PT89606B - Veiculo submarino destinado a medir dados no fundo do alto mar - Google Patents

Veiculo submarino destinado a medir dados no fundo do alto mar Download PDF

Info

Publication number
PT89606B
PT89606B PT89606A PT8960689A PT89606B PT 89606 B PT89606 B PT 89606B PT 89606 A PT89606 A PT 89606A PT 8960689 A PT8960689 A PT 8960689A PT 89606 B PT89606 B PT 89606B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
vehicle
penetrator
designed
support structure
sea
Prior art date
Application number
PT89606A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89606A (pt
Inventor
Charles Nicholas Murray
Michel Roland Jamet
Original Assignee
Euratom
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Euratom filed Critical Euratom
Publication of PT89606A publication Critical patent/PT89606A/pt
Publication of PT89606B publication Critical patent/PT89606B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63CLAUNCHING, HAULING-OUT, OR DRY-DOCKING OF VESSELS; LIFE-SAVING IN WATER; EQUIPMENT FOR DWELLING OR WORKING UNDER WATER; MEANS FOR SALVAGING OR SEARCHING FOR UNDERWATER OBJECTS
    • B63C11/00Equipment for dwelling or working underwater; Means for searching for underwater objects
    • B63C11/52Tools specially adapted for working underwater, not otherwise provided for
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH DRILLING; MINING
    • E21BEARTH DRILLING, e.g. DEEP DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B49/00Testing the nature of borehole walls; Formation testing; Methods or apparatus for obtaining samples of soil or well fluids, specially adapted to earth drilling or wells
    • E21B49/001Testing the nature of borehole walls; Formation testing; Methods or apparatus for obtaining samples of soil or well fluids, specially adapted to earth drilling or wells specially adapted for underwater installations

Description

COMMUNAUTE EUROPEENNE DE L'ENERGIE ATOMIQUE (EURATOM)
Veiculo submarino destinado a medir dados no fundo do alto mar
A presente invenção diz respeito a um veículo submarino para medir dados no fundo alto mar, que compreende um penetrador concebido para penetrar por gravidade no sedimento no fundo do mar.
Para estudar fenómenos que se verificam nos sedimentos no fundo do mar, têm sido concebidas cápsulas que transportam instrumentos e que são fixadas num cabo ao longo do qual elas são transferidas para baixo para o fundo do mar. Depois de lá chegar, a cápsula recolhe uma amostra do sedimento que é depois subida para a superfície do mar.
Foi além disso proposto o uso, para este fim, de um veículo submarino com ou sem operador a bordo, sendo esse veículo guiado para baixo até ao local onde se recolhem as amostras. Infelizmente, estes dois processos podem ser usados apenas até uma profundidade limitada no mar, nao sendo apropriados para uma investigação a longo prazo. Além disso, estes processos não permitem a implantação de instrumentos no interior do sedimento.
documento IEEE Journal of Oceanic Engineering, vol. 0E-10, NQ 1, Janeiro de 1985, páginas 38 a 49, sugere a utilização de penetradores livres que caiem por gravidade até ao fundo do mar e penetram nos sedimentos para obter dados de medida dos mesmos. Estes dados são depois transmitidos para a
superfície do oceano através de um canal de transmissão por ultrassons. De acordo com este artigo, parece ser possível de finir de antemão a profundidade de penetração do penetrador no interior de um dado sedimento no fundo do mar. Um inconveniente de um tal penetrador reside no facto de ele ficar definitivamente no sedimento e de os seus instrumentos não poderem ser recuperados no final da fase de investigação. Este inconveniente é particularmente pesado se o penetrador não atingir a sua posição de medição correcta depois da sua descida por gravidade, quer porque não atingiu o local desejado, quer porque entrou de maneira incorrecta, por exemplo obliquamente.
A presente invenção tem como objectivo eliminar estes inconvenientes e proporcionar um veículo submarino como atrás se especificou, que possa ser de novo elevado até à superfície do mar e, portanto, recuperável.
.^...Segundo a presente invenção esse objectivo é conseguido por meio de um veículo submarino como atrás se especificou, que compreende ainda uma estrutura de suporte com um eixo vertical e um certo número de grupos de flutuadores dispostos regularmente em torno do eixo da estrutura de suporte na sua porção superior, estando o penetrador montado na extremidade inferior da referida estrutura de suporte e sendo coaxial com a mesma, sendo o penetrador concebido por forma a ser dividido em duas partes cilíndricas por meio de um dispositivo de desacoplamento telecomandado, tendo a parte inferior das duas referidas partes uma porção terminal arredondada destinada a penetrar no fundo do mar e a constituir um lastro tal que o veículo possa descer por gravidade e com uma velocidade dada para o fundo do mar, enquanto a porção superior das referidas partes do referido penetrador é concebida para receber um dispositivo para a medição de dados no sedimento, sendo um emissor/receptor para sinais ultrassónicos montado entre os grupos de flutuadores na porção superior da estrutura de suporte e estando concebida para cooperar com um emissor/receptor semelhante na superfície livre do mar, a fim de transmitir os dados medidos para a mesma e para receber dados de controlo a partir da mesma, por exemplo dados de controlo para o desacoplamento das duas partes do penetrador.
De acordo com uma forma de realização preferida da presente invenção, um disco horizontal é soldado na extremidade superior do referido penetrador e serve como batente superior para o movimento de penetração do veículo nos sedimentos.
De preferência, associa-se um dispositivo pirotécnico telecpmandado- à porção superior da estrutura. Este dispositivo compreende um saco que pode ser inflado, para ajudar o início da subida no caso de não ser suficiente a desligação do lastro para vencer as forças de atrito entre o penetrador e os sedimentos .
Se se pretender guiar o veículo para um local particular de aterragem no fundo do mar, podem montar-se motores de jacto na estrutura, que permitem guiar o veículo sob o controlo de um sistema de navegação acústico.
Descreve-se agora com mais pormenor a presente invenção por meio de uma forma de realização preferida e com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1, esta forma de realização; e ζ
A fig. 2, o veículo durante o seu movimento de descida.
veículo representado na fig. 1 compreende um penetrador (1) com um eixo vertical e uma estrutura de suporte fixada na extremidade superior do penetrador. Esta estrutura inclui quatro discos horizontais (2),(3),(4) e (5), estando o disco (2) fixado na extremidade superior do penetrador (1) e funcionando como batente para o movimento de penetração no sedimento. Este disco (2) e um segundo disco (3) formam um espaço para os aparelhos, instrumentos, baterias, etc. Estes dois discos estão interligados através de um certo número de parafusos (6).
disco (3) está soldado a um tubo (7) que constitui um elo de ligação dos dois discos superiores (4) e (5)· Estes discos (4) e (5) com um diâmetro maior suportam um certo número de grupos de flutuadores (8) de forma substancialmente cilíndrica e que estão espaçados regularmente em torno do tubo (7)· São feitos de unumatesia-l leve, tal como espuma sintética, e sao usados para fazer subir de novo a parte principal do veículo para a superfície depois de feitas as medições.
Entre o tubo central (7) e os grupos de flutuadores (8) fica ainda um espaço para as amostras (9) para medição destinadas ao estudo das características da água directamente por cima do sedimento e para um emissor/réceptor acústico (10) que se destina a assegurar a ligaçãoh-iH-j ypcr ional com um emissor/receptor semelhante na superfície do mar.
penetrador (1) tem uma forma cilíndrica circular e é constituído por duas partes (11) e (12), constituindo a parte inferior (11), com a sua extremidade redonda, um lastro tal que o veículo pode descer por gravidade para o fundo do mar, enquanto a parte superior (12) está equipada na sua superfície exterior com sondas de medição. A parte (12) é de construção modular e pode ser colocada no sedimento a uma profundidade dada. Meios de controlo estão alojados no interior desta parte superior (12).
As duas partes do penetrador (l) são fixadas tuna na outra por meio de um ferrolho explosivo (15) que pode ser libertado por um sinal acústico proveniente da superfície e recebido no emissor/receptor (10). Em consequência da explosão do ferrolho(15)as duas partes são separadas ao longo de uma linha de separação (14), sendo então a parte superior (12) impelida para cima pelos grupos de flutuadores (8) que são concebidos para ajudar o arranque da subida do veículo, com excepção do lastro (11), e a subida até à superfície do mar.
Seria possível realizar na prática um outro meio para ajudar..o -aia?anque da subida se o impacto ascendente da explosão do ferrolho (15) combinado com os grupos de flutuadores (8) não fosse suficiente para vencer as forças de atrito que retêm a parte superior (12) do penetrador no sedimento. Estes meios podem ser um dispositivo pirotécnico (15) que é montado no tubo central (7) e coopera com um saco inflèvel. Logo que este dispositivo (15) seja activado, o saco é inflado por um gás, impulsionando por este meio o veículo para cima.
Ê também possível equipar o veículo com motores de jacto (18) (ver a fig. 2), que podem por exemplo ser montados no disco (5) e que são capazes de guiar o veículo para o local de aterragem desejado. Para isso, proporciona-se adicionalmente um sistema de navegação acústico, que está representado esquematicamente na fig. 2 e que se baseia em vários emissores acústicos (16) e sondas de medição de distâncias (17) montadas no veículo.
A velocidade de descida do veículo pode ser controlada ajustando convenientemente o peso do lastro, permitindo assim pré-determinar a profundidade de penetração no sedimento. Podem além disso proporcionar-se motores de jacto com impulso vertical que permitam controlar a velocidade de descida.
Para indicar dados concretos, apresentam-se a seguir dados pormenorizados referentes a um protótipo do veículo:
Altura total: 4,5 m
Altura do lastro (11): 1 m
Densidade dos grupos flutuadores: 0,6
Densidade do lastro: 7,8
Peso do lastro à superfície: 600 Kg 'Pé'áo dá carga útil transportada (instrumentos) : 550 Kg
A autonomia das baterias é calculada por forma a prolongar a duração da fase experimental no fundo do mar até vários meses.

Claims (4)

  1. Reivindicaçoes
    1.- Veículo submarino destinado a medir dados no fundo do alto mar, compreendendo um penetrador concebido para penetrar por grayidadfi—nos sedimentos no fundo do mar, caracterizado por compreender ainda uma estrutura de suporte (2 a 7) com um eixo vertical e um certo número de grupos de flutuadores (8) dispostos regularmente em torno do eixo da estrutura de suporte na sua porção superior, estando o penetrador (1) montado na extremidade inferior da referida estrutura de suporte e coaxialmente com a mesma, sendo o penetrador concebido para ser dividido em duas partes cilíndricas (11,12) por meio de um dispositivo de desacoplamento (13) telecomandado, tendo a parte inferior (11) das referidas partes uma porção terminal redonda destinada a penetrar no fundo do mar e a constituir um lastro tal que o veículo possa descer por gravidade e com uma velocidade dada para o fundo do mar, enquanto a parte superior (12): do referido penetrador (1) é concebida para receber um dispositivo para medir dados no sedimento, estando um emissor/ /receptor (10) para sinais de ultrassons montado entre os grupos de flutuadores (8) na parte superior da estrutura de suporte e estando concebido para cooperar com um emissor/receptor semelhante na superfície livre do mar, a fim de transmitir dados de medição para o mesmo e para receber dados de controlo do mesmo, por exemplo dados de controlo para desacoplar as duas partes (11,12) do penetrador (1).
  2. 2.- Veículo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um disco horizontal (2) estar montado na extremidade superior do referido penetrador (1) e servir para deter o movimento de penetxação-.-do—veículo nos sedimentos.
  3. 3. - Veículo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por um dispositivo pirotécnico (15) telecomandado estar montado na porção superior da referida estrutura (2 a 7) e compreender um saco que pode ser inflado para ajudar' o arranque na subida do veículo.
  4. 4. - Veículo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por um conjunto de motores de jacto (18) montados na referida estrutura (2 a 7) permitir que o veículo seja dirigido para um local de aterragem desejado sob o controlo de um sistema de navegação acústico (16,17),
PT89606A 1988-02-03 1989-02-02 Veiculo submarino destinado a medir dados no fundo do alto mar PT89606B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
LU87126A LU87126A1 (fr) 1988-02-03 1988-02-03 Vehicule sousmarin pour la mesure de donnees au fond de la mer profonde

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89606A PT89606A (pt) 1989-10-04
PT89606B true PT89606B (pt) 1994-01-31

Family

ID=19731019

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89606A PT89606B (pt) 1988-02-03 1989-02-02 Veiculo submarino destinado a medir dados no fundo do alto mar

Country Status (9)

Country Link
US (1) US4919065A (pt)
EP (1) EP0326991B1 (pt)
DE (1) DE68901099D1 (pt)
DK (1) DK42489A (pt)
ES (1) ES2030921T3 (pt)
GR (1) GR3004835T3 (pt)
IE (1) IE890334L (pt)
LU (1) LU87126A1 (pt)
PT (1) PT89606B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6657921B1 (en) * 2000-05-31 2003-12-02 Westerngeco Llc Marine seismic sensor deployment system including reconfigurable sensor housings
US7032530B1 (en) * 2003-09-29 2006-04-25 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Submarine air bag launch assembly
EP2452868B1 (en) * 2010-11-11 2013-01-02 Atlas Elektronik Gmbh Unmanned underwater vehicle and method for recovering such vehicle
FR2981631B1 (fr) * 2011-10-21 2013-12-06 Arkeocean Dispositif de balisage, systeme d'exploration d'une zone immergee ainsi que procedes de deploiement et repliement d'un tel dispositif de balisage
CN105644743B (zh) * 2014-11-10 2017-06-16 中国科学院沈阳自动化研究所 一种三体构型的长期定点观测型水下机器人

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3063507A (en) * 1958-08-07 1962-11-13 Neill O Method and apparatus for offshore drilling
US3187705A (en) * 1963-03-27 1965-06-08 Gen Motors Corp Dynamic anchor
US3642063A (en) * 1968-01-05 1972-02-15 Allen A Jergins Offshore drilling and well completion method
US3602320A (en) * 1968-10-16 1971-08-31 Amoco Prod Co Deep sea pile setting and coring vessel
US3635183A (en) * 1970-02-09 1972-01-18 Sperry Rand Corp Remotely controlled unmanned submersible vehicle
US3672177A (en) * 1970-06-24 1972-06-27 Mobil Oil Corp Subsea foundation unit and method of installation
US3987638A (en) * 1974-10-09 1976-10-26 Exxon Production Research Company Subsea structure and method for installing the structure and recovering the structure from the sea floor
FR2295213A1 (fr) * 1974-12-17 1976-07-16 Petroles Cie Francaise Methode de completion de puits sous-marins et structure de mise en oeuvre
US4149818A (en) * 1977-08-22 1979-04-17 Perry Oceanographics, Inc. Submersible chamber arrangement
US4686927A (en) * 1986-02-25 1987-08-18 Deep Ocean Engineering Incorporated Tether cable management apparatus and method for a remotely-operated underwater vehicle

Also Published As

Publication number Publication date
DE68901099D1 (de) 1992-05-07
DK42489D0 (da) 1989-01-31
US4919065A (en) 1990-04-24
DK42489A (da) 1989-08-04
PT89606A (pt) 1989-10-04
LU87126A1 (fr) 1989-09-20
GR3004835T3 (pt) 1993-04-28
ES2030921T3 (es) 1992-11-16
EP0326991A1 (en) 1989-08-09
EP0326991B1 (en) 1992-04-01
IE890334L (en) 1989-08-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9381984B2 (en) Apparatus for subsea transport of sensor systems
US4004265A (en) Self-propelled array system
EP2931599B1 (en) Self-burying autonomous underwater vehicle and method for marine seismic surveys
AU2013314265B2 (en) Method and underwater node for seismic survey
CN112462429B (zh) 海底地震仪布放回收器及方法
BRPI0610691A2 (pt) método para adquirir dados sìsmicos em uma pluralidade de posições dispersas sobre uma zona no fundo do mar, equipamento de guia destinado a dirigir uma unidade de aquisição sìsmica no sentido de uma posição alvo localizado sobre o fundo do mar e equipamento e sistema para aquisição sìsmica do fundo do mar
EP2744704A1 (en) Communication buoy and method of deployment
US3933109A (en) Buoy releasable from a submarine
US5003514A (en) Deep ocean recoverable acoustic sensor vehicle
US3859598A (en) Aerial drop penetration device
US4462094A (en) Method and apparatus for determining angle of inclination of seismometer and leveling seismic motion detectors
PT89606B (pt) Veiculo submarino destinado a medir dados no fundo do alto mar
CN110539864A (zh) 一种抗土壤吸附的海底飞行节点航行器及工作方法
US4494938A (en) Master buoy system for acoustic array deployment, using underwater glide bodies remotely launched from a submerged pod
KR102219469B1 (ko) 침몰 선박의 위치 확인용 부표 장치
US4834684A (en) Ball lock release mechanism
AU2021286381B2 (en) Surface deployed communication buoy
KR101722176B1 (ko) 앵커링 장치
CA1050150A (en) Self propelled array system
RU2300479C2 (ru) Стационарный измерительный гидроакустический комплекс
SU996261A1 (ru) Устройство дл доставки на дно океана и подъема на его поверхность приборов
US6052332A (en) Countermeasure flexible line array
Dawe et al. Subsea instrument deployments: Methodology and techniques using a work class remotely operated vehicle (ROV)
CA1050149A (en) Self propelled array system
JPH05131978A (ja) 水中航走体における位置確認装置

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930721

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960131