PT86981B - Cabo electrico multicondutor com comportamento electrico controlado - Google Patents

Cabo electrico multicondutor com comportamento electrico controlado Download PDF

Info

Publication number
PT86981B
PT86981B PT86981A PT8698188A PT86981B PT 86981 B PT86981 B PT 86981B PT 86981 A PT86981 A PT 86981A PT 8698188 A PT8698188 A PT 8698188A PT 86981 B PT86981 B PT 86981B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
conductors
cable
conductor
cable according
inner core
Prior art date
Application number
PT86981A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86981A (pt
Inventor
Jerald Crawley
John Hostler
Original Assignee
Gore & Ass
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gore & Ass filed Critical Gore & Ass
Publication of PT86981A publication Critical patent/PT86981A/pt
Publication of PT86981B publication Critical patent/PT86981B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B7/00Insulated conductors or cables characterised by their form
    • H01B7/17Protection against damage caused by external factors, e.g. sheaths or armouring
    • H01B7/18Protection against damage caused by wear, mechanical force or pressure; Sheaths; Armouring
    • H01B7/1895Internal space filling-up means
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B11/00Communication cables or conductors
    • H01B11/02Cables with twisted pairs or quads
    • H01B11/12Arrangements for exhibiting specific transmission characteristics

Landscapes

  • Communication Cables (AREA)
  • Insulated Conductors (AREA)

Description

Memória Descritiva
C-SP ’
A presente invenção refere-se a um cabo muiticondutor, em particular de dimensões miniaturais, para a transmissão de sinais de dados, que foi concebido para ter um comportamento eléctrico controlado. Mais particularmente, podem ser controladas a impedância e a capacidade entre condutores e entre condutores e a blindagem, no interior do cabo.
Os modernos sistemas digitais de processamento de dados e de computação e outros aparelhos electrónicos tem-se miniaturizado cada vez mais, os aparelhos de muitos tipos são interligados formando sistemas que podem colaborar muitas vezes a distância da fonte geradora dos sinais, sendo esses sinais com cada vez menor uniformidade de forma e de espaçamento, transmitidos a velocidades cada vez mais elevadas.
Levantam-se problemas importantes de clareza e precisão da transmissão de dados de maneira crescente resultantes da sincro nização, detecção e associação erradas, bem como da adaptação de impedâncias onde os cabos de transmissão oferecem um enfraquecimento, uma impedancia e uma capacidade menos uniformes ou menos controladas para os sistemas.
Segundo a presente invenção proporciona-se um cabo eléctrico multi. condutor que tem impedâncias e capacidades entre condutores e entre condutores e a blindagem controladas, que compreende um núcleo interior de um material isolante, em torno do qual se colocam vários condutores eléctricos espaçados uniformemente, uma camada de material dieléctrico que envolve os referidos condutores e o referido núcleo interior isolante e uma camada isolante exterior.
Em particular, a presente invenção proporciona um cabo que controla as impedâncias e as capacidades entre condutores e entre condutores e a blindagem,
de fios de pequeno calibre, por exemplo fios AWG 40 e AWG 44.
As tecnologias de envolvimento por fitas existentes exigem uma largura das ranhuras muito pequena para estes calibres dos fios»
Descreve-se em seguida em particular a presente invenção, a título de exemplo, com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
A figura 1, um corte transversal de um cabo segundo a presente invenção não à escala, com quatro condutores distribuidos em torno de um núcleo central;
A figura 2, uma vista lateral do cabo tendo todas as camadas expostas à vista;
A figura 3, um corte transversal de uma outra forma de realização de um cabo de acordo com a presente invenção, no qual o núcleo central tem um condutor através do seu centro.
Na forma de realização da presente invenção representadas na figura 1, os condutores (1) estão enrolados em espiral em torno de um núcleo central (2) de material isolante, tendo sido enrolados por uma máquina de aplicação dos fios ou por outros meios análogos. Embora a presente invenção não se limite a qualquer dimensão particular ou faixa de dimensões ou a qualquer composição do material, a faixa de dimensões preferida é de AWG 20 a AWG 44. Pode usar-se um cabrestante para impelir o isolamento (2) com a velocidade desejada de tal modo que os fios (1) possam ser enrolados em espiral ou aplicados no mesmo por forma a obter a espiral desejada. Optativamente, o isolamento do núcleo central (2) pode conter um condutor central (6), como se mostra na figura 3. 0 núcleo isolante (2) de preferência compreende um poliéster MIL-ENE (marca registada), politetrafluoretileno (PTFE), o PTFS poroso (EPTFE), embora possam usar-se outros materiais poliméricos de resistência à tracção e constante dielétrica apropriadas. 0 núcleo mais preferido é o PTFE poroso. Uma matriz de fecho na máquina de aplicação dos fios pode ser usada em alguns casos para embeber os fios (1) parcialmente no interior do isolamento (2) para assegurar a estabilidade de posição dos fios (1) sob as tensões mecânicas quando o cabo está em uso.
Coloca-se depois a espessura desejada de isolamento (3) sobre o cabo, por enrolamento, por aplicação de uma cobertura ou forro ou por extrusão. Os material isolantes típicos são poliéster MIL-ENE (marca registada), PTFE denso ou, mais preferivelmente, EPTFE. Se se desejar, por exemplo no fabrico de um cabo coaxial, pode ser entrançada, aplicada como cobertura ou enrolada em torno da camada isolante (3) uma blindagem (4). Essa camada de blindagem pode ser folha aluminizada,trança de liga de cobre ou uma folha metálica aplicada como cobertura.
Para proteger o c abo, colo?a-se no cabo, nomeadamente por extrusão, uma camada de uma camisa final (5) de isolamento de proteotção, usualmente de material áspero para resistir aos danos produzidos pelo ambiente. Esta camisa é apropriadamente de cloreto de polivinilo (PVC), do polímero etileno-propileno fluorado ou éter polifluoralquil vinilo (PFA),
O cabo, quando contiver condutores (1) de pequeno calibre (36 e 44 AWG), proporcionará o alívio das tensões aplicadas aos condutores, mediante a distribuição da maior parte da carga pelo dieláctrico interior (2) em vez de pelos próprios condutores, visto que os condutores propriamen te ditos são enrolados em espiral em torno do material dieléctrico (2). Como o dieláctrico interior (2) pode ser feito de um dieláctrico, tal como EPTFE, cuja resistência à tracção da matriz excede 48, 230 KPa (7 000 psi), o que o torna mais resistente que os condutores (1) e cujo alòngamento é mínimo, a grande maioria da carga será distribuída pelo material diléctrico (2) em vez de pelos condutores (1). Esta propriedade permite a utilização de condutores (2) menores sem a necessidade de técnicas de alívio das tensões exteriores que se somam ao volume do cabo. 0 diâmetro total menor do cabo e o uso de condutores de menor calibre tornam o cabo mais leve e mais flexível, tornando-o vantajoso nas aplicações de interligação de equipamentos periféricos.
Uma característica importante do cabo é a sua flexibilidade que permite o uso numa certa variedade de aplicações na transmissão de sinais. Podem usar-se diversos calibres diferentes dos condutores (1) ao mesmo tempo em torno de núcleo (2) conforme a aplicação particular. Um condu tor pode ser colocado no centro do núcleo interior, ficando os condutores colocados na camada exterior do d ie -léctrico espaçados uniformemente, como se mostra na figura 3, a partir do condutor interior, dando assim a cada condutor uma impedância consistente e similar (condutor exterior (1)) em re4
lação à terra (condutor interior (6)). O condutor interior (6) pode optativamente ser utilizado como condutor de terra ou condutor de sinal. 3e se utilizar uma blindagem global (4) separada dos condutores (1) por um dieléctrico exterior (3) de EPTFS, PTFE, MIL-ΞΝΕ (marca registada) ou de outros materiais isolant.es, como se indica na figura 2, mediante o controlo da espsssura do isolamento entre os condutores e a blindagem pode obter-se uma impedância consistente e igual entre cada condutor e a blindagem comum. Além disso, escolhendo um diâmetro total do dieléctrico interior desejável, e um espaçamento igual de cada condutor em torno do die léctrico, pâdem obter-se impedâncias iguais entre qualquer condutor e outro condutor adjacente.
Os condutores alternados podem ser ligados à terra e não ser condutores de sinal, sempre que se deseje uma diafonia reduzida.
Muitas das propriedades eláctricas, incluindo a impedância, a capacidade, velocidade de propagaç ao e a constante de atraso podem ser controladas escolhendo um material dieléctrico (2) apropriado para a aplicação e/ou prevendo um número determinado de rotações do condutor por centímetro em torno do dieléctrico interior (2).
Uma vant agem da presente invenção consiste no facto de melhorar a produtividade no fabrico dos cabos muiticondutor devido a que em muitos casos não é necessário isolar individualrreite os condutores que transmitem o sinal.
Uma outra característica importante preferida da presente invenção consiste na diminuição do diâmetro total de um cabo multicondutor com o mesmo número de condutores da mesma dimensão em relação a um cabo fabricado usando a tecnologia actualmente existente. Este diâmetro total menor é conseguido pelo embebimento de cada condutor num material dieléctrico e não se isolando portanto individualmente cada condutor.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    Cabo eléctrico multicondutor que compreende um núcleo interior de um material isolante em torno do qual se colocam vários condutores eléctricos, e uma camisa isolante exterior, caracterizado por os condutores (1) estarem espaçados uniformemente e por uma camada (3) de material dieléctrico envolver os referidos condutores (1) e o referido núcleo interior (2) de isolamento por baixo da referida camisa (5), dando ao cabo impedâncias e capacidades entre condutores e entre condutores e a blindagem controladas.
    Cabo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda uma blindagem protectora condutora da electricidade (4) que envolve a referida camada (3) de material dieléctrico por baixo da referida camisa isolante exterior (5).
    - 3e -
    Cabo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o núcleo interior isolantes ser feito de poliéster.
    Cabo de acordo com as reivindicações
    1 ou2, caracterizado por o núcleo interior isolante ser feito de politetrafluoretileno.
    - 5- -Cabo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o polietetrafluoretileno ser politetrafluoretileno expandido poroso.
    - 6â Cabo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido núcleo interior ter ranhuras pouco profundas para receber os referidos condutores (1), nas quais os referidos condutores são mantidos pelo referido material metálico entrançado, fita metálica aplicada como cobertura ou fita de plástico metalizada.
    _ 7â _
    Cabo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, c aracterizado por o núcleo interior (2) de material dieléctrico ter um condutor (6) colocado no seu centro.
    - 3^ Cabo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o condutor central ser optativamente um condutor de terra ou um contutor de sinal.
    Cabo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por condutores alternados espaçados ao longo do núcleo interior isolante serem ligados à terra.
    A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi apresentado nos Estados Unidos da América em 22 de Junho de 1987, sob o número de série 064,715.
PT86981A 1987-06-22 1988-03-15 Cabo electrico multicondutor com comportamento electrico controlado PT86981B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US6471587A 1987-06-22 1987-06-22

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86981A PT86981A (pt) 1989-05-31
PT86981B true PT86981B (pt) 1995-03-01

Family

ID=22057814

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86981A PT86981B (pt) 1987-06-22 1988-03-15 Cabo electrico multicondutor com comportamento electrico controlado

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0296692A3 (pt)
AU (1) AU8288887A (pt)
DK (1) DK339788A (pt)
FI (1) FI882996A (pt)
GB (1) GB2206439A (pt)
NO (1) NO880927L (pt)
PT (1) PT86981B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1995005668A1 (en) * 1993-08-16 1995-02-23 W.L. Gore & Associates, Inc. Signal cable having equal field characteristics for each signal conductor
US20020017393A1 (en) * 2000-07-07 2002-02-14 Hanna-Myrick Charles C. Stable patch cords for lan test instruments
FR2907256A1 (fr) * 2006-10-11 2008-04-18 Nexans Sa Cable de controle electrique et procede de fabrication associe

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB421073A (en) * 1933-07-14 1934-12-13 Pirelli General Cable Works Improvements in or relating to flexible multicore electric cables
GB609558A (en) * 1945-03-30 1948-10-04 Standard Telephones Cables Ltd Communication cables and method of making them
GB667159A (en) * 1950-01-12 1952-02-27 Simplex Wire & Cable Company Improvements in or relating to submarine cables
NL301013A (pt) * 1962-11-27
US3351706A (en) * 1965-03-18 1967-11-07 Simplex Wire & Cable Co Spaced helically wound cable
US3324417A (en) * 1965-03-25 1967-06-06 Gen Cable Corp Shielded common return pairs and coaxial cable
FR93154E (fr) * 1966-01-20 1969-02-21 Chavanoz Moulinage Retorderie Fil conducteur inextensible.
US3800066A (en) * 1972-10-30 1974-03-26 Schlumberger Technology Corp Gas blocked logging cable
DE2516830A1 (de) * 1975-04-15 1976-10-28 Aeg Telefunken Kabelwerke Verseilelement fuer elektrische kabel
US4250351A (en) * 1979-08-08 1981-02-10 The Bendix Corporation Cable construction
GB2079890A (en) * 1980-04-17 1982-01-27 Greengate Cables Ltd Reinforced Tubing or Cable
DE3111468A1 (de) * 1981-03-24 1982-10-14 Anton Piller GmbH & Co KG, 3360 Osterode Starkstromnetz fuer mittelfrequenzdrehstrom und starkstromkabel fuer mittelfrequenzdrehstrom
DE3144743A1 (de) * 1981-11-11 1983-05-19 U.I. Lapp Kg, 7000 Stuttgart Elektrische, flexible leitung mit besonderer widerstandsfaehigkeit gegen torsionsbeanspruchung

Also Published As

Publication number Publication date
FI882996A (fi) 1988-12-23
DK339788A (da) 1988-12-23
DK339788D0 (da) 1988-06-21
GB8801778D0 (en) 1988-02-24
EP0296692A2 (en) 1988-12-28
NO880927D0 (no) 1988-03-02
GB2206439A (en) 1989-01-05
FI882996A0 (fi) 1988-06-22
PT86981A (pt) 1989-05-31
AU8288887A (en) 1988-12-22
NO880927L (no) 1988-12-23
EP0296692A3 (en) 1989-05-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5061823A (en) Crush-resistant coaxial transmission line
JP2863631B2 (ja) 導電性外被を有する同軸ケーブル
US5286923A (en) Electric cable having high propagation velocity
US3644659A (en) Cable construction
TWI240285B (en) Communications cables with oppositely twinned and bunched insulated conductors
US4847443A (en) Round transmission line cable
US5132491A (en) Shielded jacketed coaxial cable
CN104051072B (zh) 屏蔽的双绞线电缆
US5144098A (en) Conductively-jacketed electrical cable
US5208426A (en) Shielded electric signal cable having a two-layer semiconductor jacket
US4638114A (en) Shielded electric wires
US4588852A (en) Stable impedance ribbon coax cable
US6563052B2 (en) Electric installation cable
EP1719137A1 (en) Bundled cable using varying twist schemes between sub-cables
JP2016027547A (ja) 差動信号伝送用ケーブル及び多芯差動信号伝送用ケーブル
US5262589A (en) High velocity propagation ribbon cable
JP4044766B2 (ja) フラットシールドケーブル
WO2008096348A2 (en) Communication cable for high frequency data transmission
US7361831B2 (en) Coaxial cable and multi-coaxial cable
US20060011376A1 (en) Multi-axial electrically conductive cable with multi-layered core and method of manufacture and use
EP1122569A1 (en) Quad cable
US2212927A (en) Lead covered multiconductor electric telephone cable
PT86981B (pt) Cabo electrico multicondutor com comportamento electrico controlado
US3429984A (en) Self-supporting coaxial cable
US3916078A (en) Skid wire for pipe type electric cables

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940803

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960229