PT86738B - Sistema de fixacao proprio para a suspencao de pecas de vidro alongadas - Google Patents

Sistema de fixacao proprio para a suspencao de pecas de vidro alongadas Download PDF

Info

Publication number
PT86738B
PT86738B PT86738A PT8673888A PT86738B PT 86738 B PT86738 B PT 86738B PT 86738 A PT86738 A PT 86738A PT 8673888 A PT8673888 A PT 8673888A PT 86738 B PT86738 B PT 86738B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
support
designed
flange
ring
suspension
Prior art date
Application number
PT86738A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86738A (pt
Inventor
Egger Mathias
Original Assignee
Swaronski & Co D
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Swaronski & Co D filed Critical Swaronski & Co D
Publication of PT86738A publication Critical patent/PT86738A/pt
Publication of PT86738B publication Critical patent/PT86738B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F21LIGHTING
    • F21VFUNCTIONAL FEATURES OR DETAILS OF LIGHTING DEVICES OR SYSTEMS THEREOF; STRUCTURAL COMBINATIONS OF LIGHTING DEVICES WITH OTHER ARTICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F21V5/00Refractors for light sources
    • F21V5/06Hanging lustres for chandeliers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)

Description

presente invento diz respeito a um sistema de fixação próprio para a suspensão de peças de vidro alongadas.
As peças de vidro alongadas, por exemplo os pingentes de cristal em forma de gota ou em forma de barra estirada próprias para lustres, têm até ao presente momento sido fixadas por meio de uma cavilha metálica vazada no interior da haste ou então conferindo à haste dos pingentes em forma de gota a forma de um gancho. Uma outra possibilidade de fixação desse tipo de peças de vidro consistia em formar um furo na haste.
Todos estes sistemas de fixação já conhecidos são inconvenientes na medida em que implicam muita mão-de-obra, prejudicam o aspecto estético das peças de vidro e têm o perigo de criar tensões na zona de fixação, o que prejudica a segurança desses sistemas de fixação.
objectivo do presente invento consiste portanto em proporcionar um sistema de fixação do tipo anteriormente referido mas que não apresente os inconvenientes desses mesmos sistemas de fixação já conhecidos, e especialmente que implique menos mão-de-obra.
Este objectivo é alcançado graças a um sistema de fixação próprio para a suspensão de peças de vidro alongadas que apresentem uma flange formada pelo menos numa das extremidades da haste, sendo a referida flange abraçada por um suporte que se acha equipado com um sistema de suspensão na extremidade que fica situada para o outro lado da flange.
De acordo com o invento, a flange é formada recalcando a extremidade da haste das peças de vi-4-
dro de maneira a formar nessa mesma extremidade uma cabeça na qual pode ser fácilmente aplicado o suporte mais o respectivo sistema de suspensão.
Se as peças de vidro forem concebidas sob a forma de pingentes de cristal em forma de gota o sistema de fixação irá ser aplicado apenas numa das extremidades da peça de vidro.
Se as peças de vidro forem concebidas sob a forma de pingentes de cristal em forma de barra estirada o sistema de fixação pode ser também aplicado na outra extremidade a fim de proporcionar a possibilidade de se suspender uma série de peças de vidro penduradas umas nas outras.
O suporte deverá ser de preferência concebido sob a forma de um anel aberto feito de aço de mola e o sistema de suspensão deverá de preferência ser concebido sob a forma de uma alça em forma de argola aplicada sobre o referido anel.
Este modelo de realização permite que o suporte possa ser fixado abrindo o anel metálico à mão ou utilizando uma ferramenta e aplicando-o sobre a flange, após o que o anel metálico volta a assumir a sua forma original graças à sua força elástica ficando deste modo firmemente engatado por debaixo da flange. 0 sistema de suspensão concebido sob a forma de uma alça em forma de argola permite que o anel possa ser temporariamente alargado sem que perca a capacidade de depois voltar a assumir a sua forma original, de maneira que deste modo fica sempre assegurado um engate seguro do anel por debaixo da flange.
No caso de um outro modelo de realização preferencial do invento a flange apresenta uns entalhes que se acham formados na sua periferia e que são próprios para neles ir encaixar a alça a fim de impedir que haja um movimento de rotação relativo entre a alça e a peça de vidro em torno da respectiva flange.
Esta medida serve para fixar ainda melhor as peças de vidro.
A fim de se impedir que o sistema de fixação se separe da peça de vidro de uma maneira acidental, o anel pode encontrar-se equipado em ambas as suas extremidades , no caso de um outro modelo de realização preferencial do invento, com umas partes em forma de gancho que se acham reviradas para fora e que podem ser ligadas entre si por meio, por exemplo, de um arame ou de qualquer outro sistema semelhante próprio para prender o anel.
No caso de um outro modelo de realização do invento o suporte é concebido sob a forma de um suporte de garras cujas garras se vão fixar sobre a flange. As garras podem encontrar-se distribuídas ao longo da periferia da flange com uma decalagem de 90° entre si. No entanto, em função das dimensões da peça de vidro e da respectiva flange, é possivel encarar a hipótese de se utilizar uma outra disposição angular para as garras.
Este sistema de fixação é fácil de construir, poupa material e é por conseguinte mais económico.
suporte de garras pode ser feito de metal ou de um adequado material sintético.
Também pode ser utilizado um adequado material sintético no caso do primeiro modelo de realização do sistema de fixação que compreende um anel elástico e uma alça em forma de argola.
No caso de um outro modelo de realização, o suporte é concebido sob a forma de um anel aberto feito de aço de mola e o sistema de suspensão é concebido sob a forma de uma alça aplicada sobre o anel, sendo as extremidades do anel de que é formado o suporte capazes de poderem ser impedidas de abrir por meio de um fecho. 0 fecho pode ser concebido sob a forma de uma braçadeira que é comandada por meio de uma alavanca que se acha ligada de forma articulada a uma das extremidades do anel, encontrando-se a referida braçadeira ligada de forma articulada através de uma das suas extremidades à zona central da alavanca articulada e sendo capaz de engatar através da sua outra extremidade num entalhe formado na outra extremidade do anel.
Este modelo de realização permite que o sistema de fixação possa ser montado de uma maneira mais rápida e prática.
De acordo com um outro modelo de realização do invento, o conjunto formado pelo suporte e pelo sistema de suspensão é concebido sob a forma de uma única peça constituída por um arame de mola dobrado, sendo o sistema de suspensão formado por dois troços de arame paralelos dobrados em forma de alça que se acham ligados entre si sob a forma de uma ponta em forma de gancho na zona do suporte e que se afastam um do outro. Também na zona do suporte mas no lado da alça oposto àquele onde se acha formada a referida ponta em forma de gancho de maneira a irem determinar a formação de um suporte circular, indo um dos troços de arame de que é formado o suporte passar por cima da referida ponta em forma
-Ί-
de gancho da alça, e sendo as extremidades dos troços de arame de que é formado o suporte dobrados em forma de gancho mas de maneira a formarem um ângulo de 90° um em relação ao outro.
Este modelo de realização permite a produção racional do sistema de fixação.
Em seguida o invento irá ser descrito de uma maneira pormenorizada em correspondência com os desenhos anexos em que :
a Fig. 1 representa um primeiro modelo de realização do sistema de fixação de acordo com o invento usado em ligação com um pingente de cristal em forma de gota;
a Fig. 2 representa uma vista em pormenor e a escala aumentada do sistema de fixação da Fig. 1;
a Fig. 3 representa uma vista em planta da vista em pormenor que se acha representada na Fig.2;
a Fig. 4 representa um outro modelo de realização do sistema de fixação de acordo com o invento usado em ligação com um pingente de cristal em forma de barra estirada;
a Fig. 5 representa uma vista em pormenor e a escala aumentada do sistema de fixação de Fig.4;
a Fig. 6 representa uma vista em planta da vista em pormenor que se acha representada na Fig.5;
a Fig. 7 representa um outro modelo de realização do sistema de fixação de acordo com o invento usado em ligação com um pingente de cristal em forma de gota;
a Fig. 8 representa uma vista em pormenor do sistema de fixação da Fig. 7;
a Fig. 9 representa uma vista em planta de um outro modelo de realização do sistema de fixação de acordo com o invento;
a Fig. 10 representa uma vista em alçado do sistema de fixação que se acha representado na Fig 9;
a Fig. 11 representa uma vista em planta de um outro modelo de realização do sistema de fixação de acordo com o invento; e a Fig. 12 representa uma vista em alçado do sistema de fixação que se acha representado na Fig. 11.
Na Fig. 1 encontra-se representada uma vista do sistema de fixação próprio para a suspensão de peças de vidro alongadas usado em ligação com um pingente de
cristal (16) em forma de gota. Na extremidade superior da haste (34) do pingente de cristal (16) em forma de gota é formada uma flange (10) recalcando o cristal quente de maneira a formar uma cabeça. A flange (10) é abraçada por um suporte (12) que apresenta um sistema de suspensão (14) na extremidade que fica situada para o outro lado da referida flange (10 ) .
De acordo com um primeiro modelo de realização ( ver Fig. 2 ), o suporte (12) e o sistema de suspensão (14) consistem num anel aberto (20) que é feito, por exemplo, de aço de mola e ao qual é fixada uma alça (22) em forma de argola, sendo essa fixação feita, por exemplo, por meio de soldadura. O anel (20) vai ficar colocado, quando se acha no estado de apertado, por debaixo da flange (10 ), indo a alça (22) em forma de argola ficar situada sobre a flange (10) e encostada a esta. O anel (20) pode ser concebido de maneira a que as suas extremidades exteriores sejam formadas por umas partes (26) em forma de gancho ( ver Fig. 3 ) que podem ser ligadas uma à outra por exemplo por meio de um arame ou de qualquer outro sistema semelhante ( não representado) de maneira a impedir que o anel (20) se possa separar acidentalmente do pingente.
Se as peças de vidro forem concebidas sob a forma de pingentes de cristal em forma de barra estirada, também na outra extremidade da haste de cristal pode ser formada uma flange (10) própria para a fixação do anteriormente referido suporte (12) mais o respectivo sistema de suspensão (14), permitindo assim que uma série de peças de vidro possam ser suspensas umas nas outras.
Na Fig. 4 encontra-se representado um outro modelo de realização do invento usado em ligação com um pingente de cristal (18) em forma de barra estirada,
indo também neste caso a flange (10) ser abraçada por um suporte (12) que se acha equipado com um sistema de suspensão (14). No caso deste modelo de realização a flange (10) apresenta uns entalhes (24) formados na sua periferia e que são próprios para neles irem encaixar partes da alça (22) a fim de impedir que possa haver um movimento de rotação relativo entre a alça (22) e a peça de vidro em torno da respectiva flange ( ver Fig. 6 )
Nas Figs. 7 e 8 encontra-se representado um outro modelo de realização do invento em que a haste (34) de uma peça de vidro se acha também neste caso equipada com uma flange (10) formada por recalcamento da peça de vidro de maneira a formar-se uma cabeça. Esta flange (10) é ligada com um suporte (12) que se acha dotado de um sistema de suspensão (14). No caso deste modelo de realização o suporte é concebido sob a forma de um suporte de garras (28), havendo um anel (32) que é aplicado, por exemplo por meio de soldadura, sobre a sua face superior, isto é, na face que fica situada para o outro lado da flange (10 ). O suporte de garras (28) apresenta, no caso do modelo de realização aqui representado, quatro garras (30) que se acham afastadas umas das outras de maneira a definirem entre si ângulos de decalagem de cerca de 90°.
O anel aberto (20), a alça (22) em forma de argola e o suporte (28) deverão ser de preferência feitos de metal. No entanto também é possível considerar a utilização de um adequado material sintético para a formação destas partes.
Nas Figs. 9 e 10 encontra-se representado um outro modelo de realização do sistema de fixação de acordo com o invento. Neste sistema de fixação o suporte (12) é concebido sob a forma de um anel aberto (46) feito de
aço de mola e o sistema de suspensão (14) é concebido sob a forma de uma alça (48) aplicada sobre o anel (46), sendo as extremidades do anel (46) de que é formado o suporte (12) capazes de poderem ser impedidas de abrir por meio de um fecho (50). O fecho (50) é concebido sob a forma de uma braçadeira (54) que é comandada por meio de uma alavanca (52) que se acha ligada de forma articulada a uma das extremidades do anel (46), encontrando-se a referida braçadeira ligada de forma articulada através de uma das suas extremidades à zona central da alavanca articulada (52) e sendo capaz de engatar através da sua outra extremidade num entalhe (56) formado na outra extremidade do anel (46).
Nas Figs. 11 e 12 encontra-se representado um outro modelo de realização do invento. Neste sistema de fixação o conjunto formado pelo suporte (12) e pelo sistema de suspensão (14) é concebido sob a forma de uma única peça constituída por um arame de mola dobrado (36), sendo o sistema de suspensão (14) formado por dois troços de arame paralelos. Estes dois troços de arame encontram-se ligados entre si sob a forma de uma ponta em forma de gancho (38) na zona do suporte (12). Estes dois troços de arame são também dobrados em forma de alça. Também na zona do suporte (12) mas no lado da alça oposto àquele onde se acha formada a ponta em forma de gancho (38), os dois troços de arame afastam-se um do outro de maneira a irem determinar a formação de um suporte circular (12). Um dos troços de arame de que é constituído o suporte (12) vai passar por cima da ponta em forma de gancho (38) da alça (40). As extremidades (42,44) dos troços de arame de que é formado o suporte (12) são dobradas em forma de gancho mas de maneira a formarem um ângulo de 90° uma em relação à outra a fim de poderem engatar uma na outra de modo a constituírem um fecho.
sistema de fixação próprio para a suspensão de peças de vidro alongadas que aqui foi descrito constitui um sistema de fixação simples e fácil de montar que não prejudica nem a estabilidade das partes de cristal a serem suspensas nem o seu aspecto estético.

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES :
    lâ. - Sistema de fixação próprio para a suspensão de peças de vidro alongadas, caracterizado por pelo menos numa das extremidades da haste de uma peça de vidro ser formada uma flange que é abraçada por um suporte que se acha equipado com um sistema de suspensão na extremidade que fica situada para o outro lado da referida flange.
  2. 2ê. - Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as peças de vidro serem concebidas sob a forma de pingentes de cristal em forma de gota.
  3. 3â. - Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as peças de vidro serem concebidas sob a forma de pingentes de cristal em forma de barra estirada.
  4. 4â. - Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por os referidos pingentes de cristal em forma de barra estirada apresentarem formada na extremidade oposta àquela onde se acha aplicado o sistema de fixação uma flange própria para a aplicação de um outro sistema de fixação.
  5. 5â. - Sistema de fixação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o referido suporte ser concebido sob a forma de um anel aber-14- to feito de aço de mola, e por o referido sistema de suspensão ser concebido sob a forma de uma laça aplicada sobre o referido anel.
  6. 6ã. - Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a referida flange apresentar uns entalhes formados na sua periferia na zona da referida alça, indo a referida alça encaixar nos referidos entalhes a fim de impedir que a referida flange possa rodar.
  7. 7â. - Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado por o referido anel se encontrar equipado em ambas as suas extremidades com umas partes em forma de gancho que se acham reviradas para fora e que podem ser ligadas entre si por meio de um arame ou de qualquer outro sistema semelhante próprio para prender o referido anel.
  8. 8ã. - Sistema de fixação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o referido suporte ser concebido sob a forma de um suporte de garras dotado de umas garras que se vão fixar sobre a referida flange, e por o referido sistema de suspensão ser concebido sob a forma de um anel disposto na face superior do referido suporte de garras.
  9. 9â. - Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por as referidas garras se encontrarem distribuídas ao longo da periferia da referida flange com uma decelagem de 90° entre si.
  10. 10â. - Sistema de fixação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o referido suporte ser concebido sob a forma de um anel aberto feito de aço de mola, e por o referido sistema de suspensão ser concebido sob a forma de uma alça aplicada sobre o referido anel aberto, sendo as extremidades do referido anel aberto de que é formado o referido suporte capazes de poderem ser impedidas de abrir por meio de um fecho.
  11. 11§. - Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o referido fecho ser concebido sob a forma de uma braçadeira que é comandada por meio de uma alavanca que se acha ligada de forma articulada a uma das extremidades do referido anel aberto, encontrando-se a referida braçadeira ligada de forma articulada através de uma das suas extremidades à zona central da referida alavanca articulada e sendo capaz de engatar através da sua outra extremidade num entalhe formado na outra extremidade do referido anel aberto.
  12. 12â. - Sistema de fixação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o conjunto formado pelo referido suporte e pelo referido sistema de suspensão ser concebido sob a forma de uma única peça constituída por um arame de mola dobrado, sendo o referido sistema de suspensão formado por dois troços de arame paralelos dobrados em forma de alça que se acham ligados entre si sob a forma de uma ponta em forma de gancho na zona do referido suporte e gue se afastam um do outro também na zona do referido suporte, mas no lado da alça oposto àquele onde se acha formada a referida ponta em forma de gancho de maneira a irem determinar a formação de um suporte circular, indo um dos troços de arame de que é formado o referido suporte
    -16passar por cima da referida ponta em forma de gancho da referida alça, e sendo as extremidades dos troços de arame de que é formado o referido suporte dobradas em forma de gancho mas de maneira a formarem um ângulo de 90° um em relação ao outro.
PT86738A 1987-02-17 1988-02-10 Sistema de fixacao proprio para a suspencao de pecas de vidro alongadas PT86738B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19873705027 DE3705027A1 (de) 1987-02-17 1987-02-17 Befestigung zum aufhaengen von laenglichen glasteilen

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86738A PT86738A (pt) 1989-02-28
PT86738B true PT86738B (pt) 1995-03-01

Family

ID=6321183

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86738A PT86738B (pt) 1987-02-17 1988-02-10 Sistema de fixacao proprio para a suspencao de pecas de vidro alongadas

Country Status (4)

Country Link
DE (1) DE3705027A1 (pt)
ES (1) ES2006565A6 (pt)
IT (1) IT1215880B (pt)
PT (1) PT86738B (pt)

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1045588A (en) * 1911-09-30 1912-11-26 Adams Bagnall Electric Company Holder for globes or reflectors.
GB192368A (en) * 1922-01-27 1924-01-17 Aladdin Ind Ltd Improvements in or relating to harp fixtures for pendently supporting lamps and lamp shades
GB223500A (en) * 1924-04-05 1924-10-23 Roelof De Boer Improved otterboard for trawl nets and other similar purposes
US1877591A (en) * 1932-02-17 1932-09-13 Alphonse R Rheinberger Globe hanger for lighting fixtures

Also Published As

Publication number Publication date
IT1215880B (it) 1990-02-22
IT8819416A0 (it) 1988-02-16
PT86738A (pt) 1989-02-28
DE3705027C2 (pt) 1990-11-15
DE3705027A1 (de) 1988-08-25
ES2006565A6 (es) 1989-05-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4382570A (en) Draw band line support
SU656470A3 (ru) Поддерживающее устройство к операционному столу дл креплени инструментов
US2895698A (en) Clothes hanger
US4117960A (en) Folding clothes-hanger
US5601197A (en) Hanging storage device with multi-positional clip assemblies
US2812916A (en) Support for a christmas tree
PT86738B (pt) Sistema de fixacao proprio para a suspencao de pecas de vidro alongadas
US4473205A (en) Pipe hanger
US4276757A (en) Jewelry support
US4690288A (en) Article storage and display device
US3703978A (en) Collapsible garment hanger
US1218531A (en) Lamp-holder.
US4269087A (en) Tool assembly for mounting a wire clip to a grid member of a false ceiling
US4489908A (en) Pipe hanger
PT93101A (pt) Suporte para uma cortina ou similar
US444230A (en) steauss
US2570329A (en) Trouble light with tripod-forming support
US1012383A (en) Adjustable standard for portable lamps.
US1686125A (en) Clothes-hanger holder
JPH0234729Y2 (pt)
US4275826A (en) Pants rack
US1246283A (en) Decorticating device.
US2920857A (en) Window holding rack
US1236166A (en) Scale-pen and hanger.
JP2511082Y2 (ja) 衣服用ハンガ―の開閉付ズボン挟着装置

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940822

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960229