PT88469B - Processo para a preparacao de chapas de contraplacado de aparas de madeira com varias camadas aperfeicoado - Google Patents

Processo para a preparacao de chapas de contraplacado de aparas de madeira com varias camadas aperfeicoado Download PDF

Info

Publication number
PT88469B
PT88469B PT88469A PT8846988A PT88469B PT 88469 B PT88469 B PT 88469B PT 88469 A PT88469 A PT 88469A PT 8846988 A PT8846988 A PT 8846988A PT 88469 B PT88469 B PT 88469B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
layers
resin
glue
urea
layer
Prior art date
Application number
PT88469A
Other languages
English (en)
Other versions
PT88469A (pt
Inventor
Winfried Kochersperger
Gunther Matthias
Hermann Schatz
Original Assignee
Basf Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Basf Ag filed Critical Basf Ag
Publication of PT88469A publication Critical patent/PT88469A/pt
Publication of PT88469B publication Critical patent/PT88469B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27NMANUFACTURE BY DRY PROCESSES OF ARTICLES, WITH OR WITHOUT ORGANIC BINDING AGENTS, MADE FROM PARTICLES OR FIBRES CONSISTING OF WOOD OR OTHER LIGNOCELLULOSIC OR LIKE ORGANIC MATERIAL
    • B27N3/00Manufacture of substantially flat articles, e.g. boards, from particles or fibres
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L97/00Compositions of lignin-containing materials
    • C08L97/02Lignocellulosic material, e.g. wood, straw or bagasse

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Dry Formation Of Fiberboard And The Like (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)

Description

Descrição
A invenção refere-se a chapas de contraplacado com várias camadas, eventualmente revestidas, que são fabricadas de aparas de madeira com cola de resina fenólica alcalina, modificada, na(s) camacada(s) intermédias, e com cola de resina de aminoplastas endurecível por ácido nas camadas de cobertura, e que apresentam uma resistência aperfeiçoada entre as camadas durante uma solicitação mecânica, .com uma menor perda simultânea de formaldeído.
S conhecida a fabricação de chapas de contraplacado a partir de aparas de madeira com cola de resina de fenol-formaldeído ou cola de ureia-fenol-formaldeído e endurecedores convencionais e, eventualmente, aditivos (vide, por exemplo, as patentes Alemã LE-C-20 20 481» Eurpeia EE-A 69267 e Alemã DE-C ... 3 346 153). Especialmente as colas à base de condensados de ureia-fenol-formaldeído proporcionam chapas de contraplacado com uma eliminação muito reduzida do formaldeído. As chapas de contraplacado assim produzidas apresentam, no entanto, a desvantagem de que, devido a uma elevada intumescência, elas não podem ou dificilmente podem ser revestidas, que a resina fenólica escura é visível por transparência nos materiais de revestimento claros, e o teor alcalino da cola reduz frequentemente a aderência. Todavia, se se pretender ainda assim revestir as chapas de contraplacado, torna-se necessária a fabricação de camadas de cobertura com outras colas, tais como as resinas de cola de aminoplastas a fim de se evitar o contacto directo com a resina de cola fenólica.
As chapas de contraplacado com várias camadas deste tipo apre· sentam, porém, outras desvantagens. No limite entre a camada intermédia I, colada com resinas de fenol-formaldeído e as ca madas de cobertura D, coladas com condensados de ureia-formaldeído, melamina-formaldeído, rnélamina-ureia-formaldeído ou melamina-ureia-fenol-formaldeído, a ligação das aparas de madeira é mais fraca do que dentro das camadas isoladas. Isto acarreta facilmente a formação de fissuras na camada-limite,
em especial, no caso de estar submetida a uma solicitação àecânica elevada e que são detectáveis pela medição da resistência à tracção transversal das chapas de contraplacado.
A presente invenção tem como objectivo desenvolver uma chapa de contraplacado com uma camada intermédia ligada por resol e com camadas de cobertura ligadas por uma resina de aminóplastas que não apresente as referidas fissuras na camada-limite e que apresente, simultaneamente, uma menor eliminação do formaldeído.
Descobriu-se agora que esse objectivo pode ser alcançado com chapas de contraplacado de várias camadas em cuja fabricação se empregam, para a colagem da camada intermédia, resinas de fenol-formaldeído. modificadas com ureia (as assim chamadas resinas UPF), por vezes, juntamente com um isocianato ou poliisocianatos, e, para a colagem da(s) camada(s) de cobertura, usam-se resinas de aminoplastas, em especial, a resina de melamina-ureia-fenol-formaldeído (conhecidas por resinas MUPF).
Gonsequentemente, o objecto da presente invenção é constituído por chapas de contraplacado com várias camadas, que são produzidas com, no mínimo, uma camada intermédia M feita de aparas de madeira e, pelo menos, uma cola de resina LM, e camadas de cobertura D contíguas, feitas de aparas de madeira e pelo menos uma cola de resina DD, mediante a aplicação de pressão e calor, sendo as colas de resina LM e LD diferentes, chapas essas que são caracterizadas pelo facto de na sua fabricação terem sido empregadas, como cola de resina LM para a(s) camada(s) intermédia(s) M contígua(s) à camada de cobertura D, colas de resina fenólica alcalina, modificada com ureia (tais como resinas UPF), e, como resiha para a oola LD destinada às camadas de cobertura D, serem empregadas colas de aminoplastas, endureeíveis por ácido.
Foi surpreendente que o desejado aperfeiçoamento possa ser conseguido desta maneira, dado que as colas de resina fenóliea modificadas com ureia da camada intermédia contêm álcalis, as colas de aminoplastas da camada de cobertura são de certo . modo neutras e são endurecidas por ácido. Por contato da camada alcalina intermédia com a camada ácida de cobertura, no limite entre elas era de esperar um- meio fracamente alcalino, com um endurecimento insuficiente das colas de resina fenólica e também um insuficiente endurecimento das resinas de aminoplastas. Também o inchamento da camada intermédia ® produzida com a cola de resina fenólica modificada é completamente diferente do inchamento da camada de cobertura D fabricada com, por exemplo, uma cola de resina de melamina-ureia-fenol-formaldeido, o que devia levar a uma dilatação irregular das camadas devido à humidade e a um deslocamento, ou seja, a um afrouxamento da ligação junto aos limites da camada. A adição da ureia produz, surpreendentemente, uma rigidez suficiente nas camadas limites e a uma ampla ligação do formaldeido.
As colas de resinas IM, destinadas à camada intermétia contígua à(s) camada(s) de cobertura (ou camadas intermédias M, no caso de existirem várias camadas intermédias Μ), para as chapas de contraplacado com várias camadas produzidas de acordo com a invenção, são colas de resina fenólica alcalina, modificada por ureia, as quais são produzidas através da modificação dos condensados de fenol-formaldeido, condensados em meio alcalino, do tipo resol, com ureia, em especial, mediante adição de ureia ou dissolução da ureia em solução aquosa de resol e que são designadas geraimente como resinas UPP. As resinas UPP especialmente apropriadas contêm ureia em uma quantidade entre 5 e 25 e, em especial, entre 15 e 20 % em peso relativamente à quantidade de resina líquida. A preparação de resinas de fenol-formaldeido condensadas em meio alcalino do tipo resol, é conhecida e enóontra-se descrita, por exemplo, nas monografias de A. Knops e 1. A. Pilato Phenolic Resins
Editora Springer, de Berlâm—Heidelberg 1985, e de A. Pizzi (editor ”Wood Adhesives”, edição Mareei Dekker, Nova Iorque 1983. A preparação de resinas UPE está indicada na monografia primeiramente citada. A sua produção mediante a dissolução de ureia nas resinas de fenol-formaldeído do tipo resol está descrita, por exemplo, na Patente Alemã DE-C 33 46 153, Patente Europeia EP-A 146 881 ou Patente Norte-Americana A 4 045 595. Se as resinas UPE forem preparadas de madeira a serem pobres em alcalis, elas possuem uma reactividade menor, consoante as indicações da Patente Alemã DE-C 33 46 153 e, por vezes, são menos adequadas como agentes de ligação únicos para as camadas intermédias M. Nestes casos, é conveniente para a colagem das aparas de madeira da camada intermédia, ou das camadas intermédias, a co-utilização de poliisocianatos em quantidades desde cerca de 50 e, em especial, desdé £-0 a 60 $, em peso, da quantidade total de agente de ligação da(s) camada(s) correspondente(s), por exemplo, os oligómeros de 4,4’-difenil-metano-diisocianato, adicionalmente às resinas UPE, sendo que as aparas de madeira são, com vantagem, primeiramente pulverizadas com poliisocianato e depois aplica-se, isto é, mistura-se a cola de resina UPE.
Comprovaram ser vantajosas, para as camadas intermédias, as colas de resina UPE, às quais se adicionaram, para melhorar a reactividade, dimetilolureia e/ou trimetilolureia em pequenas quantidades, especialmente nas quantidades de 1 a 10, de preferência, 1 a 5$ em peso, em relação à resina líquida UPE (vide a Patente Alemã DE-C 37 08 740). Neste modo pode-se alcançar um aperfeiçoamento adicioiaL nítido da aderência entre a(s) camada(s) intermédia(s) e a(s) camada(s) de cobertura das chapas de contraplacado, com várias camadas de acordo com a presente invenção. Nesse caso, muitas vezes proporcionam uma vantavem especial as colas de resina UPE que sao modificadas ainda com sulfito e/ou hidroximetanosulfinato, além da adição da di- e/ou trimetilol-ureia, sendo que eles são adicionados de preferência em quantidades de 0,3 até 1,5, em especial de 0,5 a 0,8 % em peso, em relação à resina líquida UPE (vide a Patente Alemã DE-C 37 08 739). Estas colas de resina UPE citadas em último lugar aliam a vantagem de uma boa estabilidade no armazenamento, a uma boa reactividade simultânea das colas de resina.
Como colas de resinas UPE para as camadas intermédias podem empregar-se também os co-condensados de ureia, fenol e formal deído, como, por exemplo, estão descritos na PER-PS 204 704, porém, dá-se preferência às colas de resina UPE em que uma resina de fenol-formaldeído do tipo resol foi modificada pela adição posterior, respectivamente pela reacção com ureia.
As chapas de contraplacado com várias camadas de acordo com a invenção podem também apresentar mais do que uma camada intermédia M, por exemplo, 3 camadas intermédias. Nestes casos, as aparas de madeira nas camadas intermédias M contíguas à(s) camada(s) de cobertura D devem ser coladas com resinas de fenol- formaldeído modificadas com ureia, por vezes com a oo-uti lização de poli-isocianatos, enquanto as camadas intermédias M que não ficam contíguas às camadas de cobertura D (camadas intermédias do núcleo) podem ser coladas com outras resinas, em especial com colas de resina de fenol-formaldeído, poli-isocianatos ou, em especial, as misturas de ambas. A proporção molar nos condensados de fenol-formaldeído não é orítica, visto que o fenol liga de um modo relativamente firme o formaldeído pelas ligações C-C. Nas resinas UPE empregadas existe, em geral, uma quantidade relativamente elevada de ureia livre, não ligada. Resinas UPE muito apropriadas para a colagem das camadas intermédias contêm 70 a 99, em especial, 80 a 90 /, em peso, de ureia sob uma forma livre ou ligada, em relação à quantidade total de ureia adicionada.
Como colas de aminoplastas endurecíveis por ácido, para a oolagem das camadas de cobertura D das chapas de contraplacado com várias camadas de acordo com a invenção entram em consideração as resinas de amino já conhecidas (veja-se o capítulo Amino Resins do Volume 2A da Enciclopédia de Química Industrial de Ullmann, Sociedade editora VCH de Weinheim 1985), tais como os condensados de formaldeído com ureia (resinas UPE), melamina (resinas ME), melamina e ureia (resinas MUE), que também podem estar modificadas e/ou misturadas, como resinas para colas. Além das resinas UE, preferem-se as resinas de melamina-ureia-formaldeído (resinas MUPE), modificadas em especial com pequenas quantidades de fenol, especialmente 1 a 6 e de preferência 2 a 5 %» em peso, para a colagem das aparas de madeira nas camadas de cobertura, pelo que se podem conseguir colagens das camadas de cobertura resistentes às condições climáticas. Resinas MUPE adequadas e a respectiva preparação encontram-se descritas, por exemplo, na Patente Alemã DE-C 20 20 481 (BASE). Muitas vezes é vatajoso modificar-se estas resinas MUPE ainda com sulfito, como se descreve na Patente Europeia EP-A 69 267.
No caso das colas de resina de aminoplastas das camadas de cobertura, torna-se vantajoso empregar resinas pobres em formaldeído, ainda que a camada intermédia M liberte o formaldeído durante a prensagem na produção das chapas, o qual se difunde através delas, e as resinas UPE da camada intermédia eliminam extremamente· puuco formaldeído. E vantajoso que as resinas de ureia-formaldeído (resinas U/E) tenham a proporção molar de U : E = 1 .: 1 até 1 : 1,4, .em especial, 1 : 1,05 até 1 : 1,22 e, em especial preferência, de 1 : 1 a 1 : 1,2. Nas resinas ME, MUE e MUPE, a razão molar U equivalente: E = = 1 i até 1 : 1,4, em especial de 1 : 1,05 até 1 : 1,22, preferindo-se especialmente 1 : 1,1 até 1 : 1,2. Neste caso, a conversão em equivalentes de ureia na presença de melamina e/ou fenol baseia-se simplesmente em mole:
U = 1 ^equivalente “ 2^ Μ 2^ Ρ*
A tabela a seguir apresenta exemplos de tipos de resina adequados para as colas destinadas às chapas de contraplacado de acordo com a invenção, sendo que se empregam as resinas PF para uma camada intermédia não contígua à camada de cobertura D (camada intermédia de núcleo MK), as resinas UPF para uma camada intermédia M contígua à camada de cobertura D, as resinas MUPF e as resinas UF para uma camada de cobertura D, como resinas ligantes para a colagem das aparas de madeira das ditas camadas durante a fabricação das chapas de contraplacado com várias camadas. Os números relatigos às percentagens em peso dos componentes das resinas em relação à solução aquosa das resinas estão reunidos na tabela que se segue:
Camada M M D D D MK^
'^-^resina C onrponentes''— UPF UPF MUPF MUPF UF PF
Formaldeído 44,8 43,4 54,9 53,9 55,4 57,7
Ureia 22,4 24,1 29,2 32,2 44,6 0
Melamina 0 0 14,0 12,2 0 0
Fenol 17,6 20,7 1,6 1,5 0 22,8
Sulfito de Na 0,2 0 0,2 0,3 0 0'
Dimetilol-ureia 0,5 0 0 0 0 0
Teor de matéria Razão molar: seca 53 50 65 65 67 48
U : F, ou - «a. - - 1: :1,24 -
U · F equivalente* 1:0,92 1:0,79 1:1,05 1:1,02 - 1: :1,69
= Camada intermédia de núcleo.
A preparação das chapas de contraplacado com várias camadas
de acordo com a invenção pode processar-se com as colas de resina aoima indicadas para as camadas correspondentes de um modo conhecido pelos técnicos especialistas, e pode ser variai da de muitas maneiras. Os dados apresentados em seguida devem ilustrar uma preparação conveniente, os quais todavia não limitam as possibilidades de fabricação na técnica especializada.
Solu2Ses_de_cola_e<_aditivos
À partir das diferentes resinas para colas usadas de acordo com a invenção, as resinas fenólicas por um lado e as resinas de aminoplastas por outro lado, prepara-se, em cada caso, uma solução. Ela é, no caso mais simples, a própria solução aquosa da resina de cola. Mas ela pode também ser preparada com a simultânea adição de agentes endurecedores convencionais, que actuam como aceleradores do endurecimento, de emulsões de parafina para hidrofohização das aparas de madeira, de captadores de formaldeído como ureia, de aditivos bem como de sais inertes, lixívia de sulfito (ligninas sulfonato), fungicidas ou biocidas. No entanto, as resinas de cola e os aditivos acima citados podem também ser aplicados separadamente sobre as aparas de madeira ou serem misturados nestas últimas.
As resinas fenólicas (colas de resina LM para a camada intermédia) são modificadas desde o início, de modo conveniente, com ureia. A solução correspondente é aplicada, por exemplo por um processo de mistura, com uma emulsão de parafina e uma solução de carbonato alcalino (endurecedor). Pode-se trabalhar também sem adição de endurecedor. A solução é fortemente alcalina e apresenta um valor de pH entre 10 e 12. 0 material de aparas processado apresenta o mesmo valor do pH. A solução de resina fenólioa pode ser misturada com isocianatos pode-se também usar desperdícios das aparas uma parte das
quais contém isocianado, e a outra parte contém resina fenólica, como ligante.
As resinas de amino, resinas de ureia ou de melamina ou os seus co-oondensados, ou misturas de ambas, que também podem conter agentes de modificação, e também fenóis (Beat Meyer, Urea Eormaldehyde Resins”, Addison-Wesley Publi, Comp., Londres 1979) são em geral aplicadas sem endurecimento, quando elas servem para a colagem da camada de coberturas. No entanto, também se podem adicionar endurecedores. Estes são, então, ácidos ou substâncias formadoras de ácido. De uma maneira mais vantajosa, porém, adicionaram-se agèntes de hidrofobizaçao e, por vezes, os aditivos acima mencionados. As resinas de amino sozinhas apresentam valores de pH de 7 a 9 e . endurecem-se neste intervalo, ou com endurecedores no intervalo ácido de pH até pH 2.
Na produção das chapas de contraplacado é importante o teor de humidade. A água está presente na esteira de aparas devido à própria humidade das aparas que permanece após a secagem (0,5 a 3 $) e devido à solução de cola, que apresenta um teor de água de cerca de 50 A água sai da chapa durante a prensagem em consequência da temperatura elevada e durante a operação de arrefecimento subsequente. A água restante permanece na chapa. Considerando-se a solução de cola, portanto, a concentração é importante. Quanto maior for o teor de humidade, tanto mais longo será o tempo de prensagem e tanto mais baixa deve ser a temperatura seleccionada, pelo que resulta um tempo de prensagem ainda mais longo.
Produção da chapa com várias camadas
Aparas de madeira lascada, por exemplo, de abeto, pinheiro, choupo, faia ou carvalho, com uma dimensão média das aparas tendo 1 a 10 mm de comprimento e 0,1 a 2 mm de espessura, são
misturadas em um misturador de tambor com cola ou solução de cola. As aparas com cola são espalhadas para formarem um velo ou esteira tendo 4 até cerca de 15 cm de espessura total. A espessura da camada depende da dimensão das aparas e do peso volúmico a granel do tipo da madeira, bem como da pretendida espessura bruta da chapa de contraplacado. Quando as aparas apresentam uma grande espessura, como as aparas das faias, e deve ser produzida uma ohapa fina, por exemplo com 10 mm, então a esteira é fina, por exemplo, 4 cm. De acordo com a invenção, as aparas são espalhadas em várias camadas. Primeiramente espalha-se a camada de cobertura inferior, recobre-se com uma resina de amino, depois com uma ou diversas camadas intermédias com uma cola de resina fenólica, modificada com ureia e, finalmente, com uma camada de cobertura superior, que é constituída como a camada inferior. Ho caso de existirem diversas camadas intermédias, estas distinguem-se pelas dimensões das aparas. De acordo com a invenção, a camada média da camada intermédia pode conter também uma resina PF, como resina de cola.
A quantidade de resina de cola aplicada é indicada como resina sólida por partes em peso da madeira absolutamente seca (madeira seca). Esta apresenta, na camada intermédia, ou nas camadas intermédias, consoante a qualidade da cola, vantajosamente entre 7 e 10 % em peso, em casos especiais até 14 % em peso de resina fenólica ou de resina fenólioa modificada com ureia. Ha camada ou camadas de cobertura, a quantidade de cola atinge convenientemente, 7 a 15 % em peso. A camada de cobertura externa tem, em regra, o máximo da cola.
A esteira resultante pode então ser pré-prensada; em todo o caso, esta prensagem prévia pode também ser dispensada. As condições vantajosas durante esta pré-prensagem são:
Pressão: - 0,5 a 2 M/mm
Temperatura: - 40 a 60°C (dependendo da espessura: quanto maior for a espessura, tanto mais alta será a temperatura seleccionada)
Tempo de preHsagem: - 15 a 60 s (dependendo da espessura, vis· to que mais material de aparas requer mais tempo de compressão) .
A esteira assim produzida possui, em condições laboratoriais, dimensões desde por exemplo, 45 x 60 cm; na prática tem ?,5 m de largura e 4 a 36 m de comprimento.
Em seguida, o material pré-prensado é levado à prensa principal. Esta pode ser uma prensa de um andar ou, quando devem ser prensadas simultaneamente muitas esteiras, por exemplo 6 a 20, uma prensa de várias andares. São as seguintes as condições favoráveis de prensagem na prensa principal:
Q
Pressão: 2,5 a 5 H/mm
Temperatura: 145 a 240°G
Tempos de prensagem - 4,5 a 20 s por mm da espessura bruta pretendida.
A temperatura provoca o endurecimento da resina de cola e, por consequência, a ligação por colagem entre as aparas. Depois a chapa de contraplacado é arrefecida. Em seguida, a chapa de contraplacado em bruto é aplainada até à espessura definitiva. Neste caso, são aplainadas, em cada lado, cerca de 0,5 até 1 mm.
Os processos de ensaio das qualidades das chapas, tais como resistência à flexão, aumento da espessura, residência à trac-
ção perpendicularmente ao plano da chapa, resistência à descolagem e a solidez das camadas estão estabelecidas pelas nor mas DIN, e são medidas, quer em seco a 20°C, ou após uma apli· cação de água (por exemplo, resistência após fervura a 100°C)
As chapas de contraplacado com várias camadas de acord.o com a invenção são adequadas ao uso em móveis, em elementos decorativos, e outros, para revestimentos com, por exemplo, chapeamento, papéis embebidos em resina de duroplastas, substâncias em camadas comprimidas, laminados de poliéster, folhas de material sintético, sem que o álcali efloresça.
Ocorrem descolorações devidas à resina fenólica, ou fissura ou desprendimentos do material das camadas devido ao diferente inchamento com a água das camadas intermédias e camadas de cobertura das chapas de contraplacado com várias camadas.
Os exemplos seguintes e ensaios comparativos ilustram a produção e as caracteristicas das chapas de contraplacado com vá rias camadas de acordo com a invenção. Não havendo indicação em contrário, as partes e as percentagens referem-se ao peso.
Exemplo 1
Preparação de uma chapa de contraplacado V20, com várias camadas
a) Solução de cola para a camada intermédia
A partir de 100 partes de uma resina de fenol-formaldeído modificada com ureia, já comercializada (Cola Kauresin” 266 fl., maroa registada da BASE) com uma viscosidade de 510 MPa.s a 20°C, um resíduo seco igual a 53 uma razão molar P : E de 1 : 2,6, um teor de 16 % de ureia livre,
6/4- % de álcali livre e com um valor de pH de 12,7; cie 7 partes de uma solução aquosa de carbonato de potássio a $ e de 10 partes de uma emulsão em água de um agente emulsionante e parafina a 50 $, comercilazada preparou-se uma solução de cola destinada à camada intermédia, que tinha um valor de pH de 12,5.
b) Solução de cola para a camada de cobertura
Com 100 partes de uma resina de ureia-formaldeído modificada com melamina, comercializada (cola Kaurit” 470 fl da BASF), com uma viscosidade de 602 mFa.s a 20°C, um resíduo seco igual a 65,2 $, um valor de pH de 8,6 e uma razão molar U : F de 1 : 1,18; 5 partes de uma solução aquosa de cloreto de amónio a 20 $ e 10 partes de uma emulsão de agente emulsionante e parafina em água, a 50 $, já comercializada, preparou-se uma solução de cola para a camada de cobertura, que na aplicação tinha um valor de pH de 8.
c) Material de aparas, colagem e prensagem c-^) 5,5 kg de aparas de madeira de abeto e pinheiro, com uma humidade de 1,5 $ (dimensão das aparas: 50 $ com
1-3 mm, 45 $ com 0,5 - 1 mm, 5 $ com menos de 0,5 mm) foram coladas com 1,1 kg da solução de cola para a camada intermédia, contendo 0,5 kg de resíduo seco. A proporção entre o resíduo seco em relação à massa das aparas utilizadas, era de 9,1 %, a humidade das aparas ; com cola era de cerca de 10 $.
c2) 5,5 kg de aparas de madeira de abeto e pinheiros, com uma humidade de aparas de 1,5 $ (dimensões das aparas: 80 $ com 0,5 - 1 mm, 20 $ oom menos de 0,5 mm) foram coladas com 1,3 kg da solução de cola para a camada de cobertura, contendo 0,64 kg de resíduo seco. A proporção de resíduo seco, em relação à massa das aparas
Λ 15 s
ι utilizadas atingia 11,6 /; a humidade das aparas coladas foi de 9 %.
c^) A camada de cobertura inferior, a camada intermédia e a camada de cobertura superior foram doseadas de tal modo que resultaram 20 / em peso da camada de cobertura, 60 % em peso da camada intermédia e 20 % em peso da camada superior. A medição foi de 45 cm x 60 cm, ou seja, 45 cm de largura e 60 cm de comprimento. Sob uma temperatura da prensa de 170°C, preno sou-se durante 90 segundos com uma pressão de 4N/mm durante 90 s com uma pressão de 2 N/mm e durante 130 s com uma pressão de 1 N/mm , A espessura da cha pa resultante era igual a 18 mm e a massa volúmica da chapa era de 660 g/1.
d) Características
A chapa de contraplacado produzida, com várias camadas, apresentava as seguintes características:
Resistência à trac.ção transversal V20 segundo EIN 52 365: 0,6 N/mm . A linha de ruptura estava no meio da chapa,e não no limite entre a camada intermédia e a camada de cobertura.
Resistência ao descolamento segundo DIN 52 366 : 1,5 N/mm , Resistência à flexão segundo DIN 52 362: 22 N/mm^ i Inchamento após 24 horas, segundo DIN 52 364 : 13,7 %
Rerda do formaldeído da chapa, medida segundo 1)117 EN 120:
4,5 mg/100 de madeira seca sob uma humidade de 5
Teste comparativo em relação ao exemplo 1
a) 0 exemplo foi realizado analogamente ao Exemplo 1, com a diferença de que, em vez da resina UPF, na camada inter16 média empregou-se uma resina PF. Como resina PF empregou-se uma resina comercializada ' cola Kauresin”257 fl., marca registada da BASF). A resina tinha uma razão molar de formaldeído para fenol de 2,6, uma Viscosidade de 537 mPa.s a 20°C, um resíduo seco de 4-8 um teor de álcali livre de 7,7 % e um valor de pH de 12,4.
A solução de PF foi aplicada tal como se descreveu no Exemplo
1.
h) Colagem:
Devido ao teor de matéria s.eca ligeiramente baixo demais, para se obter o mesmo teor de resina seca por 100 unidades de aparas, aumentaram-se também ligeiramente as doses do Exemplo 1, nomeadamente 1,2 kg de solução PF na mistura de aparas com o peso de 5,5 kg.
c) Características
A chapa de contraplacado com várias camadas produzida tinha as seguintes características:
Resistência à tracção transversal V20 segundo DIN 52 365: 0,6 N/mm2
A linha de ruptura em 30 % dos casos, ficava na linha limite entre a camada intermédia e a camada de cobertura. Resistência ao descolamento segundo DIN 52 366: 1,5 N/mm4 Resistência à flexão segundo DIN 52 362: 19 N/mm2 Inchamento após 24 horas, segundo DIN 52 364: 13,0 $>.
Perda de formaldeído da chapa, medida consoante DIN EN 120: 8,7 mg/100 g de madeira seoa sob uma humidade de 6%.
Exemplo 2
Preparação de uma chapa de contraplacado com várias camadas V100:
a) A chapa de contraplacado foi preparada de maneira semelhante à do Exemplo 1. A camada intermédia foi produzida com resina UPF, como está descrito no Exemplo 1. Á camada de cobertura foi preparada com uma resina MUPF existente no Comércio (cola Kauramin 535 fl. marca registada da BASF) de modo igual ao descrito no Exemplo 1. A resina MUPF tinha uma viscosidade de 450 mPa.s a 20°0, um resíduo seco de 64 %, um teor de ureia livre de 6 % e um valor de pH de 9,2.
b) A colagem e a prensagem da chapa realizaram-se como no exemplo 1.
c) Características:
Resistência à tracção transversal V20 segundo DIN 52365: 0,6 N/mm2
A linha de ruptura situava-se exclusivamente na camada in termédia.
Resistência à tracção transversal V100 consoante DIN o
365: 0,20 N/mm . A linha de ruptura, em 90 % dos ensaios, situava-se na camada intermédia, somente em 10 % dos ensaios é que ficava na linha-limite entre a camada intermédia e a camada de cobertura.
Resistência do descolamento segundo DIN 52 366: 1,7 N/mm Resistência à flexão segundo DIN 52 362: 23. N/mm2 Inchamento V100 após 24 horas: 16 %
Perda de formaldeído da chapa, medida consoante DIN EN
120 : 5 mg ./ 100 em madeira seca sob uma humidade de 7$.
Teste comparativo em relação ao Exemplo 2
A camada intermédia foi preparada de maneira, correspondente ao teste comparativo relativo ao Exemplo 1, a camada de cobertura de maneira correspondente ao Exemplo 2. A fabricação da chapa realizou-se como no Exemplo 2.
Características:
Resistência à tracção transversal V20 segundo BIN 52365: 0,6 p
N/mm A linha de ruptura situava-se, em 30 $ dos casos, na ca mada-limite entre a camada intermédia e a camada de cobertura.
Resistência à tracção transversal V100 segundo ΌΙΝ 52 365: 0,24 N/mm A linha de ruptura situava-se, em 80 % dos casos, na camada-limite entre a camada intermédia e a camada de cobertura.
p
Resistência à descolagem segundo DIN 52 366: 1,7 N/mm p
Resistência à flexão segundo DIN 52 362: 20 N/mm
Inchamento V100 após 24 horas: - 13,8 $.
Perda de formaldeido da chapa, medida segundo DIN EN 120:
mg / 100 g de madeira seca sob 7,5 $ de humidade.

Claims (10)

  1. Mi
    RSÍIffiiCASÕES
    1-, - Processo para a preparação de chapas de contraplacado de aparas de madeira com várias camadas, aperfeiçoado, formado por uma camada de cobertura inferior D, uma ou várias camadas intermédias I e uma camada de recobrimènto superior D, em que as camadas são formadas por misturas de aparas de madeira com pelo menos uma cola endurecível, eventualmente agentes endurecedores e outros aditivos, sendo a formação e o endurecimento do material em várias camadas feito com utilização de pressão e calor de forma a obter-se uma chapa de contraplacado de aparas de madeira e eventualmente com o recobri· mento de uma ou das duas superfícies da placa de contraplacado de aparas de madeira resultante, caracterizado pelo facto de, nas camadas de cobertura D, se empregar como cola endurecível LD uma cola de resina de aminoplastas endurecível por ácido e na camada média ou nas camadas intermédias M vizinha ou vizinha da camada de cobertura D como cola endurecível LM numa cola de resina fenélica alcalina modificada com ureia.
  2. 2â. - Processo para a preparação de chapas de contraplacado de aparas de madeira com várias camadas, de acordo com a reivindicação' 1, caracterizado pelo facto de as colas de resina fenélica alcalina modificada com ureia utilizada como cola de resina LI serem resinas de ureia-fenol-formaldeído que contêm 5 a 25 % em peso de ureia.
  3. 3ê. _ Processo para a preparação de chapas de contraplacado de aparas de madeira com várias camadas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de as resinas de ureia -fenol-formaldeído utilizadas como cola de resina LI serem modificadas por adição de dimetilol-ureia ou de trimetilol-ureia.
  4. 4ã. - Processo para a preparação de chapas de contraplacado de aparas de madeira com várias camadas, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de a cola de resina LM e/ou a cola de resina LD conterem sulfito e/ou hidroxilmetanossulfinato.
  5. 5-. - .Processo para a preparação de chapas de contraplacado de aparas de madeira com várias camadas, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo, facto de as colas de resinas de aminoplastas endurecíveis com ácido usadas como cola de resina LD para as camadas de cobertura serem condensados de ureia/formaldeído, melamina/formaldeído, ureia/ /melamina/formaldeído e/ou melamina/.hrM)à/;fénbl/®õrmaideído.
  6. 6ã, _ processo para a preparação de chapas de contraplacado de aparas de madeira com várias camadas, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de os grupos metilol da cola de aminoplastas utilizada serem eterificados com um álcool alifático com 1 a 4 átomos de 0.
  7. 7-. - Processo para a preparação de chapas de contraplacado de aparas de madeira com várias camadas, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de possuírem três camadas intermédias que são produzidas com aparas de madeira e com cola de resina de fenol/formaldeído e cujas camadas intermédias vizinhas das camadas de cobertura D são produzidas com aparas de madeira e colas de resina LM de acordo com as reivindicações 1 a 4.
  8. 8ã. - Processo para a preparação de chapas de contraplacado de aparas de madeira, caracterizado pelo facto de uma ou mais camadas intermédias serem produzidas com co-uti.lização de po- li-isocianatos,
  9. 9-. Processo para a preparação de contraplacado de aparas de madeira com várias camadas, de acordo com as reivindicações
    1 a 8, caracterizado pelo facto de, sobre a superfície de uma ou das duas camadas de cobertura se aplicar ainda camadas de revestimento.
  10. 10^. - Contraplacados de aparas de madeira com várias camadas que são constituídos por, pelo menos, uma camada intermédia M com aparas de madeira e pelo menos uma cola de resina LM e aarnadas de cobertura vizinhas C com aparas de madeira e, pelo menos, uma cola de resina LD com utilização de pressão, em que as colas de resina LM e LD são diferentes, caracterizados pelo facto de, çomo cola de resina LM para a camada ou as camadas intermédias M vizinha(s) da(s) camada(s) de cobertura se empregarem colas de resina fenólica modificada com ureia e, como cola de resina LD para as camadas de cobertura D, se empregarem colas de resinas de aminoplastas endurecíveis com ácido.
    Lisboa, 9 de Setembro de 1988
    0 Agente Oficial da Propriedade Industrial
PT88469A 1987-09-12 1988-09-09 Processo para a preparacao de chapas de contraplacado de aparas de madeira com varias camadas aperfeicoado PT88469B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19873730776 DE3730776A1 (de) 1987-09-12 1987-09-12 Verbesserte mehrschichtige spannplatten und ihre herstellung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT88469A PT88469A (pt) 1988-10-01
PT88469B true PT88469B (pt) 1992-11-30

Family

ID=6335934

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88469A PT88469B (pt) 1987-09-12 1988-09-09 Processo para a preparacao de chapas de contraplacado de aparas de madeira com varias camadas aperfeicoado

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP0307812A3 (pt)
DE (1) DE3730776A1 (pt)
DK (1) DK503688A (pt)
PT (1) PT88469B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5071446A (en) * 1990-03-14 1991-12-10 Union Camp Corporation Nuggets for heating and a method of making the same
DE4434876B4 (de) * 1994-09-29 2004-09-16 Dieffenbacher Gmbh + Co. Kg Verfahren und Anlage zur kontinuierlichen Herstellung einer Mehrschichtplatte
WO2000025998A1 (en) * 1998-11-05 2000-05-11 Phenix Biocomposites, Llc Composite panels made out of cereal grain straw and an acid-catalyzed resin
DE19909605A1 (de) * 1999-03-05 2000-09-07 Dieffenbacher Schenck Panel Verfahren zur Herstellung von plattenförmigen Produkten
DE19909607A1 (de) 1999-03-05 2000-09-07 Dieffenbacher Schenck Panel Verfahren zur Herstellung von plattenförmigen Produkten
RU206509U1 (ru) * 2021-08-05 2021-09-14 Общество с ограниченной ответственностью "ДОК Пиндуши" Строительная древесностружечная плита влагостойкая "waterproof wood-board"

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2719795A1 (de) * 1977-05-03 1978-11-16 Gruber & Weber Mehrschichtige spanplatten
DE2851589C3 (de) * 1978-11-29 1983-06-16 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V., 8000 München Mehrschichtige Span- oder Faserplatte, die in einem Teilbereich bzw. Teilbereichen einen Aminoplast als Bindemittel enthält
DE3346153C3 (de) * 1983-12-21 1994-04-07 Rwe Dea Ag Verfahren zur Herstellung von modifizierten Phenolharz-Holzbindemitteln und deren Anwendung zur Herstellung von Spanplatten

Also Published As

Publication number Publication date
PT88469A (pt) 1988-10-01
EP0307812A3 (de) 1990-03-07
DK503688A (da) 1989-03-13
DE3730776A1 (de) 1989-03-23
EP0307812A2 (de) 1989-03-22
DK503688D0 (da) 1988-09-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4510278A (en) Manufacture of chipboard and a novel suitable bonding agent
US4758478A (en) Fast curing phenolic resins and bonding methods employing same
US4282119A (en) Manufacture of chipboard having high strength and reduced formaldehyde emission, using a minor amount of protein in combination with low formaldehyde:urea resins
US8444805B2 (en) Low formaldehyde emission adhesive system
FI71085C (fi) Foerfarande foer framstaellning av en spaonskiva samt foer utfoerande av foerfarandet avsedd limloesning
US4201835A (en) Boiling water and weather resistant cellulose fiber reinforced board material
FI83091C (fi) Foerfarande foer framstaellning av modifierade fenolhartsbindemedel och deras anvaendning vid framstaellning av spaonplattor.
US3990928A (en) Method of cold adhesion of wood glues to wood particles
US3677884A (en) Veneer crossbinder and laminates prepared therefrom
Sellers Gluing of eastern hardwoods: a review
FI57775B (fi) Foerfarande foer framstaellning av ett vaederbestaendigt traelim
CA1290085C (en) Substitute for amino and phenolic resins
PT88469B (pt) Processo para a preparacao de chapas de contraplacado de aparas de madeira com varias camadas aperfeicoado
US5556906A (en) Adhesive composition
JP2004522628A (ja) ホルムアルデヒドを含む層状製品からのホルムアルデヒドの放出の低減方法
EP0107260A1 (en) Manufacture of chipboard
US5074946A (en) Wood bending methods employing fast curing phenolic resins
WO2001038416A1 (en) Binders for composite panels
US4161467A (en) Reactive catalyst for amino resins
FI72338B (fi) Foerfarande foer tillverkning av limprodukter
NZ539444A (en) Novel tunable hybrid adhesive system for wood bonding applications
US7026378B2 (en) Hydrocarbyl-substituted phenols in resins for cellulosic composites
EP2373463A1 (en) A method for preparing a wood veneer plate
AU650266B2 (en) Adhesive composition
EP0066560B1 (en) A method for bonding wood

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920525

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19931130