PT83553B - Processo para unir com costura uma extremidade de tubo e aparelho para aplicar este processo - Google Patents

Processo para unir com costura uma extremidade de tubo e aparelho para aplicar este processo Download PDF

Info

Publication number
PT83553B
PT83553B PT8355386A PT8355386A PT83553B PT 83553 B PT83553 B PT 83553B PT 8355386 A PT8355386 A PT 8355386A PT 8355386 A PT8355386 A PT 8355386A PT 83553 B PT83553 B PT 83553B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tube
seam
folded
fold
seam forming
Prior art date
Application number
PT8355386A
Other languages
English (en)
Other versions
PT83553A (pt
Original Assignee
Printal Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Printal Oy filed Critical Printal Oy
Priority to PT8355386A priority Critical patent/PT83553B/pt
Publication of PT83553A publication Critical patent/PT83553A/pt
Publication of PT83553B publication Critical patent/PT83553B/pt

Links

Landscapes

  • Shaping Of Tube Ends By Bending Or Straightening (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a um processo para unir com costura a extremidade de um tubo (2) feito de plástico ou de um material laminado constituído por camadas de plástico e de alumínio em folha, tubo este que e utilizado como recipiente para guar dar e aplicar, por exemplo, pasta dentifrica ou substancias cos méticas, e a um aparelho para aplicar o referido processo. Em ti. □os de tubo conhecidos, a resistência da costura da extremidade e insuficiente. No processo de acordo com a oresente invenção, este problema e resolvido porque a extremidade aberta ou uma das extremidades abertas do tubo (2), que tem, pelo menos uma extremidade aberta, e apertada conjuntamente, dobrada e depois unida com costura por meio do aquecimento da extremidade dobrada, pelo menos, a partir do lado exterior da dobra e aperto da dobra contra o resto da extremidade do tubo.
) η “K □5.458
Ref: PH/AK
853149
-2DE5ERIÇA0 DD INVENTO
A presente invenção refere-se a um processo para unir com costura a extremidade de um tubo feito de plástico ou de um material laminado constituído por camadas de plástico e folha de
Z Z alumínio, tubo este que e utilizado como recipiente para guardar * z. z e aplicar, por exemplo, pasta dentifrica ou substancias cosméticas, e a um aparelho para aplicar o referido processo.
Actualmente, conhecem-se tres tipos princioais de tubos utilizados para guardar e aplicar pasta dentifrica ou substancias cosméticas, etc. Anteriormente, um tipo de tubo correntemente uti_ lizado era feito de metal leve, designadamente alumínio. A extre. midade do tubo era geralmente unida com costura, fazendo varias dobras na extremidade do tubo. No entanto, uma costura como esta não e suficientemente segura, porque a costura da extremidade de tubos de alumínio esta frequentemente sujeita a ser danificada durante a utilização.
Um tipo de tubo de utilização muito difundida e o tubo de
Z z z z
Dlastico, no qual o involucro e feito de um material plástico slás. tico. Um tubo deste genero tem a vantagem de se manter sem alteração durante a utilização. Devido ao seu aspecto estetico inalterável, este tipo de tubo e especialmente apropriado para utili z
zação como recipiente de cosméticos para senhoras.
□utro tipo comum de tubo correntemente utilizado e o tubo laminado, no qual o involucro e feito de um material laminado
Z Z z constituído por camadas de plástico e folhas de alumínio alterna, das. Ao contrario do que sucede com o tubo inteiramente de plast_i co, o tubo laminado, devido as camadas de alumínio, deforma-se durante a utilização. Ds materiais plásticos geralmente utilizados em tubos deste genero são poliolefinas, por exemplo polietile. no ou polipropileno de alta pressão ou baixa pressão. A extremidade de um tubo de plástico ou laminado e geralmente unida com costura, por exemplo aquecendo a extremidade aberta do tubo, de forma substancialmente circular ou elíptica em corte, ate amole□5.458
PH/AK
853149
e apertando em seguida os lados do tubo um contra □ outro, pelo que se produz uma costura entre eles. A resistência de uma costura feita desta maneira e igual a resistência dos rasgões da folha de plástico unida conjuntamente no interior do tubo, sistencia da costura e portanto insuficiente, considerando costura longitudinal do involucro de tubo, pelos processos
A reque a de fa bricação mais recentes, suporta o extrema pode aguentar.
Com a passagem do tempo, a fraquecida, por exemplo, por corrosão causada por factores como as substancias aromaticas presentes no produto, por exemplo pasta de ntifrica contida no tubo. Observou-se em experiencias que a re. sistencia da costura extrema diminui para metade da resistência como esta criaram, naturalmente, a necessidade de prestar mais atenção a estrutura da invenção e as vantagens que proporciona, e necessário explicar zces pelas quais as costuras presentemente utilizadas são das no que diz respeito à durabilidade.
A costura tem normalmente o comprimento de 5-1D mm.
tura tem a forma regular e a sua secção transversal tem a as rainadequa.
A cos f orm a de uma linna recta. Se se criar uma pressão no tubo, os lados da costura tenderão para se rasgar, porque a resistência da costura e insuficiente para impedir isto. Com o correr do tempo, a corro, são da costura provocada pelas substancias aromaticas mencionadas acima,contribui também para que os lados da costura se rasguem.
□ rasgão avança em forma elíptica em corte, ate aparecer um furo na costura da extremidade do tubo.
unir com costura a extremidade de um tubo de plástico ou laminado de maneira que a costura tenha maior resistência a tensão. Ou. tro objecto da presente invenção e criar um aparelho para apli cação do referido processo. 0 processo de acordo com a presente invenção e caracterizado pelo facto de a extremidade aberta ou
5.4 5Β
Ref: PH/AK
353149
uma das extremidades abertas de um tubo, que tem pelo menos uma extremidade aberta, ser apertada, dobrada e depois unida com cos tura por meio do aquecimento da extremidade dobrada pelo menos no lado exterior da dobra e do aperto da dobra contra □ resto da extremidade do tubo.
Uma forma de realização vantajosa do processo de acordo com a presente invenção e caracterizada pelo facto de a extremidade do tubo ser aquecida de ambos os lados durante a formação da costura.
Uma forma de realização vantajosa do processo de acordo com a presente invenção e caracterizada pelo facto de a extremidade aberta do tubo ser primeiramente cortada para lhe dar forma obliqua, de maneira que o lado do involucro em direcção ao qual a extremidade vai ser dobrada seja menor que o outro lado, produzindo assim o efeito de, depois de a extremidade ter sido dobrada, a dobra ficar cem uma extremidade regular.
□ utra forma de realização vantajosa do processo da presen te invenção e caracterizada pelo facto de a extremidade aberta do tubo, antes de ser dobrada, ser cortada para lhe dar forma obliqua, de maneira que □ lado do involucro em direcção ao qual a ex tremidade vai ser dobrada, seja bastante mais curto que o outro ladc-, tendo como efeito a superficie exterior de dobra, depois de a extremidade ter sido dobrada e unida com costura, ficar unida com a superficie do involucro de tubo que esta voltada para a dobra.
□ aparelho que aplica o processo da presente invenção e caracterizado pelo facto de compreender um transportador que trans porta os tubos, colocados de pe com a extremidade aberta virada para cima, para um dispositivo de dobragem que dobra a extremida_ de do tubo em dois, e um dispositivo de costura que compreende pelo menos um calorifero e uma prensa.
Uma forma de realização vantajosa do aparelho da presente invenção e caracterizada pelo facto de compreender dispositivos
65.458
Ref: PH/AK
853149
de arrefecimento e estampagem instalados depois do dispositivo ca união por costura.
Outra forma de realização vantajosa oo aoarelho da presen te invenção e caracterizada pelo facto de o transportador ser constituído por uma cinta de espuma de borracha e uma cinta trans_ p o r τ d o r a .
Outra forme de realização vantajosa do aparelho da presen. te invenção e caracterizada pelo facto de □ dispositivo de dobr_a gem ser constituído por discos de dobragem sucessivos.
Uma costura produzida de acordo com a presente invenção tem a vantagem de a secção transversal da extremidade do tubo man ter sempre a sua forma de linha de oões, visto que os lados opostos do seoarar. Isto e devido ao facto de recta e não poder haver rasinvolucro de tubo não se podem se formar outra costura no exterior dc tubo, entre a dobra e a superfície do tubo.
Portanto, os aromáticos da substancia contida no tubo não podem entrar dentro da costura. Uma costura feita de acordo com a presente invenção tem uma resistência a tensão bastante melhor que os tioos de costura conhecidos, porque a sua resistência e igual a resistência a tracção do proprio material laminado.
Outra vantagem importante do processo da presente invenção e que toda a operação de execução da costura e efectuada enquanto os tubos se deslocam ao longo de um percurso continuo na mesma direcção, sem que se produzam movimentos sacudidos para tras e para diante.
No que se segue, a invenção e descrita de maneira oormeno.
rizada por meio de exemplos de formas de realização vantajosas, com referencia aos desenhos anexos, nos quais:
A figura 1 representa uma vista superior do aparelho que aplica □ processo da invenção, parcialmente em corte.
A figura 2 representa um corte pela linha II-II da figura
A figura 3 representa um corte pela linha III —III da fig_u
1.
Pe f :
ΡΗ/ΑΚ
41- 'T
853149
i.
gura r\ r\
A n
Λ\
- ó -
figura 4 representa um corte □ ela linha IV-IV da figura
figura 5 representa um corte pela linha V - V da figura 1
figura 6 representa um corte pela linha VI-VI da figura
figura 7 representa um corte pelS linha VII-VII da figu
figura a representa um corte □ ela linha VIII-VIII da fg
figura 9 representa um corte pela linha IX-IX da figura
figura 10 representa uma vista em corte de uma costura
idade de tubo conhecida.
figura 11 representa uma vist a em corte de uma costura
extremidade de tubo produzida pelo processo da presente inveri ção, com a utilização do aparelho que aplica este processo.
A figura 12 representa uma forma de realização vantajosa ida figura 1, o aparelho que aplica o processo da presente invenção esta representado em vista superior, parcialmente em ccr te. 0 aparelho compreende cintas de espuma de borracha 1, com as quais os tubos 2 são transportados numa posição em pe com a extre midade aberta virada para cima. Nesta fase, os tubos ja foram cheios com a substancia desejada, por exemplo pasta dentifrica, etc. À medida que os tubos entram no espaço estreito entre as suas cintas transportadoras 3 colocadas opostamente uma a outra, a extremidade superior de cada tubo e apertada, apos o que os t_u □os 2 seo deslocados mais para diante pelas cintas transportadoras 3 para dentro de um dispositivo de dobragem constituído por dois discos de dobragem sucessivos 4, 5. 0 primeiro disco de dobra gem 4 dobra a extremidade do tubo num angulo de 90s em relação ao plano vertical, e o segundo disco de dobragem 5 acaba a dobra.
65.458
Ref: PH/AK
853149
-7□ en ca maneira representada na figura 6. Quando sai do disposit_i vo de dooragem, o tubo 2 tem uma extremidade dobrada em dois.
G tubo e transportado do primeiro disco de dooragem para o segundo sob condução positiva com a extremidade do tubo na posição representada na figura 5. Isto impede que a extremidade dobrada seja endireitada. De maneira analoga, sob condução positiva, o tubo avança do segundo disco de dobragem 6 para um apa relho de fazer costuras constituído por duas fitas 7,formadoras de costuras,moveis, colocadas opostamente uma a outra, dispostas de maneira que deslizem por cima dos caloriferos 8 e apertem as extremidades do tubo. Para manter as cintas formadoras de costura 7 firmemente no seu lugar na direcção vertical, o aparelho de fazer costuras tem fios 9 embebidos nos caloriferos 8 e ligados as cintas formadoras de costura 7, por exemplo por meio de vulca nizaçao. Os caloriferos 8 tem cartuchos de aquecimento 10, a par. tir dos queis o calor e conduzido por intermédio dos caloriferos e das cintas para a extremidade de tubo dobrada que vai ser unida por costura. Enquanto a extremidade de tubo e aquecida, e tam bem muito apertada por meio das cintas formadoras de costura 7. A estrutura das costuras assim produzidas e explicada de maneira oormenorizada em ligação com as figuras 11 e 12. De acordo com a x * ·* presente invenção, e também possível utilizar □ aparelho de formação de costuras apenas com um calorifero 8, caso em que este será melhor colocado no lado para o qual a extremidade de tubo e dobrada.
Alem disso, o aparelho pode ter discos 11 de arrefecimento e estampagem , colocados depois do aparelho formador de costuras. Por meio do disco de estampagem, pode imprimir-se sobre a costura, por exemplo, o numero de fabrico.
A figura 10 representa uma extremidade de tubo com uma costura feita pelo processo mais geralmente utilizado presentemen. te. Nesse processo, a costura 12 e formada entre os lados de involucro 13 e 14. A costura e feita por meio do aquecimento da
65.4^8
Ref: PH/AK
853149
-8extremidade do tubo e aperta forte dos lados do tubo um contra o outro entre tenazes de aperto frias.
A figura 11 representa uma costura da extremidade de tubo produzida pelo processo da presente invenção. Antes de se fazer a costura, o involucro 13, 14 e um tubo com a forma substancialmente circular em corte transversal. De acordo com a invenção, □
XX X involucro e todo de plástico ou laminado a partir de camadas de plástico e folhas de alumínio alternadas, colocadas umas sobre as outras. Os materiais de plástico mais vantajosos para este fim são poliolefinas, por exemplo polietileno ou polipropileno de baixa pressão e alta pressão. No tubo representado nas figuras 11 e 12, o involucro e feito de um material laminado que tem cuas
X X camadas de folha de alumínio 15. 0 numero de camadas de folha de alumínio utilizadas e arbitrário e de modo nenhum restringe a in. venção. Obtem-se uma vantagem se se cortar a extremidade do involucro em forma um pouco obliqua de maneira a tornar o involucro mais curto no lado para o qual a extremidade vai ser dobrada. Is_ to torna possível produzir uma costura com as extremidades das matadas 13 e 14 do involucro niveladas. A costura 16 e criada e_n tre a superfície exterior da metade 13 co involucro e a superfície interior da dobra. A costura 17 e criada dentro da dobra, en_ tre as duas metades 13 e 14 do involucro. Se for necessário, a extremidade do tubo pode também ser aquecida a partir do outro lado, para produzir uma costura entre as metades 13 e 14 do involucro antes da dobra. É este o caso nos exemplos de formas de realização apresentados nas figuras. Na entanto, no que diz res X peito a durabilidade da costura da extremidade, isto não e neces sario.
Nas figuras 10-12, por razões técnicas e para aumentar a facilidade de leitura das figuras, a dimensão da costura foi muito exagerada. Por exemplo, na figura 11, a dimensão L é de cerca de 4-5 mm e a dimensão S de cerca de 1 mm. Nas proporções reais, a borda inferior da dobra não e tão arredondada como pa-
65.458
Ref: PH/AK
853149
-9rece pelas figuras 11 e 12, mas sim aguçada.
A figura 12 representa uma forma de realização vantajosa da presente invenção, na qual, antes da dobragem, a extremidade do involucro 13, 14 foi cortada em forma obliqua de maneira que, depois da dobragem e formação da costura, a borda exterior 19 da metade 14 do involucro seja unida a superfície exterior da metade 13 do involucro. Isto melhora o aspecto e aumenta ainda mais a durabilidade da extremidade com costura. De outro modo, a estrutura da extremidade do tubo e a mesma que na forma de realiza ção representada na figura 11, isto e, quando o aquecimento se faz de ambos os lados, produzem-se as costuras 16, 17, 18.
Λ *
c. evidente para um técnico da especialidade que a presente invenção não esta limitada aos exemplos das suas formas de rea lização apresentadas acima, mas que pode ser modificada dentro do âmbito das reivindicações anexas.
- Η E I V I N D I C A Ç Õ E 5 -

Claims (9)

1- . - Processo para unir com costura a extremidade de um tubo (2) feito de plástico ou de um material laminado constituído por camadas de plástico e de alumínio em folha, tubo este que e utilizado como recipiente para guardar e aplicar, por exemplo, pasta dentifrica ou subtancias cosméticas, caracterizado pelo facto da extremidade aberta ou de uma das extremidades abertas do tubo (2), que tem, pelo menos, uma extremidade aberta, guiada de maneira positiva e continua, ser apertada conjuntamente, dobrada e em seguida unida com costura por aquecimento da extremidade dobrada, pelo menos, a partir do lado exterior da dobra e do aperto da dobra contra o resto da extremidade do tubo.
2- . - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteri. zado pelo facto da extremidade do tubo (2) ser aquecida a partir de ambos os lados durante a união com costura.
55.458
Ref: PH/AK
853149
3- . - Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto da extremidade aberta co tubo (2) antes da união com costura, ser cortada numa forma obliqua de maneira que o lado do involucro em direcção ao qual a extremidade vai ser dobrada seja mais pequeno que o outro lado, tendo como efeito, depois de a extremidade ter sido dobrada, a dobra ficar com uma extremidade nivelada.
4- , - Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, carac terizado pelo facto da extremidade aberta do tubo (2), antes de ser dobrada, ser cortada numa forma obliqua de maneira que o lado do involucro em direcção ao qual vai ser dobrada seja bastante mais pequeno que o outro lado, tendo como efeito, depois de a extremidade ter sido dobrada e unida com costura, a superfície exterior (19) da dobra ficar unida a superfície do tubo involucro voltado para a dobra.
5-, - Aparelho para aplicar o processo de acordo com a reivindicação 1, utilizado para unir com costura a extremidade de um tubo (2) feito de plástico ou de um material laminado cons tituido, por exemplo, por camadas alternadas de alumínio em folha e plástico, aparelho este que compreende um transportador (1, 3, 4) para deslocar os tubos com as extremidades abertas vol tadas para cima, um dispositivo de dobragem (5, 6) e um disposi- tivo de formação de costura (7, B), caracterizado pelo facto do aparelho ter meios para guiar de maneira positiva os tubos entre □ transportador (1, 3, 4) e o dispositivo de dobragem (5, 6) assim como entre o dispositivo de dobragem (5, 6) e o dispositivo de formação de costura (7, 8), e pelo facto de □ transportador, o dispositivo de dobragem e o dispositivo de formação de costura, assim como os referidos meios para guiar de maneira positiva, e_s tarem preparados para deslocar os tubos (2), através de todo o aparelho, com uma velocidade aproximadamente constante.
6-. - Aparelho de acordo com a reivindicação 5, caracteri
65.458
Ref: PH/AK
853149
-11zado pelo facto cio transportador ser constituído por uma cinta (1) de espuma de borracha e duas cintas transportadoras (3, 4), sendo a extremidade aberta do tubo apertada e achatada entre as cintas transportadoras.
7-. - Aparelho de acordo com a reivindicação 5 ou □ , carac_ terizado pelo facto do dispositivo de dobragem ser constituído por um disco de dobragem (5) que dobra a extremidade do tubo (2) num angulo de 9O9, meios para guiar de maneira positiva, que deslocam o tubo mantendo a extremidade deste na posição dobrada, e outro disco de dobragem (6) que dobra a extremidade ja dobrada em mais 909, pelo que a extremidade do tubo e duplamente dobrada.
B-. - Aparelho de acordo com a reivindicação 7, caracteri zado pelo facto dos meios para guiar de maneira positiva, coloca dos entre o disco de dobragem (6) e o dispositivo de formação de costura (7,
8), deslocarem o tubo (2) para o interior do disposi. tivo de formação de costura com a extremidade do tubo (2) duplamente dobrada.
9-· - Aparelho de acorda com qualquer das reivindicações 5 a 8, caracterizado pelo facto do dispositivo de formação de costura ser constituído por cintas formadoras de costura (7) moveis, colocadas opostamente uma a outra, que constituem os meios de compressão das extremidades dos tubos (2), e pelo menos um aquecedor (8) que tem cartuchos de aquecimento (10) a partir dos quais e conduzido calor, por intermédio das cintas formadoras de costura, para as extremidades do tubo.
1Q-. - Aparelho de acordo com qualquer das reivindicações 5 a 9, caracterizado pelo facto de compreender meios de arrefecimento e estampagem (11) instalados depois do disoositivo de formação de costura (7, 8).
65.458
Ref: PH/AK
853149
Lisboa, '5. C'ÍIÍJc'ÍjC
Pela PRINTAL OY
- O AGENTE OFICIAL -
PT8355386A 1986-10-15 1986-10-15 Processo para unir com costura uma extremidade de tubo e aparelho para aplicar este processo PT83553B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8355386A PT83553B (pt) 1986-10-15 1986-10-15 Processo para unir com costura uma extremidade de tubo e aparelho para aplicar este processo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8355386A PT83553B (pt) 1986-10-15 1986-10-15 Processo para unir com costura uma extremidade de tubo e aparelho para aplicar este processo

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT83553A PT83553A (pt) 1987-05-29
PT83553B true PT83553B (pt) 1993-08-31

Family

ID=20083924

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8355386A PT83553B (pt) 1986-10-15 1986-10-15 Processo para unir com costura uma extremidade de tubo e aparelho para aplicar este processo

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT83553B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT83553A (pt) 1987-05-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4655862A (en) Method of and means for making reclosable bags and method therefor
ES2205141T3 (es) Maquina y procedimiento de formacion, llenado y cierre automatico de bolsas de embalaje.
ES2292822T3 (es) Procedimiento y dispositivo para la fabricacion de envases en forma de bolsa.
EP0302413B1 (en) Method and apparatus for manufacturing filled packaging containers
US3815639A (en) Corrugated tubing
JPS62141388A (ja) 耐圧管とその製造方法
US3032251A (en) Laminate sheet material and package produced therefrom
CA2087403A1 (en) Tube-forming apparatus
EP0135892B1 (en) Lateral sealer device for vertical packaging machine
US3472130A (en) Process of manufacturing valved bags having side gussets from webs of plastic sheet material
US3328220A (en) Method and apparatus for making plastic bags
FI75729C (fi) Stoedsystem foer saengar och liknande.
PT83553B (pt) Processo para unir com costura uma extremidade de tubo e aparelho para aplicar este processo
US3920180A (en) Bag closure and method of making
US4251308A (en) Method for making a watermattress with t-corner construction
JPH0117944B2 (pt)
US3133480A (en) Method of manufacture of multiwall paper bags and machine for the practical application of the said method
US3237845A (en) Bag
GB2195949A (en) Seaming a tube end
US1567991A (en) Blasting tube and blasting-tube package
JPS646463Y2 (pt)
US3015996A (en) Bags and method and machine for making same
US3280705A (en) Method for manufacturing plastic bags
US3585907A (en) Process for manufacturing valved and gusseted sacks from plastics material
JPH0790843B2 (ja) チューブの端部に継目を形成する装置

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930212

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960831