PT87453B - Disjuntor modular com bloco disparador auxiliar associado a um bloco disjuntor multipolar - Google Patents
Disjuntor modular com bloco disparador auxiliar associado a um bloco disjuntor multipolar Download PDFInfo
- Publication number
- PT87453B PT87453B PT8745388A PT8745388A PT87453B PT 87453 B PT87453 B PT 87453B PT 8745388 A PT8745388 A PT 8745388A PT 8745388 A PT8745388 A PT 8745388A PT 87453 B PT87453 B PT 87453B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- block
- trigger
- circuit breaker
- firing
- pole
- Prior art date
Links
Landscapes
- Breakers (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
DA
PATENTE DE INVENÇÃO
N.° 87 453
REQUERENTE: MERLIN GERIN,francesa, com sede em Rue Henri Tarze, F 38050 Grenoble Cedex, França.
EPÍGRAFE: DISJUNTOR MODULAR COM BLOCO DISPARADOR
AUXILIAR ASSOCIADO A UM BLOCO DISJUNTOR MULTIPOLAR ··.
INVENTORES:
Yves Belin, Patrick De Robertis, Patrick Guillon,Michel Lazareth e Jacques Vallot.
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 4.° da Convenção de Paris de 20 de Março de 1883. França, com os n8s. 8706623 e 8706624, em 11 de Maio de 1987.
INR. MOO 113 RF 1«nS
645
Ref: 1590/1592
PATENTE N°.
Disjuntor modular com bloco disparador auxiliar associado a um bloco disjuntor mult ipolar para que
M3RDIN GERIN, pretende obter privilégio de invenção em Portugal.
presente invento refere-se a um disjuntor modular formado pela associação de um bloco disparador (12) auxiliar, por exemplo, diferencial ou de emissão, com um bloco disjuntor (10) multipolar. 0 mecanismo (46) de comando do bloco dispara dor (12) é comandado por um relé (45) e está ligado ao bloco disjuntor (10) por uma ligação mecânica de disparo (48) por meio do dedo (52) e uma ligação mecânica de rearmamento (50) por meio de manipulo (54). No caso de discordância dos manípu los (24, 54) no decorrer da associação de um bloco disparador (12) desarmado com um bloco disjuntor (10) fechado, o dedo (52) de disparo da ligação de disparo (48) coopera com uma rampa (64) de accionamento da barra de disparo (26) para provocar o disparo forçado do bloco disjuntor (10). a abertura deste disjuntor permite que se faça a seguir a união dos manípulos (24, 54) para formar a ligação mecânica de rearmamento (50), que pode ser unidireccional ou bidireccional. 0 dedo (52) da ligação mecânica (48) unidireccional coopera directamente com um batente (62) da alavanca (30) do outro polo (16) contíguo ao bloco disparadcr (12).
645
Ref: 1590/1592
-2MEMÕRIA DESCRITIVA
O presente invento refere-se a ura disjuntor modular bloco disparador auxiliar, por exemplo diferencial ou de são , com erais que pode ser encostado e unido a um bloco disjuntor multipolar que tem uma pluralidade de pólos justapostos, tendo cada pólo do referido bloco disjuntor contactos separáveis e um primeiro mecanismo de accionamento dos referidos contactos, comandado quer manualmente por meio de um manipulo de cornando com duas posiçães estáveis de abertura e fecho do disjuntor, quer automaticamente por meio de um disparador principal que coopera com uma barra de disparo em caso de sobrecarga ou cur to-circuito, tendo o referido bloco disparador auxiliar encer rado um relé electroraagnético associado com um segundo mecanis mo de comando que compreende nica de rearmamento do bloco mecânica de disparo que pode relé para a barra segundo mecanismo lo próximo.
úm disjuntor é descrito na patente francesa 2 437 692 da requerente. A união do bloco diferencial ao bloco disjuntor é efectuada pelo instalador de disparo próximo, e mamento do mecanismo . disparador defeituosa , designadamente quando o instalador tenta unir um bloco um manipulo de uma ligação mecâdisparador e uma segunda ligação transmitir a ordem de disparo do por meio da entrada de um dedo do de disparo num orifício feito na caixa isoladora do po diferencial conhecido do género mencionado , que deve assegurar-se da entrada correcta do dedo do bloco disparador no primeiro mecanismo do pólo da interconexão dos manípulos que permitem o rearbloco disparador por meio do accionamento do Se estas indicações não forem respeitadas diferencial fica inoperativo. 0 risco de uma é possível em caso de discordância dos manípri, o meiro bloco união pulos disparador desarmado com um bloco disjuntor armado e fechado.
objectivo do presente invento consiste em realizar uma união perfeita do bloco disjuntor com o bloco disparador auxj. liar de um dispositivo modular, independentemente do estado armado ou disparado dos blocos.
645
Ref: 1590/1592
-30 disjuntor de acordo com o invento é caracterizado pelo facto de compreender um meio de controlo que está preparado para transformar o movimento de aproximação dos dois blocos num movimento de ajustamento automático dos manípulos de coman do e rearmamento dos primeiro e segundo mecanismos, de maneira a evitar qualquer discordância entre os referidos manípulos, designadamente durante a associação de um bloco disparador desarmado com um bloco disjuntor fechado.
De acordo com uma primeira forma de realização, o dedo de disparo da segunda ligação mecânica pode cooperar com uma rampa de accionamento da barra de disparo para provocar o dis paro forçado do bloco disjuntor, sendo o movimento de aproximação dos blocos transformado num movimento de articulação da barra de disparo em direcção a posição disparada.
disparo forçado do bloco disjuntor por meio da acção do dedo sobre a rampa efectua-se antes da união dos manípulos dos primeiro e segundo mecanismos devido a uma folga determinada previamente que se mantém entre os referidos manípulos quando o dedo entra em contacto com a rampa.
A ligação mecânica de rearmamento do bloco disparador que compreende um esporão de transmissão que pode accionar o manipulo de rearmamento em direcção à posição armada durante o accionamento manual do manipulo do primeiro mecanismo em direcção à posição de fecho do bloco disjuntor. Esta ligação mecânica de rearmamento pode ser unidireccional ou bidireccional.
A centragem dos dois blocos é obtida por meio de guias macho de posicionamento do bloco disparador que podem entrar em furos de guia do pólo contíguo. 0 comprimento do dedo da primeira ligação mecânica de disparo é menor do que o das guias macho de posicionamento.
De acordo com uma segunda forma de realização, o referido meio de controlo compreende uma lingueta integrada no maní. pulo de rearmamento do bloco disparador, de maneira a provocar um moviôento oscilatório do manipulo em direcção à posição ar mada do segundo mecanismo.
645 tíef: 1590/1592
De acordo com outra característica, a alavanca de disparo do primeiro mecanismo de cada polo compreende um alojamento delimitado para um batente saliente em relação à face late ral da referida alavanca. 0 dedo de uma primeira ligação mecâ nica bidireccional de disparo entre pólos do bloco disjuntor é colocado em posição encostada dos blocos no alojamento da alavanca de disparo de um dos pólos, enquanto que a segunda ligação mecânica unidireccional compreende um dedo que coopera com o batente, sem penetrar no alojamento da alavanca de disparo do outro polo contíguo ao bloco disparador.
A introdução do dedo de disparo do bloco disparador no polo próximo, e a adaptação do referido dedo a barra de disparo efectuam-se directamente durante o encosto dos blocos, sem peça intermédia de ligação.
dedo de disparo da segunda ligação mecânica está integrado no segundo mecanismo e o batente da alavanca de disparo de cada pólo prolonga-se paralelamente aos dedos respectivos das primeira e segunda ligaçães mecânicas.
Outras vantagens e características vão tornar-se mais evidentes com a descrição que se segue de duas formas de reali zação apresentadas como exemplos não limitativos e representa dos nos desenhos anexos, nos quais:
- a figura 1 mostra uma vista esquemática em alçado do disjuntor, durante a união de um bloco disparador, disparado com um bloco disjuntor aberto, representando a parte ampliada superior a primeira ligação mecânica de disparo, e mostrando a parte ampliada inferior a segunda ligação mecânica de rearmamento ;
- a figura 2 é uma vista igual à da figura 1, estando armado o bloco disparador, e aberto o bloco disjuntor;
- a figura 3 é uma vista igual à da figura 1, estando armado o bloco disparador, e fechado o bloco disjuntor;
- a figura 4 é uma vista igual à da figura 1, estando disparado o bloco disparador, e o bloco disjuntor fechado;
- a figura 5 representa uma vista parcial do primeiro
645
Ref: 1590/1592
-5mecanismo de accionamento dos contactos de um pólo do bloco disjuntor, estando o mecanismo em posição de fecho;
- a figura 6 é uma vista igual a da figura 5, em posição de abertura do pólo;
- a figura 7 é uma vista parcial em corte, em escala am pliada, da zona de união dos dois blocos;
- a figura 8 é uma vista parcial de perfil da figura 7, ao nível da primeira ligação mecânica de disparo;
- a figura 9 mostra uma vista esquemática da barra de dis. paro em posição encostada e unida dos blocos;
- a figura 10 representa uma vista parcial esquemática de uma variante de realização.
Nas figuras, um bloco disparador 12 auxiliar do tipo diferencial ou de emissão está encostado e unido a um bloco dis juntor bipolar para contituir um disjuntor diferencial ou um disjuntor telecomandado.
bloco disjuntor 10 é constituído pela justaposição de dois pólos 14, 16 normais que compreendem cada um deles um par de terminais de união, um par de contactos 18, 20 separáveis (figura 5 e 6 ) e um primeiro mecanismo 22 de accionamen to comandado quer manualmente por meio de um manipulo 24 de comando com duas posições estáveis de abertura e fecho do disf juntor, quer automaticamente por meio de um disparador principal magnetotérmico (não representado) que acciona uma barra de disparo 26 comum em caso de sobrecarga ou curto-circuito. Os manípulos 24 dos dois pólos 14, 16 estão ligados mecanicamente entre si por meio de uma barrinha 28 comum. 0 mecanismo 22 (figuras 5 e 6) de cada pólo 14, 16 compreende uma alavanca de disparo 30 montada para articulação num eixo 32 suportado por uma platina 34 que pode girar em volta de uma articulação 36 quando da abertura e fecho do disjuntor. Lma pequena biela 38 de transmissão está intercalada entre o manipulo 24 e um enga te (não representado) da platina 34, sendo o referido engate desfeito pela alavanca de disparo 30 quando há um defeito notado pelo disparo magnetotérmico. Esta ordem de disparo pode
645
Ref: 1590/1592
-6ser transmitida ao pólo próximo do bloco disjuntor 10 por meio de um dedo 44 transversal de uma primeira ligação mecânica 47 bidireccional de disparo (figuras 5 e 9) , fornada por uma agulha auxiliar que liga as extensões das alavancas de disparo 30 dos dois polos. As faces opostas da caixa 40 isoladora de cada pólo compreendem um par de orifício 42 alinhados, destinados a promover a emissão e recepção das ordens de disparo entre os pólos do bloco disjuntor 10 e o bloco disparador 12. A emissão ao nível de um pólo exerce-se sempre para a esquerda, enquanto que a recepção provém da direita (figura 9).
bloco disjuntor, como é evidente, poderia compreender uma justaposição de três pólos protegidos, ou de um pólo de fase com um pólo de neutro.
bloco disparador 12 auxiliar encerra um relé electroraagnético 45 associado com um segando mecanismo de comando 46 (cf. figuras 1 a 4). 0 relé 45 é alimentado por um transformador diferencial ou por um comando a distância, de maneira a emitir uma ordem de disparo para o bloco disjuntor 10 próximo. 0 mecanismo 46 do bloco disparador 12 está ligado ao bloco disjuntor 10 por meio de uma segunda ligação mecânica 48 de disparo, representada em pormenor na parte superior das figuras 1 a 4 e por meio de outra ligação mecânica 50 (cf. par te inferior) de rearmamento do relé 45 do bloco de disparo 12.
A segunda ligação mecânica 48 transmite a ordem de disparo do relé 45 para a barra de disparo 26 por meio da entrada de ura dedo 52 do mecanismo 46 no orifício 42 situado na face da direita do pólo 16. A ligação mecânica 50 do mecanismo 46 compreende um manipulo 54 de rearmamento equipado com um esporão 56 de accionamento que coopera com o manipulo 24 de comando do pólo 16. 0 accionamento do manipulo 54 de rearmarnen to do bloco disparador 12 pelo manipulo 24 do bloco disjuntor 10 é unidireccional no sentido do fecho do mecanismo 22 de accionamento. Ngo há nenhuma ligação positiva entre os manípulos 54, 24 no sentido oposto de abertura do disjuntor.
movimento de rearmamento do mecanismo 46 depois de dis67 645
Kef: 1590/1592
-7paro pelo bloco disparador 12 auxiliar faz-se en duas fases disí intas :
- dirante a primeira fase de transmissão da ordem de dis paro do retransmissor 45 pelo dedo 52 para a barra 26, o disjuntor abre-se e uma alavanca de armamento (não representada) do mecanismo 46 repele automaticamente o retransmissor 45 para a posição rearmada. 0 manipulo 54, em contrapartida, está em posição disparada, estando inactiva a ligação mecânica 50.
- durante a segunda fase, o fecho manual do manipulo 24 do bloco disjuntor 10 faz intervir a ligação 50 que acciona
V ,' positivamente o manipulo 54 para a posição rearmada, e liberta o retransmissor 45 da força de recuo da alavanca de armamento do mecanismo 46. 0 bloco disparador 12 auxiliar está então preparado para enviar nova ordem de disparo para o bloco disjuntor 10.
A união lateral das duas ligações mecânicas 48, 50 do bloco disparador 12 auxiliar sobre o bloco disjuntor 10 deve ser feita sem erro. A caixa 59 do bloco disparador 12 compreende para este efeito guias macho 60 de posicionamento que po dem entrar em furos 61 de guia feitos na caixa 40 do polo 16 (figura 7). As guias macho 60 e o dedo 52 de disparo do bloco disparador 12 são salientes em relação a face lateral interna da caixa 59, prolongando-se paralelamente entre si, tendo o v dedo 52 um comprimento inferior ao das guias macho 60. Durante o encosto dos dois blocos 10, 12 o dedo 52 da primeira ligação mecânica 48 atravessa o orifício 42 da direita do polo 16, e coopera quer com um batente 62, quer com uma rampa 64 da alavanca de disparo 30 conforme o estado armado ou disparado dos mecanismos 22, 46 de comando dos blocos 10, 12. 0 batente 62 é saliente em relação a alavanca 30 e prolonga-se paralelamente ao dedo 52 de disparo, estando situado entre a rampa 64 e um alojamento 66 cego da alavanca 30.
Rodem apresentar-se diversos casos de montagem quando da associação dos blocos 10, 12 pelo cliente:
- quando o bloco disjuntor 10 está aberto (manipulo 24
645
Ref: 1590/1592
sobre 0 nas figuras 1 e 2), a alavanca de disparo 30 de cada pólo 14, 16 está en posição levantada (figura 6) corresponden te à posição disparada da barra de disparo 26. A penetração do dedo 52 de disparo no pólo 16, e a união dos manípulos 54, 24 pelo esporão 56 da ligação mecânica 50 efectuam-se sem pro blemas, independentemente da posição disparada (0 na figura 1) ou armada (I na figura 2) do manipulo 54 do bloco disparador 12 auxiliar .
- quando o bloco disjuntor 10 está fechado (manipulo 24 ç em I nas figuras 3 e 4) , a alavanca de disparo 30 de cada pó\ lo 14, 16 está em posição descida (figura 5) correspondente à posição armada da barra de disparo 26. Se o manipulo 54 do bloco disparador 12 se encontrar, por sua vez, em posição armada (I na figura 3) , o encosto dos blocos 10, 12 torna-se pos sível devido a penetração do dedo 52 de disparo, e da união dos manípulos 54, 24. Observa-se que a barrinha 28 comum dos manípulos 24 do bloco disjuntor 10 está colocada abaixo do manipulo 56 do bloco disparador 12 auxiliar, fista disposição é indispensável para constituir a ligação mecânica 50 de rearmamento. Se o manipulo 54 for colocado na posição disparada (0 na figura 4), os manípulos 54, 24 estarão inicialmente era discordância. 0 dedo 52 de disparo do bloco disparador 12 encosç ta-se contra a rampa 64 (figura 7 e 8), e faz articular a alavanca 30 e a barra de disparo 26 para a posição disparada, pro vocando a abertura do bloco disjuntor 10. Este movimento articulado de disparo forçado resulta da transformação do movimento de encosto devido à acção do dedo 52 na rampa 64. 0 disparo forçado efectua-se antes da união dos manípulos 24, 54 devido a uma folga J (figura 7) determinada previamente que se mantém entre estes manípulos quando a ponta do dedo 52 entra em contacto com a rampa 64. Depois do disparo forçado, volta-se ao caso da montagem da figura 1, e a associação dos blocos 10, 12 é possível. 0 manipulo 24 do bloco disjuntor 10 é colocado abaixo do manipulo 54 do bloco disparador 12 para estabelecer a ligação mecânica 50. 0 fecho dos contactos do bloco disjun
645
Ref: 1590/1592
tor 10 por meio de deslocação manual do manipulo 24 para a posição I (figura 5) acciona agora o manipulo 54 em direcção
X a posição armada do bloco disparador 12 auxiliar.
A ligação mecânica 50 poderia, como é evidente, ser bidireccional por reunião permamente, por meio do esporão 56, dos dois manípulos 24, 54 de comando dos blocos 10, 12 encostados. 0 mecanismo 46 do bloco disparador 12 seria modificado, do mesmo modo que o movimento de rearmamento do relé 45 seria derivado do movimento de abertura do disjuntor.
A ligação 50 poderia, por outro lado, ser totalmente suprimida, e o rearmamento separado do oloco disparador 12 auxi. liar seria neste caso operado manualmante por meio do acciona mento do manipulo 54 antes do fecho do bloco disjuntor 10.
Nestas duas variantes, o disparo forçado do bloco disjuntor 10 devido a acção do dedo 52 na rampa 64 mantém-se no caso de uma associação feita pelo cliente de um bloco disparador 12 desarmado com um bloco disjuntor 10 armado.
A figura 9 mostra esquematicamente a transmissão do movimento de disparo entre o bloco disparador 12 e os pólos 14, 16 do bloco disjuntor 10. A barra de disparo 26 é modular e é constituída pelo encaixe transversal dos dedos 52, 44 com as alavancas de disparo 30 dos pólos 16, 14. A barra 26 de dispa ro do disjuntor serve para o disparo multipolar, isto é, entre k- os dois pólos 14, 16 e para o disparo pelo bloco auxiliar 12.
fraccionamento da barra 26 permite obter movimentos diferen tes nos dois blocos 10, 12. No caso da primeira ligação 47 mui. tipolar, o dedo 44 transversal de ligação é colocado no seu lugar na fábrica entre as alavancas 30 dos dois pólos 14, 16 e penetra completamente no alojamento 66 cego feito na alavanca de disparo 30 do pólo 14 e fica ali preso. A outra extremidade do dedo 44 está fixada num furo com o mesmo diâmetro, fe to na alavanca 30 pertencente ao pólo 16. Esta ligação 47 bid reccional autoriza a transmissão do movimento de disparo nos dois sentidos, isto é, do pólo 14 para o pólo 16, e vice-versa. Ao nível da união com o bloco de disparo auxiliar 12, a |H· |H·
645
Kef: 1590/1592
-10segunda ligação 48 é unidireccional, porque o dedo 52 de disparo do mecanismo 46 não penetra no alojamento 66 da alavanca 30 pertencente ao polo 16, mas coopera com o batente 62 num só sentido de rotação da barra 26. A transmissão do movimento de disparo efectua-se unicamente para a esquerda, isto é, do bloco disparador 12 para o pólo 16, mas não no sentido inverso. 0 disparo do bloco disjuntor 10 devido a uma soorecarga ou curto-circuito não provocará o disparo do bloco auxiliar 12.
Os dedos 44, 52 das primeira e segunda ligações 47, 48 estão alinhados numa direcção paralela ao eixo de articulação 32 da alavanca de disparo 30 de cada pólo 14, 16.
encaixe do dedo de disparo 52, do bloco auxiliar 12, no pólo 16 próximo efectua-se directamente sem nenhuma peça intermédia de ligação, dado que o dedo 52 faz parte da segunda Ligação mecânica 48 integrada no mecanismo 46.
A variante da figura 10 não prevê disparo forçado em caso de discordância dos manípulos 24, 54, mas sim um recuo automático do manipulo 54 do bloco disparador 12 por meio de uma lingueta 70. Esta lingueta está integrada vantajosamente no esporão 56 do manipulo 54. Guando o bloco disjuntor 10 está fechado, e o bloco disparador 12 está em posição desarmada, o encosto dos dois blocos 10, 12 provoca, devido a acção da lin gueta 70, um movimento oscilatório do manipulo 54 para a posi. ção armada, isto é diante do manipulo 24.
Claims (9)
- REIV INDICAÇÕES1- . - Disjuntor modular com bloco disparador (12) auxiliar, por exemplo diferencial ou de emissão, que pode ser en costado e unido a um bloco disjuntor (10) multipolar que tem uma pluralidade de pólos justapostos, tendo cada pólo do refe, rido bloco disjuntor (10) contactos (18, 20) separáveis e um primeiro mecanismo (22) de accionamento dos referidos contactos, comandado quer manualmente por meio de um manipulo (24) de comando com duas posições estáveis de abertura e fecho do disjuntor, quer automaticamente por meio de um disparador prin cipal que coopera com uma barra de disparo (26) no caso de so brecarga ou curto-circuito, estando encerrado no referido blo co disparador (12) auxiliar um relé electromagnético (45) associado com um segundo mecanismo (46) de comando que compreen de um manipulo (54) de uma ligação mecânica de rearmamento do bloco disparador (12) e uma segunda ligação mecânica (48) de disparo que pode transmitir a ordem de disparo do relé (45) para a barra de disparo (26) por meio da entrada de um dedo (52) do segundo mecanismo (46) num orifício (42) feito na cal xa (40) isoladora do pólo (16) próximo, caracterizado pelo faç. to de compreender ura meio de controlo para transformar o raovl mento de aproximação dos dois blocos (10, 12) num movimento de ajustamento automático dos manípulos (24, 54) de comando e rearmamento dos primeiro e segundo mecanismos (22, 46), de maneira a evitar qualquer discordância entre os referidos manípulos, em particular no decorrer da associação de um bloco dis parador (12) desarmado com um bloco disjuntor (10) fechado.
- 2- , - Disjuntor modular de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto do referido meio de controlo compreender uma rampa (64) de accionamento da barra de disparo (26), e pelo facto do dedo (52) da segunda ligação mecânica (48) de disparo do segundo mecanismo (46) poder encostar à referida rampa (64) para provocar o disparo forçado do bloco disjuntor 10, sendo o movimento de aproximação dos blocos (10, 12) trans67 645 rtef: 1590/1592 formado num. movimento de articulação da barra de disparo (26) era direcção a posição disparada.
- 3-. - Disjuntor modular de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto do disparo forçado do bloco disjuntor (10) devido a acção do dedo (52) sobre a rampa (64) ser efectuado antee da união dos manípulos (24, 54) dos primeiro e segundo mecanismos (22, 46) devido a uma folga J previaraen te determinada que se mantém entre os referidos manípulos quan do o dedo (52) se encosta a rampa (64).
- 45. - Disjuntor modular de acordo com qualquer das reivin dicaçães 1 a 3, caracterizado pelo facto do segundo mecanismo (46) estar equipado com uma ligação mecânica (50) de rearmamen to do bloco disparador (12), que compreende um esporão (56) de transmissão que pode accionar o manipulo (54) de rearmamento em direcção a posição armada durante o accionamento manual do manipulo (24) do primeiro mecanismo (22) em direcção a posição de fecho do bloco disjuntor (10).
- 5- . - Disjuntor modular de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto da segunda ligação mecânica de rearmamento (50) do bloco disparador (12) ser unidireccional por meio da fixação do esporão (56) de transmissão para o manipulo (54) de rearmamento, efectuando-se o accionamento do esporão (56), pelo manipulo (24) do primeiro mecanismo (22), exclusivamente no sentido do fecho.
- 6- , - Disjuntor modular de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto da segunda ligação mecânica de rearmamento (50) do bloco disparador (12) ser bidireccional por meio da união directa do esporão (56) de transmissão para os dois manípulos (24, 54), estando o segundo mecanismo (46) pre parado para que o movimento de rearmamento do relé (45) do bloco disparador (12) seja derivado do movimento de abertura67 645Ref: 1593/1592 do primeiro mecanismo (22).- Disjuntor modular de acordo com uma das reivindica ções 1 a 6, caracterizado pelo facto do bloco disparador (12) compreender guias macho de posicionamento (60) destinadas a entrarem em furos (61) de guia do pólo (16) contíguo para pro mover a centragem dos dois blocos (10, 12) encostados, sendo as guias macho (63) e o dedo (52) da segunda ligação mecânica (48) de disparo salientes em relação à face lateral interior do bloco disparador (12) prolongando-se paralelamente entre si, sendo o comprimento do dedo (52) da segunda ligação mecânica (48) de disparo menor do que a das guias macho (60) de posicionamento, e pelo facto da rampa (64) de accionamento da barra de disparo (26) estar situada directamente soore a alavanca de disparo (33) do primeiro mecanismo (22) pertencente ao pólo (16) contíguo ao bloco disparador (12).
- 8a. - Disjuntor modular de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto do referido meio de controlo compreender uma lingueta (70) integrada no manipulo (54) de rearmamento do bloco disparador (12) de maneira a provocar um movimento oscilatório do manipulo (54) em direcção à posição arma da do segundo mecanismo (46).
- 9a. - Disjuntor modular com bloco disparador (12) auxiliar, nomeadamente diferencial ou de emissão, que pode ser en costado e unido a um bloco disjuntor (10) multipolar que tem uma pluralidade de pólos (14, 16) justapostos, tendo cada pólo do referido bloco disjuntor (10) contactos (18, 20) separáveis e um primeiro mecanismo (22) de accionamento dos referidos contactos, comandado quer manualmente por meio de um ma nípulo (24) de comando, quer automaticamente por meio de um disparador principal que coopera com uma alavanca de disparo (30) em caso de sobrecarga ou curto-circuito, estando as alavancas de disparo (30), respect ivas, de dois pólos (14, 16) jus tapostos interligadas por meio de um dedo (44) transversal de67 645Ref: 1590/1592-14uma primeira ligação mecânica bidireccional (47) de disparo para formar uma barra de disparo (26) modular que autoriza o disparo multipolar por meio de transmissão do movimento de disparo de um dos pólos (14) em direcção ao outro pólo (16) e vice versa, estando encerrado no referido bloco disparador (12) auxiliar um relé electromagnético (45) associado com um segundo mecanismo (46) de comando que compreende um manipulo (54) de rearmamento do bloco disparador (12) e uma segunda li. gação mecânica (48) unidireccional de disparo que pode transmitir a ordem de disparo do relé (45) para a barra de disparo (26) do bloco disjuntor (10), caracterizado pelo facto da ala vanca de disparo (30) do primeiro mecanismo (22) de cada pólo (14, 16) compreender um alojamento (66) delimitado por um batente (62) que é saliente em relação a face lateral da referi, da alavanca (30), e pelo facto do dedo (44) da primeira ligação mecânica bidireccional (47) estar introduzido em posição encostada dos blocos (10, 12) no alojamento (66) da alavanca de disparo (30) de um dos pólos (14), enquanto que a segunda ligação mecânica unidireccional (48) compreende um dedo (52) que coopera para um sentido de rotação previamente determina do da barra (26) com o batente (62), sem penetrar no alojamento (66) da alavanca de disparo (30) do outro pólo (16) con tíguo ao bloco disparador (12).
- 10§. - Disjuntor modular de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo facto do batente (62) da alavanca de disparo (30) de cada pólo (14, 16) se prolongar paralelamente aos dedos (44, 52) respectivos das primeira e segunda ligações mecânicas de disparo (47, 48) e pelo facuo dos referj. dos dedos (44, 52) estarem alinhados numa direcção paralela ao eixo de articulação (32) da alavanca de disparo (30) de ca da pólo (14, 16).
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR8706623A FR2615323B1 (fr) | 1987-05-11 | 1987-05-11 | Disjoncteur modulaire a bloc declencheur auxiliaire associe a un bloc disjoncteur multipolaire |
FR8706624A FR2615322B1 (fr) | 1987-05-11 | 1987-05-11 | Barre de declenchement d'un bloc disjoncteur multipolaire associe a un bloc declencheur auxiliaire |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT87453A PT87453A (pt) | 1989-05-31 |
PT87453B true PT87453B (pt) | 1993-11-30 |
Family
ID=26225972
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT8745388A PT87453B (pt) | 1987-05-11 | 1988-05-10 | Disjuntor modular com bloco disparador auxiliar associado a um bloco disjuntor multipolar |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
CN (1) | CN1019619B (pt) |
IN (1) | IN170416B (pt) |
PT (1) | PT87453B (pt) |
TN (1) | TNSN88043A1 (pt) |
YU (1) | YU47466B (pt) |
Families Citing this family (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE102011083838A1 (de) * | 2011-09-30 | 2013-04-04 | Siemens Aktiengesellschaft | Mehrpoliger Schalter, insbesondere Lasttrennschalter für Niederspannungen |
CN104134589B (zh) * | 2014-07-17 | 2016-01-20 | 正泰集团股份有限公司 | 一种带有剩余电流脱扣装置的低压断路器 |
-
1988
- 1988-04-29 IN IN276/MAS/88A patent/IN170416B/en unknown
- 1988-05-02 TN TNSN88043 patent/TNSN88043A1/fr unknown
- 1988-05-10 PT PT8745388A patent/PT87453B/pt not_active IP Right Cessation
- 1988-05-10 YU YU90788A patent/YU47466B/sh unknown
- 1988-05-11 CN CN 88102711 patent/CN1019619B/zh not_active Expired
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
TNSN88043A1 (fr) | 1990-07-10 |
CN1019619B (zh) | 1992-12-23 |
CN88102711A (zh) | 1988-11-30 |
PT87453A (pt) | 1989-05-31 |
YU47466B (sh) | 1995-10-03 |
IN170416B (pt) | 1992-03-21 |
YU90788A (en) | 1991-02-28 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
DE3875528T2 (de) | Modulschutzschalter, bestehend aus einem mit einem mehrpoligen leistungsschutzschalterblock zusammenwirkenden ausloeseblock. | |
DE68907424T2 (de) | Betätigungsmechanismus eines Hilfsauslöseblocks für Modulschutzschalter. | |
ES2452346T3 (es) | Dispositivo de control para disyuntores | |
CZ382299A3 (cs) | Vypínací zařízení zahrnující mechanický ukazatel tří poloh | |
PT87685B (pt) | Mecanismo de comando de um disjuntor electrico miniatura | |
RU2619070C2 (ru) | Устройство управления электрического распределительного блока среднего напряжения и распределительный блок, управляемый подобным устройством | |
EP0231732A2 (de) | Fehlerstrom- und Leitungsschutzschalter | |
DE4304771C1 (de) | Schaltvorrichtung für Leistungsschaltgeräte | |
US2531157A (en) | Reciprocal dual circuit breaker double interlock mechanism | |
PT82260B (pt) | Equipamento de corte multipolar com telecomando | |
DE3046541A1 (de) | Multipolarer wechselstrom-selbstschalter | |
PT87453B (pt) | Disjuntor modular com bloco disparador auxiliar associado a um bloco disjuntor multipolar | |
EP0147605B1 (de) | Zusatzschalter zum Anbau an einen Leitungsschutzschalter | |
DE10044058C1 (de) | Elektrischer Schalter | |
EP0091040A2 (de) | Überstromschutzschalter | |
KR20190040353A (ko) | 래칭 디바이스 및 그러한 래칭 디바이스를 갖는 작동 메카니즘 | |
DE69125211T2 (de) | Differential Auslösevorrichtung | |
ITMI980606A1 (it) | Dispositivo di segnalazione per interruttore magnetotermico | |
PT912985E (pt) | Disjuntor electrico automatico modular com optimizacao dos espacos usados | |
EP1724804A2 (en) | Reset module for an electrical safety device | |
US3070682A (en) | Automatic trip indicator and lockout for circuit breakers | |
EP1243013B1 (de) | Simulationsschalter | |
JPH0122333Y2 (pt) | ||
DE3940425A1 (de) | Fernantrieb fuer schutzschaltgeraete mit schaltzustandsanzeige | |
NO853152L (no) | Sikkerhetsbryter. |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19930507 |
|
MM4A | Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 20061107 |