PT87204B - Processo para a cultura esteril de celulas de plantas ou de animais, e/ou de tecidos, num involucro - Google Patents

Processo para a cultura esteril de celulas de plantas ou de animais, e/ou de tecidos, num involucro Download PDF

Info

Publication number
PT87204B
PT87204B PT87204A PT8720488A PT87204B PT 87204 B PT87204 B PT 87204B PT 87204 A PT87204 A PT 87204A PT 8720488 A PT8720488 A PT 8720488A PT 87204 B PT87204 B PT 87204B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
culture
film
cells
plants
animals
Prior art date
Application number
PT87204A
Other languages
English (en)
Other versions
PT87204A (pt
Inventor
Jacobus Johannes Van Oeveren
Original Assignee
Agri Technologies Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Agri Technologies Ltd filed Critical Agri Technologies Ltd
Publication of PT87204A publication Critical patent/PT87204A/pt
Publication of PT87204B publication Critical patent/PT87204B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12NMICROORGANISMS OR ENZYMES; COMPOSITIONS THEREOF; PROPAGATING, PRESERVING, OR MAINTAINING MICROORGANISMS; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING; CULTURE MEDIA
    • C12N5/00Undifferentiated human, animal or plant cells, e.g. cell lines; Tissues; Cultivation or maintenance thereof; Culture media therefor
    • C12N5/0018Culture media for cell or tissue culture
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12MAPPARATUS FOR ENZYMOLOGY OR MICROBIOLOGY; APPARATUS FOR CULTURING MICROORGANISMS FOR PRODUCING BIOMASS, FOR GROWING CELLS OR FOR OBTAINING FERMENTATION OR METABOLIC PRODUCTS, i.e. BIOREACTORS OR FERMENTERS
    • C12M23/00Constructional details, e.g. recesses, hinges
    • C12M23/02Form or structure of the vessel
    • C12M23/14Bags

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Cell Biology (AREA)
  • Clinical Laboratory Science (AREA)
  • Sustainable Development (AREA)
  • Apparatus Associated With Microorganisms And Enzymes (AREA)
  • Breeding Of Plants And Reproduction By Means Of Culturing (AREA)

Description

MEMORIA descritiva presente invento refere-se a um processo para a cultura estéril de células e/ou tecidos vegetais ou animais num invólucro. Este tipo de processos de cultura é utilizado em la_r ga escala, especialmente para a cultura de plantas. Nestes pro cessos, o material vegetal é cultivado até as plantas jovens es tarem suficientemente desenvolvidas para serem colocadas numa estufa ou no campo. Contudo* também é cultivado desta forma* o material de células ou de tecido animal. A cultura é efectuada* literalmente, in vitro* i.e., em vidro ou, se necessário num m.a terial plástico tipo vidro, i.e., num invólucro, que não está fechado. Com esta finalidade, a cultura é efectuada em câmaras climatizadas que também tèm de se manter estéreis. No caso de material vegetal a cultura é mantida até que as plantas jovens possam ser colocadas na estufa ou no campo pelo.seu utilizador. Com este fim, o material cultivado em vidro deve ser embalado e transportado, o que tem custos relativamente elevados e é acompanhado pelo risco de contaminação por microrganismos.
Para uma discussão detalhada da cultura de material veqe tal, é feita referência ao livro Plantenteelt in Ku/eekbuizen'· pelo Prof. Dr. E.L.M. Pierik, e col., 1985.
Descobriu-se que se podem obter vantagens técnicas e bco nómicas substanciais efectuando a cultura numa película de plástico fechada que possui características adequadas para cul_ tura.
Assim, o invento refere-se a um processo do tipo acima, que é caracterizado por se usar um invólucro fechado de uma pje lícula de plástico semi-permeável, transparente, possuindo uma permeabilidade ao vapor de água não superior a 0,05 g por 100 cm e por 24 horas a uma espessura de 25,4ykm.
processo é adequado, em particular, para ser utilizado em larga escala na cultura de material vegetal, podendo de igual modo, o processo, ser utilizado na cultura de células de material de tecidos animais.
596
Port.le/yh
-3Como resultado do presente processo, o material cultivado é isolado eficazmente, e mantido isolado nas diversas etapas de crescimento que são normais na célula, na técnica da cultura de células de tecidos e de plantas, na indústria médica, biotecnológica e farmacêutica e na horticultura e na agricultura.
Além disso, a aplicação do invento, em particular a plari tas, promove a velocidade de crescimento e a qualidade da cultura, devido a uma ventilação e transmissão da luz melhoradas.
Uma vantagem especial do invento é que o material cultivado pode ser transportado e armazenado na película, de forma que não é necessária qualquer etapa de embalamento separada e é evitado qualquer risco de contaminação microbiana durante o armazenamento ou transporte.
Para a cultura de material vegetal usa-se de preferência uma película que é transparente à luz, para comprimentos de o_n da de 3Θ0 - 7Θ0 nm.
Como película plástica pode-se usar, adequadamente, um material em camadas, p.e., polietileno, em que as camadas estão ligadas entre si por ligação cruzada. Para proporcronar a semi-permeabilidade necessária, as camadas do polímero têm poros de um diâmetro não superior a Ο,ΟΙ^γπ.
A película usada de acordo com o invento permite que uma cultura completamente fechada respire” trocando oxigénio e dióxido de carbono com o meio. Esta troca é efectuada por difusão dos gases através da película. Contudo, a película é im permeável aos líquidos.
Evidentemente a película deve ser resistente a temperatu ras elevadas. Por razães de segurança, é escolhida, de preferência, uma película que possa suportar uma temperatura máxima de 1303C durante 15 minutos. Uma tal película oferece também alguma protecção para o conteúdo contra temperaturas extremamente baixas ou extremamente altas.
Uma película de polietileno pode ter, adequadamente, uma espessura de p. e. 30-35 i^m.
596
Port.le/yh
-40 comprimento e largura da película usada depende» evidentemente, do tipo de cultura que se quer isolar com a pelícu la para crescimento estéril e da forma e dimensões pretendidas para a cultura final. Estas são geralmente conhecidas a partir dos processos de cultura efectuados in vitro.
Evidentemente, quando se escolhe o material da película, deve-se ter em conta o material celular ou de tecido a ser cultivado nela. Contudo, são essenciais a permeabilidade à água, máxima, acima mencionada e - para a cultura de material vegetal - a transmissão à luz acima mencionada num comprimento de onda particular.
A manufactura do invólucro pode ser efectuada simplesmeri te formando a película num saco ou cápsula, p.e., dobrando, adicionando o material a ser cultivado ao dito saco ou cápsula e encerrando depois o artigo em forma de saco, sendo o tamanho ajustado de forma que a embalagem seja suficientemente grande para conter o produto de cultura. 0 encerramento pode ser usualmeri te efectuado selando por calor.
A cultura do material é efectuada de uma forma completazde mente conhecida e não necessita/ser aqui discutida. Sublinha-se somente que no caso de material vegetal se podem distinguir 4 etapas: na primeira células de tecido; na segunda desenvol. vem-se raízes; na terceira etapa desenvolvem-se folhas; e na quarta etapa forma-se uma planta jovem completa.
As grandes vantagens do presente processo são que para a cultura é suficiente uma câmara climatizada que, agora, não tem de ser estéril. Além disso, devido às dimensães económicas do invólucro e à flexibilidade do material, bem como à permeabili. dade aos gases e à transmissão da luz, podem-se acomodar muito mais unidades de cultura por unidade de volume do que quando a cultura é efectuada em vidro. Por exemplo, devido à transmissão da luz é possível empilhar um certo número de culturas em invólucros de plástico umas em cima das outras. Além disso, cada cultura ocupa muito menos espaço. Após a cultura, p.e. quando está desenvolvida uma planta jovem completa, não é ne-
596
Port.le/yh
-5cessário embalar novamente o material cultivado, mas a cultura pode simplesmente ser transportada e se necessário armazenada na embalagem original, depois do qual a embalagem é aberta pelo utilizador.

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Processo para a cultura estéril de células e/ou de tecidos de plantas ou de animais, caracterizado por se usar um invólucro fechado de uma película de plástico, semi-permeável e transparente, possuindo uma permeabilidade ao vapor de água não superior a 0,05 g por 100 cm e por 24 horas a uma e.s pessura de 25,4yum.
  2. 2 - Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracteri zado por se usar para a cultura de planta uma película que é transparente à luz, para comprimentos de onda de 3Θ0-780 nm.
  3. 3 - Processo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caraç terizado por se usar uma película, com camadas, possuindo poros com, no máximo, 0,01 ^/tm.
  4. 4 - Processo, de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado por se configurar a película num artigo com a forma de saco ou cápsula, por se introduzir o meio de cultura e o ma terial a ser cultivado no referido artigo, através da sua extre midade aberta e se fechar a referida extremidade aberta, por exemplo, por sel-agem a quente.
PT87204A 1988-04-07 1988-04-08 Processo para a cultura esteril de celulas de plantas ou de animais, e/ou de tecidos, num involucro PT87204B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL8800891A NL8800891A (nl) 1988-04-07 1988-04-07 Werkwijze voor het steriel in een omhulling kweken van plantaardige of dierlijke cellen en/of weefsels.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT87204A PT87204A (pt) 1991-01-08
PT87204B true PT87204B (pt) 1995-07-03

Family

ID=19852084

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT87204A PT87204B (pt) 1988-04-07 1988-04-08 Processo para a cultura esteril de celulas de plantas ou de animais, e/ou de tecidos, num involucro

Country Status (2)

Country Link
NL (1) NL8800891A (pt)
PT (1) PT87204B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT87204A (pt) 1991-01-08
NL8800891A (nl) 1989-11-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA1305933C (en) Integument and method for culturing organic material
US6793824B2 (en) Water purification apparatus
KR100635397B1 (ko) 물 정제 기구
SA517380953B1 (ar) جهاز ري
US20020102719A1 (en) Apparatus and method for propagating plants
WO2000062596A1 (fr) Contenant pour la culture de vegetaux et procede de culture de vegetaux
WO1990015526A1 (en) Integument and method for culturing and growing organic material
EP0418323B1 (en) Integument and method for culturing and growing organic material
PT87204B (pt) Processo para a cultura esteril de celulas de plantas ou de animais, e/ou de tecidos, num involucro
Dupuis et al. Pharmaceutical capsules as a coating system for artificial seeds
US20160120133A1 (en) System for Plant Development
Hückstädt et al. The effect of high maximum day temperatures and coloured film cover on growth and morphogenesis of some herbs in a CO2 enriched greenhouse atmosphere
JPH01139510A (ja) ワサビ花粉の保存方法
WO1990015527A1 (en) Integument with breakable inner containers
WO2022048935A3 (de) Lagerbehältnis, wachstums- und/oder vermehrungsstation, kultivierungssystem und verfahren zur kultivierung von entwicklungsgut
JPH04500311A (ja) 園芸及び農業用の試験管内で繁殖された材料を無菌的に根づかせる方法
Reinhoud et al. Vitrification of plant cell suspensions
RU2007072C1 (ru) Способ получения посадочного материала земляники в культуре ткани
AU2011253854B2 (en) Water purification apparatus
Delgado et al. Apparatus and method for propagating plants
Augusto Streck et al. Effect of soil solarization on thermal regime of plastic greenhouse soil
TAJIMA Physiological study on the high and low temperature tolerance of crop plant
MXPA00007259A (en) Water purification apparatus
JPS61199731A (ja) 炭酸ガス施用ハウス用被覆資材
JPH0889233A (ja) 培養容器およびこれを使用した培養方法

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960731