PT84939B - Dispositivo de acoplamento estanque aos fluidos para radiacao de microondas - Google Patents

Dispositivo de acoplamento estanque aos fluidos para radiacao de microondas Download PDF

Info

Publication number
PT84939B
PT84939B PT84939A PT8493987A PT84939B PT 84939 B PT84939 B PT 84939B PT 84939 A PT84939 A PT 84939A PT 8493987 A PT8493987 A PT 8493987A PT 84939 B PT84939 B PT 84939B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
waveguide
window
coupling device
section
microwave
Prior art date
Application number
PT84939A
Other languages
English (en)
Other versions
PT84939A (de
Inventor
Muller Gunther
Wilhelm Rolf
Original Assignee
Max Planck Gesellschaft
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Max Planck Gesellschaft filed Critical Max Planck Gesellschaft
Publication of PT84939A publication Critical patent/PT84939A/pt
Publication of PT84939B publication Critical patent/PT84939B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01PWAVEGUIDES; RESONATORS, LINES, OR OTHER DEVICES OF THE WAVEGUIDE TYPE
    • H01P1/00Auxiliary devices
    • H01P1/08Dielectric windows

Landscapes

  • Non-Reversible Transmitting Devices (AREA)
  • Waveguide Connection Structure (AREA)
  • Waveguides (AREA)
  • Microwave Tubes (AREA)
  • Lasers (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a um dispositivo de acoplamento estanque aos fluidos para a radiação de microondas de elevada energia, com um guia de ondas que apresenta uma extremidade de alimentação, susceptível de ser acoplada a uma fonte de microondas, uma extremidade de desacoplamento, que é fechada de maneira estanque aos fluidos por uma janela de material dieléctricc, transparente para a radiação de microondas.
Para o desacoplamento de microondas de uma fonte de microondas, bem como para □ acoplamento de microondas de um guia de ondas cheio de gás para um recipiente de vácuo e outras utilizações semelhantes, são necessários dispositivos de acoplamento (“janelas de microQndas'’) estanques ao vácuo ou em geral estanques aos fluidos. Para potências de microondas extremamente elevadas, por exemplo no domínio dos mega-watts, no caso de
- - .....
frequências elevadas (por exemplo acima de algumas dezenas de GHz, por exemplo entre 60 e 100 GHz, e grandes durações dos impulsos (por exemplo de vários segundas até um sinal permanente) , como os que podem ser produzidos por exemplo com girotrões ou laseres de electrões livres, resultam densidades de potência e cargas térmicas que já não podem ser dominadas com as janelas conhecidas com um ou vários discos. Para aplicações especiais, por exemplo no aquecimento por altas frequências de um plasma na pesquisa da fusão, é discutido um funcionamento sem janela da fonte de alta frequência. Um tal modo de funcionamento está no entanto ligado com grandes inconvenientes e os maiores problemas.
Da patente DE-A-29 07 8DB é conhecido um dispositivo de janela estanque ao vácuo e transparente para as altas frequências entre uma linha coaxial do lado da entrada e uma linha coaxial do lado da saida, no qual entre as linhas ccaxiais do lado de entrada e do lado de saida está colocado um cilindro oco de cerâmica que envolve o condutor interior da linha coaxial, do lado da entrada na zona da transição para a linha coaxial do lado da saida, como prolongamento do condutor exterior da linha coaxial do lado da entrada. Para a adaptaçao da linha coaxial do lado da entrada à linha coaxial do lado da saida previram-se elementos de adaptação na zona do dispositivo da janela, por exemplo um elemento de adaptação em forma de anel, que envolve a uma certa distância o cilindro oco de cerâmica e está colocado na face interior do condutor interior da linha coaxial do lado da saida. Para guias de onda que não contêm qualquer condutor interior, estes elementos de adaptação não são apropriados.
A presente invenção resolve o problema de proporcionar um dispositivo de acoplamento estanque aos fluidos para guias de ondas para microondas que é apropriado também para
A Λ potências de transferencia de altas frequências muito elevadas, «ISW*. ·.' ,r' bem como para cargas de grande duraçao e que assegura uma transmissão correcta dos modos, dando a janela a forma de um tubo, que forma um prolongamento do guia de onda, ligando-a numa das extremidades, de maneira estanque, ã sua extremidade de desacoplamento e fechando-a na outra extremidade por um reflector de microondas, em primeira aproximação cónico, o qual reflecte a radiação de microondas, que sai axialmente da extremidade de desacoplamento do guia de ondas que lhe fica oposta, para o lado pela janela tubular, e envolvendo a janela com uma secção de guia de ondas com a forma aproximada de um cálice, que reflecte a radiação de microondas que, através da janela, nela incide, substancialmente na direcção em que a radiação de microondas sai da extremidade de desacoplamento do guia de ondas.
dispositivo de acoplamento segundo a presente invenção torna possível distribuir de maneira relativamente uniforme pela superfície da janela a potência de perdas de altas frequências que se verifica, de tipicamente 1 a 2 % da potência de transferência de altas frequências, por meio do reflector pelo menos aproximadamente cónico, sendo a referida superfície da janela tipicamente até duas ordens de grandeza maior que no caso das janelas de microondas conhecidas. Devido à forma construtiva cilíndrica da janela propriamente dita obtém-se além disso uma elevada resistência mecânica, de modo que, mesmo no caso de grandes diâmetros do cilindro, é suficiente uma pequena espessura de parede, de modo que se reduz correspondentemente a absorção e portanto a potência de perdas.
No caso de uma potência de transferência de alta frequência de 1 a 2 Mw, pode obter-se uma carga média por unida2 de de área de 3 a 4 W/cm , a qual pode ser sem mais dissipada por meio de uma corrente forçada de ar ou de um gás.
Para potências de transferência ainda maiores, na
- 3 ordem de grandeza de 10 a 20 MW pode arrefecer-se a janela a partir do exterior, com um líquido de refrigeração apropriado sem quantidade apreciável de vapor, por exemplo um óleo apropriado, em especial óleos silicónicos ou petróleo, que pode eventualmente com uma superfície livre (posição vertical do guia de onda de entrada) ser posto em circulação por meio de uma bomba.
dispositivo de acoplamento segundo a presente invenção é particularmente, mas não exclusivamente, apropriado para fontes de altas frequências com emissão de modos TE on simétricos axialmente (por exemplo girotroes). No caso dcs modos; não simétricos axialmente (por exemplo whispering gallery”, etc.) pode obter-se por rotação (emissão polarizada circular) uma carga uniforme da superfície da janela.
A seguir descrevem-se exemplos de realização da presente invenção, com referência aos desenhos anexos, nos quais as fig. 1 a 4 representam de maneira um tanto esquematizada, cortes axiais de quatro formas de realização diferentes do dispositivo de acoplamento (dispositivo de janela de microondas) segundo a presente invenção. Todas as formas de realização representadas tem simetria de rotação.
dispositivo de janela de microondas (12) representado na fig. 1 contém um tubo cilíndrico (12) feito de um material dieléctrico, com perdas o menor possível e transparente para as microondas, como por exemplo de cerâmica para altas frequências, Al^Og, SiC^ ou vidro de quartzo. 0 tubo (10) forma um prolongamento alinhado de um guia de onda (14) com uma secção transversal circular e que pode formar um guia de onda de saida de uma fonte de microondas, por exemplo um girotrão ou de um laser de electrães livres. Uma das extremidades do tubo (12) de material dieléctrico está ligado de maneira estanque ao vácuo
com a extremidade do guia de onda (14). Na outra extremidade do tubo (12) está soldado de maneira estanque ao vácuo um reflector (16) de forma aproximadamente cónica e saliente para o interior do tubo. Na extremidade do guia de onda (14) ligada ao tubo (12) é além disso colocada uma secção de guia de onda (18) exteriormente, em forma de cálice, a qual envolve o tubo (12) a uma certa distancia, sai para além da sua extremidade e tem uma extremidade aberta (20) para o lado oposto ao guia de anda (14), a qual pode estar ligada por exemplo com um guia de onda (22) de maior secção transversal que conduz a um utilizador da potência de microondas ou que pode actuar como uma espécie de radiador de corneta.
A secção de guia de onda metálico (18) tem uma parede interior (24) polida, reflectora, mais ou menos em forma de túlipa que, na zona em que se sobrepoe ao tubo (12), tem uma secção transversal com uma configuração de acordo com uma função f (Z), designando Z a coordenada na direcção axial. A parede interior (24) tem por exemplo uma parte em forma de calote que se encosta ao guia de onda (14), seguindo-se-lhe uma parte aproximadamente cilíndrica, curta, e finalmente uma parte que se alarga sempre curva, que tem uma extremidade paralela ao eixo. 0 reflector de cerâmica ou de metal (16) tem uma superfície interior lisa e reflectora (26) dirigida em ponta no sentido do guia de onda (14) e com uma configuração côncava para for= a partir do eixo, As funções (z) ção de microondas correspondente a uma segunda função e f (z) sao escolhidas ds que é emitida pelo guia de
(z).
modo que a ondas (14) radiacom um modo do tipo TEmn ε que incide na superfície (26) do reflector (16), depois da passagem pelo tubo (12) que actua como janela propriamente dita é transmitida na superfície (24) da secção de guia de onda (1Θ) ela própria ou um modo vizinho bem definido (TE* ), sendo tornadas mínimas outros madas secundários e senda mn aa mesmo tempo minimizadas também as ondas de retorno. A estru-
tura da janela sequndo a fio. 1 é apropriada para modos TE , J 3 on bem como para modos TE (eventualmente rotativos) com m maior r mn <*» que 0. Uma primeira determinação das funções f^ (z) e f^ (z) pode fazer-se com o auxílio de experiências de reflexão óptica da luz.
Para a optimização, pode usar-se a seguir um out ro processo por exemplo a utilização de elementos finitos. A optimização pode fazer-se e verificar-se com o auxílio de um analisador de modos (espectrómetro K), relativamente às reflexões e à geração de modos perturbadores.
dispositivo de janela de microondas segunde a fig. 2 difere do da fig. 1 sobretudo pelo facto de □ guia de ondas (114) que conduz à estrutura da janela apresentar uma secção alargada (115) cujo diâmetro aumenta continuamente e cuja parede interior tem um andamento que corresponde a uma função f^ (z). A extremidade da secção alargada (115) está ligada de maneira estanque a um tubo de cerâmica (112) que funciona como janela e a uma secção (118) em forma de cálice, que envolve o tubo de cerâmica a uma certa distância. D tubo (112) tem aqui portanto um diâmetro maior que □ do guia de onda inicial de entrada (114). Na extremidade oposta ao guia de onda (114) á mais uma vez colocado um reflectcr (116) do tipo descrito em ligaçao com a fig. 1, cuja superfície é definida por uma função f*2 (z).
A função (z) da superfície reflectora da sec ção de guia de onda em forma de cálice (118) e a função f’ (z) do reflector (116) são escolhidas como se explicou, com referên cia à fig. 1, para as funções (z) e f2 (z)· C alargamento (115) e o maior diâmetro possível para o tubo (112) tornam possível uma diminuição do comprimento construtivo do dispositivo de janela de microondas, visto que se dispõe de uma área da janela por unidade de comprimento correspondentemente ao aumento do diâmetro. A função f^ (z) é incluída na optimização das funções f’i (z) e f*2 (z).
A forma de realização segundo a fig. 3 é substancialmente idêntica à da fig. 1 com a excepção ds que a secção de guia de onda em forma de cálice (18) está provida de meios de ligação (28) e (30), respectivamente, para a introdução e a saida de um gás para arrefecer o tubo (12). Esta forma de realização é apropriada por exemplo para potências de transferência de 1 a 2 MW.
A forma de realização segundo a fig. 4 é apropriada para potências de transferência extremamente elevadas, por exemplo na ordem de grandeza de 10 MVJ e mais. 0 dispositivo de janela funciona com o eixo vertical e a secção de guia de onda (18)está provida de ligações (32, 34) para entrada e saida, respectivamente, de um líquido dieléctrico (36) isento praticamente de vapor, que pode formar uma superfície livre do líquido (38) e ser posto em circulação, num circuito não representado. Como líquido de refrigeração é apropriado, por exemplo, petróleo o mais puro possível.
As dimensões típicas para frequências de cerca de 60 a 100 GHz sãos
Comprimento axial do tubo (12): cerca de 0,5 a m;
Diâmetro do tubo (12) : cerca de 50 a 100 mm;
Diâmetro da extremidade de saida da secção de guia de onda (18) ; cerca de 1G0 a 200 mm.

Claims (1)

  1. Dispositivo de acoplamento estanque aos fluidos para radiação de microondas de alta energia, com um guia de onda com uma extremidade de alimentação acoplável a uma fonte de microondas e uma extremidade de desacoplamento que é fechada de maneira estanque aos fluidos com uma janela de material dieléctrico e transparente para a radiação de microondas, carac terizado por a janela (12) ter a forma de um tubo, que forma um prolongamento do guia de ondas (14), estar ligada numa das extremidades de maneira estanque com a sua extremidade de desacoplamento e ser fechada na outra extremidade de maneira estanque por um reflector de microondas (16) de forma aproximadamente cónica, o qual reflecte a radiação de microondas, que sai axialmente da extremidade de desacoplamento do guia de ondas (14) que lhe fica oposta, para □ lado através da janela tubular (12) e por a janela (12) ser envolvida por uma secção de guia de onda (18) com a forma aproximada de um cálice, a qual reflecte a radiação de microondas que através da janela nela incide, substancialmente na direcção em que a radiação de microondas sai da extremidade de desacoplamento do guia de ondas (14).
    - 2§ -
    Dispositivo de acoplamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o reflector (16) ter a forma de um corpo de revolução que estreita no sentido da extremidade de desacoplamento do guia de onda (14), cuja superfície reflectora (26) é, em secção axial, côncava entre a ponta e o bordo para o lado do guia de onda (14).
    - 3? -
    Dispositivo de acoplamento de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a secção de guia de onda (18) que envolve a janela tubular ter uma superfície reflectora mais ou menos em forma de túlipa.
    - 4§ -
    Dispositivo de acoplamento de acordo com as reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado por a extremidade de desacoplamento (115) do guia de onda (114) apresentar uma secção transversal que se alarga no sentido da propagação das microondas e por a janela tubular (112) ter um diâmetro com um valor correspondente (fig. 2).
    Dispositivo de acoplamento de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender um dispositivo (28, 32) para a introdução de um fluida de refrigeração da face exterior da janela tubular (12).
    Dispositivo de acoplamento de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a secção de guia de onda (18) que envolve a janela tubular (12) estar provida de uma conduta de entrada (32) e uma conduta de saida (34) para um meio de refrigeração líquido praticamente isento de vapor.
    - 7§ Dispositivo de acoplamento de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a janela tubular (12) e a secção de guia de onda (18) que a envolve estarem dispostas com o eixo substancialmente vertical e □ líquido de refrigeração formar na secção de guia de onda (18) uma superfície livre do líquido (38) (fig. 4).
    A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi depositado na Repdblica Federal Alemã em 27 de Maio de 1986, sob o nS. P 36 17 779.2.
PT84939A 1986-05-27 1987-05-25 Dispositivo de acoplamento estanque aos fluidos para radiacao de microondas PT84939B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19863617779 DE3617779A1 (de) 1986-05-27 1986-05-27 Fluiddichte kopplungsvorrichtung fuer mikrowellenstrahlung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT84939A PT84939A (de) 1987-06-01
PT84939B true PT84939B (pt) 1990-02-08

Family

ID=6301713

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT84939A PT84939B (pt) 1986-05-27 1987-05-25 Dispositivo de acoplamento estanque aos fluidos para radiacao de microondas

Country Status (6)

Country Link
US (1) US4782314A (pt)
EP (1) EP0247391A3 (pt)
JP (1) JPS631201A (pt)
DE (1) DE3617779A1 (pt)
DK (1) DK239087A (pt)
PT (1) PT84939B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006048815B4 (de) * 2006-10-16 2016-03-17 Iplas Innovative Plasma Systems Gmbh Vorrichtung und Verfahren zur Erzeugung von Mikrowellenplasmen hoher Leistung
CN105846016B (zh) * 2016-04-14 2018-10-26 中国工程物理研究院应用电子学研究所 一种高功率微波te31-te11模式转换器

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL301216A (pt) * 1900-01-01
DE25712C (de) * C. HÜTTEMEISTER, Inhaber der Firma KREMP & HÜTTEMEISTER in Lüdenscheid i. W Verschlufs für Schuhe, Gammaschen u. dergl
FR1275343A (fr) * 1959-12-01 1961-11-03 Thomson Houston Comp Francaise Perfectionnements aux circuits de transmission à fréquences élevées
GB998815A (en) * 1960-08-03 1965-07-21 Emi Ltd Improvements in or relating to high frequency electrical apparatus
US3039068A (en) * 1960-08-05 1962-06-12 Gen Electric Transmission line windows
GB973583A (en) * 1962-04-11 1964-10-28 Post Office Improvements in or relating to microwave aerials
US3110000A (en) * 1962-04-11 1963-11-05 Delos B Churchill Waveguide window structure having three resonant sections giving broadband transmission with means to fluid cool center section
DE2907808A1 (de) * 1979-02-28 1980-09-04 Siemens Ag Vakuumdichte, hochfrequenzdurchlaessige fensteranordnung in einer koaxialleitung, insbesondere fuer wanderfeldroehren
DE2907762A1 (de) * 1979-02-28 1980-09-04 Siemens Ag Gasdichte, hochfrequenzdurchlaessige fensteranordnung in einer koaxialleitung, insbesondere fuer wanderfeldroehren
US4593259A (en) * 1983-07-27 1986-06-03 Varian Associates, Inc. Waveguide load having reflecting structure for diverting microwaves into absorbing fluid

Also Published As

Publication number Publication date
US4782314A (en) 1988-11-01
DK239087D0 (da) 1987-05-12
EP0247391A2 (de) 1987-12-02
EP0247391A3 (de) 1988-10-12
JPS631201A (ja) 1988-01-06
DE3617779A1 (de) 1987-12-03
PT84939A (de) 1987-06-01
DK239087A (da) 1987-11-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR100460151B1 (ko) 유전체 도파관을 갖는 플라즈마 램프
US5008593A (en) Coaxial liquid cooling of high power microwave excited plasma UV lamps
JPH02181634A (ja) 走査チップ
US5498928A (en) Electrodeless high intensity discharge lamp energized by a rotating electric field
US5117312A (en) Apparatus including concave reflectors and a line of optical fibers
US4593259A (en) Waveguide load having reflecting structure for diverting microwaves into absorbing fluid
US2413187A (en) Device for radiation of radio waves
KR100393816B1 (ko) 마이크로파를 이용한 무전극 방전 램프 장치
JP2015522202A (ja) 回転電場を利用する超高周波プラズマランプ装置
US20090180735A1 (en) Integrated light source and optical waveguide and method
US6979952B2 (en) Electrodeless lamp system with orthogonally disposed resonance units
MX2011005019A (es) Fuente de luz de microondas con guia de onda dielectrica solida.
JPH07118209B2 (ja) 電磁干渉シ―ルドをそなえた無電極高輝度放電ランプ用照明器具
PT84939B (pt) Dispositivo de acoplamento estanque aos fluidos para radiacao de microondas
US8575831B2 (en) EHID lamp having integrated field applicator and optical coupler
US4877997A (en) High brightness and viewed gas discharge lamp
US20180261433A1 (en) Elementary device for producing a plasma, having a coaxial applicator
JPH09190803A (ja) 無電極放電ランプ
US5210465A (en) Magnetron having an tm01 output coupling probe passing through a coupling iris
JP2951420B2 (ja) 同軸出力を備えるマルチビームマイクロ波管
US3058073A (en) Transmission line windows
KR20190128757A (ko) 플라즈마 램프 장치
RU2236721C1 (ru) Сверхвысокочастотный возбудитель безэлектродной газоразрядной лампы
GB2096392A (en) Collector-output for hollow beam electron tubes
US20080231533A1 (en) Flat-aperture waveguide sidewall-emitting twist-reflector antenna

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940131