PT85043B - Aparelho para cortar material em chapa ou similar - Google Patents

Aparelho para cortar material em chapa ou similar Download PDF

Info

Publication number
PT85043B
PT85043B PT8504387A PT8504387A PT85043B PT 85043 B PT85043 B PT 85043B PT 8504387 A PT8504387 A PT 8504387A PT 8504387 A PT8504387 A PT 8504387A PT 85043 B PT85043 B PT 85043B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
support
arms
lower blade
arm
support beam
Prior art date
Application number
PT8504387A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85043A (pt
Original Assignee
Liet Cornelis Hendricus
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from NL8601485A external-priority patent/NL8601485A/nl
Application filed by Liet Cornelis Hendricus filed Critical Liet Cornelis Hendricus
Publication of PT85043A publication Critical patent/PT85043A/pt
Publication of PT85043B publication Critical patent/PT85043B/pt

Links

Landscapes

  • Nonmetal Cutting Devices (AREA)
  • Details Of Cutting Devices (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA invento refere-se a um apsrelho para cortar material em chapa ou similar, tal como metal, compreendendo uma armação, uma mesa para suportar o material a cortar,uma lâmina inferior fixa,uma lâmina superior móvel para cima e para baj. xo e operando em conjunto com a lâmina inferior, fazendo a dita lâmina superior um ângulo de corte com a lâmina inferior, determinando uma espera ajustável a largura da faixa de material a ser cortada e incluindo meios de elevação para ele. varem a parte do material em chapa fornecida.
Um tal aparelho é adequado para cortar faixas de larguras bastante diferentes pelo ajustamento da espera na largura desejada da faixa de material a ser cortada. Ds meios de elevação proporcionam para segurança que durante a alime_n tação do material em chapa a borda extrema embata contra a espera e não possa ser empurrada por baixo da espera. Para se realizar a operação de corte os meios de elevação são movidos no sentido descendente. 0 aparelho conhecido apresenta o problema de que, em particular, quando corta faixas de material estreitas, a faixa de material cortada fica fortemente deformada e por isso muito endurecida para ser posteri ormente trabalhada. Sobretudo, a largura ao longo do compri. mento da faixa de material cortada não é constante.
A patente FR-A-1 441 501 descreve um aparelho do tipo acima mencionado, em que se faz a tentativa para resolver es. tas desvantagens proporcionando uma pluralidade de meios de suporte estreitos na direcção transversal e distribuídos ao longo do comprimento da lâmina inferior, meios de suporte que são montados com molas na direcção vertical e apertam uma faixa de material a ser cortada contra a lâmina superior durante a acção de corte. A previsão de meios de suporte ex. tra aumenta, no entanto, o preço de custo do aparelho. Além disso constitui um problema significativo a descarga da faixa de material cortada neste aparelho conhecido, no qual uma faixa de material larga não é suficientemente suportada. S£
341
Ref: PT 34.348-dV/jp
-3bretudo, a deformação da faixa de material cortada não é sufi, cientemente contrariada com este aparelho conhecido.
invento tem por objectivo proporcionar um aparelho do tipo acima mencionado em que as ditas desvantagens sejam obviadas duma maneira simples, mas no entanto efectiva.
Para este fim o aparelho de acordo com o invento é ca racterizado por os meios de elevação compreenderem uma plura lidade de braços de suporte distribuídos ao longo do comprimento do aparelho, prolongando-se os ditos braços de suporte transversalmente em relação à lâmina inferior e sendo adjacentes è lâmina inferior com um extremo, o outro extremo de cada braço de suporte sendo articuladamente suportado numa viga de suporte, e por os meios de pressão serem proporciona, dos para cada braço de suporte, e por os ditos braços de suporte durante uma acção de corte serem individualmente rodáveis para baixo pela lâmina superior contra a acção dos correspondentes meios de pressão enquanto que apertam a faixa de material a ser cortada.
Desta maneira os meios de elevação são vantajosamente utilizados também como meios de suporte, apertando a faixa de material centra a lâmina superior durante a acção de corte e suportando também a faixa de material ao longo de toda a sua largura. Devido aos braços de suporte serem articuladamente suportados nos seus extremos opostos à lâmina inferi or, a faixa de material a ser cortada é ligeiramente torcida durante a acção de corte numa direcção oposta à direcção na qual a faixa de material é dobrada pelo corte. Assim a deformação da faixa de material cortada é completamente evitada e uma precisão muito grande da largura da faixa de materi. al cortada é garantida.
De preferência, a viga de suporte está equipada em ajn bos os lados com braços articulados ligados articuladamente com a estrutura do aparelho, onde a viga de suporte pode ser το dada para baixo em ambos os lados por meios de actuação para descarga da faixa de material cortada.
De acordo com uma concretização favorável do invento
341
Ref: PT 34.348-dV/jp
-4os meios de pressão de cada braço de suporte compreendem um conjunto de Êmbolo e cilindro de duplo efeito montado entre o dito extremo do braço de suporte correspondente e a estrutura.
Os lados dos conjuntos de cilindro e êmbolo em carga durante o movimento de corte da lâmina superior, estão em co ’ municação com o sistema hidráulico através de uma válvula de pressão de modo que a força de aperto pela qual a faixa de material a ser cortada é mantida, pode ser facilmente ajusta^ da.
De acordo com uma concretização muito favorável existem meios para ligarem energia aos conjuntos de êmbolo e cilindro dos braços de suporte para deslocarem os extremos dos braços de suporte adjacentes à lâmina inferior para as suas posiçães mais baixas no extremo do movimento descendente da lâmina superior. Assim a faixa de material a ser cortada p_o de também ser descarregada durante o curso de retorno da lâmina superior, pelo que a velocidade de operação do aparelho é fortemente aumentada.
invento será em seguida explicado pela referência aos desenhos, nos quais algumas concretizações do aparelho de acordo com o invento são mostradas.
A fig. 1 mostra esquematicamente uma secção transversal de um aparelho de acordo com o invento pela linha I-I da fig. 2.
A fig. 2 mostra esquematicamente uma vista traseira do aparelho de acordo com a fig. 1.
A fig. 3 é uma secção transversal parcialmente mostra da do aparelho da fig. 1 em escala maior.
A fig. 4 é uma vista de topo parcialmente mostrada de um braço de suporte e a lâmina inferior do aparelho da fig. 1.
A fig. 5 é uma vista em perspectiva mostrada esquematicamente e parcialmente de uma segunda concretização do ap^ relho de acordo com o invento.
A fig. 6 é uma vista lateral do aparelho da fig. 5.
341
Ref: PT 34.348-dV/jp
-5A fig. 7 é uma vista em perspectiva de uma terceira concretização do aparelho de acordo com o invento.
A fig. 8 é uma secção transversal mostrada parcialmeri te do aparelho da fig. 7 pela linha VIII—VIII numa escala maior.
A fig. 9 é uma vista de topo parcialmente mostrada do braço de suporte e lâmina inferior do aparelho da fig. 7.
A fig. 10 é uma vista em perspectiva de uma quarta concretização utilizada de preferência do aparelho de acordo com o invento.
A fig. 11 mostra esquematicamente uma secção transve^r sal pela linha XI-XI da fig. 10 na qual se mostra um braço de suporte.
A fig. 12 é uma secção transversal correspondente b fig. 11, na qual se mostra um braço de suporte numa posição extrema e na posição de descarga.
Referindo as figuras 1 e 2 encontra-se aí esquemática mente representado um aparelho para cortar material em chapa ou similar, tal como metal que compreende uma estrutura 1 com uma mesa 2 para suportar a chapa de material a ser traba lhada (não mostrada). Numa aresta extrema da mesa 2 está montada uma lâmina inferior fixa 3 que trabalha em conjunto com uma lâmina superior 4, a qual é móvel no sentido descendente. A lâmina superior 4, fazendo um ângulo de corte com a lâmina inferior 3, está fixada a um transportador 5 da lâmina superior montado rotativamente na estrutura 1.
transportador 5 da lâmina superior compreende também uma espera 6 ajustável, através da qual a largura da fai xa de material a ser cortada pode ser definida. Para este fim a espera 6 móvel transversal mente em relação a ambas as lâminas 3, 4 por meio de um motor de accionamento 7 que acciona uma viga de paragem Θ através de veios roscados de uma maneira ainda não mostrada.
aparelho está também equipado com meios de elevação
341
Ref: PT 34.348-dV/jp para elevar a parte abastecida da chapa de material. E, assim, garantido que o bordo extremo da chapa de material abastecida bate na espera 6 com segurança e que n3o possa deslocar-se por baixo da espera. No aparelho mostrado nos desenhos os meios de elevação 9 compreendem uma pluralidade de braços de suporte 10 distribuídos ao longo do comprimento do aparelho, os quais se prolongam transversalmente à lâmina inferior 3, em que uma extremidade de todos os braços de suporte 10 é adjacente à lâmina inferior 3. A outra extremid_a de de cada braço de suporte está ligada com uma viga de suporte 12, articuladamente num pino de articulação, sendo cada braço de suporte 10 suportado sobre a viga de suporte 12 através de uma mola de pressão 13. Para este fim a viga de suporte é equipada com uma chapa de apoio 14, tendo cada bra^ ço de suporte 10 um suporte de montagem 15. A mola de pressão 13 está fixada entre ambas as partes 14 e 15. Os braços de suporte 10 são mantidos individualmente numa posição de descanso substancialmente horizontal mostrada na fig. 1 por um elemento de paragem 16 com a tensão da mola de pressão 13. Durante a acção de corte os braços de suporte 10 são rodados para baixo em torno do pino de articulação 11 pela lâmina sjj perior 4 contra a acção da mola de pressão 13. A faixa de material a ser cortada é suportada pelos braços de suporte e é fixada entre a lâmina superior 4 e os braços de supor te 10, pelo que a deformação da faixa de material cortada é evitada e a largura da faixa de material cortada fica de modo preciso com a dimensão desejada ao longo de todo o seu comprimento.
0s pinos de articulação 11 dos braços de suporte 10 estão a uma certa distância do lado superior da lâmina inferior 3 correspondendo substancialmente a metade do curso de corte da lâmina superior 4. 0 curso de corte da lâmina sup.e rior 4 é a distância ao longo da qual a lâmina superior 4 é movida desde o momento em que a lâmina superior 4 entra em contacto com a chapa de material a ser cortada. E, assim, conseguido que a folga entre as extremidades dos braços de suporte 10 e a lâmina inferior 3 permaneça tão pequena quanto
341
Ref: PT 34.348-dV/jp
-7possível ao longo de todo o curso de corte da lâmina superior 4.
A viga de suporte 12 está equipada em cada extremo com um braço de articulação 17, ligado articuladamente com a estrutura 1 no seu extremo oposto à viga de suporte 12. 0 eixo de articulação em tornD do qual os braços de articulação 17 são articuláveis, coincide com a linha de corte da lâmina inferior 3. Entre cada braço de articulação e a estrutura 1 são providos meios de mola, os quais mantém os braços articLi lados 17 e através deles a viga de suporte 12 com os braços de suporte 10,na posição de descanso mostrada. Os braços de articulação 17, podem ser rodados para baixo por meio dos me_i os de actuação que consistem em conjuntos de êmbolo e cilindro 19. Rodando para baixo a viga de suporte 12, os braços de suporte 10 vão para a posição de descarga na qual se prolongam obliquamente para baixo, a qual é mostrada parcialme_n te na fig. 3. Assim a faixa de material cortada pode ser descarregada para o lado detrás do aparelho.
Para cortar faixas de material estreitas, em que a es. pera 6 esteja muito próxima da lâmina inferior 3, como mostrado na fig. 3 é importante que o ponto de aperto do elemen to de paragem 16 de cada braço de suporte 10 fique adjacente à lâmina inferior 3. Os elementos de paragem estão ligados rotativamente com a correspondente extremidade dos braços de suporte adjacentes à lâmina inferior 3, pelo que o respectivo eixo de rotação está a uma certa distância da linha de corte da lâmina inferior 3, que é no máximo igual a metade da largura da lâmina inferior 3. Assim ficará espaço sufic_i ente entre o lado superior dos braços de suporte 10 e a esp_e ra 6 na posição dirigida obliquamente para baixo para descar ga da faixa de material cortada.
Como mostrado nas figuras 3 e 4, cada elemento de paragem consiste numa haste 20 com a parte terminal 21 com a forma de garfo ligada rotativamente com o braço de suporte 10. 0 terminal da haste 20 oposto ao braço de suporte 10 é guiado num apoio 22 montado na estrutura 1 e transporta um
341
Ref: PT 34.348-dV/jp
-8par de porcas 23 que cooperam com o apoio 22. A função das porcas 23 é a de meios de paragem para determinarem a posição de descanso do braço de suporte 10.
Com o aparelho mostrado na fig. 1 a descarga pode rea lizar-se na parte da frente do aparelho em vez da descarga da tira de material cortada na parte de trás do aparelho. Pa ra este fim proporcionam-se, pelo menos, meios retorno 24 por meio dos quais uma faixa de material cortada pode ser em purrada para trás sobre a mesa 2. Os meios de retorno 24 consistem de um conjunto de êmbolo e cilindro suspenso na vi ga de paragem 8. Na espera 6 é formada uma passagem para a haste de êmbolo 25 do conjunto de êmbolo e cilindro 24. Ligando a energia ao conjunto de êmbolo e cilindro 24 a haste de êmbolo 25 desloca a faixa de material cortada ao longo dos braços de suporte 10 na mesa 2.
Para evitar que a faixa de material cortada bata na lâmina inferior 3 no retorno à mesa 2, na posição de descanso a face superior dos braços de suporte 10 fica imediatamejn te acima da face superior da lâmina inferior 3. A parte extrema 26 de cada braço de suporte 10 adjacente à lâmina infe rior prolonoa-se obliquamente da face superior dos braços de suporte 10 para a face superior da lâmina inferior 3. Esta parte extrema 26 dos braços de suporte 10 consiste de uma chapa substancialmente rectangular montada sobre os braços de suporte 10, cuja face superior está substancialmente dividida em diagonal em duas faces triangulares 27 e 28. Numa seç ção transversal aos braços de suporte 10 a face 27 prolonga-se substancialmente horizontal enquanto a face 28 se proloji ga paralela h lâmina superior 4. Consegue-se assim que a parte extrema 26 de cada braço de suporte 10 suporte a faixa de material a ser cortada com uma face plana 27 num dos lados e suporte a faixa de material a ser cortada durante a acção de corte com uma face plana 28 no outro lado.
A espera ajustável 6 do aparelho descrito está munida de um recesso 29 na localização de cada braço de suporte 10, o qual é suficientemente grande para receber o braço de su66 341
Ref: PT 34.340-dU/jp porte durante a acção de corte. Assim a espera ajustável 6 pode ser fixada ao transportador 5 da ISmina superior do modo habitual.
comprimento dos braços de suporte 10 é pelo menos igual 3 largura máxima 3 qual a espera 6 ajustável pode ser ajustada, de modo que para cada ajustamento da espera 6 é ga rantido um bom suporte do material a ser cortado.
As figuras 5 e 6 mostram uma concretização favorável do aparelho de acordo com o invento, o qual corresponde na maior parte ao aparelho de acordo com as figuras 1 a 4 e no qual as partes correspondentes são indicadas pelos mesmos nú meros de referência.
I\lo aparelho de acordo com as figuras 5 e 6 a viga de suporte 12 parte articuladamente dos braços de articulação
17. A viga de suporte 12 está também equipada em ambos os lados com um braço de actuação 30, sendo cada braço de actu_a ção 30 ligado aos meios de actuação 19 correspondentes por um conjunto de alavanca 31· Este conjunto de alavanca 31 compreende uma alavanca com a forma de garfo 32 e uma alavajn ca direita 33. A primeira perna da alavanca com a forma de garfo 32 está ligada rotatiuamente com os meios de actuação 19, enquanto a outra perna está ligada ao correspondente bra ço de actuação 30 através da alavanca direita 33. A parte de junção de ambas as pernas da alavanca com forma de garfo 32 está ligada rotativamente ao correspondente braço de arti culação 17.
Nesta concretização o braço de suporte 10 está indivi dualmente acoplado à viga de suporte 12 por uma haste de acoplamento 34. As hastes de acoplamento 34 estão montadas articuladamente nos suportes de montagem 15 e prolongam-se através de uma abertura correspondente na chapa de apoio 14, em que a extremidade que se projecta através da chapa de apoio 14 leva uma parte de cabeça alargada.
Por baixo da lâmina inferior 3 está montada uma chapa de guia com a forma de excêntrico 37, a qual está munida de recessos 3Θ nos quais os extremos dos braços de suporte 10
341
Ref: PT 34.348-dV/jp
-10adjacentes à lâmina inferior 3 podem ser recebidos, do modo que mais adiante será explicado.
aparelho de acordo com as figuras 5 e 6 tem a vanta □em importante de a descarga da faixa de material poder ser realizada mesmo antes da lâmina superior 4 ter sido movida novamente para trás para a sua posição de partida ou descanso. Logo que a faixa de material é cortada, os meios de actuação 19 são ligado em energia, pelo que as alavancas com forma de garfo 32 rodarão em torno do ponto de rotação fixo no braço de articulação 17 e a viga de suporte 12 rodará nos braços de articulação 17 por meio dos braços de actuação 30. Assim as primeiras molas de pressão 13 aliviarão e subsequejn temente as partes de cabeça das hastes de acoplamento 34 baterão no prato de apoio 14, de modo que os extremos dos braços de suporte 10 adjacentes à lâmina inferior 3 são rodados para uma posição extrema pelas hastes de acoplamento 34. Nes. ta posição extrema os ditos extremos dos braços de suporte 10 são recebidos nos recessos 38 do prato de guia 37, de modo que a faixa de material cortada ficará assente pelo menos parcialmente no prato de guia 37. Durante o curso de força dos meios de actuação 19 as alavancas com forma de garfo 32 batem numa espera 39 dos braços de articulação 17, de modo que os braços de articulação 17 são pressionados para baixo e a viga de suporte 12 é rodada para baixo para a posição de descarga indicada na fig. 5 por uma linha tracejada. Assim a faixa de material cortada deslizará para baixo ao longo dos braços de suporte 10 e será descarregada. Subsequentemen te os meios de actuação 19 podem ser desligados em energia e os braços de articulação 17 com a viga de suporte 12 e os braços de suporte 10 são movidos para trás para a posição de descanso mostrada pelos meios de mola 18.
Tornar-se-á claro que a possibilidade para descarregar a faixa de material cortada durante o movimento de reto_r no da lâmina de retorno aumenta já significativamente a velei cidade de operação do aparelho.
Apesar dos meios de retorno para retorno da faixa de
341
Ref: PT 34.348-dV/jp material cortada na mesa 2 não serem mostrados na fig. 5, o aparelho das figuras 5 e 6 pode ser equipado com tais meios de retorno 24.
A viga de paragem 8 do aparelho de acordo com as figu ras 5 e 6 está equipada com dois recessos 41 com uma forma substancialmente em U, estando apenas um deles mostrado na fig. 5. Os tubos 42 prolongam-se através destes recessos 41, estando os veios roscados para movimentarem a viga de paragem 8 montados nestes tubos. Assim uma chapa de suporte 43 proporcionando à lâmina superior 4 a rigidez necessária na direç. ção transversal pode ser montada a curta distância acima da lâmina superior 4, apesar da montagem elevada da viga de paragem 8 devida à presença dos braços de suporte 10.
As figs. 7 a 9 mostram uma terceira concretização do aparelho de acordo com □ invento, que maioritariamente corres ponde com a concretização das figuras 5 e 6. As partes correspondentes são novamente indicadas pelas mesmas referências numéricas.
Na concretização das figuras 7 a 9 os braços de supoj? te 10 estão interligados por um elemento de mola de tipo tira 44 com um alargamento 45 na localização de cada braço de suporte 10 por meio do qual o elemento de mola 44 é fixado ao braço de suporte 10. Por meio deste elemento de mola de tipo tira 44 um suporte plano perfeito da faixa de material a ser cortada é obtido e, se desejado, uma pluralidade menor de braços de suporte 10 será suficiente.
Em vez da chapa de guia com a forma de excêntrico do aparelho das figuras 5 e 6, uma chapa de protecção 46 está montada na localização de cada braço de suporte 10 no aparelho de acordo com as figuras 7 a 9, chapa de protecção que encaixa exactamente num recesso 47 no elemento de mola. Assim é evitado que, quando os braços de suporte 10 sejam roda dos para baixo uma faixa de material estreita possa deslizar entre os braços de suporte e a mesa 2.
Um suporte 48 está montado por baixo da chapa de protecção 46, cooperando o dito suporte da mesma maneira que o
341
Ref: PT 34.348-dU/jp
suporte 22 do aparelho das figuras 1 a 4 com as porcas 23 do elemento de paragem 16. Neste caso o elemento de paragem 16 tem uma parte extrema 49 substancialmente rectangular, monta da rotativamente no extremo com a forma de U dos braços de suporte 10.
A operação do aparelho de acordo com as figuras 6 a 9 corresponde inteiramente com a operação do aparelho de acordo com as figuras 5 e 6. Na fig. 8 um braço de suporte 10 é mostrado na posição de descanso e indicado com uma linha tra cejada na posição extrema e, sobretudo, mostrado na posição de descarga, na qual a viga de suporte 12 é rodada para baixo, coincidindo neste caso substancialmente com o extremo slj perior dos braços de suporte 10, quando estes braços de suporte estiverem nas suas posiçães extremas mostradas por uma linha tracejada.
Apesar de não serem mostrados nos desenhos, podem estar montados nos braços de suporte 10 meios de transporte p.a ra transportarem uma faixa de material cortada numa direcção dirigida para fora da lâmina inferior 3, logo que a lâmina superior 4 estiver novamente na posição de descanso. Assim a faixa de material cortada pode ser descarregada sem a viga de suporte 12 estar rodada para baixo.
As figuras 10 a 12 mostram uma quarta concretização do aparelho de acordo com o invento correspondendo ao aparelho das figuras 7 a 9. Nesta quarta concretização os braços de suporte 10 estão interligados por um elemento de mola 44 do tipo tira, tendo um alargamento 45 na localização da fix_a ção a cada braço de suporte 10.
No aparelho de acordo com as figuras 10 a 12 os braços de suporte 10 não estão ligados articuladamente por um pino de articulação 11 à viga de suporte 12, mas o extremo oposto da lâmina inferior 3 está apenas suportada articuladamente na viga de suporte 12. A viga de suporte 12 compreende na localização de cada braço de suporte 10 um transportador 50 com uma face de guia 51 (ver figuras 11 e 12) apesar de cada braço de suporte 10 ter um suporte 52 com uma s_u
341
Ref: PT 34.348-dU/jp perfície cilíndrica 53. A face de guia 51 prolonga-se paralela à lâmina inferior 3, apesar do centro da superfície cilíndrica 53 ficar na aresta extrema 54 do braço de suporte 10 correspondente adjacente à lâmina inferior 3.
Uma haste de acoplamento 55 prolonga-se entre o trans portador 50 e □ suporte 52, sendo uma mola 56 provida sob tensão entre a flange 57 e o suporte 52. Assim a mola 56 mantém sempre o contacto entre a face de guia 51 e a superfí. cie cilíndrica 53. Durante o movimento de corte, durante o qual os braços de suporte 10 são movidos da posição de descanso horizontal mostrada na fig. 11 para a posição extrema mostrada na fig. 12, a superfície cilíndrica 53 rola na face de guia 51, de modo que o espaço entre a aresta extrema 54 e a lâmina inferior 3 não varia e permanece mínimo. Assim não existe perigo de que o material fique apertado entre os braços de suporte 10 e a lâmina inferior 3.
A força de aperto sobre a faixa de material a ser cor tada é gerada no aparelho de acordo com as figuras 10 a 12 por meios de pressão realizados por conjuntos de êmbolo e c_i lindro de duplo efeito 5Θ montados entre a estrutura 1 e os extremos dos braços de suporte 10 adjacentes à lâmina inferi or 3. 0 lado dos conjuntos de êmbolo e cilindro 58 carregado durante a acção de corte está ligado ao sistema hidráulico do aparelho através de uma válvula de pressão não mostrada e ajustável a uma pressão desejada. Assim a força de ape_r to pode ser facilmente ajustável.
Logo que o movimento de corte estiver terminado todos conjuntos de êmbolo e cilindro por meios adequados que todos os braços mostrada na fig. 12 temente estes meios bolo e cilindro 59 montados em ambos os lados do aparelho e os não mostrados de suporte 10 por uma linha de ligar em energia aos conjuntos de êm58 são ligados em energia ainda de uma maneira tal, vão para a posição extrema não tracejada. Subsequensendo apenas um deles mostrado na fig. 10. Os conjuntos de êmbolo e cilindro movem os braços de articulação 17 e assim a viga de suporte 12 para baixo para a posição de descarga mostrada parcialmente na fig. 10. Na fig. 12 esta posição de
341
Ref: PT 34.348-dV/jp
-14descarga da viga de suporte 12 é mostrada também, nela o braço de suporte 10 é indicado por uma linha tracejada. A faixa de material cortada pode então deslizar para baixo ao longo dos braços de suporte 10. 0 eixo em torno do qual os braços de articulação 17 rodam substancialmente para baixo coincide com o extremo dos braços de suporte 10, quando estes braços de suporte estão nas suas posições extremas mostradas na fig. 12, por exemplo quando os conjuntos de êmbolo e cilindro 56 tenham puxado os extremos dos braços de suporte 10 adjacentes à lâmina inferior 3 nas suas posições mais baixas. Este eixo é esquematicamente indicado por 60.
Certamente a viga de suporte 12 pode ser rodada para baixo pelos conjuntos de êmbolo e cilindro 59 para cada ângu lo pretendido de modo que, por exemplo uma pilha de produtos cortados possa ser formada na parte da frente do aparelho.
Como nas concretizações acima descritas podem ser pro porcionados meios de transporte nos braços de suporte 10 para descarga da faixa de material cortada.
Apesar de viga de suporte 12 apenas ser rodada para baixo para descarregar a faixa de material cortada nas concretizações descritas, a viga de suporte 12 pode ser movida pare baixo também numa outra maneira.
invento não está restringido às concretizações acima descritas, as quais podem variar num número de maneiras diferentes dentro do âmbito do invento.

Claims (16)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Aparelho para cortar material em chapa ou similar, como por exemplo metal, que compreende uma estrutura, uma me sa para suportar a chapa de material a ser cortada, uma lâmi na inferior fixa, uma lâmina superior móvel para cima e para baixo e trabalhando em conjunto com a lâmina inferior, faze_n do a dita lâmina superior um ângulo de corte com a lâmina i_n ferior, uma espera ajustável para determinar a largura da
    66 341
    Ref: PT 34.348-dV/jp faixa de material a ser cortada e meios de elevação para el_e varem a parte, de material em chapa, abastecida, caracteriza. do por os ditos meios de elevaçSo compreenderem uma pluralidade de braços de suporte ao longo do comprimento do aparelho, prolongando-se os ditos braços de suporte transversais b lâmina inferior e estando adjacentes b lâmina inferior com o primeiro extremo, estando o outro extremo de cada braço de suporte, suportado articuladamente numa viga de suporte, por serem proporcionados meios de pressão para cada braço de suporte, e por os ditos braços de suporte durante a acção de corte serem individualmente articuláveis para baixo pela lâmina superior contra a acção dos meios de pressão correspondentes ao mesmo tempo que apertam a faixa de material a ser cortada.
  2. 2 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado por a viga de suporte ser munida em ambos os lados com braços articulados ligados articuladamente com a estrutu^ ra do aparelho, em que a viga de suporte pode ser rodada para baixo em ambos os lados por meios de actuação para descajr regar a faixa de material cortada.
  3. 3 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1 ou 2, ca racterizado por o outro extremo de cada braço de suporte ser ligado articuladamente por um pino de articulação com a viga de suporte, em que os pinos de articulação dos braços de suporte ficam a uma distância abaixo ou acima do lado superior da lâmina inferior, a qual no extremo é igual a metade do curso de corte da lâmina superior.
  4. 4 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado por os meios de pressão de cada braço de supo_r te serem realizados como meios de mola, pelo que o correspori dente braço de suporte é suportado na viga de suporte, em que os braços de suporte são mantidos individualmente numa posição de descanso substancialmente horizontal por um elemento de espera em meios de mola sob tensão.
  5. 5 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1 ou 2, ca
  6. 6 6 341
    Ref: PT 34.348-dV/jp
    -16racterizado por os meios de pressão de cada braço de suporte compreenderem um conjunto de êmbolo e cilindro de dupla acção montado entre o dito primeiro extremo do braço de suporte correspondente e a estrutura.
    6 - Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a viga de suporte estar ligada rotativamente nos braços de articulação e incluir em ambos os lados um braço de actuação acoplado aos meios de ajç tuação para rodar a viga de suporte nos braços de articulação, em que cada braço de suporte está acoplado à viga de sjj porte por uma haste de acoplamento, hastes de acoplamento que provocam que os extremos dos braços de suporte da lâmina inferior rodem para baixo para uma posição extrema durante a rotação da viga de suporte.
  7. 7 - Aparelho de acordo com a reivindicação 6, caracte rizado por os braços de actuação da viga de suporte estarem ligados individualmente aos meios de actuação por um conjunto de alavanca para rodarem para baixo a viga de suporte.
    Θ - Aparelho de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por cada conjunto de alavanca compreender uma alavanca com a forma de garfo, uma perna da qual está ligada ro tativamente com os correspondentes meios de actuação, estando o seu outro extremo ligado através de uma alavanca direita com o correspondente braço de actuação, em que a alavanca com a forma de garfc está fixada rotativamente ao correspondente braço de articulação na parte de junção de ambas as pernas, e por cada braço de articulação estar munido com uma espera adaptada para trabalhar em conjunto com o conjunto de alavanca para rodar para baixo a viga de suporte.
  8. 9 - Aparelho de acordo com qualquer das anteriores reivindicações 1 a 5, caracterizado por a viga de suporte cojti preender uma face de guia na posição de cada braço de suporte, prolongando-se as ditas faces de guia paralelas à lâmina inferior, enquanto que cada braço de suporte compreende um suporte com uma superfície cilíndrica próxima do seu extremo
    66 341
    Ref: PT 34.348-dV/jp suportado na viga de suporte, a qual trabalha em conjunto com a correspondente face de guia da viga de suporte, em que o centro da superfície cilíndrica coincide substancialmente com a aresta extrema do correspondente braço de suporte adj.a cente à lâmina inferior.
  9. 10 - Aparelho de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por cada face de guia da viga de suporte e a superfície cilíndrica do correspondente braço de suporte serem mantidas em contacto uma com a outra por uma mola.
  10. 11 - Aparelho de acordo com qualquer uma das reivind_i cações anteriores, caracterizado por compreender, pelo menos, um meio de retorno para retorno da faixa de material cortada à mesa.
  11. 12 - Aparelho de acordo com qualquer uma das reivind_i cações anteriores caracterizado por a face superior dos braços de suporte, prolongando-se substancialmente horizontal na posição de repouso, ficar imediatamente acima da face superior da lâmina inferior, em que a parte extrema de cada braço de suporte adjacente à lâmina inferior se prolonga obliquamente da face superior dos braços de suporte para a face superior da lâmina inferior.
  12. 13 - Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindi. cações anteriores, caracterizado por os braços de suporte es_ tarem ligados uns com os outros por um elemento de mola de tipo tira nos seus extremos adjacentes à lâmina inferior.
  13. 14 - Aparelho de acordo com a reivindicação 13, caraç terizado por o elemento de mola ter um recesso no lado da l_â mina inferior na posição de cada braço de suporte, em que uma chapa de protecção está montada por baixo da lâmina inf_e rior numa posição de cada braço de suporte, estando a dita chapa de protecção adaptada para ser recebida de modo encaixável no correspondente recesso no elemento de mola, quando o braço de suporte estiver rodado para a posição de descarga.
    66 341
    Ref: PT 34.348-dV/jp
  14. 15 - Aparelho de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 2 a 14, caracterizado por □ eixo de articulação dos braços de articulação se situar substancialmente ã altura dos extremos dos braços de suporte quando estes bra ços de suporte estiverem na sua posição extrema mais baixa.
  15. 16 - Aparelho de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 5 a 15, caracterizado por compreender me.i os para ligarem energia aos conjuntos de Êmbolo e cilindro dos braços de suporte para deslocarem os extremos dos braços de suporte adjacentes à lâmina inferior para as suas posições mais baixas no extremo mais para baixo do movimento da lâmina superior.
  16. 17 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caraç. terizado por os ditos meios ligarem a energia aos meios de actuação dos braços de articulação da viga de suporte quando os extremos dos braços de suporte adjacentes à lâmina inferi, or são trazidos para a sua posição mais baixa.
PT8504387A 1986-06-09 1987-06-08 Aparelho para cortar material em chapa ou similar PT85043B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL8601485A NL8601485A (nl) 1986-06-09 1986-06-09 Inrichting voor het snijden van plaatvormig materiaal.
EP87200818A EP0249258B1 (en) 1986-06-09 1987-05-01 Apparatus for cutting sheetlike material

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85043A PT85043A (pt) 1988-07-01
PT85043B true PT85043B (pt) 1993-07-30

Family

ID=26109082

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8504387A PT85043B (pt) 1986-06-09 1987-06-08 Aparelho para cortar material em chapa ou similar

Country Status (5)

Country Link
AT (1) ATE51553T1 (pt)
AU (1) AU586103B2 (pt)
BR (1) BR8702915A (pt)
DK (1) DK293487A (pt)
PT (1) PT85043B (pt)

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2579560A (en) * 1948-08-19 1951-12-25 Westinghouse Electric Corp Bonded magnetic core structure
US3631750A (en) * 1970-04-09 1972-01-04 Eduard Hanni Sheet-cutting mechanism

Also Published As

Publication number Publication date
DK293487D0 (da) 1987-06-09
BR8702915A (pt) 1988-03-08
ATE51553T1 (de) 1990-04-15
AU586103B2 (en) 1989-06-29
DK293487A (da) 1987-12-10
AU7402687A (en) 1987-12-10
PT85043A (pt) 1988-07-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3105530A (en) Guard for a circular table saw
EP0685598B1 (en) A mobile milling machine comprising a drum access mechanism
US5537904A (en) Reversible mat cutter
US3077805A (en) Trimming boards
US20010049991A1 (en) Device for removing end packaging from web rolls
PT85043B (pt) Aparelho para cortar material em chapa ou similar
EP0473599B1 (de) Tafelschere
US5307554A (en) Pallet dismantling machine and cutter head assembly therefor
US4846034A (en) Apparatus for cutting sheet-like material
AT407873B (de) Verfahren und vorrichtung zum durchtrennen von folien in verbundglas
US3522752A (en) Paper trimmer
US4399726A (en) Cutting device
US3672252A (en) Apparatus for severing a sheet
KR890000555B1 (ko) 노치 형성기구
EP0088034B1 (fr) Appareil pour la découpe de blocs de mousse
US4165899A (en) Vehicle seat
EP0747148B1 (fr) Unité de présertissage et de sertissage du bord d'une tôle
US5520081A (en) Multiple position blade holder for scroll saw
US2034316A (en) Stock bending and shaping device
PT1155797E (pt) Dispositivo hidráulico para partir pedra
US3996831A (en) Metal shearing machine
KR20030036576A (ko) 유리상자용 프레임 절단기
FR2591421A1 (fr) Couteau, notamment pour desileuse, et desi- leuse le comportant
RU16661U1 (ru) Обрезное приспособление
US4437198A (en) Method of articulating a work supporting surface

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930114

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940731