PT851730E - Pesticida que contem uma combinacao de um granulado de enxofre pulverizado e um piretroide - Google Patents

Pesticida que contem uma combinacao de um granulado de enxofre pulverizado e um piretroide Download PDF

Info

Publication number
PT851730E
PT851730E PT96932523T PT96932523T PT851730E PT 851730 E PT851730 E PT 851730E PT 96932523 T PT96932523 T PT 96932523T PT 96932523 T PT96932523 T PT 96932523T PT 851730 E PT851730 E PT 851730E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
pyrethroid
sulfur
granulate
pesticide
pulverized
Prior art date
Application number
PT96932523T
Other languages
English (en)
Inventor
Reiner Kober
Ulrich Kiessling
Volker Harries
Adolf Parg
Karl-Friedrich Jager
Ulrich Brockel
Reinhold Stadler
Karl-Heinrich Schneider
Egon Weinmuller
Eberhard Kleinbach
Tidow Jorn
Ulrich Meier
Cleide M C Marques Oliveira
Original Assignee
Basf Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Basf Ag filed Critical Basf Ag
Publication of PT851730E publication Critical patent/PT851730E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N59/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing elements or inorganic compounds
    • A01N59/02Sulfur; Selenium; Tellurium; Compounds thereof
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02ATECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE
    • Y02A50/00TECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE in human health protection, e.g. against extreme weather
    • Y02A50/30Against vector-borne diseases, e.g. mosquito-borne, fly-borne, tick-borne or waterborne diseases whose impact is exacerbated by climate change

Description

1 -\JLÁ DESCRIÇÃO "PESTICIDA, QUE CONTÉM UMA COMBINAÇÃO DE UM GRANULADO DE ENXOFRE PULVERIZADO E UM PIRETRÓIDE" A presente invenção diz respeito a pesticidas que contêm uma combinação de substâncias activas constituída por a) um granulado de enxofre pulverizado e b) um piretróide, bem como um processo para a preparação deste pesticida. É conhecida a utilização do enxofre como pesticida, em primeira análise como fungicida, mas também, por exemplo, como acaricida. É ainda conhecida a utilização de piretróides como insecticidas e acaricidas. Além disso é conhecida a utilização do enxofre em combinação com um insecticida, por exemplo, parationa-metilo, ou um piretróide, como cipermetrina ou deltametrina, como pesticida (The Pesticide Manual, 10a edição, p. 934, p. 260, p. 288.
No entanto, os agente conhecidos e as suas formulações ainda não são satisfatórios, dado que, em parte, não apresentam uma acção fitoprotectora suficiente ou devido à sua formulação, por exemplo, como pó para pulverizar, em virtude do risco de a poeira poder conduzir a uma ameaça para o utilizador, por exemplo, a irritações cutâneas ou por a má dispersibilidade destes pós poder conduzir à formação de aglomerados no tanque de pulverização.
Por conseguinte, a presente invenção teve como objectivo encontrar misturas e formulações para tal, com as quais os parasitas, como insectos e aracnídeos podem ser combatidos com maior vantagem e que adicionalmente, devido à sua formulação, mostrem vantagem na sua aplicação e que apresentam uma acção contra'parasitas melhorada, para uma quantidade total de substâncias activas utilizadas menor (misturas sinérgicas).
Assim, foram encontrados os agentes definidos no inicio. Além disso, verificou-se que pela utilização da combinação de substâncias activas de a) c b), os parasitas podiam ser melhor combatidos do que com os compostos individualmente.
Os pesticidas de acordo com a invenção são apropriados para combater com eficácia parasitas, em especial da classe dos insectos e aracnídeos. Com especial vantagem, os agentes de acordo com a invenção são utilizados para o combate de parasitas, que devido ao seu modo de vida, se encontram maioritariamente em locais pouco acessíveis, como eixos da folha, bem como em instalações de rebentos, de flores, fruto e folhas, antes do desabrochar, em comparação às aplicações de pulverização usuais com insecticidas são pouco expostos, de modo que os insecticidas normalmente utilizados actuam, com frequência, apenas de forma insuficiente. Em contrapartida, os pesticidas de acordo com a invenção conduzem a um efeito de expulsão destes parasitas escondidos e, com isso, à sua maior exposição, a qual leva a um sucesso de combate maior.
Como componente a), para os pesticidas de acordo com a invenção, são utilizados granulados de enxofre pulverizado. De modo geral, como granulados de enxofre pulverizado são utilizados granulados de enxofre fundido pulverizado e granulados de enxofre pulverizado preparados a partir de enxofre em suspensão.
Os granulados de enxofre fundido pulverizado são, por exemplo, obtidos na medida em que se funde por aquecimento para temperaturas superiores a 120°C o enxofre elementar, por exemplo, pó de enxofre, e se pulveriza a massa fundida obtida, eventualmente após a adição de um agente molhante ou dispersante, numa instalação de pulverização apropriada, por exemplo, numa torre de pulverização, sob formação do granulado de enxofre pulverizado, em regra, mediante arrefecimento.
Agentes molhantes e dispersantes apropriados são, por exemplo: ésteres de polioxietileno de ácidos gordos, como éteracetato dc polioxietilènc^ álcool laurílico, éteres alquil-polioxietilénicos ou alquil-polioxipropilénicos, eventualmente de álcool iso-tridecílico e éteres álcool gordo-polioxietilénicos, éteres álcool alquilaril-polioxietilénicos, como éter octilfenol-polioxietilénico, éter tributilfenol-polioxietilénico, iso-octilfenol, octilfenol ou nonilfenol etoxilado ou óleo de rícino, éster de sorbite, ácidos arilsulfónicos, ácidos alquilsulfónicos, ácidos alquilsulfuricos, sais alcalinos, alcalino terrosos e de amónio de ácidos arilsulfónicos, por exemplo ácidos ligninossulfónicos, fenolsulfónicos, naftalenossulfónicos e dibutilnaftalenossulfónicos, ácidos alquilsulfónicos, ácidos alquilarilsulfónicos, ácidos alquilsulfuricos, laurilétersulfuricos e álcool gordo-sulfuricos, ácidos gordos, hexa-, hepta- e octadecanóis sulfatados e éteres álcool gordo-glicólicos, produtos da condensação de naftaleno sulfonado e seus derivados com formaldeído, produtos da condensação de ácidos naftalenossulfónicos com fenol e formaldeído, hidrolisados de clara de ovo e em especial, como agente dispersante: lixívias de lignino-sulfito e metilcelulose.
Os granulados de enxofre pulverizado de enxofre em suspensão são, por exemplo, obtidos na medida em que, primeiramente é preparada uma suspensão de enxofre, convenientemente de forma a que o enxofre elementar, por exemplo, pó de enxofre é suspenso em água, convenientemente mediante a adição de agentes molhantes e dispersantes, bem como, eventualmente, mediante a adição de um agente ligante. A suspensão de enxofre é, preferencialmente, fragmentada em moinhos de esferas ou em moinhos de esferas misturadores, com corpos de moagem, por exemplo, corpos de moagem de vidro ou outros corpos de moagem minerais ou metálicos, para um tamanho de 0,1 - 30 mm, de preferência, de 0,6 - 2 mm, até que o tamanho de partícula médio seja nitidamente inferior a 10 μιη. Como agentes molhantes e dispersantes interessam, por exemplo, os agentes molhantes e dispersantes anteriormente mencionados para granulados de enxofre fundido pulverizado.
Agentes ligantes apropriados são, por exemplo, derivados de celulose, como éster de celulose, éter de celulose, por exemplo, carboximetilcelulose, hidroxipropilmetilcelulose, gomas hidrossolúveis, como goma arábica, goma de adraganta, alginatos, gelatina, polivinilpirrolidona, amidos modificados, como amido de carboximetil-Na. A suspensão de enxofre assim obtida com partes de, tipicamente, 300 — 800 g/1 de enxofre elementar é subsequentemente pulverizada numa instalação de pulverização, por exemplo, numa torre de pulverização, a temperaturas de, em geral, 80 a 120°C, mediante a formação do granulado de enxofre pulverizado.
Como piretróides, que são utilizados como componente b) nos pesticidas de acordo com a invenção, interessam, por exemplo, (respectivo nome comum de acordo com The Pesticide Manual, 10a edição): permetrina, fenvaleratos, esfenvaleratos, cipermetrina, alfa-cipermetrina, deltametrina, fenpropatrina, fluvanilatos, flucitrinatos, ciflutrina, acrinatrina, tralometrina, cicloprotrina, lambda-cialotrina, teflutrina, bifentrina, transflutrina, zeta-cipermetrina, fubfenprox, flufenprox. A proporão em peso do granulado de enxofre pulverizado para o piretróide é, nos pesticidas de acordo com a invenção, em regra, de 1000:0,1 a 1000:500, preferencialmente de 1000:0,1 a 1000:100, em especial de 1000:0,1 a 1000:10. Em geral, o pesticida contém a combinação de substâncias activas de a) e b) em 0,1 a 100% em peso, preferencialmente em 0,1 a 99% em peso, em especial, 1 a 98% em peso. A preparação dos pesticidas de acordo com a invenção pode ocorrer de forma a que o granulado de enxofre pulverizado é misturado com o piretróide fixado sobre uma substância veicular em pó e existente numa formulação em forma de pó. Dispositivos de mistura adequados são, por exemplo, misturadores de espirais cónicas (misturador Nauta) misturadores de relha, misturadores de tambor. Para a preparação das formulações em pó de piretróide interessam como substâncias veiculares inertes, po exemplo, ácidos silícicos, alumina, gel de sílica, diatomito, talco, caulino, argilas, areia de quartzo, silicatos, como silicatos de alumínio, silicatos de magnésio, bentonite, montmorilonite, atapulgite, zeolita. Com vantagem são utilizados ácidos silícicos altamente dispersos, que por exemplo são conhecidos como Sipemat .
De modo geral obtém-se o piretróide fixado sobre o material veicular de forma a que, o piretróide como tal ou como solução num solvente orgânico, é pulverizado sobre o material veicular. Solventes apropriados são, por exemplo, cetonas, como acetona, éteres, como tetra-hidrofurano, álcoois, como metanol, etanol, propanóis, ésteres, como acetato, hidrocarbonetos halogenados, por exemplo, cloreto de metileno ou 1,2-dicloroeteno. A proporção em peso de piretróide para o material veicular inerte é de, geralmente, 0,1:100 a 10:1, preferencialmente, de 0,5:100 a 1:1.
Outro processo para a preparação dos pesticidas de acordo com a invenção, consiste no facto de o piretróide ser pulverizado como tal ou como solução num solvente orgânico, eventualmente com outros adjuvantes, como agentes molhantes e ligantes, sobre o granulado de enxofre pulverizado, que é, por exemplo, colocado num leito fluidificado de pulverização.
Solventes apropriados para os piretróides são, por exemplo, cetonas, como acetona, éteres, como tetra-hidrofurano, álcoois, como metanol, etanol, propanóis, ésteres como acetato, hidrocarbonetos halogenados, por exemplo, cloreto de metileno ou 1,2-dicloroeteno.
Como agentes molhantes interessam, por exemplo: polímeros em bloco de polioxietileno/polioxipropileno, por exemplo, como os conhecidos da US-A 2 677 700, US-A 2 674 619 e EP-A 298 909; produtos especialmente apropriados deste grupo são, por exemplo, obteníveis no mercado sob a designação de PLURONIC® (BASF Wyandotte Corp.), por exemplo, PLURONIC® PE 3100, PE 6100 e PE 8100. polioxietileno-álcoois gordos ou polioxietileno/polioxipropileno-álçoois gordo,, por exemplo como os conhecidos da GB-A 643 422 ou Satkowski et al.,ind. Eng. Chem. 49 (1957) 1875; produtos deste grupo especialmente apropriados são, por exemplo, obteníveis no mercado sob a designação de WETTOL®LF (Fa.: BASF). polioxietileno-aminas gordas ou polioxietileno/polioxipropileno-aminas gordas, por exemplo como as conhecidas de Stache, Tensidtaschenbuch, Cari Hauser-verlag Munique, Viena, 2a edição, p. 133; produtos deste grupo especialmente apropriados são, por exemplo, obteníveis no mercado sob a designação de ATPLUS® (Fa.: Atlas) e Ethomeen® (Fa. Akzo). ésteres de ácidos gordos ou etoxilatos de ésteres de ácidos gordos, por exemplo como os conhecidos da US-A 1 914 100; produtos deste grupo especialmente apropriados são, por exemplo, obteníveis no mercado sob a designação de ARLACEL®, ATMER®, ATMOS® e ATPET® (Fa.: Atlas). polioxietileno-oxiálcoois ou polioxietileno/polioxipropileno-oxiálcoois, por exemplo como os conhecidos da US-A 2 508 035, US-A 2 508 036, US-A 2 617 830; produtos deste grupo especialmente apropriados são obteníveis no mercado sob a designação de LUTENSOL AO® e LUTENSOL TO® (Fa.: BASF). polioxietileno-alquilfenóis ou polioxietileno/polioxipropileno-alquilfenóis, como por exemplo os conhecidos da FR-A 842 943; produtos deste grupo especialmente apropriados são obteníveis no mercado, por exemplo, sob a designação de LUTENSOL AP® (Fa.: BASF).
Agentes ligantes apropriados são, por exemplo, derivados de celulose, como éster de celulose, éter de celulose, por exemplo, carboximetilcelulose, hidroxipropilmetilcelulose, gomas hidrossolúveis, como goma arábica, goma de adraganta, alginatos, gelatina, polivinilpirrolidona, amidos modificados, como amido de carboxim eti 1 celulose-N a.
Além disso, os pesticidas de acordo com a invenção podem ser preparados de formada que o piretróide seja pulverizado como emulsão sobre o granulado de enxofre pulverizado, em que a emulsão, para além de emulsionantes, ainda pode conter outros adjuvantes, como agentes molhantes e ligantes. Como agentes molhantes e ligantes interessam, por exemplo, os agentes molhantes e ligantes já anteriormente mencionados. Emulsionantes apropriados são, por exemplo: ésteres de polioxietileno de ácidos gordos, como éteracetato de polioxietileno de álcool laurílico, éteres alquil-polioxietilénicos ou alquil-polioxipropilénicos, eventualmente de álcool iso-tridecílico e éteres álcool gordo-polioxietilénicos, éteres álcool alquilaril-polioxietilénicos, como éter octilfenol-polioxietilénico, éter tributilfenol-polioxietilénico, iso-octilfenol, octilfenol ou nonilfenol etoxilado ou óleo de rícino, éster de sorbite, ácidos arilsulfónicos, ácidos alquilsulfónicos, ácidos alquilsulfuricos, sais alcalinos, alcalino terrosos e de amónio de ácidos arilsulfónicos, por exemplo ácidos ligninossulfónicos, fenolsulfónicos, naftalenossulfónicos e dibutilnaftalenossulfónicos, ácidos alquilsulfónicos, ácidos alquilarilsulfónicos, ácidos alquilsulfuricos, laurilétersulfuricos e álcool gordo-sulfuricos, ácidos gordos, hexa-, hepta- e octadecanóis sulfatados e éteres álcool gordo-glicólicos, produtos da condensação de naftaleno sulfonado e seus derivados com formaldeído, produtos da condensação de ácidos naftalenossulfónicos com fenol e formaldeído, e hidrolisados de clara de ovo.
Além disso, os pesticidas de acordo com a invenção podem ser, logo aquando da preparação dos granulados de enxofre pulverizado, ser obtidos de forma a que, na preparação dos granulados de enxofre fundido pulverizado, o piretróide da massa fundida de enxofre seja adicionado antes da atomização que origina o granulado de enxofre fundido pulverizado, ou de forma a que na preparação dos granulados de δ
tenso si enxofre pulverizado, a partir de enxofre em suspensão, o enxofre su§p< atomizado para o granulado pulverizado, em conjunto com o piretróide, por exemplo em forma de suspensão ou na formulação em pó do piretróide descrita anteriormente, obtida mediante utilização de uma substância veicular.
Os pesticidas de acordo com a invenção apresentam, devido á sua formulação, um excelente comportamento de dispersão durante a aplicação por pulverização, bem como uma excelente estabilidade durante o armazenamento, no qual não surge qualquer separação da mistura e nenhuma cozedura mesmo após um "stress" térmico.
Os pesticidas de acordo com a invenção são apropriados para combater eficazmente parasitas da classe dos insectos e dos araenídeos. Podem ser aplicados na protecção de plantas, bem como no sector da higiene, da protecção de provisões e no sector veterinário, sendo preferida a utilização na fitoprotecção e sector veterinário.
Aos insectos parasitas pertencem: da ordem das borboletas (Lepidóptera), por exemplo, Adoxophyes orana, Agrotis ypsilon, Agrotis segetum, Alabama argillacea, Anticarsia gemmatalis, Argyresthia conjugella, Autographa gamma, Cacoecia murinana, Capua reticulana, Choristoneura jumiferana, Chilo partellus, Choristoneura occidentalis, Cirphis unipuncta, Cnaphalocrocis medinalis, Crocidolomia binotalis, Cydia pomonella, Dendrolimus pini, Diaphania nitidalis, Diatraea grandiosella, Earias insulana, Elasmopalpus lignosellus, Eupoecilia ambiguella, Feltia subterrânea, Grapholitha fimebrana, Gra-pholitha molesta, Heliothis armigera, Heliothis virescens, Heliothis zea, Hellula undalis, Hibemia defoliaria, Hyphantria cunea, Hyponomeuta malinellus, Keiferia lycopersicella, Lambdina fiscellaria, Laphygma exigua, Leucoptera scitella, Lithocolletis blancardella, Lobesia botrana, Loxostege sticticalis, Lymantria dispar, Lymantria monacha, Lyonetia clerkella, Manduca sexta, Malacosoma neustria, Mamestra brassicae, Moeis repanda, Operophthera brumata, Orgyia pseudotsugata, Ostrinia nubilalis, Pandemis heparana, Panolis flammea, Pectinophora gossypiella, Phthorimaea operculella, Phyllocnistis citrella, Pieris brassicae, Plathypena scabra, Platynota stultana, Plutella xylostella, Prays citri, Prays oleae, Prodenia sunia, 9 9
Prodenia omithogalli, Pseudoplusia includens, Rhyacionia frustraria, Scrobipalpula absoluta, Sesamia inferens, Sparganolhis pilleriana, Spodoptera frugiperda, Spodoptera littoralis, Spodoptera litura, Syllepta derogata, Synanthedon myopaeformis, Thaumatopoea pityocampa, Tortrix viridana, Trichoplusia ni, Tryporyza incertulas, Zeiraphera canadensis, ainda Galleria mellonella e Sitotroga cerealella, Ephestia cautella, Tineola bisselliella; da ordem dos escaravelhos (Coleóptera), por exemplo, Anthonomus grandis, Anthonomus pomorum, Apion vorax, Atomaria linearis, Blastophagus piniperda, Cassida nebulosa, Cerotoma trifurcata, Ceuthorhynchus assimilis, Ceuthorhynchus napi, Chaetocnema tibialis, Conoderus vespertinus, Crioceris asparagi, Dendroctonus refipennis, Diabrotica longicomis, Diabrotica 12-punctata, Diabrotica virgifera, Epilachna varivestis, Epitrix hirtipennis, Eutinobothrus brasiliensis, Hylobius abietis, Hypera brunneipennis, postiça, Ips typographus, Lema bilineata, Lema melanopus, Leptinotarsa decemlineata, Limonius californicus, Lissorhoptrus oryzophilus, Melanotus communis, Meligethes aeneus, Melolontha hippocastani, Melolontha melolontha, Oulema oryzae, Ortiorrhynchus sulcatus, Otiorrhynchus ovatus, Phaedon cochleariae, Phyllopertha hortícola, Phyllophaga sp., Phyllotreta chrysocephala, Phyllotreta nemorum, Phyllotreta striolata, Popillia japonica, Psylliodes napi, Scolytus intricatus, Sitona lineatus, ainda Bruchus rufimanus, Bruchus pisorum, Bruchus lentis, Sitophilus granaria, Lasioderma serricome, Oryzaephilus surinamensis, Rhyzopertha dominica, Sitophilus oryzae, Tribolium castaneum, Trogoderma granarium, Zabrotes subfasciatus; da ordem dos dípteros (Díptera), por exemplo, Anastrepha ludens, Ceratitis capitata, Contarinia sorghicola, Dacus cucurbitae, Dacus oleae, Dasineura brassicae, Delia coarctata, Delia radicum, Hydrellia griseola, Hylemyia platura, Liriomyza sativae, Liriomyza trifolii, Mayetiola destructor, Orseolia oryzae, Oscinella firit, Pegomya hyoscyami, Phorbia antiqua, Phorbía brassicae, Phorbia coarctata, Rhagoletis cerasi, Rhagoletis pomonella, ainda Aedes aegypti, Aedes vexans, Anopheles maculipennis, Chrysomya bezzíantw Chrysomya hominivorax, Chrysomya macellarta, Cordylobia anthropophaga, Culex pipiens, Fannia canicularis, Gasterophilus intestinalis, Glossina morsitans, Haematobia irritans, Haplodiplosis equestris, Hypoderma lineata, Lucilia caprina, Lucilia cuprina, Lucilia sericata, Musca domestica, Muscina stabulans, Oestrus ovis, Tabanus bovinus, Simulium damnosum; da ordem dos tisanópteros (Tisanóptera), por exemplo, Frankliniella fusca, Frankliniella occidentalis, Frankliniella tritici, Haplothrips tritici, Scirtothrips citri, Thrips oryzae, Thrips palmi, Thrips tabaci; da ordem dos himenópteros (Himenóptera), por exemplo, Athalia rosae, Atta cephalotes, Atta sexdens, Atta texana, Hoplocampa minuta, Hoplocampa testudinea, lridomyrmes humilis, Jridomyrmex purpureus, Monomorium pharaonis, Solenopsis geminata, Solenopsis invicta, Solenopsis richíeri; da ordem dos percevejos (Heteróptera), por exemplo, Acrosternum hilare, Blissus leucopterus, Cyrtopeltis notatus, Dysdercus cingulatus, Dysdercus intermedius, Eurygaster integriceps, Euschistus impictiventris, Leptoglossus phyllopus, Lygus hesperus, Lygus lineolaris, Lygus pratensis, Nezara viridula, Piesma quadrata, Solubea insularis, Thyanta perditor; da ordem dos homópteros (Homóptera), por exemplo Acyrthosiphon onobrychis, Acyrthosiphon pisum, Adelges laricis, Aonidiella aurantii, Aphidula nasturtii, Aphis fabae, Aphis gossypii, Aphis pomi, Aulacorthum solani, Bemisia tabaci, Brachycaudus cardui, Brevicoryne brassicae, Dalbulus maidis, Dreyjusia nordmannianae, Dreyfusia piceae, Dysaphis radicola, Empoasca fabae, Eriosoma lanigerum, Laodelphax striatella, Macrosiphum avenae, Macrosiphum euphorbiae, Macrosiphon rosae, Megoura viciae, Metopolophium dirhodum, Myzus persicae, Myzus cerasi, Nephotettix cincticeps, Nilaparvata lugens, Perkinsiella saccharicida, Phorodon humuli, Psylla mali, Psylla piri, Psylla pyricola, Rhopalosiphum maidis, Schizaphis graminum,
Sitobion avenae, Sogatella fiircifera, Toxoptera citricida, Trialeurodes abutilone Trialeurodes vaporariorum, Viteus vitifolii', da ordem das térmitas (Isóptera), por exemplo, Calotermes flavicollis, Leucotermes flavipes, Macrotermes subhyalinus, Odontotermes formosanus, Reticulitermes lucifugus, Termes natalensis; da ordem dos ortópteros (Ortóptera), por exemplo, Gryllotalpa gryllotalpa, Locusta migratória, Melanoplus bivittatus, Melanoplus femur-rubrum, Melanoplus mexicanus, Melanoplus sanguinipes, Melanoplus spretus, Nomadacris septemfasciata, Schistocerca americana, Schistocerca peregrina, Stauronotus maroccanus, Schistocerca gregaria, além disso, Acheta domestica, Blatta orientalis, Blattella germanica, Periplaneta americana', À classe dos aracnídeos (Arachnoidea) pertencem, por exemplo, ácaros fitofágicos (Acari), como Aculops lycopersicae, Aculops pelekassi, Aculus schlechtendali, Brevipalpus phoenicis, Bryobia praetiosa, Eotetranychus carpim, Eutetranychus banksii, Eriophyes sheldoni, Oligonychus pratensis, Panonychus ulmi, Panonychus citri, Phyllocoptruta oleivora, Polyphagotarsonemus latus, Tarsonemus pallidus, Tetranychus cinnabarinus, Tetranychus kanzawai, Tetranchus pacificus, Tetranychus urticae, carraças, como Amblyomma americanum, Amblyomma variegatum, Argas persicus, Boophilus annulatus, Boophilus decoloratus, Boophilus microplus, Dermacentor silvarum, Hyalomma truncatum, Ixodes ricinus, Ixodes rubicundus, Ornithodorus moubata, Otobius megnini, Rhipicephalus appendiculatus e Rhipicephalus evertsi, bem como, ácaros parasitas de animais, como Dermanyssus gallinae, Psoroptes ovis e Sarcoptes scabiei.
No caso da utilização dos pesticidas de acordo com a invenção na medicina veterinária, estes são utilizados com vantagem para o combate a ectoparasitas. A quantidade utilizada da combinação de substâncias activas para o combate de parasitas é, em condições de campo aberto, em geral, de 0,01 a 50 kg/ha, preferencialmente, 0,05 a 20 kg/ha, em especial, 0,1 a 10 kg/ha.
Os exemplos que se seguem elucidam a invenção. A) Exemplos de formulação 1. Preparação de granulados de enxofre pulverizado
Exemplo A
Preparação de um granulado de enxofre fundido pulverizado O pó de enxofre é aquecido para temperaturas superiores a 120°C e fundido. A massa fundida é misturada com ligninossulfonato de sódio, como agente molhante, e ácido silícico, como agente dispersante. A mistura fundida é pulverizada numa torre de pulverização com um difusor binário. Resulta um granulado pulverizado facilmente dispersível (diâmetro de partícula: 60<x<300 μπι), que contém 0,3% em peso de agente dispersante e cerca de 20% em peso de agente molhante. O restante é enxofre.
Exemplo B
Preparação de granulado de enxofre pulverizado a partir de enxofre em suspensão O pó de enxofre é suspenso em água, é adicionado ligninossulfonato de sódio como agente dispersante, como agente molhante é adicionado etoxilato de nonilfenol. A suspensão é ajustada para uma concentração que permita o bombeamento, por conseguinte, convenientemente, uma concentração de enxofre de 20 a 40% em peso. Relativamente à massa seca total, o enxofre tem uma quota-parte de 80% em peso, o ligninossulfonato de sódio, no exemplo, uma concentração de 19% em peso e o agente molhante uma concentração de 1% em peso. A adição de um agente anli-espumantc, por exemplo, silicone, numa concentração de até 0,1%, acelera a moagem. O preparado é moído num moinho misturador laboratorial, para uma suspensão que pode ser pulverizada. A suspensão é pulverizada para um microgranulado, numa torre de 13 VA-Od pulverização num difusor binário. Obtém-se um granulado facilmente dispersível, com uma composição: 79 - 80% em peso de enxofre 19 % em peso de ligninossulfato de sódio 1 % em peso de nonilfenol (agente molhante) 0,1% em peso de silicone 2. Preparação de uma combinação de substâncias activas de acordo com a invenção Exemplo 1
Num primeiro passo, é preparada uma formulação em pó do piretróide cipermetrina, de forma a que a cipermetrina é dissolvida em acetona e a solução de acetona da cipermetrina é pulverizada num leito fluidificado de pulverização sobre pó de ácido silícico, como substância veicular. Obtém-se um pó de cipermetrina/substância veicular com um teor de cipermetrina de 32,4% em peso. O pó de cipermetrina/substância veicular é, subsequentemente, misturado, num misturador Nauta, com o granulado de enxofre fundido pulverizado do exemplo A. Obtém-se uma formulação pronta, como granulado dispersível, com um teor de enxofre de 80% em peso e um teor de cipermetrina de 5% em peso. O produto deixa-se molhar muito facilmente e dissolve-se imediatamente após a adição de água, mediante a formação de uma suspensão estável ao processamento, na qual não sedimentam quaisquer partes.
Exemplo 2
Um granulado de enxofre fundido pulverizado obtido de acordo com o exemplo A é colocado num leito fluidificado de pulverização. Sobre este granulado de suporte é pulverizada uma solução de cipermetrina em acetona (a 25% em peso), a qual continha ainda 4% em peso de um álcool gordo de polioxietileno/polioxipropileno. Sobre uma amostra de 2 kg do granulado de enxofre fundido pulverizado é pulverizada uma quantidade da solução de acetona contendo 100 g de cipermetrina, com uma velocidade 14 de pulverização de 30 g/min de solução de acetona. O granulado de enxofre^fundido pulverizado é, cora isto, fluidificado com uma quantidade de ar de 130 m3/h. A solução de acetona é pulverizada com uma pressão de pulverização de 1,5 bar. E obtido um granulado facilmente dispersível, que com água, origina uma suspensão estável ao processamento, na qual não sedimentam quaisquer partes. Esta variante de preparação tem interesse para concentrações de cipermetrina superiores a cerca de 5%.
Um granulado pulverizado de acordo com a invenção, obtido segundo este exemplo 2, é comparável, no que diz respeito às suas propriedades de dispersão, a uma mistura de pó usual de enxofre hidrofilizado e piretróide. Neste caso foram obtidos os resultados indicados na seguinte tabela:
Critério Enxofre hidrofilizado + 0,13% de piretróide granulado pulverizado de acordo com o exemplo 2 Dissolução dissolução fortemente retardada rápida dissolução Sedimento após 30 min 3,25 ml 1,4 ml Formação de areias bastante formação de areias pouca formação de areias Formação de espuma nenhuma reduzida, formação de espuma que desaparece rapidamente
Os resultados mostram que as propriedades de dispersão da formulação de acordo com a invenção estão nitidamente melhoradas relativamente aos agentes tradicionais.
Exemplo 3 a) o enxofre elementar, finamente moído é misturado com 18% em peso de ligninossulfonato de sódio, como agente dispersante, sendo obtida uma formulação de enxofre em forma e pó. b) o pó de cipermetrina/substância veicular é preparado como descrito no primeiro parágrafo do exemplo 1. 15
Os componentes em forma de pó obtidos de acordo com as alíneas a) e b) áfttqiores são^ misturados e suspensos em água. A suspensão é pulverizada numa torre de pulverizâçfo para um granulado de enxofre pulverizado, o qual contém 5% em peso de cipermetrina e 80% em peso de enxofre. O granulado de enxofre pulverizado obtido é facilmente disperso e origina com água uma suspensão estável ao processamento, na qual não sedimentam quaisquer partes.
Esta variante é, em especial, aplicável para concentrações mais pequenas de piretróides com baixa temperatura de fusão ou para piretróides existentes na forma cristalina, com pontos de frisão superiores a 70°C, num amplo intervalo de concentrações.
Exemplo 4
Num misturador laboratorial foram misturados 40 g de deltametrina, 15 g de condensado de formaldeído-ureia-ácido fenolsulfónico como sal de sódio, 5 g de condensado de formaldeído-ácido fenolsulfónico como sal de sódio, 5 g de ácido di-isobutilnaftalenossulfónico como sal de sódio, 25 g de caulino e 10 g de ácido de silícico de precipitação e esta mistura moída num moinho laboratorial de rotação rápida para um pó que pode ser disperso em água (produto 1).
Num segundo passo, foram misturados, num misturador cúbico, 987,5 g de um granulado que pode ser disperso em água, constituído por 81% de enxofre, 17% de ligninossulfonato de sódio e 2% de humidade residual, em conjunto com 12,5 g do produto 1, durante 60 minutos, com uma velocidade de rotação de 30 rpm. Resultou um granulado de enxofre e deltametrina homogéneo dispersível em água. O produto de mistura tinha uma boa capacidade de escoamento, mostrou reduzido desenvolvimento de pó e dispersava-se rápida e completamente por mistura com água. Resultou uma dispersão homogénea com uma capacidade de suspensão de 93,9% (método CIPAC MT 168).
Exemplo 5
Foi misturada uma quantidade principal de cipermetrina e um agente dispersante, de modo análogo ao exemplo 4. Esta mistura é aquecida até ao ponto de fusão e adicionada, num misturador de relha, no qual é colocada uma mistura de caulino e ácido, silícico de precipitação, a um dispersor de rotação rápida, através de um difusor binário sob uma pressão de mais de 10 bar. Através desta mistura é obtenível um preparado principal
De acordo como modo de trabalho descrito no parágrafo anterior são colocados no misturador 100 g de cipermetrina atomizada com uma velocidade de lOg/min. 40g de condensado como sal de Na, 10 g de ácido di-isobutilnaftalenossulfónico como sal de Na, 50 g de caulino e 25 g de ácido silícico de precipitação.
Esta preparação principal é misturado com um granulado de enxofre num misturador de espirais cónicas, de modo análogo ao exemplo 4. B) Exemplos de aplicação 1. Combate à lagarta do cartucho do milho comedoras de folhas (Spodoptera frugiparda) em milho (Brasil)
As investigações foram realizadas num ensaio de campo aberto (instalação em bloco) com 4 repetições, 80 m1/parcela com um gasto de água de 200 - 4001/ha. 1 horas após o tratamento, observou-se, em comparação com as superfícies não tratadas, uma elevada mobilidade (efeito de expulsão) dos insectos nas parcelas tratadas com enxofre.
I 17 “VJLASs}
Os resultados foram os seguintes.
Produto de dosagem Efeito (mobilidade) %·^... 7 dias após a aplicação 12 dias após a aplicação β-Giflutrina 0,15 1/ha 62 65 β-Ciflutrina em combinação com o granulado de enxofre pulverizado 0,151/ha + 1,0 kg/ha 88 85 β-Ciflutrina 0,21/ha 85 63 β-Ciflutrina em combinação com o granulado de enxofre pulverizado 0,21/ha + 1,0 kg/ha 92 85 Controlos não tratados (62)* (71)* *) = % de plantas atacadas pelas lagartas 2. Combate a ácaros vermelhos (Tetranychus spp.) no algodão do tipo Mahyco 8 (índia) O desenvolvimento temporal das investigações ocorreu como se segue:
Data inicial: 26.06.1994
Io Tratamento: 01.09.1994 2o Tratamento 12.09.1994
Ia Data de colheita 14.11.1994 2a Data de colheita 27.11.1994
Neste caso foram obtidos os seguintes resultados:
Tratamento Dosagem de substância activa (S.a.) g/ha Produção total de algodão (kg/ha) Controlo não tratado - 650 Cipermetrina 60 962 Granulado de enxofre pulverizado 625 700 Cipermetrina em combinação com o 60 1062 granulado de enxofre pulverizado 625 3. Combate a ácaros vermelhos (Tetranychus sp.) e ao bicho perfurador da fruta (Leucinodes sp.) em beringela (Solanum melongena) 18
Foram realizados 3 tratamentos como se segue:
Io Tratamento: 16.12.1993 2o Tratamento: 23.03.1994 3o Tratamento: 10.06.1994
Neste caso, foram alcançados os seguintes resultados:
Mobilidade (Ácaros) % Dosagem 3 Dias após 7 Dias após Produção S.a. g/ha aplicação aplicação relativa Controlo não tratado - - - 100 Cipermetrina 50 19*) 46*) 160 9**) 43**) 0***) 13***) Granulado de enxofre pulverizado 625 55*) 58*) 177 57**) 47**) 60***) 43***) Cipermetrina em combinação com o 50 66*) 71*) 185 granulado de enxofre pulverizado 73**) 71**) 625 82***)
*) Io Tratamento **) 2o Tratamento ***) 3o Tratamento 4. Combate a ácaros vermelhos (Tetranychus sp.) em beringelas
Os resultados foram os seguintes:
Efeito (mobilidade) % Tratamento S.a. g/ha 1 Dia após a aplicação 3 Dias após a aplicação 7 Dias após a aplicação Cipermetrina 50 3 4 13 granulado de enxofre pulverizado 500 58 60 43 Cipermetrina em combinação com o granulado de enxofre pulverizado 50 500 72 82 72 Controlo não tratado - - - - 5. Combate do ácaro branco (Polyphagotarsonemus latus) em chili
No caso do combate do ácaro branco em culturas de chili, os resultados alcançados foram os seguintes:
Efeito (mobilidade) % / Tratamento S.a. g/ha 3 Dias após a aplicação 7 Dias após f aplicação Cipermetrina 50 68 68 Granulado de enxofre pulverizado 500 58 71 Cipermetrina em combinação com granulado de enxofre pulverizado 50 500 75 80 6. Combate de ácaros vermelhos (Tetranychus macfarlaner) em beringela O combate de ácaros vermelhos em culturas de beringela ocorreu em dois tratamentos. Os resultados foram como se segue: Número de ácaros / 3 folhas 1° Tratamento 2o Tratamento S.a. g/ha 1 DAT 3 DAT 7 DAT 1 DAT 3 DAT 7 DAT Cipermetrina 50 208 230 247 104 100 127 Granulado de enxofre pulverizado 500 166 70 86 90 61 69 Cipermetrina + granulado de enxofre pulverizado 50 500 155 56 71 102 49 41 Controlo não tratado " 207 223 215 104 118 146 (DAT = Dias após a aplicação)
Lisboa, 3 f oi)T. 2001
Dra. Maria Sifvina Ferreíra
Agente Oficia! d; Frtprthie Industrial R. CsstSto. 50 - ií - uó9 · 183 LISBOA Telefs. 213851339 - 21X150 50

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES Pesticida contendo uma combinação de substâncias activas constituída por a) um granulado de enxofre pulverizado e b) um piretróide. Pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de conter um ou mais piretróides seleccionados do seguinte grupo: Esfenvaleratos, Fenpropatrina, Acrinatrina, Teflutrina, Fubfenprox, Cipermetrina, Fluvalinatos, Tralometrina, Bifentrina, Flufenprox. Permetrina, Alfacipermetrina, Flucitrinatos, Cicloprotrina, Transflutrina, Fenvaleratos, Deltametrina, Ciflutrina, Lambdacialotrina, Zeta-cipermetrina, Pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de conter 0,1 a 100% em peso da combinação de substâncias activas. Pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a proporção em peso do granulado de enxofre pulverizado a) para o piretróide b) ser de 1000:0,1 a 1000:500. Pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de, como componente a), ser utilizado um granulado de enxofre fundido pulverizado. Pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de, como componente a), ser utilizado um granulado de enxofre preparado a partir de enxofre em suspensão. Pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a combinação de substâncias activas ser obtida por mistura do granulado de enxofre pulverizado com um piretróide fixado sobre um veículo inerte. 2
  2. 8. Pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de ψ combinação de substâncias activas ser obtida por pulverização do piretróide, como tal, ou do piretróide dissolvido num solvente orgânico, sobre o granulado de enxofre pulverizado.
  3. 9. Pesticida de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de, a pulverização do piretróide ou do piretróide dissolvido num solvente orgânico sobre o granulado de enxofre pulverizado, ocorrer em conjunto com outros adjuvantes.
  4. 10. Pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a combinação de substâncias activas ser obtida por pulverização do piretróide, como emulsão, sobre o granulado de enxofre pulverizado.
  5. 11. Processo para a preparação do pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de aplicar sobre o granulado de enxofre pulverizado, o piretróide fixado sobre um material veicular, na forma de pó. Processo de acordo com a reivindicação 11, para a preparação do pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se obter o piretróide fixado sobre o material veicular, na medida em o piretróide, como tal ou como solução num solvente orgânico, é pulverizado sobre o material veicular.
  6. 13. Processo para a preparação do pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o piretróide ser pulverizado sobre o granulado de enxofre pulverizado, como tal ou como solução num solvente orgânico.
  7. 14. Processo para a preparação do pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o piretróide ser pulverizado sobre o granulado de enxofre pulverizado, como emulsão.
    15. 3 15. 3
    Processo para a preparação do pesticida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de uma suspensão comum de enxofre em forma de pó e piretróide ser pulverizada para um granulado de enxofre pulverizado contendo piretróide. 16. Processo para o combate de parasitas, caracterizado pelo facto de se tratar os parasitas e/ou as superfícies e/ou espaços a manter livres de parasitas, com uma quantidade da combinação de substâncias activas de acordo com a reivindicação 1, eficaz para os parasitas.
  8. 17. Processo para o combate de parasitas de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo facto de ser utilizado para o combate de insectos e aracnídeos.
  9. 18. Utilização da combinação de substâncias activas de acordo com a reivindicação 1, para o combate de parasitas.
  10. 19. Utilização da combinação de substâncias activas de acordo com a reivindicação 1, para o combate de insectos de aracnídeos.
  11. 20. Utilização de um granulado de enxofre pulverizado para a preparação de pesticidas de acordo com a reivindicação 1.
  12. 21. Utilização de um piretróide para a preparação de pesticidas de acordo com a reivindicação 1.
  13. 22. Pesticida contendo a combinação de substâncias activas de acordo com a reivindicação 1, para além de outras substâncias veiculares usuais. Lisboa, 3 | Qjjy 2001
    Dra. Maria Silvina Ferreíra Agente Oficial dc Pr y · '·· Ja industrial R. Castiího. 50 - 5? - !_cd - iâò LISBOA Telefs. 213 851309 - 213815050
PT96932523T 1995-09-23 1996-09-13 Pesticida que contem uma combinacao de um granulado de enxofre pulverizado e um piretroide PT851730E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19535403A DE19535403A1 (de) 1995-09-23 1995-09-23 Schädlingsbekämpfungsmittel und Verfahren zu ihrer Herstellung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT851730E true PT851730E (pt) 2002-01-30

Family

ID=7772978

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96932523T PT851730E (pt) 1995-09-23 1996-09-13 Pesticida que contem uma combinacao de um granulado de enxofre pulverizado e um piretroide

Country Status (17)

Country Link
US (1) US6090415A (pt)
EP (1) EP0851730B1 (pt)
AR (1) AR003646A1 (pt)
AU (1) AU706946B2 (pt)
BR (1) BR9610554A (pt)
CA (1) CA2230910A1 (pt)
CZ (1) CZ88098A3 (pt)
DE (2) DE19535403A1 (pt)
ES (1) ES2161375T3 (pt)
HU (1) HUP9900395A3 (pt)
MX (1) MX9802086A (pt)
NZ (1) NZ319143A (pt)
PL (1) PL186529B1 (pt)
PT (1) PT851730E (pt)
TR (1) TR199800504T1 (pt)
TW (1) TW368394B (pt)
WO (1) WO1997010715A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AR036872A1 (es) 2001-08-13 2004-10-13 Du Pont Compuesto de antranilamida, composicion que lo comprende y metodo para controlar una plaga de invertebrados
US6835719B2 (en) * 2001-12-19 2004-12-28 W. Neudorff Gmbh Kg Pesticidal composition
FR2837066B1 (fr) * 2002-03-14 2004-07-16 Michel Gentet Composition phytosanitaire comprenant un principe actif et un compose pulverulent et application a la lutte notamment contre metcalfa pruinosa
KR20070036019A (ko) * 2004-03-31 2007-04-02 이아이디 패리 (인디아) 리미티드 님 종자 추출물의 개선된 과립 제제 및 이것의 제조 공정
DE102008006862A1 (de) * 2008-01-31 2009-08-06 Schlampp, Tanja Wirkstoff in homöopathischer Verdünnung oder in seiner natürlichen Ursprungsverbindung zur wirksamen Prophylaxe gegen Befall von Zecken und Flöhen bei Mensch und Tier
WO2010036882A1 (en) * 2008-09-29 2010-04-01 The Hartz Mountain Corporation Photo-stable pest control
JP5656286B2 (ja) 2009-12-28 2015-01-21 住友化学株式会社 ハエ類誘引駆除剤及びハエ類の誘引駆除方法
EP2667721B1 (en) * 2011-01-28 2018-01-24 Deepak Pranjivandas Shah Pesticide composition comprising sulphur, an acaricide and an agrochemical excipient

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3266266D1 (en) * 1981-03-13 1985-10-24 Givaudan & Cie Sa New odoriferous compounds
FR2545325A1 (fr) * 1983-05-06 1984-11-09 Sedagri Granules de substances solides a activite phytopharmaceutique et leur procede de preparation
FR2589325B1 (fr) * 1985-11-04 1988-12-09 Produits Ind Cie Fse Granules delitables a base de substances a activite phytopharmaceutique et leur procede de preparation
FR2590498B1 (fr) * 1985-11-22 1993-04-09 Raffineries Soufre Reunies Procede pour produire en continu du soufre sous forme de particules solides sensiblement spheriques, individuelles et/ou agglomerees
GB2185005B (en) * 1986-01-02 1989-10-25 Zozulya Ivan I Process for producing powder-like sulphur preparations
US5788896A (en) * 1997-02-27 1998-08-04 Alberta Research Council Method of producing micron sized sulphur granules

Also Published As

Publication number Publication date
PL325973A1 (en) 1998-08-17
PL186529B1 (pl) 2004-01-30
US6090415A (en) 2000-07-18
AU706946B2 (en) 1999-07-01
BR9610554A (pt) 1999-07-06
AU7129396A (en) 1997-04-09
NZ319143A (en) 1999-09-29
DE19535403A1 (de) 1997-03-27
CA2230910A1 (en) 1997-03-27
EP0851730B1 (de) 2001-08-01
ES2161375T3 (es) 2001-12-01
HUP9900395A3 (en) 2000-03-28
DE59607425D1 (de) 2001-09-06
AR003646A1 (es) 1998-08-05
HUP9900395A2 (hu) 1999-05-28
TR199800504T1 (xx) 1998-06-22
TW368394B (en) 1999-09-01
WO1997010715A1 (de) 1997-03-27
CZ88098A3 (cs) 1998-09-16
MX9802086A (es) 1998-05-31
EP0851730A1 (de) 1998-07-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7820209B2 (en) Methods and compositions for controlling pests
AU2021232737B2 (en) Pest Management
US20230292751A1 (en) Control of resistant pests
US6090415A (en) Pesticide containing a combination of a sprayed granulated sulphur and a pyrethroid
WO2023245257A1 (en) Improved pesticidal compositions and pest control methods