PT880883E - Fio de corte para arrancadores de abrolhos e corta-bordas - Google Patents

Fio de corte para arrancadores de abrolhos e corta-bordas Download PDF

Info

Publication number
PT880883E
PT880883E PT98420084T PT98420084T PT880883E PT 880883 E PT880883 E PT 880883E PT 98420084 T PT98420084 T PT 98420084T PT 98420084 T PT98420084 T PT 98420084T PT 880883 E PT880883 E PT 880883E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cutting wire
skin
polyurethane
wire according
polyamide
Prior art date
Application number
PT98420084T
Other languages
English (en)
Inventor
Emmanuel Legrand
Original Assignee
Speed France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Speed France filed Critical Speed France
Publication of PT880883E publication Critical patent/PT880883E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D34/00Mowers; Mowing apparatus of harvesters
    • A01D34/01Mowers; Mowing apparatus of harvesters characterised by features relating to the type of cutting apparatus
    • A01D34/412Mowers; Mowing apparatus of harvesters characterised by features relating to the type of cutting apparatus having rotating cutters
    • A01D34/416Flexible line cutters
    • A01D34/4168Constructional details of the flexible lines

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Artificial Filaments (AREA)
  • Extrusion Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Yarns And Mechanical Finishing Of Yarns Or Ropes (AREA)
  • Multicomponent Fibers (AREA)

Description

1 1 λ. ο. ? : 3ϊ->
DESCRIÇÃO
FIO DE CORTE PARA ARRANCADORES DE ABROLHOS E CORTA-BORDAS O presente invento diz respeito a fios de corte destinados a talhar e cortar a vegetação, utilizáveis em aparelhos de motocultura com cabeça rotativa habitualmente chamados arrancadores de abrolhos e corta-bordas.
Estes aparelhos são equipados geralmente de um motor térmico ou eléctrico que arrasta em rotação, a uma velocidade muito elevada entre os 3000 rotações/minuto e 12000 rotações/minuto, uma cabeça giratória suportando um ou mais fios de corte. No decorrer da rotação da cabeça, e sobre o efeito da força centrífuga, o ou os fios de corte expandem-se de forma radial e varrem assim uma certa zona circular, no interior da qual exercem um efeito cortante sobre a vegetação encontrada,
Os fios de corte habitualmente fabricados e comercializados, destinados a uma tal utilização, são monofilamentos exteriormente lisos, e frequentemente do tipo “monomatéria”, que têm consequentemente as qualidades e as fraquezas da matéria-prima utilizada para os fabricar.
As matérias-primas frequentemente utilizadas para a realização de tais fios de corte são de matérias sintéticas, e particularmente a poliamida 6, “copolyamide” 6/66 e “copolyamide” 6/12.
Estas matérias podem ser muito ligeiramente modificadas ou carregadas, para melhorar as suas características de base. Estas matérias são sempre obtidas por extrusão sob a forma de monofilamentos de diâmetros e de secções variados, em particular uma secção redonda, mas também perfis poligonais ou em estrela.
Os fios de corte actualmente fabricados constituem efectivamente bons compromissos, mas as suas características e performances ficam limitadas pelas matérias-primas utilizadas no seu fabrico. Estes fios de corte conservam assim, apesar das suas qualidades. Certos defeitos ou insuficiências.
Em particular, a resistência aos choques dos fios de corte actuais continua de ser medíocre, eles estão sujeitos a um desgaste na ponta pelo desaparecimento de matéria ou de pedaços, que ocasione o fenómeno dito de “quebra de ilhó” provocada pelo aquecimento, este fenómeno sendo o seguinte :
Um fio de corte tradicional, muito solicitado, acabará por partir-se ao nível do ilhó, pelo qual o fio sai da cabeça rotativa. De facto, as consequências de esforços mecânicos de flexão repetidos, o fio aquece-se na saída da ilhó da cabeça. A subida progressiva da temperatura do fio provoca, neste sítio, um 2 „Η. ω o inchaço importante que se torna rapidamente num ponto de fragilidade, provocando um inicio de ruptura do fio; o resultado disso é uma quebra do fio.
Para melhorar o comportamento à abrasão dos fios de corte, põde^eincluirã "estes aditivos específicos;" chamados “plastificantes”7mas estes são produtos caros e perigosos.
Por outro lado, o fio de corte tradicional em poliamida não é fácil de ser degradado no meio ambiente, depois de utilizado, e estima-se à 10.000 toneladas a quantidade de fio de corte, fragmentado ou esboroado que é despejado todos os anos na Terra. Um certo número de dispositivos europeus em matéria de protecção do médio ambiente visam limitar a poluição resultante da quebra, do esboroar ou da fragmentação dos monofilamentos sintéticos, durante a sua utilização, mas os fios actuais não podem ainda satisfazer estas exigências regulamentais.
Existem também fios de corte constituídos por duas matérias distintas, nomeadamente de uma “alma” feita duma primeira matéria, e uma “pele” feita duma segunda matéria. Por exemplo, a patente US N° 4223441 prevê uma lama constituída por filamentos metálicos, e uma pele em matéria sintética. A utilização dum tal fio de corte é actualmente interdita, porque as partículas metálicas projectadas à uma grande velocidade representam um perigo para o utilizador. Para além do mais, este documento preconiza uma pele em matéria utilizável por abrasão, o que é contrário às propriedades de resistência à abrasão habitualmente procuradas. Uma outra realização, descrita no pedido da patente japonês N° 06030627, é composta duma alma em polyester, do tipo monofilamento ou multifilamento, coberta por uma pele em poliamida, capaz de resistir à abrasão. Contudo, como ela é conhecida na sua forma corante, a poliamida é uma matéria relativamente dura e rígida, que satisfaz o fabrico de fios de alta tenacidade, mas ela deve ser fortemente modificada para obter a maleabilidade desejada no caso do fios de corte, maleabilidade que é necessária para obter qualidades de resistência aos choques e a abrasão. O presente invento visa eliminar o conjunto dos inconvenientes acima expostos, apresentando um fio de corte aperfeiçoado, que possui em particular uma excelente resistência aos choques, à abrasão e a ruptura, e que no mesmo tempo possa ser degradado por “photodégradation”.
Para este efeito, o invento tem por objecto um fio de corte para arrancadores de abrolhos e corta-bordas, caracterizado essencialmente por ser constituído por uma alma, do tipo monofilamento ou multifilamento, em matéria sintética que possui boas características de rigidez e de resistência à tracção, coberta duma pele em poliuretano, resistente à abrasão.
Assim, o fio de corte objecto desta invenção resulta do conjunto de duas matérias, ou seja uma alma central e uma pele exterior, ou que proporciona ao produto final qualidades superiormente melhoradas. A"ãlmã'do_fio dé^corteTdotipo monofilamento Ou_multifilamento; ~ faculta a este fio as suas qualidades de rigidez e de resistência à atracção. Esta alma pode ser feita a partir duma matéria sintética tal como a poliamida, polyester, polipropileno ou polietileno, com boas características mecânicas. O revestimento exterior ou pele em poliuretano, que cobre toda a alma, e que possui de preferência uma superfície exterior lisa, proporciona ao fio de corte as qualidades procuradas de resistência aos choques, à abrasão, ao desgaste e entalho, no decorre da utilização. Em particular, sendo naturalmente maleável, flexível e elástica (e particularmente mais maleável e elástica que uma pele em poliamida), a pele em poliuretano absorve as solicitações diversas às quais está submetido o fio de corte.
Segundo a sua composição, a pele em poliuretano pode também tornar-se mais ou menos facilmente destrutível por “photodégradation”. O fio de corte, objecto do invento, pode ser fabricado por co-extrusão da alma central e da pele em poliuretano. Este fio de corte pode também ser obtido por recobramento, isto é, recobrando de poliuretano um fio feito duma alma já fabricada, para formar a pele. O poliuretano possuindo um bom poder colante, irá colar-se fortemente à alma central, qualquer que seja o procedimento de fabrico do fio de corte, ou que proporciona ao produto final uma grande coesão. A alma central do fio de corte pode possuir diversos perfis. Assim, no caso duma alma do tipo monofilamento, esta pode apresentar uma secção redonda, que tem a forma mais simples, mas pode também possuir um perfil em estrela ou em dentado, que tem com vantagem aumentar a superfície de adesão da pele em poliuretano, e melhorar a fixação desta sobre a alma. Os mesmos resultados são igualmente obtidos, numa variante, programando sobra a alma conformações, tais como marcas, que se repitam no sentido do comprimento do fio de corte.
No que diz respeito a pele em poliuretano, esta pode possuir uma secção com contorno exterior redondo, quadrado, poligonal ou outro, a espessura desta pele em poliuretano sendo mais ou menos importante, relativamente a grossura da alma. O invento poderá ser bem compreendido graças a descrição que se segue, em referência ao desenho esquemático em anexo representando, a título de exemplos, duas formas de realização deste fio de corte para arrancadores de abrolhos e corta-bordas : 4 A figura 1 é uma vista em perspectiva dum troço de fio de corte conforme a o invento, com uma alma do tipo monofilamento; A figura 2 é uma vistã~em~pefspecti va~dum outro “troço de fio de corte com alma do tipo multifilamento. A figura 1 mostra um curto troço dum fio de corte 1, para arrancadores de abrolhos ou corta-bordas, mostrando a secção deste fio. O fio de corte 1 é composto dum fio com alma 2, aqui de secção redonda, que está recoberto de todas as partes dum revestimento ou pele 3, cuja secção em forma de coroa possui um contorno exterior que é igualmente de forma redonda. 0 fia com alma 2 é um fio em poliamida, igual a um monofilamento tradicional. A pele 3 é feita em poliuretano, e apresenta uma superfície exterior lisa 4. Esta pele 3 proporciona ao fio de corte 1 as propriedades procuradas de resistência aos chocos e a abrasão. A título de exemplo, podemos aqui utilizar vantajosamente um poliuretano comercializado sob a denominação de “ELASTOLLAN” (marca registada em favor de ELSATOGRAN GmBH), com o qual os ensaios efectuados pelo requerente deram resultados interessantes.
Este fio de corte 1 pode nomeadamente ser obtido, duma só operação, por extrusão do fio de alma 2 e da pele em poliuretano 3. A figura 2 mostra um curto troço dum outro fio de corte 1, no qual o fio de alma 2 é do tipo multifilamento resultando da reunião de dói ou mais fios elementares 5 e 6 em poliamida, polyester, polipropileno ou poliuretano. Este fio de alma 2 é, aqui também, revestido duma pele 3 em poliuretano. O fio de corte 1 é obtido aqui por revestimento, fabricando num primeiro tempo o fio de alma 2 do tipo multifilamento, e aplicando a este fio de alma 2 a pele 3 em poliuretano. Não se afastando muito da invenção, tal como definida nas reivindicações, modificando a relação dos diâmetros da alma 2 e da pele em poliuretano 3, ou fazendo as a secção da alma 2 e/ou da pele 3 com um contorno outro que circular.
Lisboa, 31 de Maio de 2001 ao Álvaro duarte
Oficiai c/â Fro^r>c’ni'i índusirlGí Ngvp dc 0^--';rro, 7 1150 USwOÀ

Claims (8)

  1. 5 REIVINDICAÇÕES 1 - Fio de corte para arrancadores de abrolhos e corta-bordas, com cabeça rotativa, o fio (1) possuindo pelo menos um filamento em matéria sintética banhado num material flexível resistente a abrasão, caracterizado pelo filamento ser uma alma (2) do tipo monofilamento, em poliamida, de secção redonda ou de perfil em estrela ou em dentado, que é revestido por uma pele (3) em poliuretano.
  2. 2 - Fio de corte segundo a reivindicação 1, caracterizado pela sua alma (2) em poliamida apresentar uma secção redonda.
  3. 3 - Fio de corte segundo a reivindicação 1, caracterizado pela sua alma (2) em poliamida possuir um perfil em forma de estrela ou em dentado.
  4. 4 - Fio de corte segundo uma qualquer das reivindicações 1 à 3, caracterizado pela sua pele (3) em poliuretano apresentar uma superfície exterior lisa (4).
  5. 5 - Fio de corte segundo uma qualquer das reivindicações 1 à 4, caracterizado pela sua pele (3)em poliuretano possuir uma secção de contorno exterior redondo.
  6. 6 - Fio de corte segundo uma qualquer das reivindicações 1 à 4, caracterizado pela sua pele (3) em poliuretano possuir uma secção de contorno exterior quadrado ou poligonal.
  7. 7 - Fio de corte segundo uma qualquer das reivindicações 1 à 6, caracterizado por ser obtido por extrusão da alma (2) em poliamida e da pele (3) em poliuretano.
  8. 8 - Fio de corte segundo uma qualquer das reivindicações 1 à 6, caracterizado por ser obtido por revestimento, cobrando de poliuretano um fio de alma (2) em poliamida anteriormente fabricado, para formar a pele (3). \u \ Lisboa, 31 de Maio de 2001 tA-a Álvaro duarte 'genie Oficia! de .crop::cJ.i-'c (cdustrlcl Rua Nove d-3 C ' - j. 7-1.“ 1Í&0 Lis-C/t
PT98420084T 1997-05-27 1998-05-25 Fio de corte para arrancadores de abrolhos e corta-bordas PT880883E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9706718A FR2763787B1 (fr) 1997-05-27 1997-05-27 Fil de coupe pour debroussailleuses et taille-bordures

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT880883E true PT880883E (pt) 2001-07-31

Family

ID=9507466

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98420084T PT880883E (pt) 1997-05-27 1998-05-25 Fio de corte para arrancadores de abrolhos e corta-bordas

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0880883B1 (pt)
AT (1) ATE199473T1 (pt)
DE (1) DE69800555T2 (pt)
ES (1) ES2156432T3 (pt)
FR (1) FR2763787B1 (pt)
PT (1) PT880883E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2789262B1 (fr) * 1999-02-05 2001-04-06 New Holland Braud Sa Machine pour la recolte des fruits, baies et similaires portes par des arbres et arbustes fruitiers plantes en ligne, et tige de secouage pour une telle machine
EP4298885A1 (de) * 2022-06-30 2024-01-03 Fabian Hubschmid Biologisch abbaubarer mähfaden
CN116043552B (zh) * 2023-04-03 2023-06-20 江苏苏美达新材料科技发展有限公司 一种可全生物降解的打草绳及其制备方法

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4223441A (en) * 1977-02-02 1980-09-23 Everts Robert G Flail for a rotary vegetation cutter
CA1292122C (en) * 1987-01-23 1991-11-19 Raymond N. Mickelson Star-shaped cutting line
JPH0630627A (ja) * 1992-05-21 1994-02-08 Komatsu Zenoah Co 刈払機の刈ひも
WO1995006402A1 (en) * 1993-08-30 1995-03-09 Alan Wesley Talbot Trimmer line

Also Published As

Publication number Publication date
FR2763787A1 (fr) 1998-12-04
DE69800555T2 (de) 2001-08-23
ATE199473T1 (de) 2001-03-15
DE69800555D1 (de) 2001-04-12
EP0880883B1 (fr) 2001-03-07
ES2156432T3 (es) 2001-06-16
FR2763787B1 (fr) 1999-08-20
EP0880883A1 (fr) 1998-12-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP3669527B2 (ja) ポリオレフィンの糸
US7584596B2 (en) Method of manufacturing line of autohesion thread
US2321082A (en) Feeding and distributing mechanism
PT1026291E (pt) Fio de corte ou fio de pesca em materia sintetica
KR100900134B1 (ko) 비중 조정이 가능한 저신도 내마모성 사조
JPH07500882A (ja) 布帛造形品およびその製造方法
CA2034003C (en) Artificial turf, pile yarn for artificial turf, and process and spinneret for producing pile yarn
US5035055A (en) Flexible drive shaft casing
DE60119190T2 (de) Stahlseil zur Verstärkung elastomerer Erzeugnisse
US20070123092A1 (en) Novel cutting wire for devices such as edge trimmers or brush cutters
BRPI0619094B1 (pt) corda contendo uma pluralidade de filamentos e seu uso como um elemento de transporte de carga em aplicações de curvatura sobre roldana
BRPI0709398A2 (pt) cerda, processo para a fabricação ou processamento de cerdas, e, artigo de cerdas
JPH0357206B2 (pt)
US20190124834A1 (en) Cutting monofilament for a vegetation cutting machine and process of manufacturing such a monofilament
JPS5865089A (ja) らせん状に巻きつけられた合成トワイン及びその製法
CN1282390A (zh) 含聚合物的钢丝帘布
PT880883E (pt) Fio de corte para arrancadores de abrolhos e corta-bordas
JP2017534002A (ja) 最適化された編組構造体
KR101438194B1 (ko) 실시간 영점조절이 가능한 색차계모듈 및 이를 이용한 색상계측기
US4223441A (en) Flail for a rotary vegetation cutter
JP2008075239A (ja) 自己融着糸条
PT91824A (pt) Processo para a preparacao de um fio radio-opaco
JPH0730495B2 (ja) 合成樹脂製網状体
CA2530039C (en) Method of manufacturing line of autohesion thread
DE3203867A1 (de) Faser fuer besen oder buersten, besonders zur strassenreinigung