREA)

Description

qo<=iSS
PATENTE DE INVENÇÃO d e "SISTEMA PARA A INTERLIGAÇÃO ELÉCTRICA E COMU TAÇÃO DE MÚLTIPLAS INSTALAÇÕES DE ILUMINAÇÃO"
Requerente LUIZ MANUEL SOARES MACHADO, português, industrial e comerciante, residente em Lisboa, Rua de S. Sebastião da Pedreira, 55. • “♦“•"‘t"***"·*"·***"#"" 9 * 9 # " ♦ · · · · · · · · · · * · · · · 0 presente invento refere-se a sistemas para a interligação eléctrica e comutação de múltiplas instalações de iluminação e particularmente a um sistema que proporciona li gaçao e comutação eléctrica intercambiável conveniente e de baixo custo para instalações de iluminação.
No presente, a iluminação de espaços em edifícios de escritórios e semelhantes toma frequenteraente a forma de tectos suspensos que compreendem um mosaico de painéis iluminados ou módulos, cada um deles incluindo uma instalação de iluminação com uma ou mais lâmpadas. É importante verificar que a montagem dos fios na área, quando esta seja grande e envolva o grande número de instalações (aparelhos) de iluminação incluídos era tais arranjos, por meio dos meios convencionais prescritos e métodos para a ligação eléctrica das ins_ talações e para proporcionar a desejada comutação, é um processo muito oneroso em termos de tempo e de elevado custo quanto a mio-de-obra do processo.
Além disso, alterações posteriores das ligações de instalações e arranjos de comutação, são frequentemente necessárias em resultado de. alterações de "lay-out" subsequentes na repartição do espaço iluminado para proporcionar escritórios ou apartamentos conforme desejado por inquilinos ou serviços que se mudam. Isto envolve igualmente um ele vado custo de mão-de-obra quando executado por meio dos meto dos usuais de ligações de campo.
Existem alguns sistemas que apresentam arranjos pa ra a ligação intercambiável por meio de tomada e comutação selectiva de instalações de iluminação. Não obstante, a liga ção e-desligação dos condutores do circuito dentro da instalação (aparelho) de iluminação, é necessária para se efectuar uma modificação de comutação e noutros casos a acumulação de múltiplas tomadas de ligação necessárias para a ligação das instalações e particularmente para efectuar uma modificação de comutação, resulta numa queda de tensão substancialmente elevada.
Constitui portanto um objecto do presente invento proporcionar um sistema geralmente novo e melhorado e os com ponentes necessários para a interligação eléctrica e comutação segura, económica e convenientemente intercambiável de múltiplas instalações de iluminação.
Um outro objecto é proporcionar um sistema convenien temente intercambiável para ligação e comutação de múltiplas instalações de iluminação, em que instalações de iluminação previamente armadas e caixas de derivação previamente armadas para ramos e comutadores, tendo cada uma delas receptáculos de entrada e de saída, se encontram interligadas por extensões de cabo flexível, de secção adequada, com ligações por ficha, em cada uma das extremidades.
Um outro objecto do presente invento, é proporcionar um sistema de interligação eléctrica e de comutação para insta lações múltiplas de iluminação, como no parágrafo anterior, no qual três circuitos de condutores, um dos quais é comum aos ou tros dois, se estendem ao longo do sistema e proporcionam circuitos de fio duplo alternados para facilitar a comutação se- - 3 - lectiva e reduzir as quedas de tensão.
Um outro objecto é porporcionar um sistema de interligação eléctrica e comutação para instalações múltiplas de iluminação, de acordo com o parágrafo anterior, o qual promoverá a conservação de energia ao proporcionarem meios económicos e convenientes para a recolocação e comutação de instalações de iluminação quando se alteram as exigências de iluminação em escritórios ou áreas de edifícios.
Outros objectos e vantagens tornar-se-ão aparentes a partir da seguinte descrição, quando lida em ligação com os desenhos juntos que apenas apresentam exemplos de realização, não podendo portanto constituírem um elemento de restrição ao âmbito do presente invento.
Nos desenhos:
Fig. 1 - é uma vista em alçado lateral de um cabo de ligação flexível construído de acordo com o presente invento;
Fig. 2 - ê uma vista em alçado lateral de um cabo de derivação ou baixada construído de acor do com o invento;
Fig. 3 - é uma vista em alçado ampliado, com partes explodidas, que apresenta um pormenor da ligação de uma ficha numa extremidade do cabo de ligação apresentado na Fig. 1;
Fig. 4 - é uma vista em alçado frontal de um receptá culo que é mostrado montado numa porção fragmentária da parede de um aparelho de iluminação, uma caixa de derivação de ramo, uma caixa de comutação ou uma caixa de distribuição de energia; - 4 -
Fig. 5 - é uma vista em corte do receptáculo apresentado na Fig. 4, tomada ao longo da linha 5-5 da Fig. 4;
Figs. 6 e 7 - são vistas em alçado lateral e frontal, respectivamente, de um bloco terminal de saída;
Figs. 8 e 9 - são vistas em alçado lateral e frontal, respectivamente, de um bloco terminal de entrada;
Fig. 10 -é uma vista em alçado frontal da ficha representada na Fig. 3 e é a vista ao longo da linha 10-10 da Fig. 3;
Fig. 11 -é uma vista esquemática de uma caixa de co mutação pré-montada de um Tipo-A;
Fig. 12 -é uma vista esquemática de uma caixa de co mutação pré-montada de um Tipo-B;
Fig. 13 -é uma vista esquemática de uma caixa de co mutação pré-montada de um Tipo-C;
Fig. 14 -é uma vista esquemática de uma caixa de co mutação pré-montada de um Tipo-D;
Fig. 15 -é uma vista esquemática de uma caixa de d_e rivação de circuito pré-montada;
Fig. 16 -é uma vista esquemática de uma instalação de iluminação pré-montada;
Fig. 17 -é uma vista esquemática de uma caixa de dis tribuição de corrente pré-montada; - 5 -
Fig. 18 - é uma vista em alçado lateral de um tipo alternativo de cabo de ligação flexível equipado com fichas com blocos terminais reversíveis;
Figs. 19 e 20 - são vistas em alçado lateral e fron tal respectivamente, de um bloco terminal de entrada reversível;
Figs. 21 e 22 - são vistas em alçado lateral e fron tal respectivamente, de um bloco terminal de saída reversível;
Fig. 23 - ilustra esquematicamente um arranjo de acordo com o presente invento, em que três condutores se estendem através dele para proporcionarem dois circuitos e no qual parte de uma fila de instalações (aparelhos) de iluminação interligadas por meio de cabos de ligação flexíveis com fichas de encaixe se encontra ligada a uma fonte de alimentação através de um circuito e outra parte da fila através de outro circuito de cabos de ligação do tipo directo e inverso;
Fig. 24 - ilustra esquematicamente um segundo arranjo em que caixas de derivação de ramo pré-mon-tadas, ligadas entre si por meio de cabos com fichas de encaixe, ligam uma carreira de instalações de iluminação a uma fonte de energia, através de um ou de outro dos dois circuitos formados pelos três condutores que se estendem através dos cabos de ligação e caixas de derivação dos ramos;
Fig. 25 - ilustra esquematicamente uma composição de quatro arranjos de comutação, em que quatro diferentes caixas de comutação pré-montadas - 5
são empregues para se conseguir uma instalação de comutação para uma área única, área dupla, tripla ou outras alternativas.
Referindo-nos mais pormenorizadamente aos desenhos, cabos de ligação flexíveis, dos directo ou inverso sao apresentados respectivamente com os números "10" e "12" na Fig. 1. Estes cabos de ligação (10 e 12) são semelhantes com excepção de uma diferença no arranjo das ligações dos condutores a ser descrita. Ambos os cabos de ligação (10 e 12) compreendem uma porção de conduta metálica flexível (13), (para reforço), com uma ficha de saída (14) na terminação de uma das extremidades e uma terminação, com ficha de entrada (16) na outra extremida de. Ambas as terminações de encaixe (fichas)(14 e 16) sao formadas por duas meias partes (15) juntas por meio de parafusos (18), de acordo com a Fig. 3. Uma das extremidades da conduta flexível (13) entram nas partes posteriores das fichas (14 e 16) e são rigidamente apertados entre as duas meias partes (15)· 0 terminal de ligação por encaixe, ficha (14), apresentada na Fig. 3, está munido de um bloco terminal de saída (20), mostrado nas Figs. 6 e 7, enquanto que o terminal de ligação de encai xe, ficha (16) está munido com um bloco terminal de entrada (22), mostrado nas Figs. 8 e 9· Nos outros aspectos, os terminais de ligação de encaixe (fichas)(14 e 16) nas extremidades de cabos de ligação (10 e 12) são idênticos.
Os blocos terminais (20 e 22) tanto de saída como de entrada sao geralmente de forma rectangular e são construídos com um material dieléctrico adequado pois contêm no seu interior os respectivos terminais de contacto eléctrico. Os blocos terminais (20 e 22) são geralmente fixados por aperto, entre as duas partes (15) da ficha terminal de ligaçao de encaixe e ambos têm porções de flange rectangulares (25) que se estendem para fora através de fendas (26) nas paredes opostas das partes (15), dos terminais de ligação de encaixe (fichas) para dessa forma os manter seguramente no seu lugar. 0 bloco terminal de saída (20), representado nas Figs. 6 e 7, está munido de uma série de quatro saliências (24) com uma secção de corte rectangular e uma saliência chave de secção em "T" (27) que polariza a respectiva ficha. Uma pa£ sagem (28) prolonga-se através de cada uma das saliências (24) e contínua através do blobo terminal e um terminal de contacto com mola de pressão (30) está posicionado em cada passagem (28), ver Fig. 3* Estes quatro terminais de conta£ to eléctrico são designados por 1, 2, N e T.
Um bloco terminal de entrada (22), representado nas Figs. 8 e 9> está munido com quatro passagens rectangula res (32) que se prolongam através do bloco terminal para receberem as saliências (24) de um bloco terminal de saída (20) e uma fenda em forma de "T" (31) para receber a saliência em forma de "T", de um bloco terminal de saída (20). Cada uma das quatro passagens (32) que se prolongara através do bloco terminal de entrada (22) tem um terminal de contacto eléctrico com mola de pressão (34), para encaixe com um terminal de contacto (30) num bloco terminal de saída (20), vêr Figs. 3 e 5· Os terminais de contacto dos blocos terminais de entrada, (34) são também designados 1-2-N e T em blocos terminais (22). Há também dois tipos de receptáculos (tomadas) arranjados para receberem terminais de ligação por encaixe, fichas (14 e 16). Um tipo de receptáculo (tomada)(36), daqui em diante referido como receptáculo (tomada) de entrada e representado nas Figs. 4 e 5, está munido de um bloco terminal de entrada, (22) e está arranjado para receber um terminal de li gação por encaixe de saída, ficha (14) aplicado numa extremidade de um cabo de ligação. 0 outro tipo de receptáculo tomada (38), daqui em diante referido como receptáculo (tomada) de saída (não mostrado) e nos outros aspectos semelhante ao receptáculo de entrada (36), está munido de um bloco terminal de saída (20) e está preparado para receber um terminal de ligação por encaixe de entrada, ficha (16) numa das extremidades do cabo de ligação.
Com referência às Figs. 4 e 5> ambos os tipos de receptáculos (tomadas)(36) e (38) compreendem uma gola metálica rectangular em forma de flange (40) montada na superfície inte rior de uma parede ou painel (41) de um aparelho de iluminação, uma caixa de ligação de um ramo ou uma caixa de derivação comu-
tadora ou ainda de uma caixa de distribuição de energia e fi xada por meio de rebites (42). A gola (40) tem uma abertura rectangular (44) no fundo, a qual recebe a porção posterior rectangular reduzida (46) de um bloco terminal (20 ou 22) que se prolonga para lá das porções de flange (25) ja referidas. Um bloco terminal está rigidamente fixado na gola (40) por meio de porçoes de fixaçao ou protuberâncias da parede da gola que se sobrepõem as porções em forma de flange (25) conforme indicado em (48) na Fig. 4. Ha uma abertura rectangu lar (50) na parede ou painel (41) um pouco maior do que um bloco terminal e um pouco menor do que o lado aberto da gola (40).
Quando um terminal de ligação por encaixe, ficha, é introduzido num receptáculo, tomada, as saliências (24) de um bloco terminal de saída (20) penetram nas passagens (32) de um bloco terminal de entrada (22) e os terminais de contacto (30 e 34), que são forçados por molas em direcções opostas, encaixam-se para proporcionarem uma ligação eléctrica perfeita. Os terminais de ligação fichas, (14 e 16) estão munidos de elementos elásticos de trinco (52) que tem formadas em si superfícies de encosto e travamento (54). Quando os elementos elásticos (52) são pressionados para dentro ao introduzir-se um terminal de ligação de encaixe (ficha) num receptáculo (tomada), as respectivas superfícies de encosto (54) encostam-se à superfície interior da parede ou panei (41) adjacente à abertura (50) para trancar, o terminal de ligação por encaixe, ficha, no receptáculo, tomada. Os elementos de trinco flexíveis (52) são de comprimento suficiente para se estenderem para fora da parede ou painel (41) quando o terminal de ligação por encaixe, ficha, está introduzido e trancado de modo que a superfície de encosto (54) pode ser convenientemente liberta, destrancada, por meio de uma flexão maior dos elementos (52).
Notar-se-á que as passagens (28) através das saliências (24) dos blocos terminais de entrada (20) são consideravelmente menores do que as passagens (32) do bloco terminal de saída (22) e que os terminais de contacto (30) são mais recolhi dos nos blocos terminais (20) do que os terminais de contacto - 9 - (34) dos blocos terminais (22), ver Figs. 3 e 5 em que o material dieléctrico protege os terminais de contacto, de con-tactos fortuitos com partes exteriores. Consegue-se uma maior segurança neste arranjo, relativamente a um arranjo em que as fichas de ligação de encaixe em cada uma das extremidades dos cabos de ligação se encontram munidas de blocos terminais de saída (20) e todos os receptáculos, tomadas, com blocos terminais de entrada (22).
Cada um dos cabos de ligação (10 e 12) transportam quatro condutores, três de circuito e um fio de terra. Num cabo directo de ligação (10), os quatro condutores ligam-se com terminais semelhantes de fichas de ligação de encaixe, em ambas as extremidades do cabo de ligação. Os condutores de corrente são aqui referidos como fios de circuito. No cabo de ligação do tipo inverso (12), dois dos tres fios de circui to ligam terminais ”1" e "2” de uma ficha de encaixe numa das extremidades do cabo de ligação a terminais "2" e "1", respe£ tivamente, da ficha de ligação de encaixe na outra extremidade do cabo. Por outras palavras, os fios de circuito que ligam os terminais "1” e "2” são cruzados.
Cabos de derivação flexíveis (56 e 57) são mostrados na Fig. 2. Estes cabos compreendem, cada um deles, uma extensão de condutor flexível de secção adequada (58) com uma ficha de encaixe de entrada (16) em apenas uma das extremidades. Os cabos de derivação com os números "56” e "57" são semelhantes, com excepção do facto de o cabo "56" ser portador de dois fios de circuito e um fio de terra e o cabo "57" ser constituído por três fios de circuito e um fio de terra. Os cabos de derivação (56 e 57) estão adaptados para utilização com caixas de comutação especificamente montadas, conforme será descrito mais abaixo.
As Figs. 11 a 17 ilustram esquematicamente os arranjos de pré-montagem de quatro caixas de derivação com comutações diferentes (60), (62), (64) e (66), uma caixa de derivação de ramo (68), um dispositivo de iluminação (70) e uma caixa de distribuição de energia (72).
Uma caixa de derivação cora comutação (60), Fig. 11, é empregue para interligar e comutar separadamente duas séries de
aparelho de iluminação, que se podem prolongar para salas ou áreas separadas. A caixa de derivação comutadora (60) está munida de um receptáculo (tomada), de entrada (36) numa extre midade e um receptáculo (tomada) de saída, (38) na outra extremidade. Três fios de circuito e um fio de terra estendem--se através da caixa e ligam terminais semelhantes 1,2,N e T dos receptáculos (tomada)(36 e 38). A caixa (60) encontra-se ainda munida de dois receptáculos (tomadas) laterais inferiores de saída (38a), para ligaçao com duas séries de aparelhos de iluminação e dois receptáculos (tomadas) laterais superiores (38b) para a ligação de dois comutadores de efeito simples e po lo único (82) através de dois cabos de derivação (56), ver arranjo "A" na Fig. 25.
Uma caixa de derivação comutadora pré-montada (62), representada na Fig. 12, é empregue para ligar entre si e comu tar juntamente uma ou duas séries de aparelhos de iluminação. A caixa de derivação comutadora (62) está munida com um receptáculo (tomada) de entrada (36) numa extremidade e um receptáculo (tomada) de saída (38) na extremidade oposta. Três fios de circuito e um fio de terra prolongam-se através da caixa e ligam terminais semelhantes 1, 2, N e T dos receptáculos (36 e 38). A caixa (62) inclui ainda dois receptáculos (tomadas) laterais de saída (38a) para a ligação de duas séries de aparelhos de iluminação e um receptáculo (tomada) lateral de saída (38b) para a ligação de um comutador de efeito simples e polo único (82), através de um cabo de derivação (56), ver arranjo "B" na Fig. 25.
Uma caixa de derivação comutadora pré-montada (64), representada na Fig. 13 é empregue para interligar uma ou duas séries de aparelhos de iluminação e para os desligar a partir de pontos remotos. A caixa de derivação comutadora (64) está mu nida de um receptáculo (tomadas) de entrada (36) numa extremidade e de um receptáculo (tomada) de saída (38) na outra extremidade. Três fios de circuito e um fio de terra estendem-se através da caixa e ligam terminais semelhantes 1, 2, N e T dos receptáculos (tomadas)(36 e 38). A caixa (64) inclui ainda dois receptáculos (tomadas) laterais de saída (38a) para a ligação de duas séries de aparelhos de iluminação e dois receptáculos - 11 - - 11 -
(/&ΑΜΙλ. (tomadas) de saída laterais (38c) para a ligação de dois comutadores de efeito duplo e polo único (84) através dos cabos de derivação (57), ver arranjo "C" na Fig. 25.
Uma caixa de derivação comutadora pré-montada (66), representada na Fig. 14 é empregue em ligação com cabos de ligação inversores (12) para interligar uma ou duas séries de aparelhos de iluminação com uma fonte de energia e para comutar selectivamente dispositivos (aparelhos) ou grupos de dispositivos (aparelhos) alternados de cada uma das séries. A caixa de derivação comutadora (66) está munida de um receptácu lo (tomada) de entrada (36) numa extremidade e de um receptácu lo (tomada) de saída (38) na outra extremidade. Três fios de circuito e um fio de terra estendem-se através da caixa e ligam terminais semelhantes 1, 2, N e T dos receptáculos (36 e 38). A caixa de derivação (66) está ainda munida de dois receptáculos (tomadas) laterais de saída (38a) para a ligação a séries de aparelhos de iluminação, através de cabos de ligação (10 e 12) e de um receptáculo (tomada) lateral de saída (38d) para a ligação de dois comutadores de efeito simples e polo único através do cabo de derivação (57), ver arranjo "D" na
Fig. 25.
Uma caixa de derivação de ramo (68), representada na Fig. 15, é empregue para interligar diversas séries de aparelhos de iluminação e uma fonte de energia. A caixa de derivação de ramo (68) está munida com um receptáculo (tomada) de entrada (36) numa extremidade e um receptáculo (tomada) de saída (38) na outra extremidade. Três fios de circuito e um fio de terra estendem-se através da caixa e ligam terminais semelhantes 1, 2, N e T de receptáculos (36 e 38). A caixa de derivação de ramo (68) está ainda munida de quatro receptáculos (tomadas) late. rais de saída (38a) para ligação de uma a quatro séries de aparelhos de iluminação. Os terminais "l" e f,2" dos quatro receptá culos laterais de saída (38a) estão ligados, respectivamente, a fios de passagem "1" e "2",
Um dispositivo ou aparelho de iluminação pré-montado (70) representado na Fig. 16, está munida de um receptáculo (tomada) de entrada (36) e de um receptáculo (tomada) de saída (38). Três fios de circuito e um fio de terra estendem-se atra-
vés do dispositivo e ligara-se a terminais semelhantes 1, 2, N e T de receptáculos (tomadas) de entrada e saída (36 e 38). 0 dispositivo ou aparelho de iluminação (70) inclui uma ou mais lâmpadas (71) ligadas através de dois fios de circuito que li gam os terminais "1" e "N". As lâmpadas (71) podem ser de incandescência ou podem ser lâmpadas de descarga electónica, ca so em que incluem meios de balastro ligados através dos dois fios de circuito que ligam os terminais "1" e "N". A caixa de distribuição (72), representada na Fig. 17, está munida de placas de ligação ("knock-outs’1) em cada uma das extremidades para ligação convencional de meios condutores (cabo) (74) que transportam fios de alimentação para dis tribuição da corrente (energia). A caixa (72) está ainda munida de uma pluralidade de circuitos de ramo através dos cabos de ligaçao (1C ou 12). Cs terminais "1" e "2" dos receptáculos (tc) madas) (38) estão ligados por um lado a uma fonte de energia e ao terminal M pelo outro lado, através de fios de alimentação que se estendem através da caixa de distribuição. A Fig. 23 ilustra esquematicamente um arranjo em que duas porções de uma série de aparelhos de iluminação, ligados em tandem, estão ligadas a uma fonte de energia (corrente) atra vés de dois circuitos diferentes formados por três fios de circuito e são independentemente comutadas num painel de controlo. Cs terminais da fonte de energia num painel (75), designados por "1" e "2", podem ser ligados a duas fases de uma fonte de alimentação de corrente de fases múltiplas ou podem ser dois ra mos paralelos de um lado de uma alimentação de fase única. Em qualquer dos casos, um terminal indicado por "λ" no painel (75) está ligado ao outro lado da fonte de energia e é comum a ambos os terminais "1" e "2". Os aparelhos de iluminação (70) estão ligados por meio de cabos de ligação (10 e 12) ao painel (75) através da caixa de distribuição (72) e cabo (74).
Três fios de circuito esiendem-se desde a fonte de ener gia, dos seus terminais 1, 2 e M, através da caixa de distribuição, os cabos de ligação e os dispositivos de ligação. Um fio de terra T, geralmente incluído, é aqui propositadamente omitido, para maior simplicidade. Fios de circuito ligados aos terminais da fonte de alimentação "1" e "N", formam um primeiro circuito - 13 - L^h til htt! M i/t > <* comutado por um comutador (76) existente no painel (75) e fios ligados aos terminais "2" e "rJ" formam um segundo circui to comutado pelo comutador (78). For conveniência, os fios de circuito que normalmente ligam terminais iguais 1, 2 e N são também designados 1, 2 e N. 0 primeiro dispositivo de iluminação (7C) da série está ligado a caixa de distribuição (72) por um cabo de ligação directa (10) e os primeiro e segundo dispositivos da série encontram-se ligados entre si pelo cabo de ligação (1C). As lampadas (71) no primeiro e segundo dispositivos estão portanto ligadas através do circuito formado pelos fios de circuito ligados aos terminais da fonte de alimentação em energia 1 e N e são comutados pelo comutador (76). C segundo e terceiro dispositivos da série estão, no entanto, ligados por meio de um cabo de ligaçao inversa (12) enquanto o terceiro e quarto dispositivos estão ligados por meio de um cabo de ligação directo (12). Dado que todas as lâmpadas dos dispositivos de iluminação pré-montados (70) se encontram ligadas através de fios de circuito internos que ligam os terminais dos receptáculos "1" e "N" e dado que os íios de circuito que ligam os terminais "1" e "2" das fichas de ligação de encaixe são cruzadas nos cabos de ligação inversa (12), as lâmpadas dos terceiro e quarto dispositivos estarao ligadas através do circuito formado pelos fios de circuito ligados aos terminais da fonte de energia "2" e ”N" e serão comutados pelo comutador (78).
Empregando-se três fios de circuito para se formarem dois circuitos e empregando-se um cabo de ligação inversa (12) para ligar parte de uma série de dispositivos de iluminação pré-montados através de um circuito e parte através da outra, as Λ lampadas em cada circuito podem ser comutadas selectivamente. Da mesma forma, a carga transportada por cada um dos três fios de circuito é substancialmente reduzida quando parte de uma longa série de aparelhos de iluminação ligados em tandem é ligada atra vés de um circuito e parte através do outro, quando esses dois circuitos têm fases desencontradas. AJ_ém disso, ao empregarem--se três fios de circuito e se proporcionarem cabos de ligação directos e inversos (1C e 12), todos os dispositivos de iluminação podem ser identicamente pré-montados, quer dizer, com recep. ΙΑ táculos (tomadas) de entrada (36) e receptáculos (tomadas) de saída (33) que têm terminais iguais 1, 2, N e T ligados por fios de circuito internos e com as lampadas ligadas através dos fios de circuito que ligam os terminais "1" e "N". F uma característica saliente do presente invento minimizar o número de tipos de componentes necessários para os vários arranjos de ligação e comutação desejados e para cons truir esses componentes de modo que possam ser alternativamente empregues em diversos arranjos, de que alguns se ilustram, a título de exemplos, nas Figs. 23, 2b e 25.
Se, por exemplo, foram empregaes quatro fios no arranjo apresentado na Fig. 23 para proporcionar a desejada comutação selectiva com uma economia equivalente de fios, metade dos cabos de ligação e metade dos dispositivos de iluminação, levarão quatro fios e as outras metades, dois fios, necessitando por isso de dois tipos de dispositivos de iluminação pré-mon tados. Da mesma forma, se forem empregues quatro fios de circui_ to para proporcionarem dois circuitos, será necessário continuar os quatro fios para além de uma primeira mudança de um cir cuito para o outro, a fim de se proporcionarem outras mudanças subsequentes noutros arranjos, tais como se ilustram na Fig. 25 que será descrita mais adiante, para se continuarem os quatro fios ao longo de séries compridas, para se ajustarem a essas exigências, seria claramente necessário mais fio. A Fig. 2U ilustra esquematicamente um arranjo em que um a quatro ramos de séries de aparelhos de iluminação (70) li gadas por meio de cabos de ligaçao podem ser ligados a caixas de derivação de ramos pré-montadas (68), caixas essas que estão, por seu turno, ligadas em tandem por meio de cabos de ligação (10 e 12) e ligadas ao painel (75) através de uma caixa de distribuição (72). Neste arranjo, a primeira caixa de derivação de ramo (68) está ligada à caixa de distribuição (72) através do cabo de ligação do tipo directo (10) e daí para 0 painel (75). As lâmpadas do conjunto de aparelhos de iluminação de todo o ramo, ligadas â primeira caixa de derivação de ramo (68) estão por isso ligadas a terminais da fonte de energia "1" e "N" através de fios "1" e "N" e são comutadas pelo comutador (76). As primeira e segunda caixas de derivação de ramo (68) estão, entretanto, ligadas por meio de um cabo de ligação do tipo inverso (12) e por isso todas as séries de aparelhos do ramo, ligadas à segunda caixa de derivaçao de ramo (68), estão ligadas aos terminais "2" e "N" da fonte de energia por intermédio dos fios de circuito "2" e "1" e serão comutadas pelo comutador (78). Todas as caixas de de-rivaçao de ramos (68) sao pré-montadas de forma idêntica, con forme se mostra na Fig. 15· 0 fio de terra T está omitido na Fig. 2a para simplificar. A Fig. 25 ilustra em diagrama, uma composição dos arranjos "A", "B", "C" e "D", em que as quatro caixas de derivação comutada pré-montadas (6C, 62, 64 e 65), designadas por "A", "B", "C" e "D", respectivamente e os cabos de derivação (56 e 57) são empregues. Qualquer uma das quatro caixas de derivação comutada pode ser empregue isoladamente ou em conjunto com qualquer uma das outras noutros arranjos desejados .
No arranjo "A", que proporciona uma ligaçao para duas salas (áreas), uma caixa de derivação comutada pré-montada (6C) está ligada a terminais 1, 2 e N da fonte de energia por intermédio de cabos de ligação (10) e caixa de distribuição (72). Um fio de circuito "la" na caixa de derivação comutada (60) liga 0 fio de passagem "1" ao "1" do terminal dos recep-táculos (tomadas) superior esquerdo e lateral direito, de saída, (38b). 0 fio "la" projecta-se portanto dos terminais "1" dos receptáculos (tomadas) de saída esquerdo e direito (38b) através de cabos de derivação, a um lado dos comutadores esquer do e direito (82) e do outro lado desses comutadores (82), de volta através de cabos de derivação (56) a terminais "2" de res pectivos receptáculos (tomadas) (38b). Desses terminais "2" dos receptáculos (tomadas) (38b), o fio "la" estende-se para os terminais "1" dos respectivos receptáculos (tomadas) de saída lateral inferior esquerda e direita (38a). Cs terminais dos receptáculos (tomadas)(38a) estão também ligados ao fio de passagem "1" e os terminais "3" dos receptáculos (tomadas) (33a) estão ligados ao fio de passagem "N".
Ver-se-á a partir do que se disse anteriormente que séries de aparelhos de iluminação interligados e ligados ao
receptáculo (tomada) do lado esquerdo (38a) serão comutadas pelo comutador do lado esquerdo (82) e as séries ligadas ao receptáculo (tomada) do lado direito (38a) tem ligado a si um fio comutado "la1' e um fio não comutado "1" além do fio "N" mas, nao tem o fio de passagem "2" a ele ligado. Os cabos de ligação, ligados ao receptáculo de saída (38a) deverão con ter portanto, um fio comutado "la", um fio não comutado "1" e um fio "N".
No arranjo "B" da Fig. 25, destinado a comutação para uma sala única, uma caixa de derivação comutadora pré-monta da (62) está ligada a um receptáculo (tomada) de saída (38a) da caixa de derivação comutada (60) através de um cabo de ligação do tipo directo (1C), um aparelho de iluminação (70) e um cabo de ligação do tipo inverso (12). 0 cabo de ligação inverso (12) inverte o fio não-comutado "1" do terminal "2" no recep, táculo (tomada) de saída (38a) da caixa de derivaçao comutada (6C) para o terminal "1" no receptáculo (tomada) de entrada (36) da caixa de derivação comutada (62). Para isso os terminais 1,2 e N dos receptáculos (tomadas) de entrada e de saída da caixa de derivação comutada (62) serão ligados aos fios de circuito "1" (nao comutado), "la" (comutado) e "N", por esta ordem, que se estendem a partir do receptáculo (tomada) de saí. da (38a) da caixa de derivação comutada (50).
Um fio de circuito "la" na caixa de derivação (62) liga o fio de passagem "1" ao terminal "1" do receptáculo (tomada) de saída lateral (38a). C fio "la" prolonga-se depois desde o terminal "1" do receptáculo (tomada) de saída (38b) através de um cabo de derivação (56) a um dos lados de um comu tador (82) e do outro lado do comutador (82) de volta, através do cabo de derivação (56) ao terminal "2" da tomada (38b). Do terminal "2" da tomada (38b), o fio "la" estende-se até aos ter minais "1" das tomadas laterais de saída (38a). Séries de apare lhos de iluminação que estão ligados entre si e estão ligados as tomadas de saída (38a) da caixa de derivação (62) serão portanto comutados pelo comutador simples (82). Apenas o fio "la" que se estende desde a caixa de derivação (60) através .dos cabos de ligação (1C e 12) para a caixa de comutação (62) foi comutado. C fio nao comutado "1" pode ser continuado a partir do receptáculo (tomada) da saída (38) da caixa de derivação ""2" através de um cabo de ligação directo (10) para interligar-se com outras caixas de junção ou derivação, .doutros arranjos, a tomada de entrada (3,c·) ha caixa de derivação (62) pode estar ligado a tomada de saída (38) de uma caixa de distriDuiçao (72) ou a tomada de saída (38) de uma caixa de derivação de ramo ou outra caixa de derivação comutada por meio dos cabos de ligação (lC ou 12).
No arranjo "C" da Fig. 25, uma caixa de derivação (64) é pré-montada para ligação de dois comutadores (84) posicionados afastados um do outro de modo que uma ou duas séries interligadas de aparelhos de iluminação ligadas aos re-ceptaculos (tomadas) de saída (38a) da caixa (64) podem ser comutados a partir de pontos remotos. Os terminais 1, 2 e N do receptáculo tomada de entrada (36) da caixa de comutação (64) estão ligados aos terminais 1, 2 e N da fonte de abastecimento em energia através da caixa de derivação comutada (SC), da caixa de distribuição (72) e dos cabos de ligação (10). Os fios 1, 2 e N sao continuados através da caixa de derivação (64) até às suas tomadas de saída (38).
Fios de circuito "la" na caixa de derivação comutada (54) ligam o fio de passagem "1" ao terminal "2" da tomada superior (38c) e liga o terminal "2" da tomada inferior (38c) com os terminais "1" dos terminais superior e inferior das tomadas de saída (38a). Os fios "la" são continuados a partir dos terminais "2" das tomadas de saída superior e inferior (38c) para as lâminas de efeito de dois comutadores (84) através de cabos de derivaçao (57). Um par de fios de circuito "lb" ligado aos dois polos opostos de cada um dos comutadores (84) são continuados de volta através dos cabos de derivação (57) para os terminais "1" e "3" dos receptáculos (tomadas) superior e inferior (38c). 0 terminal "1" do receptáculo (toma da) superior (38c) está ligado ao terminal "3" do receptáculo (tomada) inferior (38c) e ao terminal "3" do receptáculo (toma da superior (38c) por extensão interna dos fios "lb". Cs terminais "2" das tomadas (receptáculos) de saída (38a) numa caixa de comutação (64) estão também ligados ao fio de passagem "1" e os terminais "3" das tomadas (receptáculos)(38a) estão liga-
dos ao fio de passagem "N". Quando qualquer uma das lâminas dos comutadores "81" é movimentada para a sua posição indicada a linha ponteada, os dispositivos ligados a qualquer dos receptáculos (tomadas) de saída (38a) serão ligados.
Quando ambas as laminas comutadoras se encontram nas posições mostradas ou quando ambas estiverem nas posições indicadas por meio das linhas ponteadas, os dispositivos serão desligados. Cabos de ligaçao que estão ligados aos terminais de saída (38a) da caixa de derivaçao (64) transportam por isso um ramo nao-comutado do fio de passagem "1" e um ramo comutado.
Os fios de passagem "1" e "2" estendem-se não-comutados através da caixa de derivação (64).
No arranjo "D" da Fig. 25, uma caixa de derivação (66) é pré-raontada para ligação a um comutador (86) e empregue em combinação com cabos de ligação inversores (12) para propor cionar a comutaçao selectiva de dispositivos de iluminação alternados numa ou duas séries interligadas de dispositivos de ilumir.açao ligados a tomada de saída (38a) da caixa de derivação comutada (66). A tomada de entrada (36) da caixa de deriva çao comutada (66) está ligado aos terminais 1, 2 e N da fonte de alimentação em energia através das caixas de ligação (64) e (6C) e da caixa de distribuição (72) por meio dos cabos de ligaçao (1G). Cs fios 1, 2 e N são continuados através da caixa de derivação (66) a partir da sua tomada de entrada (36) para a sua tomada de saída (38).
Um fio de circuito "la" da caixa de derivação comuta da (66) liga o fio de passagem "1" com o terminal "2" de uma tomada de saída (38c). C fio "la" é depois continuado a partir do terminal "2" do terminal de saída (38c) com 0 contacto estacionário ti-face comum de um comutador (86) através de um ca-do de derivação (57). Um fio de circuito "lb" ligado a uma lâmina comutadora superior de um comutador (86) é devolvido ao terminal "1" do receptáculo (tomada) de saída (38c) através do cabo (57) e daí para os terminais "1" das tomadas de saída (38a). Um fio de circuito "lc" ligado a uma lâmina comutadora inferior do comutador (36) é enviado através do cabo (57) para 0 terminal "3" da tomada de saída (38c) e daí para os terminais "2" das tomadas de saída (38a). Cs terminais "3" das tomadas de
saída (38a) estão também ligados ao fio de passagem "M".
As tomadas de saída (38a) da caixa de derivação co rnuõaaa i tem para isso os fros , ''lo11 e 'h.*' xigados aos seus terminais nesta ordem. C fio Iflbfr e comutado pela lâmina superior e pelo contacto comum estacionário do comuta dor (86) e o fio "Ic” é comutado pela lâmina inferior e pelo contacto estacionário comum. Quando séries de aparelhos de iluminação, interligadas por cabos inversores (12) são ligadas a tomadas de saída (38a) da caixa de derivação (6A) conforme indicado, dispositivos alternados em cada série podem ser ligados tanto pela lâmina superior como pela inferior do comutador (86) ou podem ser todos ligados por meio do fecho ou abertura de ambas as lâminas. Cs fios de passagem "1" e "2" prolongam-se sem comutaçao através da caixa de derivação comutada (66). Cutros arranjos diferentes dcs ilustrados nas Figs. 23 a 25 a título de exemplo, que empreguem os componentes descritos, são possíveis e estão previstos e ocorrerão na turalmente aos técnicos do ramo, ficando contudo todas contidas no âmbito da presente patente de invenção.
Como alternativa à existência dcs cabos de ligação flexíveis dos tipos directo ou imerso (1C e 12) para interligar selectivamente os aparelhos de iluminação através de um ou outro dos dois circuitos proporcionados com os três fios de circuito 1, 2 e N, pode ser empregue um úr.ico tipo de cabo que tenha fichas de encaixe reversíveis nas suas extremidades. Xes ta modificação, um cabo de ligação flexível (88), representado na Fig. 18, está munido de uma ficha de saída (9C)(de encaixe) numa extremidade e de uma ficha de entrada (92)(de encaixe) na outra extremidade. A ficha de saída (90) está munida de um blo co terminal de saída (94)» representado nas Figs. 19 e 20 e a ficha de entrada (92) está munida de um bloco terminal de entrada (96), representado nas Figs. 21 e 22.
Da mesma forma, nesta modificação, as tomadas de entrada (36) de aparelhos de iluminação pré-montados e caixas de derivaçao de ramo e de comutaçao estão munidos de blocos terrni nais de entrada (96) e as tomadas de saída (38) desses componentes e de caixas de distribuição estão munidos de blocos ter minais de saída (9A). Fstes blocos terminais (9^ e 96) estão <♦
munidos de cinco terminais designados 1, T, N, T e 2 e organizados nesta ordem. Três fios de circuito e um fio de terra ^stendem-se através do cabo de ligaçao (86) e ligam os três terminais 1, o 2 e um dos terminais T dos blocos terminais (94 e 9a) nas extremidades, nas fichas de encaixe.
Os cinco terminais 1, T, N, T e 2 dos blocos terminais dos reccptáculos de entrada e saída (36 e 38) dos aparelhos de iluminação pré-montados e caixas de derivação e comutação estão ligados, em cada um dos casos, por três fios de circuito e dois fios de terra que se prolongam através desses componentes. Ainda mais, nesta modificação, os terminais de ligação (3C) nos blocos terminais (9Δ) são terminais machos que se podem introduzir em terminais femeas (34) no bloco ter minai (96). Cbservar-se-á que neste arranjo a inversão de uma ficha numa extremidade do cabo de ligação (88) ligará o ternú nal "1" de uma tomada de saída com o terminal "1" de uma toma da de entrada e o terminal "2" da tomada de saída com o terini nal "2" da tomada de entrada.
Outros arranjos de terminais diferentes do arranjo descrito que proporcionem a comutação desejada de um ou de dois circuitos para outro por meio da inversão de uma ficha de encaixe na extremidade de um cabo de ligaçao podem ser empregues. Por exemplo, o arranjo 1. T, N, T e 2 ou T, 1, N, 2 e T proporciona um arranjo reversível em que apenas três fios de circuito necessitam de ser continuados através do cabo de liga ção (88).

Claims (7)

  1. 21 1°. - Sistema para a interligação eléctrica e comutação de múltiplas instalações de iluminação, caracterizado por ser constituído por um conjunto de componentes pré-armados que permitem: - extensão de um primeiro, segundo e terceiro fios de cir cuito desde uma fonte de alimentação de energia para o primeiro dispositivo (aparelho), através de cada um dos dispositivos eentre dispositivos sucessivos; - ligação de todas as lâmpadas dos dispositivos (aparelhos ou instalações de iluminação) através das porções dos primeiro e terceiro fios de circuito que se estendem atra vés dos dispositivos; - ligação dos primeiro e segundo fios de circuito a um lado da fonte de alimentação de corrente e o terceiro fio de circuito ao seu outro lado; - ligação de forma destacável em pelo menos uma extremidade do referido fio de circuito, nas suas porções que se estendem entre cs referidos dispositivos e até uma extremidade dessas porções que se prolonga através dos referidos dispositivos, e em - ligar de forma cruzada uma extremidade das porções dos re_ feridos fios de circuito primeiro e segundo que se estendem entre dois dos referidos dispositivos a uma extremida de das suas porções que se prolongam através de um dos re_ feridos dispositivos de modo que as lâmpadas dos dispositivos que ficam entre o ponto da ligação cruzada e a fonte de energia sejam ligadas através de um primeiro circui to formado pelos referidos primeiro e segundo fios de cir cuito e as lâmpadas dos dispositivos que ficam para lá do ponto de ligação cruzada sejam ligadas através de um circuito formado pelo segundo e terceiro fios de circuito. - PP -
  2. 25. - Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado pelo facto de incluir ainda a ligaçao de uma extremidade das porções dos referidos fios de circuito que se prolonga através dos referidos dispositivos a uma tomada montada no dispositivo e na ligaçao do referido fio de circuito dispositivos a uma ficha de pode penetrar na referida t de uma extremidade dessas porçoes que se estende entre os referidos ligaçao de encaixe reversível que ornada por encaixe. 3-. - Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracteriza do pelo facto de incluir também a comutação selectiva das por ções dos referidos primeiro e segundo fios de circuito que se estendem entre a referida fonte de corrente e o primeiro dispo sitivo. b-. - Sistema do pelo facto de ções dos referido estendem entre os de acordo com a reivindicação 1, caracteriza-também incluir a comutação selectiva das pcr-3 primeiro e segundo fios de circuito que se referidos disoositivos. 5g. - Sistema para a interligação eléctrica e comutação de múltiplas instalações de iluminação, que é caracterizado per compreender: - uma fonte de alimentação de corrente (energia); - uma pluralidade de dispositivos (aparelhos) de iluminação tendo cada um deles uma ou mais lâmpadas; - primeiro, segundo e terceiro fios de circuito que se estendem da referida fonte de alimentação para um primeiro dispositivo, atravessa cada um dos dispositivos e se prolonga entre dispositivos sucessivos; - ligações internas que ligam as referidas lampadas dos dispositivos (aparelhos) através das porções dos referidos primeiro e terceiro fios de circuito, que se estendem atra vés dos referidos dispositivos; - meios para ligar os referidos primeiro e segundo fios de circuito a um dos lados da referida fonte de alimentaçao e o referido terceiro fio de circuito ao seu outro lado; - as referidas porções dos referidos primeiro e segundo fios de circuito que se estendem entre dois dos referidos dispositivos estarem ligadas de forma cruzada com as refe ridas porções dos referidos primeiro e segundo fios de circuito a estenderem-se através de um dos referidos dispositivos de modo que as lâmpadas em dispositivos sucessi. vos estejam ligadas à referida fonte de alimentação através dos referidos segundo e terceiro fios de circuito; - condutores flexíveis que se estendem entre dispositivos adjacentes estando ligados aos mesmos dispositivos e que incluem as porções dos referidos três fios de circuito que se estendem entre os referidos dispositivos; - meios para ligar de forma destacável pelo menos uma extremidade dos referidos condutores aos referidos dispositivos e para ligar de forma destacável pelo menos uma extremidade das referidas porções de fios de circuito que se estendem entre os referidos dispositivos; - tomadas (receptáculos) montadas em cada um dos dispositivos com terminais ligados a uma extremidade das referidas porções de fios de circuito que se estendem através do re ferido dispositivo; - fichas de encaixe cooperante, ligadas cada uma a uma extremidade de cada condutor flexível e com terminais ligados a uma extremidade das referidas porções de fio de cir cuito que se estendem entre os referidos dispositivos. 6-. - Sistema para a interligação eléctrica e comutação de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de incluir ainda meios para comutar independentemente os referidos primeiro e segundo fios de circuito num ponto situado entre a referida fonte de alimentação e o referido primeiro dispositivo.
  3. 79. - Sistema para a interligação eléctrica e comutação de múltiplas instalações (dispositivos) de iluminação, caracteri- - 24 - V-^L zado por compreender: (energia); uma fonte de alimentação de corrente uma pluralidade de dispositivos (aparelhos) de iluminação cada um deles com uma ou mais lâmpadas; - primeiro, segundo e terceiro fios de circuito que se estendem desde a referida fonte de alimentação até ao primeiro dispositivo, através de cada um dos dispositivos e entre dispositivos sucessivos; - ligações de circuito internas que ligam as lampadas do re ferido dispositivo através das porções dos referidos primeiro e terceiro fios de circuito que se estendem através dos referidos dispositivos; - meios para ligar os referidos primeiro e segundo fios de circuito a um dos lados da referida fonte de alimentação e o referido terceiro fio ao seu outro lado; - condutores flexíveis que se estendem entre dispositivos adjacentes estando ligados aos mesmos dispositivos e que incluem as porções dos referidos três fios de circuito que se estendem entre os referidos dispositivos; - meios para ligar de forma destacável pelo menos uma extre midade dos referidos condutores aos referidos dispositivos e para ligar de forma destacável pelo menos uma extre midade das referidas porções de fios de circuito que se es tendem através dos referidos dispositivos ás porções que se estendem entre os referidos dispositivos; - receptáculos (tomadas) montados em cada um dos dispositivos e uma ficha de encaixe numa extremidade de cada condutor, sendo as referidas fichas de encaixe introduzíveis de forma reversível no referido receptáculo (tomada); - porções dos primeiro e segundo fios de circuito, referidos, que se estendem através e entre os referidos dispositivos estarem ligadas a terminais nos referidos receptáculos (tomadas) e nas referidas fichas de encaixe, respectivamente, numa ordem tal que fiquem directamente ligadas quando a referida ficha de encaixe é introduzida num receptáculo (toma da) numa posição e ligada de modo cruzado quando introduzi- - 25 - da numa posição inversa.
  4. 82. - Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracteriza do pelo facto de incluir ainda um condutor flexível que se e£ tende entre a referida fonte de alimentação e um primeiro dis positivo que inclui os referidos fios de circuito e que tem uma ficha de ligação de encaixe reversível em pelo menos uma das extremidades que pode ser introduzida reversivelmente num receptáculo (tomada) montado no referido primeiro dispositivo.
  5. 92. - Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracteriza-do pelo facto de incluir meios para comutar independentemente os referidos primeiro e segundo fios de circuito num ponto situado entre a referida fonte de alimentação e um primeiro dispositivo (aparelho) de iluminação.
  6. 102. - Sistema conforme a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de incluir meios para comutar independentemente os re feridos primeiro e segundo fios de circuito num ponto situado entre dois dispositivos de iluminação.
  7. 112. - Sistema conforme reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos dispositivos ou componentes poderem ser aparelhos de iluminação, caixas de derivação, caixas de distribuição e caixas de derivação/comutação, pré-armadas e equipadas com tomadas de entrada e de saída polarizados e/ou reversíveis. Lisboa, 23 de Junho de 1969
PT9095589A 1989-06-23 1989-06-23 Sistema para a interligacao electrica e comutacao de multiplas instalacoes de iluminacao PT90955A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9095589A PT90955A (pt) 1989-06-23 1989-06-23 Sistema para a interligacao electrica e comutacao de multiplas instalacoes de iluminacao

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9095589A PT90955A (pt) 1989-06-23 1989-06-23 Sistema para a interligacao electrica e comutacao de multiplas instalacoes de iluminacao

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT90955A true PT90955A (pt) 1991-09-13

Family

ID=20084515

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9095589A PT90955A (pt) 1989-06-23 1989-06-23 Sistema para a interligacao electrica e comutacao de multiplas instalacoes de iluminacao

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT90955A (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4134045A (en) System for electrical interconnection and switching of multiple lighting fixtures
US10978839B2 (en) Outlet connection schema for a PDU
US4399371A (en) Modular wiring systems
US4918258A (en) Modular electrical wiring system
RU2561710C2 (ru) Система распределения электроэнергии
CA1219307A (en) Modular interconnecting wiring system with molded mating components
US6558190B1 (en) Method and system of an installer-friendly, modularly adaptable, electrical, outlet gang box
CA1101114A (en) Lighting and power system and connectors therefor
US4367417A (en) Overhead lighting electrical distribution system
US4822292A (en) Multiple line circuit track lighting system and fixture mounting adapters therefore
CN1047475C (zh) 阴阳共体式电连接器
PT87407A (pt) Metallgekapselte mit druckgas gefuelite mehrphasige hochspannungsschaltanlage
US6544049B1 (en) Electrical unit for mating with an electrical box
US3377488A (en) Power supply circuitry for lighting fixtures or the like
KR100699920B1 (ko) 전기회로기판을 이용한 배선 분기장치
JP4385574B2 (ja) 分電盤装置
GB2340672A (en) Mains electric wall switch and socket assembly
PT90955A (pt) Sistema para a interligacao electrica e comutacao de multiplas instalacoes de iluminacao
US20030171039A1 (en) Electrical box for providing electrical power and low voltage signals to a building
EP2693576B1 (en) Electric power base and electric power gateway
AU709346B2 (en) Modular electrical power distribution and switching system
US7211751B1 (en) Switch for electric cable wiring
RU2754922C1 (ru) Система токопроводящих шин, используемая в электрическом шкафу
AU2021203984B2 (en) Low Voltage High Current Switching System
KR200359567Y1 (ko) 전기회로기판을 이용한 배선 분기장치

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19950920