PT90497A - Caixa de cartao com asa de transporte - Google Patents

Caixa de cartao com asa de transporte Download PDF

Info

Publication number
PT90497A
PT90497A PT90497A PT9049789A PT90497A PT 90497 A PT90497 A PT 90497A PT 90497 A PT90497 A PT 90497A PT 9049789 A PT9049789 A PT 9049789A PT 90497 A PT90497 A PT 90497A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
carton
flaps
side faces
strips
carrying handle
Prior art date
Application number
PT90497A
Other languages
English (en)
Inventor
Eleuterio Girona Alepuz
Original Assignee
Ballester Frutas Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ballester Frutas Sa filed Critical Ballester Frutas Sa
Publication of PT90497A publication Critical patent/PT90497A/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D5/00Rigid or semi-rigid containers of polygonal cross-section, e.g. boxes, cartons or trays, formed by folding or erecting one or more blanks made of paper
    • B65D5/42Details of containers or of foldable or erectable container blanks
    • B65D5/44Integral, inserted or attached portions forming internal or external fittings
    • B65D5/46Handles
    • B65D5/46072Handles integral with the container
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D5/00Rigid or semi-rigid containers of polygonal cross-section, e.g. boxes, cartons or trays, formed by folding or erecting one or more blanks made of paper
    • B65D5/02Rigid or semi-rigid containers of polygonal cross-section, e.g. boxes, cartons or trays, formed by folding or erecting one or more blanks made of paper by folding or erecting a single blank to form a tubular body with or without subsequent folding operations, or the addition of separate elements, to close the ends of the body
    • B65D5/08Rigid or semi-rigid containers of polygonal cross-section, e.g. boxes, cartons or trays, formed by folding or erecting one or more blanks made of paper by folding or erecting a single blank to form a tubular body with or without subsequent folding operations, or the addition of separate elements, to close the ends of the body with end closures formed by inward-folding of portions of body, e.g. flaps, interconnected by, or incorporating, gusset folds

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Cartons (AREA)

Description

FRUTAS BALLESTER, S.A. "Caixa de cartão com asas de transporte"
OBJECTO DA INVENÇÃO O objecto da presente invenção consiste em fabricar e vender uma caixa de cartão, com asa de transporte, obtida a partir de uma só peça constituída por uma folha, que se dotou de cortes por meio de uma matriz e de sulcos por meio dos quais se delimitam as diversas partes e zonas de dobragem para a conformação da caixa, que fica com as suas extremidades fechadas e uma das faces maiores aberta e atravessada por uma tira que constitui a asa para o seu transporte.
Este tipo de caixas é de pequenas dimensões para o transporte de frutas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
No estado actual da técnica ê conhecida a obtenção de uma caixa com uma peça em forma de folha com vincos e recortes feitos por uma matriz que determinam a formação das diversas partes da caixa. E também conhecida a obtenção de uma tira transversal em relação à sua face aberta que pode ser usada para o transporte manual. A este respeito podem citar-se como antecedentes os modelos de utilidade espanhóis NQ 102 903 e 139 183.
Nestes modelos, a superfície recortada para obter a tira central utilizável como asa ê rebatida do interior para fora, através de uma linha de dobragem para formar as paredes menores ou faces de topoe
Daí resulta uma caixa rectangular que tem as suas extre midades fechadas pelas abas centrais referidas. A resistência destas caixas ao empilhamento é muito pequena, de modo que necessitam de um cartão muito grosso para se obter a resistência apropriada para o peso da coluna de caixas pressuposto que têm de suportar. 0 custo que resulta para uma caixa assim constituída, com um cartão de grossura adequada, é proibitivo.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO A presente invenção proporciona uma caixa com as carac-terísticas referidas, que foi concebida de modo que as faces de topo são reforçadas para se conseguir, com um cartão normal a resistência ao empilhamento suficiente.
Para isso, as abas que devem ser rebatidas do interior para fora para formar as paredes menores ou paredes de topo, fazem parte das paredes laterais ou longitudinais da caixa. Estas extensões, que ultrapassam o comprimento das faces de topo, encostam-se interiormente aos extremos das faces laterais, como se se tratasse de uma cantoneira, de tal modo que reforçam as referidas faces laterais. Por outro lado, estas próprias abas têm uma amplitude maior do que as faces de topo, de modo que uma parte das mesmas é dobrada sobre si própria formando uma ponte dupla ao nível do bordo superior das faces de topo, reforçando o mesmo.
Finalmente, as extremidades da folha de cartão foram prolongadas por umas abas de fecho normais, ou então do tipo automontável, de modo que se consegue aumentar a espessura das faces de topo dando-lhes resistência suficiente para o empilhamento.
Daí resulta que, pela simples combinação das abas de fecho normais com as abas que estabelecem a abertura superior ou boca da caixa, se obtém a resistência pretendida. 0 aumento da quantidade de cartão, em comparação com os modelos conhecidos, que supõem as abas de fecho normais, ê compensado com a resistência obtida, sem chegar ao peso do cartão grosso necessário para obter esta última resistência. 0 espaço de separação entre as abas que reforçam interiormente as faces de topo e cuja dobragem determina a boca de carga estabelece uma tira transversal que pode ser usada como asa.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para que melhor se compreenda com toda a clareza a caixa segundo a presente invenção, Juntam-se desenhos, cujas figuras representam: A fig. 1, uma vista em planta que mostra a planificação da folha de cartão a partir da qual se obtém a caixa. As abas de fecho das extremidades formam um conjunto de tipo normal; A fig. 2, uma vista em planta que mostra a planificação da folha de cartão a partir da qual se obtém a caixa. As abas de fecho das extremidades formam um conjunto de tipo automontável ; A fig. 3? uma vista em perspectiva da caixa na fase final de montagem, na qual se mostra a maneira como se reforçam as faces de topo através das abas que originam a boca da caixa; e A fig. 4-, um corte da caixa montada.
DESCRIÇÃO DE UMA FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA
De acordo com os desenhos, pode ver-se que a caixa ê formada a partir de uma só peça de cartão.
Ela compreende o fundo (1), as faces laterais (2) e (3) e a superfície superior, aberta por cortes que determinam as aberturas gémeas (4) e (5) entre as quais fica uma franja inteiriça transversal (6), que constitui a asa para o transporte. 0 espaço determinado pelas aberturas gémeas (4-) e (5) constituem abas (7) e (8) unidas às franjas (9) e (10) adjacentes às faces de topo, por meio de tiras (11) e (12) com uma amplitude igual à das referidas tiras (9) e (10).
As abas (7) e (8) são prolongadas nas suas extremidades por extensões (13), (14-), (15) e (16) que, no abatimento para o interior das abas (7) e (8), ficam ligadas às faces laterais (2) e (3).
As tiras (11) e (12) ajustam-se por baixo das franjas (9) e (10), reforçando-as. A aba (17) por que se prolonga lateralmente no fundo (1) destina-se à sua união com a face lateral (3) para formar um corpo tubular que constituirá a caixa. 0 fundo (1), as faces laterais (2) e (3) e a superfície ou face superior determinada peles franjas (9) e (10), são prolongadas nas suas extremidades por abas de fecho de tipo normal (fig. 1) ou de tipo automontável (fig. 2), com as referências (18) e (19), (20) e (21), (22) e (23) e (24) e (25).
Nas fig. 3 e 4 dos desenhos, vê-se claramente como se monta a caixa partindo da primeira operação de formar um corpo tubular.
As abas (7) e (8) são dobradas para o interior conjun-tamente com as tiras (ll) e (12). As primeiras para reforçar a face de topo fechada com as abas convencionais de fecho normal ou automontável, ficando paralelas à mesma, enquanto as tiras (11) e (12) ficam por baixo das franjas (9) e (10).
As extensões (13), (14), (15) e (16), que se abatem juntamente com as abas (7) e (8), ficam encostadas às faces laterais (2) e (3), actuando como reforços angulares.
As fitas (11) e (12) têm as suas extremidades prolongadas por linguetas (26), (27), (28) e (29), cuja função é servir de apoio das tiras (ll) e (12) nas extensões (13), (14·)» (15) e (16), por ficarem alojadas entre estas e as faces laterais (2) e (3).

Claims (3)

  1. -6-
    Reivindicaçoes 1.- Caixa de cartão com asa de transporte obtida a partir de uma peça única de folha, que foi provida de recortes feitos com uma matriz e fendas que delimitam as partes distintas e zonas de dobragem para formar um corpo paralelepipédico rectangular,com as extremidades fechadas e com uma face maior aberta, atravessada por uma tira que constitui a asa de transporte manual, caracteri-zada por a superfície das aberturas (4) e (5) da face maior determinarem a obtenção de dois espaços simétricos, de cada um dos quais se obtêm uma aba (7) e (8) de dimensões iguais is extremidades da caixa, as quais fecham totalmente quando se dobram pela linha de separação com umas tiras (11) e (12) que ficam alojadas por baixo das franjas (9) e (10) fixas que limitam as aberturas junto das faces de topo, combinando-se o acoplamento destas abas com as de fecho convencional ou automontãvel (18,19,20,21,22,23, 24 e 25), por que se prolongam o fundo (1), as faces laterais -7-
    (2) e (3) e as franjas (9) e (10) da face superior.
  2. 2. - Caixa de cartão com asa de transporte de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as abas (7) e (8) terem as sua? extremidades prolongadas por extensões rectangulares (13,14· ,15 e 16) que se encostam interiormente is faces laterais (2) e (3), actuando como reforços angulares.
  3. 3. - Caixa de cartão com asa de transporte de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizada por as tiras (11) e (12) terem as suas extremidades prolongadas por linguetas (26,27,28 e 29), cuja função e servir de apoio das fitas (11) e (12) sobre as exten sões (13,14-,15 e 16), quando ficam alojadas entre estas e as faces laterais (2) e (3), Lisboa, 8 de Maio de 1989 O Agente Cíic!::! c!c Procrie.''?·:: ' 'UOt
PT90497A 1988-12-19 1989-05-08 Caixa de cartao com asa de transporte PT90497A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES19888803780U ES1008607Y (es) 1988-12-19 1988-12-19 Caja de carton con asa de transporte.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT90497A true PT90497A (pt) 1990-06-29

Family

ID=8259358

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90497A PT90497A (pt) 1988-12-19 1989-05-08 Caixa de cartao com asa de transporte

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP0374981A1 (pt)
DK (1) DK217389A (pt)
ES (1) ES1008607Y (pt)
NO (1) NO891865L (pt)
PT (1) PT90497A (pt)

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2630265A (en) * 1948-08-03 1953-03-03 Tuk Bak Trays Inc Display carton
FR2389554A1 (en) * 1977-05-06 1978-12-01 Beghin Say Sa Corrugated cardboard fruit basket - is cut from flat blank with several bands folded and glued together
CA1125245A (en) * 1981-02-12 1982-06-08 Thomas F. Starrs Foldable fruit basket
US4658961A (en) * 1985-10-15 1987-04-21 Tanabe Machinery Co., Ltd. Foldable case blank

Also Published As

Publication number Publication date
ES1008607Y (es) 1989-12-16
DK217389D0 (da) 1989-05-03
EP0374981A1 (en) 1990-06-27
DK217389A (da) 1990-06-20
ES1008607U (es) 1989-05-01
NO891865L (no) 1990-06-20
NO891865D0 (no) 1989-05-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2964227A (en) Cardboard box
US2122654A (en) Shipping container
BR0109040B1 (pt) Caixa de papelão com punho reforçado
US1824927A (en) Folding carton
US4238068A (en) Variable depth self-locking container
US4168028A (en) Shipping box for coats
USRE21158E (en) Collapsible caeton
US3126145A (en) Article carrier
US3262631A (en) Container provided with an access door
US2527702A (en) Cellular carton
US1886879A (en) Collapsible paper box
US4308995A (en) Carton end closure with integral handle
US1987063A (en) Container
US3194472A (en) Shipping container
US1921946A (en) Folding box
US4488675A (en) One piece interlocking outfold container
US2450419A (en) Compartmented container
US4376508A (en) Container with integral partition
US4098399A (en) Container with integral hanger bar
US2551164A (en) Reinforced knockdown box
US4186834A (en) Shipping and storage container
PT90497A (pt) Caixa de cartao com asa de transporte
US2838221A (en) Basket
US2007697A (en) Container
US2180682A (en) Lightproof shipping container

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19950921