PT89819B - Potenciometro rotativo - Google Patents

Potenciometro rotativo Download PDF

Info

Publication number
PT89819B
PT89819B PT89819A PT8981989A PT89819B PT 89819 B PT89819 B PT 89819B PT 89819 A PT89819 A PT 89819A PT 8981989 A PT8981989 A PT 8981989A PT 89819 B PT89819 B PT 89819B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
resistance track
resistance
electrodes
track
rotary potentiometer
Prior art date
Application number
PT89819A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89819A (pt
Inventor
Gottfried Berthold
Rudolf Limpert
Friedhard Fehr
Original Assignee
Preh Elektro Feinmechanik
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Preh Elektro Feinmechanik filed Critical Preh Elektro Feinmechanik
Publication of PT89819A publication Critical patent/PT89819A/pt
Publication of PT89819B publication Critical patent/PT89819B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F3/00Input arrangements for transferring data to be processed into a form capable of being handled by the computer; Output arrangements for transferring data from processing unit to output unit, e.g. interface arrangements
    • G06F3/01Input arrangements or combined input and output arrangements for interaction between user and computer
    • G06F3/03Arrangements for converting the position or the displacement of a member into a coded form
    • G06F3/041Digitisers, e.g. for touch screens or touch pads, characterised by the transducing means
    • G06F3/045Digitisers, e.g. for touch screens or touch pads, characterised by the transducing means using resistive elements, e.g. a single continuous surface or two parallel surfaces put in contact
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F3/00Input arrangements for transferring data to be processed into a form capable of being handled by the computer; Output arrangements for transferring data from processing unit to output unit, e.g. interface arrangements
    • G06F3/01Input arrangements or combined input and output arrangements for interaction between user and computer
    • G06F3/03Arrangements for converting the position or the displacement of a member into a coded form
    • G06F3/033Pointing devices displaced or positioned by the user, e.g. mice, trackballs, pens or joysticks; Accessories therefor
    • G06F3/0362Pointing devices displaced or positioned by the user, e.g. mice, trackballs, pens or joysticks; Accessories therefor with detection of 1D translations or rotations of an operating part of the device, e.g. scroll wheels, sliders, knobs, rollers or belts
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01CRESISTORS
    • H01C10/00Adjustable resistors
    • H01C10/16Adjustable resistors including plural resistive elements
    • H01C10/20Contact structure or movable resistive elements being ganged

Description

A presente invenção refere-se a um potenciómetro rotativo com uma pista de resistência cilíndrica ou parcial mente cilíndrica, em cujos dois bordos paralelos ao eixo do cilindro está colocado um par de eléctrodos, através do qual é aplicada tensão à pista de resistência, e com um cursor en costado à pista de resistência que é mantido encostado a um órgão de regulação rotativo em torno do eixo do cilindro.
Na patente EP 0 157 666 Al está descrito um potenciómetro rotativo deste tipo. Com este potenciómetro rotativo pode conseguir-se um ajustamento angular de um componente rotativo, por exençlo de um elemento de máquina. Este elemen to está acoplado para esse efeito com o órgão de ajustamento. Se se pretender detectar também um movimento linear do componente, será então necessário para isso não só um potenciómetro de cursor como também uma mecânica de acoplamento dispendiosa que transmita o movimento de rotação apenas ao potenció metro rotativo e o movimento linear ao potenciómetro de cursor.
Na patente DE-AS 23 17 144 está descrito um disposi^ tivo para o ajustamento de várias resistências por meio de uma alavanca de ajustamento apoiada de maneira oscilante por meio de uma esfera. Podem então de facto captar-se movimentos de translacção da alavanca de ajustamento na direcção XY, mas não rotações em torno de um eixo longitudinal. Descreve-se um dispositivo análogo na patente DE-OS 21 62 853.
Para a detecção de movimentos de rotação e de translacção são conhecidos dispositivos que trabalham sem contacto, por exemplo sistemas electrodinâmicos, tais como transformadores diferenciais, dispositivos indutivos ou capacitivos ou também dispositivos pneumáticos de pressão dinâmica. Mas nesses dispositivos é grande a complicação dos circuitos. Além disso, as tensões de sinal ou as correntes de sinal que podem obter-se são muito pequenas relativamente à tensão ou à corrente de alimentação. Isso torna esses dispositivos sensíveis às perturbações.
objecto da presente invenção consiste em proporcionar um potenciómetro do tipo mencionado na introdução aperfeiçoado de modo tal que o órgão de comando possa efectuar e detectar também movimentos lineares.
Segundo a presente invenção, o problema resolve-se com um potenciómetro rotativo do tipo indicado na introdução, no qual o órgão de comando é móvel com uma certa amplitude axialmente em relação ao eixo do cilindro relativamente à pis. ta de resistência, sendo a largura axial da pista de resistên cia igual à amplitude do movimento do órgão de ajustamento, prevendo-se nos dois bordos da pista de resistência que se e_s tendem na direcção periférica do cilindro pelo menos um outro par de eléctrodos e ligando à tensão alternadamente os dois pares de eléctrodos.
órgão de ajustamento pode desse modo detectar ou efectuar movimentos com componentes de movimento de rotação e de movimento de translacção. 0 cursor toma então uma posição apropriada na pista de resistência. Mediante a ligação al ternada do par de eléctrodos dos bordos paralelos ao eixo do cilindro e do par de eléctrodos dos bordos dispostos na direç. ção periférica activa-se, ao ritmo da alternância da tensão, a resistência correspondente ao movimento de rotação e a resi£ tência correspondente ao movimento linear.
- 3 A construção é compacta, pois é pequena a complicação dos componentes móveis.
Uma outra vantagem consiste no facto de que a ten são detectada na pista de resistência tem um valor máximo que é substancialmente igual à tensão de alimentação aplica da e os valores intermédios representam uma parte correspon dente da tensão aplicada. Em comparação com os dispositivos sem contacto, podem pois obter-se tensões elevadas, de modo que o dispositivo é comparativamente insensível às perturba ções.
Numa forma de realização preferida da presente in venção, a resistência é homogénea em toda a pista de resistência. Portanto, a tensão detectada é directamente proporcional ao deslocamento de translacçao ou de rotação, respe£ tivamente.
Numa outra forma de realização da presente invenção, a pista de resistência é prevista na periferia interior de caixa e o órgão de ajustamento está apoiado no seu centro. Desse modo fica disponível uma grande superfície do potenció metro para a pista de resistência. Mas é também possível pre ver a pista de resistência numa parte cilíndrica interior e como órgão de ajustamento um manto que envolve essa parte ci líndrica. Nao é necessário que o órgão de comando seja movido pelo componente cujo movimento se pretende detectar. Também pode o componente mover a pista de resistência em relação ao órgão de ajustamento.
Para impedir erros de linearidade em todo o domínio de rotação e de translacçao, dispõem-se nos bordos da pista de resistência respectivamente vários pares de eléctrodos, sendo os eléctrodos curtos em comparação com o comprimento dos bordos. Os eléctrodos são desacoplados por meio de díodos. Um dispositivo deste tipo de pares de eléctrodos está descrito na patente DE-OS 32 43 712.
fabrico de uma pista de resistência apropriada pe la técnica da laminagem invertida descreve-se na patente DE-OS 33 22 382.
potenciómetro rotativo descrito pode por exemplo ser utilizado em dispositivos de actuação que executam movimentos de rotação e translacção e nos quais se pretende uma informação de retorno sobre a sua posição. Tais actuadores sao por exemplo manípulos de comando, dispositi vos de actuação de válvulas, sistemas de bloqueio ou unida des de comando para caixas de velocidades.
Outras formas de realização vantajosas da presen te invenção resultam da descrição seguinte, ilustrada nos desenhos anexos, cujas figuras representam:
Fig. 1 - um corte longitudinal de um potenciómetro;
Fig. 2 - um corte pela linha (II-II) da Fig. 1;
Fig. 3 - esquematicamente uma pista de resistência planificada;
Fig. 4 - um suporte com pista de resistência e cam po de derivação, planificado; e
Fig. 5 ~ um esquema.
Uma caixa cilíndrica tubular (1) é fechada por duas tampas (2,3). Nas tampas (2,3) estão colocadas chumacei, ras (4,5) de um veio (6). 0 veio (6) estende-se concêntricamente com o eixo (7) do cilindro da caixa (1).
No interior da caixa (1) está colocada uma folha de suporte (8), que leva uma pista de resistência (9) e um campo de derivação (10). A pista de resistência (9) estende-se por um ângulo menor que 180°. Apresenta uma largura (B). 0 campo de derivação (10) assenta na periferia interior da caixa (1) da pista de resistência (9) e apresenta a mesma área que esta.
No veio (6) está suportado um órgão de ajustamento (11) que transporta um cursor (12). Uma lâmina de cursor (13) do cursor (12) encosta-se à pista de resistência (9). Uma lâmina (14) do cursor (12) encosta-se ao campo de derivação (10). 0 veio (6) ou o cursor (12) são nao só rotativos em torno do eixo (7) do cilindro, como também podem deslocar-se axialmente numa amplitude (Η). A amplitude (H) é substancialmente igual à largura (B) da pista de resistên cia (9).
Na forma de realização represertafe. na Fig. 3 colocam-se, em cada um dos bordos (15,16) paralelos ao eixo (7) do cilindro, eléctrodos (17,18). Os eléctrodos (17,18) formam um par de eléctrodos. Estendem-se substancial e continuamente através do respectivo bordo (15 ou 16, respectivamente ).
Nos dois bordos (19,20) da pista de resistência (9) que se estendem na direcção periférica da caixa cilíndrica (1) estão os eléctrodos (21,22), que formam outro par de eléctrodos. Os eléctrodos (21,22) são pontuais em comparação com o comprimento dos bordos (19,20).
Os pares de eléctrodos (17,18:21,22) são ligados através de um comutador (23) (ver Fig. 5) alternadamente a uma fonte de tensão (24), que fornece uma tensão de alimentação. No dispositivo segundo a Fig.3, garante-se uma linea ridade suficiente da resistência no sentido do movimento de rotação. No sentido do curso de amplitude (H) a curva da resistência depende a posição de rotação. Uma possibilidade de evitar isso é representada pela pista de resistência (9) segundo a Fig. 4.
A pista de resistência (9) segundo a Fig. 3 é rectangular. A sua extensão maior é prevista para o movimento de rotação (D). Seria no entanto também possível associar a extensão maior à amplitude (H).
No exemplo de realização segundo a Fig.4, a pista de resistência (9) é quadrada. Em cada um dos bordos (15,16,19,20) previu-se um certo número de eléctrodos (17,18,
21,22). Os eléctrodos são curtos, em comparaçao com o comprimento dos bordos (15,16). A superfície de contacto na qual a extremidade do cursor (13) se aplica à pista de resistência (9) é pequena em comparação com o distanciamento dos eléctrodos. Os eléctrodos apresentam as mesmas distâncias entre si.
Os eléctrodos (17) são ligados a uma pista condutora (26) da folha de suporte (8) através de díodos (25). Os eléctrodos (22) são ligados através de díodos (28) a uma outra pista condutora (29). Os eléctrodos (18) são ligados através de díodos (30) à pista condutora (29). Os díodos (27) e os díodos (28), por um lado, bem como os díodos (30) e os díodos (25), por outro lado têm a mesma polaridade, mas de modo que os díodos (25) têm polaridade contrária à do díodo vizinho (27) da mesma pista de resistência (26).
Entre a pista condutora (26) e o seu ponto de ligação (31) está colocada uma resistência (R^) e entre a pista condutora (29) e o seu ponto de ligação (32) uma resistência (R2). As resistências (R1,R2) compensam a característica de temperatura dos díodos.
A configuração quadrada da pista de resistência (9) tem a vantagem de poderem usar-se em todos os eléctrodos díodos iguais e nas duas pistas condutoras resistência (R1,R2) iguais, resultando assim relações de tensão iguais para o movimento de rotação e para o movimento de translacção.
Na disposição segundo a Fig. 4 é vantajoso o facto de que além dos dois pontos de ligação (31,32) apenas é necessário prever outro ponto de ligação para o campo de derivação (10).
Na Fig. 5, (RH) é a resistência da pista de resistência (9) que actua no sentido da translacção. (RD) é a resistência da pista de resistência (9) que actua no sentido da rotação. No ponto de ligação (33) está ligado um circuito tra dutor (34) que detecta, em correspondência com a cadência do dispositivo comutador (23) alternadamente a tensão derivada na resistência (RH) e na resistência (RD), que corresponde à
posição de translacção do cursor (12) na direcção da translacção ou, respectivamente, à rotação do cursor (12) na direcção da rotação.
modo de funcionamento do potenciómetro de rotação-translacção descrito é essencialmente o seguinte:
Se se acoplar o veio (6) com um componente que, por um lado, roda em torno de um eixo e, por outro lado, de_s liza na direcção axial, então o cursor (12) executa sobre a pista de resistência (9) um movimento correspondente. 0 circuito tradutor (34) detecta então as tensões correspondentes respectivamente à posição de rotaçao e à posição de translaç ção. Para possibilitar uma tradução exacta, a cadência com que se aplica ao comutador (23) alternadamente a tensão de alimentação nos pares de eléctrodos (17,18) ou (21,22), respectivamente, é mais rápida que a velocidade do movimento.
Em outros exemplos de realização, é também possível estender a pista de resistência (9) praticamente a 360°. 0 campo de derivação (10) pode então colocar-se ao lado da pista de resistência (9) na direcção axial da caixa (1). Mas é também possível derivar a tensão captada pelo cursor (12) em vez de do campo de derivação (10) por exemplo por meio de um outro cursor no órgão de ajustamento (11) ou do veio (6), ou conduzi-la por não de uma mola em espiral à caixa (1).
Para a compensação da tensão no díodo no sentido de passagem, que é função da temperatura em vez das resistências função da temperatura também se podem compensar os coeficientes de temperatura - conhecidos - da referida tensão de passa gem, no circuito tradutor (34). A compensação de temperatura pode também fazer-se ligando a queda de tensão nos díodos ao circuito de tradução (34) através de uma linha de medição adi cional.
No caso das pistas de resistência (9) rectangulares, não quadradas e homogéneas (9), a queda de tensão nas resistências (R1,R2) que servem para a compensação é em si diferen te, de modo que elas só de maneira insuficiente compensam a
- 8 tensão de passagem dependente da temperatura. Para compensar isso podem as duas resistências (R1,R2) ter valores cor respondentemente diferentes ou escolher-se uma corrente que atravessa as mesmas com um valor diferente, podendo aplicar -se uma tensão de alimentação diferente.
LISTA DE REFERÊNCIAS
CAIXA 26 PISTA CONDUTORA
TAMPA 27 DÍODO
TAMPA 28 DÍODO
CHUMACEIRA 29 PISTA CONDUTORA
CHUMACEIRA 30 DÍODO
VEIO 31 PONTO DE LIGAÇÃO
EIXO DO CILINDRO 32 PONTO DE LIGAÇÃO
FOLHA DE SUPORTE 33 PONTO DE LIGAÇÃO
PISTA DE RESISTÊNCIA 34 CIRCUITO TRADUTOR
CAMPO DE DERIVAÇÃO
ÓRGÃO DE AJUSTAMENTO RD RESISTÊNCIA NA DIREC-
CURSOR ÇÃO DA ROTAÇÃO
LÂMINA DO CURSOR RH RESISTÊNCIA NA DIREC-
LÂMINA DO CURSOR ÇÃO DA TRANSLACÇÃO
BORDO PARALELO A 7 Rl RESISTÊNCIA
BORDO PARALELO A 7 R2 RESISTÊNCIA
ELÉCTRODO D MOVIMENTO DE ROTAÇÃO
ELÉCTRODO H ELEVAÇÃO
BORDO NA DIRECÇÃO PERIFÉRICA B LARGURA DA PISTA DE RESISTÊNCIA

Claims (5)

12. - Potenciómetro rotativo com uma pista de resistência cilíndrica ou parcialmente cilíndrica, em cujos dois bordos paralelos ao eixo do cilindro é colocado um par de eléctrodos, através dos quais se aplica tensão à pista de resistência e com um cursor aplicado à pista de resistência que é suportado num órgão de ajustamento rota tivo em torno do eixo do cilindro, caracterizado por o ór gão de ajustamento (11) ser móvel em translacção, com uma amplitude de elevação (H), axialmente em relação ao eixo (7) do cilindro, relativamente à pista de resistência (9), por a largura axial (B) da pista de resistência (9) ser igual à amplitude de elevaçao (H) do órgão de ajustamento (11), por se prever, nos dois bordos (19,20) da pista de resistência (9) dispostos na direcção periférica do cilindro, pelo menos um outro par de eléctrodos (21,22) e por os dois pares de eléctrodos (17,18:21,22) serem alternadamente ligados à tensão.
22. - Potenciómetro rotativo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a pista de resistência (9) ser homogénea.
34 S« - Potenciómetro rotativo de acordo com as reivindica ções 1 ou 2, caracterizado por a pista de resistência (9) ser prevista na periferia interior de uma caixa (1) e o órgão de ajustamento ser apoiado no seu centro.
4S. - Potenciómetro rotativo de acordo com as reivindicja ções anteriores, caracterizado por a pista de resistência (9) se estender por menos de 180° e ao cursor (12) estar associado um campo de derivaçao (10) que apresenta uma área igual à da pista de resistência (9) e está colocada diametralmente oposto à pista de resistência (9).
52· - Potenciómetro rotativo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por nos bordos (15,16,19,20) da pista de resistência estarem colocados respectivamente vários pares de eléctrodos (17,18:21,22), sendo os eléctrodos curtos em comparaçao com o comprimento dos bordos (15,16,19,20) e por os eléctrodos (17,18,21,22) serem desacoplados por meio de díodos (25,27,28,30).
62. - Potenciómetro rotativo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por se preverem para a compensação da queda de tensão de passagem dependente da temperatura dos díodos (25,27,28,30) resistências (R1,R2) com coeficientes de temperatura positivos.
72· - Potenciómetro rotativo de acordo com as reivindicações 5 ou 6, caracterizado por a superfície de contacto coma qual o cursor (12) se aplica à pista de resistência (9) ser menor que a distância entre dois eléctrodos (17,18,21,22) vizinhos.
82. - Potenciómetro rotativo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a pista de resistência (9) ser quadrada, quando suposta planificada.
PT89819A 1988-03-04 1989-02-23 Potenciometro rotativo PT89819B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3807005A DE3807005C1 (pt) 1988-03-04 1988-03-04

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89819A PT89819A (pt) 1989-10-04
PT89819B true PT89819B (pt) 1994-01-31

Family

ID=6348799

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89819A PT89819B (pt) 1988-03-04 1989-02-23 Potenciometro rotativo

Country Status (7)

Country Link
US (1) US4954804A (pt)
EP (1) EP0330854B1 (pt)
JP (1) JPH01256102A (pt)
AT (1) ATE96243T1 (pt)
DE (1) DE3807005C1 (pt)
ES (1) ES2045210T3 (pt)
PT (1) PT89819B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111916267B (zh) * 2020-08-11 2022-01-04 临沂合力电子有限公司 一种多级进位式高精度可调低阻值电阻

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2665355A (en) * 1952-02-07 1954-01-05 Borg George W Corp Potentiometer
US3319209A (en) * 1964-01-09 1967-05-09 Bourns Inc Torque adjusting device
CA942866A (en) * 1970-11-18 1974-02-26 Shunzo Oka Device for simultaneously controlling rotary shafts of a plurality of variable resistors
JPS5329215B2 (pt) * 1974-05-07 1978-08-19
US4355293A (en) * 1979-10-22 1982-10-19 The Bendix Corporation Electrical resistance apparatus having integral shorting protection
US4430634A (en) * 1982-01-18 1984-02-07 Cts Corporation Rotary potentiometer with molded terminal package
JPS58123141A (ja) * 1982-01-19 1983-07-22 Nec Corp 高速計数分岐実行方式
DE3243712A1 (de) * 1982-11-25 1984-05-30 Preh Elektro Feinmechanik Einrichtung zur erfassung einer x-y-position
DE3365157D1 (en) * 1982-11-25 1986-09-11 Preh Elektro Feinmechanik Apparatus for detecting an x-y position
DE3322382A1 (de) * 1983-06-22 1985-01-10 Preh, Elektrofeinmechanische Werke Jakob Preh Nachf. Gmbh & Co, 8740 Bad Neustadt Verfahren zur herstellung von gedruckten schaltungen
US4623868A (en) * 1984-01-10 1986-11-18 Crystalate Electronics Limited Variable electrical resistance device
FR2560428B1 (fr) * 1984-02-28 1987-02-27 Renix Electronique Sa Potentiometre rotatif notamment de mesure de position angulaire
US4539963A (en) * 1984-11-13 1985-09-10 General Motors Corporation Shaft mounted valve position sensor
DE3631057A1 (de) * 1986-09-12 1988-03-24 Preh Elektro Feinmechanik Verfahren zur herstellung nichtlinearer widerstandsbahnen und nach diesem verfahren hergestelltes drehpotentiometer

Also Published As

Publication number Publication date
ES2045210T3 (es) 1994-01-16
EP0330854A3 (en) 1990-04-11
US4954804A (en) 1990-09-04
PT89819A (pt) 1989-10-04
ATE96243T1 (de) 1993-11-15
DE3807005C1 (pt) 1989-02-23
JPH01256102A (ja) 1989-10-12
EP0330854B1 (de) 1993-10-20
EP0330854A2 (de) 1989-09-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7116100B1 (en) Position sensing for moveable mechanical systems and associated methods and apparatus
ES2257091T3 (es) Indicador de posicion piezo-resistivo.
US20020118011A1 (en) Linear and radial displacement sensor
ES2703808T3 (es) Manipulador de gran tamaño con mástil sometido a pandeo y con medios para la medición de ángulo de giro
KR930700963A (ko) 힌지위치에 대해 응동하는 제어신호 발진기
PT89819B (pt) Potenciometro rotativo
BRPI0016137B1 (pt) sensor de deslocamento e peça polar modeladora de fluxo
KR900700847A (ko) 샤프트의 각 위치 감지 장치
CN111219530A (zh) 用于电子节流阀控制装置的感应式位置传感器
US5126665A (en) Device for measuring an angle of rotation of a rotatable structural element
US6807875B2 (en) Self-compensating position sensor
US5856618A (en) Position sensor apparatus
EP0831253A2 (en) Position sensor apparatus
GB2271187A (en) Rotatable capacitance sensor.
US5208532A (en) Throttle position sensor adapted to maintain a fixed position relative to a shaft centerline
GB2253062A (en) Potentiometer apparatus for measuring the displacement of a piston in a cylinder
EP0826947A1 (de) Wegmesssystem für Lineareinheiten
US5233883A (en) Mechanical actuator with scales indicating the position at which a limit control element will be operated
US6639507B1 (en) Plated precision potentiometer
SU241699A1 (ru) Визирная марка
SU1307484A1 (ru) Механизм линейного перемещени
KR20190026931A (ko) 수동 자기 위치 센서
CN115488929A (zh) 机器人肢体及机器人
SU1753248A1 (ru) Реостатный преобразователь линейных перемещений
RU2139492C1 (ru) Устройство для измерения внутренних размеров полых деталей

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930714

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19970131